Balanço - BETACAR ADMINISTRACAO DE BENS E PARTICIPACOES S.A

Data de publicação01 Abril 2021
SeçãoCaderno Empresarial
22 – São Paulo, 131 (62) Diário Of‌i cial Empresarial quinta-feira, 1º de abril de 2021
Balanço Patrimonial Consolidado 2018 2019
Ativo Circulante 1 1
Disponível 1 1
Ativo Não Circulante
Investimentos 16.096 15.614
16.096 15.614
Total do Ativo 16.097 15.615
Passivo Circulante 1.850 –
Outras Contas a pagar 1.850
Balanço Patrimonial Consolidado 2018 2019
Passivo Não Circulante 1.377 7.386
Outras Obrigações de Longo Prazo 1.377 7.386
Patrimônio Líquido 12.869 8.229
Capital social 3.323 3.323
Reservas 6.497 997
Lucros/Prejuízos acumulados (1.190) 3.050
Lucros/Prejuízos do exercício 4.240 860
Total do Passivo 16.097 15.615
Demonstração do Resultado 2018 2019
Margem bruta – –
Despesas administrativas (3) (202)
Outras receitas/Despesas e equivalência 4.242 1.061
Despesas totais 4.240 860
Margem Ebitda 4.240 860
Resultado financeiro ––
Lucro líquido antes do IR e CS 4.240 860
Lucro líquido do período 4.240 860
Victor Hara - Diretor Presidente - CPF: 148.547.748-43 Claudio de Souza Almeida - Contador - CPF: 324.976.408-66 - CRC: 1SP 313.288/O-0
BETACAR ADMINISTRAÇÃO DE BENS E PARTICIPAÇÕES S.A.
CNPJ nº 08.077.875/0001-01
Demonstrações Financeiras encerradas em 31 de Dezembro de 2018 e 2019 (em milhares de reais)
Mensagem da Administração
O ano de 2020 trouxe muitas mudanças, aprendizados e adaptações. Com a disseminação global da COVID-19,
medidas restritivas foram tomadas, incluindo quarentena e o fechamento prolongado de estabelecimentos comer-
ciais. Apesar dos efeitos negativos da crise, observamos em 2020 um crescimento no e-commerce no Brasil, onde
a aceleração dos processos digitais foi a melhor saída para manter negócios ativos. Desde a fundação da Infracom-
merce, oferecemos soluções inovadoras aos nossos clientes. Nós vamos além do e-commerce, pois valorizamos a
experiência do consumidor em todos os canais de relacionamento de nossos clientes, o que chamamos de Custo-
mer Experience as a Service. Nosso ecossistema de soluções integradas compõe um white-label digital ecosystem
para marcas e indústrias liderarem suas jornadas de digitalização do go-to-market, por meio de uma experiência ao
consumidor excepcional. Nosso ecossistema também nos permite atuar de forma modular, sendo composto por
três grandes blocos: tecnologia omnichannel, fulfillment e fintech. Somos referência em digitalização para B2C e
B2B na América Latina, e nossas soluções visam aumentar a presença online e melhorar o posicionamento da
marca dos nossos 201 clientes. Acreditamos conseguir isso por meio de uma cultura focada em tecnologia, inteli-
gência de dados, alta produtividade, eficiência e rentabilidade. Em 31 de dezembro de 2020, registramos uma re-
ceita líquida de R$236 milhões e originamos R$4,6 bilhões em gross merchandise volume (“GMV”) para nossos
clientes, além de um crescimento anual composto de 53% em receita líquida e 57% em GMV, entre 2018 e 2020.
