Balanço - PRODESP - Cia de Processamento de Dados @do Estado de São Paulo

Data de publicação14 Abril 2021
SeçãoEmpresarial 2
Sumário
Caderno Empresarial 2
BALANÇO
ILUMATIC SA ILUMINACAO E ELETROMETALURGICA .......................2
PRODESP - CIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS
DO ESTADO DE SÃO PAULO .............................................................4
Diário Oficial
Estado de São Paulo
Empresarial 2
Volume 131 • Número 69 Página 4
São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2021
Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo - Prodesp
CNPJ 62.577.929/0001-35
RELATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO E DE SUSTENTABILIDADE 2020
Secretaria de Governo
PROGRAMAS DE GOVERNO
MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO
Senhores Acionistas e Interessados,
O ano de 2020 colocou grandes desafios e exigiu avanços significativos e consistentes
da tecnologia. O planejamento e a execução de ações tiveram que ser for temente
antecipados para minimizar o impacto da pandemia do novo coronavírus na sociedade.
O maior consumo de recursos, o desenvolvimento de novas ferramentas e o estado de
prontidão tecnológico foram a tônica de um ano atípico.
Chamada a apoiar as ações do Governo do Estado de São Paulo no
enfrentamento da doença e de suas consequências sociais, a Prodesp respondeu
às demandas em tempo recorde, de forma estratégica e concisa, consolidando
ainda mais seu papel como braço tecnológico e agente central no processo de
transformação digital do Estado.
Nesse contexto, disponibilizou em apenas dois dias infraestrutura para teletrabalho
que permitiu colocar em home office cerca de 40 mil servidores, sem que isso
prejudicasse o funcionamento da administração estadual. Do mesmo modo, implantou
soluções que contribuíram para o sucesso de ações de monitoramento e transparência
dos números da doença; de distribuição gratuita de refeições nos restaurantes do Bom
Prato; de distribuição de alimentos e de auxílio-alimentação para alunos da rede
estadual em situação de vulnerabilidade; de pagamento de auxílio emergencial aos
profissionais da área cultural; e de realização de aulas a distância, entre outras.
A epidemia do novo coronavírus também acelerou o processo de digitalização de
serviços iniciado ainda em 2019. Os serviços digitais do Poupatempo passaram de
cerca de 50 no início de 2020 para 116 em dezembro. Ocorreu, ainda, o lançamento
do aplicativo Poupatempo Digital, que contabilizou no ano 5,3 milhões de downloads.
Tais ações foram fundamentais para garantir o atendimento necessár io ao cidadão no
período de cinco meses em que os postos permaneceram totalmente fechados devido
à quarentena imposta para contenção da doença.
Mas o ano também registrou a adoção ou evolução de soluções não relacionadas ao
coronavírus. É o caso do SP Sem Papel, sistema que está substituindo os processos
em papel por versões digitais no Estado, com ganhos de eficiência, transparência,
produtividade e redução de custos, que em 2020 foi implantado em 44 órgãos da
administração indireta, como o Detran.SP, Procon e SPPrev. Merecem destaque,
ainda, o início da implantação da Central de Dados do Estado de São Paulo (CDESP),
da plataforma de big data e analytics da Saúde e do LoginSP, autenticador que
proverá uma identidade digital única para relacionamento do cidadão
com o Governo do Estado.
No ano de 2020, deve ser citada ainda a incorporação pela Prodesp da operação
tecnológica e prestação de serviços do Detran.SP, que foram integradas ao Programa
Poupatempo. Com isso, até 2022, 265 unidades do Detran.SP serão transformadas
em postos do Poupatempo em formato mais compacto, centrados em serviços
eletrônicos multicanais, complementados com plataforma única de atendimento
presencial. Ao final do processo de transformação, serão 340 unidades do Poupatempo
em operação em todo o Estado.
Em termos de infraestrutura, além de avanços na capacidade, segurança e
conectividade do Data Center Prodesp, foi concluída a ampliação da banda dos links
de comunicação Intragov das mais de cinco mil escolas da rede pública estadual,
que tiveram suas conexões duplicadas, passando de 4 MB para 8 MB e de 16 MB para
34 MB. Esse up-grade é fundamental para os projetos de incremento do uso da
tecnologia no ensino, como o Conecta Educação, a ser implantado pela Secretaria da
Educação em 2021. O uso da telefonia digital pelos órgãos do Estado - voz sobre IP -,
também avançou, passando-se de 28 mil dispositivos no final de 2019 para mais de
38 mil em dezembro de 2020, expansão que contribuiu para redução de gastos do
Estado com telefonia.
Quanto à gestão corporativa, o grande desafio do ano, como não poderia deixar de
ser, também foi o enfrentamento do novo coronavírus e suas consequências, com a
adoção de várias medidas voltadas à prevenção da doença e à garantia da saúde
financeira da companhia. Entre outras ações relevantes, cerca de 94% dos funcionários
foram colocados em home office; foram formalizados procedimentos sanitários de
prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão do novo coronavírus; foram
aplicados testes rápidos da covid-19 e distribuídas máscaras aos funcionários em
trabalho presencial; e foi aumentada a frequência da limpeza de ambientes e
superfícies de contato com bactericidas, além de instalados dispensers com álcool
em gel em diferentes locais.
Do ponto de vista da sustentabilidade financeira da companhia, resultados
significativos foram alcançados por meio de ações como a redução do número de
gerências, o corte de 50% na gratificação de gerentes e superintendentes, e a
suspensão e/ou redução de contratos. Apenas com este último item, foram
economizados R$ 144,4 milhões. Vale dizer que ações realizadas em 2019, mas com
reflexos ao longo do tempo, ajudaram nesse processo de redução e racionalização de
despesas. No biênio 2019-2020, a economia total estimada foi de R$ 968 milhões.
Conforme Plano de Ação aprovado no ano anterior, em 2020 foi dada continuidade ao
processo de incorporação da Imprensa Oficial pela Prodesp, nos termos da
Lei estadual nº 17.056/2019, com ações em frentes relacionadas à resolução de
aspectos documentais e legais, ao planejamento da integração de atividades, a
recursos humanos e à unificação dos ambientes de informática.
No que se refere ao compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade,
mesmo com as dificuldades impostas pelo distanciamento social devido à covid-19,
registramos o resultado da campanha Adote um Sorriso, que arrecadou e distribuiu no
Natal 2,3 mil kits com roupas, calçados, brinquedos e itens de higiene pessoal a
crianças, jovens e idosos de orfanatos, asilos e outras instituições. Do mesmo modo,
citamos as campanhas de doação de sangue e de coleta de mechas de cabelos para
confecção de perucas a pacientes em tratamento oncológico e os patrocínios e
doações incentivados pela Lei Rouanet, pelos programas de apoio à atenção
oncológica e à saúde da pessoa com deficiência, entre outros.
São apresentados a seguir, de forma consolidada, esses e outros
resultados da companhia em 2020. A íntegra do Relatório de Administração e de
Sustentabilidade da Prodesp do referido ano encontra-se à disposição dos Senhores
Acionistas e demais interessados na Sede da empresa e na Internet, no endereço
www.prodesp.sp.gov.br.
Carlos André de Maria de Arruda
Diretor-Presidente
Poupatempo
A prestação de serviços relacionados a condutores e veículos foi totalmente
incorporada pelo Poupatempo. Com isso, até 2022, 265 unidades do Detran.SP serão
transformadas em postos do Poupatempo em formato mais compacto, centrados em
serviços eletrônicos multicanais, complementados com plataforma única de
atendimento presencial (balcão único). Ao final do processo de transformação, serão
340 unidades do Poupatempo em operação. A sinergia entre Poupatempo e Detran.
SP permitirá a rápida ampliação da oferta de serviços de qualidade por todo o Estado.
Ao mesmo tempo, o Detran.SP atuará focado em atividades de normatização e
fiscalização do trânsito. Os primeiros seis postos resultantes dessa transformação já
estão operando nas cidades de Franco da Rocha, Hortolândia, Piquete, Santa Bárbara
d Oeste, Serra Negra e Sumaré, elevando para 81 o número de unidades do
Poupatempo em funcionamento. Por cinco meses, de 21 de março a 18 de agosto,
devido à pandemia da covid-19, seguindo determinação do Governo do Estado de
São Paulo, o Poupatempo interrompeu completamente o atendimento presencial.
Para atender o cidadão nesse período e após a retomada do funcionamento parcial
dos postos, com apenas 30% da capacidade, agendamento prévio e somente para
serviços que não podem ser executados de forma eletrônica, foi acelerado o processo
de digitalização do atendimento. Os serviços digitais do Poupatempo passaram de
cerca de 50 no início de 2020 para 116 em dezembro. Ocorreu, ainda, o lançamento
do aplicativo Poupatempo Digital, que contabilizou no ano 5,3 milhões de downloads,
dando ao cidadão mais uma opção eletrônica, além do Portal e dos totens de
autoatendimento. Para orientar o cidadão, foi criada e disponibilizada na Inter net
cartilha com orientações sobre os serviços digitais. Durante o fechamento dos postos,
o Poupatempo enviou para o endereço do cidadão, sem custo de postagem, cerca de
230 mil RGs e CNHs emitidos até março e que aguardavam retirada. Também
promoveu em vários postos da Capital e do Interior, próximo às datas de retomada do
atendimento presencial, mutirões para diminuir a demanda reprimida de emissão de
RGs e para solucionar pendências de CNHs. Outra ação de impacto no ano foi o início
de processo licitatório para contratar 720 totens de autoatendimento, que a partir de
2021 começarão a substituir os atuais 124 equipamentos em operação e serão
instalados em novos postos e outros locais. Em 2020, o Poupatempo realizou cerca de
14 milhões de atendimentos, dos quais aproximadamente 40% na forma digital. Nos
dois anos anteriores - 2018 e 2019 - o percentual de atendimentos digitais ficou abaixo
de 3%. Foram realizados ainda cerca de 1,2 milhão de atendimentos pelo Fale
Conosco para esclarecer dúvidas e orientar o cidadão. Já o assistente virtual Poupinha
fez mais de 1,8 milhão de agendamentos e trocou 82 milhões de mensagens com o
cidadão. Em 2020, pela sexta vez consecutiva, o Poupatempo foi destaque na
pesquisa O Melhor de São Paulo, realizada pelo Datafolha, conquistando o primeiro
lugar na categoria Atendimento ao Cliente. Foi eleito, ainda o Melhor do Brasil no
Prêmio iBest, na categoria Serviços de Governo (Secretaria de Governo).
SP Sem Papel
O sistema que está substituindo os processos em papel por versões digitais no
Estado, com ganhos de eficiência, transparência, produtividade e redução de custos,
começou a ser implantado na administração indireta. No ano, a solução foi adotada
em 44 órgãos, como no Detran.SP, Procon e SPPrev. Ao mesmo tempo, o Serviço de
Demandas, que possibilita a formalização 100% digital de convênios do Estado com
prefeituras e outras entidades a partir de emendas parlamentares, foi implantado em
17 secretarias, entre elas Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Ocorreu,
ainda, o desenvolvimento do módulo que permite à Casa Civil a gestão das emendas
publicadas na LOA (Lei Orçamentária Anual) e demandas parlamentares aprovadas
ao longo do exercício. No período, também foi parcialmente concluído o módulo para
trâmite de documentos entre o Estado e agentes externos, pessoa física ou jurídica, e
implantado de forma piloto fluxo para aprovação de demandas direcionadas ao Coetic
(Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação). Outro piloto
colocado em operação em 2020, na Secretaria da Educação, foi o de um dashboard,
painel de indicadores gerenciais da produção documental alimentado por ferramenta
de business intelligence. Em dezembro de 2020, o SP Sem Papel já possuía cerca de
225 mil usuários e 11,3 milhões de documentos cadastrados, totalizando mais de 53,6
milhões de páginas. Considerando-se o custo de produção de uma página física em
R$ 0,06, esse volume oneraria os cofres estaduais em R$ 3,2 milhões. No SP Sem
Papel, onde a produção de cada página fica em R$ 0,00033, o custo foi de apenas
R$ 17,6 mil. Uma economia aproximada de 99,5%, que a rigor é ainda maior, uma vez
que não estão computados nos cálculos os custos de armazenagem, que são
infinitamente inferiores no meio digital, e os gastos com o transporte/postagem dos
documentos físicos. (Secretaria de Governo).
Central de Dados do Estado de São Paulo
Instituída pelo Decreto estadual nº 64.790/2020, a CDESP começou a ser implantada
com a integração das primeiras oito bases de dados e o início do processo de inclusão
de outras sete. A CDESP é um repositório eletrônico de dados e informações gerados
ou coletados pelos diferentes órgãos da Administração Pública estadual. Sua
finalidade é aperfeiçoar a gestão de dados e informações necessários à formulação,
implementação e avaliação de políticas públicas. Também foi iniciado o desenvolvimento
da Plataforma Única de Acesso - PUA, portal para acesso exclusivo aos dados e
informações da CDESP. De acordo com o Decreto estadual n° 64.790/2020, a Prodesp
é a responsável pelo desenvolvimento, implantação, sustentação, processamento e
fornecimento do suporte tecnológico necessário para operação da CDESP e da PUA.
A empresa conta, inclusive, com um integrante no Comitê Gestor de Governança de
Dados e Informações do Estado de São Paulo, órgão colegiado responsável pela
gestão da CDESP. (Secretaria de Governo).
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste documento
quando visualizado diretamente no portal www.imprensaoficial.com.br
quarta-feira, 14 de abril de 2021 às 01:01:35.

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