Balanço - Banco Bradesco S.A

Data de publicação05 Fevereiro 2021
SeçãoEmpresarial 2
Sumário
Caderno Empresarial 2
BALANÇO
BANCO BRADESCO S.A. ..................................................................2
Diário Oficial
Estado de São Paulo
Empresarial 2
Volume 131 • Número 23 Página 2
São Paulo, sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021
continua...
Senhoras e senhores acionistas,
Submetemos à apreciação de V.Sas. as Demonstrações Contábeis Individuais
e Consolidadas do Banco Bradesco S.A. relativas ao período encerrado em 31 de de-
zembro de 2020, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às
instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
1. Comentário Econômico
O segundo semestre de 2020 foi um período de recuperação para a economia
brasileira. Esse processo, evidenciado em indicadores relacionados à produção, deman-
da, conÀ ança e geração de postos de trabalho, tem sido consistente, reÁ etindo a adoção
de estímulos de diversas naturezas. Em alguns casos, os dados mais recentes apontam
para patamares até mesmo superiores aos observados antes da pandemia. Ao mesmo
tempo, as expectativas para 2021 mantêm-se bastante favoráveis, com o início de vaci-
nação no País e a retomada da agenda de reformas estruturais.
O Sistema Financeiro Nacional continua atuando de forma efetiva e expandindo
o crédito de maneira sustentável, tanto para famílias quanto para empresas, ajudando-as
a superar as diÀ culdades advindas pela pandemia. A manutenção do teto de gastos pú-
blicos e a sinalização, por parte das autoridades, de trajetórias cadentes da dívida gover-
namental deverão contribuir ativamente para que o esperado processo de normalização
da política monetária ocorra de forma gradual. Em ambiente de volta à normalidade na
economia global, o Brasil tende a ser beneÀ ciado pela redução da aversão ao risco.
No cenário global, a atividade econômica nas principais economias também tem
se recuperado, a despeito do recente recrudescimento da pandemia em alguns países
desenvolvidos. Esse processo de retomada deverá continuar em curso, favorecido pelo
início da vacinação em várias regiões, transição política nos EUA e pela continuidade da
expansão econômica chinesa.
2. Destaques no Exercício
Emissão da Primeira Letra Financeira com Critérios de Sustentabilidade:
O título emitido em dezembro de 2020 seguiu o Framework de Finanças Climá-
ticas e captou R$ 1,2 bilhão para À nanciar ativos que apoiam a transição para
uma economia menos intensiva em carbono;
BAC Florida Bank: Foram obtidas todas as autorizações regulatórias para aqui-
sição, pelo Bradesco, de 100% do capital social do BAC. O contrato de Compra
de Ações para aquisição do BAC Florida Bank, BAC Florida Investments Corp e
BAC Global Advisors, foi assinado em maio de 2019;
BITZ Serviços Financeiros S.A.: início das operações da nova empresa da
Organização Bradesco, que atua no mercado brasileiro de Carteiras Digitais e
Contas de Pagamento. Por meio do BITZ, os clientes podem armazenar dinhei-
ro, fazer pagamentos - inclusive via QR Code -, transferências, recargas, rece-
bimentos e compras on-line. Assim, o Bradesco passa a ter um portfólio ainda
mais completo e reaÀ rma o compromisso de presença digital;
Bradesco aderiu à Partnership for Carbon Accounting Financials - PCAF,
uma colaboração internacional entre bancos, investidores e gestores de fundos
com foco em desenvolver metodologias para mensurar e divulgar emissões de
carbono geradas pelas atividades À nanciadas pelas instituições. Com isso, nos
tornamos o primeiro banco brasileiro a fazer parte da iniciativa; e
5a posição global no Dow Jones Sustainability Indices: O Bradesco teve a
melhor performance entre os bancos brasileiros presentes no Índice e alcançou
a quinta posição entre os mais de 250 bancos avaliados globalmente.
3. Resultado do Exercício
Em 2020, registramos um Lucro Líquido Contábil de R$ 16,5 bilhões, equi-
valente a R$ 1,78 por ação ON e R$ 1,96 por ação PN, com rentabilidade de 12,5%
sobre o Patrimônio Líquido médio. O retorno anualizado sobre os Ativos Totais médios
foi de 1,1%.
A título de Juros sobre o Capital Próprio, destinamos aos acionistas R$ 5,5
bilhões, em valores brutos, na forma de pagamentos mensais, intermediários e com-
plementares. Assim, foram atribuídos R$ 0,66 (R$ 0,56 líquido de IR), que incluem o
adicional de 10% para cada ação preferencial em relação as ações ordinárias, e R$ 0,60
(R$ 0,51 líquido de IR) para cada ação ordinária. Fechamos 2020, com um payout bruto
de 35,3% do lucro contábil do exercício (líquido de IR 30,0%).
Ao longo dos 12 meses do ano, os impostos e contribuições, incluindo previden-
ciárias, pagos ou provisionados, alcançaram R$ 23.505 bilhões, sendo 39,9% relativos
aos tributos retidos e recolhidos de terceiros e 60,1% apurados com base nas atividades
desenvolvidas pela Organização Bradesco.
Vale destacar que o resultado do período foi impactado, principalmente, por
maiores despesas de PDD, reÁ exo do reforço de provisão relacionada ao cenário econô-
mico adverso realizado no decorrer de 2020, totalizando R$ 9,1 bilhões (3T20 - R$ 2,6
bilhões, 2T20 - R$ 3,8 bilhões e 1T20 - R$ 2,7 bilhões). Ao À nal de dezembro de 2020,
o total da provisão para cenário econômico adverso atingiu R$ 11,4 bilhões, ressaltando
que nosso nível de provisionamento é baseado em modelos estatísticos que capturam
informações históricas e prospectivas, bem como a experiência da Administração, e re-
Á etem nossa expectativa de perdas em diferentes cenários econômicos.
Capital, reservas e dívida subordinada
No encerramento do exercício, destacamos:
R$ 79,1 bilhões era o Capital Social realizado;
R$ 59,4 bilhões totalizaram as Reservas Patrimoniais; e
R$ 143,7 bilhões foi o Patrimônio Líquido, com crescimento de 7,5% em rela-
ção ao mesmo período do ano anterior. O valor patrimonial por ação
foi de R$ 16,26.
No À nal de 2020, o valor de mercado do Bradesco chegou a R$ 226,8 bilhões,
equivalente a 1,6 vez o Patrimônio Líquido, com redução de 19,6% em comparação
com 2019.
O Índice de Basileia em dezembro de 2020 foi de 15,8%, superior ao mínimo de
10,25% regulamentado pela Resolução no 4.193/13, do Conselho Monetário Nacional,
de acordo com o Comitê de Basileia. Em relação ao Patrimônio de Referência, o Índice
de Imobilização atingiu 30,1% no Consolidado Prudencial, dentro do limite máximo de
50,0% estipulado pelo Banco Central do Brasil.
No À nal do exercício, a Dívida Subordinada somava R$ 53,2 bilhões (R$ 14,3
bilhões no Exterior e R$ 38,9 bilhões no Brasil), dos quais R$ 26,7 bilhões foram consi-
derados elegíveis a capital regulatório e integram o Patrimônio de Referência.
Abaixo, um resumo de nossas informações À nanceiras:
R$ milhões Dez/20
Balanço Patrimonial - Dados Selecionados
Títulos e Valores Mobiliários 616.498
DPV 265.514
Negociação 251.171
Mantidos para Vencimento
(1) 99.813
Operações de Crédito - Carteira Expandida (2) 686.968
Total dos Recursos Captados e Administrados 2.455.205
Fundos e Carteiras Administradas 1.023.287
Recursos Captados e Administrados 1.431.918
Depósitos Totais 547.683
Depósitos a Prazo 358.347
Depósitos de Poupança 136.698
Depósitos à Vista 51.841
Depósitos InterÀ nanceiros 797
Provisões Técnicas de Seguros, Previdência e Capitalização 284.606
Dívida Subordinada 53.246
País 38.893
Exterior 14.353
Recursos de Emissão de Títulos 144.904
País 131.815
Exterior 13.088
Cobrança e Arrecadação de Tributos e Assemelhados 709
Capital de Giro Próprio 117.123
Empréstimos e Repasses 47.781
País 23.815
Exterior 23.966
Carteira de Câmbio 18.758
Captação no Mercado Aberto 217.108
Qualidade da Carteira de Crédito (Bacen) - %
Índice de Inadimplência (> 90 dias (3)/Carteira de Crédito) 2,2
(1) Conforme dispõe o Artigo 8o da Circular no 3.068/01, do Bacen, o Bradesco declara
possuir capacidade À nanceira e intenção de manter até o vencimento os títulos clas-
siÀ cados na categoria “mantidos até o vencimento”;
(2) Além da carteira de crédito - conceito Bacen, inclui avais, À anças, cartas de crédi-
to, antecipação de recebíveis de cartão de crédito, debêntures, notas promissórias,
coobrigação em cessões para certiÀ cados de recebíveis imobiliários e crédito rural,
cédula do produto rural (CPR), certiÀ cados de recebíveis imobiliário (CRI), certiÀ ca-
dos de direitos creditórios do agronegócio (CDCA) e fundos de investimentos em
direitos creditórios (FIDC); e
(3) Créditos em atraso.
Gerenciamento de Capital
Composta por Comissões e Comitês, temos a estrutura de gerenciamento de
capital, que assessora a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração na tomada
de decisões. A avaliação da suÀ ciência de capital é realizada para garantir que a Orga-
nização mantenha níveis adequados de capital para suportar e apoiar o desenvolvimen-
to das suas atividades e fazer frente aos riscos incorridos, considerando os objetivos
estratégicos deÀ nidos. A visão adotada é a prospectiva, que visa antecipar possíveis
mudanças nas condições regulatórias e de mercado.
4. Foco Estratégico
A nossa estratégia está pautada em encantar os nossos clientes, trazendo uma
proposta de valor condizente às suas necessidades para merecermos sua admiração
e conÀ ança. Assim, em 2020, revisamos nossa estratégia corporativa para alinharmos,
ainda mais, as ações em um único sentido: atender às expectativas de vida das pessoas,
de acordo com o seu ciclo de vida, aumentando a satisfação por meio de experiências de
excelência em todo o relacionamento com o Banco.
A partir dessa reÁ exão, fundamentamos nossa estratégia em 4 pilares que guiam
nossa trajetória rumo a perenidade: cliente; eÀ ciência; pessoas; e sustentabilidade.
O cliente é o centro de nossa estratégia e temos realizado diversas ações para
aprimorar o conhecimento por meio do uso de inteligência de dados, soluções completas
de negócio e jornadas de excelência, desenvolvendo formas para conhecer o cliente,
seu momento de vida e interação com a Organização. Dessa maneira, queremos dispor
de ofertas contextualizadas, de acordo com o seu perÀ l, proporcionando momentos agra-
dáveis e ágeis ao contatar o Banco.
O nosso comportamento e mentalidade são digitais para sermos simples, ágeis,
Á exíveis, conectados e inovadores. Em um contexto de grande transformação digital
queremos tornar a experiência bancária ainda mais conveniente, moderna, rápida e se-
gura para o cliente - direcionadores presentes no dia a dia.
Buscamos maximizar valor sob a perspectiva do cliente por meio da cultura com
foco em melhoria e eÀ ciência contínua. A gestão de despesas possui destaque, contri-
buindo com ações e projetos voltados à otimização do uso dos canais e redução no custo
de servir, sem perder a qualidade.
Nosso foco é sermos relevantes para nossos clientes, acionistas, funcionários,
parceiros e sociedade, gerando valor para todos os públicos. Assumimos o compromis-
so de crescer de forma sustentável e diversiÀ cada, por meio do melhor equilíbrio entre
risco e retorno e uma estrutura de capital e liquidez robustas. Reiteramos, com nossos
compromissos na frente de Diversidade, a nossa crença no potencial transformador das
pessoas, respeitando a individualidade e a pluralidade. Inclusão e educação À nancei-
ra são direcionadores importantes também, pois por meio deles impactamos a vida de
milhares de pessoas. Além disso, nos comprometemos com assuntos relacionados à
Sustentabilidade, a À m de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Tendo como um dos principais pilares as pessoas que aqui trabalham, busca-
mos aprimorar as competências essenciais delas, com objetivo de tornar viável nossa
estratégia corporativa. Por meio de uma cultura organizacional pautada pela ética, trans-
parência e respeito ao próximo, investimos em um ambiente inovador, desaÀ ador, inclu-
sivo e diversiÀ cado. Também, queremos ser uma empresa almejada por proÀ ssionais de
alta performance, onde pretendem construir o seu presente e futuro.
5. Sustentabilidade para o Bradesco
A missão corporativa do Bradesco expressa o compromisso com o desenvolvi-
mento sustentável, que é um dos direcionadores para a condução de nossos negócios,
reconhecendo a gestão de aspectos ambientais, sociais e de governança - ASG (ESG,
na sigla em inglês) como essencial para o crescimento e a perenidade dos negócios,
possibilitando a geração de valor compartilhado e de longo prazo para acionistas, funcio-
nários, fornecedores, clientes e sociedade.
Nossa Estratégia de Sustentabilidade está baseada em seis pilares: Negócios
Sustentáveis, Mudanças Climáticas, Relacionamento com Clientes, Diversidade, Inova-
ção e Investimento Social Privado. Além disso, nossa atuação está alinhada aos Objeti-
vos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Destacamos os principais avanços e conquistas obtidos em 2020:
Empreendemos esforços individuais, e em aliança com outras empresas, para
combater à COVID-19, apoiando ações que vão desde a produção e disponibi-
lização de máscaras até a construção de hospitais de campanha;
Nós, Bradesco nos unimos com o Itaú e o Santander, de maneira inédita, para
elaborar o Plano Amazônia, um conjunto de 10 medidas com foco em promo-
ver a conservação ambiental e o desenvolvimento da bioeconomia no bioma, o
investimento em infraestrutura sustentável, e a garantia de direitos básicos da
população amazônica;
Pela 16a vez, permanecemos na carteira do Índice de Sustentabilidade Em-
presarial (ISE) da B3;
Recebemos um upgrade de A para AA no Rating ESG MSCI Sustainability
Index e o nosso desempenho foi avaliado acima da média do mercado pelas
principais agências de rating ESG, como FTSE4Good, ISS ESG Corporate
Rating, Sustainalytics ESG Ratings, entre outros;
Em gestão climática, um dos pilares de nossa estratégia, alcançamos a catego-
ria de liderança (A-) na avaliação do CDP; e
Passamos a consumir exclusivamente energia de fontes renováveis e a neu-
tralizar as emissões de gases de efeito estufa, diretas e indiretas, decorren-
tes das atividades operacionais.
Estamos comprometidos em avançar nessa jornada, com o aperfeiçoamento
contínuo de nossas práticas e a contribuição para iniciativas setoriais e multissetoriais.
Além dos diversos compromissos voluntários em que participamos, em 2020 ingres-
samos na Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, na Partnership for Carbon
Accounting Financials (PCAF) e no Investidores pelo Clima (IPC).
Acompanhe essa evolução por meio dos sites bradescori.com.br e
bradescosustentabilidade.com.br.
6. Clientes
O cliente está no centro de todas as nossas atividades e é a razão de nossa
existência. Ao longo dos 77 anos, aperfeiçoamos a maneira de interagir e atender, re-
forçando, constantemente, que todos que aqui trabalham saibam como agir no relacio-
namento com os clientes. Seguimos em função das suas necessidades e preferências,
atentos ao propósito de cada perÀ l, identiÀ cando seu momento de vida, buscando enten-
der seus planos, de modo a fazer parte de suas conquistas.
Alcançamos todos os perÀ s de clientes com o mesmo nível de excelência para
atender o maior número de pessoas, cumprindo, assim, nossos objetivos de democrati-
zação no acesso aos produtos e serviços bancários, favorecendo a inclusão À nanceira,
mobilidade social e empreendedorismo. Tendo a escala e a diversiÀ cação como diferen-
ciais no modelo de atuação, esses valores se estendem ao cliente não-correntista, pois
reconhecemos a sua importância e o seu potencial para ampliarmos nossos negócios.
Oferecendo agilidade e praticidade em todas as áreas que atuamos, segmen-
tamos a estrutura, tanto para pessoa física quanto jurídica, garantindo uma jornada de
qualidade.
Em 2020, revisamos as estratégias corporativas de relacionamento com o clien-
te, criando iniciativas com o objetivo de atingir às suas expectativas e ampliando seu
grau de satisfação pela excelência alcançada em todo o relacionamento com a Organi-
zação. Nesse sentido, destacamos dois itens importantes:
Estruturação de Programa Corporativo denominado 100% Cliente, aproveitando
as melhores práticas de mercado, com objetivo de organizar nosso modelo de
negócios para garantir que o cliente esteja sempre no centro das atenções; e
Criação da posição do Chief Customer OfÀ cer (CCO), com o objetivo de asse-
gurar que a política de satisfação do cliente seja efetiva dentro da Organização.
No À nal do exercício, nossa base era composta por 70,2 milhões de clientes.
(1) Gestora de recursos, fundos de pensão e corretoras de valores; e
(2) Clientes pessoa física ou jurídica consumidores de produtos da Organização Bradesco e que não possuem conta corrente.
Múltis & Institucional(1)
Large Corporate
5EL
Private Bank
5PL
Exclusive
Não Correntista(2)
5D5
5
Classic
Prime
5
5
5
Corporate
5PLD5EL
Corporate
One
5PLD5PL
Empresas e Negócios
PESSOA JURÍDICA
PESSOA FÍSICA
$Wp5PL
5HQGD0HQVDO Faturamento Anual Investimento
7. Estrutura de Atendimento
A nossa moderna Rede de Atendimento é ampla e constantemente atualizada,
oferecendo praticidade e segurança nos serviços prestados em todos os segmentos
que atuamos. Presente em todo o território nacional e em localidades estratégicas no
exterior, ao À nal de 2020, a Rede era composta por 79.870 pontos, assim distribuídos:
Dez/20
Informações Estruturais - Unidades
Pontos de Atendimento 79.870
- Agências 3.395
- PAs 4.623
- PAEs 822
- Pontos Assistidos da Rede Banco24Horas 15.235
- Bradesco Expresso (Correspondentes) 39.100
- Bradesco Financiamentos 16.620
- Losango 58
- Agências, Subsidiárias e Escritório de Representação, no Exterior 17
Máquinas de Autoatendimento 54.522
- Rede Bradesco 30.694
- Rede Banco24Horas 23.828
Acessibilidade
Desde 1998, quando fomos pioneiros ao disponibilizar diversas soluções de
acessibilidade, produtos e serviços aos clientes com deÀ ciência, seguimos evoluindo,
desenvolvendo e utilizando meios para trazer, cada vez mais, autonomia, praticidade e
independência À nanceira a eles.
Atentos aos nossos valores e missão, que incluem a democratização de acesso
e inclusão, entre algumas ações que realizamos, destacamos: Mouse Virtual, Virtual
Vision, Tutoriais em Libras, Kit Braille, Fonte Ampliada, WebLibras e, novamente, inova-
mos ao disponibilizar saque em Libras pela Íris - Intérprete Digital de Libras Bradesco.
Este último, presta atendimento assertivo e de qualidade, ampliando o relacionamento
com o Banco, onde os funcionários fazem o atendimento inicial e conectam o cliente ao
intérprete digital.
Canais Digitais
Sabemos que não basta oferecer uma moderna e ampla estrutura física, assim,
visando à comodidade, praticidade e segurança dos clientes, disponibilizamos diversos
produtos, serviços e atendimento, em qualquer horário e local, por meio dos nossos
canais digitais Internet Banking, Bradesco Celular, Autoatendimento, Redes Sociais e
Fone Fácil. Atualmente, eles representam 98% das transações realizadas, sendo 89%
via internet e mobile.
Plataformas Digitais
Temos 8 grandes Plataformas Digitais que atendem os clientes dos segmentos
Exclusive e Prime, convidados ou que solicitam a migração para as unidades em função
do seu perÀ l de relacionamento. Atendemos 367.000 mil clientes, sendo 362.000 mil
Exclusive e 105.000 mil Prime. Contamos, ainda, com a Agência Digital Bradesco Private
Bank, que atende 4.848 clientes do segmento.
Área Internacional
Operamos no mercado de câmbio, exportação, importação, transferências À nan-
ceiras e no À nanciamento ao comércio exterior.
Atuamos nas principais regiões do Brasil por meio de 12 unidades operacionais
especializadas e 18 pontos de atendimento localizados junto ao segmento Corporate. No
exterior, contamos com 3 Agências, 12 Subsidiárias e 2 Escritórios de Representação,
além de uma extensa rede de bancos correspondentes.
Recentemente concluímos a aquisição do BAC Florida Bank e suas subsidiárias
para oferecer uma plataforma completa de produtos e serviços bancários e de investi-
mentos, agora também nos Estados Unidos.
Encerramos o exercício ocupando posições de destaque nos rankings de Expor-
tação, Importação e Trade Finance.
