Balanço - PRODESP - Cia de Processamento de Dados do Estado de SÓo Paulo

Data de publicação13 Abril 2022
SeçãoEmpresarial 2
Sumário
Caderno Empresarial 2
BALANÇO
PRODESP - CIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS
DO ESTADO DE SÃO PAULO .............................................................2
Diário Oficial
Estado de São Paulo
Empresarial 2
Volume 132 • Número 70 Página 2
São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 2022
Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo - Prodesp
CNPJ 62.577.929/0001-35
RELATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO E DE SUSTENTABILIDADE 2021
Secretaria de Governo
PROGRAMAS DE GOVERNO
MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO
Senhores Acionistas e Interessados,
O ano de 2021 foi marcado pela união dos 52 anos de história da Prodesp com os 130
anos da Imprensa Oficial, em um processo de incorporação que resultou no
nascimento de uma nova Prodesp, uma empresa com portfólio de serviços ampliado,
mais robusta e melhor equipada para cumprir seu papel na jornada de transformação
digital do Governo do Estado de São Paulo.
Em um cenário ainda sob forte impacto da pandemia da covid-19, que obrigou à
manutenção da maior parte do efetivo profissional da companhia em home office, a
Prodesp manteve o ritmo acelerado de entregas de soluções tecnológicas que
contribuíram de forma significativa para o processo de evolução da gestão do Estado
e do atendimento ao cidadão.
Nesse sentido, pode ser destacada a entrada em operação do centésimo posto do
Poupatempo, na cidade de Junqueirópolis, número alcançado com a inauguração de
19 unidades no ano. Em formato mais compacto, com foco no digital e implantadas em
parceria com as prefeituras, além de integradas ao Detran.SP, as novas unidades
fazem parte do maior plano de expansão da história do programa, que apenas em
2021 anunciou 130 novos postos.
O avanço na digitalização de serviços públicos também se manteve em
forte crescimento. De 116 serviços digitais em janeiro/2021, chegamos a 184
em dezembro/2021, colocados à disposição do cidadão no portal
www.poupatempo.sp.gov.br, no aplicativo Poupatempo Digital e em totens de
autoatendimento.
Com isso, cerca de 85% dos 58,8 milhões de atendimentos realizados pelo
Poupatempo no ano se deram de forma digital. Em 2018, esse índice era de
apenas 1%.
Um destaque importante no contexto da pandemia foi a disponibilização do conjunto
de soluções integradas voltadas à gestão da vacinação contra o coronavírus no
Estado de São Paulo: o portal www.vacinaja.sp.gov.br, para que o cidadão realizasse
o pré-cadastro pela Internet, garantindo um atendimento até 90% mais rápido e
evitando aglomerações nos locais de vacinação; o Vacivida, sistema online para
registro nominal dos vacinados e que possibilita o rastreio das doses aplicadas;
o Vacinômetro, painel disponível no portal Vacina Já, que dá transparência ao
andamento da imunização, e a Carteirinha Digital de Vacinação, disponibilizada no
aplicativo Poupatempo Digital.
No período, entre várias outras entregas relevantes, podem ser destacadas ainda a
plataforma Bolsa do Povo, que reúne diferentes programas estaduais de transferência
de renda, simplificando o compartilhamento de informações e o repasse dos valores
aos beneficiários; o Balcão Único da Jucesp, que unifica procedimentos de registro
mercantil, possibilitando que empresas de baixo risco sejam abertas e legalizadas em
poucos minutos; a Delegacia da Diversidade Online, funcionalidade da Delegacia
Eletrônica que permite o registro pela Internet de ocorrências de intolerância ou
preconceito de gênero, religião e raça; e o sistema de atendimento do Procon-SP, que
passou a ser totalmente online, do primeiro contato até a audiência de conciliação,
passando pela fiscalização e emissão de autos de infração e interposição de recursos.
Internamente, também contabilizamos resultados importantes, como a adoção de um
novo Plano de Empregos, Salários e Carreiras, que deixa mais transparentes e
objetivos os critérios e condições para evolução profissional dos colaboradores; os
avanços nos trabalhos para garantir a conformidade da companhia em relação à Lei
Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD); e o início de implantação da Arquitetura
do Futuro, programa que visa o reposicionamento estratégico e operacional da
companhia mediante a adoção das melhores práticas mundialmente reconhecidas em
quatro pilares - oferta de soluções para transformação digital; a reciclagem,
capacitação e potencialização do conhecimento dos profissionais da companhia; a
excelência nas entregas; e a eficiência operacional.
Cumpre ressaltar que, como reflexo direto do volume de entregas realizadas no ano,
a Prodesp apresentou faturamento recorde em 2021, alcançando uma receita bruta
superior a R$ 1,5 bilhão, o que corresponde a um crescimento de cerca de 58% em
relação ao ano anterior. Já o resultado líquido aumentou em 228% no mesmo período.
São apresentados a seguir, de forma consolidada, esses e outros resultados da
companhia em 2021. A íntegra do Relatório de Administração e de Sustentabilidade
da Prodesp do referido ano encontra-se à disposição dos Senhores Acionistas e
demais interessados na Sede da empresa e na Internet, em www.prodesp.sp.gov.br.
Carlos André de Maria de Arruda
Diretor-Presidente
Poupatempo
O ano de 2021 marcou a entrada em operação da centésima unidade do Poupatempo,
na cidade de Junqueirópolis. O posto faz parte do maior plano de expansão da história
do programa, com 130 unidades anunciadas em 2021. Mais modernas, compactas e
focadas em serviços digitais multicanais, as novas unidades são implantadas em
parceria com as prefeituras e integradas ao Detran.SP. Além do posto de Junqueirópolis,
outros 18 foram inaugurados; e 112 foram autorizados e estão em fase de implantação.
A digitalização de serviços teve forte incremento, saltando de 116 em janeiro/2021
para 184 serviços em dezembro/2021, disponíveis ao cidadão no Portal Poupatempo,
no aplicativo Poupatempo Digital, que acumula 8,6 milhões de downloads desde seu
lançamento em 2020, e em totens de autoatendimento. No ano, o Poupatempo
realizou cerca de 58,8 milhões de atendimentos, sendo 50,2 milhões, cerca de 85%,
de forma digital. Em 2018, o meio digital respondeu por apenas 1% do volume de
serviços realizados pelo Poupatempo, passando para 3% em 2019, 38% em 2020, até
chegar aos atuais 85%. Dos atendimentos digitais de 2021, 36,1 milhões foram feitos
pelo aplicativo, 13,7 milhões pelos portais do Poupatempo e do Detran.SP e 292,1 mil
pelos totens de autoatendimento. Entre os serviços digitais mais procurados no
período estão a Carteira de Vacinação da covid-19 e a pesquisa de pontuação na
CNH com, respectivamente, mais de 13 e de 11 milhões de atendimentos. Em 2021,
pela sétima vez consecutiva, o Poupatempo foi destaque na pesquisa “O Melhor de
São Paulo”, realizada pelo Datafolha e divulgada pela Revista sãopaulo, conquistando
o primeiro lugar na categoria Melhor Serviço Público. Pelo segundo ano seguido,
também foi destaque no Prêmio iBest, figurando no TOP 3 dos Melhores do
Brasil 2021 na categoria Governo, escolha do Júri da Academia iBest.
(Secretaria de Governo)
Bolsa do Povo
Para operacionalizar o maior programa de assistência social e transferência de renda
da história de São Paulo foi implantada a plataforma www.bolsadopovo.sp.gov.br, que
reúne benefícios como Vale Gás, SP Acolhe, Ação Jovem, Auxílio Moradia, Bolsa
Talento Esportivo e Renda Cidadã, entre outros. Baseada no uso de recursos
tecnológicos como nuvem, big data, criptografia e processamento massivo de dados,
a plataforma facilita o acesso do cidadão a informações sobre os programas e permite
sua inscrição, caso seja elegível. Pelo lado do Estado, possibilita uma melhor gestão
das ações governamentais de apoio à população em situação de vulnerabilidade.
A Prodesp também ficou responsável pela postagem dos cartões do Bolsa do Povo,
cujo desbloqueio pode ser feito diretamente na plataforma e que podem ser usados
como um cartão de débito comum ou para saque em terminais do Banco do Brasil. No
ano, foram encaminhados 360,4 mil cartões. A previsão é de que o programa beneficie
500 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. O investimento previsto para o
Bolsa do Povo em 2021 era de R$ 1 bilhão em sete eixos programáticos - assistência
social, educação, qualificação profissional, saúde, esporte, trabalho e habitação.
(Secretaria de Governo)
SP Sem Papel
O sistema que está substituindo os processos em papel por processos digitais no
Estado, com ganhos de eficiência, transparência, segurança, produtividade,
sustentabilidade e redução de custos, foi implantado em novas instituições, entre elas,
o Tribunal de Contas do Estado, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo
(Univesp), a Fundação Padre Anchieta, o Metrô e o Hemocentro de Ribeirão Preto. Ao
mesmo tempo, entrou em operação piloto, com a Artesp, o módulo Agente Externo,
que permite que pessoas físicas e jurídicas não integrantes da administração estadual
interajam com os órgãos do Governo do Estado de São Paulo para visualização e,
desde que autorizados, para assinatura de documentos. Também foi implantada em
caráter piloto versão customizada do Sem Papel nas prefeituras de Itanhaém e São
Luiz do Paraitinga, para a produção e trâmite de documentos digitais municipais. A
plataforma ainda ganhou funcionalidades para atribuição de prazo de assinatura dos
documentos e criação de pin, uma segunda chave pessoal para assinatura e
autenticação de documentos, desassociada da senha de acesso, conferindo maior
segurança a todos os procedimentos. Foram disponibilizados ainda painéis gerenciais
com informações sobre os documentos produzidos/capturados e suas movimentações.
Em dezembro/2021, o SP Sem Papel já possuía 281 mil usuários, de 81 órgãos e
entidades das administrações direta e indireta, e mais de 31 milhões de documentos
cadastrados, totalizando 134 milhões de páginas, o equivalente a 645 toneladas de
papel. A economia estimada para o Estado, considerando-se apenas impressão e
papel, é de cerca de 99,5%. Uma economia que a rigor é ainda maior, uma vez que
não estão computados nos cálculos os custos de armazenagem, que são infinitamente
inferiores no meio digital, e os gastos com o transporte/postagem dos documentos
físicos. (Secretaria de Governo)
Central de Dados do Estado de São Paulo (CDESP)
A integração de dados proporcionada pela CDESP permitiu apoiar pesquisas
acadêmicas, em especial voltadas à área da Saúde e combate à pandemia da
covid-19, disponibilizar informações sobre o andamento da imunização contra o
coronavírus no Vacinômetro, a partir do Vacivida, e adotar plataforma de comunicação
e interação com cidadãos beneficiários do programa Bolsa do Povo. A CDESP
também possibilitou a adoção de mecanismo antifraude no Bolsa do Povo, por meio
do cruzamento de dados para identificar, com base em recortes do CadÚnico,
beneficiários fora dos critérios sociais exigidos pelos programas. Instituída pelo
Decreto Estadual nº 64.790/2020, a CDESP é um repositório eletrônico de dados e
informações gerados ou coletados pelos diferentes órgãos da Administração Pública
estadual. Sua finalidade é aperfeiçoar a gestão de dados e informações necessários
à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. A Prodesp é a
responsável pelo desenvolvimento, implantação, sustentação, processamento
e fornecimento do suporte tecnológico necessário para operação da CDESP.
(Secretaria de Governo)
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
quarta-feira, 13 de abril de 2022 às 05:09:28

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