BALANÇO - HYPERA S.A

Data de publicação02 Março 2021
SeçãoCaderno Empresarial
terça-feira, 2 de março de 2021 Diário Of‌i cial Empresarial São Paulo, 131 (40) – 21
HYPERA S.A.
CNPJ 02.932.074/0001-91
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO
Nos termos das disposições legais e estatutárias, a Administração da Hypera S.A. (“Companhia” ou “Hypera
Pharma”) submete à apreciação de seus acionistas o Relatório da Administração e as Demonstrações Financeiras
da Companhia, individuais e consolidadas, acompanhadas do relatório dos auditores independentes, referentes
ao exercício social findo em 31 de dezembro de 2020.
MENSAGEM DA DIRETORIA
Em 2020, a atuação da Hypera Pharma foi marcada pelos esforços em garantir o cumprimento de seu papel de
promover acesso à saúde a todos os brasileiros em meio à pandemia de Covid-19, sem perder de vista a
preservação do bem-estar integral de suas equipes e das comunidades com que se relaciona. Inicialmente, todo
o pessoal administrativo e equipes de campo da Companhia passaram a atuar em regime remoto, e foram
implementados protocolos adicionais de saúde para que as equipes de produção, pesquisa e desenvolvimento
pudessem continuar trabalhando com segurança, incluindo a testagem de todos os colaboradores em atuação
presencial, uso contínuo de máscaras de proteção e novas regras para distanciamento social em nossas
instalações. Gradualmente, com a evolução dos controles e diante da retomada parcial da atividade econômica,
as equipes administrativas e de campo retornaram ao trabalho nos escritórios, seguindo um plano que contou com
a orientação do Hospital Sírio-Libanês, com testagem periódica de todos os nossos colaboradores. Além das
iniciativas voltadas para seu público interno e manutenção de suas operações, a Companhia ampliou sua atuação
junto à comunidade, sobretudo em Anápolis (GO), com doação de 20 ventiladores pulmonares e mil testes do tipo
PCR-RT para o sistema municipal de saúde, em apoio às medidas locais de combate à pandemia. Mesmo com
tantos desafios relacionados à pandemia, a Companhia teve um ano transformador, com a conclusão em agosto
da aquisição das marcas Buscopan, Buscofem e Buscoduo, que consolidou a liderança absoluta da Hypera
Pharma no mercado brasileiro de medicamentos isentos de prescrição (OTC) no Brasil. Além disso, a Companhia
deu passos importantes para o fechamento da aquisição de um portfólio selecionado de marcas da Takeda no
Brasil, incluindo marcas relevantes como Neosaldina, Eparema, Nebacetin, Alektos, Nesina e Dramin. Essa
transação foi efetivamente concluída em janeiro de 2021, e posicionou a Companhia para disputar a liderança do
mercado farmacêutico brasileiro. Adicionalmente, essa operação permitiu a entrada da Hypera Pharma em novas
classes terapêuticas, incluindo diabetes, uma das maiores do setor no Brasil. Também reforçou a posição da
Companhia no mercado de medicamentos OTC - a Hypera Pharma agora detém duas das três maiores marcas
desse segmento no Brasil (Neosaldina e família Buscopan). Em 2020, a Hypera Pharma aumentou a visibilidade
de suas marcas, especialmente com a compra dos naming rights da Neo Química Arena, por 20 anos, e a
renovação do patrocínio à programação de futebol da rede Globo de televisão para o ano de 2021, com
contrapartidas em diversas plataformas, incluindo TV paga e aberta, em adição a meios digitais. A Companhia
incrementou seus investimentos em transformação digital no ano, com destaque para o lançamento de sua
plataforma de e-commerce ihypera, para vendas diretas ao consumidor final, e a criação de uma equipe exclusiva
com foco em trade marketing digital para alavancar a exposição e promoção de produtos da Companhia em sites
e aplicativos. Também foi iniciado o desenvolvimento de uma nova plataforma omnichannel B2B, para que todos
os clientes e pontos de venda tenham acesso a condições especiais para produtos do portfólio da Companhia.
Diante das perspectivas de crescimento da demanda por produtos farmacêuticos no Brasil e da força de suas
marcas entre os consumidores e a comunidade médica, a Hypera Pharma continuou investindo em sua plataforma
operacional, em particular na expansão de sua capacidade de produção de medicamentos sólidos e vitaminas,
essenciais para o crescimento sustentável da Companhia no médio e longo prazos.
PRINCIPAIS INDICADORES
+24,1%
+26,1%
+19,4%
Destaques Financeiros (Operações Continuadas) R$ milhões
2019 2020 2019 2020 2019 2020 2019 2020
3.294,7
4.088,9
2.085,7 2.629,3
1.440,4 1.189,0 1.321,6
1.206,0
+11,2%
Receita Líquida Lucro Bruto EBITDA Lucro Líquido
2019 2020
823,9 1.183,1
+43,6%
Fluxo de Caixa
Operacional (inclui
Descontinuadas)
A Receita Líquida alcançou R$4.088,9 milhões em 2020, com aumento de 24,1% em comparação com o ano
anterior. Esse desempenho é consequência do crescimento do sell-out no período, que foi impulsionado
principalmente pelo crescimento em Genéricos e Similares, medicamentos crônicos em Produtos de Prescrição e
vitaminas, suplementos e nutricionais em Consumer Health. O Lucro Bruto cresceu 26,1% em relação ao ano
anterior, chegando a R$2.629,3 milhões, com margem de 64,3% da Receita Líquida, ou 1,0 ponto percentual
superior a 2019. O crescimento da Margem Bruta, mesmo com o impacto negativo de 1,8 ponto percentual
resultante da desvalorização do Real frente ao Dólar, se deu principalmente pelo impacto positivo do mix de
produtos vendidos em 2020, já que no 1T19 ocorreu a redução das vendas em Consumer Health e Produtos de
Prescrição para ajuste da política comercial. O EBITDA das Operações Continuadas alcançou R$1.440,4 milhões
em 2020, com crescimento de 19,4% sobre o ano anterior, com margem de 35,2%. A evolução do EBITDA das
Operações Continuadas é consequência principalmente da combinação do crescimento do Lucro Bruto com a
redução das Despesas de Marketing no período. O Lucro Líquido das Operações Continuadas alcançou R$1.321,6
milhões, com crescimento de 11,2% em relação ao ano anterior. Combinado ao resultado líquido das Operações
Descontinuadas, que geraram prejuízo de R$26,5 milhões em 2020, a Companhia registrou Lucro Líquido de
R$1.295,1 milhões no ano, com aumento de 11,3% em relação a 2019. O Fluxo de Caixa Operacional chegou a
novo recorde em 2020, atingindo R$1.183,1 milhões, com aumento de 43,6% em relação a 2019, refletindo
principalmente o crescimento do resultado operacional da Companhia.
