Balanço - BANCO VOTORANTIM S.A

Data de publicação23 Fevereiro 2021
SeçãoEmpresarial 2
Sumário
Caderno Empresarial 2
BALANÇO
BANCO VOTORANTIM S.A. ..............................................................3
Diário Oficial
Estado de São Paulo
Empresarial 2
Volume 131 • Número 35 Página 3
São Paulo, terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
DESTAQUES 2020
Apesar de um ano desafiador, nossos negócios mostraram-se resilientes à crise causada pela pandemia da COVID-19. Com isso, nosso balanço e resultados financeiros permaneceram sólidos, permitindo que mantivéssemos o foco em nossos
pilares estratégicos: EFICIÊNCIA E SOLIDEZ FINANCEIRA, MELHORIA CONTÍNUA DA EXPERIÊNCIA DOS NOSSOS CLIENTES E MATURIDADE DIGITAL.
Recorrente
Lucro líquido
R$ 1,1
bilhão
Recorrente
ROE
10,3% 1.061
1.370
1.063
2019
11,5% 10,3%
2018
14,0%
2020
Lucro líquido (R$M) ROE (%)
Índice de Eciência
2018 2019 2020
32,3%
32,4% 32,3%
Carteira de Crédito
Empréstimos
Cartões
Veículos
Atacado
20202018 2019
60,2 66,3 70,3
.
+10,1% +6,0%
38,7
21,6
(36%)
33,4
22,1
(33%)
41,4
23,3
(33%)
2,9 2,8
2,3
2,7 2,7
2,9
Índice de Basileia
2018 2019 2020
11,8%
15,1%
11,6%
14,6%
15,7%
11,7%
Basileia Capital principal 2019 20202018
163% 180%
226%
100%
Mínimo
regulatório
Índice de Liquidez (LCR)
20192018
252%
2020
185% 196%
Índice de Cobertura
1 - Inclui empréstimos pessoa física, CDC e Consignado Privado
NOVA CONTA DIGITAL BV
Com a nova conta digital BV, o banco reforça o seu compromisso em oferecer uma vida financeira mais leve e tranquila para os
seus clientes. A conta integra produtos de crédito e investimento permitindo que o cliente melhore a gestão da sua vida financeira
de um jeito mais simples e ágil.
A nova conta digital BV é gratuita e funciona como um hub de relacionamento em que o cliente pode controlar o financiamento
do seu veículo, investir em renda fixa, acompanhar os gastos do cartão de crédito, fazer todas as movimentações de uma
conta-corrente, como o Pix, ter mais prazo para pagar contas e ter atendimento exclusivo por chat.
Centralizar contas e
unificar pagamentos
Movimentação
(PIX)
Gestão dos cartões
de crédito
Investimentos
em renda fixa
+ prazo para
pagar contas
Atendimento
exclusivo por chat
A conta digital BV nasce com o propósito de
ajudar o cliente a organizar sua vida financeira para
viabilizar suas conquistas no dia a dia
Controle do
financiamento
auto
Pagamento de
contas, compras
virtuais
NOSSA ATUAÇÃO NO COMBATE À PANDEMIA
Diante de uma crise sem precedentes causada pela pandemia do novo Coronavírus,
agimos rapidamente para preservar a saúde dos nossos colaboradores, entender as
necessidades dos clientes e ajudá-los, e colaborar com a sociedade na luta contra a
COVID-19.
pessoas em home office,
sendo 4 mil colaboradores
e 3 mil terceirizados
7 mil
24h
de apoio, em parceria com
o Sírio Libanês, aos nossos
colaboradores e familiares
Em menos de 10 dias, adotamos o trabalho remoto para cerca de 7 mil pessoas, incluindo
colaboradores próprios e terceirizados, e, em parceria com o Hospital Sírio Libanês,
garantimos apoio 24 horas a todos os nossos colaboradores e seus familiares.
Conscientes da necessidade de unirmos nossas forças em uma das piores crises da
história, doamos R$ 30 milhões para apoio às famílias em situação de vulnerabilidade e
contribuímos com a melhoria da infraestrutura hospitalar.
