Atos administrativos, PLANO ANUAL DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA GOVERNAMENTAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - 2023 1.

Data de publicação27 Julho 2023
SeçãoAtos Administrativos
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
ATOS ADMINISTRATIVOS
Gabinete da Secretária
ATOS ADMINISTRATIVOS
PLANO ANUAL DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA GOVERNAMENTAL
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - 2023
1. DO PLANO
O Plano Anual de Publicidade Governamental do Estado do Rio Grande do Sul para o ano de 2023, elaborado pelo
Departamento de Publicidade e Marketing (DPM) da Secre taria de Comunicação (SECOM), trata da definição de critérios
técnicos e recursos a serem investidos nas produções e veiculações das campanhas, peças publicitárias, ações de mídia e não
mídia, doravante aglutinadas no termo "ações de comunicação", a serem observados pela Administração Direta e Indireta. Não
estão contempladas neste Plano as empresas estatais que celeb ram seus próprios contratos de publicidade e a publicidade
legal (avisos e editais, entre outros).
O papel da Secretaria de Estado de Comunicação é atuar para que as ações de comunicação obedeçam a critérios de
sobriedade e transparência, eficiência e racionalidade na aplicação dos recursos, além de supervisionar a adequação das
mensagens do Governo ao público em geral. É competência da SECOM, por meio do Departamento de Publicidade e
Marketing, formular, executar e acompanhar o Plano Anual.
Considerando que nem todas as demandas de publicidade e propaganda podem ser previstas pelos órgãos e entidades do
Estado, o Departamento de Publicidade e Marketing, se necessário, fará aditivos ao Plano original para atender às
necessidades extemporâneas e imprescindíveis à comunicação do Governo.
2. DA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
2.1 A estratégia a ser implementada para 2023 trata da divulgação das ações de comunicação que tenham por objetivo
informar, educar e/ou orientar a população gaúcha sobre diversificados temas - como Saúde, Educação, Esporte, Mobilidade,
Infraestrutura, Meio Ambiente, Economia, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo, Cultura, Segurança, Justiça ,
Gênero, Ação Social, Habitação e Direitos Hu manos - em todas as suas formas disponíve is e convenientes.
2.2 As ações de comunicação social governamental cumprem o papel de divulgar as atividades e a atuação do Governo do
Estado do Rio Grande do Sul, bem como o de estimular a população ao d iálogo com o Executivo. A necessidade de que essa
comunicação alcance os diversos segmentos sociais determina que sejam utilizados meios plurais de comu nicação, observadas
as peculiaridades de cada público-alvo e contexto.
2.3 A estratégia contempla a criação de peças e/ou campanhas digitais ou analógicas, destinadas a divulgar informações sobre
temas específicos. As ações, peças e campanhas publicitárias podem ser compostas por textos, fotografias, ilustrações, mapas,
croquis, gráficos, infográficos, imagens em movimento (vídeos), investidas ou não de recursos de computação gráfica, músicas,
cantos, efeitos sonoros, locução e depoimentos de personagens reais ou fictícios.
3. DOS CRITÉRIOS PARA VEICULAÇÕES
3.1 No planejamento das ações de mídia, serão observadas as seguintes diretrizes de acordo com as características
específicas de cada ação:

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