CENÁRIO MACROECONÔMICO
O cenário econômico mundial foi marcado por preocupações em relação aos efeitos da pandemia de Covid-19,
uma vez que parte das medidas de combate à propagação do novo coronavírus incluiu restrições, em maior ou
menor grau, à circulação de pessoas e ao funcionamento de estabelecimentos comerciais, o que afetou
negativamente a atividade econômica global em 2020, levando a um encolhimento da economia mundial de 3,5%,
de acordo com estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI). No Brasil, as incertezas em relação ao
desempenho da economia, impulsionadas principalmente pela instabilidade gerada pelo desalinhamento entre as
medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19 pelos poderes Executivo e Legislativo e pelo atraso na
agenda de reformas, contribuíram para a desvalorização da moeda brasileira em relação ao dólar, que avançou
29% em relação à moeda brasileira na comparação com o ano anterior. Com esse desempenho, o real esteve
entre as moedas que mais perderam valor em relação ao dólar em um ano, figurando em sexto lugar em ranking
da Austin Rating que considerou 121 países. A combinação dos efeitos da pandemia de Covid-19 com a redução
da atividade econômica resultaram no encolhimento do PIB brasileiro em 2020, mesmo com a implementação de
programas sociais para amparar a população durante a crise pandêmica no país. Adicionalmente, o Índice de
Preços ao Consumidor Amplo alcançou 4,52%, patamar mais alto registrado no país desde o ano de 2016,
mesmo com a redução dos juros básicos pela autoridade monetária brasileira. A Selic chegou ao final de dezembro
de 2020 no patamar de 2,00% ao ano, menor valor desde 1996. No ano, o mercado farmacêutico comprovou mais
uma vez sua resiliência, reportando crescimento de 10,9% em relação a 2019, segundo dados do IQVIA.
Entretanto, tal resultado não se mostrou uniforme entre categorias de produtos, em função de impactos da
pandemia, sobretudo em categorias relacionadas a tratamentos agudos, como antigripais e anti-inflamatórios. Já
os produtos para tratamentos crônicos, vitaminas, nutricionais, genéricos e similares registraram melhor
desempenho. Em unidades, o mercado registrou crescimento de 8,5% em relação a 2019.
PERSPECTIVAS
A pandemia de Covid-19 gerou incertezas sobre o desempenho de diversos setores da economia e chegou a
impactar negativamente o mercado farmacêutico brasileiro, sobretudo no 2T20, com a redução do número de
consultas médicas e do fluxo de pessoas nos pontos de venda. Entretanto, com a gradual retomada da atividade
econômica no Brasil e os fundamentos positivos de alguns segmentos do setor farmacêutico, como medicamentos
de uso crônico e vitaminas, o mercado brasileiro cresceu a dois dígitos em 2020 em relação ao ano anterior.
Em março de 2020, o IQVIA projetava um cenário base de crescimentos do mercado farmacêutico brasileiro de
9,5% para 2021; de 8,9% para 2022; de 8,5% para 2023 e de 8,1% para 2024. Entretanto, considerando um
cenário de alto impacto de Covid-19, essas projeções se alterariam para 7,4% em 2021 e 9,6% em 2022, sem
alteração nos anos posteriores. Em caso de baixo impacto de Covid-19, o IQVIA estimava expansão de 10,3%
para 2022, sem alteração em relação ao cenário base a partir de 2023. Nas próximas décadas, o envelhecimento
da polução brasileira, cuja população acima de 60 anos deve representar quase 30% do total até 2050, segundo
dados do IBGE, se mantém como um dos principais fatores que poderão contribuir positivamente para o
crescimento do mercado farmacêutico brasileiro, uma vez que o consumo de medicamentos dessa faixa etária é
maior do que o de faixas etárias mais jovens.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Em 25 de maio de 2020, a Companhia anunciou a conclusão dos trabalhos do Comitê Especial Independente
constituído em 26 de abril de 2018. Esse comitê confirmou a existência e indícios de pagamentos indevidos pela
Companhia, além de ter apresentado recomendações com o objetivo de aprimorar os sistemas e controles
internos da Companhia, assim como seu programa de Compliance, versando sobre temas como aprimoramento
da política de relacionamento com o poder público, diligência na contratação de terceiros, aplicação de medidas
disciplinares, dentre outros. Após negociação com o principal acionista co-controlador da Hypera Pharma,
entendendo ser no melhor interesse da Companhia e de seus acionistas, concordou em efetuar o pagamento à
Companhia do saldo remanescente dos valores de pagamentos comprovadamente indevidos realizados pela
Companhia, no valor de R$110,557 milhões, devidamente atualizado monetariamente pela taxa Selic, conforme
Fato Relevante de 25 de maio de 2020. Em dezembro de 2020, a Hypera Pharma aderiu ao Pacto Global, maior
iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com cerca de 14 mil membros em 70 redes locais, que
abrangem 160 países, assumindo compromissos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da
ONU (Organização das Nações Unidas) e aos dez princípios defendidos pelo pacto.
