As similaridades estruturais decorrentes dos efeitos do isomorfismo mimético nos programas de Pós-Graduação em Administração
Autor | Danieli Artuzi Pes Backes - Fernando Antônio Ribeiro Serra - Mauricio Andrade de Lima - Isabel Cristina Scafuto |
Cargo | Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP |
Páginas | 68-86 |
Danieli Artuzi Pes Backes • Fernando Antonio Ribeiro Serra • Isabel Cristina Scafuto • Mauricio Andrade de Lima
R C A
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RESUMO
Este estudo teve como objetivo identicar a presença de iso-
morsmo mimético a partir das semelhanças estruturais dos
currículos dos Programas de Pós-Graduação em Administra-
ção-PPGA, e vericar se o mimetismo contribui para um desem-
penho semelhante no ranking da CAPES. Metodologicamente,
utilizou-se estatística descritiva e análise de agrupamento com
a técnica de Co-plot como procedimento de apresentação e
análise de dados. Como resultado, identicamos quatro grupos
de PPGAs e a similaridade estrutural intragrupo. Percebeu-se
na formação de clusters, a identicação de um alto nível de
similaridade entre os programas e a aceitação parcial de que
pertencer a um determinado grupo pode se reetir no de-
sempenho do PPG. Conclui-se que a postura diferenciada de
cada grupo isomórco observado não implica desempenho
semelhante a todos os componentes. Portanto, a proposição
principal do estudo reside na constatação de que a presença
de isomorsmo estrutural não tem correlação com o desem-
penho e que não é evidente obter os mesmos resultados a
partir do espelhamento de estruturas e procedimentos das
organizações mais legitimadas.
Palavras-Chave: Isomorsmo, Teoria Institucional, Isomors-
mo Mimético, Pós-Graduação em Administração, Similaridades
Estruturais
ABSTRACT
This study aimed to identify the presence of mimetic isomor-
phism from the structural similarities of the curricula of the
Postgraduate Programs in Administration-PPGA, and if the
mimicry contributes to a similar performance in the CAPES
ranking. Methodologically, we used descriptive statistics and
cluster analysis with the Co-plot technique as a data presen-
tation and analysis procedure. As a result, we identied four
groups of PPGAs and the structural similarity between them.
We also noticed that the formation of clusters, the identi-
cation of a high level of similarity among the programs, and
the partial acceptance that belonging to a given group can
be reected in the performance of PPGP. We conclude that
the dierentiated posture of each observed group of each
isomorphic group does not mean performance similar to all
the components. Therefore, we argue that it is not evident to
obtain the same results from the mirroring of structures and
procedures of the reference organizations.
Key-words: Isomorphism, Institutional Theory, Mimetic
Isomorphism, Post-Graduation in Administration, Structural
Similarities
As similaridades estruturais decorrentes dos efeitos do
isomorfismo mimético nos programas de Pós-Graduação
em Administração
The structural similarities arising out of the effects of mimetic
isomorphism on postgraduate programs in Administration
Danieli Artuzi Pes Backes
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
email: backes.dani@gmail.com
Fernando Antonio Ribeiro Serra
Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
email: fernandoserra@gmail.com
Isabel Cristina Scafuto
Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
email: isabelscafuto@gmail.com
Mauricio Andrade de Lima
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
email: mauricio.andrade@uniarp.edu.br
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Revista de Ciências da Administração • v. 22, n. 57, p. 68-86 , Agosto. 2020
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e65268
Submetido: 20/05/2019
Aceito: 18/03/2021
Revista de Ciências da Administração • v. 22, n. 57, p. 68-86, Agosto. 2020 69
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As similaridades estruturais decorrentes dos efeitos do isomorsmo mimético nos programas de Pós-Graduação em Administração
1 INTRODUÇÃO
O isomorsmo mimético surge em ambientes
regulamentados e com alto grau de incerteza e diz
respeito à realização da conformidade através da
imitação (HAVEMAN, 1993). Em outras palavras,
o isomorsmo mimético, se estabelece com maior
frequência em um campo com elevada ambiguidade
e pode estar associado ao desejo de se assemelhar
às instituições mais bem-sucedidas com a intenção
de aumentar as chances de sucesso (DIMAGGIO;
POWELL, 1983; ALMEIDA; CALLADO, 2017).
Essa prática existe quase que naturalmente entre
as organizações e tanto maior tende a ser quanto
mais regulamentado o campo organizacional (PECI,
2006). O ensino superior é um desses campos onde
as pressões institucionais moldam o comportamento
das organizações (ANAFINOVA, 2020; GEORGE,
CASTRO, RINCON, 2019; LARRÁN, HERRERA,
ANDRADES, 2015).
No Brasil, os cursos programas de pós-gradua-
ção stricto sensu são avaliados pela Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- CAPES. Embora o sistema seja considerado exi-
toso e relevante para a produção do conhecimento
cientíco, onde seus mecanismos têm provocado
efeitos signicativos na organização dos programas;
nas atividades de ensino, pesquisa e orientação, bem
como nas relações estabelecidas entre os indivíduos
e entre as instituições (MACCARI, ET AL., 2009;
NASCIMENTO, 2010), existem críticas, como a de
que o sistema é padronizado para todas as áreas do
conhecimento.
Esses estudos corroboraram com o de
Spagnolo e Calhau (2002), que ressaltam a
heterogeneidade entre as diferentes áreas do
conhecimento e a diversidade quanto as ques-
tões econômicas e de acesso aos recursos. “Se a
moldura nica, cedo ou tarde haverá um nico
modelo ou formato de programa. E isto parece
estar na contramão da diversidade e da própria
concepção de universidade, que deriva de univer-
sal e não de único” (SGUISSARDI, 2006, p. 68).
O sistema avaliativo pode gerar pressões e incer-
tezas para os programas porque compara os de-
sempenhos por meio de um ranking (MACCARI,
ET AL., 2009; SAUDER, ESPELAND, 2009),
cujo conceito obtido se reete na capacidade de
captação de recursos (DIAS SOBRINHO, 2003;
LARRÁN, HERRERA, ANDRADES, 2015).
Estudos como os de Acer e Güçlü (2017), Ana-
nova (2020), Atkinson ( 2008), Ganga, Pedraja-Rejas,
Quiroz e Rodríguez- Ponce (2017), George; Castro
e Rincon (2019), Larrán, Herrera, Andrades (2015),
Papadimitriou e Westerheijden (2010) buscaram
identicar a presença do isomorsmo mimético e
seus efeitos sobre as instituições de ensino superior
(IES). Todos esses estudos usaram uma gama de variá-
veis para testar a existência do isomorsmo mimético
ou a inuência dos mecanismos isomórcos sobre
as instituições educacionais, mas não vericaram
o desempenho das IES em rankings de avaliação, a
m de investigar se a adoção de modelos, estruturas
e práticas espelhadas em instituições legitimadas
asseguram desempenho superior, como proxy do
conceito de legitimidade, isto é, a aceitação de uma
organização pelo seu ambiente externo (DIMAGGIO,
POWELL, 1983; MEYER, ROWAN, 1977).
Esse, portanto, é o objetivo deste estudo, que
pretende suprir essa lacuna empírica e colaborar com
a discussão sobre as práticas voluntárias de asseme-
lhamento de estruturas decorrentes das incertezas
presentes em ambientes regulamentados, com vistas
a vericar a relação entre as estruturas isomórcas
e o desempenho superior. Desse modo, se pretende
contribuir conceitualmente com o estabelecimento
da relação entre comportamentos isomórficos e
desempenho. Para tanto, o estudo foi organizado da
seguinte forma: além dessa introdução, apresentamos
o referencial teórico, que sustenta o arcabouço teórico
do estudo. Em seguida expomos os métodos utiliza-
dos para a coleta e tratamento dos dados, seguidos
da apresentação e discussão dos resultados e por m,
as considerações nais do estudo.
2 ISOMORFISMO MIMÉTICO
Da visão neo-institucionalista, nascente das
publicações de Meyer e Rowan (1977) e de DiMaggio
e Powell (1983), emergiu a abordagem isomórca.
O isomorsmo se trata de pressões que conduzem
uma organização a se tornar semelhante à outra em
razão das condições ambientais que incidem sobre
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