Associações entre estilos de aprendizagem, preferências por metodologias ativas e gerações dos discentes de graduação em Contabilidade

AutorPolliany Maisa Alves, Denise Mendes da Silva
CargoMestre em Ciências Contábeis (UFU), Uberlândia/MG, Brasil / Doutora em Controladoria e Contabilidade (USP) Professora da Faculdade de Ciências Contábeis (UFU), Uberlândia/MG, Brasil
Páginas18-36
18
Artigo
Original
Artigo
Original
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 19, n. 52, p. 18-36, jul./set., 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DO I: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e80171
Associações entre estilos de aprendizagem, preferências por
metodologias ativas e gerações dos discentes de graduação
em Contabilidade
Associations between learning styles, preferences for active methodologies and generations of
undergraduate students in Accounting
Asociaciones entre estilos de aprendizaje, preferencias por metodologías activas y generaciones de
estudiantes de pregrado en Contabilidad
Polliany Maisa Alves*
Mestre em Ciências Contábeis (UFU),
Uberlândia/MG, Brasil
alvespolliany@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-8736-8817
Denise Mendes da Silva
Doutora em Controladoria e Contabilidade (USP)
Professora da Faculdade de Ciências Contábeis (UFU),
Uberlândia/MG, Brasil
denise.mendes@ufu.br
https://orcid.org/0000-0002-1490-5148
Endereço do contato principal para correspondência*
Rua André José da Silva, n 210, Bairro Salomão Drummond, CEP: 38181-108 – Araxá/MG, Brasil
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar e analisar a associação entre estilos de aprendizagem (EA),
preferências por metodologias ativas (MA) e gerações dos discentes de graduação em Ciências Contábeis.
O estudo contribui com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, na medida em que oferece uma
orientação aos discentes, aos docentes e às Instituições de Ensino Superior quanto às MA que atendem a
uma formação integral do futuro contador, no que diz respeito a habilidades técnicas (hard skills) e
comportamentais (soft skills), a partir do conhecimento dos EA e das gerações dos discentes. A análise de
correspondência, aplicada a uma amostra de 838 discentes, possibilitou traçar um perfil para a formação
integral dos futuros profissionais contábeis, notadamente da geração Z. Competências requeridas pelo
mercado profissional, como colaboração, comunicação, pensamento crítico e solução de problemas são
desenvolvidas por meio das MA preferidas pelos EA da geração Z.
Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem; Metodologias Ativas; Gerações; Contabilidade
Abstract
The aim of this study is to identify and analyze the association between learning styles, preferences for
active methodologies, and generations of undergraduate Accounting majors. The study contributes to the
improvement of the teaching-learning process, insofar as it offers guidance to students, teachers, and Higher
Education Institutions as to which active methodologies develop the complete skill set for future accountants,
including hard skills and soft skills, based on the knowledge of their learning styles and generations.
Correspondence analysis, applied to a sample of 838 students, has made it possible to draw a profile for the
comprehensive training of future accounting professionals, notably those from the Z generation. The skills
required by the professional market, such as collaboration, communication, critical thinking, and problem
solving are developed through the active methodologies preferred by Generation Z learning styles.
Keywords: Learning Styles; Active Methodologies; Generations; Accounting
Resumen
El objetivo de este estudio es identificar y analizar la asociación entre estilos de aprendizaje (EA),
preferencias por metodologías activas (MA) y generaciones de estudiantes de pregrado en Contabilidad. El
estudio contribuye a la mejora del proceso de enseñanza-aprendizaje, en la medida en que ofrece
orientación a estudiantes, docentes e Instituciones de Educación Superior en cuanto a los MA que asisten a
una formación integral del futuro contador, en cuanto a competencias técnicas y habilidades conductuales,
Polliany Maisa Alves, Denise Mendes da Silva
19
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 19, n. 52, p. 18-36, jul./set., 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DO I: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e80171
basadas en el conocimiento de los EA y las generaciones de los estudiantes. El análisis de
correspondencia, aplicado a una muestra de 838 estudiantes, permitió trazar un perfil para la formación
integral de los futuros profesionales de la contabilidad, en particular de la generación Z. Las competencias
requeridas por el mercado profesional, como la colaboración, la comunicación, el pensamiento crítico y la
resolución de problemas, se desarrollan a través de MA preferidas por los estilos de aprendizaje de la
generación Z.
Palabras clave: Estilos de aprendizaje; Metodologías activas; Generaciones; Contabilidad
1 Introdução
Durante o processo de ensino-aprendizagem surge a oportunidade de desenvolver a autonomia na
construção do conhecimento e na capacidade de aprender (Lima, Bezerra, & Silva, 2016). Para Felder e
Silverman (1988) o processo de ensino-aprendizagem pode ocorrer de diversas maneiras: os discentes
podem aprender vendo e ouvindo; refletindo e agindo; por meio de raciocínio lógico ou intuitivo;
memorizando, visualizando e desenhando analogias, e construindo modelos matemáticos. Os professores
também variam seus métodos de acordo com os objetivos de ensino, podendo realizar palestras,
demonstrações ou discussões; dando foco a princípios ou aplicações; enfatizando a memória ou a
compreensão. Assim, conforme Lima et al. (2016), o aprendizado dos discentes em sala de aula vai ser
decorrente, em parte, da sua capacidade nata e preparação prévia e, em parte, da compatibilidade de seu
estilo de aprendizagem com o estilo de ensino do professor.
Desse modo, conhecendo os diferentes EA dos discentes é possível melhorar a qualidade do
processo de ensino-aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de métodos e técnicas de ensino
adequadas à aprendizagem de cada estilo (Cordeiro & Silva, 2012). Além disso, a identificação dos EA
permite reconhecer porque alguns métodos de ensino funcionam com alguns estudantes e com outros não,
tornando uma importante informação para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem (Simões,
Melo, Batista, & Cirne, 2018).
O método tradicional de ensino considera que os discentes possuem características semelhantes e
não prioriza os aspectos individuais (Souza, Avelino, & Takamatsu, 2017). De acordo com Butzke e Alberton
(2017), nas metodologias ativas (MA), voltadas para a participação dos discentes no processo de ensino-
aprendizagem, os EA podem auxiliar na escolha do melhor contexto em que serão usadas essas
estratégias e contribuir para a evolução do uso de tecnologias no ensino. Ademais, essas técnicas e
métodos de ensino podem favorecer o envolvimento das diferentes gerações no processo de ensino-
aprendizagem.
Um fator de observação nas diferentes gerações de discentes é a mudança de comportamento dos
indivíduos ao longo do tempo por influências socioculturais (Cardoso Sobrinho, Pinto, & Desidério, 2016).
Colle, Ferreira, Lima e Silva (2017) consideram que, devido às diferenças significativas das características
culturais, tecnológicas e ideológicas das gerações, não se pode descartar a possibilidade da existência de
diferenças de EA entre as gerações.
Os estudos de Silva e Oliveira (2010) e Borges, Leal, Silva e Pereira (2018) indicaram que o
conhecimento dos EA pode contribuir para implementação de estratégias e metodologias que melhor
atendam os estilos dos discentes. Williams, Matt e Reilly (2014), Souza et al. (2017) e Araújo, Silva,
Marques e Costa (2019) reuniram evidências relacionadas a diferenças entre gerações/idades e EA. Zom er,
Santos e Costa (2018) demonstraram que os estudantes de diferentes gerações possuem características e
comportamentos distintos em sala de aula, que podem indicar preferência por diferentes metodologias de
ensino. Contudo, não foram encontrados estudos que tenham efetuado uma triangulação entre EA, MA e
gerações, especialmente em cursos de Ciências Contábeis no Brasil. Sendo assim, identificou-se uma
lacuna, demonstrando ser este um campo com possibilidades de investigação.
Nesse contexto, apresenta-se a seguinte questão: Qual a associação entre estilos de
aprendizagem, preferências por metodologias ativas e gerações no ensino de Contabilidade? Desse modo,
o objetivo do estudo é identificar e analisar a associação entre estilos de aprendizagem, preferências por
metodologias ativas e gerações dos discentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis.
Para alcançar o objetivo do estudo, investigam-se os discentes dos cursos presenciais de
graduação em Ciências Contábeis, oferecidos pelas instituições de ensino superior (IES) públicas e
privadas no Brasil, considerando: (i) quatro dimensões de EA (Percepção, Entrada, Processamento e
Compreensão), de acordo com o ILS de Felder e Soloman; (ii) quatro categorias de MA (Uso da arte,
Estratégias baseadas em exposição, Problematização e Dinâmicas) e a metodologia Tradicional, conforme
Nagib e Silva (2020); e (iii) quatro gerações de estudantes (BB, X, Y e Z), em consonância com a
classificação cronológica proposta por Santos e Franco (2010).
A identificação e a análise conjunta dos três elementos (EA, MA e gerações) pode auxiliar na
melhoria do processo de ensino-aprendizagem, potencializando o desenvolvimento das habilidades técnicas
(hard skills) e comportamentais (soft skills) demandadas do profissional contábil capaz de lidar com
negócios em constante transformação e com normas contábeis internacionalmente empregadas. Ao

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT