BALANÇO - SIMPAR S.A

Data de publicação13 Março 2021
SeçãoCaderno Empresarial
sábado, 13 de março de 2021 Diário Of‌i cial Empresarial São Paulo, 131 (49) – 5
MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO
O ano de 2020 foi transformacional para a SIMPAR e para suas controladas. Nesse ano concluímos nossa
reestruturação societária e entregamos crescimento com maior rentabilidade, mesmo em meio ao contexto
da pandemia da COVID-19, que testou e comprovou a resiliência e os fundamentos de todas as nossas empresas.
Ressaltamos que, mesmo em meio aos desaf‌ios impostos pela COVID-19, trabalhamos intensamente para
realizar movimentos estratégicos para a geração de valor sustentável aos clientes, acionistas, credores,
fornecedores, colaboradores e demais partes interessadas, ao passo que não perdemos o foco na qualidade dos
serviços prestados aos nossos clientes e no bem-estar de nossos colaboradores e da sociedade.
Além da preocupação com a saúde física e emocional de nossos colaboradores, intensif‌icamos o foco nas
operações de nossas controladas, em grande parte essenciais para a mobilidade e a logística de itens necessários
à sociedade. Buscamos, assim, uma rápida adequação à esse novo cenário, o que permitiu a continuidade das
atividades, preservando a saúde dos colaboradores e da ef‌iciência na execução dos serviços, pela qual somos
reconhecidos. Af‌inal, Devoção por Servir faz parte do nosso DNA.
Executamos, nesse cenário, ações de cunho operacional e f‌inanceiro que garantiram o alcance dos objetivos
estratégicos traçados para o período. Como empresa cidadã, comprometida com o Pacto Global da Organização
das Nações Unidas desde 2014 e com a geração de valor social, realizamos também iniciativas emergenciais e
doações para o combate à COVID-19 – que resultaram em repasse de recursos da ordem de R$13,7 milhões,
benef‌iciando cerca de 5 milhões de pessoas. Nesse montante, estão incluídas ações de logística, por meio das
quais levamos alimentos e insumos para os munícipios mais distantes e vulneráveis do Estado de São Paulo.
Durante o ano, não só mantivemos a dedicação às operações e às entregas de curto prazo, mas também
concluímos projetos estratégicos com impacto na geração de valor sustentável. Mesmo em meio à esse
cenário extremamente desaf‌iador, concluímos em agosto de 2020 a reorganização societária do Grupo,
dentro de padrões elevados de governança, delegando a aprovação aos acionistas minoritários, que ocorreu por
unanimidade dos acionistas votantes, evidenciando a qualidade e o valor da proposta apresentada. Dessa forma,
iniciamos um novo ciclo de desenvolvimento, com o lançamento da SIMPAR, que passou a exercer a atividade
de holding de todas as suas controladas. Logo em seguida e alinhado com nosso planejamento, realizamos o
IPO da JSL, que nasceu como a maior empresa de logística rodoviária do Brasil.
A SIMPAR (ticker: SIMH3), assim como as controladas Movida (ticke r: MOVI3), JSL (ticker: JSLG3) e
Vamos (ticker: VAMO3) estão listadas no Novo Mercado da B3, o mais alto nível de governança corporativa
da bolsa de valores brasileira. As controladas possuem gestão independente, com estruturas próprias de
governança – incluindo comitês de sustentabilidade –, o que promove foco nos negócios e agilidade no processo
de transformação com foco na criação de valor perene e atuação em linha com princípios econômicos, sociais
e de governança. Já a SIMPAR tem como atribuições colaborar, suportar e acompanhar o planejamento, a
execução e o alcance das metas estratégicas de todas as controladas. Estamos juntos o suf‌iciente para
executar ações que contribuem, mas distantes o necessário para não interferir na individualidade e no foco da
gestão e nas rotinas operacionais de cada uma das empresas.
Os princípios ESG estão enraizados na cultura da SIMPAR desde sua fundação, por meio do desenvolvimento
das regiões onde atua, servindo como referência para todas as empresas do Grupo. Em janeiro de 2020, a
Movida recebeu seu certif‌icado de Empresa B e se tornou a segunda empresa de capital aberto do Brasil e
a primeira do setor no mundo a conseguir esse selo de classe e reconhecimento global. Em setembro de 2020,
também recebemos com entusiasmo a notícia de que as ações da SIMPAR ingressaram na carteira de estreia
do índice S&P/B3 Brazil ESG Index.
A SIMPAR foi ainda a primeira empresa do setor, no mundo, a emitir um Sustainability-Linked Bond (SLB),
em janeiro de 2021, captando US$625 milhões com vencimento em 2031. Assim, assumimos o compromisso
de reduzir em 15%, até 2030, a intensidade de Gases do Efeito Estufa (GEE) da SIMPAR, o que reforça nosso
comprometimento com impactos ambientais positivos para a sociedade. Em fevereiro de 2021, a SIMPAR,
concluiu também o primeiro SLB em reais com liquidação em dólares do Brasil. A operação totalizou R$450
milhões, com vencimento em 2028, contribuindo para a melhoria da estrutura de capital da SIMPAR.
Também nos orgulhamos de ter recebido dois upgrades da MSCI ESG, um dos mais conceituados ratings de
ESG, elevados para AA em janeiro de 2021 (de “BBB” em setembro de 2018 e “A” em dezembro de 2019), o que
fortalece nossa conf‌iança em trilhar nosso caminho com consistência, utilizando como referência as melhores
práticas de mercado.
Registramos no ano Receita Bruta de R$10,9 bilhões e EBITDA Ajustado de R$2,3 bilhões, crescendo
respectivamente 1,3% e 9,6% em relação ao ano anterior, com Margem EBITDA de 33,4% sobre a Receita
Líquida de Serviços. Nosso Lucro Líquido Ajustado foi de R$522,1 milhões, 66,8% superior em relação aos
R$313,0 milhões de 2019, com Margem Líquida de 5,3%, enquanto nossa alavancagem foi de 3,5 vezes na
relação dívida líquida/EBITDA, reduzindo ante 3,6 vezes em 2019, mesmo tendo realizado investimentos líquidos
para crescimento (Capex) de R$2,9 bilhões em 2020.
O ano de 2020 e o início de 2021 foram de grande transformação para todas as empresas da SIMPAR:
A JSL realizou seu IPO em setembro de 2020, tornou-se uma empresa exclusivamente com foco em logística e
iniciou um novo ciclo de crescimento que inclui aquisições. Estamos trabalhando para que o ritmo acelerado
de crescimento orgânico e inorgânico continue nos próximos anos, com estrutura de capital adequada a
consolidação do setor de logística no Brasil, sempre alinhados à nossa cultura e valores.
A JSL já nasceu como a maior empresa de logística rodoviária do Brasil, pronta para liderar o movimento de
consolidação de um mercado extremamente fragmentado e com grandes oportunidades de crescimento, já tendo
concluído as aquisições da Transmoreno e Fadel em 2020. Essas aquisições são baseadas em oportunidades
de cross-selling, sinergias por complementariedade de portfólio de clientes e serviços, e, sobretudo, estão
alinhadas aos valores da JSL, que considera Gente como principal diferencial competitivo.
Em janeiro de 2021, mantendo o ritmo acelerado na agenda de crescimento inorgânico, a controlada JSL
anunciou a aquisição da TPC, que adiciona novos clientes em segmentos como saúde e telecomunicações,
acrescenta expertise no modelo de gestão e tecnologia fullcommerce ao nosso portfólio de serviços e incrementa
a sua participação como operador logístico no last mile. A aquisição está condicionada ao cumprimento de
obrigações e condições precedentes usuais a esse tipo de operação.
Em fevereiro de 2021, a JSL anunciou a aquisição da Rodomeu, que possibilita a entrada na logística de gases
comprimidos, trazendo maior diversif‌icação setorial e sinergias. Além disso, incrementa a sua participação como
transportador rodoviário de cargas de alta complexidade, tais como produtos químicos, máquinas e equipamentos
e insumos e produtos acabados dos setores de mineração e papel e celulose, dentre outros. A aquisição está
condicionada ao cumprimento de obrigações e condições precedentes usuais a esse tipo de operação.
A Movida otimizou sua estrutura de capital para suportar mais crescimento com rentabilidade, investindo
na transformação digital e na experiência do cliente com seus produtos e serviços inovadores. O ano foi de
transformação e amadurecimento para a Movida, que demonstrou agilidade em adaptar-se ao cenário da
pandemia, ajustando o seu tamanho de acordo com a demanda e retomando a trajetória de crescimento ao
f‌inal do ano, estando pronta para acelerar ainda mais nos próximos períodos.
Em janeiro de 2021, a Movida adquiriu a VOX, uma empresa de GTF com cerca de 1.800 carros, que a fortalece
em nichos específ‌icos de mercado, além de aumentar ainda mais a capacidade de encantar o cliente. Nesse
mesmo mês, a Movida realizou uma emissão de US$500 milhões com vencimento em 2031, sendo a primeira
empresa do setor de aluguel de carros, no mundo, a emitir um Sustainability-Linked Bond, assumindo o
compromisso de reduzir em 30%, até 2030, a intensidade de GEE da Movida.
A Vamos concluiu seu IPO em janeiro de 2021, em linha com as melhores práticas de mercado, com oferta
pública inicial que movimentou R$ 1,3 bilhão e que fortalece sua estrutura de capital e a prepara para atuar em um
mercado com alto potencial de crescimento. A Vamos criou e implantou novos sistemas e plataformas digitais que
fortaleceram ainda mais as bases operacionais para a escalabilidade do negócio, proporcionando agilidade
na tomada de decisões, melhor gestão, controle e segurança para acelerar o seu crescimento. A Vamos possui
uma plataforma única de locação no Brasil, que se destaca pelos serviços customizados para caminhões,
máquinas e equipamentos. A liderança de mercado, escala e expertise nos trazem a responsabilidade de ser o
desenvolvedor desse mercado e também nos traz grandes oportunidades.
A CS Brasil revisitou seu portfólio de clientes e serviços em 2020, transformando a rentabilidade de seu
negócio. Ao longo dos últimos anos, a CS Brasil vem ampliando seu foco na atividade de GTF de veículos leves,
cuja Receita Líquida apresentou crescimento de 14,8% em 2020 quando comparado com o 2019, contribuindo
com 83% do EBITDA em 2020. A CS vem ocupando posição de destaque em seu segmento, sobretudo através
das licitações eletrônicas, que representaram 91% do total das licitações por ela disputadas. A CS venceu 55%
das licitações em termos de frota disputada em 2020 e renovou 83% de sua base de contratos.
Em linha com o foco já existente em contratos de longo prazo para prestação de serviços em operações
com retornos atrativos e receitas resilientes, a CS Brasil venceu dois leilões de concessões para operações de
terminais portuários em Aratu-BA, alinhada com sua disciplina de capital. Em dezembro de 2020, a Agência
Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) declarou vencedoras as propostas apresentadas pela CS
Brasil, referentes à concessão para prestação de serviços de movimentação e armazenagem em dois terminais
portuários no Complexo Portuário de Aratu, com foco nos f‌luxos de importação e exportação do agronegócio
e mineração. O prazo das concessões é de 25 anos e 15 anos, com possibilidade de prorrogação contratual até
2091, caso haja consenso entre as partes.
A Original se adaptou com agilidade às novas condições de mercado impostas pela pandemia e atingiu
rentabilidade recorde no segundo semestre.
A BBC expandiu a oferta de leasing para clientes do Grupo e intensif‌icou o desenvolvimento de sua plataforma
digital e iniciou a oferta de crédito ao caminhoneiro com o objetivo de se tornar o principal meio de pagamento
do ecossistema de transporte de cargas e aplicativos do Brasil.
Buscamos continuamente a perpetuação do desenvolvimento, de forma sustentável. Para isso, atuamos em
segmentos nos quais somos líderes e que possuem grande potencial de crescimento, com um diferencial
importante: nossa gente. Nossos prof‌issionais têm perf‌is, faixas etárias e conhecimentos distintos e
complementares, que nos engajam a continuar investindo em capacitação e diversidade como vantagens
competitivas. Outro ativo intangível é a cultura empresarial, formada ao longo dos 64 anos de dedicação,
e o compromisso com os colaboradores, clientes, acionistas e sociedade. Temos orgulho em ser uma
empresa de origem familiar, mas totalmente prof‌issionalizada e com rígidos padrões éticos de governança, de
segurança e ef‌iciência.
Nossa gente inicia um novo ciclo muito mais madura, unida, com o sentimento de cuidado constante e de
solidariedade renovados. Por isso, agradecemos aos colaboradores pelo trabalho, dedicação e comprometimento,
e aos clientes, fornecedores, acionistas e credores pela conf‌iança, fundamentais no alcance dos resultados de
que tanto nos orgulhamos. Seguimos felizes com tudo que conquistamos e por poder ajudar quem necessita em
meio a esse cenário desaf‌iador.
A SIMPAR está pronta para suportar um novo ciclo de desenvolvimento das controladas com foco no
retorno esperado para os seus negócios e preservando sua disciplina de capital, baseando-se em uma cultura
sólida e gente alinhada aos nossos valores. Estamos preparados para manter nosso desenvolvimento em 2021,
seja qual for o contexto, pois temos capacidade de nos ajustarmos a diferentes variáveis, perpetuando os valores
e a cultura que nos diferenciam.
Muito obrigado,
Adalberto Calil
Presidente do Conselho de Administração da SIMPAR S.A.
Fernando Antonio Simões
Diretor Presidente da SIMPAR S.A.
1) Sobre a SIMPAR
A SIMPAR é uma holding que controla e administra seis negócios independentes, provendo ativos e prestando
serviços de logística e mobilidade com valor agregado, com foco em contratos de longo prazo. Adquirimos,
alugamos, mantemos, operamos e vendemos veículos, máquinas e equipamentos.
O Grupo SIMPAR atua há mais de 60 anos com uma ampla diversidade de serviços, setores e clientes. Nossos
negócios são: Movida (aluguel de veículos e gestão de frotas), Vamos (aluguel de caminhões e equipamentos),
JSL (serviços de logística), CS Brasil (mobilidade e logística voltada para licitações), Original (concessionárias
de veículos) e BBC (serviços f‌inanceiros auxiliares). Nosso modelo de negócios é focado em contratos de longo
prazo com uma ampla variedade de clientes, e forte geração de receita e f‌luxo de caixa. A combinação de nossa
escala como um dos maiores compradores de veículos automotores e peças no Brasil, a experiência de décadas
gerenciando e operando tais ativos e uma ampla distribuição de veículos usados, nos permite estar em uma
posição única para garantir uma frota e ativos altamente ef‌icientes gestão. Esses ativos são essenciais para as
operações de nossos clientes e altamente líquidos quando vendidos a pessoas físicas em nossa rede de varejo.
Nosso modelo de gestão foi construído ao longo de mais de seis décadas de experiência, com elevados padrões
de governança corporativa. Permitimos que nossos clientes se concentrem em seus principais negócios e pontos
fortes, aumentando assim sua ef‌iciência. Nosso modelo de negócios é baseado em quatro pilares principais:
(i) excelência na prestação de nossos serviços sob nossa f‌ilosof‌ia de “entender para atender” - entender nossos
clientes, seus negócios e suas necessidades para atender rapidamente às suas expectativas em um ambiente
de negócios dinâmico e em constante mudança; (ii) precif‌icação, implementação, gestão e execução ef‌icientes
de nossos serviços e cumprimento de nossos contratos; (iii) estratégia de crescimento f‌lexível, vinculando
investimentos à contratos customizados e lucrativos; e (iv) maximizar o valor de nossos ativos por meio de canais
de revenda ef‌icientes.
Controlamos todas as empresas que operamos e temos a capacidade de def‌inir seus investimentos, políticas de
dividendos e, em última instância, nosso próprio f‌luxo de caixa, em cada caso em conformidade com as leis e
regulamentos aplicáveis.
2) Portfólio de Negócios
• JSL – Serviços logísticos
Nossas operações de serviços logísticos são realizadas por meio da JSL, líder de mercado no Brasil desde
2002, tanto no modelo asset heavy (intensivo em ativos e mão de obra), quanto no modelo asset light (leve
em ativos) prestando serviços de transporte rodoviário, segundo a revista Transporte Moderno. A JSL oferece
soluções customizadas em todo o país para uma grande variedade de clientes, o que torna seu modelo de
negócios resiliente e previsível, mesmo durante crises econômicas. A JSL é três vezes maior que a segunda
maior operadora logística do Brasil em receita líquida.
A JSL presta serviços por meio das seguintes linhas de negócios:
Transporte Rodoviário de Cargas: Transporte rodoviário de carga completa de matérias-primas ou produtos
acabados em caminhão, do ponto de abastecimento até o destino f‌inal, por meio de um “sistema ponto a ponto”,
sendo 95% da carga transportada por terceiros ou por transportadoras contratadas.
Distribuição Urbana: Esse segmento compreende a distribuição na última milha com abastecimento de pontos
de venda localizados em grandes centros urbanos, em carga fechada ou fracionada, e gestão e retorno das
embalagens. O segmento é focado no B2B com contratos com duração média de 1 a 2 anos. A depender do
perf‌il da operação contratamos motoristas caminhoneiros terceiros e agregados com veículos específ‌icos para a
distribuição de cada tipo de produto ou utilizamos frota própria, como é o caso da operação da Fadel. Em 2020
esse segmento representou 13% da receita líquida de serviços.
Operações de Logística Dedicada: São operações em circuito fechado vinculadas ao processo produtivo ou
prestação de serviços do cliente que demandam alto nível de especialização e customização, com contratos de 3 a
5 anos, alto valor agregado e alto índice de especialização. Esse segmento inclui, geralmente com ativos próprios
e softwares de monitoramento em tempo real, a logística de commodities e os estudos e dimensionamento das
atividades para a identif‌icação das melhores opções para os clientes, def‌inição de f‌luxos logísticos customizados,
carregamento da matéria-prima, carregamento de produto, abastecimento da matéria-prima, escoamento de
produtos acabados, movimentação interna e em área portuária, manutenção de estradas, gestão de resíduos
e descarga de resíduos. O segmento inclui ainda o fretamento e locação com mão-de-obra para transporte de
funcionários dos clientes e a logística interna no ativo do cliente, que compreende um vasto nicho de serviços
customizados para cada operação e consistem na movimentação de matéria prima, produtos e abastecimento de
linhas de montagem. Em 2020 esse segmento representou 39% da receita líquida de serviços.
Serviços de Armazenagem: São as operações que se conectam ao serviço de distribuição urbana, gerindo
137.000m2 de armazéns secos, refrigerados e congelados com foco no armazenamento e transbordo de
mercadorias. Em 2020 esse segmento representou 3% da receita líquida de serviços.
• Movida – Locação de veículos leves (RAC) e gestão e terceirização de frotas (GTF)
Atuamos no negócio de aluguel de veículos leves e gestão e terceirização de frotas por meio da Movida, que
acreditamos ser uma das três maiores locadoras de automóveis no Brasil em termos de tamanho de frota e
receita. Além disso, a Movida tem como foco a inovação, oferecendo soluções que buscam proporcionar uma
experiência exclusiva ao cliente, por meio de serviços e produtos diferenciados e alianças estratégicas com
montadoras, concessionárias e locadoras de veículos. .
As atividades da Movida estão divididas em duas linhas de negócios:
Rent-a-car, ou RAC: compreende os serviços de aluguel de automóveis em bases diárias, mensais e anuais para
pessoas físicas e jurídicas em lojas estrategicamente localizadas. A Movida oferece diferentes marcas e modelos
de veículos para serviços de locação para lazer ou negócios, diretamente ou por meio de agências de viagens,
operadoras de turismo e parcerias comerciais. A Movida também aluga carros para seguradoras que oferecem
aos seus clientes um carro de reposição em caso de sinistro.
Gestão e terceirização de frotas ou GTF: Compreende a locação de veículos para clientes corporativos por meio
de contratos de longo prazo, em sua maioria de 12 a 36 meses.
Além disso, de forma a permitir a renovação contínua, ef‌iciente e rentável da frota, encerrando o ciclo de cada
veículo adquirido, a Movida também atua na comercialização de automóveis usados nas linhas de negócio RAC
e GTF como atividade complementar. A Movida busca operar com uma frota de veículos de alta qualidade, em
excelentes condições e com baixa quilometragem. Nesse sentido, a Movida renova constantemente o tamanho
da frota operacional, revendendo os veículos como carros “semi-novos” 12 meses após a compra. As vendas
são realizadas nas lojas próprias da Movida, principalmente da marca Movida Seminovos, envolvendo diversas
marcas e modelos de automóveis.
SIMPAR S.A.
CNPJ/MF Nº 07.415.333/0001-20 - NIRE 35.300.323.416
Companhia Aberta de Capital Autorizado
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2020
continua
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quando visualizado diretamente no portal www.imprensaoficial.com.br
sábado, 13 de março de 2021 às 00:49:45.
6 – São Paulo, 131 (49) Diário Of‌i cial Empresarial sábado, 13 de março de 2021
Em 31 de dezembro de 2020, a frota da Movida era composta por 118.285 carros. A Movida possui uma extensa
rede de atendimento, com lojas e escritórios comerciais estrategicamente localizados em todos os estados
brasileiros. Em 31 de dezembro de 2020, a Movida tinha 194 agências RAC e uma rede de 70 lojas próprias de
carros usados espalhadas pelo Brasil.
• Vamos – Locação de caminhões, máquinas pesadas e equipamentos
Atuamos na locação de caminhões, máquinas e equipamentos pesados por meio da Vamos, empresa líder em
frota e faturamento em um segmento em estágio inicial de desenvolvimento no Brasil, segundo dados de 2018
da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis).
O modelo de negócios da Vamos é baseado em contratos de locação de longo prazo (geralmente cinco anos),
de caminhões, máquinas e equipamentos pesados, que garantem a disponibilidade da frota para os clientes
e permitem que eles aumentem sua produtividade com foco dos investimento em atividades essenciais. Atua
em diversos setores, principalmente agronegócio, energia, transportes e alimentação, e possui uma carteira
diversif‌icada de clientes e ativos arrendados. Esses equipamentos são essenciais para as operações de nossos
clientes e, portanto, essenciais para a continuidade e resiliência dos negócios.
Em 31 de dezembro de 2020, a Vamos tinha uma frota de 15.128 ativos próprios alugados para terceiros, Além
disso, em 31 de dezembro de 2020, a Vamos operava uma rede de 42 concessionárias e lojas com ampla
cobertura em 11 estados brasileiros, incluindo a maior rede de concessionárias de caminhões e ônibus VW
/ MAN, com 14 concessionárias, 15 concessionárias de máquinas e equipamentos agrícolas Valtra, duas
concessionárias de máquinas pesadas Komatsu e 11 lojas de veículos usados.
As operações da Vamos são integradas e fornecem sinergias em todas as suas linhas de negócios. A Vamos
compra, aluga, vende e realiza a manutenção de seus ativos. A estrutura operacional da Vamos inclui lojas
próprias e uma rede de 2.487 lojas credenciadas em todo o Brasil para fornecer serviços de manutenção
ef‌icientes aos seus clientes e garantir a disponibilidade dos ativos locados. A rede de lojas da Vamos permite
atender seus clientes em todo o Brasil com o suporte de sistemas e aplicativos desenvolvidos, como o Portal do
Cliente, que fornece controle e garantia de qualidade dos serviços que presta.
• CS Brasil – Mobilidade e logística com foco em licitações
Por meio da CS Brasil atuamos no setor público e em empresas estatais, oferecendo principalmente serviços
gestão e terceirização de veículos leves e pesados, com e sem motorista. Embora menos relevante, atua também
em serviços de limpeza urbana e transporte municipal de passageiros.
Desde 2009, a CS Brasil concentra seus serviços em negócios essenciais ao setor público ou em empresas de
utilidades (energia, saneamento), a f‌im de mitigar o risco de contingências de gastos do governo. A CS Brasil vem
intensif‌icando seu foco nos serviços de gestão e terceirização de frotas nos últimos anos, que representaram 70%
e 82% de sua receita líquida de prestação de serviços respectivamente em 2019 e 2020.
No exercício f‌indo em 31 de dezembro de 2020, a CS Brasil participou de 180 licitações públicas, das quais 92%
foram realizadas por meio de leilões eletrônicos. Além disso, a CS Brasil foi pioneira na criação de uma sala de
licitações monitorada, com acesso seguro e controlado, na qual o processo licitatório é validado e monitorado
por auditores externos (Baker Tilly). O uso da sala de licitações da CS Brasil é exclusivo para as fases de disputa
do processo licitatório. A CS Brasil também foi pioneira no desenvolvimento de um portal de transparência, com
informações atualizadas sobre todos os seus convênios vigentes, reforçando os critérios de excelência em
gestão, rastreabilidade, conformidade, governança e transparência nos negócios.
Em dezembro de 2020, CS Brasil venceu dois leilões de concessões portuárias promovidos pela ANTAQ para
prestação de serviços de movimentação e armazenagem em Aratu-BA, em linha com o foco em contratos de
longo prazo, posicionamento em setores-chave no Brasil. As assinaturas dos contratos de arrendamentos estão
condicionadas à homologação e adjudicação pelo poder concedente.
• Original – Concessionárias de veículos leves
Nosso segmento de concessionárias de veículos leves é gerido pela Original, que opera concessionárias
autorizadas de veículos leves, novos e usados, autopeças, máquinas e acessórios, atuando há mais de 25 anos
neste setor.
A Original é uma das maiores redes de concessionárias autorizadas de automóveis Volkswagen novos e usados
do Brasil, com 11 concessionárias Volkswagen em 31 de dezembro de 2020. Possui também três lojas Fiat e uma
concessionária Ford. Todas essas lojas estão localizadas entre a zona leste da cidade de São Paulo e a região do
Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.
A Original também possui uma grande carteira de pós-venda e corretora de seguros por meio da Madre Corretora
de Seguros, com grande sinergia com as demais empresas do Grupo SIMPAR. As operações são segmentadas
por canal de venda e produtos, com gerentes especializados em seguros de: veículos leves, caminhões,
máquinas agrícolas, residências, vidas, garantias, transportes, entre outros. Temos operações dedicadas para
concessionárias Originais, Movida e Movida Seminovos, e concessionárias Vamos.
• BBC – Serviços f‌inanceiros auxiliares
Por meio da BBC, atuamos na locação de veículos e equipamentos, pagamento de fretes e serviços f‌inanceiros
para os clientes de nossas concessionárias de veículos leves e caminhões. Por meio da BBC, também operamos
uma plataforma de serviços f‌inanceiros digitais para motoristas de caminhão e aplicativos digitais dedicados aos
motoristas no Brasil.
3) Cenário Setorial
• SIMPAR - Grupo empresarial com atuação diversif‌icada em diferentes serviços, setores e clientes
O ano de 2020 começou com uma perspectiva positiva após uma leve aceleração da economia brasileira em
2019. Entretanto, no primeiro semestre de 2020, o cenário econômico mundial f‌icou marcado por incertezas após
a evolução e disseminação do novo coronavírus.
Desde a abertura de capital, por meio da JSL S.A. em abril de 2010, o atual Grupo SIMPAR cresceu desenvolvendo
todas as suas empresas, com escala relevante, em setores de grande oportunidade de expansão.
Dada a pulverização dos principais setores de atuação, seguimos conf‌iantes e preparados para atender
às demandas dos nossos clientes e endereçar as oportunidades de crescimento através de companhias
independentes.
• JSL – Serviços logísticos
A JSL se expandiu através de um contínuo processo de ganho de escala com o fornecimento de serviços
logísticos para clientes de mais de 16 setores da economia, tais como: alimentício, automotivo, papel e celulose,
siderurgia e mineração, entre outros.
Em 2020 o mundo atravessou um cenário de crise sanitária mundial devido à pandemia da COVID-19, e no Brasil
não foi diferente. O setor logístico sofreu uma redução dos volumes transportados, que em parte se ref‌letiu em
uma menor receita da JSL no acumulado do ano quando comparado com 2019. O setor automotivo foi o mais
impactado, visto que as plantas das principais montadoras do país f‌icaram fechadas em abril de 2020, retomando
suas atividades de maneira gradual a partir da segunda quinzena de maio. Apesar do cenário desaf‌iador, a
evolução mensal da Receita Líquida de Serviços logísticos demonstrou uma dinâmica de recuperação positiva a
partir do mês de maio 2020, quando houve crescimento mensal até ultrapassar os patamares do início do ano.
No quarto trimestre de 2020, a receita bruta de serviços da JSL superou em 10,8% o quarto trimestre de 2019,
demonstrando que a retomada da economia, no setor de logística, já começou.
O Brasil é dependente do transporte de carga em caminhões, que representa mais da metade de tudo que
circula no país, especialmente todos os bens essenciais, como alimentos e combustível. O sistema ferroviário
e hidroviário, ainda em desenvolvimento, contudo apresenta uma oportunidade de crescimento para a JSL uma
vez que cerca de 80% da nosso transporte possui uma rota média de 600km. Entendemos que o aumento de
circulação de mercadorias benef‌iciará o transporte de cargas no Brasil.
O mercado logístico é altamente pulverizado, com mais de 150 mil players no Brasil de acordo com a ANTT –
Agencia Nacional de Transportes Terrestres, em sua maioria pequenas transportadoras, além de caminhoneiros
autônomos e players focados em poucas etapas da cadeia logística em setores específ‌icos da economia.
Neste contexto, a participação dos Provedores de Serviços Logísticos (PSLs) no PIB de logística do Brasil é de
cerca de 2% se considerarmos os 10 maiores players, pequena se comparada a mercados mais estruturados
como Estados Unidos e Europa, onde esse mesmo percentual é superior a 30% de acordo com o ILOS e o
Transportation Intelligence de 2019, respectivamente.
A JSL segue em sua estratégia de crescimento orgânico, visando agregar serviços ao atual portfólio de clientes, e
inorgânico, através de aquisições como as de Fadel e Transmoreno realizadas em 2020 em setores da economia
em que ainda não são representativos na nossa operação. Esta estratégia foi desenvolvida ao longo dos anos,
reforçando a posição de liderança de mercado no setor de Transporte Rodoviário de Cargas, de acordo com
ranking da revista Transporte Moderno.
• Movida – Locação de veículos leves (RAC) e gestão e terceirização de frotas (GTF)
Alguns setores foram considerados como essenciais, dentre eles o setor de locação de veículos, possibilitando a
continuidade de parte das operações da Movida. O comportamento do consumidor mudou, tornando a adaptação
e a transformação digital essenciais para o negócio. As mudanças permitiram que as empresas de aluguel de
carro ofertassem soluções 100% digitais, atuando como multiplicadoras do mindset de inovação.
A dinâmica competitiva permanece saudável, com alguns segmentos dentro do setor de locação sendo
fundamentais para que o negócio permanecesse resiliente, como as locações mensais e clientes pessoa física.
Houve uma adaptação às restrições da pandemia possibilitando, por exemplo o prolongamento do tempo de
locação em f‌inais de semana devido à disseminação de práticas de home off‌ice. O segundo semestre de 2020
foi afetado pela baixa capacidade de produção das montadoras e pelo novo patamar de ocupação no setor de
locação, o que elevou os tickets médios, tanto em aluguel de carros quanto em Seminovos. O desenvolvimento
da vacina e início da imunização de parte da população podem possibilitar uma retomada gradual do mercado
de RAC como um todo, além de indicar uma tendência de normalização das entregas por parte das montadoras
ao longo de 2021.
Sobre o mercado de Gestão e Terceirização de Frotas, de acordo com a ABLA (Associação Brasileira das
Locadoras de Automóveis) apenas 20% das empresas privadas têm frotas terceirizadas, enquanto na Europa
esse número f‌ica próximo de 60%. O amplo e pulverizado mercado de GTF permite que o setor permaneça em
plena expansão. A tendência também se aplica para o leasing, o que gera uma oportunidade de expansão do
Zero Km para 2021.
O mercado de Seminovos, de acordo com a FENAUTO (Federação Nacional das Associações dos Revendedores
de Veículos Automotores), encerrou o ano de 2020 com 12.821.908 veículos usados comercializados, redução de
12,0% versus 2019, majoritariamente explicada pela pandemia do coronavírus. Apesar da cautela, a FENABRAVE
(Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores) projeta uma recuperação para 2021, com
crescimento de 15% nos licenciamentos, 9% nas exportações e 25% na produção.
A Movida mostrou agilidade para adaptar-se aos diferentes cenários e saí mais fortalecida de 2020, pronta para
um novo ciclo de crescimento e com uma visão de futuro positiva.
• Vamos – Locação de caminhões, máquinas pesadas e equipamentos
Segundo dados públicos do relatório anual Fenabrave 2019, o Brasil possuía uma frota de 4,1 milhões de
caminhões e ônibus, dos quais 3,4 milhões eram caminhões e 0,7 milhão eram ônibus. Em 2019, a idade média
dos caminhões era de 20 anos em comparação com uma média idade dos veículos pesados de 8,3 anos em
países desenvolvidos, incluindo França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. A elevada idade média dos
caminhões no Brasil mostra a necessidade de renovação da frota, o que representa grandes oportunidades para
o mercado de locação, pois as empresas devem optar por renovar sua frota em meio a um cenário econômico
desfavorável aos investimentos no Brasil, sobretudo considerando que investimento não é relacionado a atividades
centrais (“core”) dos potenciais clientes.
Segundo a ABLA, em junho de 2020 havia cerca de 10,1 mil caminhões locados vinculados à iniciativa privada no
Brasil, representando uma penetração de 0,6% em relação aos cerca de 1,6 milhão de caminhões de propriedade
das empresas. Nesse mercado extremamente fragmentado, acreditamos ser a maior empresa em quantidade de
ativos, com uma frota signif‌icativamente maior em comparação com nossos principais concorrentes, visto que
as quatro maiores empresas de locação representam por aproximadamente 0,7% do total da frota em circulação
no Brasil.
• CS Brasil – Mobilidade e logística com foco em licitações
A CS Brasil tem como foco a gestão e terceirização de frotas de veículos leves e pesados para órgãos públicos.
Assim como no setor privado, entendemos que há uma tendência crescente de terceirização de frotas devido
ao aumento da ef‌iciência do uso dos recursos públicos. Nossos serviços são diferenciados e abrangem desde
o dimensionamento da frota até a gestão completa do serviço, incluindo a customização, a manutenção e a
substituição dos veículos avariados. Inclui, além da disponibilização do veículo, também o condutor.
Não há dados públicos que comprovem a participação de mercado da CS Brasil. Na gestão e terceirização de
frotas, que representou cerca de 80% da receita líquida da CS Brasil em 2020, encontramos grandes locadoras
de automóveis que também competem com a CS Brasil junto a clientes do setor público, como por exemplo
Localiza e Unidas, bem como outras empresas regionais de maneira pulverizada.
• Original – Concessionárias de veículos leves
Atuamos no setor de concessionárias de veículos leves, o qual é formado por diversos grupos distintos. As
concessionárias Original venderam em 2020 menos de 1% do total de veículos leves vendidos no Brasil - de
acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores– ANFAVEA. Nos serviços de
concessionária de veículos leves, enfrentamos concorrência do Grupo Itavema, Grupo HBW, Grupo Rodobens,
Grupo Sorana, Comeri, Grupo Sinal, Amazon e Vigorito.
De acordo com a ANFAVEA, No acumulado do ano, os números apresentaram quedas acentuadas, mas não tão
drásticas como se projetava no início da pandemia. A grande injeção de recursos emergenciais na economia e a
força do agronegócio ajudaram a amenizar as perdas do segundo trimestre, quando boa parte das fábricas e lojas
permaneceram fechadas. As vendas ao mercado interno fecharam com 2.058.437 unidades, queda de 26,2%,
recuando ao patamar de 2016, auge da última crise econômica brasileira. A ANFAVEA também apresentou suas
estimativas para o setor neste ano. A entidade prevê aumento de 15% no licenciamento de autoveículos, 9% nas
exportações e 25% na produção, índices insuf‌icientes para a retomada a patamares de 2019, pré-pandemia.
BBC – Serviços f‌inanceiros auxiliares
De acordo com a publicação da revista Transporte Moderno de 2019, a BBC ocupa a 22ª instituição f‌inanceira
do setor de Leasing, mercado este que é dominado por grandes instituições f‌inanceiras. O ramo de negócios
digital, iniciado em 2019, ainda é pouco representativo, entretanto, com grande potencial de transformação dado
as sinergias com o Grupo SIMPAR.
Os maiores ofertantes de leasing no mercado são as grandes instituições f‌inanceiras brasileiras, como Bradesco,
Santander, Safra, BV, dentre outros.
4) Análise do Desempenho Financeiro
• JSL
JSL
(R$ milhões) 2019 2020 A / A
Receita Bruta 3.699,6 3.387,0 -8,4%
Deduções (597,6) (560,2) -6,3%
Receita Líquida 3.102,0 2.826,8 -8,9%
Receita Líquida de Ser viços 2.936,4 2.656,3 -9,5%
Receita Líquida Venda Ativos 165,6 170,5 3,0%
Custos (2.689,3) (2.525,2) -6,1%
Custos de Ser viços (2.528,0) (2.358,4) -6,7%
Custos de Venda de Ativos (161,4) (166,8) 3,3%
Lucro Bruto 412,7 301,6 -26,9%
Margem Bruta 13,3% 10,7% -2,6 p.p.
Despesas (128,7) (106,2) -17,5%
EBIT 284,0 195,4 -31,2%
Margem (% ROL de Serviços) 9,7% 7,4% -2,3 p.p.
Resultado Financeiro (268,5) (184,8) -31,2%
Impostos 12,7 30,3 138,6%
Lucro Líquido 28,2 41,0 45,4%
Margem (% ROL) 0,9% 1,4% +0,5 p.p.
EBITDA 514,0 431,5 -16,1%
Margem (% ROL) 16,6% 15,3% -1,3 p.p.
A Receita Líquida totalizou R$2,8 bilhões, um recuo de 8,9% em relação a 2019. A JSL segue bem posicionada
em setores de grande potencial de crescimento no Brasil; todavia, o impacto nos volumes transportados devido à
pandemia da COVID-19 impactou a receita da JSL no período.
O EBITDA totalizou R$431,5 milhões, 16,1% inferior em relação a 2019. A margem EBITDA correspondeu
a 16,1%, um recuo de 1,3 p.p. Esse decréscimo é sobretudo explicado pelos ref‌lexos na redução de receita
decorrente da pandemia da COVID-19, majoritariamente no setor automotivo, e também pela antecipação da
entressafra no setor sucroalcooleiro.
A JSL apresentou Lucro Líquido de R$41,0 milhões em 2020, 45,4% superior ao ano anterior. O crescimento
ocorreu devido à redução da dívida líquida, que reduziu a despesa f‌inanceira, e à busca pela maior ef‌iciência
operacional dentro do cenário do ano de 2020.
• Movida
Movida
(R$ milhões) 2019 2020 A / A
Receita Bruta 4.056,4 4.319,7 6,5%
Deduções (220,3) (234,4) 6,4%
Receita Líquida 3.836,0 4.085,3 6,5%
Receita Líquida de Ser viços 1.621,5 1.645,4 1,5%
Receita Líquida Venda Ativos 2.214,5 2.439,9 10,2%
Custos (2.896,4) (3.219,8) 11,2%
Custos de Ser viços (759,3) (999,5) 31,6%
Custos de Venda de Ativos (2.137,1) (2.220,3) 3,9%
Lucro Bruto 939,6 865,5 -7,9%
Margem Bruta 24,5% 21,2% -3,3 p.p.
Despesas (471,4) (561,2) 19,0%
EBIT 468,2 304,3 -35,0%
Margem (% ROL de Serviços) 28,9% 18,5% -10,4 p.p.
Resultado Financeiro (187,3) (165,3) -11,7%
Impostos (53,0) (30,0) -43,4%
Lucro Líquido 227,8 109,0 -52,2%
Margem (% ROL) 5,9% 2,7% -3,2 p.p.
EBITDA 743,2 717,2 -3,5%
Margem (% ROL) 19,4% 17,6% -1,8 p.p.
A receita líquida total da Movida foi de R$4,1 bilhões, 6,5% acima de 2019, composta por R$1,6 bilhão de receita
líquida de aluguéis e R$2,4 bilhões de receita líquida de vendas de ativos.
O EBITDA total foi de R$717 milhões, uma redução de 3,5% no ano atingindo margem EBITDA de 17,6%. A
retração dos resultados é explicada pelos efeitos da pandemia da COVID-19, especialmente nas operações de
RAC e de Seminovos.
Em 2020, o Lucro Líquido total da Movida foi de R$109 milhões, uma redução de 52,2% versus 2019, com
margem líquida 3,2 p.p. menor atingindo 2,7% no ano.
• Vamos
Vamos
(R$ milhões) 2019 2020 A / A
Receita Bruta 1.321,7 1.661,6 25,7%
Deduções (110,2) (148,4) 34,7%
Receita Líquida 1.211,5 1.513,2 24,9%
Receita Líquida de Ser viços 999,4 1.339,6 34,0%
Receita Líquida Venda Ativos 212,1 173,6 -18,2%
Custos (798,4) (995,5) 24,7%
Custos de Ser viços (593,8) (832,9) 40,3%
Custos de Venda de Ativos (204,6) (162,6) -20,5%
Lucro Bruto 413,1 517,7 25,3%
Margem Bruta 34,1% 34,2% +0,1 p.p.
Despesas (120,4) (148,2) 23,0%
EBIT 292,7 369,6 26,3%
Margem (% ROL de Serviços) 29,3% 27,6% -1,7 p.p.
Resultado Financeiro (93,5) (112,1) 19,9%
Impostos (57,4) (78,2) 36,3%
Lucro Líquido 141,8 179,2 26,4%
Margem (% ROL) 11,7% 11,8% +0,1 p.p.
EBITDA 527,6 638,8 21,1%
Margem (% ROL) 43,6% 42,2% -1,4 p.p.
Em 2020, a Receita Líquida de Serviços cresceu de 34,0% quando comparada ao ano de 2019. A Receita Líquida
Total (incluindo venda de ativos) apresentou crescimento de 24,9% em comparação a 2019, com crescimento em
todos os segmentos de negócios.
O EBITDA consolidado totalizou R$638,8 milhões no ano de 2020, representando um crescimento de 21,1%
comparado a 2019. No ano de 2020 houve melhora da rentabilidade, mesmo em um ambiente econômico
adverso, visto que a Vamos implantou diversas iniciativas de redução de custos e controles para melhoria de
gestão, com foco e disciplina na execução, o que garantiu o crescimento com rentabilidade.
Em 2020, a Vamos atingiu a marca de R$179,2 milhões de Lucro Líquido (crescimento de 26,4%), decorrente do
forte crescimento orgânico em todos os segmentos.
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2020
continua
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste documento
quando visualizado diretamente no portal www.imprensaoficial.com.br
sábado, 13 de março de 2021 às 00:49:45.

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