Balanço - ASSOC. DOS FUNCIONÁRIOS PúblicoS DO ESTADO DE SÓ?O PAULO

Data de publicação19 Junho 2021
SectionCaderno Empresarial
sábado, 19 de junho de 2021 Diário Of‌i cial Empresarial São Paulo, 131 (116) – 13
ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO EST
ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO EST
ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PADO DE SÃO P
ADO DE SÃO PADO DE SÃO P
ADO DE SÃO PAULOAULO
AULOAULO
AULO
C.N.P.J. 62.149.000/0001-05
Relatório da Diretoria Executiva e Demonstrações Econômico-Financeiras - Exercício 2020
Mensagem do Presidente
Tenho a honra de encaminhar aos ilustres membros dos Conselhos Fiscal e
Deliberativo, o Relatório Anual e as Demonstrações Econômico-Financeiras,
referentes ao exercício de 2020, os quais foram devidamente aprovados
pela Diretoria Executiva, em conformidade com o disposto na alínea “g”, do
art.66 do Estatuto Social. O compêndio consolida as informações referentes
às principais realizações das coordenadorias, departamentos, unidades de
lazer e regionais, além dos documentos contábeis e financeiros exigidos
pelas normas contábeis. Como sabem, 2020 foi um ano atípico e muito difícil,
cujas consequências ainda são sentidas em 2021. Mas apesar das tribula-
ções ocorridas mundialmente, a nossa Associação permanece apresentan-
do uma economia saudável. Sim, houve queda de receita, arrefecimento na
prestação dos serviços, em face das decisões que tivemos de tomar para
nos adequarmos à legislação sanitária vigente em todo o país, de combate
e contenção dos efeitos da pandemia do COVID-19. Adentramos 2021 ainda
em plena pandemia com incertezas anunciadas a cada dia, e mesmo com o
advento da vacinação em massa, ainda não temos a certeza da retomada da
economia, o que certamente refletirá nos resultados econômico-financeiros
da AFPESP deste ano. Entretanto, mesmo diante as adversidades pelas
quais passaram todas as empresas, independentemente do seu porte, a
AFPESP, conseguiu manter o seu equilíbrio econômico-financeiro. A seguir,
em apertada síntese, estão enumeradas as principais atividades levadas a
efeito pelas diversas Unidades da AFPESP durante do exercício financeiro
de 2020, as quais estão detalhadas no anexo Relatório da Diretoria Execu-
tiva. No que respeita à representatividade da classe de servidores públicos
civis, no território paulista, a despeito da proibição de manifestações públi-
cas com o fito de impedir aglomerações, a AFPESP, acompanhou e se mani-
festou contrária a todas as proposições em discussão que interferiam brutal-
mente na vida funcional e sobre o ganho do servidor público ativo e aposen-
tado, como a Lei Complementar 1.254/2020, oriunda do PLC 80/2019 e a PEC
Estadual 18/2019, transformada na Emenda Constitucional 40/2020. Ainda
neste caminho o aumento do percentual descontado dos proventos dos apo-
sentados a título de contribuição previdenciária disciplinada no Decreto
65.021/2020. Também nos posicionamos fortemente contra ao aumento da
alíquota de contribuição do servidor público ao IAMSPE, proposto no PL 529/
2020, aprovado na forma da Lei 17.293/2020, que estabelece medidas de
ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas. É missão do Departamento
de Gestão e Controle de Qualidade trabalhar para a melhoria contínua dos
serviços prestados e assim, em 2020, conseguiu realizar três auditorias de
qualidade na Unidade de Lazer de Serra Negra e Unidades Regionais de
Campinas e Santos; tabulou mais de 21.450 pesquisas de satisfação do
associado e orientou as unidades para a implementação das recomendações
efetuadas pela Auditoria Interna realizada em 2019/2020. O Departamento de
Marketing & Comunicação conduziu as ações de transformação digital e pro-
dução de conteúdo em diversas plataformas e mídias, em consonância com
o objetivo da atual Gestão, de refletir cada vez mais, o universo dos asso-
ciados e servidores públicos em geral. Foi concluída em conjunto com o
Departamento de TI, a primeira fase da reformulação do Portal da AFPESP,
com destaque a mais espaço para o Conselho Deliberativo e também ampli-
ada a exposição, por meio de notícias e campanhas de marketing nas redes
sociais, e implantados novos canais como
Linkedin e Twitter.
No que respeita
à comunicação externa vale destacar a publicação de 503 reportagens em
veículos como CNN Brasil, Rede Globo, O Estado de São Paulo, UOL, Exa-
me, BandNews e Rádio Trianon, de modo que o valor do espaço apurado na
mídia espontânea foi de R$ 2,5 milhões. Por fim, ainda na área de comunica-
ção o Audiovisual foi reequipado permitindo a produção de vídeos como “Pa-
lavra do Presidente” e “Dia do Servidor”, além de diversas animações. A
Gestão de Pessoas é responsável pelo cumprimento das políticas de atra-
ção, retenção, capacitação e aprimoramento dos profissionais com o objeti-
vo de atingir a excelência no atendimento e a plena satisfação dos associ-
ados. O maior desafio da área de Tecnologia da Informação em 2020, foi dar
continuidade ao projeto de implantação do novo sistema integrado de gestão
(ERP), além dos sistemas assessórios, com destaque ao Simphony que é
um Sistema da Oracle dedicado aos pontos de venda (PDV) para administrar
as vendas nos restaurantes e bares das Unidades de Lazer; OPERA, de
gerenciamento de hotéis; Avallara de gestão tributária e PBCS de Planeja-
mento Orçamentário. No que respeita à área de Eventos, observando as limi-
tações causadas pela pandemia, realizamos o Almoço Especial do dia Inter-
nacional da Mulher, a palestra na Sede Social, que deu início à Campanha de
Sustentabilidade, além da Campanha de Inverno, observando-se todos os
cuidados sanitários para impedir a propagação do vírus. Com foco na respon-
sabilidade social conseguimos levar avante a campanha Natal Solidário com
a distribuição de 150 kits para crianças assistidas pela Associação Comuni-
tária Marlene Moreira de Orientação Social do Jardim Régis e Jardim Satélite.
Ainda no que tange à responsabilidade social cabe destacar as atividades da
Coordenadoria Social, que por meio do trabalho voluntário de associados e
parceiros, mesmo com as limitações de 2020, conseguiu distribuir às entida-
des sociais, 926 itens, entre, roupas, calçados, material de higiene, entre
outros, sem computar os gêneros alimentícios, beneficiando crianças e adul-
tos em situação de vulnerabilidade material, física e intelectual. A Diretoria
Econômico-Financeira tem na sua estrutura dois departamentos estratégi-
cos que produzem e gerenciam informações fundamentais para a gestão e
tomada de decisão, a Central de Relacionamento e a Controladoria. A Central
de Relacionamento, organizada em 2020, a partir do então Departamento de
Cadastro de Associados e Arrecadação – DCAA, que também incorporou o
setor de reservas, é responsável pela gestão do cadastro e atendimento dos
associados, e também, pela administração da arrecadação associativa. Con-
vém destacar, que encerramos o ano de 2020 com um quadro de 243.826
associados, e que a área de arrecadação conseguiu reduzir de 5.310 para
4.212 o número de associados inadimplentes. A principal função da
Controladoria é apoiar o processo de gestão com base nas premissas defi-
nidas pela Diretoria Econômico-Financeira e Diretoria Executiva. Para tanto,
deve interagir com as demais unidades da Associação e orientá-las no sen-
tido de obter os melhores resultados econômico-financeiros, em consonân-
cia com as normas administrativas e contábeis vigentes. A Coordenadoria
Administrativa engloba todas as áreas administrativas que funcionam na
Sede e nas unidades situadas na capital. Em 2020 certamente houve uma
queda nas suas atividades, por conta da pandemia, com diminuição do fluxo
de pessoas nas respectivas instalações. No que tange à manutenção dos
imóveis da Sede e dos outros prédios administrativos na Capital, merece
destacar a aquisição e instalação de um grupo gerador instalado na Sede da
Associação, no valor investido de R$ 315.500,00. O Setor de Suprimentos e
Logística atendeu 2.742 pedidos de compras procedentes das diversas uni-
dades, equivalentes a R$ 13 milhões e obteve uma economia, nas negocia-
ções que realizou, da ordem de R$ 648 mil. A Coordenadoria de Esportes
conseguiu realizar a primeira etapa do Circuito das Caminhadas, em feverei-
ro, no Parque do Piqueri em São Paulo; durante o período de isolamento
social publicou orientações pelo canal do Youtube “AFPESP em Casa”, e no
final do ano, foi renovado o convênio com a Gympass, que em 2020 ofereceu
mais de 800 atividades aos associados e dependentes, entre presenciais e
remotas. O setor de turismo, como sabem, foi especialmente atingido pelos
efeitos da Pandemia do COVID-19, haja vista a decisão de descontinuarmos
por tempo indeterminado os serviços de hospedagem nas Unidades de
Lazer. Em relação à gestão patrimonial, a Coordenadoria do Patrimônio loca-
lizou fisicamente um total de 82.958 bens patrimoniais do acervo da AFPESP,
dos quais 67.630 estão lotados nas Unidades de Lazer. No que se refere às
baixas patrimoniais efetuadas em 2020, ao todo foram 60 processos e efe-
tivada a baixa de 2.703 bens. Ao longo dos últimos anos vêm sendo
adotadas políticas de sustentabilidade e, em 2020 foi implementada a coleta
seletiva na Sede Social e demais prédios situados na Capital, visando à
separação dos resíduos sólidos e destinação à reciclagem. Ações de educa-
ção ambiental foram levadas a efeito em todas as unidades, com vistas ao
consumo consciente de água e energia elétrica. Acrescente-se ainda, a im-
plantação e/ou regularização de Estações de Tratamento de Água e de Es-
goto, em várias Unidades de Lazer, com destaque à UL de Serra Negra e a
construção de uma ETE na UL Peruíbe II, cujo projeto incluiu a implantação
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...
Passivo Nota 31/12/2020 31/12/2019
Circulante 50.519.647 45.430.585
Fornecedores 13 8.548.740 10.453.089
Salários e remunerações 1.580.328 1.870.450
Provisão de férias e encargos 14 5.259.228 7.395.558
Encargos sociais 1.584.088 2.256.031
Contribuições e impostos 647.119 818.600
Adiantamento de Associados 15 28.439.340 18.830.566
Outras contas a pagar 16 4.460.804 3.806.291
Não Circulante 11.362.207 12.076.526
Provisão para contingências 17 11.282.836 12.001.440
Fundo social 79.371 75.086
Patrimônio líquido 18 724.501.717 706.398.886
Patrimônio social 639.227.845 589.742.321
Ajuste de avaliação patrimonial 64.835.188 67.171.041
Superávits acumulados 20.438.684 49.485.524
Total do Passivo e Património Líquido 786.383.571 763.905.997
Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido - Exercícios findos em 31 de dezembro de 2020 e 2019 - (Valores expressos em Reais)
Descrição . Patrimônio Social Ajuste Avaliação Patrimonial Superávits Acumulados Total
Saldos em 31 de dezembro de 2018 481.825.110 71.842.748 60.301.253 613.969.111
Incorporação do superavit ao patrimônio social 47.615.958 - (47.615.958) -
Realização custo atribuído - (2.335.853) 2.335.853 -
Superávit do exercício - - 47.149.671 47.149.671
Saldos em 31 de dezembro de 2019 589.742.321 67.171.041 49.485.524 706.398.886
Incorporação do superavit ao patrimônio social 49.485.524 - (49.485.524) -
Realização custo atribuído - (2.335.853) 2.335.853 -
Superávit do exercício - - 18.102.831 18.102.831
Saldos em 31 de dezembro de 2020 639.227.845 64.835.188 20.438.684 724.501.717
Ativo Nota 31/12/2020 31/12/2019
Circulante 298.202.025 54.619.475
Caixa e equivalentes de caixa 3252.689.553 1.327.960
Valores a receber 437.526.084 46.210.202
Indenização por desapropriação 51.399.913 1.399.913
Adiantamentos 535.689 450.294
Impostos a Recuperar 6.544 6.544
Estoque de mercadorias 64.050.767 4.279.652
Despesas antecipadas 71.993.475 944.910
Não Circulante 488.181.546 709.286.522
Realizável a longo prazo 35.945.644 268.119.003
Depósitos judiciais 820.580.967 20.365.927
Aplicações financeiras 910.170.009 242.949.979
Valores a receber 45.180.539 4.795.597
Valores em garantia 14.129 7.500
Investimentos 10 3.846.879 1.716
Imobilizado 11 448.389.023 441.150.728
Intangível 12 - 15.075
Total do Ativo 786.383.571 763.905.997
Nota 31/12/2020 31/12/2019
Receitas Operacionais 19
Contribuições Associativas 111.211.541 100.346.172
Serviços Associativos 72.040.100 133.036.659
Trabalho voluntário 1.456.000 -
Receitas Diversas 7.700.425 24.884.582
Resultado Bruto 192.408.066 258.267.413
Custo dos serviços prestados 20 (74.943.124) (107.115.910)
Resultado Líquido 117.464.942 151.151.503
Despesas e Outras
Receitas Operacionais 21 (97.357.239) (115.258.993)
Despesas com pessoal (59.245.902) (65.400.330)
Utilidades e serviços (9.432.830) (15.644.724)
Demonstrações do Resultado - Exercícios findos em 31 de dezembro de 2020 e 2019 - (Valores expressos em Reais)
Nota 31/12/2020 31/12/2019
Trabalho voluntário (1.456.000) -
Despesas com comunicação (2.021.080) (2.045.618)
Serviços terceirizados (15.426.405) (13.890.353)
Publicidade e propaganda (491.807) (2.601.683)
Eventos (763.676) (3.142.431)
Resultado baixa imobilizado 369.097 (254.048)
Outras despesas (8.965.228) (12.279.806)
Outras Receitas 76.592 -
Receitas financeiras 5.056.143 19.727.573
Despesas financeiras (7.061.015) (8.470.412)
Resultado Líquido Financeiro 22 (2.004.872) 11.257.161
Superávit do Exercício 18.102.831 47.149.671
Demonstrações dos Fluxos de Caixa - Exercícios findos em
31 de dezembro de 2020 e 2019 - (Valores expressos em Reais)
Fluxo de caixa das atividades operacionais: 2020 2019
Superávit do exercício 18.102.831 47.149.671
Ajustes do superávit do exercício:
Depreciações e amortizações 14.044.829 12.952.805
Baixas do imobilizado 4.583.304 8.589.411
Receitas e despesas financeiras líquidas (3.942.896) (10.791.049)
Provisão para devedores duvidosos (532.661) (203.748)
Ajuste a valor presente (296.480) (196.137)
Caixa operacional antes dos
movimentos de capital de giro 31.958.927 57.500.953
Diminuição (aumento) nos ativos:
Valores a receber (inclui indenização
por desapropriação) 8.795.487 371.295
Adiantamentos a fornecedores (85.395) 1.209.191
Estoques 228.884 35.046
Despesas antecipadas (1.048.564) (230.292)
Depósitos judiciais (215.040) (2.684.439)
Títulos de expansão 332.832 1.265.036
Valores em garantia (6.628) 8.100
Aumento (diminuição) nos passivos:
Fornecedores (1.904.349) (1.601.166)
Salários e remunerações (290.122) (84.796)
Encargos sociais a recolher (671.945) (42.788)
Provisão para férias e encargos sociais (2.136.330) (134.658)
Impostos a recolher (171.480) (143.648)
Adiantamentos de diárias 9.608.774 (1.115.081)
Outras contas a pagar 654.513 (47.994)
Provisão para contingências (718.605) 1.687.723
Fundo social 4.285 2.435
Caixa líquido gerado pelas
atividades operacionais 44.335.244 55.994.917
Fluxo de caixa das atividades de investimento:
Adições do intangível - (2.035)
Adições do imobilizado (25.851.353) (48.909.051)
Diminuição (aumento) do investimento (3.845.163) 38.833
Caixa líquido gerado pelas
atividades investimentos (29.696.516) (48.872.253)
Fluxo de caixa das atividades financeiras:
Compras de títulos para negociação (207.315.127) (344.071.469)
Vendas de títulos para negociação 192.885.372 337.210.305
Reclassificação - curto prazo/
disponibilidade imediata 251.152.620 -
Caixa líquido gerado pelas
atividades financeiras 236.722.865 (6.861.164)
Aumento (redução) de caixa
e equivalentes de caixa 251.361.593 261.500
Caixa e equivalentes de caixa
no início do período 1.327.960 1.066.460
Caixa e equivalentes de caixa
no final do período 252.689.553 1.327.960
Aumento (redução) de caixa e
equivalentes de caixa 251.361.593 261.500
Balanços Patrimoniais - Em 31 de dezembro de 2020 e de 2019 - (Valores expressos em Reais)
de sistema de energia solar. O raio de ação das Unidades Regionais alcan-
çou mais de 124 mil associados. Em 2020 apesar da pandemia do COVID-19,
duas novas unidades, foram instaladas nos municípios de São José dos
Campos e Taubaté e levadas a termo quatro grandes campanhas solidárias,
a saber, Campanha do Agasalho, Dia das Crianças, Outubro Rosa e Natal
Solidário, envolvendo a participação de mais de 8.200 pessoas. A
Coordenadoria de Assistência à Saúde presta diversos serviços com foco na
saúde e qualidade de vida dos associados. No ambulatório situado na Rua
Wenceslau Brás, 206, se consolidou no atendimento médico em clínica ge-
ral, geriatria e ginecologia. Em 2020 o ambulatório passou a ser gerenciado
pela Unimed Brasil, mediante contrato de parceria firmado com a AFPESP.
Foram incluídos aos planos de saúde complementar oferecidos aos associ-
ados com condições especiais, as operadoras NotreDame Intermédica, Sul
América e Bradesco. Por meio de um convênio com o Grupo Dasa, passou-
se a oferecer exame de colposcopia no ambulatório. Aproveitando o período
em que as Unidades de Lazer permaneceram fechadas aos hóspedes, foram
concluídas várias obras de benfeitorias para manter e/ou melhorar as insta-
lações, com a finalidade de garantir a qualidade dos serviços, tão logo, fos-
sem retomadas as hospedagens, com a garantia de cumprimento de todos
os protocolos sanitários, zelando pela saúde dos associados e colabora-
dores. Merece destaque a conclusão das obras de reforma estrutural do
imóvel adquirido da Associação dos Servidores do DAEE, para a instala-
ção da Unidade de Lazer de Peruíbe II, a ser inaugurada, assim que este-
jam concluídas todas as etapas da sua instalação. Por fim, apesar das
medidas restritivas, tomadas em função da pandemia do COVID-19, para
atender à legislação governamental e às normas sanitárias para a conter a
propagação do vírus, as quais levaram, nós gestores, à decisão pelo fe-
chamento temporário de todas as Unidades de Lazer e demissão de pesso-
al, entre outras providências, os indicadores econômicos, guardada a de-
vida proporção em relação ao tempo de atividades operacionais
presenciais, apresentaram resultados de equilíbrio econômico e financeiro.
Encerramos o ano de 2020 com um superávit acumulado da ordem de R$
18,1 milhões. O desempenho econômico, financeiro e patrimonial da
AFPESP demonstrado em 2020 permite o planejamento e a tomada de
decisões futuras, visto que os compromissos de curto prazo, encontram-
se dentro do programado e provisionado. Situação que pode ser observada
no resultado de alguns indicadores. Na análise da Estrutura de Capital
nota-se uma boa situação econômica da AFPESP, visto que o Capital de
Terceiros representa apenas 8,7 % do seu Capital Próprio. Os índices de
liquidez que permitem avaliar o nível de rentabilidade e de confiabilidade da
instituição, apresentaram os seguintes resultados: Índice de Liquidez Ime-
diata R$ 5,20; Índice de Liquidez Corrente R$ 6,10; Índice de Liquidez
Geral de R$ 15,57. Outro indicador importante para a sociedade AFPESP é
o da “Distribuição do Patrimônio”, o qual indica que 57% do patrimônio
estão aplicados no Ativo Imobilizado e os restantes 43% em ativos, como,
contas a receber, disponibilidade de caixa e aplicações financeiras. Tal
resultado não alterou em relação ao exercício anterior. Convém destacar
também EBITDA ou LAJIDA em português, que significa “ Lucro antes do
pagamento de juros, imposto, depreciação e amortização”, com resultado
de R$ 32,4 milhões. As receitas financeiras que totalizaram R$ 5,05 mi-
lhões e as Despesas Financeiras montaram R$ 6,14 milhões, mais R$ 918
mil de reversão de AVP, lembrando que o mercado financeiro foi duramente
afetado pelos efeitos da pandemia. A crise pela qual todos estamos pas-
sando, sem dúvida, deixará marcas profundas na corporação, no entanto
continuaremos confiando na nossa capacidade de resistir e de inovar.
Assim prosseguiremos em 2021, quando a nossa Associação completará
90 anos, fortes e com vigor necessário ao bom combate, superando cada
obstáculo que se coloca no seu caminho, com competência e fé. Para tan-
to, estamos certos de que poderemos contar com o apoio fundamental dos
nobres conselheiros dos Conselhos Fiscal e Deliberativo, aos quais agra-
decemos o inestimável cuidado para com a nossa AFPESP.
Álvaro Gradim
Presidente da Diretoria Executiva
Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis em 31 de Dezembro de 2020 e 2019 - (Valores expressos em Reais)
1. Contexto Operacional: A Associação dos Funcionários Públicos do Esta-
do de São Paulo tem a sua sede localizada à Rua Bettencourt Rodrigues, nº
155 - Sé, São Paulo, Capital, Estado de São Paulo, Brasil. Foi constituída em
05 de novembro de 1931 e tem como objetivo social defender os interesses
dos servidores públicos associados, promover ações de atendimento nas
áreas de esporte lazer, recreação, cultura, saúde e educação, visando à
qualidade de vida dos associados, atuando de forma integrada e harmônica
para o alcance dos seus objetivos. 2. Apresentação das Demonstrações
Contábeis: 2.1. Declaração de conformidade: As demonstrações contábeis
foram elaboradas de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade,
consubstanciadas nos pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronuncia-
mentos Contábeis (CPC) e nas disposições aplicáveis às instituições sem
fins lucrativos, ITG 2002 - Entidade Sem finalidade de Lucros, combinada
com a NBC TG 1000 - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas,
expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que visam orientar
o atendimento às exigências legais sobre procedimentos contábeis a serem
cumpridos pelas pessoas jurídicas de direito privado sem finalidade de lu-
cros. A emissão das demonstrações contábeis foi autorizada pela Diretoria
da AFPESP dia 01 de março de 2021, apreciada por esta auditoria indepen-
dente e será submetida ao Conselho de Administração. 2.2. Base de prepa-
ração: As demonstrações contábeis foram preparadas considerando o custo
