Balanço - Companhia do Metropolitano de SÓo Paulo - Metrô

Data de publicação12 Abril 2023
SeçãoEmpresarial 2
Sumário
Caderno Empresarial 2
BALANÇO
COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ ........10
PRODESP - CIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO
ESTADO DE SÃO PAULO ..............................................................2
Diário Oficial
Estado de São Paulo
Empresarial 2
Volume 133 • Número 68 Página 10
São Paulo, quarta-feira, 12 de abril de 2023
CNPJ nº 62.070.362/0001-06
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO
O Relatório Integrado 2022 da Companhia do Metrô encontra-se disponível em: http://www.metro.sp.gov.br/metro/institucional/pdf/relatorio-integrado-2022.pdf
O Metrô de São Paulo encerra o ano de 2022 expandindo fronteiras. A empresa que ao
longo do tempo se tornou um dos símbolos de São Paulo, consolida-se como referência
da engenharia e do transporte público, ao participar da implantação de um sistema de
monotrilho na República Dominicana.
Monotrilho que, por sinal, é inovador no Brasil. E quando falamos em inovação, logo
pode-se pensar no Metrô, que hoje opera o monotrilho da Linha 15-Prata, e segue
incentivando a tecnologia, inclusive com um recém-aberto hub no Parque Tecnológico
de São José de Campos, ampliando a interação neste nicho e buscando soluções
sustentáveis aos desafios futuros.
Os limites da imensa capital paulista já estão prestes a serem superados pela
Companhia, que avança nas desapropriações para as obras da Linha 2-Verde até
Guarulhos, bem como nos projetos das linhas 19-Celeste, também rumo a Guarulhos,
e 20-Rosa que vai conectar os municípios de São Bernardo e Santo André a São Paulo.
Nessas duas últimas, de forma inovadora começamos neste ano estudos para a
atração de capital e geração de novas receitas, além da proposição de um modelo
econômico e novas formas de financiamento.
A carteira de projetos também ganha uma nova opção, com o início da contratação dos
estudos da Linha 16-Violeta. Ainda em 2022, os canteiros da ampliação da Linha
2-Verde, uma das grandes obras de infraestrutura do país, tiveram mudanças
significativas com o progresso dos trabalhos. Na Linha 15-Prata, a construção de duas
novas estações foi iniciada e a via da Linha 17-Ouro está prestes a ser concluída. Estes
investimentos somaram mais de R$ 2,3 bilhões em 2022.
A operação das nossas linhas teve saltos tecnológicos que vão melhorar o serviço ao
passageiro. Avançamos na colocação de portas de plataformas nas estações de grande
movimento e iniciamos o funcionamento do moderno sistema de câmeras com
inteligência artificial na Linha 3-Vermelha que vai ampliar a segurança. Nesse tema,
também firmamos convênio com a Polícia Militar para reforçar a vigilância das estações.
O investimento na modernização dos processos de manutenção ganhou forma na
figura do novo Centro de Controle da Manutenção, inaugurado neste ano e que começa
a usar dos recursos de inteligência artificial para monitoramento dos ativos da operação,
antecipando problemas e atuando de forma mais assertiva, ganhando também em
economia.
O Metrô se moderniza estruturado em um plano estratégico e atento à cultura ASGI
(Ambiental, Social, Governança e Integridade). Sua constante preocupação na melhoria
do serviço, aliado às boas práticas corporativas e de governança geram reconhecimento.
Neste ano, a empresa foi eleita pela Folha de S. Paulo pela sexta vez consecutiva o
melhor serviço público paulista, além de ter ganho o prêmio de melhor relatório
integrado na categoria empresa fechada da Abrasca. Também foi premiada no CX
Summit, pelo desenvolvimento do projeto Jornada do Passageiro, que identifica as
necessidades do passageiro e ações de melhorias.
Como se vê, os rumos do Metrô estão muito bem traçados e os resultados de 2022
mostram que a empresa percorre o caminho certo!
Desempenho econômico-financeiro
O Metrô de São Paulo reportou, no período, prejuízo de R$ 1,167 bilhão, ante R$ 759
milhões em 2021, aumento de 53,8% em relação ao período comparativo.
A receita operacional líquida foi de R$ 2,164 bilhões no acumulado de 2022, aumento
de 40,1%, comparado a 2021 que alcançou R$ 1,545 bilhão.
O principal fator para o aumento na receita operacional líquida foi a recuperação do
volume de passageiros transportados no período.
A receita não tarifária também apresentou aumento no período comparativo com 2021,
alcançando R$ 266 milhões em 2022, ante R$ 187 milhões em 2021, devido a retomada
total das atividades comerciais após as restrições impostas pela pandemia da
COVID-19.
Receita tarifária
Em milhões de R$
Receita não tarifária
Em milhões de R$
Receita com gratuidades
Em milhões de R$
1.641
1.216
2022 2021
266
187
2022 2021
321
188
2022 2021
Os custos e despesas sofreram um aumento de 14,5% em pessoal, alcançando
R$ 1.770 milhões ante R$ 1.546 milhões em 2021, motivado principalmente pelo
dissídio coletivo de 12,26% aplicado a partir de maio/22, muito embora tenha ocorrido
o desligamento de forma gradual de 365 empregados do PDI ao longo de 2022.
Adicionalmente, houve o provisionamento de processos judiciais no montante de
R$ 165 milhões e, um aumento nas despesas financeiras de R$ 53 milhões devido à
emissão de debêntures de 25 de abril de 2022, no montante de R$ 400 milhões.
A principal fonte de recursos da Companhia proveniente da atividade operacional é a
prestação de serviço de transporte de passageiros, composta por receita tarifária
e ressarcimento de gratuidade. Esta representou 88% da receita operacional bruta
de 2022.
Passageiros transportados no sistema de transporte na RMSP 2022 e 2021 1
Passageiros 2022
(milhões)(%) Passageiros 2021
(milhões)(%)
Transporte sobre trilhos 1.745,1 35,7 1.330,8 33,9
Metrô de São Paulo 794,2 16,3 576,4 14,7
ViaQuatro2166,8 3,4 110,9 2,8
ViaMobilidade Linha 52143,2 2,9 109,7 2,8
ViaMobilidade Linhas 8 e 93199,5 4,1
Trem Metropolitano - CPTM3441,4 9 533,8 13,6
Transporte sobre pneus 3.133 64,3 2.581,7 66,1
Ônibus Municipal - SPTRANS42.048,9 42 1.672,9 42,8
Ônibus Intermunicipal - EMTU5401,7 8,3 336,8 8,7
Aeroporto e Corredor (Trólebus e Diesel) 68,2 1,4 57 1,5
Empresas particulares
(serviço comum e seletivo) 333,5 6,9 279,8 7,2
Ônibus - Outros Municípios6682,4 14 572 14,6
Total de Transportes 4.878,1 100 3.912,5 100
1 Inclui transferência e gratuitos. Não inclui ônibus escolar e fretamento.
2 Fonte: CMCP - Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões.
3 Fonte: STM - Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo -
dados estimados de Dez/22 (CPTM).
4 Fonte: SPTRANS - São Paulo Transportes S.A.
5 Fonte: EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. -
dados estimados de Nov e Dez/22.
6 Estimativa com base nas viagens dos demais municípios na RMSP, em relação às
viagens intermunicipais apontadas na Pesquisa Origem Destino 2017.
Rede Metroviária
2022 2021
Rede Metroviária (Metrô de São Paulo, Via Quatro e Via Mobilidade)
km de extensão 104,2 104,2
nº de estações 91 91
nº de linhas 6 6
Linhas Operadas pelo Metrô de São Paulo
km de extensão 71,4 71,4
nº de estações 63 63
nº de linhas 4 4
Passageiros Transportados pelo Metrô de São Paulo
Média nos dias úteis (milhão) 2,6 1,9
Total anual (bilhão) 0,79 0,58
Estratégia de longo prazo
Para cumprir a missão de “Conectar pessoas e lugares por meio de uma rede de
mobilidade sustentável gerando qualidade de vida”, a Companhia estabeleceu sua
estratégia de Longo Prazo 2023-2027 e Plano de Negócios 2023, que constituem em
iniciativas e ações da Companhia para concretizar a visão de futuro de “Ser referência
em planejamento, implantação e operação de transporte público”.
Os valores que norteiam o Plano de Negócio de 2023-2027 estão demonstrados
a seguir:
Valores
Respeito e
Diversidade
Sustentabilidade
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Gentileza
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Responsividade
Integridade e
Transparência
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de pertencer
Incentivar a cordialidade,
a atenção e o respeito entre
todas as pessoas.
Expandir continuamente a rede
metroviária, com foco em aspectos
ambientais, sociais, econômicos e
urbanos de forma a potencializar os
benefícios diretos e indiretos gerados
e garantir a perenidade da empresa.
Oferecer serviço de transporte de fácil
compreensão, em instalações que
garantam segurança física, operacional
e ocupacional adequadas e com alto
grau de previsibilidade, respondendo
com agilidade às demandas e ocorrências.
Cuidar das pessoas com prontidão
e cortesia visando atender às
QHFHVVLGDGHVHVSHF¯ŵFDVHDR
bem comum.
Aprimorar continuamente as práticas,
os processoe e os projetos, visando a
satisfação dos passageiros e dos
empregados e o atendimento às
expectativas das partes interessadas.
Agir com imparcialidade,
isenção, lisura e justiça no trato
do bem público e das pessoas,
fornecendo orientações e
informações claras e precisas.
Os temas percebidos como mais importantes para o Metrô foram traduzidos em
objetivos estratégicos e foram inseridos no novo Mapa Estratégico. Cada objetivo
estratégico possui meta para os próximos 5 anos, que é medido por meio de um
indicador que traduz se as ações da Companhia estão sendo efetivas para que a visão
do Metrô se concretize.
1) Perspectiva Sustentabilidade Financeira, Social e Ambiental
Aumentar as receitas tarifárias
Aumentar as receitas não tarifárias
Executar o orçamento de investimento para expansão e modernização
Ampliar os benefícios socioambientais
2) Perspectiva Mercado e Sociedade
Oferecer um serviço competitivo alinhado às expectativas dos passageiros
Implantar e gerir negócios
Expandir a rede metroviária
3) Perspectiva Processos Internos
Melhorar o desempenho, a eficiência e a segurança operacional
Aumentar a produtividade
Reduzir os custos e as despesas
Assegurar a comunicação e o relacionamento com as partes interessadas
4) Perspectiva Aprendizagem e Crescimento
Promover a inovação com foco em eficiência e ganho de escala
Aperfeiçoar a gestão de pessoas e equipes para atender às demandas internas e
externas
Promover a gestão do conhecimento
Promover a diversidade
Nosso programa de investimento prevê as seguintes ações, segregadas por linha:
A companhia espera investir mais de R$ 4,6 bilhões de reais ao longo de 2023 e
contará com recursos do seu acionista principal por meio da Lei Orçamentária Anual
nº 17.614 de 26 de dezembro de 2022.
Os maiores volumes de investimentos previstos são na expansão nos seguintes projetos:
Linha 2 - Verde, com previsão de investimentos em 2023 de R$ 2,5 bilhões;
Linha 17 - Ouro, com investimentos previstos de R$ 1,2 bilhões; e
Linha 15 - Prata com investimentos previstos de R$ 0,5 bilhão.
Relacionamento com Auditores Externos
A auditoria de nossas demonstrações financeiras e a revisão das informações
trimestrais são realizadas por auditores externos independentes, visando garantir a
confiabilidade dos dados apresentados pela Companhia do Metropolitano de São
Paulo, respeitando os princípios que preservam a independência destes profissionais,
a saber: i) não auditar seu próprio trabalho; ii) não exercer funções gerenciais; iii) não
advogar pelo seu cliente.