Rede no Exterior
Agências
Nova York Banco Bradesco S.A.
Grand Cayman
Londres Banco Bradesco Europa
Subsidiárias
Buenos Aires Banco Bradesco Argentina S.A.U.
Luxemburgo Banco Bradesco Europa S.A.
Nova York Bradesco North America LLC
Bradesco Securities, Inc.
Londres Bradesco Securities UK Limited
Hong Kong Bradesco Securities Hong Kong Limited
Bradesco Trade Services Limited
Grand Cayman Cidade Capital Markets Ltd.
Jalisco Bradescard México Sociedad de Responsabilidad Limitada
Florida
BAC Florida Bank
BAC Florida Investments
BAC Global Advisors
Escritório de Representação
Miami Banco Bradesco S.A.
Hong Kong Banco Bradesco S.A.
Next, o nosso banco digital
Desde o seu lançamento, em 2017, o next cresce de maneira acelerada, tor-
nando-se, em setembro de 2020, uma empresa ligada, o que confere maior autonomia
para implementação dos modelos que uma À ntech precisa e movimentos estratégicos
na busca pelo crescimento exponencial e sustentável. Com o DNA de inovação do
Bradesco, a segurança e a solidez da Organização, proporciona, experiências digitais
a mais de 3,7 milhões de clientes. 100% digital, atua com base nos conceitos de user
experience - experiência do usuário -, jornadas inteligentes e soÀ sticados algoritmos,
oferecendo as melhores funcionalidades, antecipando ações e sugerindo opções asser-
tivas para cada cliente.
Conta com um completo portfólio de serviços ilimitados e gratuitos, como trans-
ferências, cartão de crédito, gerenciador À nanceiro, saques via autoatendimento do
Bradesco e da Rede Banco24horas, carteiras digitais, jornada de proteção com ofertas
de seguros, entre outros. Também, é um grande hub de conexão com serviços não À -
nanceiros, onde, por meio do Mimos, proporciona aos clientes descontos e benefícios
especiais em mais de 260 marcas e 860 ofertas com diversos parceiros.
Destacamos alguns lançamentos ao longo do exercício: integração com o Apple
Pay, fazendo do next o único banco digital a estar com as principais carteiras digitais
do mercado; nextJoy - uma conta digital gratuita para menores de idade, em parce-
ria inédita com a Disney, promovendo educação À nanceira; Integração com a Ágora
levando mais de 300 opções de investimento aos clientes; e em parceria com a Bradesco
Auto/RE, disponibilizamos aos clientes o Seguro Residencial, complementando a jorna-
da de Proteção, que já oferece Plano Odontológico, Seguro Prestamista e Seguro para
Cartão de Débito e Crédito.
8. Principais produtos e serviços
Seguros
Líder de mercado no Brasil e na América Latina, o Grupo Bradesco Seguros
trabalha para oferecer o melhor atendimento aos segurados. Com um sólido caminho,
contribui de forma consistente para os resultados consolidados da Organização e nos
representa na oferta de múltiplos produtos para proteção pessoal, familiar e empresarial,
em várias circunstâncias e em diversos segmentos, como Seguro Auto, Seguros de Vida,
Plano de Saúde, Dental, Capitalização, Planos de Previdência Privada e Ramos Ele-
mentares, que incluem Seguro Residencial e Patrimonial para pessoa física e jurídica.
Mantemos, também, presença no segmento segurador de grandes riscos, P&C -
Property and Casualty e transportes, voltado ao cliente corporativo de médio e grande
portes dos mais diversos nichos de mercado, por meio da associação entre a Bradesco
Seguros e a Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros S.A.
Aos mais de 30,6 milhões de segurados e clientes, está disponível uma moder-
na estrutura de atendimento, formada por canais web e mobile, centrais de atendimento
telefônico, dependências próprias com equipes comerciais, Agências do Bradesco e uma
rede de corretores ativos, garantindo presença em todas as regiões do País.
R$ milhões Dez/20
Indicadores Grupo Bradesco Seguros
Lucro Líquido 5.120
Retorno Anualizado sobre PL Médio (ROAE) - % 14,3%
Patrimônio Líquido 37.792
Ativos Totais 339.480
Investimentos Livres e Coberturas das Provisões Técnicas 319.711
Provisões Técnicas de Seguros, Previdências e Capitalização 284.606
Receita de Prêmios de Seguros, Contribuição de Previdência e
Receitas de Capitalização 73.737
Indenizações, Sorteios e Resgates Pagos 61.350
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO
MENSAGEM AOS ACIONISTAS
Senhoras e senhores acionistas,
2020 foi um ano sem igual. Marcado pela pandemia da Covid 19, que nos
colocou a prova, se tornou um dos momentos mais desaÀ adores da nossa história.
As adversidades do período proporcionaram oportunidades que À zeram com que, mais
uma vez, nos reinventássemos, sob o olhar da inovação e da evolução.
Contudo, preservamos a nossa tradição de bem-servir os clientes, fortalecendo
a marca e renovando nossa vocação de parceria, diria até mais que isso, de um
relacionamento de conÀ ança com os brasileiros, os empreendedores e o País. Juntos,
buscamos superar os desaÀ os nos momentos mais difíceis.
O mundo não é mais o mesmo, mas com resiliência e dedicação, contribuiremos
para a construção de um futuro muito melhor.
Encerramos o ano gratos e esperançosos em relação ao que se inicia: um 2021
repleto de possibilidades e sonhos. A partir dele, vamos começar uma nova caminhada.
Que o mundo volte a brilhar!
Convido a todos para conhecerem o resumo de nossos resultados ao longo
do ano.
Uma boa leitura!
Cidade de Deus, 3 de fevereiro de 2021
Luiz Carlos Trabuco Cappi
Presidente do Conselho de Administração
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sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021 às 01:05:20
Sumário
Caderno Empresarial 2
BALANÇO
BANCO BRADESCO S.A. ..................................................................2
Diário Oficial
Estado de São Paulo
Empresarial 2
Volume 131 • Número 23 Página 3
São Paulo, sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021
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RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO
Cartões
Contamos com a mais completa linha de soluções em meios de pagamentos
do Brasil, atuando com as principais bandeiras, como Elo, Visa, Mastercard e American
Express, e oferecemos cartões Private Label em parceria com importantes empresas.
Por meio da nossa subsidiária Bradescard México, uma das principais instituições À -
nanceiras atendendo o mercado mexicano, atuamos como uma das maiores emissoras
de crédito com exclusividade em cadeias de lojas líderes naquele país, como a rede de
lojas C&A.
Ainda, estamos bem posicionados com relevantes participações acionárias na
Cielo e, por meio da Elopar - holding de investimentos que inclui a Alelo (Cartão benefí-
cio, pré-pagos e Money Card), Livelo (programa de À delidade por coalizão), participação
na Elo Serviços (bandeira), Banco CBSS (emissão de cartão de crédito e outros produtos
À nanceiros) e Veloe (empresa de mobilidade e pedágios).
R$ 192,8 bilhões em transações de cartões no exercício.
R$ 6,8 bilhões de Receita de Prestação de Serviços.
Operações de Crédito
A nossa capilaridade permite a realização de empréstimos e À nanciamentos di-
retos ou em parceria estratégicas com diversas cadeias de negócios, mantendo o foco
na melhoria da experiência e no atendimento aos clientes em suas reais necessidades.
Ampliamos e diversiÀ camos as ofertas nos canais de distribuição, especialmente os
meios digitais, complementados pela Rede de Agências e Correspondentes Bancários.
Estamos em plena capacidade operacional e a política que possuímos guia ações de
gerenciamento, constantemente atualizada, é condizente com a realidade econômica.
Destacamos algumas linhas:
Agronegócio: À guramos entre os maiores À nanciadores no nicho, com ofertas
e soluções para o desenvolvimento da produção, mantendo acordo com os principais
fabricantes de equipamentos agrícolas do País.
Repasses: líder em repasses de recursos do BNDES - Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social;
Imobiliário: um dos mais relevantes neste mercado, mantendo compromisso
em atender a demanda do setor, À nanciando tanto a indústria da construção
quanto a aquisição de imóvel pelos mutuários À nais; e
Para empresas: linhas de capital de giro, de antecipação de recebíveis e de
À nanciamentos de bens voltados para pequenas e médias empresas. Com o
Bradesco Corporate, líder em ativos do mercado brasileiro para grandes e mé-
dias empresas, oferecemos soluções completas para diferentes necessidades
e setores empresariais.
Saldo das principais carteiras no exercício:
R$ 687,0 bilhões em operações de crédito, no conceito expandido, que inclui
avais, À anças, cartas de crédito, antecipação de recebíveis de cartão
de crédito, debêntures, notas promissórias, coobrigação em cessões
para certiÀ cados de recebíveis imobiliários e crédito rural, cédula do
produto rural (CPR), certiÀ cados de recebíveis imobiliários - CRI, cer-
tiÀ cados de direitos creditórios do agronegócio - CDCA e fundos de
investimentos em direitos creditórios - FIDC;
R$ 45,2 bilhões foi o saldo consolidado da provisão para créditos de liquidação
duvidosa, que inclui uma provisão complementar de R$ 10,5 bilhões,
constituída considerando nosso modelo de provisionamento, que tem
base em modelos estatísticos que capturam informações históricas e
prospectivas, e na experiência da Administração, de modo a reÁ etir a
nossa expectativa de perdas em diferentes cenários econômicos;
R$ 169,1 bilhões em operações destinadas ao À nanciamento ao consumo - que
contempla uma parcela de 65% das operações de créditos destina-
das às pessoas físicas -, incluindo o valor de R$ 69,7 bilhões em
Crédito Consignado, que registrou 9,3 milhões de contratos ativos;
R$ 77,8 bilhões foi o saldo da carteira de Crédito Imobiliário, sendo R$ 59,2
bilhões destinados às pessoas físicas e R$ 18,6 bilhões às pessoas
jurídicas, com um total de 337.519 unidades À nanciadas;
R$ 22,3 bilhões em aplicações em agronegócios; e
R$ 22,8 bilhões somou o saldo das carteiras de Repasses, com 123.379
contratos.
Recuperação de Créditos
Em 2020, reforçamos ainda mais nossas ações de recuperação de créditos,
buscando reduzir as taxas de inadimplência e, ao mesmo tempo, manter o relaciona-
mento com nossos clientes.
Com atualização constante de modelos estatísticos e estratégias analíticas,
segmentamos clientes inadimplentes por níveis de risco e propensão a pagamento, ma-
ximizando retorno nas recuperações.
O investimento em tecnologia segue expandindo nossos canais de comunica-
ção, permitindo atuação por meios Digitais, Rede de Agências, Call Centers e Escritórios
de Cobrança Amigável e Judicial. Também, equipes regionais especializadas atuam de
forma personalizada nos casos mais expressivos, completando o ciclo com nossos Co-
mitês e Comissões de Recuperação.
R$ 5,9 bilhões de créditos foram recuperados no ano.
Consórcios
A Bradesco Consórcios oferece, para clientes correntistas ou não, um portfólio
completo de produtos e serviços. Com uma plataforma integrada para comercialização
das soluções em sinergia com as Agências e Plataformas Digitais, por seu intermédio,
garante a nossa liderança de mercado.
R$ 20,0 bilhões de faturamento nos dozes meses do ano, resultando em
R$ 80,2 bilhões até 2020.
R$ 1,9 bilhão de Receitas de Prestação de Serviços.
1,5 milhão em cotas ativas, totalizando 464,8 mil novas cotas comerciali-
zadas no ano.
Banco de Investimentos
Assessorando clientes em ofertas primárias e secundárias de ações, transações
de fusão, aquisição e venda de ativos, estruturação e distribuição de instrumentos de
dívidas, operações estruturadas de À nanciamento de empresas e projetos na modali-
dade Project Finance, o Banco Bradesco BBI opera como Banco de Investimentos da
Organização.
Com uma equipe altamente qualiÀ cada e de research, a área de Global Markets,
responsável por securities e pelo relacionamento com clientes institucionais, cobre di-
versos setores e companhias abertas em São Paulo, Buenos Aires, México, Nova York,
Londres e Hong Kong.
R$ 333,1 bilhões foi o montante registrado de 200 transações de investment
banking em 2020.
Asset Management
Uma das empresas líderes de mercado, a BRAM - Bradesco Asset Manage-
ment nos representa na oferta de soluções completas de gestão de fundos e carteiras
de investimento para todos os perÀ s de clientes que atendemos. Atua com múltiplos
segmentos, dentre eles, muitos provenientes do Banco Bradesco, além de Investidores
Institucionais, no Brasil e exterior, e diversos Family OfÀ ces, garantindo o mais alto pa-
drão de qualidade em serviços.
R$ 611,0 bilhões em fundos de investimentos e carteiras administradas sob
sua gestão no exercício.
Ágora Investimentos
Após revitalização, a Ágora - Casa de Investimentos, evidencia nossa agilidade
e Á exibilidade na era da inovação ao se transformar em uma plataforma de investimentos
aberta e independente, tanto para pessoa física quanto jurídica, incluindo clientes não
correntistas.
O cadastro é 100% digital e o cliente passa a ter acesso a um portfólio completo
de investimentos, para todos os perÀ s, tendo a curadoria na seleção dos melhores produ-
tos do mercado, com opções de renda variável, mercados futuros, Tesouro Direto, COE,
fundos, títulos públicos e privados de renda À xa e, ainda, conta com uma assessoria
especializada e conteúdos exclusivos elaborados por renomados analistas de mercado.
Disponível via site ou App Ágora, a plataforma possui negociação avançada,
ágil, moderna e intuitiva, 24 horas por dia, proporcionando uma experiência diferenciada
para dar comodidade e total segurança aos clientes no momento de investir.
Corretora
Intermediada pelo BBI, a Bradesco Corretora atende, exclusivamente, clientes
institucionais, com cobertura de análise de empresas e setores. Com as unidades da
Bradesco Securities, atende os mercados norte-americano, europeu e chinês, na inter-
mediação de ações e ADRs - American Depositary Receipts e na distribuição de títulos
públicos e privados para investidores.
Plataforma Completa de Investimentos
Com a gestão completa de investimentos, os clientes contam com uma equipe
de especialistas de investimentos na assessoria das demandas sobre produtos bancá-
rios, fundos de investimento, produtos de mercado de capitais, corretora e previdência
privada, além de ter, também, o atendimento pelos gerentes da Rede de Agências do
Bradesco. Ainda, são disponibilizadas as carteiras sugeridas, que combinam uma diver-
sidade de produtos À nanceiros e são elaboradas mensalmente com base nas perspecti-
vas dos mercados nacional e internacional.
Pilares onde apoiamos os valores da nossa Plataforma:
Assessoria especializada, cujo objetivo é gerar valor aos clientes por meio de
ofertas completas de produtos e soluções de investimentos, para atender as
necessidades dos investidores, correntistas ou não, considerando seu momento
de vida, patrimônio e perÀ l, em diferentes canais de atendimento;
Portfólio de produtos e carteiras recomendadas em plataforma aberta que per-
mite acesso a todo e qualquer produto de mercado independente do originador
e emissor, bem como curadoria de investimentos que recomendará a melhor
combinação de produtos tendo em vista os objetivos e perÀ s dos clientes; e
Plataformas de negociação digitais de última geração, com acesso rápido, fácil
e completo.
Soluções Diversas
Mercado de Capitais
Disponibilizamos um amplo leque de soluções e serviços para o mercado de
capitais por meio de uma moderna infraestrutura e proÀ ssionais especializados, com
ênfase em Administração Fiduciária para Fundos, Clubes de Investimento e Carteiras
Administradas; Custódia QualiÀ cada de Valores Mobiliários para Investidores e Emis-
sores; Escrituração de Valores Mobiliários e Depositário - Escrow Account. Dentre os
serviços prestados, destacamos a nossa representatividade na prestação de serviços de
Custódia QualiÀ cada - Global.
Alguns resultados:
Administração Fiduciária para Fundos, Clubes de Investimentos e Cartei-
ras Administradas
R$ 1,0 trilhão em patrimônio líquido administrados pelo Banco Bradesco e
BEM - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários em Fundos de
Investimento, Carteiras e Clubes de Investimentos.
Custódia QualiÀ cada de Valores Mobiliários para Investidores e Emissores
R$ 1,9 trilhão em ativos custodiados de clientes;
R$ 2,8 trilhões em ativos sob controladoria; e
R$ 244,2 bilhões em valor de mercado, referente a 31 programas de ADR
(American Depositary Receipts) e 4 programas de GDR (Global
Depositary Receipts).
Escrituração de Valores Mobiliários
245 empresas integrantes do Sistema Bradesco de Ações Escriturais,
com 9,6 milhões de acionistas;
449 empresas com 730 emissões integrantes do Sistema Bradesco de
Debêntures Escriturais, com valor de mercado de R$ 650,5 bilhões;
1.039 fundos de investimento integrantes do Sistema Bradesco de Cotas
Escriturais, com valor de R$ 96,4 bilhões; e
33 Programas de BDR (Brazilian Depositary Receipts), com valor de
mercado de R$ 1,8 bilhão.
Depositário (Escrow Account - Trustee)
24.606 contratos, com volume À nanceiro de R$ 15,1 bilhões.
Cash Management
Temos amplo portfólio de produtos e serviços com solidez, segurança, soluções
sob medida e integração das plataformas sistêmicas, com o objetivo de facilitar a gestão
À nanceira de Empresas, Concessionárias de Serviços e Órgãos Públicos para a adminis-
tração do contas a receber e a pagar e arrecadação de tributos e taxas.
A nossa área de Global Cash Management estrutura soluções para empresas
internacionais que atuam no mercado brasileiro e empresas nacionais que atuam no ex-
terior, mantendo parceria com 53 bancos internacionais e acesso à Rede Swift, apoiando
a abertura de contas de empresas indicadas pelos parceiros bancários.
1,3 bilhão de recebimentos processados por meio da Cobrança Bradesco,
Custódia de Cheques, Depósito IdentiÀ cado e OCT-Ordem de Crédito
por Teleprocessamento.
1,2 bilhão de operações realizadas por pessoas jurídicas nos sistemas de
pagamentos. Compromissos que envolvem o contas a pagar (forne-
cedores, salário, tributos e contas de consumo).
195,4 milhões de documentos arrecadados em tributos federais, estaduais,
municipais e demais contribuições.
367,2 milhões de documentos recebidos provenientes de contas de luz,
água, gás e telefone, sendo 58,3 milhões deles quitados pelo Débito
Automático em Conta-Corrente e Poupança, sistema que oferece am-
pla comodidade ao cliente.
139,1 milhões de pagamentos de benefícios aos aposentados e pensionis-
tas do INSS.
91,6 milhões de processamentos de Folha de Pagamento dos setores pú-
blico e privado.
Poder Público
Para atender o Setor Público, possuímos plataformas exclusivas em todo o ter-
ritório nacional, com Gerentes de Negócios capacitados para ofertar produtos, serviços
e soluções com qualidade e segurança aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
federais, estaduais e municipais, além de Autarquias, Fundações Públicas, Empresas
Públicas e de Economia Mista e as Forças Armadas e Auxiliares. Mensalmente, mais
de 11,6 milhões de aposentados e pensionistas do INSS recebem seus benefícios no
Bradesco, sendo o maior pagador dentre todos os bancos no País.
Dispomos de 9 Plataformas Especializadas no atendimento aos Governos,
Capitais, Tribunais, Assembleias, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, além dos
maiores municípios do PIB brasileiro e, também, de 35 Plataformas que atendem as
demais Prefeituras e Órgãos.
9. Tecnologia e Inovação
Nos últimos meses, buscamos intensiÀ car ainda mais a parceria com nossos
clientes por intermédio da nossa capacidade de oferecer soluções personalizadas,
contextualizadas as suas necessidades do dia a dia. A resposta para o enfrentamen-
to da pandemia passa, cada vez mais, pela tecnologia, pela digitalização e estratégia
omnichannel das atividades bancárias.
Seguimos aprimorando a experiência dos clientes com os nossos produtos de
crédito, com uso de algoritmos e advanced analytics, mapeando suas necessidades, em
tempo real, para responder com o melhor produto, limite e preço, considerando as con-
dições e contexto de cada perÀ l. Já foram mais de 60 entregas relacionadas a reÀ nan-
ciamentos, prorrogação de parcelas, renegociações e contratações nos canais, voltadas
para o crédito emergencial durante a pandemia, assim como o lançamento de novos
produtos e evolução de jornadas. Nesse trimestre, destacamos a recomendação da re-
distribuição de limites nos produtos de crédito rotativos, onde o cliente também pode
fazer adesão a novos produtos nos canais e majorar limites, conforme sua necessidade.
