A mediação da informação através da comunidade virtual Anobii: um estudo de caso

AutorGiulia Crippa - Larissa Akabochi de Carvalho
CargoUniversidade de São Paulo
Páginas97-120
97
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação , v. 17, n. 35,
p.97-120, set./dez., 2012. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17n35p97
A mediação da informação através da comunidade
virtual Anobii: um estudo de caso
Mediation of information through virtual community Anobii:
a case study
Giulia CRIPPA
1
Larissa Akabochi de CARVALHO2
RESUMO
Este artigo procura refletir as mudança s que a tecnologia está proporcionando à leitura,
principalmente no que tange ao com partilhamento de livros e de leituras através de
comunidades virtuais específicas para leitores. Evidenciamos, ness e sentido, a importância das
mesmas enquanto mediador as de leitura entre seus usuários, tendo como base os princípios da
Estética da Recepção. N esta pesquisa, elegemos para nosso estudo a comunidade
www.anobii.com. Todavia, é importante destacar que, desde o século XVIII, existiram outr os
modelos com o mesmo pro pósito e este seria apenas um novo meio d e circulação sobre livros,
propiciado pela tecnologia. Para complementar o nosso trabalho utilizamos a netnogra fia
como método e aplic amos questionários aos alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras,
da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), com o foco nas suas práticas de leitura e no
conhecimento e participação dos mesmos em comunidades virtuais dedicadas a leito res.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Tecnologia. Mediação da Informação. Comu nidades Virtuais.
Anobii.
ABSTRACT
This paper seeks to reflect the changes that technology is providing in relation to reading,
especially when it comes to sharing books and reading through virtual communities for specific
readers. We demonstrated, in this sense, their importance as mediators of reading a mong their
users, based on the principles of Aesthetic Rec eption. In this research, we chose the community
1 Universidade de São Paulo - giuliac@ffclrp.usp.br
2 Universidade de São Paulo - larissakabochi@usp.br
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
ARTIGO
Recebido em:
08/06/2012
Aceito em:
19/11/2012
v. 17, n. 35, 2012.
p. 97-120
ISSN 1518-2924
98
www.anobii.com like a studys object. However, it is important to note that, since the eighteenth
century, there were other models with the same purpose and this would just be a new means of
circulation of books, made possible by technology. To complement our work, we use the
"netnografia" as a method and applied question naires to students of the Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras, Universidade de São Paulo , with a focus on their reading practices and
knowledge and participation in these virtual communities dedicated for readers.
KEY-WORDS: Reading. Technology. Mediation of Information. Virtual Commun ities. Anobii.
1 INTRODUÇÃO
A comunidade Anobii é representada, na rede, por um conjunto de
estantes virtuais em que os usuários ordenam seus livros e suas leituras. A
organização dos materiais de leitura é realizada através de seis categorias:
terminado, em leitura, não iniciado, abandonado, não terminado e referência. Os
livros são representados não somente pelo título e o autor, mas também pela
reprodução miniaturizada da capa da edição lida. O usuário, através de um box
específico, pode elaborar comentários personalizados sobre os livros de sua
própria estante, assim como das estantes alheias, pois o sistema permite a
navegação livre pelas páginas.
O papel mediador da comunidade virtual Anobii, por sua vez, pode ser
pensado através das teorias de Jauss e Iser a respeito do processo de
significação do leitor com uma obra literária. Podemos dizer que a mediação
torna-se presente, neste caso, porque há um espaço para o compartilhamento
de leituras realizadas. Os usuários, através de comentários, avaliações e
feedbacks a respeito das suas leituras e das leituras de outros usuários, atuam
como mediadores da informação entre si.
Assim, as ferramentas do Anobii são capazes de influenciar nas escolhas
de nossas leituras, interferindo no processo de recepção das obras literárias. No
entanto, a tecnologia, ao mesmo tempo em que propiciou o surgimento de
comunidades virtuais voltadas ao compartilhamento de leituras, fez nascer
novas práticas de leitura. O livro impresso, atualmente, divide o seu espaço com
os hipertextos e os livros eletrônicos (e-books).

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