O avanço comunitário do ensino e da pesquisa para a universidade do Amanhã

AutorJoedson de Souza Delgado, Gabrielle Jacobi Kölling
CargoUniversidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil/Complexo Educacional Renato Saraiva, Recife, PE, Brasil
Páginas307-320
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O AVANÇO COMUNITÁRIO DO ENSINO E DA PESQUISA
PARA A UNIVERSIDADE DO AMANHÃ
ADVANCING COMMUNITY TEACHING AND RESEARCH FOR THE
UNIVERSITY OF TOMORROW
Joedson de Souza DelgadoI
Gabrielle Jacobi KöllingII
Resumo: Este ensaio se propõe analisar a obra de Darcy
Ribeiro, Universidade para quê?, ao idealizar uma mudança
social que perpassa pela educação e pela pesquisa em todos os
níveis e tipos. O objeto central é de examinar os paradigmas
de pesquisa e seus métodos de ensino diante do apelo dos
governos e do mercado orientativo para a otimização dos
lucros em detrimento das necessidades sociais. A partir
do método dedutivo, da metodologia teórica e da revisão
bibliográfica, o texto convida a refletir sobre o futuro das
instituições de ensino superior, visto que a imaginação e a
ousadia do indivíduo inspiram o acontecimento da vida e
disto surgem as soluções. A imaginação liberada e a ousadia
já tomam e tomarão cada vez mais a forma de igualdade de
oportunidades.
Palavras-chave: Mudança social. Estrutura educacional.
Igualdade de oportunidades.
Abstract: is essay aims to analyze the work of Darcy
Ribeiro, What University for?, by idealizing a social change
that permeates education and research at all levels and types.
e main objective is to examine the research paradigms and
their teaching methods in view of the appeal of governments
and the guiding market for the optimization of profits at
the expense of social needs. Based on the deductive method,
theoretical and bibliographical methodology, the text invites
us to reflect on the future of higher education institutions,
as the imagination and daring of the individual inspire the
event of life and from this arise the solutions. Unleashed
imagination and boldness are already taking and will
increasingly take the form of equal opportunity.
Keywords: Social change. Educational structure. Equal
opportunity.
DOI: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v16i40.639
Recebido em: 14.10.2021
Aceito em: 12.1.2021
I Universidade de Brasília, Brasília, DF,
Brasil. Doutorando em Direito.
II Complexo Educacional Renato Saraiva,
Recife, PE, Brasil. Doutora em Direito
Público.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT