Balanço - SPDM - NUCLEO DE GESTAO ASSISTENCIAL SANTA CRUZ MARIANA

Data de publicação29 Abril 2022
SeçãoCaderno Empresarial
26 – São Paulo, 132 (79) Diário Of‌i cial Empresarial sexta-feira, 29 de abril de 2022
Demonstrações Contábeis Comparativo dos Balanços Patrimoniais Exercícios encerrados em 31/12/2021 - Valores em Reais
Ativo 2021 2020
Ativo Circulante 3.050.453,09 5.378.702,46
Caixa e Equivalentes de Caixa (Nota 3.1) 11.197,09 2.207.715,43
Bancos conta movimento (Nota 3.1) 232,98 201,65
A
plicações Financeiras (Nota 3.2) 10.964,11 2.207.513,78
Contas a Receber nota (Nota 3.3) 3.039.256,00 2.719.901,63
Clientes - 2.109.994,33
Secr. Saúde do Est. S. Paulo - NGA Santa Cruz - 1.844.378,00
Valores em Negociação-Contrato/Convênio - 265.616,33
Outros Créditos (Nota 3.4) 3.039.256,00 609.907,30
A
diantamentos SPDM (Nota 3.4.3) 3.002.500,00 516.000,00
A
diantamentos a fornecedores (Nota 3.4.1) - 18.791,78
A
ntecipação de férias (Nota 3.4.2) - 38.053,30
Valor Transitável - 1,00
Deposito judicial (Nota 3.4.4) 36.756,00 36.756,00
A
ntecipações salariais (Nota 3.4.2) - 305,22
Despesas Pagas Antecipadamente - 11.087,01
Prêmios de seguros e outros a vencer (3.7) - 11.087,01
Estoques (Nota 3.5) - 439.998,39
Materiais e Medicamentos (Nota 3.5) - 439.998,39
Ativo não Circulante - 40.972,77
Realizável a Logo Prazo - -
Valor Estimado - Rescisão de Contrato (Nota 3.6) - -
A
tivo Imobilizado - Bens de Terceiros (Nota 3.8) - 37.795,62
- Bens Móveis (Nota 3.8) - 37.795,62
Bens de Terceiros (Nota 3.8) - 967.025,82
A
juste vida útil - bens terceiros - (Nota 3.8.1) - (929.230,30)
- Ativo Intangível (Nota 3.8) - 3.177,25
Intangível de Terceiros (Nota 3.8) - 18.334,03
A
juste vida útil - intangível Terceiros (Nota 3.8.1) - (15.156,78)
Total do Ativo 3.050.453,09 5.419.675,23
Passivo 2021 2020
Passivo Circulante 2.941.213,10 5.269.462,47
Fornecedores (Nota 3.9) - 79.196,12
Serviços de Terceiros P. Física/Jurídica (Nota 3.9.1) - 79.184,39
Salários a Pagar (Nota 3.10) - 281.607,07
Contribuições a recolher (Nota 3.11) - 72.710,33
Provisão de férias (Nota 3.12) - 514.556,71
Provisão de FGTS sobre férias (Nota 3.12). - 41.078,25
Empréstimo a funcionário Lei 10.820/03 (Nota 3.15) - 15.134,19
Impostos a Recolher (Nota 3.13) - 86.007,90
Obrigações Tributárias (Nota 3.14) - 4.814,70
Outras contas a pagar - 938,67
Obrigações c/ Mat. Terceiros. (Nota 3.5) - 265.274,69
Convênios/Contratos públicos
a realizar (Nota 3.16) 2.941.213.10 2.477.876,66
Estrutura SPDM - 4.047,76
Passivo não Circulante 109.239,99 1.359.290,30
Obrigações - Bens Móveis de terceiros (Nota 3.8) - 1.054.944,73
Ajustes vida útil econômica - Bens
Móveis de terceiros (Nota 3.8.1) - -978.722,71
Valor Estimado-Rescisão de Contrato (Nota 3.6). - 1.173.828,29
Outras Obrigação com Terceiro 109.239,99 109.239,99
Provisão de Despesas Proc.
