Balanço - MUNDIAL S.A PROD.DE CONSUMO

Data de publicação20 Abril 2021
SeçãoCaderno Empresarial
terça-feira, 20 de abril de 2021 Diário Of‌i cial Empresarial São Paulo, 131 (73) – 5
Mundial S.A. - Produtos de Consumo
Companhia Aberta
CNPJ nº 88.610.191/0001-54
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO - Demonstrações contábeis de 31 de dezembro de 2020
Prezados acionistas: A Administração da Mundial S.A. - Produtos de Consumo (“Companhia”), em conformidade
com as disposições legais e estatutárias, tem a satisfação de submeter a sua apreciação o Relatório da Adminis-
tração, as Demonstrações Financeiras Consolidadas da Companhia e o Parecer dos Auditores Independentes,
referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2020. As informações operacionais e financeiras da Compa-
nhia, exceto onde indicado de outra forma, são apresentadas com base em números consolidados em reais, e
contemplam as práticas contábeis adotadas no Brasil, pronunciamentos, orientações e interpretações emitidas
pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, e normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários -
CVM. Todas as comparações levam em consideração o ano de 2019, exceto quando especificado. Mensagem da
Administração: Ao longo dos nossos 124 anos de existência, participamos dos mais importantes acontecimentos
econômicos e sociais, todavia, nenhum ano reuniu intensas transformações e rupturas como foi o ano de 2020.
Cada divisão da nossa Companhia, cada funcionário, cada processo, seja no mercado doméstico ou nos 37 paí-
ses em que atuamos, tudo foi colocado à prova, pois não havia precedentes que pudessem amparar as incertezas
diante de um cenário esculpido pela pandemia. Nesta ocasião, em que relatamos o desempenho dos nossos ne-
gócios no decorrer de 2020, temos convicção de que nossos valores corporativos: Perseverança, Ousadia e Cria-
tividade foram decisivos para suplantar as adversidades impostas. Quando, em 11 de março de 2020 a Organiza-
ção Mundial da Saúde (OMS) elevou o estado de contaminação pelo novo Coronavírus como pandemia, admiti-
mos que um grave cenário se instalava e diversos reflexos iriam intervir na vida das pessoas e nos negócios. Era
o momento de intensificar nosso compromisso com a sociedade, apoiar de forma efetiva nossos funcionários e
clientes. Já no mês de abril, adequamos a unidade do Laboratório Avamiller, que produz os esmaltes Impala, para
ceder lugar a produção de álcool 70% e álcool antisséptico. Produzimos 720,1 mil unidades, das quais 98,4 mil
foram doadas para prefeituras, hospitais, escolas e fundações dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio
Grande do Sul, sendo o restante direcionado ao abastecimento de nossas necessidades internas e vendas ao
mercado, atendendo a forte demanda pelo produto. Reconhecemos que havia “um novo normal”, ao mesmo tem-
po era necessário manter a integralidade das operações, com foco nas atividades em que somos mais competiti-
vos. Convivemos com a escalada da cotação do dólar frente ao Real, e, para evitar impactos sobre custo de pro-
dução, buscamos a substituição de insumos importados pelos nacionais. Desta forma, redimensionamos nossa
rede de fornecedores, o que fez ampliar as alternativas quanto a origem da matéria-prima, com o benefício tanto
de evitar gaps na produção, decorrentes de escassez de insumos, como sobressaltos de preço, decorrentes da
volatilidade do câmbio e aumentos de custos de importação. Aperfeiçoamos a concessão de crédito junto aos nos-
sos clientes e minimizamos a exposição ao risco de inadimplência. Aceleramos a conclusão dos projetos de auto-
mação, que contribuem para um custo menor de produção. Contudo, o cenário adverso nos trouxe alguns apren-
dizados que foram incorporados as nossas operações, por exemplo, flexibilidade e agilidade em um momento em
que a dificuldade é comum, eleva a qualidade dos relacionamentos, como ocorreu com a Mundial e seus stake-
holders. Adicionalmente, a intensificação da automação e da engenharia robótica, assim como o trabalho em
modo remoto (home office) são rotinas que devem se intensificar. Após a árdua travessia do ano 2020, nossa
Companhia apresenta-se ainda mais resiliente, tendo os indicadores financeiros e de desempenho melhores do
que aqueles obtidos no ano precedente. As vendas líquidas de R$ 514,3 milhões e o EBITDA de R$ 110,8 mi-
lhões, cresceram no ano 5,8% e 29,8%, respectivamente. Agradecemos nossos clientes, parceiros, fornecedores,
conselheiros, acionistas e comunidades em que estamos presentes, pelo apoio e parceria que notadamente rece-
bemos. Dirigimos ainda um agradecimento especial aos nossos funcionários que, no dia a dia, dedicaram seus
melhores esforços a Mundial, em forma presencial e remota. Adolpho Vaz de Arruda Neto - Presidente. Desem-
penho Operacional: Em 2020, severamente impactada pela pandemia do novo Coronavírus, a economia brasi-
leira apresentou uma retração de 4,1%, ante o PIB obtido em 2019. A dinâmica entre os trimestres do ano foi bas-
tante distinta. Enquanto na primeira metade de 2020 o PIB recuou 2,5% e 9,7%, no primeiro e segundo trimestre,
respectivamente, no sentido oposto, a retomada foi de 7,7% no terceiro trimestre e 3,2% no período final, confor-
me reportou o IBGE na série de variação trimestral dessazonalizada. A evolução do PIB traduziu os movimentos
díspares da atividade econômica: enquanto o primeiro semestre foi pautado pelo isolamento social, queda brusca
da produção, emprego e renda, no segundo semestre observou-se retorno gradual das atividades. As medidas de
transferências de renda desenvolvidas pelo governo federal, como forma de compensar o impacto da contração
das atividades, foram determinantes para impulsionar o consumo. Uma vez que o desempenho das Divisões da
Companhia possui grande correlação com o consumo das famílias, oscilações da atividade na economia brasilei-
ra influenciam diretamente nos resultados da empresa. Notadamente, nos seis primeiros meses de 2020 o desem-
penho da Mundial foi de contração, com adoção de medidas necessárias para compensar a retração da demanda,
centrando esforços na eficiência operacional, revendo processos, e adaptando a estrutura administrativa e produ-
tiva à realidade que se fazia presente, em todos os segmentos em que a Companhia atua. O segundo semestre
foi marcado pela vigorosa retomada das vendas e obtenção de resultado líquido positivo.
Demonstração sintética dos
resultados consolidados - R$ mil 2020 2019 4T19 3T20 2T20 1T20 4T19
Receita líquida 514.279 485.894 163.924 152.548 97.421 100.386 136.089
Custos das vendas (341.089) (322.361) (106.630) (96.780} (70.566} (67.113) (89.113)
Lucro bruto 173.190 163.533 57.294 55.768 26.855 33.273 46.976
Despesas operacionais (124.878) (108.170) (37.963) (35.575) (24.791) (26.549) (32.368)
Resultado financeiro (48.020) (38.494) (14.605) (11.355) (16.519} (5.541) (16.676)
Resultado antes do imposto de
renda e contribuição social 292 (13.131) 4.726 8.838 (14.455) 1.1.83 (2.068)
Imposto de renda e
contribuição social (9.253) 2.770 (637) (3.589) (1.910) (3.117) (756)
Resultado líquido do exercício (8.961) (10.361) 4.089 5.249 (16.365) (1.934) (2.824)
EBITDA - ajustada 110.782 85.340 53.746 34.214 18.720 16.932 27.732
Personal Care: A Divisão Personal Care engloba os produtos de cuidados de higiene e beleza para uso profissio-
nal e doméstico, suas marcas Mundial e Impala são tradicionais e reconhecidas pela qualidade em todo o merca-
do nacional. A marca Mundial é líder e referência no mercado de tesouras e alicates para cutículas e unhas. A
marca Impala atua na linha de esmaltes com produtos inovadores, desenvolvidos com tecnologia de ponta e que
antecipa tendências. Em 2020, a Impala lançou a coleção de esmaltes “Now United - Nossas Cores Falam” em
parceria com o grupo pop global. A estratégia desta parceria foi aproximar-se do público jovem oferecendo produ-
tos em sintonia com o seu estilo e valores. Assim, a linha inteira foi desenvolvida com formulação vegana, hipoa-
lergênica e livre de testes em animais, atributos de grande importância para parte da nova geração. A paleta das
14 cores da coleção dos esmaltes foi inspirada na identidade visual da banda, que usa as cores como forma de
se comunicar com seus fãs, e leva o nome de trechos dos principais hits do grupo. O sucesso desta coleção as-
sociado aos cuidados higiênicos mais intensificados durante a pandemia, contribuíram para a expansão da recei-
ta líquida da divisão Personal Care, responsável por 55,3% do faturamento total da Companhia. A receita líquida
alcançou R$ 284,2 milhões em 2020, montante 16,2% acima dos R$ 244,6 milhões reportados em 2019. De acor-
do com dados divulgados pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cos-
méticos), em 2020 a indústria registrou crescimento de 5,8% quando comparado com o ano anterior. Fashion:
Nesta Divisão são produzidos e comercializados itens de acabamento para indústrias de confecção e de calçados,
como botões e ilhoses, com linhas voltadas para o segmento de moda. Os produtos industrializados nesta divisão
abrangem tanto linhas mais elaboradas, como também produtos mais massificados, destinados ao segmento de
peças com preços mais acessíveis. A pandemia afetou sensivelmente as indústrias têxteis, de vestuários e calça-
dos, setores em que a Divisão Fashion está inserida e é fornecedora. Por um lado, o fechamento temporário das
fábricas com posterior retomada parcial das atividades, por outro lado, a retração do varejo na demanda por pro-
dutos de confecção, de artigos de vestuário, calçados e acessórios. De acordo com o IBGE, a produção industrial
brasileira recuou 4,5% em 2020, mas dentre as atividades pesquisadas, houve queda acentuada de 23,7% nos
ramos de confecção de artigos do vestuário e acessórios e de 18,8% no ramo de couro, artigos para viagem e
calçados. Neste contexto, a Divisão foi duramente afetada e a única na Companhia a apresentar diminuição no
faturamento. A receita líquida reduziu 29,1%, totalizando R$ 98,6 milhões no exercício de 2020, ante R$ 139,1 mi-
lhões obtidos em 2019. Como consequência, a participação da receita líquida da Divisão Fashion na Companhia
correspondeu a 19,2%, ante a fatia de 28,6% que ocupava em 2019. O CPV (custo dos produtos vendidos) da Di-
visão totalizou R$ 90,7 milhões em 2020 ante R$ 117,3 milhões em 2019; o resultado bruto foi de R$ 7,9 milhões,
inferior aos R$ 21,8 milhões auferidos em 2019. No exercício, o Ebitda foi de R$ 4,7 milhões superior aos R$ 2,6
milhões obtidos em 2019. Embora a Divisão Fashion tenha sido a mais afetada na Companhia, diversas iniciativas
de controlar seus custos de produção e buscar mais eficiência foram realizadas durante o exercício. Com sucesso,
alguns indicadores financeiros se apresentaram mais favoráveis no quarto trimestre de 2020, quando comparados
com igual período de 2019. Gourmet: Voltada para culinária profissional e doméstica, a Divisão Gourmet produz
e comercializa panelas, facas, talheres, baixelas e utensílios domésticos, tanto produtos de marca própria como
produtos com marca licenciada. Além destas linhas, a Divisão também é responsável pela produção e distribuição
de facas, chairas e máquinas de afiação para frigoríficos e açougues. Em 2020, a receita líquida alcançou R$ 64,9
milhões, com crescimento de 25,1% na comparação com os R$ 51,9 milhões reportados no ano precedente. A
expansão dos negócios foi verificada tanto no mercado nacional com o crescimento 26,8% no faturamento, como
no aumento de 15,6% nas exportações. Com este desempenho, a Divisão Gourmet correspondeu a 12,6% do fa-
turamento da Companhia. Com o avanço nas vendas, o CPV avançou 14,9%, ao passar de R$ 33,8 milhões em
2019 para R$ 38,9 milhões em 2020. O lucro bruto totalizou R$ 26,1 milhões, resultado 24,3% superior aos R$
21,0 milhões auferidos em 2019. O Ebitda apresentou variação de 39,1%, ao atingir R$ 15,9 milhões no acumula-
do de 2020 (vs. R$ 11,5 milhões no mesmo período de 2019). Syllent: A Divisão Syllent é dedicada a produção e
comercialização de motor bombas de movimentação de água, utilizadas em hidromassagens, no segmento náu-
tico, hidrolazer e rede hidráulica, com conceito pioneiro em moto bombas silenciosas. A receita líquida da Divisão
Syllent apresentou alta de 32,2% ao atingir R$ 35,9 milhões no exercício de 2020 ante R$ 27,1 milhões em 2019.
Com esta performance, a participação da Divisão Syllent na Companhia alcançou 7,0%. O lucro bruto cresceu
47,3% entre os períodos, ao passar de R$ 7,0 milhões em 2019 para R$ 10,3 milhões em 2020; o Ebitda também
refletiu o bom desempenho da Divisão e passou de R$ 1,7 mil para R$ 4,8 milhões na comparação entre os perí-
odos. O crescimento das operações decorreu do aumento nas vendas do segmento do motor bomba da linha náu-
tica de spas e hidrolazer, influenciadas favoravelmente pela alta do dólar. Desta forma, a Mundial torna-se líder no
País no segmento de banheiras e spas de alto nível. Creative: A Divisão Creative corresponde a produtos, produ-
zidos no País e no exterior, que compreendem linha de tesouras, desde a tradicional tesoura de corte e costura
até as escolares e de artesanato. A Mundial desenvolve o modelo ideal para cada tipo de corte, visando atender
aos mais variados públicos. A receita líquida de 2020 atingiu R$ 26,1 milhões, com crescimento de 35,6% na com-
paração com os R$ 19,3 milhões reportados em 2019. Com o avanço nas vendas, o CPV atingiu 48,2%, ao passar
de R$ 10,0 milhões em 2019 para R$ 14,8 milhões em 2020. O lucro bruto totalizou R$ 11,3 milhões, resultado
22,0% superior aos R$ 9,3 milhões auferidos no ano de 2019. O Ebitda apresentou variação de 56,5%, ao atingir
R$ 8,6 milhões em 2020 (vs. R$ 5,5 milhões em 2019).
2020
514,3
2017
437,1
2018
469,9
2019
485,9
Evolução Histórica da Receita Líquida
(R$ Milhões)
Desempenho Econômico-Financeiro: Receita Líquida: Apesar de todos os desafios vividos ao longo do ano de
2020, a Mundial manteve o seu faturamento crescente, como tem apresentado, regularmente, nos últimos anos.
No exercício de 2020, todas as atividades da Companhia expandiram suas receitas líquidas, apenas a Divisão
Fashion apresentou recuo no faturamento. Dessa forma, a receita líquida consolidada da Mundial totalizou
R$ 514,3 milhões em 2020, avanço de 5,8% frente os R$ 485,9 milhões auferidos em 2019. CPV e Resultado
Bruto: Em 2020, o custo dos produtos vendidos consolidado totalizou R$ 341,1 milhões, expansão de 5,8% na
comparação com os R$ 322,4 milhões apresentados em 2019. O lucro bruto consolidado atingiu R$ 173,2
milhões, montante 5,9% superior aos R$ 163,5 milhões reportados no ano anterior. Despesas Operacionais:
As despesas operacionais somaram R$ 124,9 milhões em 2020, o que representa avanço de 15,4% na
comparação com os R$ 108,1 milhões registrados em 2019.
Despesas operacionais - R$ mil 2020 2019 Variação %
2020/2019
Despesas operacionais (124.878) (108.170) 15,45%
Com vendas (101.069) (95.869) 5,42%
Gerais e administrativas (26.987) (28.846) -6,44%
Remuneração dos administradores (1.271) (2.325) -45,33%
Outras receitas/despesas operacionais 4.449 18.870 -76,42%
As linhas de despesas que compõe este saldo apresentaram o seguinte comportamento: (i) despesas com vendas
atingiu R$ 101,1 milhões em 2020, crescimento de 5,4% em linha com a expansão da receita líquida da Compa-
nhia; (ii) despesas gerais e administrativas, recuo de 6,4%, ao passar de R$ 28,8 milhões para R$ 27,0 milhões;
iii) remuneração dos administradores, queda de 45,3%, de R$ 2,3 milhões para R$ 1,3 milhões e iv) redução de
76,4% em “outras receitas/despesas operacionais”, ao atingir R$ 4,4 milhões (vs. R$ 18,9 milhões em 2019). Do
lado das receitas operacionais, houve diminuição dos créditos extemporâneos. Do lado das outras despesas ope-
racionais, houve o incremento de R$ 5,8 milhões relacionados aos impactos da redução nas atividades produtivas,
em decorrência da Covid-19.
EBITDA Ajustado
EBIT - EBITDA - Consolidado 2020 2019
Receita Líquida 514.279 485.894
Lucro Operacional Bruto 173.190 163.533
Despesas Operacionais (124.878) (108.170)
Resultado operacional antes do resultado financeiro 48.312 55.363
EBIT 48.313 55.363
Depreciação e amortização 12.018 13.391
EBITDA 60.331 68.754
Reconciliação do resultado, exclusão de eventos não recorrentes 50.452 16.586
*Programa de recuperação fiscal (REFIS) 3.810 4.126
*Ajuste a valor presente de ativos e passivos 2.445 4.836
*Créditos extemporâneos 26.598 7.624
*Rescisões por redução de quadro 17.599
EBITDA - ajustada 110.783 85.340
Margem EBITDA - ajustada 21,5% 17,6%
O EBITDA1 (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) da Companhia é
ajustado considerando a exclusão dos eventos não recorrentes, e alcançou R$ 110,8 milhões em 2020 ante R$
85,3 milhões em 2019. A margem EBITDA Ajustada em 2020 foi de 21,5%, retração de 3,9 p.p. à margem de
17,6% apurada em 2019. Resultado Financeiro: Para melhor compreensão dos resultados, a Companhia de-
monstra as despesas financeiras em dois principais tópicos: (i) “despesas financeiras de giro”, relacionadas ao
pagamento de remuneração ao capital de terceiros, representadas basicamente por juros sobre empréstimos to-
mados; e (ii) “outras despesas financeiras”, relativas às despesas originárias basicamente do passivo tributário.
Resultado financeiro R$ (mil) 2020 2019 -
Reclassificado Variação (%)
2020/2019
Receitas financeiras 14.879 13.261 12,2%
Outras receitas financeiras 2.207 1.066 107,0%
Atualização de diretos creditórios 9.208 6.152 49,7%
AVP - Cliente 3.464 6.043 (42,7%)
Despesas financeiras (41.216) (55.002) (25,1%)
Despesas de giro (empréstimos e financiamentos) (42.947) (50.977) (15,8%)
Variação cambial 1.731 (4.025) (143,0%)
Outras despesas financeiras (21.683) (26.753) (18,9%)
Outras despesas financeiras (21.035) (25.468) (17,4%)
AVP - Fornecedor (649) (1.285) (49,5%)
Despesas financeiras (62.899) (81.755) (23,1%)
Resultado financeiro líquido (48.020) (68.494) (29,9%)
As receitas financeiras apresentaram evolução de 12,2%, ao passar de R$ 13,3 milhões em 2019 para R$ 14,9
milhões em 2020. No exercício de 2020, as despesas financeiras totalizaram R$ 62,9 milhões, redução de 23,1%
na comparação com os R$ 81,8 milhões reportados em 2019. A diminuição das despesas refletiu: (i) a redução da
taxa Selic e (ii) queda no volume de empréstimos de giro, de forma mais acentuada nos seis primeiros meses da
pandemia, em decorrência da menor necessidade de recursos no período em que as atividades foram reduzidas.
Resultado Líquido: Em 2020, a Companhia registrou resultado líquido negativo de R$ 8,9 milhões, 13,8% menor
na comparação com o desempenho do ano anterior. Nos dois últimos trimestres do ano, no entanto, a Companhia
reportou lucro líquido, período marcado pela retomada das operações. Endividamento: Em 31 de dezembro de
2020, o endividamento líquido (dívida bancária total reduzida das aplicações financeiras) somou R$ 188,7 mi-
lhões, 5,2% inferior do montante verificado no exercício anterior, de R$ 198,9 milhões. A diminuição do endivida-
mento se explica pela menor necessidade de recursos de terceiros, frente as oscilações dos volumes operacionais
ao longo do ano, e queda da taxa Selic. A maior parte do endividamento da Companhia permanece concentrada
no curto prazo, no término de 2020 a proporção era de 87,8% (ante 96,8% em 2019). A Mundial analisa constan-
temente opções para melhor adequar sua estrutura de capital, buscando soluções para o alongamento e a redu-
ção de seu custo. Em 31 de dezembro de 2020, o endividamento bruto era de R$ 195,6 milhões, 3,9% menor
quando comparado com à posição de encerramento do exercício anterior no montante de R$ 203,5 milhões.
2019
198,9
2017
143,7
2018
188,3
2020
188,7
Endividamento Líquido
(R$ Milhões)
Investimentos:
Investimentos - Consolidado 2020 2019 Variação %
20/19
Mundial S.A. - Produtos de Consumo 7.268 5.137 41,5%
Eberle Equipamentos e Processos - S.A. 886 831 6,6%
Laboratório Avamiller de Cosméticos Ltda. 275 799 -65,6%
Mundial Distribuidora de Produtos de Consumo Ltda. 499 762 -34,5%
Investimento em empresa subsidiária 8.406 10.492 -19,9%
Total do investimento realizado no período 17.334 18.021 -3,8%
1 O EBITDA não é uma medida financeira segundo as Práticas Contábeis Adotadas no Brasil, as Normas
Internacionais de Contabilidade ou o IFRS. Tampouco deve ser considerado isoladamente ou como alternativa ao
lucro líquido como medida de desempenho operacional, ou alternativa ao fluxo de caixa operacional como medida
de liquidez. O EBITDA apresenta limitações que prejudicam a sua utilização como medida da lucratividade da
Companhia em razão de não considerar determinados custos inerentes ao negócio que podem afetar os
resultados líquidos, tais como despesas financeiras, tributos e amortização.
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste documento
quando visualizado diretamente no portal www.imprensaoficial.com.br
terça-feira, 20 de abril de 2021 às 02:39:11.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT