BALANÇO - MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A

Data de publicação25 Fevereiro 2021
SeçãoCaderno Empresarial
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021 Diário Of‌i cial Empresarial São Paulo, 131 (37) – 5
continua
MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO
O ano de 2020 transformou a humanidade e, como consequência, mudou
as empresas e as relações com todas as partes interessadas. Acima
de tudo colocou as pessoas no centro das atenções e cuidados. Neste
contexto, valorizamos ainda mais nossa gente, por ter conduzido nossas
operações com segurança e empatia, cumprindo todas as recomendações
de saúde, na prestação de serviço para os nossos clientes. O nível de
alerta deve continuar ainda bastante alto nos próximos meses até que a
vacinação tenha alcançado uma parte signif‌icativa da nossa população.
Para a Movida também foi um ano de transformação e amadurecimento.
Mostramos agilidade em adaptarmo-nos aos diferentes cenários, ajustando
o tamanho da Companhia de acordo com a demanda do mercado. Lançamos
diversos produtos e iniciativas inovadoras com foco na experiência do
cliente e maior ef‌iciência operacional. Avançamos ainda mais no digital,
como o check-in no RAC e as vendas em Seminovos, preparando a Movida
para o próximo ciclo de crescimento. Ao f‌inal do ano voltamos a crescer,
adicionando 9 mil carros no último trimestre e terminando com uma frota
total de 118 mil. Nossa visão positiva de futuro sai de 2020 mais fortalecida,
com ótimos fundamentos de mercado e uma empresa mais madura e
preparada.
Alcançamos no ano um Lucro Líquido de R$109 milhões. O resultado do
ano excluindo os efeitos da pandemia seria R$233 milhões. Tão importante
quanto o resultado positivo foi a recuperação no 4T20: Lucro Líquido de
R$184 milhões dos quais R$139 milhões recorrentes.
A geração de caixa da Companhia, medida pelo EBITDA, atingiu R$895
milhões em 2020 - um crescimento de 20% versus 2019, mesmo em um
cenário desaf‌iador. Terminamos o ano com uma alavancagem de 2,7x,
reaf‌irmando o compromisso com a disciplina f‌inanceira da Companhia.
Nossa frota de RAC f‌icou praticamente estável, ano a ano, em 71 mil carros
e a margem EBITDA do ano atingiu 41%. Uma forte disciplina de execução,
faz com que o EBITDA em RAC chegasse a R$461 milhões devido à
combinação da retomada da demanda de alta temporada e à nossa gestão
austera. Os lançamentos que f‌izemos durante o ano, como o Web Check-in
por exemplo, possibilitaram chegarmos a uma taxa de ocupação de 79%,
com recorde no 4T20 de 84,4%.
Em GTF f‌inalizamos o ano com uma frota de 47 mil - uma adição de 8,5 mil
carros durante 2020. O crescimento foi impulsionado pelo nosso produto
Movida Zero Km, que foi totalmente repaginado e conta agora com uma
estrutura dedicada a atender este mercado tão promissor. A margem
EBITDA em GTF expandiu 2,7 p.p. no ano chegando a 66%, atingindo
R$343 milhões, demonstrando resiliência frente a crises. Fortalecemos
nossa presença digital especialmente no segmento de pequenas e médias
empresas, estruturando uma célula dedicada em 2020. Anunciamos em
janeiro a aquisição da Vox Frotas, uma empresa de 1,8 mil carros que vai
agregar à operação de GTF um mix de carros mais premium com alto nível
de serviço.
A maturidade da nossa operação de Seminovos foi posta à prova com
rápidas mudanças de estratégia ao longo de 2020 e passou no teste com
louvor. Tivemos no 2T20 o recorde no volume de vendas, e no 4T20 o
volume foi de 9.869 carros vendidos com recorde de ticket médio de R$50,1
mil. Esta dinâmica foi adotada com intuito de desacelerar a renovação da
frota devido ao aquecimento da operação de RAC. A agilidade com que
nos adaptamos ao cenário inconstante deste ano nos permitiu atingir uma
margem EBITDA em Seminovos de 4%, uma evolução de 5 p.p. ano a ano.
Em março, com o início da pandemia f‌izemos um impairment de R$246
milhões, com uma visão conservadora daquele momento. Ao longo do
período consumimos R$137 milhões e em função do cenário positivo
revertemos R$68 milhões no 4T20, mantendo R$41 milhões de saldo
remanescente.
Este ano foi intenso também em nossas ações de liquidez, totalizando mais
de R$2,5 bilhões entre alongamentos de prazos e captações de dívidas,
reforçando a capacidade de acessar diferentes mercados. Somente no
4T20 captamos R$800 milhões em debêntures, fechando o ano com um
caixa de R$1,7 bilhão. A operação mais recente foi a emissão em janeiro de
2021 de nosso primeiro bond, de US$500 milhões para 10 anos, vinculado
à meta sustentável de redução de 30% na emissão de carbono até 2030.
Foi a primeira emissão no mercado dessa natureza feita por uma empresa
de aluguel de carros.
Seguimos na vanguarda de sustentabilidade em nosso setor. Em 2020,
nos tornamos a primeira locadora de veículos e a segunda empresa de
capital aberto no Brasil a ser certif‌icada como Empresa B. Passamos
a ser a primeira locadora de automóveis a fazer parte do Índice de
Sustentabilidade Empresarial-B3 (ISE), nos mantendo no índice de 2021,
quando também passamos a fazer parte do Índice de Carbono Ef‌iciente-B3
(ICO2). Apoiamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as
diretrizes do Pacto Global da ONU e seguimos padrões internacionais em
nossos Relatos Integrados. Dispomos de robusto arcabouço institucional,
por meio do qual estabelecemos nossa visão de sustentabilidade de longo
prazo, com base em três pilares interdependentes – Empresa Melhor,
Mobilidade Melhor e Planeta Melhor – que orientarão nossa atuação nos
próximos anos.
Mesmo em um cenário desaf‌iador tivemos importantes reconhecimentos,
como o prêmio Melhores da Dinheiro 2020, da revista IstoÉ Dinheiro 2020,
onde fomos premiados como a primeira locadora de veículos brasileira.
No Prêmio Clientes S/A 2020, fomos premiados nas categorias “Líder
em Contribuição em Responsabilidade Social” e “Líder em Operação
de Call Center Interno”. Conquistamos o primeiro lugar em todas as
categorias no ranking Latin America Small Caps da revista Institutional
Investor, em Transporte, incluindo Melhor CEO e Melhor CFO, e ainda tive
a honra de receber o prêmio “Executivo de Valor”, do Valor Econômico.
Adicionalmente, ganhamos o selo de Great Place to Work no começo de
2020 – mérito da nossa gente, que é quem realmente faz deste um ótimo
lugar para se trabalhar.
Gostaríamos de agradecer não só a nossa gente, que são os responsáveis
por estas conquistas, mas também suas famílias, por tê-los apoiado
durante o período. Nosso muito obrigado também a todos os interlocutores
que se mantiveram ao nosso lado, sejam eles clientes, fornecedores,
investidores ou credores. Entramos em 2021 com uma companhia melhor
e com nossos resultados indicando uma continuidade da trajetória positiva
do f‌inal de 2020. Seguiremos juntos neste caminho de crescimento com
rentabilidade e geração de valor, seguros de que os nossos melhores
resultados ainda estão por vir.
Muito obrigado novamente e um forte abraço,
Renato Franklin
CEO
MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A.
CNPJ/MF Nº 21.314.559/0001-66 / NIRE 3530047210-1
Companhia Aberta de Capital Autorizado
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2020
1) Movida: A vida é para ser Movida
Constituída em 01 de outubro de 2014, a Movida Participações S.A.
consolida as operações de RAC – rent a car – e GTF – gestão e terceirização
de frotas, atuando com a cultura e princípios de encantar o cliente com
tecnologia e inovação, a f‌im de perpetuar o relacionamento. Encerrou o
ano de 2020 com cerca de 118 mil veículos, sendo 71 mil em RAC e 47
mil em GTF.
As operações da Movida são realizadas a partir de duas linhas de negócio
– RAC e GTF – integradas pelo permanente processo de renovação de sua
frota operacional, com a desmobilização de seu ativo e consequente venda
desses veículos seminovos, por meio de pontos próprios, principalmente
sob a marca Seminovos Movida.
RAC – Rent a Car
Realiza a prestação de serviços de locação de veículos leves, diário
e mensal para pessoas físicas e jurídicas. Terminou o ano de 2020 com
194 pontos de atendimento, situados em todas as unidades de federação
do país e principais aeroportos. Na realização de suas operações, preza
pela valorização da prestação de serviço e oferece a todos os clientes,
diferenciais como: diária de 27 horas, quilometragem livre, Movida Connect,
serviço de pedágio automático para reduzir o tempo dos clientes em f‌ilas
– parceria com o Sem Parar e locação jovem para aqueles com mais de
19 anos. Tem renovado constantemente o Programa de Fidelidade “Movida
Move Você” - que conta com regras baseadas nas melhores práticas dos
mais modernos programas de Loyalty. É pioneira em iniciativas sustentáveis,
como o Carbon Free - Programa de neutralização de CO² relativo à locação,
a locação mensal de bicicletas elétricas e recentemente a aquisição do
Nissan Leaf, um carro 100% elétrico e totalmente alinhado com os valores
da Companhia.
Um passo à frente nas tendências do mercado, a Movida desenvolveu há
mais de três anos, o Carro por Assinatura (Mensal Flex), uma plataforma de
locação totalmente digital e f‌lexível, com melhor valor agregado e benefício
econômico. Em 2020, expandiu a linha de produtos com o lançamento do
Movida Cargo, onde passou a ocupar um espaço promissor no segmento
de e-commerce.
Em termos de comercialização de produtos e serviços, a Movida investe na
digitalização e na otimização da experiência do cliente, com lançamentos
como a retirada por QR Code e o Web Check-in que diminuem o tempo de
atendimento nas lojas e possibilitam uma ef‌iciência ainda maior. Também
oferece aplicativo para celular nas principais plataformas sistêmicas, com
crescente presença nas redes sociais e atendimento via ChatBot, utilizando
ferramentas de última geração de inteligência artif‌icial, para otimizar a
experiência ao alugar um carro.
Visando um atendimento ainda mais prático e econômico para os clientes,
a operação de aluguel de carros possui parcerias com grandes empresas
do país, tais como: o Km de Vantagens – programa de f‌idelidade da rede
Ipiranga, o Latam Pass – programa de f‌idelidade da Latam e o Vai de Visa –
programa de relacionamento para usuários do cartão com a bandeira Visa.
Além disso é a Companhia de locação de carros responsável por introduzir
a categoria de carros Premium no mercado brasileiro de locação eventual,
e que continuamente traz lançamentos de modelos e novas categorias para
a sua base de clientes.
Preocupada em atender a necessidade de seus clientes, a Movida
conta com a atuação da Gestão da Qualidade, uma área especializada
em identif‌icar oportunidades, melhorar as jornadas de atendimento e a
experiência dos clientes com seus produtos e serviços. Disponibiliza um
call center multifuncional, especializado e direcionado à excelência no
atendimento, com funcionamento 24 horas por dia. Além disto, oferece
atendimento aos clientes via WhatsApp, além de um website de simples
navegação, pensado para a melhor experiência dos clientes no momento
da compra.
Em 31 de dezembro de 2020, a Movida contava com 71.041 veículos em
sua frota de RAC, praticamente estável em relação a 2019, com mais de
189 versões distribuídas em 29 grupos de carros à disposição do cliente.
GTF – Gestão e Terceirização de Frotas
Realiza a prestação de serviços de locação de veículos, f‌irmando contratos
de longo prazo com clientes corporativos e pessoas físicas, que variam
de 24 a 36 meses, sendo a duração média de 30 meses. A expansão é
selecionada e focada em um perf‌il diferenciado de frota, alinhado com
o padrão de compra da operação de RAC para otimização do ciclo do
ativo. A oferta de serviço engloba o estudo de dimensionamento de frota
de veículos, incluindo aquisição, personalização e padronização da frota
do cliente, locação, gestão da manutenção, disponibilização de veículos
provisórios, carro reserva, gestão da documentação e desmobilização.
Para o controle desses serviços, os clientes têm à disposição indicadores
chaves - dashboards e relatórios gerenciais que oferecem transparência e
agilidade na gestão de frotas. Os clientes contam com diversas modalidades
contratuais, que incluem serviços agregados como manutenção corretiva e
preventiva, seguro, substituição de pneus, veículos substitutos para período
de manutenção, além de diversas possibilidades de marcas e modelos de
veículos.
Atenta à qualidade do serviço prestado, a Movida disponibiliza, além
das ferramentas de informações estratégicas, uma equipe de Serviço de
Atendimento ao Consumidor – SAC voltada especif‌icamente aos clientes
de GTF, dando apoio contínuo e respostas às dúvidas e ocorrências,
priorizando a agilidade na resolução de demandas. Esta linha de negócios
representou 32% do faturamento de serviços em 2020, crescendo
majoritariamente em clientes pequenos e médios que nunca haviam
terceirizado suas frotas. O mercado endereçável continuará expandindo
dado que a penetração de terceirização de frotas ainda é baixa no país
e a cultura está sendo cada vez mais disseminada em empresas de
diversos portes. Além do mais, está cada vez mais evidente a importância
da alocação de capital no core business das empresas, especialmente em
épocas de baixa visibilidade como foi 2020.
Sempre um passo à frente nas tendências do mercado, lançamos em 2020
o novo Movida Zero Km – serviço de locação por assinatura para pessoas
físicas com contrato acima de 12 meses e personalização para cada cliente.
Em média, os contratos dos clientes são de 24 meses com 1.000 de Km,
abaixo da média do RAC. A Movida acredita que os produtos mensais de
longo prazo ganharão ainda mais relevância no mercado, visto que a cultura
de posse ainda é forte no Brasil.
Em 31 de dezembro de 2020, 47.244 veículos faziam parte da frota de GTF,
signif‌icando um crescimento de mais de 8 mil carros (+22%) versus 2019.
Seminovos
No período de renovação da frota ou ao término dos contratos, os ativos
utilizados na locação são encaminhados para venda. A venda dos ativos
utilizados na prestação de serviço proporciona um valor residual relevante,
característica do negócio. A idade, quilometragem e condição do veículo
são fatores considerados na decisão de venda do veículo no varejo ou para
revendedores.
A marca Seminovos Movida trouxe um novo conceito de venda em 2020, a
venda 100% online com delivery. Em 2020, foram criadas ações com foco
na qualidade do atendimento ao cliente, tais como: restruturação do canal
de vendas atacado, garantia de 1 ano para todos os carros vendidos nas
lojas Seminovos Movida, aplicativo para vendas no atacado e atendimento
via WhatsApp.
Em 31 de dezembro de 2020, a Movida contava com 70 pontos de venda
espalhados pelo Brasil.
Evolução do número de frotas, pontos de atendimento RAC e pontos
de venda de Seminovos
2) Desempenho Operacional
Receita Líquida
Em 2020, a Movida reportou uma receita líquida total de R$4,1 bilhões,
um crescimento de 6,5% versus 2019. Para suportar o crescimento das
suas operações, a Companhia investiu R$3,7 bilhões no ano, sendo
majoritariamente utilizado para aquisição e renovação da frota.
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Receita Líquida (R$ mil) Variação
2019 2020 2020x2019
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RAC 1.162.727 1.128.266 -3,0%
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GTF 458.772 517.141 12,7%
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Seminovos 2.214.454 2.439.853 10,2%
___________________________________________________________
Total 3.836.044 4.085.259 6,5%
___________________________________________________________
A expansão da operação de RAC é ref‌lexo do investimento para aumento
da frota no período, buscando ganho de escala com a manutenção
da cobertura geográf‌ica já construída em anos anteriores. Com isso,
a quantidade média de carros operacionais por ponto de atendimento
aumentou de 308 em 2019 para 314 em 2020, resultando em diluição de
custos. A operação de GTF foi impactada positivamente pelo crescimento
da frota e readequação dos contratos para um perf‌il administrativo de uso
leve, além da maior participação do produto Movida Zero Km. Em 2020
foram vendidos 56.782 veículos Seminovos, como parte do processo de
renovação da frota adquirida no ano anterior, com evolução no preço médio
de venda de 11,4% versus 2019 e chegando a R$43.339 em 2020. Este
crescimento tem por base a qualidade e variedade dos ativos, a evolução
do varejo, a transformação digital e o fortalecimento da marca “Seminovos
Movida”.
Destaques Financeiros
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Demonstração de Resultados Variação
(R$ mil) 2019 2020 2020x2019
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Consolidado
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Receita Bruta 4.056.365 4.319.696 6,5%
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Deduções (220.321) (234.437) 6,4%
___________________________________________________________
Receita Líquida 3.836.044 4.085.259 6,5%
___________________________________________________________
Receita Líquida de Aluguéis 1.621.499 1.645.406 1,5%
___________________________________________________________
Receita Líquida de Venda de Ativos 2.214.545 2.439.853 10,2%
___________________________________________________________
Custo (2.896.435) (3.219.782) 11,2%
___________________________________________________________
Lucro Bruto 939.609 865.478 -7,9%
___________________________________________________________
Margem Bruta1 57,9% 52,5% -5,4 p.p.
___________________________________________________________
Margem Bruta2 24,5% 21,2% -3,3 p.p.
___________________________________________________________
Despesas Administrativas (471.421) (561.177) 19,0%
___________________________________________________________
EBITDA 743.193 717.181 -3,5%
___________________________________________________________
Margem EBITDA1 45,8% 43,5% -2,3 p.p.
___________________________________________________________
Margem EBITDA2 19,4% 17,6% -1,8 p.p.
___________________________________________________________
EBIT 468.188 304.301 -35,0%
___________________________________________________________
Margem EBIT
1 28,9% 18,5% -10,4 p.p.
___________________________________________________________
Margem EBIT
2 12,2% 7,4% -4,8 p.p.
___________________________________________________________
Resultado Financeiro (187.330) (165.318) -11,8%
___________________________________________________________
Despesas Financeiras (244.623) (264.984) 8,3%
___________________________________________________________
Receitas Financeiras 57.293 99.666 74,0%
___________________________________________________________
EBT 280.858 138.983 -50,5%
___________________________________________________________
Margem EBT
1 17,3% 8,4% -8,9 p.p.
___________________________________________________________
Margem EBT
2 7,3% 3,4% -3,9 p.p.
___________________________________________________________
Lucro Líquido 227.815 109.026 -52,1%
___________________________________________________________
Margem Líquida1 14,0% 6,6% -7,4 p.p.
___________________________________________________________
Margem Líquida2 5,9% 2,7% -3,2 p.p.
___________________________________________________________
1 Sobre Receita Líquida de Aluguéis
2 Sobre Receita Líquida Total
Receita líquida
A receita líquida total da Movida foi de R$4,1 bilhões, 6,5% acima de 2019,
composta por R$1,7 bilhão de receita líquida de aluguéis e R$2,4 bilhões
de receita líquida de vendas de ativos.
Custos
Os custos totais da Companhia foram de R$3,2 bilhões no ano de 2020,
distribuídos em R$1,1 bilhão de custo com aluguéis e R$2,2 bilhões de
valor residual dos ativos vendidos. Os custos totais aumentaram 11,2% em
relação a 2019 e o aumento se deve a adição de frota, principalmente em
GTF. O lucro bruto total de 2020 foi de R$0,9 bilhão, com margem bruta1
de 52,5%.
Lucro Operacional Antes do Resultado Financeiro (EBIT)
O Lucro Operacional Antes do Resultado Financeiro totalizou R$304,3
milhões, retração de 35,0% em relação a 2019. A margem1 foi de 18,5%
em 2020.
Resultado Financeiro Líquido
O Resultado Financeiro Líquido consolidado correspondeu a uma despesa
de R$165 milhões em 2020, redução de 11,8% em relação a 2019,
1 Sobre Receita Líquida de Serviços
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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021 às 01:35:33
6 – São Paulo, 131 (37) Diário Of‌i cial Empresarial quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
continua
devido à queda da taxa básica de juros. A Companhia possui uma gestão
conservadora de caixa, mantendo R$1,7 bilhão no f‌inal de 2020.
Lucro Líquido e EBITDA
Em 2020, o Lucro Líquido total da Movida foi de R$109 milhões, uma
redução de 52,1% versus 2019, com margem líquida1 7,4 p.p. menor
atingindo 6,6% no ano. O EBITDA total foi de R$717 milhões, uma redução
de 3,5% no ano atingindo margem EBITDA1 de 43,5%. A retração dos
resultados da Companhia é explicada pelos efeitos da pandemia do
COVID-19, especialmente nas operações de RAC e de Seminovos. A
alavancagem atingiu de 2,7x, aumento de 0,3x quando comparado com
2019, medida pelo EBITDA para covenant de R$960 milhões.
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EBITDA (R$ mil) Variação
2018 2019 2020x2019
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RAC 477.918 305.968 -36,0%
___________________________________________________________
Margem 41,1% 27,1% -14,0 p.p.
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GTF 292.081 333.820 14,3%
___________________________________________________________
Margem 63,7% 64,6% +0,9 p.p.
___________________________________________________________
Seminovos (26.806) 77.392 -388,7%
___________________________________________________________
Margem 1,2% 3,2% +4,4 p.p.
___________________________________________________________
TOTAL 743.193 717.181 -3,5%
___________________________________________________________
Perdas da Desvalorização de
Ativos – (impairment) - 145.249
___________________________________________________________
Perdas esperadas (impairment) de
contas a receber – provisão adicional - 32.149
___________________________________________________________
Perdas esperadas (impairment) de
contas a receber 23.300 26.266
___________________________________________________________
Custos de veículos avariados e
sinistrados baixados, líquidos do
respectivo valor recuperado por
venda 35.900 38.778
___________________________________________________________
EBITDA para Covenant 802.393 959.623
___________________________________________________________
1 Sobre Receita Líquida de Aluguéis
ROIC
O ROIC de 2020 foi 7,8%, que quando comparado ao custo de dívida (pós
impostos) dos últimos doze meses que foi de 3,1%, signif‌ica um spread de
4,7p.p. de geração de valor pela operação.
3) Liquidez: Caixa e Endividamento
___________________________________________________________
Dívida Líquida (R$ mil) Variação
2019 2020 2020x2019
___________________________________________________________
Empréstimos e Financiamentos 626.789 1.066.677 70,2%
___________________________________________________________
Debêntures 2.321.250 3.167.485 36,5%
___________________________________________________________
Risco Sacado - 149.252 100,0%
___________________________________________________________
Instrumentos Financeiros Derivativos - (44.105) 100,0%
___________________________________________________________
Caixa (1.047.105) (1.732.882) 65,5%
___________________________________________________________
TOTAL 1.900.934 2.606.427 37,1%
___________________________________________________________
Em 31 de dezembro de 2020, o total do caixa e títulos mobiliários era
R$1,7 bilhão devido principalmente à geração operacional de caixa de
R$1,4 bilhão e às captações realizadas ao longo do ano. A otimização
da estrutura de capitais e o alongamento da dívida possibilitam que a
Companhia entre 2021 com a estrutura necessária para suportar mais
crescimento com rentabilidade e de maneira sustentável. A dívida líquida
da Companhia em dezembro de 2020 era R$2,6 bilhões, frente a um ativo
imobilizado líquido de R$5,7 bilhões. A dívida líquida de 2020 foi 37,1%
maior que a de 2019, ligada aos investimentos que somaram R$3,6 bilhões.
A dívida da Companhia em sua maior parte foi destinada à aquisição de
ativos. Adicionalmente a Companhia possui R$455,4 milhões em Contas a
Receber no ativo circulante.
4) Investimentos
A Movida investiu R$3,6 bilhões no ano, sendo que 97% dos investimentos
foram direcionados para aquisição de carros. A Companhia dispõe de
grande f‌lexibilidade de postergar a renovação de seus ativos, devido à baixa
idade média da frota, ou monetizar o valor dos ativos por conta de sua alta
liquidez.
5) Eventos Societários Relevantes
Em 17 de janeiro de 2021, a Companhia anunciou a aquisição da VOX
Frotas Locadora S.A., o contrato prevê a aquisição de 100% das ações
de emissão da VOX pelo valor contábil de sua frota verif‌icado na data de
fechamento, acrescido de um prêmio de 12,5%. O preço será pago em
dinheiro, sendo 50% à vista e 50% no 1° aniversário da transação.
A aquisição fortalece a Companhia em nichos específ‌icos de mercado,
além de aumentar ainda mais a capacidade de encantar o cliente.
Em 28 de janeiro de 2021 a subsidiária f‌inanceira Movida Europe precif‌icou
sua primeira emissão de títulos de dívida no mercado internacional, no
valor total de US$500.000.000,00 (quinhentos milhões de dólares norte-
americanos), remunerados à taxa de 5,250% ao ano e com vencimento em
8 de fevereiro de 2031, garantidos pela Movida, pela Movida Locação de
Veículos S.A. e pela Movida Locação de Veículos Premium Ltda.
Movida Europe tem a intenção de utilizar os recursos captados por meio
das Notes para f‌ins corporativos em geral, inclusive, despesas de capital
(CAPEX) e ao ref‌inanciamento do seu endividamento existente.
6) Capital Humano
A Movida valoriza o crescimento de seus colaboradores, sendo fundamental
o seu desenvolvimento, assim como estimular a criatividade de sua equipe
para apresentação de soluções diferenciadas, que contribuam para a
dinâmica da prestação de serviço. No f‌inal de 2020, a Movida contava
com 3.328 (3.266 + 62 aprendizes e estagiários) prof‌issionais em sua
estrutura, onde 58% deste quadro referem-se a posições operacionais,
28% administrativas e 3% comerciais, dos quais 46% se declaram como
sexo feminino e 54% como masculino. A Companha aderiu ao programa
Empresa Cidadã, oferecendo a extensão da licença maternidade para 6
meses e de paternidade para 20 dias.
A Movida compartilha a cultura de estar a serviço do cliente com sua equipe,
e sabe que quanto mais capacitados seus prof‌issionais são, melhor será o
atendimento ao cliente. Assim, a Companhia criou a Academia Movida, que
oferece cursos EAD com uso de tecnologia e vídeos, de forma interativa
e engajadora. Além de treinamentos gerais, há módulos específ‌icos para
cada atividade da Companhia, como atendimento ao cliente, desde a
abertura do contrato até a devolução do veículo, preparação dos veículos
para locação e liderança, além da integração institucional realizada com
os colaboradores recém contratados. Nos treinamentos obrigatórios
disponibilizados na Academia Movida houve um total de mais de 10 mil
horas de atividade no ano.
Em 2020 foi lançado o projeto MOVA-SE – Portal de Autodesenvolvimento,
que oferece cursos em diversas áreas do conhecimento, incentivando que
nosso time adote uma postura voltada para à aprendizagem contínua,
promovendo o desenvolvimento e fortalecimento de suas competências.
A energia, simpatia e dedicação dos colaboradores são a principal vantagem
competitiva da Movida e essenciais para que os objetivos continuem
sendo alcançados. Tendo isto como um dos principais focos, houve uma
aprimoração do programa de estagiários com prof‌issionais distribuídos
em diversas áreas da Companhia, além da continuidade do Programa de
Trainee com focos diferenciadas para Operações e Corporativo.
A Companhia segue as diretrizes de direitos humanos e do trabalho com
base no Código de Conduta e na política de relações humanas. A política
estabelece o posicionamento contrário da Companhia no que se refere
ao trabalho infantil, forçado, discriminação, e assegura a liberdade de
associação e negociação coletiva. Desta forma, a Companhia reforça seu
compromisso com a Declaração dos Direitos Humanos e com as normas
Internacionais do Trabalho. Adicionalmente, a Movida utiliza o mecanismo
de controle chamado Canal Alerta, ferramenta que auxilia a prevenção
de potenciais abusos contra esses direitos, e reforça essas premissas
continuamente através dos canais de comunicação e treinamento.
A Companhia possui em seu DNA a inovação e utiliza o Workplace
– ferramenta do Facebook, que agiliza o processo de comunicação,
tornando-o mais interativo e seguro e aproxima todos os colaboradores
dos pontos de atendimento (RAC e Seminovos), melhorando a gestão e
garantindo o alinhamento cultural. Desde 2019 divulga projetos institucionais
da Companhia dentro da ferramenta, estendendo a capacidade de
comunicação e engajamento.
A empresa aplica o processo de Avaliação de Desempenho e Potencial,
que contempla todos os níveis da Companhia. A aderência foi garantida
em 100% e em continuidade ao processo foram conduzidos comitês de
calibragem com objetivo de garantir que as avaliações fossem justas e com
pesos igualitários. A partir deste processo, foi possível identif‌icar talentos
e elaborar planos de desenvolvimento direcionado às necessidades
estratégicas do negócio.
Em 2020 a Movida foi certif‌icada como uma das melhores empresas para
se trabalhar e conquista o selo GPTW; com foco na manutenção deste
resultado trabalha constantemente no acompanhamento dos níveis de
satisfação dos colaboradores através de pesquisa de e-NPS bimestrais
e execução de planos de ação sobre os pontos relevantes. O Programa
PIT STOP DA LIDERANÇA que tem como foco o desenvolvimento das
lideranças que iniciam ou são promovidas foi remodelado, e ganha força
com a sua versão online, o que traz mais agilidade, abrangência e menor
investimento, porém, sem perder a essência e o calor humano.
7) Responsabilidade Socioambiental
A companhia tem consciência de que a ambição de crescer e ampliar lucros
deve ser exercida de maneira virtuosa, criando valor para todas as partes
com a qual se relaciona.
A Movida, entende que impacto positivo é ir além de apenas reduzir ou
neutralizar os impactos negativos decorrentes diretamente de suas
atividades, é o dever de impulsionar mudanças culturais e educacional,
contribuindo para o fortalecimento de uma conduta em favor do bem comum.
Com o propósito de ser uma empresa “para” o mundo em vez de apenas
uma empresa “no” mundo, a Movida se aproximou de iniciativas externas de
desenvolvimento que buscam um modelo de atuação mais responsável, a
favor de um novo modelo para o capitalismo, como por exemplo, o Instituto
Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), o qual ref‌lete um movimento científ‌ico
originado nos Estados Unidos e explana sobre como as empresas lucram
a partir da paixão e do propósito. Também para ressignif‌icar o modelo
econômico vigente, não deixando o lucro passar por cima do bem comum,
a Movida apoiou em 2020 a iniciativa Imperative 21, fruto da campanha
mundial Reset Capitalism.
Em 2020, passos importantes foram dados nessa trajetória rumo a
consolidação de uma trajetória de geração de impacto positivo, iniciada em
2019 com a criação da área de sustentabilidade. A Movida, no início do ano,
aderiu ao Pacto Global, iniciativa proposta pela Organização das Nações
Unidas (ONU) que já mobiliza mais de 14 mil lideranças corporativas em
160 países.
Em adição, a companhia impulsionou ainda mais seus esforços em relação
aos dez princípios e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),
na Rede Pacto Brasil, iniciando sua articulação em iniciativas empresariais
importantes frente a esta agenda, como sua participação no movimento
Equidade é Prioridade, que visa aumentar a quantidade de mulheres em
cargos a partir de gerência-sênior, passando a integrar também, nesse
sentido, a plataforma dos Princípios de Empoderamento das Mulheres
da ONU Mulheres, tem o intuito de orientar as empresas a empoderar as
mulheres e promover a equidade de gênero em todas as instâncias do
negócio. A Movida formalizou um compromisso de longo prazo para garantir
que o quadro de colaboradores seja composto por 50% de mulheres na
liderança até 2030.
No início de 2020 a companhia celebrou seu ingresso no Sistema B, se
tornando a segunda empresa brasileira de capital aberto a deter essa
certif‌icação, cuja conquista depende de aprovação após longo processo de
análise sobre aspectos abrangentes, relacionados aos impactos positivos
e negativos de sua operação. O selo credencia, portanto, o potencial da
companhia em contribuir com o progresso social, econômico e ambiental,
com práticas concretas e um propósito orientado à geração de benefícios
(por isso o “B”, que faz referência a “benefícios”) à humanidade e ao meio
ambiente.
Pela segunda vez consecutiva, integrou a 16ª carteira do Índice de
Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), compondo o ecossistema que
reúne 46 ações de 39 companhias pertencentes a 15 setores, representado
pelo valor de R$ 1,8 trilhão em valor de mercado, 38% do total do valor de
mercado das companhias com ações negociadas na B3.
Em 2020, ingressou pela 1ª vez no Índice de Carbono Ef‌iciente (ICO2 B3),
demonstrando transparência em relação ao reporte de suas emissões de
gases de efeito estufa em relação a geração de receita.