Nosso crescimento acontece tanto de forma orgânica quanto por meio de aquisições estratégicas, como é o caso
da recente aquisição da Pier8, empresa que oferece uma gama de serviços de fulfillment e logística de e-commer-
ce para clientes de médio porte nos segmentos de moda, alimentos e cuidados pessoais. Com essa aquisição,
expandimos nossa base de clientes, nosso alcance em termos de tamanho mínimo de potenciais clientes e as
possibilidades de vendas cruzadas do nosso portfólio de soluções digitais. Ao longo do ano, buscamos sempre
estar próximos do nosso time, mostrando que estamos juntos nesse momento de adversidade. Adotamos uma série
de medidas preventivas para garantir a integridade de nossos mais de 1.000 funcionários, como a adoção do home
office para todo o administrativo e grande parte do call center; intensificamos a limpeza de nossas instalações, com
a disponibilização de álcool em gel e instalação de equipamentos medidores de temperaturas; e todos os nossos
profissionais da logística passaram a seguir um detalhado protocolo de segurança dentro de nossos CDs. Somos
obcecados em prover a melhor Customer Experience aos consumidores dos nossos clientes e neste ano tivemos
diversos avanços neste sentido de melhorar o nível de serviço como, por exemplo, a abertura de 3 dark stores em
São Paulo para entregas em até 2 horas e implementação de diversas ferramentas de serviço ao cliente como
chatbot, email-bot, URAs inteligentes 24x7, televendas, personal shopper. Fomos eleitos a melhor empresa de so-
luções digitais para e-commerce do Brasil em nível de serviço, de acordo com o Prêmio de Inovação Digital da
Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), do ano de 2020, uma premiação que concorria com os
principais marketplaces e players do setor. Também fomos reconhecidos pela Great Place to Work como uma das
melhores empresas para se trabalhar, atestando a excelência de nosso time de gestão. A entrada no mundo digital
pode ter sido acelerada com a pandemia, mas o setor trouxe uma ampla gama de possibilidades e oportunidades,
onde a omnicanalidade mostra sua força, trazendo a aproximação do relacionamento entre as empresas e seus
consumidores. O mercado digital continuará crescendo e evoluindo, e nós continuaremos comprometidos com
nossa estratégia de expansão e excelência na experiência do consumidor. Agradecemos nossos clientes pela
confiança, e ao nosso time de Infras pelo excelente desempenho e dedicação demonstrados durante todo o ano.
Estamos preparados para os novos desafios que nos aguardam em 2021.
#GoInfra
Kai Philipp Schoppen, CEO da Infracommerce CXAAS S.A.
Destaques Financeiros e Operacionais
• A Receita líquida foi de R$236 milhões em 2020, com um crescimento de 71% em relação ao ano de 2019. • Ori-
ginamos R$4,6 bilhões em gross merchandise volume (“GMV”) para nossos clientes no ano de 2020. • EBITDA
aumentou em 2x, para R$20 milhões em 2020, com margem EBITDA de 8,5%, apresentando uma saudável com-
binação de crescimento com performance operacional. • Entre 2018 e 2020, nós registramos um crescimento
anual composto (CAGR) de 53% em termos de receita líquida, e 57% em termos de GMV. • Fomos eleitos a Melhor
empresa de soluções digitais para e-commerce do Brasil em nível de serviço do ano de 2020, de acordo com o
Prêmio de Inovação Digital da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM). • Recebemos o prêmio
“Great Place to Work” em 2020, que reconhece os melhores ambientes de trabalho do Brasil.
Mercado de e-commerce
O mercado de atuação da Infracommerce tem um tamanho substancial. De acordo com a MCC-ENET, em dezem-
bro de 2020, a participação das vendas via e-commerce no mercado de varejo no Brasil (B2C) foi de 9,6%, de modo
que o setor de varejo B2C no Brasil corresponde a R$ 1,1 trilhão. Já no segmento de B2B, o segmento movimentou
um valor estimado em 2019 de R$ 2,4 trilhões no Brasil segundo o Mercado & Consumo e o índice Busines-to-bu-
siness Online medido pela E-Consulting. De acordo com estimativas internas da Companhia, levando-se em conta
os volumes estimados das principais plataformas conhecidas no setor, cerca de 1% das transações B2B ocorrem
via e-commerce, e, portanto, estima-se que o mercado de B2B online no Brasil corresponde a R$ 24 bilhões. Ape-
sar de expressivo, varejo B2C do Brasil ainda está abaixo de países como Estados Unidos e China, uma vez que o
mercado online no Brasil ainda é sub-penetrado quando comparado com outros países. A penetração do online de
9,6% de respectivos segmentos online representam 21,3% (U.S Department of Commerce data, 2020) e 24,9%
(Statista, 2020) das vendas do varejo. As empresas cada vez mais tem investido nas suas operações online para
estarem preparadas para o aumento da relevância do e-commerce nas vendas do varejo no Brasil e no mundo.
Fatores como (i) demografia favorável com geração tecnológica dos millenials ganhando relevância na pirâmide
etária, (ii) mudança de comportamento do consumidor que tem procurado mais comodidade nas suas compras,
(iii) aumento do engajamento online com aumento da adesão de smartphones na população, e (iv) aprimoramento
de ferramentas tecnológicas, tem ajudado nessa tendência de transferência das vendas do varejo do lado físico
para o mundo online. Entendemos que a intensificação da exploração do e-commerce se desenvolveu principal-
mente em 3 ondas até o momento atual, em que a experiência do consumidor ocupa um papel central na estratégia
online das empresas: Onda 1 - Go Online: consiste no desenvolvimento da plataforma de e-commerce e soluções
básicas para a entrada das marcas no mundo online. Onda 2 - Omnicanalidade: conexão entre as lojas físicas e as
virtuais das empresas de forma a integrar todos os canais de relacionamento com o consumidor. Onda 3 - Experi-
ência Excepcional do Consumidor: consiste em uma estratégia multicanal integrada focada em prover a melhor
customer experience de forma a aumentar recorrência, tráfego e conversão através da utilização de recursos de Big
Data/BI, soluções de inteligência artificial, estratégia de Gestão de Relacionamento com o Cliente personalizada, e
uma rede logística completa, extremamente eficiente com opções de ultra fast delivery.
Responsabilidade Sócio-Ambiental
A Infracommerce não apenas se preocupa com o desenvolvimento sustentável de seu negócio, como acredita que
no mundo atual isso é uma obrigação. O Nosso Jeito preza pelo respeito às pessoas e ao meio ambiente, a fim de
contribuir para uma sociedade engajada, justa e próspera. Adicionalmente, apoiamos diversas instituições no en-
frentamento à pandemia, e lideramos iniciativas com impacto na comunidade, como desenvolvimento pro-bono de
um site para a CUFA (Central Única das Favelas), que serviu como canal digital para arrecadação de doações;
doamos alimentos e materiais de higiene; e transportamos máscaras com custo reduzido de logística. No âmbito
interno, promovemos ações como contratação de médico e técnico de enfermagem para os funcionários de Embu,
melhoramos a rede credenciada oferecida pelo plano de saúde, fornecemos máscaras e álcool gel, facilitamos que
cada colaborador em home office equipasse seu local de trabalho por meio de compra subsidiada ou empréstimo
de equipamentos, contratamos serviço online de apoio psicológico e atividade física.
Faça o que é certo
Promova oportunidades
CUFA
Central Única das Favelas R$5 milhões
levantados através de um site desenvolvido pro bono
Máscaras distribuídas para clientes,
pequenos varejistas e funcionários
Home Office
kits distribuídos para funcionários, incluindo
suporte psicológico remoto
Representatividade
51% mulheres em posições
de liderança + programa
de mentoria
Equidade Salarial
Remuneração média das
mulheres igual ou maior do
que dos homens, até o
nível da diretoria
Diversidade Racial
Auto declarados:
47% não-brancos;
Dentre líderes,
20% não-brancos
Primeiro Emprego
Estágio no ensino
médio para alunos que
moram em volta dos
centros logísticos
Carreira em Tecnologia
3 meses de mentoria
de tecnologia para jovens
talentos desprivilegiados
Comentários de Desempenho
Todos os números são comparados ao mesmo período do ano anterior, e foram arredondados para o milhar mais
próximo, contudo podem apresentar divergências quando comparado às demonstrações financeiras em virtude das
casas decimais. Entre 2018 e 2020, apresentamos um crescimento anual composto (CAGR) de 53% em termos de
receita líquida, e 57% em termos de GMV. Nos últimos três anos, registramos um saudável crescimento do nosso
negócio, com base em uma gestão próxima, eficiente e experiente, além de uma visão estratégica consistente.