PERFIL E UNIDADES DE NEGÓCIO
A Hypera Pharma é uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil e está presente em todos os segmentos
relevantes do setor. Com posição de liderança em diversas categorias, oferece produtos de alta qualidade e
segurança, investindo continuamente em inovação e crescendo de forma sustentável, para que as pessoas vivam
mais e melhor. A Companhia está presente nos principais mercados do varejo farmacêutico nacional: Produtos
de Prescrição: Presente nas principais classes terapêuticas do país, atua em Primary Care (Cuidados Básicos)
com a marca guarda-chuva Mantecorp Farmasa. Detém nesse segmento um portfólio de medicamentos altamente
reconhecidos e recomendados pela comunidade médica, com produtos como Addera D3, Alektos, PredSim,
Celestamine, Maxsulid, Diprospan, Dramin, Mioflex-A e Nesina. Em dermocosméticos, atua como Mantecorp
Skincare, com produtos recomendados por dermatologistas e desenvolvidos especialmente para as características
da população brasileira. Essa unidade de negócios é suportada por uma equipe de visitação médica com cerca
de mil representantes. Consumer Health: É líder no mercado de medicamentos de isentos de prescrição,
segundo o IQVIA, com marcas ícones reconhecidas pelos brasileiros há décadas, incluindo Apracur, Benegrip,
Buscopan, Coristina d, Doril, Engov, Epocler, Estomazil e Neosaldina, dentre outras. A unidade atua também nos
segmentos de nutricionais e suplementos vitamínicos, com marcas como Tamarine, Vitasay 50+, Biotônico
Fontoura e Zero-Cal, marca Top of Mind por 17 anos consecutivos, segundo o Datafolha. É uma das maiores
investidoras de mídia do Brasil, com dezenas de campanhas publicitárias a cada ano em meios tradicionais e
digitais. Similares e Genéricos: Com marca Neo Química, é líder nos mercados de Similares e Genéricos em que
está presente, segundo o IQVIA. A Neo Química chega a mais de 96% dos lojas do varejo farmacêutico no Brasil,
ainda de acordo com o IQVIA, cumprindo a missão de promover acesso à saúde com produtos de qualidade para
a população. A fortaleza da companhia no mercado farmacêutico está apoiada em uma operação de larga escala
e baixo custo, centralizada em um dos maiores complexos operacionais farmacêuticos da América Latina,
localizado em Anápolis, em Goiás.
PORTFÓLIO & INOVAÇÃO
Os investimentos totais da Hypera Pharma em Pesquisa e Desenvolvimento, incluindo o montante capitalizado
como ativo intangível, atingiram R$350,2 milhões em 2020, com crescimento de 44% sobre o ano anterior. No ano,
o índice de inovação da Companhia - correspondente ao percentual da receita líquida derivado da venda de
produtos lançados nos últimos cinco anos - alcançou 33%, como resultado principalmente da aceleração do ritmo
de lançamentos de novos produtos nos últimos anos. Desde 2018, quando a Companhia passou a focar suas
operações exclusivamente no mercado farmacêutico, foram lançados mais de 250 novos produtos. Em 2020,
foram destaques em Consumer Health as extensões de linha Vitasay 50+ Vitaly, que combina maca peruana com
guaraná, que auxilia na melhora da libido e ameniza sintomas da menopausa, Vitasay 50+ Serenne, produto a
base de triptofano, ácido fólico e vitaminas B3 e B6 para auxiliar na melhora do humor e qualidade do sono,
Vitasay 50+ Pró-Ômega 3, que traz benefícios para o coração. Também foram lançado Engov After Berry Vibes,
com fórmula exclusiva que reidrata, recupera e reenergiza o corpo, e Zero-Cal com a nova apresentação contendo
Eritritol. Em Produtos de Prescrição, a Companhia lançou a pomada antinflamatória Artrotop e importantes
extensões de linha das marcas Gestamax, Lune, Episol, Blancy e Addera D3, tais como Addera + Cabelos e
Unhas, Addera + Energia, Addera + Imunidade e Addera + Vitaminas. Em Similares e Genéricos, além das
extensões de linha das vitaminas Neo Química lançadas ao longo do ano. Também foi lançado o produto
fitoterápico Equilibrisse, para tratamento de ansiedade leve, irritabilidade e insônia.
INVESTIMENTOS
Para fazer frente à crescente demanda pelos produtos da Hypera Pharma e à extensa programação de
lançamentos prevista em seu plano estratégico, a Companhia continua investimento continuamente na expansão
de suas operações no Estado de Goiás. Em 2020, o investimento em ativo imobilizado alcançou R$447,4 milhões,
valor recorde para a Companhia. Além disso, foram investidos R$1.525,3 milhões na compra de ativos intangíveis,
direcionados principalmente para direitos relativos às marcas Buscopan, Buscofem e Buscoduo, além do
desenvolvimento de novos produtos.
AQUISIÇÕES E DESINVESTIMENTOS
Em fevereiro de 2020, a Hypera Pharma anunciou acordo com a Glenmark Farmacêutica Ltda. para aquisição do
portfólio de produtos dermatológicos da empresa indiana no Brasil. Esse negócio foi concluído em abril de 2020,
e a Hypera Pharma passou a ser responsável pela distribuição e comercialização no Brasil da linha dermatológica
da Glenmark, que inclui marcas como Adacne, Adacne Clin, Celamina, Demelan, Deriva Micro, Deriva-C Micro,
Dermotil Fusid, Halobex e Tacroz. Em março de 2020, a Companhia anunciou acordo com a Takeda Pharmaceutical
International AG (“Takeda”) para aquisição de um portfólio de 18 marcas selecionadas de medicamentos isentos
de prescrição (“OTC”) e de prescrição na América Latina pelo preço de US$825 milhões. Esse negócio foi
concluído em janeiro de 2021 e, como parte das iniciativas para aprovação da transação por reguladores, a
Companhia alienou à União Química Farmacêutica Nacional Ltda a marca Xantinon. Além disso, a Companhia
alienou à Eurofarma Laboratórios S.A. os ativos e marcas da Takeda fora do Brasil, por um montante de USD161,0
milhões. Assim, a Companhia manteve seu foco de atuação no mercado farmacêutico brasileiro. Em agosto de
2020, a Companhia concluiu a aquisição de ativos relacionados às marcas Buscopan, Buscofem e Buscoduo no
Brasil, anteriormente pertencentes à Boehringer Ingelheim, conforme acordo anunciado em dezembro de 2018,
por R$1,3 bilhão. Como parte das iniciativas para aprovação dessa transação por reguladores, a Companhia
alienou a marca Neocopan para a União Química Farmacêutica Nacional Ltda.
EMISSÃO DE DEBÊNTURES
Em 03 de abril de 2020, foi efetuada a emissão de 248.500 debêntures não conversíveis da 9ª emissão pública,
série única, no valor total de R$ 2.485.000.000,00 (dois bilhões e quatrocentos e oitenta e cinco milhões de reais)
preço unitário de R$ 10.000,00 (dez mil reais), com juros remuneratórios correspondentes a 100% (cem por cento)
da variação acumulada das taxas médias diária dos DI - Depósitos Interfinanceiros + spread de 1,50% ao ano.