No âmbito de sua atuação em mudanças climáticas, tema prioritário dentro
de seu pilar ambiental, a companhia estruturou sua gestão climática,
orientando sua atuação pautada em 3 principais pilares: Mitigação (ações
para redução de emissões), Neutralização (compensação das emissões
que não puderam ser evitadas) e Adaptação (Gerenciamento de riscos e
oportunidades relacionadas a um novo cenário climático), com o objetivo
de contribuir para a limitação do aumento da temperatura da Terra em 1,5º
Celsius (limite de temperatura informado pelos cientistas do IPCC para
evitar desequilíbrios ambientais maiores em um futuro cenário climático).
A estruturação de sua gestão climática foi importante para orientar sua
atuação frente as metas globais anunciadas no âmbito do Acordo de Paris.
Dessa forma, aderiu em fevereiro de 2020 à iniciativa Science Based
Targets (SBTi), colaboração entre o Carbon Disclosure Project (CDP), o
Pacto Global da ONU, o World Resources Institute e o WWF e a iniciativa
Business Ambition for 1,5°C.
Como resultado da evolução da governança em clima, reportou sua
estratégia climática pela 1ª vez no programa Carbon Disclosure Project-
CDP e participou do programa CDP Supply Chain, convidando seus
fornecedores a reportarem suas emissões, riscos e oportunidades
climáticas identif‌icados frente ao relacionamento comercial perante a
companhia.
Ainda na frente climática, a Companhia realizou em 2020 o mapeamento de
todos os riscos climáticos que possam impactar nossos negócios, com base
na metodologia Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas
ao Clima (Task Force on Climate-related Financial Disclosures – TCFD). O
resultado do trabalho integrou o portfólio de riscos corporativos monitorados
pela área de gerenciamento de riscos.
8) Gerenciamento de Riscos e Governança Corporativa
A Diretoria Corporativa de Controles Internos, Riscos e Conformidade do
Grupo é responsável pelo monitoramento dos riscos e controles dos riscos
e gerenciamento do Programa de Conformidade da Movida. Mantém sua
necessária independência com o reporte direto ao Comitê de Auditoria, e
tem apoio dos Comitês de Ética e Conformidade de Controles Internos e
Riscos.
A atuação foi dividida em diferentes frentes de trabalho: (i) Conformidade
(“Compliance”): tem por f‌inalidade garantir ef‌icácia e efetividade no Programa
de Conformidade por meio dos seus pilares e do monitoramento dos riscos
de conformidade; auxiliar na implementação de ações que mitigam e
previnam riscos de conformidade; orientar os funcionários da empresa e
os terceiros sobre as normas internas da Companhia e leis aplicáveis aos
seus negócios; buscar um ambiente íntegro, ético e transparente para os
negócios da Companhia; Investigar denúncias e/ ou indícios de fraudes
ou descumprimentos das políticas internas da Companhia (ii) Controles
Internos e Riscos: responsável por liderar os trabalhos de monitoramento
de riscos e ef‌icácia dos controles internos com o objetivo de mitigar tais
riscos.
O Programa de Conformidade da Companhia, em linha com as melhores
práticas de governança e com as orientações da Controladoria Geral da
União, está estruturado com base nos pilares necessários para garantir os
mecanismos e procedimentos adequados. São os principais:
A) Comprometimento e apoio da Alta Administração;
B) Manutenção de área responsável pela manutenção do Programa de
Conformidade;
C) Mapeamento e revisão contínua dos riscos de conformidade, imagem
e corrupção;
D) Políticas e Código de Conduta;
E) Canal de Denúncia e Processo de Investigação;
F) Treinamento e Comunicação: Sobre os treinamentos do Programa de
Conformidade;
G) Monitoramento do Programa de Conformidade.
O Canal de Denúncia da Companhia funciona 24 horas por dia e 7 dias
por semana, sendo conferido ao denunciante a possibilidade de formalizar
sua denúncia por telefone, site e e-mail, canais estes administrados
exclusivamente por empresa terceirizada; é garantido o anonimato ao
denunciante de boa-fé e a possibilidade do acompanhamento da tratativa
da denúncia de forma independente por meio de número de protocolo, foi
instituído um f‌luxo de recebimento e apuração das denúncias que garante
a inexistência de conf‌litos de interesse nestes temas. O Canal de Denúncia
é amplamente divulgado aos públicos interno e externo.
Ademais, a política de gerenciamento de riscos adotada pela Companhia
tem como objetivo estabelecer princípios, diretrizes e responsabilidades
a serem observados no processo de gestão dos riscos corporativos, de
forma a possibilitar a adequada identif‌icação, avaliação, tratamento,
monitoramento e comunicação dos riscos para os quais se busca proteção
e que possam afetar o seu plano estratégico, a f‌im de administrar o apetite
à tomada de risco no processo decisório, na busca do cumprimento de
seus objetivos, bem como na criação, preservação e crescimento de valor.
Os controles internos utilizados pela Companhia objetivam: (i) a
manutenção de registros que, em detalhe razoável e de forma rigorosa
e justa, registra transações e disposições dos ativos da empresa; (ii) o
fornecimento de segurança razoável de que as transações são registradas
conforme necessário para permitir a preparação das demonstrações
contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e
Normas Internacionais de Relatório Financeiro; e (iii) o fornecimento de
uma garantia razoável relativa à prevenção ou detecção e impedimento
de alienação não autorizada, de ativos da Companhia que poderia ter um
efeito signif‌icativo nas demonstrações contábeis.
