Balanço - CIRCUITO DE COMPRAS SP SPE S.A

Data de publicação06 Abril 2021
SeçãoCaderno Empresarial
48 – São Paulo, 131 (63) Diário Of‌i cial Empresarial terça-feira, 6 de abril de 2021
1) Contexto Operacional: A Circuito de Compras São Paulo SPE S.A. (“So-
ciedade” ou “Circuito de Compras”) é uma sociedade por ações de capital fe-
chado, constituída em 6 de maio de 2015, e tem como objeto social: (i) a ex-
ploração de shoppings centers, de hotéis, de prédios comerciais ou indus-
triais próprios ou de terceiros; (ii) o planejamento econômico e f‌i nanceiro, o
desenvolvimento, a comercialização, o gerenciamento e a implantação de
shoppings centers, de edifícios comerciais e/ou industriais; (iii) a exploração
de estacionamentos; (iv) a prestação de serviços de consultoria e assesso-
ria, gestão empresarial, planejamento e atividades correlatas, em relação a
shoppings centers e/ou empreendimentos comerciais de natureza seme-
lhante; (v) a assistência técnica para implantação, organização e funciona-
mento de empresas industriais, comerciais e/ou de outras naturezas; e (vi)
a aquisição, a venda e a locação de imóveis para exploração comercial. A
sede da Sociedade está localizada na Rua Matias Aires, 402, 8° andar, Con-
solação, no município de São Paulo, Estado de São Paulo. O capital da So-
ciedade é de R$156.667, e seu controlador é a Talismã Fundo de Investi-
mento em Participações. A Sociedade foi a vencedora do Edital de Concor-
rência nº 01 - B/SDTE/2014, que deu origem ao Contrato de Concessão
013/2015, assinado em 4 de dezembro de 2015. O contrato prevê a implan-
tação, a operação, a manutenção e a exploração econômica do Circuito de
Compras do Município de São Paulo pelo prazo de trinta e cinco anos. O iní-
cio da operação ocorreu em 1º de março de 2016. O contrato prevê o paga-
mento referente ao direito de outorga no montante de R$50.500 a ser pago
em cinco parcelas anuais e sucessivas a partir do 37º mês do início da con-
cessão, corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor - IPC, assim como
uma parcela de compensação anual pagas durante o tempo de concessão,
correspondente a 5% da receita bruta, ou um valor mínimo de R$3.955, cor-
rigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA da data da assi-
natura do contrato. De acordo com as disposições do Contrato de Conces-
são as obras do Centro Popular de Compras, Estacionamento e Terminal de
Ônibus, Estacionamento de Automóveis, Centros de Apoio, Sistema de
Transporte de Passageiros, Sistema Logístico de Compras e Áreas de Des-
canso deveriam ser concluídas até o 4º ano de vigência do ajuste. E, as
obrigações de implantação do Hotel e das Salas Comerciais deveriam ser
implementadas até o 8º ano de vigência do contrato. Contudo, em razão de
deliberações do Poder Público os prazos de conclusão das obrigações fo-
ram ampliados, de modo que Companhia concluirá a obra até o 6º ano de vi-
gência do contrato, e implantará até o 9º ano de vigência do ajuste o Hotel
e das Salas Comerciais. A companhia prevê a entrega da Obra do Centro
Popular de Compras para o 2º semestre de 2021. i) Efeito econômico CO-
VID-19. (1) Da COVID-19: Medidas adotadas e Implicações nos Recebí-
veis da Sociedade: Em razão da COVID-19 e, da declaração de situação
de emergência no Município de São Paulo por meio do Decreto Municipal nº
59.285, de 16 de março de 2020, a Circuito de Compras adotou, imediata-
mente, todas as providências necessárias ao atendimento das determina-
ções do Poder Concedente voltadas à permitir acesso à Feira da Madruga-
da em sua fase Provisória (Espaço destinado aos comerciantes do Centro
Popular de Compras realizarem de forma provisória suas atividades duran-
te a realização da Obra do Novo Centro Popular de Compras) somente a co-
merciantes, e seus funcionários, viabilizando manutenção das atividades
única e exclusivamente para “transações comerciais por meio de aplicativos,
internet, telefone e outros instrumentos similares e os serviços de entrega
de mercadorias (delivery)” (artigo 1º, §2º). Posteriormente à determinação
acima referida foi determinada a suspensão do Alvará de Autorização de nº
6066.2020/0001865-7 da Feira da Madrugada em sua fase Provisória, o que
se deu por meio de decisão publicada no Diário Of‌i cial do Estado de São
Paulo com fundamento no Decreto Municipal nº 59.283/2020 (Artigo 19, pa-
rágrafo único). Sendo assim, a Circuito de Compras adotou as providências
voltadas ao encerramento das atividades comerciais realizadas na Feira da
Madrugada em sua fase Provisória, com o consequente fechamento do em-
preendimento para acesso aos comerciantes e suspensão das atividades
comerciais por eles exercidas em cumprimento à deliberação acima emana-
da pelo Poder Concedente. Considerando a inviabilidade de funcionamento
Circuito de Compras São Paulo SPE S.A.
CNPJ nº 23.419.923/0001-88
Demonstrações Financeiras - Para o Exercício Findo em 31.12.2020 e 31.12.2019 (Em milhares de reais - R$, exceto o prejuízo básico e diluído por ação)
Balanço Patrimonial em 31 de Dezembro
Demonstração dos Fluxos de Caixa
Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras em 31 de Dezembro de 2020
Demonstração do Resultado
Demonstração do Resultado Abrangente
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
Ativo Nota 2020 2019
Circulante
Caixa e equivalentes de caixa 3 125.268 47.110
Contas a receber 4 2.443 1.353
Tributos a recuperar 5 754 400
Outros créditos 126 17
Total do ativo circulante 128.591 48.880
Não circulante
Realizável a Longo prazo
Partes relacionadas 6 - 430
Depósitos judiciais 327 327
Outros créditos 1.640 1.640
1.967 2.397
Imobilizado 4.558 414
Direito de Uso 602 309
Intangível 7 696.472 460.260
Total do não circulante 703.599 463.380
Total do ativo 832.190 512.260
Passivo e patrimônio líquido Nota 2020 2019
Circulante
Fornecedores 8 17.236 20.057
Aluguéis a pagar 8 248 318
Salários e encargos 324 507
Tributos a pagar 9 1.441 2.131
Contas a pagar da concessão 10 19.220 18.258
Empréstimos e f‌i nanciamentos 12 - 15.278
Total do passivo circulante 38.831 56.549
Não circulante
Aluguéis a pagar 8 362 -
Adiantamentos de clientes 11 227.950 155.795
Contas a pagar da concessão 10 162.375 131.464
Provisão para riscos 13 608 693
Empréstimos e f‌i nanciamentos 12 - 8.333
Partes relacionadas 6 8 100.337
Debêntures a pagar 14 288.007 -
Total do passivo não circulante 678.948 396.622
Patrimônio líquido
Capital social 15.1 156.667 90.000
Prejuízos acumulados (42.256) (30.911)
Total do patrimônio líquido 114.411 59.089
Total do passivo e do patrimônio líquido 832.190 512.260
Nota 2020 2019
Receita líquida de aluguel 16 6.844 9.720
Custo com aluguéis 17 (8.030) (5.919)
Lucro (Prejuízo) bruto (1.186) 3.801
Despesas Operacionais
Despesas gerais e administrativas 18 (11.335) (10.166)
Despesas com vendas 18 (776) (1.345)
Prejuízo operacional antes
do resultado f‌i nanceiro (13.297) (7.710)
Resultado f‌i nanceiro
Receitas f‌i nanceiras 19 2.686 1.221
Despesas f‌i nanceiras 19 (734) (1.853)
Prejuízo antes do imposto de
renda e da contribuição social (11.345) (8.342)
Imposto de renda e contribuição social 20 - (1.106)
Prejuízo do exercício (11.345) (9.448)
Quantidade de ações ao f‌i nal do Exercício 191.626 90.000
Prejuízo básico e diluído por ação - em R$ 15.4 (0,059) (0,105)
As notas explicativas da administração
são parte integrante das demonstrações f‌i nanceiras.
2020 2019
Prejuízo do exercício (11.345) (9.448)
Outros resultados abrangentes - -
Resultado Abrangente Total do Exercício (11.345) (9.448)
As notas explicativas da administração
são parte integrante das demonstrações f‌i nanceiras.
Capital Prejuízos Total do
Nota social acumulados patrimônio líquido
Saldos em 31.12.2018 90.000 (21.463) 68.537
Prejuízo do exercício - (9.448) (9.448)
Saldos em 31.12.2019 90.000 (30.911) 59.089
Aumento de Capital Social 15.1 66.667 - 66.667
Prejuízo do exercício - (11.345) (11.345)
Saldos em 31.12.2020 156.667 (42.256) 114.411
As notas explicativas da administração
são parte integrante das demonstrações f‌i nanceiras.
continua...
São Paulo, 01 de Março de 2021.
Mensagem da Administração: Prezados Srs. Acionistas, Atendendo às
disposições legais e estatutárias, a Administração do Circuito de Compras
São Paulo SPE S.A. apresenta-lhes, a seguir, o Relatório da Administração
e as Demonstrações Financeiras Consolidadas, com parecer dos auditores
independentes, referentes ao período de doze meses f‌i ndo em 31 de de-
zembro de 2020. As demonstrações f‌i nanceiras são elaboradas de acordo
com o disposto na Lei das Sociedades por Ações. Descrição dos Negó-
cios: A Circuito de Compras São Paulo SPE S.A. (“Companhia” ou “Socie-
dade”) sagrou-se vencedora da Concorrência Pública nº 001-B/SDTE/2014,
instaurada e processada pelo Município de São Paulo, tendo celebrado o
Contrato de Concessão nº 013/2015/SDTE (“Contrato de Concessão”), que
tem por objeto “a concessão de obra pública para a implantação, operação,
manutenção e exploração econômica do CIRCUITO DAS COMPRAS, dos
PROJETOS ASSOCIADOS e as obrigações acessórias (...)”. Em razão da
celebração do Contrato de Concessão, a Companhia assumiu a responsa-
bilidade pela gestão do empreendimento denominado “Feira da Madruga-
da”, instalado na área Norte do Pátio do Pari localizado na Rua Monsenhor
de Andrade, nº 927, Pari, São Paulo, razão pela qual foi imitida na posse do
referido imóvel na data de 01 de março de 2016. De outro lado, o Contrato
de Concessão previu, dentre outras responsabilidades, a obrigação da
Companhia de construir um Centro Popular de Compras (“Centro Popular e
Compras”) no referido imóvel. Para a viabilização da execução das respecti-
vas obras, o Contrato de Concessão f‌i xou a obrigatoriedade de a Compa-
nhia apresentar um Plano de Realocação, prevendo a transferência tempo-
rária dos comerciantes indicados na Lista do Anexo VIII do Contrato de Con-
cessão na Feira da Madrugada para outro imóvel, viabilizando a continuida-
de do comércio por eles executados. Em razão disso, a Companhia adotou
todas as providências necessárias ao cumprimento de referidas obrigações,
tendo obtido êxito na aprovação do Plano de Realocação, ensejando, pois,
determinação do Comitê Intersecretarial no encerramento das atividades da
Feira da Madrugada a partir do dia 26 de dezembro de 2017. Contudo, par-
cela dos comerciantes que exerciam atividades na Feira da Madrugada re-
cusou-se a se retirar do local, iniciando movimento que culminou na ocupa-
ção irregular do imóvel e interferência no funcionamento do empreendimen-
to em razão de atos de violência praticados contra colaboradores e presta-
dores de serviços da Concessionária, e de atos de vandalismo contra estru-
turas de acesso e vigilância do local. De forma diligente, no dia imediata-
mente subsequente à ocupação irregular da área norte do pari a Concessio-
nária promoveu ação de reintegração de posse (autuada sob o nº
1000229.85.2017.8.26.0635, em trâmite perante a 20ª Vara Cível do Foro
Central da Comarca de São Paulo), cuja ordem de reintegração foi cumpri-
da em 08/04/2018, viabilizando, pois, a retomada da área norte pela Con-
cessionária e f‌i nalização da realocação dos comerciantes na área sul do
Pátio do Pari. Paralelamente a estas providências, a Companhia iniciou tra-
tativas com o Município de São Paulo objetivando a permissão de uso da
área sul do Pátio do Pari, com a f‌i nalidade de construção de instalações pro-
visórias (“Feira da Madrugada em sua fase Provisória”) para a realização da
realocação dos comerciantes, tal como previsto no Contrato de Concessão.
As notas explicativas da administração são parte integrante das demonstrações f‌i nanceiras.
Fluxos de Caixa das Atividades Operacionais 2020 2019
Prejuízo antes do imposto de renda e contribuição social (11.345) (8.342)
Ajustes para conciliar o prejuízo do exercício ao caixa
líquido gerado pelas atividades operacionais:
Provisão para créditos de liquidação duvidosa 297 1.345
Depreciação 104 101
Amortização 4.416 1.316
Amortização direito de uso 238 -
Provisão (reversão) de riscos (85) 374
Redução (aumento) nos ativos operacionais
Contas a receber (1.387) (1.568)
Tributos a recuperar (354) (194)
Despesas antecipadas - 18
Outros créditos (109) (17)
Depósitos judiciais - 13
Aumento (redução) nos passivos operacionais
Fornecedores (2.530) 11.635
Salários e encargos (183) 187
Tributos a pagar (690) 521
Contas a pagar da concessão 31.873 16.191
Adiantamentos de clientes 72.155 77.444
Caixa gerado pelas atividades operacionais 92.402 99.024
Imposto de renda e contribuição social pagos - (898)
Caixa líquido gerado pelas atividades operacionais 92.402 98.127
Fluxos de Caixa das Atividades de Investimentos
Aquisição de imobilizado (4.248) (65)
Aquisição de intangível (241.160) (178.856)
Partes relacionadas 430 (35)
Caixa líquido aplicado nas
atividades de investimentos (244.978) (178.956)
Fluxos de Caixa das Atividades de Financiamentos
Empréstimos (23.611) 23.611
Mútuos (100.32) 100.337
Debêntures 288.007 -
Aumento de capital 66.667 -
Caixa líquido gerado pelas
atividades de f‌i nanciamentos 230.734 123.948
Aumento Líquido de Caixa e Equivalentes de Caixa 78.158 43.120
Saldo de caixa e equivalentes
de caixa no início do exercício 47.110 3.990
Saldo de caixa e equivalentes
de caixa no f‌i nal do exercício 125.268 47.110
Aumento Líquido de Caixa e Equivalentes de Caixa 78.158 43.120
As notas explicativas da administração
são parte integrante das demonstrações f‌i nanceiras.
Na área sul do Pátio do Pari foram realizados investimentos necessários
para a implantação da infraestrutura aprovada pelo Poder Público Municipal,
assim como os recursos necessários à aprovação de seu funcionamento
pelos órgãos públicos competentes, objetivo este que foi alcançado dentro
dos parâmetros e prazos f‌i xados pelo Poder Concedente. A Companhia em
cumprimento de suas obrigações contratuais e em continuidade às ativida-
des inerentes à concessão, empenhou-se no fechamento da Feira da Ma-
drugada na área norte do Pátio do Pari e na consequente mudança dos co-
merciantes para a área sul, tendo iniciado em 2018 o período de obras do
Centro Popular de Compras, cuja conclusão é prevista para 2021. As de-
mais obrigações constantes do Contrato de Concessão celebrado com o
Município de São Paulo foram atendidas satisfatoriamente pela Companhia
ao longo do exercício de 2020, notadamente as que se referem à entrega de
relatórios e informações acerca das atividades por ela desenvolvidas, paga-
mentos dos valores relacionados à contraprestação pecuniária a cargo da
Companhia e manutenção dos seguros e garantias previstas no contrato em
referência. Em 2020 tivemos um grande avanço nas atividades relacionadas
à construção do Centro Popular de Compras, tais como, a conclusão da exe-
cução das fundações, avanço quase total nas montagens das estruturas
pré-moldadas, assim como nos painéis pré-moldados da fachada e capea-
mentos de lajes, sendo certo que continuamos com o acompanhamento dos
postos de monitoramento, assim como todas as obrigações aprovadas no
plano de intervenção da CETESB, bem como a execução das drenagens.
Iniciamos também a execução das estruturas moldadas in loco, alvenarias,
revestimentos, impermeabilizações e execução das instalações elétricas,
iluminação, hidráulicas (água pluvial, fria e esgoto), incêndio, sistemas es-
peciais, cabeamentos, ar condicionado, ventilação e pressurização das es-
cadas. Além disso, foram cumpridas todas as obrigações de manutenção
das atividades dos comerciantes Feira da Madrugada em sua fase Provisó-
ria, com a devida renovação das licenças devidas e melhoria das estruturas,
com as ressalvas abaixo tratada em relação ao Covid-19. Por f‌i m, a Compa-
nhia esclarece que, (i) conforme aprovado em Assembleia Geral Extraordi-
nária específ‌i ca e ainda retif‌i cada e ratif‌i cada em Assembleias Gerais Ex-
traordinárias realizadas durante o ano de 2020, foi f‌i r mado no referido ano o
Instrumento Particular de Escritura da 1ª Emissão de Debêntures Simples,
não Conversíveis em Ações, da Espécie com Garantia Real e sem Garantia
Fidejussória, em 11 (onze) séries para Colocação Privada, da Circuito de
Compras São Paulo SPE S.A., seus 1º e 2º aditamentos e instrumentos cor-
relatos, para formalizar Operação de emissão de debêntures a serem obje-
to de oferta privada para subscrição por companhia securitizadora de crédi-
tos imobiliários, nos termos da Lei nº 9.517/94, culminando na distribuição
de certif‌i cados de recebíveis imobiliários (CRI) e ainda (ii) que em 2020 foi
realizado Aumento do Capital Social da Companhia, nos termos da Assem-
bleia Geral Extraordinária de 19 de maio de 2020, devidamente aprovado
pelos Acionistas da Companhia. Da COVID-19: Medidas adotadas e impli-
cações na Sociedade: Em razão da COVID-19 e, da declaração de situa-
ção de emergência no Município de São Paulo por meio do Decreto Munici-
pal nº 59.285, de 16 de março de 2020, a Sociedade adotou, imediatamen-
te, todas as providências necessárias ao atendimento das determinações
do Poder Concedente voltadas à permitir acesso à “Feira da Madrugada em
sua fase Provisória” somente a comerciantes, e seus funcionários, viabili-
zando manutenção das atividades única e exclusivamente para “transações
comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone e outros instrumentos
similares e os serviços de entrega de mercadorias (delivery)” (artigo 1º, §2º).
Posteriormente à determinação acima referida foi determinada a suspensão
do Alvará de Autorização de nº 6066.2020/0001865-7 da Feira da Madruga-
da em sua fase Provisória, o que se deu por meio de decisão publicada no
Diário Of‌i cial do Estado de São Paulo com fundamento no Decreto Munici-
pal nº 59.283/2020 (Artigo 19, parágrafo único). Sendo assim, a Sociedade
adotou as providências voltadas ao encerramento das atividades comerciais
realizadas na “Feira da Madrugada em sua fase Provisória”, com o conse-
quente fechamento do empreendimento para acesso aos comerciantes e
suspensão das atividades comerciais por eles exercidas em cumprimento à
deliberação acima emanada pelo Poder Concedente. Considerando a invia-
bilidade de funcionamento da Feira da Madrugada em sua fase Provisória e,
por consequência, do exercício das atividades dos comerciantes represen-
tada pelas locações dos espaços (boxes e lanchonetes) por ato emanado
pelo Poder Concedente a Sociedade suspendeu a cobrança dos alugueres
dos boxes e lanchonetes pelo mesmo tempo de suspensão do citado Alva-
rá de Autorização, tendo inclusive comunicado of‌i cialmente o Poder Conce-
dente das providências adotadas em cumprimento às determinações muni-
cipais e estaduais sobre o tema COVID-19. Com o retorno das atividades
dos comerciantes, a Sociedade atendeu no ano de 2020 as determinações
estaduais e municipais em cada fase da quarentena, em especial aquelas
relacionadas com a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos
comerciais e horário de atendimento de acordo com o Plano São Paulo. As
oscilações de fases do Plano São Paulo (vermelha, laranja e amarela) no
ano de 2020 interferiram nas atividades dos comerciantes, com ref‌l exo no
faturamento da Sociedade, haja vista a instabilidade gerada pela pandemia
no comércio em geral. De toda forma, considerando o avanço das obras do
Centro Popular de Compras a Sociedade deu início à celebração dos con-
tratos de locação do Centro Popular de Compras, cuja medida permitiu re-
torno f‌i nanceiro da inadimplência. Além disso, o faturamento permaneceu
estável, sendo que conseguimos recuperar parte da inadimplência gerada
no período da Pandemia nos meses de outubro, novembro e dezembro, de-
vido a retomada das atividades do comércio popular e período de compras
para o Natal. Consigne-se, por oportuno, que a Sociedade como forma de
zelar pela manutenção da posse da área/empreendimento (Feira da Madru-
gada em sua fase Provisória) e, de suas estruturas, manteve por todo o pe-
ríodo no local as atividades internas voltadas à segurança, limpeza, manu-
tenção, zeladoria e conservação das instalações, de acordo com as obriga-
ções assumidas em decorrência do Contrato de Concessão, tendo, contudo,
adotado as providências necessárias para a suspensão e/ou renegociação
dos contratos celebrados com seus colaboradores relacionados às ativida-
des desempenhadas na Feira da Madrugada em sua fase Provisória, como
por exemplo, atendimento médico e assistência de primeiros socorros, lim-
peza, serviço de monitoramento e gravação de imagens e bombeiros.
Circuito de Compras São Paulo SPE S.A.
da Feira da Madrugada em sua fase Provisória e, por consequência, do
exercício das atividades dos comerciantes representada pelas locações dos
espaços (boxes e lanchonetes) por ato emanado pelo Poder Concedente a
Circuito de Compras suspendeu a cobrança dos alugueres dos boxes e lan-
chonetes pelo mesmo tempo de suspensão do citado Alvará de Autorização,
tendo inclusive comunicado of‌i cialmente o Poder Concedente das providên-
cias adotadas em cumprimento às determinações municipais e estaduais
sobre o tema COVID-19. As oscilações de fases do Plano São Paulo (ver-
melha, laranja e amarela) no ano de 2020 interferiram nas atividades dos
comerciantes, com ref‌l exo no faturamento da Sociedade, haja vista a insta-
bilidade gerada pela pandemia no comércio em geral. A Sociedade estima
que a ausência de faturamento e as oscilações das fases do Plano São Pau-
lo, impactaram negativamente em seu f‌l uxo de caixa, gerando uma perda de
R$ 4.303 de recebíveis. Com o retorno das atividades dos comerciantes, a
Circuito de Compras atendeu no ano de 2020 as determinações estaduais e
municipais em cada fase da quarentena, em especial aquelas relacionadas
com a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos comerciais e
horário de atendimento de acordo com o Plano São Paulo. De toda forma,
considerando o avanço das obras do Centro Popular de Compras a Circuito
de Compras deu início à celebração dos contratos de locação do Centro Po-
pular de Compras, cuja medida permitiu retorno f‌i nanceiro da inadimplência.
Além disso, o faturamento permaneceu estável, sendo que conseguimos re-
cuperar parte da inadimplência gerada no período da Pandemia nos meses
de outubro, novembro e dezembro, devido a retomada das atividades do co-
mércio popular e período de compras para o Natal. Consigne-se, por opor-
tuno, que a Circuito de Compras como forma de zelar pela manutenção da
posse da área/empreendimento (Feira da Madrugada em sua fase Provisó-
ria) e, de suas estruturas, manteve por todo o período no local as atividades
internas voltadas à segurança, limpeza, manutenção, zeladoria e conserva-
ção das instalações, de acordo com as obrigações assumidas em decorrên-
cia do Contrato de Concessão, tendo, contudo, adotado as providências ne-
cessárias para a suspensão e/ou renegociação dos contratos celebrados
com seus colaboradores relacionados às atividades desempenhadas na
Feira da Madrugada em sua fase Provisória, como por exemplo, atendimen-
to médico e assistência de primeiros socorros, limpeza, serviço de monito-
ramento e gravação de imagens e bombeiros. (2) Da COVID-19 e das Me-
didas adotadas na Obra do Centro Popular de Compras: Considerando
a pandemia da COVID-19 a Circuito de Compras igualmente adotou medi-
das voltadas à intensif‌i cação das medidas de higienização na área nor te do
Pari onde estão sendo executadas as obras do Centro Popular de Compras,
além de realizar campanhas de prevenção e precaução. Com relação às
medidas de higienização foram colocados à disposição de todos os colabo-
radores álcool em gel 70% nas portarias, vestiários e refeitório com a devi-
da sinalização de seus postos, além de intensif‌i cação dos sabonetes líqui-
dos e papel toalha nos lavatórios dos banheiros para a sua manutenção
constante. São igualmente adotadas outras medidas preventivas de contá-
gio do vírus, quais sejam, medição de temperatura dos funcionários que
adentram o canteiro, distanciamento entre os bancos no refeitório e limita-
ção do número de 04 (quatro) pessoas dentro da copa simultaneamente.
Além disso, foram realizadas campanhas de conscientização por meio de
cartazes, cartilha e diálogos promovidos com seus colaboradores para o en-
frentamento da COVID-19 focadas na informação da forma de transmissão,
prevenção, grupo de risco, esclarecimentos de dúvidas e providências a se-
rem adotadas em caso de suspeita de algum sintoma. As medidas adota-
das, não causaram efeitos na continuidade da obra do Centro Popular de
Compras, sendo mantidos assim seu cronograma de construção. (3) Da CO-
VID-19 e das Medidas adotadas na Sede da Sociedade: Considerando
que os seus funcionários atuavam de forma presencial, a Sociedade igual-
mente adotou medidas voltadas à prevenção e precaução da COVID-19,
além de implementar medidas e ações para assegurar o trabalho híbrido
home off‌i ce. A Sociedade intensif‌i cou a limpeza na sede da Sociedade com
a destinação de pessoa exclusiva para a manutenção constante da higieni-
zação de todo o ambiente do escritório, incluindo os postos de trabalho, as
salas de reunião, os banheiros, com a utilização de produto adequado (ál-
cool 70%) de forma a reduzir os riscos de contaminação. Além disso, foi im-
plementado novo canal de comunicação com seus funcionários para esta-
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