histórico como base de valor. 2.3. Moeda funcional e moeda de apresenta-
ção: Os itens incluídos nas demonstrações contábeis são mensurados
usando a moeda do principal ambiente econômico no qual a Associação atua
(“moeda funcional”). As demonstrações contábeis estão apresentadas em
reais, que é a moeda funcional da Associação e, também, a sua moeda de
apresentação. 2.4. Uso de estimativas e julgamentos: A preparação das
demonstrações contábeis de acordo com as Normas Brasileiras de Contabi-
lidade exige que a Administração faça julgamentos, estimativas e premissas
que afetam a aplicação de políticas contábeis e os valores reportados de
ativos, passivos, receitas e despesas. Os resultados reais podem divergir
dessas estimativas. Estimativas e premissas são revistas de uma maneira
contínua. Revisões com relação a estimativas contábeis são reconhecidas
no período em que as estimativas são revisadas e em quaisquer períodos
futuros afetados. 2.5. Principais políticas contábeis: As principais práticas
contábeis adotadas pela Associação para a elaboração e apresentação das
demonstrações contábeis são as seguintes: 2.5.1. Instrumentos financei-
ros: Ativos e passivos financeiros não derivativos: A Associação reconhe-
ce os empréstimos e recebíveis e depósitos inicialmente na data em que
foram originados. Todos os outros ativos e passivos financeiros são reco-
nhecidos inicialmente na data da negociação na qual a Associação se torna
uma das partes das disposições contratuais do instrumento. A Associação
tem os seguintes ativos e passivos financeiros não derivativos: ativos finan-
ceiros registrados pelo valor justo por meio do resultado e empréstimos e
recebíveis. Ativos financeiros registrados pelo valor justo por meio do
resultado: Um ativo financeiro é classificado pelo valor justo por meio do
resultado caso seja classificado como mantido para negociação e seja de-
signado como tal no momento do reconhecimento inicial. Os ativos financei-
ros são designados pelo valor justo por meio do resultado se a Associação
gerencia tais investimentos e toma decisões de compra e venda baseadas
em seus valores justos, de acordo com a gestão de riscos documentada e a
estratégia de investimentos da Associação. Os custos da transação, após o
reconhecimento inicial, são reconhecidos no resultado como incorridos. Ati-
vos financeiros registrados pelo valor justo por meio do resultado são medi-
dos pelo valor justo, e mudanças no valor justo desses ativos são reconhe-
cidas no resultado do exercício. Os ativos financeiros registrados pelo valor
justo por meio do resultado abrangem adiantamento a fornecedores, despe-
sas antecipadas e outros créditos. 2.5.2. Apuração do resultado, receitas,
despesas e classificação dos ativos e passivos: O resultado é apurado
pelo regime de competência de exercícios que considera os rendimentos,
encargos e efeitos das variações monetárias calculados a índices ou taxas
oficiais, incidentes sobre os ativos e passivos, e os efeitos dos ajustes para
o valor de mercado, quando aplicável. As receitas de diárias são reconheci-
das em função da efetiva hospedagem pelos Associados independentemen-
te da forma como as contraprestações são recebidas. As receitas de títulos
são reconhecidas pelo valor justo ajustadas a valor presente quando os pra-
zos de recebimento são superiores há 12 meses. As despesas são reconhe-
cidas com observância do regime de competência contábil. Os ativos realizá-
veis e os passivos exigíveis, no decorrer do exercício seguinte, são classi-
ficados como circulante. 2.5.3. Caixa e equivalentes de caixa: Correspon-
dem aos valores de caixa, depósitos bancários de livre movimentação e
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sábado, 19 de junho de 2021 às 01:25:25

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