Aspectos do consumo e da produção da informação no campo científico da Administração

AutorAna Maria Mattos
Páginas71-87
Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 16, n. 31, p.71-87, 2011. 71
ASPECTOS DO CONSUMO E DA PRODUÇÃO DA INFORMAÇÃO NO CAMPO
CIENTÍFICO DA ADMINISTRAÇÃO
ASPECTS OF CONSUMPTION AND PRODUCTION OF SCIENTIFIC INFORMATION IN
THE FIELD OF ADMINISTRATION
Ana Maria Mattos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
mattos.anamaria@ea.ufrgs.br
Resumo
Este trabalho identifica o conjunto de periódicos citados nas teses de doutorado em
Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul concluídas entre 1997 e 2007 e
os diversos periódicos em que os autores destas teses publicaram seus artigos técnicos e
científicos um ano após a obtenção do doutoramento até 2010. Os autores estudados citaram
1.131 periódicos em suas teses e publicaram seus artigos em outros 187 periódicos. Os dois
conjuntos tinham em comum apenas 31 periódicos, aproximadamente 2% dos títulos.
Palavras-chave: Ciência da Informação. Comunicação científica. Produção e consumo da
informação.
1 INTRODUÇÃO
Pode-se definir comunicação científica como um conjunto integrado de atividades associadas
à produção, disseminação e uso da informação. Mais formalmente, a comunicação científica é
um
Conceito proposto por John Bernal, no final dos anos trinta, para designar o
processo específico de pr odução, consumo e tran sferência de in formação no campo
científico. Em termos de comunicação, as duas características mais importantes de
um cientista são a quantidade de informação que ele comunica e a qualidade dessa
informação (CUNHA; CAVALVANTI, 2008, p. 97).
Portanto, este tipo de comunicação se processa em um grupo social peculiar e com regras bem
definidas, procurando assegurar o intercâmbio de informações e o contato entre si. No que
tange à transferência de informação, as premissas se encontram atendidas, desde que o
cientista não tenha dificuldades de acesso ao documento ou de entendimento do idioma em
que ele foi escrito. Mas como este grupo social se comporta na produção e consumo da
informação?
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
DOI 10.5007/1518-2924.2011v16n31p71
Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 16, n. 31, p.71-87, 2011. 72
O periódico científico, criado formalmente na Europa no século XVII, ao longo do tempo, se
converteu em um importante veículo de comunicação do conhecimento produzido pelas
atividades de pesquisa, proporcionando o registro e o arquivamento público da informação
chancelada pela comunidade científica.
Tomando-se a publicação periódica um canal de informação privilegiado, parece-nos que,
quanto à produção e ao consumo da informação científica, as práticas de uma comunidade
podem, ou não, estar relacionadas. Neste contexto, aceitando-se por princípio que qualquer
tipo de comunicação pressupõe a utilização de um canal em comum para que ela se
concretize, é apresentado o seguinte problema de pesquisa: a escolha de títulos de periódicos
de uma comunidade de pesquisa específica, como consumidora e produtora de artigos
técnicos científicos publicados em periódicos, é comparável?
Este trabalho tem como objetivo distinguir as publicações periódicas utilizadas pelos doutores
oriundos do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (PPGA/UFRGS), como consumidores e produtores da informação técnica e
científica publicada, visando a descrever suas escolhas ao consumir e publicar um artigo.
Especificamente, objetiva-se:
a) identificar os títulos dos periódicos mais citados pelos autores das teses defendidas
no PPGA/UFRGS entre 1997 e 2007 e mapear suas preferências de consumo da
informação técnica e científica publicada em periódicos;
b) reconhecer os títulos dos periódicos em que os autores das teses defendidas no
PPGA/UFRGS entre 1997 e 2007 publicaram seus trabalhos técnicos e científicos
um ano após a obtenção do título de doutor até 2010 e discriminar os periódicos
eleitos como canais preferenciais de comunicação de sua produção intelectual; e
c) comparar os títulos descritos nos itens (a) e (b) em busca de diferenças e
similaridades no consumo e na produção da informação no campo científico da
Administração publicados em periódicos técnicos científicos.
Justifica-se esta investigação por possibilitar conhecer os aspectos do comportamento
informacional, mais especificamente do consumo e da produção da informação técnica e
científica de uma comunidade específica, os doutores formados pelo PPGA/UFRGS de 1997
até 2007, nas publicações de periódicos.

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