Nesse período, nossa receita líquida aumentou de R$101 milhões para R$138 milhões, um aumento de 38%.
No ano de 2020, nossa receita líquida totalizou R$236 milhões, um crescimento de 71% em relação ao ano de
2019, o que mostra que não somente estamos continuamente crescendo, mas fazendo isso de forma sustentável e
duradoura. Comparação dos nossos resultados consolidados do exercício social findo em 31 de dezembro de 2020,
2019 e 2018:
(em R$ mil, exceto %) 31/12/2020 31/12/2019 31/12/2018 Variação %
2020 x 2019 Variação %
2019 x 2018
Receita líquida 235.933 138.354 100.602 71% 38%
Custos dos serviços prestados (118.535) (74.456) (66.369) 59% 12%
Lucro bruto 117.398 63.898 34.233 84% 87%
Margem bruta % 49,8% 46,2% 34,0% 3,6 p.p. 12,2 p.p.
Despesas comerciais (15.869) (10.889) (1.194) 46% 812%
Despesas gerais e administrativas (101.079) (57.144) (30.616) 77% 87%
Outras receitas (despesas) operacionais, líquidas 4.680 6.444 (897) -27% -818%
Lucro (prejuízo) antes do resultado financeiro
e do imposto de renda e contribuição social 5.130 2.309 1.526 122% 51%
Resultado financeiro, líquido (12.352) (8.293) (3.702) 49% 124%
Equivalência Patrimonial 688 (191) (395) -460% -52%
Lucro (prejuízo) antes do imposto de renda
e contribuição social (6.534) (6.175) (2.571) 6% 140%
Imposto de renda e contribuição social n.a. n.a.
Lucro (prejuízo) do exercício (6.534) (6.175) (2.571) 6% 140%
Margem líquida % -2,8% -4,5% 100,0% 1,7 p.p -104,5 p.p
(+) Imposto de renda e contribuição social n.a. n.a.
(+) Resultado financeiro, líquido 12.352 8.293 3.702 49% 124%
(+) Depreciação e amortização 14.333 7.888 1.636 82% 382%
EBITDA 20.151 10.006 2.767 101% 262%
Margem EBITDA % 8,5% 7,2% 2,8% 1,3 p.p 4,5 p.p
Comentários sobre as principais variações na receita e despesas operacionais:
Receita líquida
A Receita Líquida da Infracommerce totalizou R$236 milhões em 2020, uma variação de R$98 milhões ou 71% em
relação ao mesmo período de 2019. Este aumento está em linha com o crescimento histórico da companhia, porém
acentuado com o impacto da pandemia da COVID-19 no Brasil, visto que o isolamento social recomendado, o fe-
chamento compulsório de lojas e a consequente redução do consumo em lojas físicas contribuiu para impulsionar
as vendas de e-commerce, alavancando, assim, a quantidade de transações realizadas em nosso ecossistema, e
o GMV saiu de R$3,0 bilhões em 31 de dezembro de 2019 para R$4,6 bilhões em 31 de dezembro de 2020, o que
levou ao crescimento da receita líquida da Companhia no exercício social findo em 31 de dezembro de 2020, con-
forme observado acima. No ano de 2019, a Companhia apresentou uma receita líquida de R$138 milhões, um au-
mento de R$38 milhões ou 38% em relação ao mesmo período de 2018, relacionado principalmente com a entrada
de novos clientes e expansão da penetração do e-commerce dos clientes existentes dentro da base de vendas da
Companhia.
Custos dos serviços prestados
Em 2020, os custos dos serviços prestados totalizaram R$119 milhões, o que representou uma variação de R$44
milhões ou 59% em relação ao ano de 2019, relacionada com custos de logística, transporte e tecnologia, que
acompanharam o crescimento da nossa receita líquida no período. Nos anos de 2020 e 2019, os custos dos servi-
ços prestados representaram 50% e 54% da nossa receita líquida, respectivamente. Os custos dos serviços pres-
tados totalizaram R$74 milhões em 2019, o que representou um aumento de R$8 milhões ou 12%, devido aumen-
to com custos de logística, transporte e tecnologia, que acompanham o crescimento da nossa receita líquida no
período, porém compensado pelo ganho de eficiência e custos unitários transacionais. Em 2019 e 2018, os custos
dos serviços prestados representaram 54% e 66% da nossa receita líquida, respectivamente.
Lucro bruto
O lucro bruto da Companhia foi de R$117 milhões, comparado com R$64 milhões no mesmo período de 2019, o
que representou uma variação de R$54 milhões ou 84%. Em 2020 e 2019, o lucro bruto representou 50% e 46%
da nossa receita líquida, respectivamente. Este aumento está em linha com aumento da receita e sinergias de
custos. Em 2019, o lucro bruto foi de R$64 milhões comparado com R$34 milhões no mesmo período de 2018, o
que representou uma variação de R$30 milhões ou 87%. Lucro bruto representou 46% e 34% da receita líquida em
2019 e 2018, respectivamente. Este aumento é atribuído substancialmente ao crescimento de 38% da receita líqui-
da, parcialmente compensado pelo aumento de 12% dos custos operacionais.
Despesas comerciais
As Despesas comerciais de 2020 foram de R$16 milhões comparado com R$11 milhões no mesmo período de
2019, o que representou uma variação de R$5 milhões ou 46%. As despesas comerciais representaram 7% e 8%
da receita líquida em 2020 e 2019, respectivamente. Este aumento foi impulsionado pelo aumento das despesas
com marketing e vendas, relacionado com o aumento da operação da Companhia. As Despesas comerciais de
2019 foram de R$11 milhões comparado com R$1 milhão no mesmo período de 2018, o que representou um au-
mento de R$10 milhões, impulsionado pelo aumento das despesas com marketing e vendas, devido aumento da
operação da Companhia. As despesas comerciais representaram 8% e 1% da receita líquida em 2019 e 2018,
respectivamente.
Despesas administrativas
As despesas administrativas totalizaram R$101 milhões em 2020, comparado com R$57 milhões no mesmo perío-
do de 2019, o que representou uma variação de R$44 milhões ou 77%. As Despesas administrativas representaram
43% e 41% da receita líquida em 2020 e 2019, respectivamente. Este aumento é atribuído substancialmente ao
aumento da operação da Companhia, aumento da equipe de suporte técnico, em conjunto com a estruturação de
novas áreas de governança a fim de suportar o plano de crescimento da Companhia. Em 2019, as despesas admi-
nistrativas foram de R$57 milhões comparado com R$31 milhões no mesmo período de 2018, o que representou
uma variação de R$26 milhões ou 87%. As despesas administrativas representaram 41% e 30% da receita líquida
em 2019 e 2018, respectivamente. Este aumento está relacionado a investimentos da Companhia em corpo diretivo
de primeiro e segundo nível, expansão de duas equipes de novos negócios, focadas em omnichannel e fintech,
além da expansão das operações logísticas e de B2B.
Outras receitas (despesas) operacionais
Outras receitas (despesas) operacionais de 2020 totalizaram uma receita de R$4,7 milhões comparado com uma
receita de R$6,4 milhões no mesmo período de 2019, o que representou uma redução de R$1,8 milhão ou 27%,
relacionado com o reconhecimento de um crédito de R$3,8 milhões da exclusão do ICMS da base de cálculo do
PIS/COFINS. As outras receitas (despesas) operacionais de 2019 totalizaram uma receita de R$6,4 milhões com-
parado com uma despesa de R$0,9 milhão no mesmo período de 2018, o que representou uma variação de R$7,3
milhões relacionado com o trânsito julgado da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS.
