Balanço - OSI Brasil Participações Ltda

Data de publicação30 Abril 2021
SeçãoCaderno Empresarial
156 – São Paulo, 131 (80) Diário Of‌i cial Empresarial sexta-feira, 30 de abril de 2021
Demonstrações dos fluxos de caixa
Método Indireto Controladora Consolidado
2020 2019 2020 2019
Fluxo de caixa das atividades operacionais
Lucro (prejuízo) do exercício 3.318 (1.872) 16.694 7.630
Ajustes para conciliar o resultado às disponibilidades
geradas pelas atividades operacionais:
Depreciação e amortização 1.520 560
Despesas financeiras com empréstimo 6.363 10.482
Resultado de equivalência patrimonial (3.206) (277) 29 1.414
Perdas/(ganhos) com projetos de
desenvolvimento 3.521 13.481
Outros resultados abrangentes 2.025 (136) 2.025
Baixa de imobilizado 2.638 1.362
Provisão para perdas (2.146)
Provisão para contingências (69) 232
Decréscimo/(acréscimo) em ativos
Contas a receber (6.490) 7.786
Estoques – (11.646) 436
Títulos e valores imobiliários 64
Impostos a recuperar 923 (1.622)
Depósitos judiciais 754 (1.191)
Outros créditos 2.298 (4.635)
(Decréscimo)/acréscimo em passivos
Fornecedores (546) 1.154
Adiantamento de clientes 5.573 68
Obrigações trabalhistas e tributárias (23) 1 848 (1.197)
Outras contas a pagar (23) (834) 31.453
IR e CS pagos – (6.470) (1.285)
Controladora Consolidado
2020 2019 2020 2019
Caixa líquido (aplicado nas)/prove-
niente das atividades operacionais 89 (146) 14.970 66.071
Fluxo de caixa das atividades de investimentos
Alienação (Aportes) de investimentos 70 (2.771) (802)
Dividendos recebidos 383 (544)
Adiantamento para futuro aumento de capital – 206 (679)
Aquisição (alienação) de ativo imobilizado (788) (23.207)
Intangível - custos com
desenvolvimento de projetos (103) (2.704)
Caixa líquido aplicado nas
atividades de investimentos 70 (2.771) (302) (27.936)
Fluxo de caixa das atividades de financiamento
Captação de empréstimo 8.000
Partes relacionadas 790 2.918 (8.530) 9.511
Liquidação de empréstimos
e debêntures (principal + juros) – (12.170) (25.544)
Participação de não controladores – (1.510) 30.175
Caixa líquido proveniente das atividades
de financiamento com acionistas 790 2.918 (22.210) 22.142
(Redução líquida)/aumento líquido
de caixa e equivalentes de caixa 949 1 (7.542) 60.277
Caixa e equivalentes de caixa
No início do exercício 2 1 89.803 29.526
No final do exercício 951 2 82.261 89.803
(Redução líquida)/aumento líquido
de caixa e equivalentes de caixa 949 1 (7.542) 60.277
Demonstrações dos resultados Controladora Consolidado
2020 2019 2020 2019
Receita operacional líquida – 73.434 42.767
(–) Custo dos produtos vendidos
e serviços prestados – (20.505) (15.287)
Lucro operacional bruto 52.929 27.480
Despesas operacionais:
Despesas comerciais (5.673) (6.461)
Administrativas e gerais (2.129) (21.682) (18.868)
Outras receitas (despesas)
operacionais, líquidas 118 59 14.672
Participação no resultado
de controladas e coligadas 3.206 277 (30) (1.414)
3.324 (1.852) (27.326) (12.071)
Lucro (Prejuízo) antes
do resultado financeiro 3.324 (1.852) 25.603 15.409
Controladora Consolidado
2020 2019 2020 2019
Resultado financeiro
Receita financeira 1 2.897 4.141
Despesas financeiras (6) (21) (11.806) (11.920)
(6) (20) (8.909) (7.779)
Lucro (Prejuízo) antes do IR e CS 3.318 (1.872) 16.694 7.630
IR e CS (5.804) (3.440)
Resultado antes da participação
de não controladores 3.318 (1.872) 10.890 4.190
Participação de não controladores (7.572) (6.062)
Lucro (Prejuízo) líquido
do exercício 3.318 (1.872) 3.318 (1.872)
Número de ações 776.420 776.420 776.420 776.420
Resultado por ação 4,27346 (2,41107) 4,27346 (2,41107)
MSP Participações S.A.
CNPJ/MF nº 02.695.391/0001-31
Relatório da Administração
Srs. Acionistas: Em cumprimento às disposições legais submetemos a apreciação de V.Sas. o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado, a Demonstração do Resultado Abrangente, a Demonstração do Fluxo de Caixa e
a Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido dos exercícios findos em 31/12/20 e de 2019 e esclarecer que as Notas Explicativas e o Parecer do Auditor Independente se encontram à disposição na administração da Companhia.
Demonstrações Financeiras Individuais e Consolidados para os Exercícios Findos em 31 de Dezembro de 2020 e de 2019 (Valores expressos em milhares de Reais, exceto resultado por ação)
Balanços patrimoniais Controladora Consolidado
Ativo 2020 2019 2020 2019
Ativo circulante 958 9 114.720 109.913
Caixa e equivalentes de caixa 951 2 82.261 89.803
Contas a receber 10.847 4.357
Adiantamento diversos
Estoques – 12.800 1.154
Impostos a recuperar 7 7 4.119 5.042
Tributos diferidos 696 696
Dividendos a receber 189 572
Outros créditos 3.808 8.289
Ativo não circulante 23.494 20.358 150.314 158.167
Partes relacionadas 43.695 48.727
Outros créditos 2.767 584
Depósitos judiciais – 1.537 2.291
– 47.999 51.602
Investimentos 23.494 20.358 1.681 1.781
Imobilizado – 26.685 27.251
Intangível – 73.949 77.533
23.494 20.358 102.315 106.565
Total do ativo 24.452 20.367 265.034 268.080
Controladora Consolidado
Passivo e patrimônio líquido 2020 2019 2020 2019
Passivo circulante 23 50.352 35.568
Fornecedores – 2.962 3.508
Empréstimos e financiamentos 28.197 26.349
Obrigações trabalhistas 706 488
Obrigações tributárias 23 1.568 938
Adiantamentos de clientes 15.599 1.740
Outras contas a pagar 1.320 2.154
Partes relacionadas 391
Passivo não circulante 16.918 16.128 95.825 125.005
Empréstimos e financiamentos 71.555 79.209
Provisão para contingências 1.363 1.432
Adiantamentos de clientes 22.483 30.769
Outras contas a pagar 33 33 33 33
Partes relacionadas 16.885 16.095 391 13.562
Patrimônio líquido: Capital social 60.713 60.713 60.713 60.713
Outros resultados abrangentes 2.025 2.025 2.025 2.025
Prejuízos acumulados (55.204) (58.522) (55.204) (58.522)
Total do patrimônio líquido de con-
troladores (Passivo a descoberto) 7.534 4.216 7.534 4.216
Participação de não controladores 111.323 103.291
Total do patrimônio líquido
consolidado 7.534 4.216 118.857 107.507
Total do passivo e patrimônio
líquido 24.452 20.367 265.034 268.080
Demonstrações das mutações do patrimônio líquido Capital
social Prejuízos
acumulados Outros resultados
abrangentes Patrimônio líquido
Controladora Não controladores Consolidado
Saldos em 31 de dezembro de 2018 60.713 (56.650) 4.063 67.054 71.116
Lucro líquido do exercício – (1.872) (1.872) 611 (1.261)
Ganho por variação de participação no capital de coligada 2.025 2.025 2.025
Movimentação de não controladores – – 35.626 35.626
Saldos em 31 de dezembro de 2019 60.713 (58.522) 2.025 4.216 103.291 107.507
Lucro líquido do exercício 3.318 3.318 611 3.929