O Comitê de Auditoria, em linha com nosso Estatuto Social, é responsável pela
avaliação das diretrizes que orientam a contratação e a prestação de serviços dos
auditores externos. Também cabe ao Comitê recomendar ao Conselho de Administração
a contratação e a destituição da auditoria externa, além do dever de se manifestar antes
da contratação de outros serviços prestados por ela, ou por empresas vinculadas a ela,
que não caracterizem atividades da sua alçada. Em 2022, a Mazars Auditores
Independentes prestou serviço de auditoria a Companhia, e o montante total pago
pelos serviços de auditoria de demonstrações financeiras no exercício de 2022 foi de
aproximadamente R$ 109.
A Mazars Auditores Independentes não prestou, durante o período de atuação na
Companhia, serviços não relacionados à auditoria externa.
Balanços patrimoniais
Ativo Nota
explicativa 31/12/2022 31/12/2021
Circulante
Caixa e equivalentes de caixa 4 362.566 197.483
Títulos e valores mobiliários 5.825 6.081
Contas a receber 5 149.344 199.076
Estoques 6 234.214 238.362
Tributos a recuperar 3.549 19.387
Outros ativos 26.049 29.077
781.547 689.466
Ativos mantidos para venda 712.015 22.982
793.562 712.448
Não circulante
Contas a receber 5 8.241 6.169
Caixa restrito 8 27.567
Depósitos judiciais 9 250.972 172.646
Outros ativos 31.126
Investimentos 14.464 14.465
Imobilizado 10 37.702.973 36.148.442
Intangível 11 34.826 29.090
38.070.169 36.370.812
Total do ativo 38.863.731 37.083.260
Passivo Nota
explicativa 31/12/2022 31/12/2021
Circulante
Fornecedores 13 473.132 327.816
Debêntures 14 29.999
Impostos e contribuições a recolher 15 63.075 57.452
Remunerações e encargos a pagar 16 198.838 256.476
Adiantamento de clientes 17 418.346 499.762
Partes relacionadas 18 27.940 93.701
Outras contas e despesas a pagar 5.078 3.981
1.216.408 1.239.188
Não circulante
Debêntures 14 374.938
Impostos e contribuições a recolher 15 88.323 45.858
Remunerações e encargos a pagar 16 325 4.347
Adiantamento de clientes 17 143.953 136.726
Plano de previdência suplementar 19.2 9.196 78.556
Provisão para processos judiciais 20 1.501.750 1.336.404
Partes relacionadas 18 218.913 222.788
Outras contas e despesas a pagar 3.471 3.471
2.340.869 1.828.150
Patrimônio líquido
Capital social 21.2 45.690.396 43.307.459
Ações em tesouraria (16) (16)
Ajustes de avaliação patrimonial 152.858 78.116
Prejuízos acumulados (10.536.784) (9.369.637)
35.306.454 34.015.922
Total do passivo e patrimônio líquido 38.863.731 37.083.260
Demonstrações de resultados
Nota
explicativa 31/12/2022 31/12/2021
Receita operacional líquida 22 2.164.379 1.545.013
Custo dos serviços prestados 23 (2.421.743) (2.320.576)
Prejuízo bruto (257.364) (775.563)
Receitas (despesas) operacionais 23
Despesas com vendas (27.397) (42.905)
Despesas gerais e administrativas (997.613) (541.671)
Outras receitas (despesas) operacionais, líquidas 144.285 608.863
(880.725) 24.287
Prejuízo operacional antes
do resultado financeiro (1.138.089) (751.276)
Resultado financeiro, líquido 24
Receitas financeiras 34.523 15.012
Despesas financeiras (71.296) (18.513)
Variações monetárias e cambiais, líquidas 7.715 (4.628)
(29.058) (8.129)
Prejuízo antes do imposto de renda
e da contribuição social (1.167.147) (759.405)
Imposto de renda e contribuição social
Corrente
Prejuízo do exercício (1.167.147) (759.405)
Prejuízo do exercício por ação (em R$)
Básico - ON 26.1 (137,90) (95,99)
Demonstrações dos resultados abrangentes
31/12/2022 31/12/2021
Prejuízo do exercício (1.167.147) (759.405)
Valor justo sobre títulos e valores mobiliários (256) (2.536)
Ganho atuarial 74.998 155.720
Total do resultado abrangente (1.092.405) (606.221)
Demonstrações dos fluxos de caixa
31/12/2022 31/12/2021
Fluxos de caixa das atividades operacionais
Prejuízo do exercício (1.167.147) (759.405)
Ajustes para reconciliar o prejuízo do exercício com
o caixa líquido gerado pelas atividades operacionais
Depreciação e amortização 741.157 677.854
Resultado na venda de investimentos (124.328) (137.847)
Baixa de ativos imobilizados e intangíveis 141 79.084
Juros sobre debêntures 47.910
Juros sobre passivo atuarial 5.638 15.861
Provisão e atualizações para contencioso judicial
e administrativo, líquida 165.346 (53.526)
Constituição de perda de crédito esperada 24.812 26.442
Redução ao valor recuperável de ativos 58.888
Provisão para perda obsolescência de estoque, líquida (222) 3.673
Resultado líquido ajustado (306.693) (88.976)
Variação nos ativos operacionais
Contas a receber 22.848 (73.024)
Estoques 4.370 (11.402)
Tributos a recuperar 15.838 7.893
Depósitos judiciais (78.326) 4.508
Outros ativos (28.098) 3.231
Variação nos passivos operacionais
Fornecedores 162.499 (86.032)
Remunerações e encargos a pagar (61.660) (8.572)
Impostos e contribuições a recolher 48.088 48.684
Adiantamento de clientes (74.189) 39.166
Partes relacionadas (69.636) 64.356
Outras contas e despesas a pagar 1.097 3.646
Caixa líquido aplicado nas atividades operacionais (363.862) (96.522)
Fluxos de caixa das atividades de investimentos
Aquisição de imobilizado (2.322.438) (1.619.610)
Aquisição de intangível (30.006) (15.460)
Alienação de ativos 168.991 160.476
Caixa restrito (27.567)
Caixa líquido aplicado nas atividades de investimentos (2.211.020) (1.474.594)
Fluxos de caixa das atividades de financiamentos
Integralização de capital 2.382.937 1.581.279
Debêntures, líquidos de custo de captação 390.979
Pagamento de juros sobre debêntures (33.951)
Caixa líquido gerado nas atividades de financiamentos 2.739.965 1.581.279
Aumento no caixa e equivalentes de caixa 165.083 10.163
Caixa e equivalentes de caixa no início do exercício 197.483 187.320
Caixa e equivalentes de caixa no final do exercício 362.566 197.483
Aumento no caixa e equivalentes de caixa 165.083 10.163
Transações que não afetaram o caixa
Redução de fornecedores, em decorrência da extinção
da obrigação com fornecedor através de ajuste
no custo do imobilizado operacional. 17.183
Demonstrações das mutações do patrimônio líquido
Capital
social Ações em
tesouraria Ajustes de avaliação
patrimonial Prejuízos
acumulados Total
Saldos em 31 de dezembro de 2020 41.726.180 (16) (75.068) (8.610.232) 33.040.864
Prejuízo do exercício (759.405) (759.405)
Valor justo sobre títulos e valores mobiliários (2.536) (2.536)
Ganho atuarial 155.720 155.720
Integralização de capital 1.581.279 1.581.279
Saldos em 31 de dezembro de 2021 43.307.459 (16) 78.116 (9.369.637) 34.015.922
Prejuízo do exercício –– (1.167.147) (1.167.147)
Valor justo de títulos e valores mobiliários –– (256) (256)
Ganho atuarial –– 74.998 74.998
Integralização de capital 2.382.937 2.382.937
Saldos em 31 de dezembro de 2022 45.690.396 (16) 152.858 (10.536.784) 35.306.454
Demonstrações dos valores adicionados
31/12/2022 31/12/2021
Receitas
Receita de prestação de serviços e outras 2.228.644 1.591.202
Outras receitas 159.934 92.655
Constituição/(reversão) de perda de crédito
esperada, líquida (19.984) (25.995)
2.368.594 1.657.862
Insumos adquiridos de terceiros
Matérias-primas consumidas
Custos dos serviços prestados (401.318) (360.748)
Materiais, energia, serviços de terceiros e outros (462.994) (229.300)
Perdas com ativos (5.387) (9.006)
(869.699) (599.054)
Valor adicionado bruto 1.498.895 1.058.808
Depreciação e amortização (741.157) (677.854)
Valor adicionado líquido produzido pela Companhia 757.738 380.954
Valor adicionado recebido em transferência
Juros, lucros e dividendos sobre ações 281 269
Receitas financeiras 46.807 19.483
Receitas de subvenção 559.170
47.088 578.922
31/12/2022 31/12/2021
Valor adicionado total a distribuir 804.826 959.876
Pessoal
Remuneração direta 1.117.312 1.026.440
Benefícios 308.057 272.694
F.G.T.S. 111.302 96.755
Outros 159.767 121.210
1.696.438 1.517.099
Impostos, taxas e contribuições
Federais 188.242 143.694
Estaduais 67 70
Municipais (211) 24.781
188.098 168.545
Remuneração de capitais de terceiros
Juros e variações monetárias 66.526 10.565
Aluguéis 20.911 23.072
87.437 33.637
Remuneração de capitais próprios
Prejuízo do exercício (1.167.147) (759.405)
(1.167.147) (759.405)
Valor adicionado total distribuído 804.826 959.876
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2022 E 2021
(Em milhares de Reais, exceto quando indicado de outra forma)
NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2022 E 2021
(Em milhares de Reais, exceto quando indicado de outra forma)
1. Contexto operacional
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (“Companhia” ou “Metrô”), é uma
empresa pública com sede social em São Paulo - SP na Rua Boa Vista, nº 175,
Bloco B, 7º andar, que tem como acionista controlador o Governo do Estado de
São Paulo - GESP, com 97,60% das ações ordinárias. A Companhia obteve em 6
de janeiro de 2023, o registro de Companhia Aberta - Categoria B, de acordo com
a Resolução nº 80 da Comissão de Valores Mobiliários “CVM”. Nesta condição, a
Companhia está autorizada apenas a emitir títulos de valores mobiliários, não
podendo negociar suas ações em Bolsa de Valores.
A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos - STM, órgão do GESP, é
responsável pelo planejamento e execução da política de transporte urbano de
passageiros da região metropolitana de São Paulo. A Companhia tem por objeto
social, essencialmente:
Operação comercial de prestação de serviço de transporte metroviário de
passageiros;
Planejamento de redes metroviárias e de transportes para a região
metropolitana de São Paulo - RMSP;
A construção e implementação de novos empreendimentos e sistemas
metroferroviários;
A exploração comercial de negócios adjacentes através dos espaços e
ativos metroviários;
Prestação de ser viços e consultoria especializada em tecnologia.
O Metrô possui atualmente 4 (quatro) linhas comerciais em operação na cidade
de São Paulo, sendo a Linha 1 - Azul (Jabaquara - Tucuruvi), Linha 2 - Verde (Vila
Madalena - Vila Prudente), Linha 3 - Vermelha (Corinthians-Itaquera - Palmeiras-
Barra Funda) e Linha 15 - Prata (Vila Prudente - Jardim Colonial). Estas linhas
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quarta-feira, 12 de abril de 2023 às 05:06:57

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