R$ 30
milhões
doados para apoio a famílias
e infraestrutura hospitalar
pessoas em situação de
vulnerabilidade foram ajudadas
por ações do banco BV
+500 mil
Realizamos uma campanha de mobilização social com arrecadação de R$ 2,6 milhões em
doações que foram usadas no combate à COVID-19. Nossas inciativas para ajudar a
comunidade, principalmente, os mais vulneráveis tiveram impactos em mais de 500 mil
pessoas.
Apoiamos a construção de hospitais de campanha privados e somos umas das instituições financeiras que ajudam na
construção da primeira fábrica de vacinas contra a COVID-19 na América Latina. Também fizemos, por meio de edital público, a
seleção de oito municípios para participar do Programa Telemedicina Inteligente.
Além de colaborarmos com a sociedade, tivemos de ser ágeis nas nossas decisões para auxiliar nossos clientes e diminuir o
impacto da crise nos nossos negócios. Implementamos um amplo programa de renegociações para clientes do Varejo, onde
aqueles que estavam com seus pagamentos em dia puderam postergar duas parcelas para o fim do contrato, sem o acréscimo
de juros. Essa medida evidenciou nossa preocupação com nossos clientes e impactou positivamente cerca de 800 mil pessoas.
Também disponibilizamos uma linha de crédito de R$ 50 milhões a preço de custo para fornecedores nacionais de equipamentos
e serviços hospitalares essenciais.
R$ 2,6
milhões
arrecadados em campanha de
doação para o combate à COVID-19
A cada R$ 1 doado pela sociedade,
o banco BV doou R$ 1
clientes beneficiados pelas medidas
de flexibilização de pagamento das
parcelas de financiamento
800
mil
CLIENTE NO CENTRO DA NOSSA ESTRATÉGIA
No banco BV, estamos certos de que o cliente está no centro da
nossa estratégia de negócios. Com a pandemia, nossa
preocupação foi dar condições para que eles pudessem honrar
seus compromissos financeiros. Criamos um programa de
renegociação que prorrogou por 60 dias a parcela dos
financiamentos, sem a cobrança de juros, tendo a adesão de 800
mil clientes e alcançando R$ 18 bilhões¹ de créditos renegociados.
Depois desse período, os clientes puderam estender o prazo por
meio da nova renegociação do contrato. Também reduzimos pela
metade os juros e tarifas dos cartões de crédito BV.
60 dias
foi o prazo de prorrogação
das parcelas do financiamento,
sem juros adicionais
R$ 18
bilhões
foram renegociados
durante a pandemia
Para atender com eficiência e empatia aos clientes que nos procuravam em um momento tão desafiador, treinamos nossos
times de ponta, comercial e cobrança. Nossos esforços trouxeram resultados e a maior parte das solicitações de clientes foi
resolvida na primeira interação deles com o banco. Além das renegociações por meio da Minha BV, área do cliente no nosso
site, lançamos um aplicativo em que o cliente pôde realizar a renegociação do pagamento de suas parcelas, ampliando as
plataformas de atendimento.
ÓTIMO
Reclame
A
qui
A atenção às necessidades do cliente se reverteu na boa avaliação nos canais públicos de reclamações.
No canal Reclame Aqui atingimos a reputação “Ótimo” no ano de 2020 (reputação 12 meses), a melho
r
avaliação entre os principais bancos do país. No Ranking de Reclamações do Banco Central, tivemos o
menor número de reclamações procedentes por milhão de cliente entre os grandes bancos do país e ficamos
em 2º lugar no Ranking de Qualidade de Ouvidorias².
Encerramos o ano com NPS³ transacional de 69 nos canais de voz. Por fim,
também registramos melhora no índice de solução na plataforma Consumidor.gov,
fechando o ano com 84,5% de solução, 12% acima da média do mercado
financeiro.
de satisfação do
cliente (NPS
transacional)
NPS 69
84,5%
de solução na
plataforma
Consumidor.gov
¹ Em dezembro/20, o saldo da carteira renegociada era de R$ 13,9 bilhões.
² Ranking do 4º trimestre de 2020.