Ganho por variação de participação no capital de coligada ––
Movimentação de não controladores – – 7.421 7.421
Saldos em 31 de dezembro de 2020 60.713 (55.204) 2.025 7.534 111.323 118.857
Demonstrações dos
resultados abrangentes Controladora Consolidado
2020 2019 2020 2019
Lucro (Prejuízo) líquido do exercício 3.318 (1.872) 3.318 (1.872)
Ganho por variação de participação
no capital de coligada – 2.025 – 2.025
Total do resultado abrangente do exercício 3.318 153 3.318 153
A Companhia optou pela publicação resumida das Demonstrações Financeiras que estão disponíveis na sede da empresa, em sua íntegra,
acompanhadas do parecer sem ressalvas dos auditores independentes da RSM Brasil Auditores Independentes S.S. CRC 2SP-030.002/O-7
Diretoria Marina Guaspari de Brito Gonçalves - Diretora
Silvana Guaspari de Brito Gutfreund - Diretora Paulo Carlos de Brito Filho - Diretor Contador
Nilson César de Lima - CRC 1MT 198855/O-8
Osi Brasil Participações Ltda.
CNPJ nº 18.344.914/0001-35
Relatório da Administração dos Exercícios Findos em 31 de dezembro de 2020 e 2019 (Em unidades de reais)
A
Administração da OSI Brasil Participações Ltda., em conformidade com as disposições legais e estatutárias,
submete à apreciação de Vossas Senhorias o Relatório da Administração e as correspondentes Demonstrações
Contábeis relativas ao exercício findado em 31/12/2020, acompanhado do relatório de opinião dos Auditores
Independentes. Cenário macroeconômico e setorial: Como consequência da Pandemia COVID-19 declarada pela
OMS, Brasil projeta um resultado de PIB negativo em 2020, al redor de -4,1%, o fechamento do comércio, os lockdown
declarados em vários estados, trouxe um aumento no desemprego, assim como aumento no déficit fiscal, e incerteza
sobre o cenário econômico mundial. A inflação ao consumidor medida pelo IPCA fechou em 2020 em 4,5% a.a., maior
que a taxa alcançada em 2019, 4,31% a.a., o aumento de preço nos commodities internacionais impactou o preço dos
alimentos e combustível, sendo estes os de maior variação (14,09%), na sequência, vieram habitação com alta de
5,25% e artículos de residência com 6 %. Por outro lado, a inflação de planos de saúde ficou no patamar de 2,44%,
índice impactado pela suspensão do reajuste em planos individuais, PME e coletivo por adesão por parte da Agência
Nacional de Saude. Dentro das medidas adotadas pelo Governo, se destaca a diminuição da taxa SELIC, que em
2020 chegou a 2% comparado com 4,5 % de 2019, por outro lado o Real finalizou o ano com um valor médio de R$
5,1/US$, com projeção de manter-se neste nível. Para 2021 existe um ambiente favorável para os países emergentes,
com crescimentos positivos, uma recuperação acelerada acentuada no segundo semestres, produto da retomada
econômica acompanhado de um plano de imunização da população contra o COVID-19. Além disso se espera a
aprovação da reforma tributária com o objetivo de mitigar o risco fiscal, e incentivos por parte do Banco central.