Resultado financeiro, líquido
O Resultado financeiro líquido em 2020 foi uma despesa financeira líquida de R$12 milhões, comparado com uma
despesa financeira líquida de R$8 milhões no mesmo período de 2019, o que representou um aumento de R$4
milhões ou 49%. Resultado financeiro líquido representou 5% e 6% da receita líquida em 2020 e 2019, respectiva-
mente. Essa variação está relacionada com o aumento de R$3 milhões na despesa financeira, relacionado princi-
palmente com juros e despesas bancárias. O resultado financeiro líquido em 2019 foi uma despesa financeira líqui-
da de R$8 milhões, comparado com uma despesa financeira líquida de R$4 milhões no mesmo período de 2018, o
que representou uma variação de R$4,6 milhões. O resultado financeiro líquido representou 6% e 4% da receita
líquida nos exercícios em 2019 e 2018, respectivamente. Este aumento relacionado principalmente com o efeito
cumulativo da adoção do IFRS 16, nova regra contábil que passou a valer a partir de 2019, onde passamos a re-
gistrar juros sobre arrendamentos dentro da rubrica “despesa financeira”.
Prejuízo do exercício
O prejuízo do exercício de 2020 foi de R$6,5 milhões comparado com um prejuízo de R$6,2 milhões no mesmo
período de 2019, o que representou uma variação de R$0,4 milhão, relacionado com o aumento do lucro operacio-
nal no período, compensado pelo impacto do resultado financeiro. O prejuízo do exercício de 2019 foi de R$6,2
milhões comparado com R$2,6 milhões no mesmo período de 2018, o que representou uma variação de R$3,6
milhões, relacionado com o aumento do resultado operacional compensado pelo aumento do resultado financeiro
líquido no período. A Companhia continua com foco no crescimento, investindo um unidades novas de negócio para
continuar o crescimento acelerado de forma sustentável.
Disponibilidades e Endividamento
Em 31 de dezembro de 2020, a Companhia possuía R$72 milhões de empréstimos e financiamentos, sen-
do R$30 milhões com vencimentos menores que 12 meses e, R$42 milhões com vencimentos de longo prazo.
A Infracommerce terminou 2020 com uma posição de caixa e equivalentes de caixa de R$67 milhões, posição
confortável para atender o financiamento de suas atividades e cobrir sua necessidade de recursos para execução
do seu plano de negócios. Em 31 de dezembro de 2019, o endividamento total da Companhia era de R$16 milhões
com vencimentos menores que 12 meses, e a posição de caixa e equivalentes de caixa da Companhia totalizou
R$15 milhões. Em 31 de dezembro de 2018, o endividamento total da Companhia era de R$628 mil, sendo R$425
mil empréstimos com vencimentos menores que 12 meses e, R$203 mil com vencimentos de longo prazo. A posi-
ção de caixa e equivalentes de caixa da Companhia totalizou R$9 milhões em 2018.
Nos três últimos exercícios sociais, as principais fontes de financiamento da Companhia foram: (i) fluxo de caixa
gerado por suas atividades operacionais; (ii) endividamento bancário de curto e longo prazos e (iii) aumentos pon-
tuais de capital. Esses financiamentos são utilizados pela Companhia principalmente para cobrir custos, despesas
e investimentos relacionados a: (i) operação de negócios; (ii) desembolso de capital; (iii) exigências de pagamento
de seu endividamento e (iv) pagamentos de fusões e aquisições recentes.
Relações com Investidores:
Avenida Dr. Cardoso de Melo 1855 - 15º andar | São Paulo - SP
investor@infracommerce.com.br
+55 11 3848 1313
Infracommerce CXaaS S.A.
CNPJ nº 38.456.921/0001-36
Demonstrações financeiras individuais e consolidadas de 31/12/2020, 2019 e 2018 (Em milhares de Reais)
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quinta-feira, 1 de abril de 2021 às 01:15:35

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