Para maior comodidade e autosserviço, disponibilizamos diversas soluções,
como por exemplo, pelo Aplicativo, onde o cliente pode obter o extrato À nanceiro do seu
crédito imobiliário e consultar a evolução do contrato e liberamos pelo Internet Banking
a adequação de limites, possibilitando a autogestão para pagamentos de boletos de
cobrança, adequando o valor na medida de suas possibilidades, no próprio canal ou no
mobile. Na Bradesco Seguros, para produtos de auto, criamos o kit digital para apólices e
endossos digitais, transformando os documentos físicos em digitais liberados nos canais
Portal de Negócios, site do Segurado, app Corretor, app Cliente e e-mail; ampliamos a
lista de produtos de previdência privada ofertados no aplicativo Bradesco, com novas
contratações e aportes, além de novas funcionalidades para manutenção como opções
para alterar dia de pagamento e para receber os documentos digitalizados. O aceite para
Capitalização se tornou 100% digital, onde, após a oferta do gerente da conta, a conÀ r-
mação pode ser feita pelo app Bradesco e Net Empresa e disponibilizamos, também, a
assinatura digital para contratação dos produtos de Saúde.
Incrementamos as habilidades transacionais e de conversação da BIA, orien-
tando, pelo WhatsApp, transações no Home Broker e auxiliando os clientes que estão
iniciando operações na Bolsa com esclarecimentos de compra e venda de ações, agen-
damento de ordens, subscrição de ações e consulta/bloqueio de limites. Além disso, para
entender melhor a necessidade do cliente e dar respostas acuradas, desenvolvemos a
memória de curto prazo da BIA e a interpretação da voz para entender a intenção dos
clientes. Desde o lançamento, são 671 milhões de interações, com aumento da quan-
tidade de interações por usuário, o que demonstra seu crescente papel como advisor.
Atuando na transformação da intermediação À nanceira e dos pagamentos, nos
preparamos antecipadamente e estamos avançando com o PIX (Sistema de Pagamen-
tos Instantâneos). Até dezembro, foram cadastradas mais de 14,6 milhões de chaves.
Além de todas as vantagens que esse novo sistema oferece por ser instantâneo e sim-
ples de usar, agregamos valor disponibilizando a possibilidade de contratação de crédito
no PIX, em caso de insuÀ ciência de saldo para transferência, com soluções ideais para o
cliente resolver tudo on-line. Outra iniciativa de destaque foi a parceria no lançamento do
Disney+ no Brasil, na qual disponibilizamos uma jornada simples e Á uida para ativação
do streaming com ofertas preferenciais através dos cartões de crédito participantes e
com 3 planos disponíveis de acordo com a modalidade do cartão escolhido para paga-
mento e com oferta multicanal no Internet Banking, mobile pessoa física, app Cartões
e Next.
Recentemente, fomos reconhecidos como o Banco do Ano no Brasil, pela
LatinFinance, que destaca as instituições que alcançaram o melhor desempenho em
2020, avaliando o atendimento aos seus clientes e como navegaram em uma crise
de saúde global, com destaques para as iniciativas de inovação. O inovabra habitat,
nosso espaço de inovação colaborativa, À cou entre as 25 empresas globais no “Open
Innovation Challengers”, organizada pela Global Corporate Startup Stars Award, que
destaca as empresas mais ativas em inovação aberta com incentivo às melhores prá-
ticas em colaboração de startup-corporativa. Adicionalmente, 9 startups habitantes
(CoBlue, GETMORE, Smarkets, CleanCloud, Implanta IT, Digitalk, Guiando, OÀ cina de
Valor, Jobecam e SVA Tech) foram consideradas dentre as mais atraentes para o merca-
do corporativo em 2020, segundo o ranking 100 Open Startups.
10. Recursos Humanos
Reconhecemos nas pessoas um dos mais importantes pilares de sustentação
e motivo do nosso êxito. Assim, o modelo de Gestão de Capital Humano é pautado na
excelência, no respeito, na transparência e no contínuo investimento para o desenvol-
vimento e aprimoramento dos funcionários. Proporcionamos a eles e aos demais co-
laboradores um ambiente ético, saudável e seguro, procurando inspirar, apoiar e co-
laborar na construção e no reconhecimento de suas crenças e valores pessoais, no
compartilhamento do conhecimento e na valorização do ser humano, sem qualquer tipo
de discriminação.
Por meio de oportunidades de crescimento na carreira, desaÀ os e reconheci-
mentos constantes, capacitação e desenvolvimento, remuneração e benefícios dife-
renciados, valorização da diversidade e equilíbrio entre a vida proÀ ssional e familiar,
mantemos nossas equipes motivadas e em permanente sintonia com o mercado, com
pessoas aptas e dispostas a oferecer a todos os nossos públicos um atendimento alta-
mente qualiÀ cado.
Acreditamos na saúde como vetor de transformação na vida das pessoas. Por
isso, prevalece na Organização uma cultura baseada na prevenção e na promoção de
hábitos e comportamentos saudáveis. Nosso programa de bem-estar Viva Bem, estrutu-
rado em três grandes pilares - equilíbrio, saudável e movimento, proporciona o suporte
necessário para que os funcionários tenham o nosso cuidado em todas as etapas de
sua jornada, nos aspectos proÀ ssional e pessoal. Por essas práticas, recebemos em
2020 o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida - PNQV, com a CertiÀ cação Ouro e
Excelência em Gestão.
Essa cultura de saúde e bem-estar, aliada a medidas de segurança e apoio
tecnológico, contribuiu de forma relevante para estruturarmos e colocarmos em prática
medidas de contingência no enfrentamento da Covid-19. Desde o início, entre outras
medidas de proteção, adotamos um amplo programa de home ofÀ ce (trabalho remoto),
resultando em grande parte do quadro de departamentos e escritórios trabalhando de
suas casas. Para os funcionários das Agências, a estratégia foi o rodízio semanal de
equipes, sendo que no À nal de cada uma, os locais passam por uma profunda higieniza-
ção, garantindo a segurança de todos.
O aprendizado com o home ofÀ ce permitiu que, por meio de Acordo Coletivo
de Trabalho com o Movimento Sindical bancário em nível nacional, fôssemos o primeiro
banco de grande porte a assumir o compromisso de adotar o trabalho remoto após a
pandemia.
Durante o ano, devido aos desdobramentos da Covid-19, nossa campanha
de vacinação contra inÁ uenza H1N1 foi reestruturada para atender aos funcionários e
seus familiares com o cuidado requerido. Realizamos a aplicação da vacina em espaços
abertos, respeitando o distanciamento e evitando a aglomeração de pessoas, além do
atendimento direto nas clínicas conveniadas por todo o Brasil. Foram vacinadas 83.065
pessoas. Além disso, oferecemos, gratuitamente, testes para a detecção da Covid-19 a
todos os nossos funcionários e estagiários.
Os funcionários e seus familiares continuam contando com a proteção e o su-
porte necessário, inclusive psicológico, para assegurar a tranquilidade na crise e depois
dela, aÀ nal, o respeito às pessoas é parte indissociável da nossa cultura corporativa.
Além dos cuidados com a saúde, a educação e a promoção da diversida-
de que ganharam destaque em 2020, a Unibrad - Universidade Corporativa Bradesco,
evidenciou o interesse e a importância do ensino à distância, especialmente durante a
pandemia. Nesse período, mais de 50 cursos foram adaptados para on-line/virtual.
Em relação às ações de inclusão e diversidade, em razão da pandemia, am-
pliamos nosso alcance por meio de eventos virtuais, com destaque para o Bradesco
Women, no formato de lives, com entrevistas sobre os desaÀ os enfrentados pelas mu-
lheres. Eventos com temáticas relacionadas à diversidade também tiveram nosso pa-
trocínio e participação, como a Conferência Afro Presença, idealizada pelo Ministério
Público do Trabalho e organizada pelo Pacto Global da ONU, a Virada da Consciência,
um dos maiores e mais importantes eventos do País para a promoção da igualdade ra-
cial, e as Jornadas da Diversidade Racial 2020, seminário sobre diversidade e inclusão
étnico-racial. Participamos, ainda, da Black Tek Fest 2020, feira de experiências tecnoló-
gicas, inovação, afroempreendedorismo e negócios e realizamos o evento “EU SOMO”,
uma iniciativa do Grupo de AÀ nidade de Pessoas com DeÀ ciência - Somar.
A Unibrad lançou o curso “Inclusão e Carreira da Comunidade LGBTI+ no
Mercado de Trabalho”, uma ferramenta de aprendizado e conscientização para criação
de um ambiente positivo e seguro, apresentando conceitos de diversidade, inclusão,
universo LGBTI+ e preconceito, entre outros.
Por tais iniciativas, de acordo com estudo realizado pela FIA, fomos reconhe-
cidos como a empresa “Mais Incrível em Diversidade e Inclusão” de 2020, fato que
evidencia o permanente compromisso com a qualidade das nossas práticas de gestão
de pessoas.
Cuidados com a saúde, Á exibilidade, respeito e estímulo à produtividade marca-
ram o ano da Organização, que, ao À nal do exercício, contava com 89.575 funcionários,
sendo 78.613 do Bradesco e 10.962 de Empresas Ligadas. Entre contratados e esta-
giários, tínhamos 13.477 pessoas.
11. O Valor da Marca
A força da marca Bradesco é reconhecida nas mais importantes premiações de
mercado. No início de 2020, o banco À gurou no topo do ranking Marca mais Valiosa da
América Latina, produzido pela empresa de pesquisa Kantar com o grupo WPP. Em pu-
blicação do jornal “Meio & Mensagem”, também, esteve entre as top 3 Marcas Brasileiras
Mais Valiosas 2020.
Marketing
Sob o mote “Experimente o Futuro com o Bradesco”, a primeira campanha do
ano trouxe para as telas o clássico desenho dos anos 60, Os Jetsons, apresentando os
serviços inovadores da instituição À nanceira.
Com a pandemia, todo o planejamento de campanhas foi revisado e adaptado
para o contexto. Assim, a comunicação foi marcada por campanhas mais empáticas, que
levavam informações relevantes para o momento e mostravam como nos posicionamos
ao lado da população. Veiculamos uma série de três À lmes sobre como as pessoas se
reinventaram durante a pandemia: o primeiro trouxe a mensagem de reaprender diante
de uma nova rotina de distanciamento social, com a assinatura “Vai passar”; o segundo
reconheceu e incentivou empreendedores a demonstrarem resiliência sob o comando
“Aguente À rme!”; e o terceiro comercial foi uma homenagem sensível às diversas ca-
tegorias que não puderam À car em casa, dentre as quais os próprios funcionários das
Agências bancárias.
Em junho, passamos a produzir todos projetos audiovisuais de forma acessí-
vel para pessoas com deÀ ciência visual e auditiva, em linha com o nosso propósito de
promover a inclusão. Todos os À lmes publicitários passaram a contar com versões com
tradução em libras e legenda, além de audiodescrição, em uma playlist exclusiva no ca-
nal do Bradesco no YouTube. Dessa forma, democratizamos ainda mais o acesso desse
público aos conteúdos da nossa marca.
Mais uma vez, a campanha de dia dos pais foi destaque pela emoção. O À lme
tratou de valores e do exemplo que um pai pode ser para seus À lhos. Os protagonistas
eram pai e À lha na vida real. A campanha também À cou em evidência pela escolha de um
elenco 100% composto por artistas negros.
Em setembro, os personagens dos Jetsons voltaram às telas com a mensagem
“Pros desaÀ os do presente, experimente o futuro com o Bradesco”. A família do futuro,
que também se adaptou à pandemia e apareceu usando máscaras e álcool gel, mostra-
va como o Banco estava ajudando as pessoas a se adequarem à nova realidade com
tecnologias como a inteligência artiÀ cial BIA, uso de videoconferências para tirar dúvidas
com o gerente e pagamentos por aproximação.
No ano em que a indústria À nanceira recebeu o PIX, produto para realizar trans-
ferências e pagamentos, o Bradesco trouxe o bicampeão mundial de surfe Gabriel Me-
dina para mostrar a conveniência proporcionada pelo serviço de forma lúdica e didática.
Já no À m do ano, a campanha “Em 2021, volte a brilhar” apresentou o terceiro
À lme da trilogia dos vaga-lumes, que atingiu mais de 245 milhões de visualizações no
YouTube, tornando-se o conteúdo de marca mais visto na plataforma no ano. Na narra-
tiva, eles ajudaram a resgatar a esperança e o brilho interior de cada um para superar
momentos difíceis, trazendo um olhar de esperança para o próximo ano.
2020 foi marcado pelas diÀ culdades na realização de grandes eventos esporti-
vos e culturais. Ainda assim, o Bradesco conÀ rmou sua crença de que esses pilares são
importantes instrumentos para a transformação e enriquecimento de uma sociedade.
Com isso, anunciamos a prorrogação dos patrocínios máster à Confederação Brasileira
de Judô (CBJ), à Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e à Confederação Brasileira
de Vela (CBVela). O vínculo entre o Banco e as entidades - que se encerraria no À m de
2020 - seguirá até dezembro de 2021.
Tradicional apoiador da cultura brasileira, mantivemos também grande parte
dos patrocínios, mesmo os eventos presenciais sendo adiados para 2021. Instituições
como MAM, MASP e Pinacoteca, que historicamente contam com o apoio do Banco,
conseguiram realizar exposições marcantes na retomada das atividades culturais, como
“Segredos”, de OsGemeos, e “Degas e as histórias da dança”.
O Teatro Bradesco, após o fechamento das casas de espetáculos durante o pe-
ríodo mais crítico da pandemia, estreou uma nova modalidade de atração em 2020 e deu
início a uma programação on-line com diversidade de conteúdo. A cada mês, artistas,
músicos e palestrantes protagonizaram várias parcerias em formatos inéditos e inusita-
dos. Ao todo, foram 107 lives, que atingiram mais de 4 milhões de pessoas.
Lançamos, em outubro, o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne
conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição.
Para acessar, entre em cultura.bradesco/.
Novembro foi marcado pelo encerramento do projeto Bravoz - Encontros
Bradesco de Vozes Brasileiras, plataforma criada com o objetivo de promover artistas
negros nacionais na sua visão de arte e de negócio e, dessa forma, desenvolver a cultura
da consciência negra na sociedade.
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste
documento quando visualizado diretamente no portal
www.imprensaoficial.com.br
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021 às 01:05:20

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