Balanço - SPDM - APDM - HOSPITAL REGIONAL DE SÓ?O José? DOS CAMPOS - BATA CINZA

Data de publicação25 Abril 2023
SeçãoCaderno Empresarial
terça-feira, 25 de abril de 2023 Diário Of‌i cial Empresarial São Paulo, 133 (76) – 53
SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina
Hospital Regional de São José dos Campos – Bata Cinza
CNPJ: 61.699.567/0079-52
Nota da Administração
Comparativo dos Balanços Patrimoniais - Exercícios encerrados em 31 de Dezembro - Valores em Reais Comparativo das Demonstrações de Resultados dos Períodos
Exercícios encerrados em 31 de Dezembro - Valores em Reais
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (Nota 3.14) - Exercícios encerrados em 31 de Dezembro - Valores em reais
Comparativo das Demostrações dos Fluxos de Caixa
Exercícios encerrados em 31 de Dezembro - Valores em Reais
Comparativo da Demonstração do Valor Adicionado
Exercícios encerrados em 31 de Dezembro - Valores em Reais
Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis em 31.12.2022 e 2021
ATIVO 2022 2021
Ativo Circulante 25.870.748,60 28.807.508,83
Caixa e Equivalentes de Caixa (nota 3.1) 23.547,28 216.150,67
Bancos conta movimento (nota 3.1) 3.770,35 34,82
Aplicações Financeiras (nota 3.2) 19.776,93 216.115,85
Cliente e Outros Recebíveis Saúde 25.847.201,32 28.591.358,16
Clientes (nota 3.3) 15.668.938,04 20.250.806,01
Contrato Prestação Serviços
Inova Bata Cinza SJC (3.3.1) 15.668.938,04 20.250.806,01
Outros Créditos Saúde (nota 3.4) 10.178.263,28 8.340.552,15
Adiantamento SPDM (nota 3.5) 10.178.263,28 8.318.894,79
Adiantamentos e outros créditos 0,00 21.657,36
Ativo Não Circulante 5.170,76 5.865,38
Imobilizado – Bens Próprios 9.261,30 9.261,30
Imobilizado Próprio em Operação (nota 3.6) 9.261,30 9.261,30
Depreciações (4.090,54) (3.395,92)
Depreciações Imobilizado Próprio (nota 3.6.1) (4.090,54) (3.395,92)
Total do Ativo 25.875.919,36 28.813.374,21
As Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Contábeis.
PASSIVO 2022 2021
Passivo Circulante 0,00 7.097.552,01
Fornecedores 0,00 37.851,14
Fornecedores (nota 3.7) 0,00 37.851,14
Serviços de Terceiros 0,00 31.283,66
Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica (nota 3.8) 0,00 31.283,66
Serviços Próprios 0,00 983.322,54
Salários a pagar (nota 3.9) 0,00 335.521,72
Contribuições a recolher (nota 3.10) 0,00 79.821,58
Provisão de férias (nota 3.11) 0,00 451.636,91
Provisão de FGTS sobre férias 0,00 35.925,96
Empréstimo a Funcionário Lei 10.820/03 (nota 3.12) 0,00 5.884,08
Impostos a recolher (nota 3.13) 0,00 71.619,05
Benefícios 0,00 2.913,24
Tributos 0,00 314,81
Obrigações Tributárias (nota 3.14) 0,00 314,81
Conta a Pagar/Valores de Terceiros 0,00 6.044.779,86
Convênios/Contratos Privados a Realizar (nota 3.17) 0,00 6.043.363,70
Outras contas a pagar (nota 3.15) 0,00 1.416,16
Passivo Não Circulante 0,00 942.903,16
Recursos Convênios em Execução Saúde 0,00 942.903,16
Valor Estimado – Rescisão de Contrato (nota 3.19) 0,00 942.903,16
Total do Passivo 0,00 8.040.455,17
Patrimônio Líquido (nota 3.16) 25.875.919,36 20.772.919,04
Resultado de exercício anteriores 20.316.920,33 14.807.749,77
Resultado no período – Superávit/Déf‌icit 5.558.999,03 5.965.169,27
Total do Passivo e do Patrimônio Líquido 25.875.919,36 28.813.374,21
As Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Contábeis.
Receitas Operacionais sem Restrições 2022 2021
Receita Bruta de Serviços
Prestados sem Restrições (Nota 4.1) 12.374.956,79 14.358.760,41
Contrato Prestação Serviços
Inova – SJC Bata Cinza 5.392.821,91 6.670.353,51
Outras Receitas Operacionais 5.629.744,62 5.845.683,00
Isenções e Contribuições Sociais (Nota 5) 1.350.175,05 1.840.815,04
Trabalho Voluntário Estatutário (Nota 6) 2.215,21 1.908,86
(=) Receita Líquida de Serviços
Prestados sem Restrição 12.374.956,79 14.358.760,41
(+) Outras Receitas sem Restrições 46.726,26 215.018,34
Outras Receitas (Nota 4.1.2) 0,00 197.839,51
Financeiras (Nota 4.1.1) 46.726,26 17.178,83
(=) Receita Líquida sem Restrições 12.421.683,05 14.573.778,75
(-) Custos Operacionais
sem Restrições (Nota 4.2) 4.604.520,07 5.860.578,13
(-) Serviços – Pessoal Serviços Próprios 3.724.224,82 4.507.102,97
(-) Mercadorias – Medicamentos e Materiais 79.502,52 163.035,97
(-) Isenção Usufruída (Nota 5) 800.792,73 1.190.439,19
(=) Superávit/Déf‌icit Bruto sem Restriçoes 7.817.162,98 8.713.200,62
(-) Despesas Operacionais
sem Restrições (Nota 4.2) 2.258.163,95 2.748.031,35
(-) Serviços – Pessoal Serviços Próprios 1.302.942,78 1.833.589,40
(-) Serviços Terceiros 219.933,23 89.498,26
(-) Trabalhos Voluntários (Nota 6) 2.215,21 1.908,86
(-) Mercadorias – Medicamentos e Materiais 47.016,68 98.950,18
(-) Tributos 1.739,90 1.620,54
(-) Isenção Usufruída (Nota 5) 549.382,32 650.375,85
(-) Financeiras 134.239,21 71.162,10
(-) Depreciação e Amortização 694,62 926,16
(=) Resultado do Exercício
sem Restrições (Nota 7) 5.558.999,03 5.965.169,27
As Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Contábeis.
Em complemento às Demonstrações Contábeis Consolidadas da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, estamos publicando as Demonstrações Contábeis Individuais da Unidade Geren-
ciada: SPDM – Hospital Regional de São José dos Campos – Bata Cinza. As Atas de Reuniões com o Parecer sobre a aprovação das contas e demonstrativos contábeis emitidos pelo Conselho Fiscal da SPDM, As-
sembleia Geral de Associados da SPDM e Parecer de Auditoria Independente, serão publicados em conjunto com as Demonstrações Contábeis Consolidadas da SPDM, até 30 de Abril de 2023. São Paulo, 28 de Fe-
vereiro de 2023. Prof. Dr. Ronaldo Ramos Laranjeira - Diretor - Presidente da SPDM
Descrição 2022 2021
Fluxos de caixa das atividades operacionais
Superávit /Déf‌icit do exercício/período 5.558.999,03 5.965.169,27
Depreciação e amortização 694,62 926,16
Ajuste nas contas do Patrimônio Líquido (455.998,71) 0
Variações nos ativos e passivos
(Aumento) Redução em contas a receber 4.581.867,97 (6.291.228,30)
(Aumento) Redução outros créditos (1.837.711,13) (3.007.611,88)
Aumento (Redução) em fornecedores (69.134,80) 14.406,58
Aumento (Redução) nas doações
e subvenções/Contratos de gestão (6.986.266,86) 2.253.637,72
Aumento (Redução)
em contas a pagar e provisões (985.053,51) 111.609,49
Caixa líquido consumido
pelas atividades operacionais (192.603,39) (953.090,96)
Aumento (Redução) no
Caixa e Equivalentes de Caixa (192.603,39) (953.090,96)
Saldo inicial de Caixa e equivalente 216.150,67 1.169.241,63
Saldo f‌inal de Caixa e equivalente 23.547,28 216.150,67
As Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Contábeis.
Descrição 2022 2021
1 - Receitas 12.374.956,79 14.556.599,92
1.1) Prestação de serviços 11.024.781,74 12.517.945,37
1.3) Outras Receitas 0 197.839,51
1.4) Isenção usufruída sobre contribuições 1.350.175,05 1.840.815,04
2 - Insumos Adquiridos
de Terceiros (inclui ICMS e IPI) 472.790,62 411.307,91
2.1) Custo das mercadorias
utilizadas nas prestações d 79.502,52 163.035,97
2.2) Materiais, energia, serviços
de terceiros e outro 259.103,63 177.109,84
2.4) Outros 134.184,47 71.162,10
3 - Valor Adicionado Bruto (1-2) 11.902.166,17 14.145.292,01
4 - Retenções 694,62 926,16
4.1) Depreciação, amortização e exaustão 694,62 926,16
5 - Valor Adicionado Líquido
Produzido pela Entidade (3-4) 11.901.471,55 14.144.365,85
6 - Valor Adicionado
Recebido em Transferência 46.726,26 17.178,83
6.1) Receitas f‌inanceiras 46.726,26 17.178,83
7 - Valor Adicionado Total (5+6) 11.948.197,81 14.161.544,68
8 - Distribuição do Valor Adicionado 11.948.197,81 14.161.544,68
8.1) Pessoal e encargos 5.029.382,81 6.342.601,23
8.2) Impostos, taxas e contribuições 1.739,90 1.620,54
8.3) Juros 54,74 0
8.4) Aluguéis 7.846,28 11.338,60
8.5) Isenção usufruída sobre contribuições 1.350.175,05 1.840.815,04
8.6) Lucros retidos/prejuízo do período 5.558.999,03 5.965.169,27
As Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Contábeis.
continua...
Contexto Operacional, Normas e Conceitos Gerais Aplicados nas De-
monstrações Financeiras: A Entidade, SPDM - Associação Paulista para
o Desenvolvimento da Medicina é uma Associação civil sem f‌ins lucrativos,
de natureza f‌ilantrópica, reconhecida de utilidade pública estadual e no mu-
nicípio de sua sede, respectivamente pelos decretos nos 40.103 de
17/05/1962 e 8.911, de 30/07/1970. A diretriz primordial da Associação é
sua inserção no sistema de saúde direcionada ao tratamento, prevenção de
doenças e à promoção da saúde primária, secundária e terciária, estreitan-
do laços com a comunidade local e reaf‌irmando seu compromisso social de
atender a todos, sem discriminação. Com o crescimento Institucional, a
SPDM vem expandindo sua área de atuação com projetos, em desenvolvi-
mento, na área da Assistência Social e na área Educacional. Toda essa
gama de atividades consolida, cada vez mais, a SPDM como uma institui-
ção f‌ilantrópica de grande porte, que busca a sustentabilidade econômica,
social e ambiental. Sua gestão é baseada no sistema de governança corpo-
rativa e na alta competência de seus colaboradores. Assim, a SPDM contri-
bui de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo
Sistema Único de Saúde do Brasil, visando principalmente garantir a univer-
salidade e as oportunidades de acesso à saúde, necessárias ao desenvol-
vimento humano e social do cidadão. Para tanto, associa o melhor da tecno-
logia com atendimento médico de alta qualidade, respaldado por equipes
multiprof‌issionais, formadas por enfermeiros, f‌isioterapeutas, farmacêuti-
cos, nutricionistas, fonoaudiólogos, bioquímicos, psicólogos, tecnólogos, as-
sistentes sociais e dentistas, atua na área da assistência social e promove
formação e treinamento na área da saúde entre outros. Características da
Unidade Gerenciada: O Hospital Regional de São José dos Campos –
Bata Cinza é uma f‌ilial da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvi-
mento da Medicina, onde iniciou o primeiro contrato na modalidade PPP
Parceria Público-Privado que tem como objeto a prestação de serviços de
gestão hospitalar. Neste são aplicados os conhecimentos técnicos, intelec-
tuais e qualif‌icados em serviços não assistenciais no complexo hospitalar do
Hospital Regional de São José dos Campos. Em 19 de Agosto de 2014 foi
f‌irmado o Contrato de Prestação de Serviços Hospitalares com a Inova Saú-
de São Paulo SPE S/A, empresa licitante na modalidade de concessão ad-
ministrativa do complexo Hospitalar Regional de São José dos Campos,
com seu contrato na modalidade PPP – Parceria Público- Privado com o Es-
tado de São Paulo por meio do Contrato Concessão Administrativa nº PPP
02/2014. O prazo de vigência do contrato obedece ao prazo da concessão
que será de 20 (vinte) anos a partir da assinatura do termo de transferência
em 01 de setembro de 2014 entre a Inova e o Poder Concedente. A remune-
ração operacional ocorrerá na forma de parcelas equivalentes ao custo teto
previsto em contrato. Desde 05 março de 2018 a Unidade vem demonstran-
do seu comprometimento na qualidade e ef‌iciência do trabalho dentro do
complexo hospitalar, sempre desenvolvendo a melhoria contínua. A presta-
ção de contas se dá através das despesas incorridas, apresentadas men-
salmente a contratante. Evento Subsequente: No dia 14/06/2022 a INOVA
e SPDM f‌izeram uma reunião para alinhamento para encerramento das ati-
vidades, a SPDM encerrou suas atividades no Hospital Regional São Jose
dos Campos no dia 09/09/2022 mediante Notif‌icação de Rescisão Unilateral
do Contrato de Prestação de Serviços. Os valores a receber estão sendo
questionados na justiça, em uma ação movida pela SPDM contra a Inova
Saude São Paulo SPE S/A. Não foi autorizado pela Superintendência dos
af‌iliados da SPDM a constituição de Provisão para Créditos de Liquidação
Duvidosa em razão do processo movido pela entidade. O saldo de valores a
receber em 31/12/2022 é de R$ 15.668.938,04. 1 – Imunidade Tributária: A
SPDM enquadra-se no conceito de imunidade tributária disposta no artigo
150, Inciso VI, alínea C e seu parágrafo 4º e artigo 195, parágrafo 7º da
Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988. 1.1. Isenção Tributária e
característica da isenção: A SPDM também se enquadra no conceito de
isenção das Contribuições Sociais, nos termos da lei, por tratar-se de insti-
tuição privada, sem f‌ins lucrativos e econômicos, com atuação preponde-
rante na área da saúde, conforme previsto nos artigos 12 e 15 da Lei nº
de 2021, reconhecida como Entidade Benef‌icente de Assistência Social,
apresentando as seguintes características: A Instituição é regida por legisla-
ção infraconstitucional; A Isenção pode ser revogada a qualquer tempo, no
caso do descumprimento das situações previstas em Lei (contrapartida);
Existe o fato gerador (nascimento da obrigação tributária), mas a entidades
é dispensada de pagar o tributo; Há o direito do Governo de instituir e cobrar
tributo, mas ele não é exercido, em razão do cumprimento das disposições
legais. 2 – Apresentações das Demonstrações Contábeis: Na elabora-
ção das demonstrações f‌inanceiras de 2022, a Entidade adotou a Lei nº
em aspectos relativos à elaboração e divulgação das demonstrações f‌inan-
ceiras. A SPDM elabora suas demonstrações em observância às práticas
contábeis adotadas no Brasil, características qualitativas da informação
contábil, Resolução nº 1.374/11 que deu nova redação à NBC TG que trata
da Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstra-
ções Contábeis, Resolução Nº. 1.376/11 (NBC TG 26), que trata da Apre-
sentação das Demonstrações Contábeis, Deliberações da Comissão de Va-
lores Mobiliários (CVM) e outras Normas emitidas pelo Conselho Federal de
Contabilidade (CFC) como a Resolução CFC nº 1.409/12 que aprovou a ITG
2002 – (R1) e suas alterações referentes a Entidades sem Finalidade de Lu-
cros, a qual estabelece critérios e procedimentos específ‌icos de avaliação,
de reconhecimento das transações e variações patrimoniais, de estrutura-
ção das demonstrações contábeis e as informações mínimas a serem divul-
gadas em Notas Explicativas para esse tipo de Entidade. Na elaboração das
Demonstrações Contábeis, são segregadas as informações referentes à
Área da Saúde, Área Social e Área Educacional nos termos do artigo 6º da
Lei Complementar 187/2021 e Resolução CFC nº 1.409/12 que aprovou a
ITG 2002 – (R1), sendo que os valores que têm por origem recursos públi-
cos e os recursos próprios. 2.1 - Formalidade da Escrituração Contábil –
ITG 2000 (R1) e CTG 2001 (R3): As demonstrações contábeis individuais
da SPDM foram elaboradas em conformidade com a Norma Contábil ITG
2000 (R1), que estabelece critérios e procedimentos a serem adotados pela
entidade para a escrituração contábil de seus fatos patrimoniais, por meio
de qualquer processo, bem como a guarda e a manutenção da documenta-
ção e de arquivos contábeis e a responsabilidade do prof‌issional da conta-
bilidade; e CTG 2001 (R3) que def‌ine as formalidade da escrituração contá-
bil em forma digital para f‌ins de atendimento ao Sistema Público de Escritu-
ração Digital (SPED). A entidade apresenta seus documentos e livros con-
tábeis em conformidade com a Instrução Normativa RFB nº 2003, de 18 de
janeiro de 2021, que exige a apresentação de Escrituração Contábil Digital
(ECD) para as pessoas jurídicas imunes e isentas, incluindo livro diário, livro
razão, balancetes diários e balanços, assinados digitalmente com certif‌ica-
do digital, a f‌im de garantir a autoria, autenticidade, integridade e validade
jurídica do documento digital. 2.2 Nome Empresarial, Endereço e CNPJ
da Unidade Gerenciada: SPDM – Associação Paulista para o Desenvol-
vimento da Medicina – Hospital Regional de São José dos Campos –
Bata Cinza, Rua Goiânia, 301 – Parque Industrial, São José dos Campos –
SP, CEP 12.235-625, CNPJ nº 61.699.567/0079-52. 3 – Principais Práticas
Contábeis Utilizadas na Elaboração das Demonstrações: Em todas as
suas unidades os registros contábeis são realizados da maneira estabeleci-
da pela matriz e são acatadas todas suas orientações. Face aos inúmeros
conceitos aplicados quando da escrituração dos atos e fatos administrativos
que deram origem aos Livros Diários, Razões e outros, divulgamos aqueles
os quais julgamos mais relevantes conforme estabelece a ITG 2002 (R1) –
Entidade sem Finalidade de Lucros e suas alterações. O plano de contas
adotado atende aos requisitos da Lei 11.638/2007. Segundo o manual do
CFC, o plano de contas consiste em um conjunto de títulos, apresentados
de forma coordenada e sistematizada, previamente def‌inidos, nele traduzi-
da a estrutura das contas a serem utilizadas de maneira uniforme para re-
presentar o estado patrimonial da entidade, e de suas variações, em um de-
terminado período. Nesse sentido a função e o funcionamento das contas
serão utilizados conforme a codif‌icação do plano de contas. 3.1 - Caixa e
Equivalentes de Caixa: Os valores contabilizados neste subgrupo repre-
sentam moeda em caixa e depósitos à vista em conta bancária, bem como
recursos que possuem as mesmas características de liquidez de caixa e de
disponibilidade imediata ou até 90 (noventa) dias. Os recursos f‌inanceiros
disponíveis para a unidade gerenciada são mantidos em conta corrente
bancária of‌icial e representam em 31.12.2022 o montante é de R$ 3.770,35
(Três Mil Setecentos e Setenta Reais e Trinta e Cinco Centavos).
R$
31.12.2022 31.12.2021
Caixa e Saldos em Bancos 3.770,35 34,82
Aplicação Financeira de Curto Prazo 19.776,93 216.115,85
Caixa e Equivalentes de Caixa 23.547,28 216.150,67
3.2 - Aplicações Financeiras
As aplicações estão demonstradas pelo valor da aplicação acrescido dos
rendimentos correspondentes, apropriados até a data do balanço, com base
no regime de competência.
Instituição Tipo de Aplicação Taxa % 31/12/2022 31/12/2021
Banco
Bradesco CDBs/Letras 99,50% CDI 19.776,93 216.115,85
Total 19.776,93 216.115,85
(*) A instituição mantém esforços para operar com as melhores taxas dispo-
níveis na instituição f‌inanceira. 3.3 - Clientes: A prática contábil adotada é
pelo regime de competência para registro das mutações patrimoniais. Con-
forme NBC TG 47 – Receita de Contrato com Clientes a Instituição constitui
provisionamentos de valores a receber referente ao Plano Orçamentário
constante no Contrato entre a SPDM e Inova Saúde São Paulo SPE S/A.
Constitui também o provisionamento de Notas Fiscais de Prestação de Ser-
viços de Gestão e Apoio a Saúde, em conformidade com o Contrato de
Prestação de Serviços Bata Cinza. 3.3.1 - Valores a Receber: Os valores
registrados nesta conta correspondem/representam valores a receber de
curto prazo, relativos ao Contrato Firmado com a Inova Saúde São Paulo
SPE S/A. Valores a Receber em 31.12.2022 (Em Reais)
Origem/Tipo/ Vencidos Saldo em
Natureza do Recurso (Em aberto) À vencer 31.12.2022
Inova Saúde
Sorocaba SPE S/A 15.668.938,04 0,00 15.668.938,04
TOTAL 15.668.938,04 0,00 15.668.938,04
Os valores registrados em conta específ‌ica denominada Inova Saúde São
Paulo SPE S.A representam os valores mantidos em contrato relativo ao re-
cebimento de taxa administrativa e ganho de ef‌iciência gerado pela gestão
dos serviços não-assistenciais Bata-Cinza. Os valores registrados em con-
ta específ‌ica Contrato de Prestação de Serviços – Inova Saúde Bata Cinza
representam valores mantidos no Plano Orçamentário de Custeio dos Ser-
viços Bata Cinza e repassados mensalmente para a unidade gerenciada.
3.4 - Outros Créditos e Adiantamentos: São as contas a receber que não
se enquadram nos grupos de contas anteriores, sendo contas a curto prazo
normalmente não relacionadas com o objeto principal da instituição.
3.5 – Adiantamento SPDM: Os Adiantamentos são recursos próprios dis-
ponibilizados a títulos de Empréstimos a outras unidades af‌iliadas da
SPDM, assim que restabelecerem o f‌luxo de caixas os valores serão devol-
vidos. O montante contabilizado em 31.12.22 é de R$ 10.178.263,28 (Dez
Milhões, Cento e Setenta e Oito Mil, Duzentos e Sessenta e Três Reais e
Vinte e Oito Centavos). 3.6 – Imobilizado – Bens Próprios: O imobilizado
do Hospital Regional de São José dos Campos–Bata Cinza refere-se ape-
nas a compra de dois relógios de ponto, onde sua durabilidade atende os re-
quisitos da Lei 12.973/14 Artigo 15. – O custo de aquisição de bens do ati-
vo não circulante imobilizado e intangível não poderá ser deduzido como
despesa operacional, salvo se o bem adquirido tiver valor unitário não supe-
rior a R$ 1.200,00 ou prazo de vida útil não superior a um ano. Os ativos es-
tão distribuídos da seguinte forma:
Demonstrativo da movimentação de
imobilizado – Bens de Próprios 2022
Posição em Posição em
Descrição 31/12/2021 Aquisição Baixa 31/12/2022
Imóveis Bens Próprios 9.261,30 0,00 0,00 9.261,30
Bens Móveis 9.261,30 0,00 0,00 9.261,30
Máquinas Utensílios
Equipamentos Diversos 9.261,30 0,00 0,00 9.261,30
Total Imobi-
lizado - Próprios 9.261,30 0,00 0,00 9.261,30
Posição em Depre- Posição em Taxa
Descrição 31/12/2021 ciação Baixa 31/12/2022 %
Ajuste à vida útil
economica de
bens próprios (3.395,92) (694,62) 0,00 (4.090,54)
Máquinas Utensílios
Equipamentos Diversos (3.395,92) (694,62) 0,00 (4.090,54) 10
Total Ajuste Acumulado (3.395,92) (694,62) 0,00 (4.090,54)
3.6.1 - Ajuste de Vida Útil: Os bens próprios referem-se a ativos adquiridos
com recursos da própria Instituição e são contabilizados pelo custo de aqui-
sição, a depreciação é calculada pelo método linear. 3.7 – Fornecedores:
As obrigações com fornecedores nacionais são reconhecidas pelo seu cus-
to de aquisição, de acordo com os valores praticados no mercado interno.
São registrados pelo valor das notas f‌iscais ou faturas provenientes da com-
pra de materiais e demais itens de consumo. O prazo médio de pagamento
dos fornecedores é de aproximadamente 90 dias. O montante contabilizado
em 31.12.2022 foi de R$ 0,00. 3.8 – Serviços de Terceiros: Estas obriga-
ções representam a contratação de serviços de terceiros, pessoa física e ju-
rídica pela instituição, em sua grande parte relacionados a contratos de
prestação de serviços não-médicos, tais como: serviços prestados de as-
sessoria técnica e jurídica. O montante contabilizado em 31.12.2022
R$ 0,00. 3.9 – Salários a Pagar: De acordo com o Artigo 76 da CLT - Salá-
rio é a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador
a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distinção de sexo, por
Patri- Realização Transferência Ajuste de Superávit/
Descrição mônio Avaliação de Avaliação recebidas Exercícios Déf‌icit Superávit/
Af‌iliados Nota social Patrimonial Patrimonial enviadas Anteriores Acumulado Déf‌icit Total
Saldo em 31/12/2021 0 0,00 0 455.998,71 20.772.919,04 0,0 20.316.920,33
Incorporação ao Patrimônio Social
Realização de Avaliação
Patrimonial Exercícios Anteriores
Transferência para o Patrimônio
Transferências Recebidas
Transferências Enviadas
Realização do APP
Ajustes de Exercícios Anteriores
Superávit/(Déf‌icit) do Exercício 5.558.999,03
Saldo em 31/12/2022 0 0,00 0 455.998,71 20.772.919,04 5.558.999,03 25.875.919,36
As Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Contábeis.
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
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terça-feira, 25 de abril de 2023 às 05:00:32

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