Balanço - PRODESP - Cia de Processamento de Dados do Estado de SÓo Paulo

Data de publicação12 Abril 2023
SeçãoEmpresarial 2
Sumário
Caderno Empresarial 2
BALANÇO
COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ ........10
PRODESP - CIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO
ESTADO DE SÃO PAULO ..............................................................2
Diário Oficial
Estado de São Paulo
Empresarial 2
Volume 133 • Número 68 Página 2
São Paulo, quarta-feira, 12 de abril de 2023
Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo - Prodesp
CNPJ 62.577.929/0001-35
RELATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO E DE SUSTENTABILIDADE 2021
Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo - Prodesp
CNPJ 62.577.929/0001-35
RELATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO E DE SUSTENTABILIDADE 2022
Senhores Acionistas e Interessados,
No ano de 2022, a Prodesp manteve o ritmo acelerado das entregas de
soluções que estão viabilizando a transformação digital do Governo do
Estado de São Paulo, tanto no que tange à sua gestão interna quanto, e
principalmente, ao seu relacionamento com o cidadão.
Um dos destaques do período foi a maior expansão da história do
Poupatempo, com a entrada em operação de mais de uma centena de
novos postos de atendimento, o que elevou para 209 as unidades em
funcionamento nas diferentes regiões do Estado.
A oferta de serviços digitais ao cidadão também cresceu significativamente,
saltando de 184 para 257 serviços disponíveis no portal www.poupatempo.
sp.gov.br, no aplicativo Poupatempo Digital e em cerca de 900 totens de
autoatendimento.
Com esse novo salto, o Poupatempo, que já estava digitalmente disponível
para todos os cidadãos, passou a estar presente fisicamente, por meio de seus
postos e totens de autoatendimento, em cerca de 630 municípios paulistas.
Em outra frente, o SP sem Papel, sistema responsável pela introdução dos
processos digitais no Governo do Estado de São Paulo, ganhou novos
módulos, como o que permite que agentes externos à administração
pública paulista, pessoas físicas e jurídicas, interajam com órgãos estaduais
para a visualização e assinatura de documentos.
No período, várias outras entregas relevantes podem ser mencionadas, como a
adequação dos sistemas de recursos humanos da Secretaria da Educação para
viabilizar a adoção da nova carreira do magistério; a implantação da nova versão
do sistema para cadastro de peças usadas oriundas de desmonte veicular
regularizado, permitindo ao cidadão, na hora da compra, verificar se aquela peça
tem origem lícita; e a disponibilização de novos atos mercantis no Sistema Via
Rápida Empresas Digital, relativos a empreendimentos de natureza simples.
Do ponto de vista corporativo, ressaltamos as ações voltadas à adequação
dos tratamentos de dados realizados pela Companhia à Lei Geral de
Proteção de Dados Pessoais (LGPD) com, por exemplo, a publicação de
sua Política de Privacidade; e as de continuidade do Programa Arquitetura
do Futuro, que busca tornar a Prodesp uma empresa de pronta resposta e
excelência na prestação de serviços de TI.
Apresentamos a seguir, de forma consolidada, os principais resultados da
Prodesp em 2022. A íntegra do Relatório de Administração e de
Sustentabilidade do exercício está disponível para os Senhores Acionistas
e Interessados na sede da Companhia e em www.prodesp.sp.gov.br, na
área de Governança Corporativa.
Gileno Gurjão Barreto
Diretor-Presidente
PROGRAMAS DE GOVERNO
Poupatempo
O ano de 2022, em que o Poupatempo completou 25 anos, foi marcado pela maior expansão da história do
programa, com a inauguração de mais de uma centena de novos postos, o que elevou para 209 o número de
unidades de atendimento em operação em todas as regiões do Estado. Mais modernas, compactas e focadas
em serviços digitais multicanais, as novas unidades foram implantadas em parceria com as prefeituras e
integradas ao Detran.SP.
A digitalização de serviços também avançou, saltando de 184 para 257 serviços disponíveis para o cidadão no
portal www.poupatempo.sp.gov.br, no aplicativo Poupatempo Digital e em totens de autoatendimento. No
ano, além da reformulação do Portal do Poupatempo, que ficou mais amigável e intuitivo - com novo lay-out e a
recategorização de serviços -, houve a modernização tecnológica do assistente virtual inteligente Poupinha,
que foi rebatizado de P e passou a atender ao cidadão também no Whatsapp, oferecendo, entre outros serviços,
informações e agendamentos. Houve ainda a ampliação do Poupatempo Autoatendimento, com a instalação de
380 novos totens, sendo alcançada a marca de 900 equipamentos em operação.
Quanto aos postos de atendimento e totens, importante mencionar que o Poupatempo já está presente
fisicamente em mais de 630 municípios paulistas. Em 2022, o programa realizou 58,4 milhões de atendimentos,
sendo 44,2 milhões de forma digital (76%) e 14,2 milhões presencialmente (24%). Em 2018, o meio digital
respondia por apenas 1% do volume de atendimentos do Poupatempo. Dos atendimentos digitais de 2022, 37
milhões foram feitos pelo aplicativo, 6,2 milhões pelo portal do Poupatempo e 923 mil pelos totens de
autoatendimento.
Em 2022, pela oitava vez consecutiva, o Poupatempo foi destaque na pesquisa “O Melhor de São Paulo”,
realizada pelo Datafolha e divulgada pela revista sãopaulo, conquistando o primeiro lugar na categoria Melhor
Serviço Público. E pelo terceiro ano seguido, também foi destaque no Prêmio iBest, sendo o Melhor do Brasil
na categoria Governo Estadual, tanto pelo voto popular quanto na escolha do júri oficial. (Secretaria de Governo)
SP Sem Papel
O sistema que introduziu os processos digitais no Estado, com ganhos de eficiência, transparência, segurança,
produtividade, sustentabilidade e redução de custos, passou a contar com o módulo Agente Externo, que
permite que pessoas físicas e jurídicas não integrantes da administração estadual interajam com os órgãos do
Governo do Estado de São Paulo para visualização e assinatura de documentos. Em dezembro/2022, a nova
ferramenta já era utilizada por 38 órgãos, entre eles as Secretarias da Saúde e da Educação e o Detran.SP.
O Sem Papel também passou a gerar um código único que, compartilhado com o sistema Contabiliza.SP, da
Secretaria da Fazenda e Planejamento, e o Diário Oficial, possibilita a identificação e a rastreabilidade dos
processos de compras e contratações do Estado. Entrou em operação, ainda, o módulo de processamento de
Emendas Impositivas em 33 órgãos, como a Fundação Memorial da América Latina e o Corpo de Bombeiros.
O SP Sem Papel encerrou o ano com 347 mil usuários, de 82 órgãos e entidades das administrações direta e
indireta, e cerca de 61 milhões de documentos cadastrados, totalizando mais de 254 milhões de páginas, o
equivalente a 1260 toneladas de papel. (Secretaria de Governo)
Bolsa do Povo
O portal www.bolsadopovo.sp.gov.br, que facilita o acesso do cidadão a informações sobre os programas
sociais do Governo do Estado de São Paulo e permite sua inscrição, caso seja elegível, ganhou novas
funcionalidades para os beneficiários, tais como localização e solicitação de segunda via do cartão de
pagamento, e também para os gestores e operadores do programa, como o BI de pagamentos.
O número de beneficiários atendidos diretamente pelo Bolsa do Povo, maior programa de assistência social e
transferência de renda da história de São Paulo, saltou de 812 mil no encerramento de 2021 para cerca de 1,23
milhão em dezembro/2022, atingindo indiretamente mais de 3 milhões de pessoas em situação de
vulnerabilidade. No ano, os programas que compõem o Bolsa do Povo pagaram cerca de R$ 1 bilhão em
benefícios. (Secretaria de Governo)
Central de Dados do Estado de São Paulo (CDESP)
A interoperabilidade das bases estaduais, que permite a absorção de dados de diferentes fontes, ganhou mais
agilidade e segurança, com automação que reduziu as etapas técnicas manuais. Esse aperfeiçoamento permite
acelerar a integração de novas bases de dados à CDESP. No ano, entre as principais iniciativas suportadas ou
viabilizadas pela Central, podem ser citadas a transparência de dados relacionados a despesas por conta da
pandemia da covid-19, a operação do programa Bolsa do Povo e o cruzamento de dados da Folha de Pagamento
de servidores ativos e pensionistas do Estado para identificação de óbitos para suspensão de vencimentos.
Instituída pelo Decreto Estadual nº 64.790/2020, a CDESP é um repositório eletrônico de dados e informações
gerados ou coletados pelos diferentes órgãos da administração pública estadual. Sua finalidade é aperfeiçoar
a gestão de dados e informações necessários à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.
A Prodesp é a responsável pelo desenvolvimento, implantação, sustentação, processamento e fornecimento do
suporte tecnológico necessário para operação da CDESP. (Secretaria de Governo)
MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
quarta-feira, 12 de abril de 2023 às 05:06:57

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