³ NPS (Net Promoter Score) referente à média do segundo semestre de 2020
NOSSOS CLIENTES MAIS DIGITAIS
A pandemia da COVID-19 impulsionou o uso dos canais digitais. Diante disso,
ampliamos ainda mais soluções que trouxeram mais comodidade e conveniência para
nossos clientes.
das renegociações foram
pelos canais digitais
78%
79%
dos nossos clientes nos
acessaram via canais digitais
Desenvolvemos em poucos dias toda a solução digital para que os clientes pudessem
aderir ao programa de renegociações por meio da Minha BV, área do cliente no nosso
site, além de um aplicativo, tirando a necessidade do cliente sair de casa. Com isso,
78% de todas as renegociações foram realizadas por canais digitais.
Outros dados que reforçam o engajamento digital em 2020 são o percentual de clientes
que nos contataram por meio de canais digitais, que atingiu 79% em dezembro de 2020,
comparado a 67% em janeiro do mesmo ano. Também houve aumento na quantidade de
acessos da área de clientes pelo site do banco ou aplicativo, superando 2,6 milhões no
último trimestre do ano, crescimento de 57% em relação ao mesmo período de 2019.
R$ 2,6
milhões
de clientes logaram na
Minha BV
” ou/e no App
75%
1T20
67%
2T20 3T20
79%
4T20
78%
% de clientes que nos
contataram via canais digitais
(%)
1,8 2,1 2,2 2,6
1T20 2T20 3T20 4T20
+48%
Clientes que logaram na “Minha BV
ou/e no App
(milhões)
Minha BV
NOSSAS PESSOAS
Nós acreditamos que nenhuma empresa se transforma sem o envolvimento, empenho e cuidado com as pessoas. Por isso, em
2020, em um ano que o distanciamento social se impôs, reforçamos ainda mais nossa cultura por meio dos nossos princípios:
correto, simples, parceiro e corajoso.
Pesquisas já mostram que um dos piores legados da pandemia será sobre a saúde mental. Por isso, priorizamos ações voltadas
ao bem-estar dos nossos colaboradores como a meditação guiada, atendimento psicológico e lançamos o “BV Acolhe”, um
canal exclusivo e confidencial que funciona 24 horas para atender nossos funcionários e seus familiares. Também flexibilizamos
o horário de trabalho e ampliamos benefícios.
Consideramos que a diversidade nas organizações contribui para o crescimento e desenvolvimento dos negócios. Em 2020,
lançamos o primeiro programa de estágios para quem se identifica com o gênero feminino e o Programa Jovem Aprendiz,
voltado pra pretos e pardos. Investimos no treinamento das nossas lideranças para uma gestão de pessoas mais humanizada
e alinhada ao propósito de potencializar seu papel de agente de transformação e elo entre a cultura e o negócio.
Elas por Elas
Programa de Estágio 2021
para quem se identifica
com o gênero feminino
Jovem Aprendiz
Programa exclusivo
para pretos e pardos
Todas essas ações se refletiram em como nossos colaboradores se sentem em trabalhar no BV. Em nossa Pesquisa de Clima
de 2020 alcançamos favorabilidade de 87 pontos, sendo que 97% dos colaboradores declararam orgulho em trabalhar no BV.
Ainda conquistamos duas importantes colocações nos rankings do GPTW (Great Place to Work): 4º lugar entre as melhores
empresas para trabalhar do mercado financeiro, na categoria bancos, e 26º entre as 150 melhores do Brasil.
Empresa para se trabalhar do mercado financeiro, na categoria bancos
87%
de favorabilidade, indicador que avalia o clima organizacional
97%
dos colaboradores declararam ter orgulho em trabalhar no banco BV
4ª melhor
Para acelerar nossa estratégia de crescimento e diversificação, reforçamos nosso time de executivos. À frente da área de
Corporate & Investment Banking está o executivo Rogério Monori, com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro.
A experiente executiva Luciane Ribeiro coordena as áreas de Asset Management e Private Bank. Para a área de Empréstimos,
Novos Negócios e Projetos Corporativos juntou-se ao banco BV o diretor executivo Flávio Suchek. As áreas de Riscos, Crédito
Atacado e Crédito Varejo passam a ter Roberto Jábali como diretor executivo. Seguindo nosso fortalecimento das vertentes de
Planejamento Estratégico e Relações com Investidores, Ronaldo Helpe passa ser o diretor dessa frente, e Alexandre Zimath
passa a liderar a diretoria de Operações do banco, que inclui as áreas de atacado e varejo.
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2020
Leve para a vida .
BANCO VOTORANTIM S.A.
CNPJ 59.588.111/0001-03
Avenida das Nações Unidas, nº 14.171, Torre A, 18º andar, Vila Gertrudes, São Paulo - (SP), Brasil, CEP 04794-000
Telefone (11) 5171-1000 - Fax (11) 5171-1900
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste
documento quando visualizado diretamente no portal
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terça-feira, 23 de fevereiro de 2021 às 02:12:13
Sumário
Caderno Empresarial 2
BALANÇO
BANCO VOTORANTIM S.A. ..............................................................3
Diário Oficial
Estado de São Paulo
Empresarial 2
Volume 131 • Número 35 Página 4
São Paulo, terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
MEIO AMBIENTE, SOCIAL E GOVERNANÇA
Para nós, sustentabilidade é o desenvolvimento e execução de ações perenes, que reafirmam nosso compromisso com o
desenvolvimento do Brasil, diminuam o impacto no meio ambiente e garantam uma gestão mais leve e ampliada de riscos e
oportunidades para nossos clientes e colaboradores. Essa aspiração inclui quatro pilares: neutralizar nosso impacto ambiental;
acelerar a inclusão social; multiplicar e humanizar o conhecimento financeiro e; mobilizar recursos para fomentar negócios
perenes.
Para agirmos de maneira eficiente em cada um desses pilares, criamos um Comitê de Sustentabilidade, com a participação de
executivos e colaboradores-chave do banco; estabelecemos uma nova estratégia de ESG; atualizamos nossas políticas e
iniciamos a inserção de metas de sustentabilidade na remuneração variável dos executivos e em seu planejamento estratégico.
O banco passou a ser signatário do Pacto Global, iniciativa das
Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial
na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez
princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos,
trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. O foco será
direcionado para os quatro Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS): Crescimento econômico, Fomentar a
inclusão e melhorar a infraestrutura, Reduzir a desigualdade e
Criar inciativas no combate as mudanças climáticas.
Iniciativa busca atuar em linha com valores ligados
às áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente
e combate à corrupção
banco BV adere ao
Pacto Global da ONU
MEIO AMBIENTE E SOCIAL
Nos comprometemos a compensar a totalidade das emissões de CO2 dos automóveis que financiarmos a partir de 2021. A
iniciativa é pioneira entre os bancos brasileiros e deve compensar cerca de 4 milhões de toneladas/ano de CO2. Os clientes
anteriores a 2021 também poderão aderir ao programa. Essa ação complementa a iniciativa de compensação direta de CO2, por
meio da qual compensamos 8 mil toneladas em 2020, referentes às emissões de 2019.
Por meio de leis de Incentivo Fiscal, em 2020, apoiamos 28 projetos nas áreas de Cultura, Esporte, Educação e Saúde.
Mantivemos o apoio a seis projetos sociais da plataforma de esportes, por meio de injeção de recursos próprios e suporte
técnico. Seguimos como apoiadores do PVE (Parceria pela Valorização da Educação), que tem como objetivo contribuir para a
melhoria da qualidade da educação em 75 municípios brasileiros. Apoiamos a execução do Projeto Pomar, que tem como
objetivo contribuir com a recuperação ambiental da marginal do Rio Pinheiros, em São Paulo, onde foram plantadas mais de 200
árvores.
No início do ano, fizemos a primeira emissão de um título verde (green bond) de um banco privado brasileiro certificado no
mercado externo. Os recursos foram destinados a ativos ou projetos relacionados à geração de energia renovável, como
financiamento de painéis solares e desenvolvimento de parques eólicos.
Reforçando nosso compromisso com a nossa agenda ESG, ampliamos ainda mais o financiamento de placas solares, com
crescimento de 333% na carteira em 2020.
de compensação da
emissão de CO2 dos
veículos financiados
a partir de 2021
100%
toneladas de CO2
foram compensadas
referentes às emissões
da operação em 2019
8 mil
foram plantadas no
Projeto Pomar, que faz
a recuperação
ambiental da marginal
do Rio Pinheiros (SP)
200
árvores
Green Bond
Fomos o primeiro
banco privado
brasileiro a emitir um
título verde certificado
no mercado externo
crescimento da carteira
de financiamento de
placas solares em 2020
333%
GOVERNANÇA CORPORATIVA
A administração do banco BV é compartilhada entre os acionistas Votorantim Finanças e Banco do Brasil, com participação
paritária de ambos no Conselho de Administração (CA). Em novembro de 2020, a Assembleia Geral elegeu Andrea da Motta
Chamma, a primeira Conselheira Independente do banco BV, passando o CA a ser composto por sete membros.