O setor de saúde suplementar teve um comportamento positivo, apresentou um aumento de usuários, fechando o
ano com 47,5 milhões, 1,2% acima do ano anterior. Por parte das Operadoras e a Agência Nacional foram tomadas
diversas medidas para garantir a sustentabilidade do setor, assim como a manutenção dos contratos. Em 2020 foi
incorporado no Rol de procedimento o exame RT-PCR, como padrão OURO para diagnóstico da doença COVID 19,
e posteriormente se incluíram mais seis exames para auxiliar o diagnóstico, e os testes sorológicos. Dentro dos
desafios que o setor tem pela frente, estão o aprimoramento da qualidade dos serviços, acompanhado de uma
transformação digital, principalmente nos canais de atendimento, criando soluções efetivas nas demandas dos
beneficiários. Outro grande desafio é dar continuidade à implementação e/ou aprimoramento dos programas de
saúde e prevenção de risco de doenças, como estratégia principal para a mitigação dos riscos na saúde da população
Brasileira. A Companhia: A Osi Brasil Participações Ltda., suas controladas e coligadas, continuaram trabalhando
no desenvolvimento sustentável, garantindo a implementação do modelo Keralty, fundamentado nos três eixos;
Sanitário, Comunitário e Social. Gestão da Área comercial: A companhia ao final do exercício fechou com 363 mil
beneficiários, se comparado com o ano anterior tivemos uma queda de 2,7%, dado principalmente pela movimentação
negativa nos contratos ativos, vários dos nossos clientes devido a medidas de fechamento do comercio,
cancelamentos de contratos de transporte devido à quarentena, assim como medidas provisórias do governo,
ocasionaram uma diminuição no número de funcionários das empresas clientes, a expectativa para 2021 é optimista,
visto que esperamos a retomada em contratações de ditas empresas. Por outro lado, a estratégia adoptada para
crescimento e manutenção dos nossos produtos estratégicos, foi bem sucedida, conseguimos crescer em um 61%
no produto PLUS e um 4% no produto Vitallidade, este último desenhado para a maior idade. As vendas brutas da
Vitallis chegaram a 30 mil beneficiários, principalmente em Minas gerias, seguido pelo Para onde continuamos com
crescimentos exponenciais. Lançamos o novo produto Versatil, produto ambulatorial com atendimento diferenciado
e de alta qualidade na rede Keralty. Além disso um custo-benefício para todos os bolsos, esse produto traz também
o serviço de odontologia. Pensando em transformação digital, um dos nossos principais canais de venda foi o venda
On-line, ferramenta disponibilizada para venda de plano individual e PME incialmente, mas que superou as
expectativas, desta forma substituímos o papel em todo o varejo. Comercialmente a Vitallis está preparada para uma
retomada da economia, ampliação de estados estratégicos, buscando levar o nosso modelo de saúde diferenciado a
outros Estados do país. Gestão Médica: Em 2020 a área médica se deparou com um desafio não planejado que era
o controle e manejo de uma pandemia. A Covid-19 testou todo o poder de rápida resposta e planejamento da área
médica, não só nas negociações com fornecedores e prestadores, mas também com o acompanhamento dos
inúmeros casos de pacientes internados ou em domicílio. Como ponto alto dessas ações destaco o controle feito em
pacientes suspeitos e confirmados através de telemonitoramento dos mesmos desde os primeiros sintomas até o
momento da alta, a elaboração de protocolos assistenciais para diagnóstico e tratamento de colaboradores e
beneficiários com divulgação e orientação para a rede keralty e para a rede credenciada, negociação com centenas
de prestadores para disponibilização de exames para o Covid-19 e atendimento ambulatorial e hospitalar, controle
diário da utilização de leitos para Covid-19, ampliação de leitos em enfermaria e CTI para Covid-19 na rede própria e
na rede credenciada, com modelo de remuneração diferenciado, acompanhamento de intercâmbio de diversas
regiões do país, sempre otimizando a necessidade do paciente e a disponibilidade da rede local, teleorientação para
todos os beneficiários através de plataforma WhatsApp e telefonia esclarecendo dúvidas sobre a doença e
direcionado os beneficiários suspeitos, implementação da telemedicina com, atendimento remoto a suspeitos de
Covid-19 no primeiro momento e, ampliação dos serviços para atendimento remoto na atenção primária e na atenção
especializada. Ainda sobre o tema custo, fomos uma das 13 operadoras do Brasil selecionadas para acompanhamento
do projeto de remuneração variável proposto pela ANS. A operadora foi audaciosa em lançar um projeto com escopo
muito mais robusto que a maioria e obteve ao final de 1 ano de projeto a excelência em todas as metas previamente
traçadas. Mesmo no cenário complexo da Pandemia, mantivemos em 2020 nossos programas em gestão de saúde,
mantendo os beneficiários no programa de crônicos não complexos; incremento em número de beneficiários em 20%
para o programa de oncologia, 87% Programa Kalma, 70% no programa Bebê Vitallis e Parto Adequado, neste último
com melhoria de quase 5% na taxa de partos normais/cesariana. Retomamos o grupo GATO de controle e tratamento
da obesidade mórbida Maior controle nos programas e atenção domiciliar, com reuniões mensais, técnicas e
administrativas com as empresas parceiras e segmentação dos programas encaminhando os paliativos para o
programa Contigo. Sobre o Programa Contigo, certificamos a operadora baseado na Metodologia NewPalex® e
re-certificamos a rede própria Keralty. Não só isso, conseguimos um desempenho acima da expectativa inicial, tanto
na qualidade assistencial quanto na satisfação dos beneficiários e da família, com o controle de custo previsto.
Empresas de Infraestructura: No nível Hospitalar estivemos na frente do combate ao Covid-19, importamos EPI’s
para garantir a segurança de nossos colaboradores, investimos em equipamentos para nossas UTIs e aplicamos os
protocolos do Grupo Keralty para garantir a qualidade assistencial a nossos pacientes. Em linha com os protocolos
desenvolvidos implementamos ferramentas de telemedicina para facilitar o aceso de nossos beneficiários aos
serviços de saúde. Continuamos com nosso programa de residência no Hospital Sanitas Barreiro, na especialidade
de Clínica Médica em aliança com a Fundação educacional Lucas Machado (FELUMA). O grupo inaugurou uma nova
unidade de oncologia na cidade de Belo Horizonte, disponibilizando consulta, imuno e quimioterapia com atendimento
humanizado, acolhimento e total respeito ao paciente e familiares. Gestão de TI, Qualidade e projetos: Mesmo com
as adversidades de um ano difícil, dada a conjuntura dos fatores associados à saúde e economia, 2020 foi um ano
diferenciado, marcado pelas relevantes entregas tecnológicas e pelos projetos que levaram a empresa a um maio
r
patamar de governança e maturidade organizacional, sustentado por processos otimizados, controles internos
amplamente monitorados e criteriosas avaliações de riscos e indicadores de resultados, tendências e desempenhos.
Diversas foram as ações de sedimentação e melhoria contínua de todos os processos e componentes das cadeias
de valores, à luz de um relevante e sólido sistema de controle da qualidade, seja para a operadora quanto para a rede
própria de unidades assistenciais. Conseguimos quebrar paradigmas e alcançar ousados objetivos e metas.
A
operadora obteve o mais elevado nível de qualificação junto à Agência Nacional de Saúde (ANS), mediante a
acreditação de Nível I (Ouro) dentro do Programa de Acreditação de Operadoras de Saúde. Menos do que 1% das
operadoras do tipo de Medicina de Grupo, no qual estamos inseridos, têm este selo, o que reforça a importância do
resultado alcançado. Já para nossas unidades assistenciais Keralty, investimos num ousado programa voltado ao
aprimoramento da maturidade e controles processuais, com vistas à certificação de todas junto à Organização
Nacional de Acreditação (ONA). Hoje nossos processos e procedimentos assistenciais já estão preparados para
serem submetidos à avaliação da entidade certificadora, para auditoria e qualificação nesta importante certificação.