Adicionalmente, em 01 de setembro de 2020, foi efetuada a emissão de 73.500 debêntures não conversíveis da
10ª emissão pública, primeira e segunda série, no valor total de R$ 735.000.000,00 (setecentos e trinta e cinco
milhões de reais) preço unitário de R$ 10.000,00 (dez mil reais), com juros remuneratórios correspondentes
a 100% (cem por cento) da variação acumulada das taxas médias diária dos DI - Depósitos Interfinanceiros
+ spread de 1,75% ao ano. Os recursos obtidos por meio dessas emissões serão destinados para atender
aos negócios de gestão ordinária da Companhia, inclusive para pagamento da aquisição de ativos da Takeda.
GESTÃO DE PESSOAS
Uma das prioridades da Hypera Pharma é proporcionar um ambiente de aprendizado e desenvolvimento para
todos os seus colaboradores. Em 2020, mais de 5 mil pessoas participaram de treinamentos online oferecidos
pela Companhia, totalizando mais de 9 mil horas de conteúdos oferecidos no âmbito do Programa para o
Desenvolvimento Interno de Colaboradores, em formato adaptado ao “novo normal”, em resposta às necessidades
surgidas da pandemia de Covid-19. Em mais uma edição do Programa de Estágio da Companhia, houve mais de
71 mil inscritos, com aproveitamento de 79 novos talentos como estagiários de empresas do grupo. Em 2020, a
taxa de retenção do programa chegou a 51%. O número de colaboradores da Hypera Pharma ao final dos três
últimos exercícios sociais está indicado na tabela a seguir:
Colaboradores 2018 2019 2020
Administrativo e Vendas 3.121 3.158 3.195
Operacional 3.968 4.357 5.723
Total de Colaboradores 7.089 7.515 8.918
MERCADO DE CAPITAIS
As ações de emissão da Hypera Pharma são negociadas sob o símbolo HYPE3 no Novo Mercado da B3 -
segmento da bolsa brasileira que congrega as companhias abertas com os mais elevados padrões de governança
corporativa no Brasil -, e integram as carteiras de referência dos seguintes índices da bolsa brasileira:
Ao final de 2020, o total de ações de emissão da Companhia era de 633.420.823 ações ordinárias, das quais
63,6% estavam em livre circulação no mercado. As ações HYPE3 encerraram o ano cotadas a R$34,25, ante
R$35,69 ao final de 2019. No mesmo período, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, avançou 2,92%,
encerrando o ano em 119.017,2 pontos. A Companhia possui também um Programa de ADRs (American
Depositary Receipts) nível I, com títulos negociados em mercados de balcão não-organizado nos Estados Unidos.
DIVIDENDOS
O dividendo obrigatório da Companhia é de no mínimo 25% do lucro líquido ajustado, na forma da Lei das
Sociedades por Ações e do Estatuto Social, apurado nas demonstrações financeiras da controladora e após a
constituição das reservas previstas em lei. A declaração anual de dividendos, incluindo o pagamento de dividendos
além do dividendo mínimo obrigatório, exige aprovação em Assembleia Geral Ordinária por maioria de votos de
acionistas titulares das ações de emissão da Companhia e irá depender de diversos fatores, dentre eles,
resultados operacionais, condição financeira, necessidades de caixa e perspectivas futuras da Companhia, dentre
outros eventuais elementos que o Conselho de Administração e os acionistas julgarem relevantes. Em janeiro de
2021, a Hypera Pharma distribuiu um montante total de aproximadamente R$742,0 milhões a acionistas sob
forma de juros sobre o capital próprio (JCP). A tabela a seguir indica o histórico de pagamentos de dividendos nos
últimos três exercícios sociais:
2018 2019 2020
Dividendos totais (R$ milhões) 581,3 675,3 742,0
Dividendo por ação (R$) 0,92 1,07 1,17
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste documento
quando visualizado diretamente no portal www.imprensaoficial.com.br
terça-feira, 2 de março de 2021 às 02:18:20.

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