O processo de avaliação dos controles internos da Companhia prevê
atuação conjunta com as áreas de negócio para validação dos riscos,
mapeamento dos processos e validação de controles aplicáveis que visam
a mitigação dos riscos que podem afetar a capacidade da Companhia em
iniciar, autorizar, registrar, processar e divulgar informações.
Adicionalmente, durante o processo de elaboração das demonstrações
f‌inanceiras da Companhia, o conjunto de processos que regem os
procedimentos de controles internos da Companhia são executados, a
f‌im de fornecer conf‌iabilidade para a informação contábil e f‌inanceira
registrada.
A Companhia constituiu um Comitê de Auditoria, composto por 3 (três)
membros, sendo um deles membro independente do Conselho de
Administração da Companhia com reconhecida experiência em assuntos
de contabilidade societária.
A Movida ainda conta com o Comitê Financeiro, o Comitê de Gente e
Gestão e com o Comitê de Sustentabilidade que assessoram o Conselho
de Administração.
9) Cenário e Mercado
O ano de 2020 começou com uma perspectiva positiva após uma leve
aceleração da economia brasileira em 2019. O relatório Focus do Banco
Central, publicado em fevereiro de 2020, colocava as projeções de
crescimento da economia brasileira em 2,17% para o ano. Durante o
primeiro semestre de 2020, o cenário econômico mundial f‌icou marcado
por incertezas após a evolução e disseminação do novo coronavírus.
A paralisação econômica causada pelo lockdown afetou o comércio
mundial. O relatório World Economic Outlook publicado em junho de 2020
projetou uma queda de 4,9% no PIB mundial, enquanto no Brasil era
esperada uma redução de 6,5% segundo o relatório da Focus publicado
em junho de 2020. Em dezembro de 2020, o novo relatório de mercado
projetou uma queda de 4,36% no PIB brasileiro. A melhora no panorama
brasileiro está associada às medidas de incentivo implementadas pelo
Governo durante o ano de 2020.
Alguns setores foram considerados como essenciais, dentre eles o setor de
locação de veículos, possibilitando a continuidade de parte das operações
da Movida. O comportamento do consumidor mudou, tornando a adaptação
e a transformação digital essenciais para o negócio. As mudanças
permitiram que as empresas de aluguel de carro ofertassem soluções
100% digitais, atuando como multiplicadoras do mindset de inovação.
A dinâmica competitiva permanece saudável, com alguns segmentos
dentro do setor de locação sendo fundamentais para que o negócio
permanecesse resiliente, como as locações mensais e clientes pessoa
física. Houve uma adaptação às restrições da pandemia possibilitando, por
exemplo o prolongamento do tempo de locação em f‌inais de semana devido
à disseminação de práticas de home off‌ice. O segundo semestre de 2020
foi afetado pela baixa capacidade de produção das montadoras e pelo novo
patamar de ocupação no setor de locação, o que elevou os tickets médios,
tanto em aluguel de carros quanto em Seminovos. O desenvolvimento da
vacina e início da imunização de parte da população podem possibilitar
uma retomada gradual do mercado de RAC como um todo, além de indicar
uma tendência de normalização das entregas por parte das montadoras
ao longo de 2021.
Sobre o mercado de Gestão e Terceirização de Frotas, de acordo com a
ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) apenas 20%
das empresas privadas têm frotas terceirizadas, enquanto na Europa esse
número f‌ica próximo de 60%. O amplo e pulverizado mercado de GTF
permite que o setor permaneça em plena expansão. A tendência também
se aplica para o leasing, o que gera uma oportunidade de expansão do
Zero Km para 2021.
O mercado de Seminovos, de acordo com a FENAUTO (Federação
Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores),
encerrou o ano de 2020 com 12.821.908 veículos usados comercializados,
redução de 12,0% versus 2019, majoritariamente explicada pela pandemia
do coronavírus. Apesar da cautela, a FENABRAVE (Federação Nacional
dos Distribuidores de Veículos Automotores) projeta uma recuperação para
2021, com crescimento de 15% nos licenciamentos, 9% nas exportações
e 25% na produção.
A Movida mostrou agilidade para adaptar-se aos diferentes cenários e saí
mais fortalecida de 2020, pronta para um novo ciclo de crescimento e com
uma visão de futuro positiva.
10) Auditoria Independente
Em conformidade com a Instrução CVM nº 381/03, informamos que a
Companhia adota como procedimento formal consultar os auditores
independentes KPMG Auditores Independentes (KPMG), no sentido de
assegurar-se de que a realização da prestação de outros serviços não
venha afetar sua independência e objetividade necessária ao desempenho
dos serviços de auditoria independente. A política da Companhia na
contratação de serviços de auditores independentes assegura que não
haja conf‌lito de interesses, perda de independência ou objetividade. No
exercício social f‌indo em 31 de dezembro de 2020, a KPMG prestou serviços
relacionados a auditoria para emissão de relatórios de procedimentos
previamente acordados, com honorários de R$60 mil que representaram 8%
dos honorários dos serviços de auditoria externa. Entendemos que estes
serviços não representam conf‌lito de interesses, perda de independência
ou objetividade de nossos auditores independentes.
11) Declaração da Diretoria
Em atendimento às disposições constantes da Instrução CVM nº 480/09,
a Diretoria declara que discutiu, reviu e concordou com as opiniões
expressas no relatório de auditoria dos auditores independentes e com as
demonstrações f‌inanceiras relativas ao exercício social encerrado em 31
de dezembro de 2020.
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste
documento quando visualizado diretamente no portal
www.imprensaoficial.com.br
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021 às 01:35:33

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