Tivemos a entrega de importantes projetos, voltados à compliance, inovação, sustentação e expansão. Dentro da
área de compliance ressaltamos toda preparação e reestruturação dos fluxos de dados e informações voltados à
segurança de dados pessoais (sensíveis ou não) abarcados pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD),
por toda a empresa. Isso se deu mediante um extenso mapeamento dos processos organizacionais e definições das
bases legais a serem contempladas nos diferentes contratos. Desenvolvemos várias iniciativas e ações voltadas à
difusão da inovação mediante a entrega de novos processos e serviços. Outros projetos de igual importância, como
a consolidação e ampliação da metodologia Diagnosis Related Groups (DRG) para além da rede própria, com
prestadores específicos. Em tecnologia da informação tivemos um ano realmente diferenciado, alavancado
principalmente pelas necessidades impostas pelo novo cenário da pandemia mundial, onde uma fatia relevante dos
colaboradores passou a trabalhar de forma remota e com acesso a todos os sistemas corporativos necessários.
Associada à essa infraestrutura, foi realizada uma vasta gama de projetos voltados à segurança da informação e
ampliação da capacidade de processamento e telecomunicação. Novas tecnologias foram implantadas, permitindo
resiliência e crescimento controlado dos recursos computacionais, com redundância e alta disponibilidade. Foram
disponibilizadas novas tecnologias para aprimoramento da experiência dos nossos serviços, como o aplicativo para
smartphones com uma vasta gama de funcionalidades, chatbot para atendimento personalizado e novos serviços via
portal corporativo para beneficiários, empresas e prestadores de serviços médicos. Gestão Operacional e
financeira: Mesmo com os aumentos no índice de inadimplência dos clientes, em 2020 foram feitos de forma
oportuna todos os pagamentos a prestadores, fornecedores, colaboradores e receita, assim como implementaram e
documentaram processos e protocolos assistenciais para uma adequada gestão e padronização. Inclusive foram
realizados adiantamentos para prestadores de serviços com o único objetivo de garantir a continuidade na prestação
do serviço. Gestão de Pessoas e responsabilidade sócio corporativa: Encerramos o ano com 1.141 colaboradores
no grupo, mantendo 100 % dos salários e benefícios dos nossos colaboradores, mesmo em tempo de pandemia.
Mantivemos também, os treinamentos de forma virtual, garantindo continuidade na formação e desenvolvimento de
competências. Em 2020 criamos o programa Modelando o Futuro, abordando temáticas que visam a preparação dos
professionais para as exigências do futuro e transição de carreira mais equilibrada, forma realizados 5 módulos. Na
frente de inovação, lançamos o programa KOLAB, com o objetivo de promover uma cultura empresarial que estimule
a inovação, para isto desenhamos treinamentos para reforçar conteúdos relacionados com metodologias ágeis,
assim como um comitê de inovação para análise de proposta e viabilidade. Gestão digital e de mídia: Este ano a
nossa área de marketing teve um destaque, foram realizadas diversas campanhas de orientação sobre higienização
de mãos, dicas de saúde, informação sobre COVID-19, vídeos sobre distanciamento, vídeos para realizar exercícios
em casa, dicas de autocuidado, campanha do novo normal, entre outras. Fortalecemos nossos canais de comunicação
como Youtube, Instagram, SAC, trazendo maiores visualizações e aderência dos nossos usuários. Nosso crescimento
de usuários nas redes foi de quase um 72%. Destinação de Lucros: Os resultados do ano, serão utilizados para
absorver o prejuízo acumulado. Relacionamento com Auditor Independente: Ao longo do exercício de 2020, a
Companhia utilizou os serviços de auditoria independente da Grunitzky Auditores Independentes S/S. para realiza
r
auditoria e emitir relatórios sobre as demonstrações financeiras individuais e consolidadas da Companhia.
A
administração da Companhia tem como política não contratar o auditor independente em serviços de consultoria que
possam gerar conflitos de interesse. A administração e seu auditor independente entendem que os serviços
mencionados não geram conflitos de interesse e, portanto, não apresentam riscos de independência de acordo com
as regras vigentes no Brasil. Joaquim Augusto Pereira Sanches – Administrador continua...
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sexta-feira, 30 de abril de 2021 às 01:20:43

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