As reuniões do CA ocorrem, no mínimo, mensalmente para deliberar sobre questões estratégicas e acompanhar e orientar os
negócios do Conglomerado. As decisões são tomadas por maioria absoluta, inexistindo voto de qualidade.
Abaixo, a estrutura acionária do banco BV.
Total: 50,00%
ON: 50,00%
PN: 50,00%
Total: 50,00%
ON: 50,00%
PN: 50,00%
Votorantim S.A. Banco do Brasil
Conforme mencionado anteriormente, em 2020 criamos um Comitê de Sustentabilidade, com a participação de executivos e
colaboradores-chave do banco, reportando diretamente à Diretoria Executiva. Esse comitê define os objetivos e as estratégias
de ESG do banco BV.
Uma importante definição do Comitê foi o estabelecimento, a partir de 2021, de metas e incentivo aos negócios para a Diretoria
Executiva vinculadas à iniciativa de ESG.
Seguindo nossa agenda ESG, o banco BV trabalha com políticas de crédito que levam em consideração critérios sociais e
ambientais. Além disso, pelo segundo ano consecutivo fomos premiados na categoria “Instituição Líder em Investimento
Responsável”.
Órgãos de Governança Corporativa:
Conselho de Administração
Comitê BVEP*
Comitê de Riscos e de Capital
Comitê de Partes Relacionadas
Conselho Fiscal
Comitê de Auditoria
Comitê de Remuneração e RH
Diretoria
Comitê Executivo
Assembleia Geral
*BV Empreendimentos e Participações
MATURIDADE DIGITAL
Queremos sempre oferecer o melhor ambiente tecnológico para nossos funcionários, parceiros e clientes. Nos últimos quatro
anos, triplicamos nossa equipe de tecnologia e investimos na gestão do conhecimento para formar e especializar nosso time em
todo o país.
Desde 2018, usamos a estrutura ágil e, atualmente, temos mais de 70 squads para atender a demanda de diversas áreas do
banco. Criamos uma estrutura especial para atendimento ao banco digital que usa tecnologia de ponta em seu desenvolvimento.
Demos início à segunda fase de nossa Jornada Cloud, que vai levar mais de 70% da infraestrutura relacionada para a nuvem.
Com isso, desenvolveremos soluções de maneira ampla, diminuindo o time-to-market das soluções. Com relação a gestão dos
dados, nossa estrutura de dados orienta tecnicamente as demais áreas do banco com as melhores práticas na construção e
uso das informações, e nos conceitos de governança de dados e privacidade dos nossos clientes, em conformidade com as
regulações vigentes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Investimos em novas tecnologias como Big Data para tratar dados não estruturados e alavancamos também o uso de dados
externos. Nossos times de engenharia asseguram entrega aos usuários de dados para a gestão dos seus negócios, tanto na
forma de produto quanto na forma de serviço com API’s de integração sistêmica.
trabalhando na
metodologia ágil
Começamos a
segunda etapa que
vai levar mais de 70%
da infraestrutura
relacionada para
Cloud
das decisões de
análise de crédito
são automatizadas
Jornada
Cloud
97%
70
squads
Nossos modelos matemáticos e estatísticos melhoram nossos negócios
e o relacionamento com o cliente. Nossa avaliação de crédito para
financiamento de veículos tem 97% de decisão automatizada, com
tempo de resposta abaixo de um minuto e inadimplência estável há anos.
Usamos a Interpretação de Linguagem Natural para escutar diariamente
cerca de 150 mil ligações telefônicas das centrais de atendimento e
cobrança, extraindo ações para melhorar a experiencia de nosso cliente
conosco. Temos mais de 100 modelos utilizados na tomada de decisão
em áreas do como CRM, Produtos, Riscos, Crédito, Cobrança,
Atendimento, RH.
ligações telefônicas são
ouvidas diariamente para
entender e melhorar a
experiência do cliente
150 mil
100
pessoas trabalham
exclusivamente
com dados
Contamos com mais de 100 profissionais com diferentes formações
dedicados ao trabalho com dados. Criamos uma comunidade de troca de
experiências entre disciplinas como ciência, engenharia, arquitetura,
infraestrutura, sustentação e governança. Com isso aumentamos a
sinergia no banco e exploramos ao máximo a diversidade e inovação nas
nossas soluções.
BVx - Unidade de negócios de inovação
A maturidade digital do BV passa pela busca incessante de melhores serviços e experiências aos nossos clientes, sempre tendo
a inovação como grande ferramenta. Nesse sentido, a BVx, nossa unidade de negócios de inovação, tem papel fundamental,
atuando em 3 frentes: i) Corporate venture capital; ii) BV Open e; iii) BV Lab (laboratório de inovação).
A BVx tem a missão de gerar valor por meio da conexão com o ecossistema de startups, por meio de co-criação, desenvolvimentos
proprietários e investimentos em parcerias estratégicas. Entre investidas diretas e parcerias para co-criação e distribuição de
produtos, contávamos com aproximadamente 30 empresas inovadoras enriquecendo nosso ecossistema no
encerramento de 2020.
Inteligência
artificial Empréstimo
pessoal digital
Crédito Direto
ao Consumidor
(solar)
Crédito Direto
ao Consumidor
(saúde)
Serviço de
custódia e
liquidação
Antecipação
de recebíveis
Crédito
estudantil
Visão geral da BVx (não exaustivo):
~
parcerias para co-criação e
distribuição de produtos
que aceleram nossa diversificação
em novos segmentos,
enriquecendo nosso
ecossistema
I. CORPORATE VENTURE CAPITAL
Investimentos em fintechs e outras startups que tenham sinergias com o BV e que complementem o portfólio de soluções aos
clientes do banco. Em 2020, lideramos o aporte de R$ 15 milhões na Carflix, plataforma C2C que realiza intermediação na
compra e venda de carros usados, conectando compradores e vendedores. No encerramento de 2020, tínhamos investimentos
em 9 startups e fintechs.
Mundo auto Crédito/Conta digital
Energia
Open banking
PME
II. BV OPEN: PLATAFORMA DE PARCERIAS VIA APIS DO BANCO BV
A plataforma BV Open desempenha um importante papel na estratégia de diversificação de receitas do banco BV, atuando
como canal de distribuição dos nossos serviços. Oferecemos aos nossos parceiros e clientes as nossas soluções BaaS (Bankin
g
as a Service), CaaS (Credit as a Service) e IaaS (Investment as a Service).
Nossos parceiros e clientes atuam nos mais variados segmentos como educação, energia, saúde e e-commerce e compõem o
grupo de mais de 180 consumidores externos de APIs do BV. Atualmente, 28 empresas que utilizam os serviços de nossa
plataforma BV Open. Em 2020, estabelecemos novas parcerias:
Abastece aí - Cliente de BaaS, em que o BV atua como banco liquidante para a estrutura de wallet digital do Programa
de Fidelidade Abastece Aí, dos postos Ipiranga.
Weg - Parceiro de CaaS, contempla o financiamento de energia solar, tanto para os integradores Weg, quanto para o
cliente final.
Em 2020, registramos o maior crescimento histórico de volumetria¹ no BaaS,
atingindo mais de 48 milhões de processamentos de transações financeiras
realizadas em nossa plataforma, crescimento de 163% sobre 2019. de transações realizadas em nossa
plataforma Banking as a Service (BaaS)
+48 milhões
III. BV LAB: LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO
Destacamos também as soluções desenvolvidas no BV Lab, nosso laboratório de inovação que utiliza tecnologia, dados e o
poder do ecossistema para criar protótipos e experimentar novas soluções. São exemplos de soluções desenvolvidas em 2020:
• CDC e-commerce: “incubamos” o financiamento como forma de pagamento de e-commerce, onde o consumidor pode
escolher financiar sua compra online sem ser cliente BV;
• App Boa Volta: em virtude da pandemia, criamos um aplicativo para reserva de posições e salas em nosso escritório,
garantindo a segurança e o distanciamento social.
