Avaliação da produtividade e da coautoria dos docentes do programa de pós-graduação em ciências biológicas: bioquímica/UFRGS

AutorEdiane Maria Gheno, Diogo Onofre Souza, Luciana Calabró, Rene Faustino Gabriel Junior
CargoDoutora/Docente Colaboradora PPG em Educação em Ciências Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Bioquímica, Porto Alegre, Brasil. ediane.gheno@ufrgs.br https://orcid.org/0000-0003-2743-4557 / Doutora/Docente Colaboradora PPG em Educação em Ciências Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Bioquímica, Porto ...
Páginas1-24
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência d a informação, Florianópolis, v. 26, n. esp, p. 01-24, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI : https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e78531
Artigo
Original
AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE E DA COAUTORIA
DOS DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS:
BIOQUÍMICA/UFRGS
Evaluation of productivity and co-authorship of professors of the Programa de Pós-Graduação
em Ciências Biológicas: Bioquímica/UFRGS
Ediane Maria Gheno
Doutora/Docente Colaboradora PPG em Educação
em Ciências
Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Departamento de Bioquímica, Porto Alegre, Brasil.
ediane.gheno@ufrgs.br
https://orcid.org/0000-0003-2743-4557
Diogo Onofre Souza
Doutor/Professor Titular
Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Departamento de Bioquímica, Porto Alegre, Brasil.
diogo@ufrgs.br
https://orcid.org/0000-0002-4322-0404
Luciana Calabró
Doutora/Docente Colaboradora PPG em Educação
em Ciências
Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Departamento de Bioquímica, Porto Alegre, Brasil.
luciana.calabro@ufrgs.br
https://orcid.org/0000-0001-6669-1789
Rene Faustino Gabriel Junior
Doutor/Professor Titular
Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Departamento de Ciência da Informação, Porto
Alegre, Brasil.
renefgj@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-1021-3360
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Avaliar algumas características da produção científica pelos indicadores de produtividade e de coautoria
no co ntexto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica (PPGBioq), da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em três avaliações consecutivas da CAPES (Trienal 2010, Trienal 2013
e Quadrienal 2017).
Método: Trata-se de um estudo Bibliométrico de nível micro, com abordagem quantitativa, que aplica indicadores
de produção (1.375 documentos indexados na Coleta Capes, Plataforma Sucupira e Web of Science) e de
coautoria (colaboração), no período de 2007 a 2016.
Resultado: A distribuição de documentos por docente é assimétrica. Constatou-se que um grupo pequeno de
docentes foi responsável por 51,4% dos documentos publicados. O PPGBioq/UFRGS apresentou um perfil
colaborativo bem expressivo, com 63,3% de documentos contendo entre 6 e 10 coautores. O perfil institucional
dos coautores é diversificado, pois as colaborações foram de nível In tra Instituição (coautoria com pesquisadores
da UFRGS), de nível Intra Nação (coautoria com pesquisadores brasileiros) e de nível Inter Nação (coautoria com
pesquisadores estrangeiros). Contudo, o número de documentos em colaboração com o nível Intra Nação foi
superior aos demais. A c orrelação entre produtividade e colab oração foi positiva e muito alta e, portanto, os
docentes com maiores laços colaborativos também apresentaram melhor desempenho e m termos de
produtividade.
Conclusões: Com base nos resultados, pressupõem-se que a colaboração, uma vez estimulada por meio de uma
política institucional, pode contribuir para au mentar a produção científica dos docentes m enos produtivos,
contribuindo, assim, para que a distribuição de documentos publicados entre os docentes seja mais equilibrada.
PALAVRAS-CHAVE: Bibliometria. Coautoria. Produtividade. Bioquímica. Pós-Graduação brasileira.
ABSTRACT
Objective: To evaluate some characteristics of scientific production by the productivity and co-authorship indicators
in the context of the Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica (PPGBioq), of Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) in three CAPES evaluations (Triennial 2010, Triennial 20 13 and
Quadrennial 2017).
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência d a informação, Florianópolis, v. 26, n. esp, p. 01-24, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI : https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e78531
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Method: This is a micro-level Bibliometric study, with a quantitative approach, which applies production indicators
(1,375 documents indexed in the Coleta Capes, Sucupira Platform, and Web of Science) and co-authorship
(collaboration), from 2007 to 2016.
Result: The distribution of documents per professor is asymmetric. It was found that a small group of professors
was responsible for producing 51.4% of the documents. The PPGBioq/UFRGS presented a very expressive
collaborative profile, with 63.3% of documents containing between 6 and 10 co-authors. The institutional profile of
these co-authors is diverse, s ince the collaborations were of the Intra Institution level (co-authorship with
researchers from UFRGS), the Intra Nation level (co-authorship with Brazilian researchers) and the Inter Nation
level (co-authorship with foreign researchers). However, the number of documents in collaboration with the Intra
Nation level was higher than the others. The correlation between productivity and collaboration was positive and
very high and, therefore, professors with greater collaborative ties also performed better in terms of productivity.
Conclusions: Based on the results, it is assumed that collaboration, once stimulated through an institutional policy,
can contribute to increase the scientific production of less productive professor, thus contributing to a balanced
distribution of published documents among professors.
KEYWORDS: Bibliometrics. Co-authorship. Productivity. Biochemistry. Graduate Program.
1 INTRODUÇÃO
A colaboração na ciência pressupõe interações sociais em busca de um
objetivo comum, tornando-se uma estratégia de trabalho eficaz para realizar, facilitar
e fortalecer as pesquisas científicas em diferentes níveis (HILÁRIO; GRÁCIO;
GUIMARÃES, 2018). No âmbito da comunicação científica, o impacto da colaboração
(nacional ou internacional) pode ser mensurado pelos indicadores de produtividade,
de impacto de citações e de visibilidade dos periódicos.
Beaver (2001), Moura (2012), Vanz e Stumpf (2010) destacam que o aumento
da produtividade é um dos motivos que levam os cientistas a atuarem em cooperação.
A colaboração e a produtividade têm sido abordadas em diversos estudos em que se
pôde estabelecer uma alta correlação entre duas variáveis (BETTIO; RUBÉN
ALVAREZ; VANZ, 2017; DORNER et al., 2016; LEE; BOZEMAN, 2005; MARTINS,
2013). Contudo, isso não é determinante, visto que alguns domínios podem ter
comportamentos diferentes, como identificado por Bufrem, Gabriel Junior e Gonçalves
(2010) ao não evidenciarem que quem mais colabora também são os que mais
produzem.
Diante da diversidade de pesquisadores que compõem o quadro de docentes
permanentes nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) e das colaborações
estabelecidas com pesquisadores de outras instituições para gerar conhecimento
científico, viu-se a pertinência de avaliar algumas características da produção
científica no contexto de um PPG de excelência, avaliado com nota sete, na
Quadrienal 2017, pelo Sistema de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES), na área Ciências Biológicas II. Desse modo, duas
questões nortearam este estudo: i) Qual é o perfil institucional dos pesquisadores que
assinaram coautoria nos documentos publicados com os docentes do Programa de

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