Nos unimos com alguns dos maiores nomes do ecossistema de inovação para colaborar com o empreendedorismo nacional,
incentivar a cultura de inovação e transformar o mercado de soluções financeiras: Distrito (Eleito melhor hub de inovação de
2020) e ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs). Também nos conectamos com o ecossistema internacional: BRIL
Chamber (Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria), estamos construindo uma versão BV Lab em Israel com agentes
locais e vamos apoiar o programa BayBrazil para conexão com o Vale do Silício.
1. Inclui registro e pagamento de boletos e TED
PORTFÓLIO DIVERSIFICADO DE NEGÓCIOS
Portfólio multi-nicho de negócios com ampla oferta de produtos no Varejo e Atacado, suportados pela nossa unidade de inovação
BVx, que nos garante diversificação das fontes de receitas e importantes sinergias entre as diversas atividades que
desempenhamos.
Corporate & Investment banking
Corporate Banking
Corporate (> R$ 300 milhões)
Large Corporate (> R$ 1,5 bilhão)
Banking as a Service
Banco liquidante e custodiante
para fintechs e startups
(BaaS)
R$ 70 bi
Carteira de crédito
+6% vs 2019
Capilaridade (+20,7 mil dealers)
Inovação e transformação digital
Contratação 100% digital
97% de respostas automáticas
+7,0%
vs 2019
R$ 41,4 bi
19ª maior asset do Brasil
R$ 49,5 bilhões sob gestão (AuM)
39% dos fundos administrados
lastreados em ativos da economia real
Wealth
management
+5,0%
vs 2019
R$ 23,3 bi
Varejo Atacado
Seguros: Auto, prestamista,
residencial, vida, odontológico,
cartão e assistências (residencial,
funeral, pet)
Outros negócios
Cartão de crédito: +1 milhão
cartões aptos. Bandeiras
Mastercard, Visa e Elo
Empréstimos: Crédito pessoal, consignado privado,
crédito com veículo em garantia,
home equity
,
financiamento estudantil, turismo e procedimentos médicos
+13,1%
vs 2019
R$ 5,6bi
Financiamento de placas solares:
crescimento de 333% vs 4T19 na carteira
Financiamento de veículos
Líder no segmento de leves
usados (25% market share)
1 - Carteira de crédito ampliada (inclui garantias prestadas e títulos privados)
2 - Não considera operação de Consignado Público (run-off)
3 - Segundo ranking ANBIMA
Private Bank: soluções customizadas
para clientes de alta renda
Unidade de Negócios de Inovação
RESULTADOS 2020
RECONCILIAÇÃO ENTRE RESULTADO CONTÁBIL E GERENCIAL
Visando uma melhor compreensão e análise do desempenho do Banco, as explicações desse relatório são baseadas na
Demonstração Gerencial do Resultado, que considera algumas realocações gerenciais realizadas na Demonstração do
Resultado Societário auditado, sem impacto no lucro líquido. Essas realocações referem-se a:
Despesas relacionadas a provisões (cíveis, trabalhistas e fiscais) realocadas de “(Provisão)/reversão para passivos contingentes”
e “Despesas de Pessoal” para “Outras Receitas (Despesas)”;
Custos e receitas operacionais da controlada Promotiva S.A. realocados de “Outras receitas/(Despesas)” para “Receitas de
Prestação de Serviços”;
“Descontos concedidos” realocados da “Margem Financeira Bruta” para “Custo de Crédito”;
Custos diretamente relacionados à geração de negócios realocados de “Despesas Administrativas” para “Outras Receitas
/
(Despesas)”;
Efeitos fiscais e tributários do hedge referente às variações cambiais de investimentos no exterior que são contabilizados em
“Despesas Tributárias” (PIS e COFINS) e “Imposto de Renda e Contribuição Social” foram realocados para “Resultado com
Instrumentos Financeiros Derivativos”.
Além dos ajustes gerenciais descritos acima, os números apresentados nesta seção do Relatório seguem a visão dos
Resultados Recorrentes. Mais detalhes desta visão estão disponíveis na Nota Explicativa 6 “Resultados recorrentes e não
recorrentes”.
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2020
Leve para a vida .
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Telefone (11) 5171-1000 - Fax (11) 5171-1900
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terça-feira, 23 de fevereiro de 2021 às 02:12:13

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