Trabalhistas (Nota 3.18) 109.239,99 109.239,99
Total do Passivo 109.239,99 5.278.717,74
Patrimônio Líquido (Nota 5) - -
Resultado do Exercício (Nota 6) - -
Total do Passivo e do Patrimônio Líquido 3.050.453,09 5.278,717,74
Comparativo das Demonstrações dos Resultados dos Períodos
Exercícios encerrados em 31/12/2021 - Valores em Reais
Receitas 2021 2020
Receita Bruta de Serviços Prestados
com Restrições (Nota 4.1) 6.501.513,54 8.824.662,21
(+) Serviços - Saúde 6.458.682,49 8.766.494,12
Secretaria de Saúde do Estado 6.458.682,49 7.066.511,49
Isenção usufruída - INSS
Serv. Próprios (Nota 9.1) 970.567,31 1.434.310,04
Isenção usufruída - COFINS (Nota 9.2) 158.706,49 211.995,34
Isenção usufruída - PIS (Nota 9.3) 37.283,54 51.759,16
Trabalho Voluntário (Nota 10) 1.908,86 1.918,09
(+) Outras Receitas Operacionais 42.831,05 58.168,09
Estrutura SDPM 42.831,05 58.168,09
(=) Receita Líquida de Serviços Prestado 6.501.513,54 8.824.662,21
(+) Outras Receitas com Restrições - 1.447,80
Doações Recebidas (Nota 4.3) - 1.447,80
(=) Receita Líquida com Restrições 6.501.513,54 8.826.110,01
Custo e Despesas
(-) Custos Operacionais com
Restrições (Nota 4.2) 2.920.097,63 3.476.794,94
(-) Serviços - Pessoal Próprio 2.137.604,12 2.504.876,20
(-) Serviços - Terceiros P. Jurídica 194.141,94 261.341,88
(-) Mercadorias 120.277,41 111.990,34
(-) Isenção usufruída - INSS
Serv. Próprios (Nota 9.1). 450.730,69 577.763,96
(-) Isenção usufruída - PIS (Nota 9.3). 17.343,47 20.822,56
 6XSHUiYLW'p¿FLW%UXWR
com Restrições 3.581.415,91 5.349.315,07
(-) Despesas Operacionais
com Restrições (Nota 4.2) 3.581.415,91 5.349.315,07
(-) Serviços - Pessoal Próprio 2.224.393,93 3.537.227,39
(-) Serviços - Terceiros P. Jurídica 521.859,73 571.613,78
(-) Mercadorias 78.769,49 62.625,48
(-) Tributos 1.427,28 1.601,38
Comparativo das Demonst0rações dos Fluxos de Caixa
Exercícios encerrados em 31/12/2021 - Valores em Reais
Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis em 31/12/2.021 e 2.020
Fluxos de caixa das atividades operacionais 2021 2020
6XSHUiYLW'p¿FLWGR([HUFtFLRSHUtRGR  
A
justes p/ conciliar o resultado às disponibilidades
geradas pelas atividades operacionais
Depreciação e amortização - -
Resultado na venda/baixas de ativos imobilizado - -
A
justes nas contas Patrimônio Líquido - -
V
ariações nos ativos e passivos
(Aumento) Redução em contas a receber 2.109.994,33 -
(Aumento) Redução em outros créditos (2.429.348,70) 1.403.167,79
(Aumento) Redução de despesas antecipadas 11.087,01 1.843,46
(Aumento) Redução em estoques 36.434,79 13.903,05
A
umento (Redução) em fornecedores (22.775,16) (132.605,35)
A
umento (Redução) nas doações
e subvenções/Contratos (839.618,31) 129.126,46
A
umento (Redução) em contas
a pagar e provisões (1.062.292,30) 41.396,72
A
umento (Redução) de Bens de Terceiros (40.972,77) (35.249,25)
Caixa líquido consumo
atividades operacionais (2.237.491,11) 1.421.582,88
Fluxos de caixa das atividades de investimentos
(+) Recebimento pela venda de ativo imobilizado - -
(-) Aquisições de Imobilizado - -
(-) Adição de Bens de Terceiros 40.972,77 35.249,25
(-) Adição de Bens de intangíveis - -
Caixa líquido consumido pelas
atividades de investimentos 40.972,77 35.249,25
)OX[RVGHFDL[DGDVDWLYLGDGHVGH¿QDQFLDPHQWR
&DSWDomRGH(PSUpVWLPRVH¿QDQFLDPHQWRV 
3DJDPHQWRVGHHPSUpVWLPRVH¿QDQFLDPHQWRV 
Jurus pagos por empréstimo - -
Caixa líquida consumido pelas
 DWLYLGDGHVGH¿QDQFLDPHQWRV 
Aumento (Redução) de Caixa
e Equivalentes de Caixa (2.196.518,34) 1.456.832,13
Saldo inicial de Caixa e equivalente 2.207.715,43 750.883,30
6DOGR¿QDOGH&DL[DHHTXLYDOHQWH  
Comparativo da Demonstração do Valor Adicionado
Exercícios encerrados em 31/12/2021 - Valores em Reais
2021 2020
1 - Receitas 6.501.513,54 8.826.110,01
1.1) Prestação de serviços 5.334.956,20 7.126.597,67
1.2) Outras Receitas - 1.447,80
1.3) Isenção usufruída sobre contribuições 1.166.557,34 1.698.064,54
2 - Insumos Adquiridos de
Terceiros (inclui ICMS e IPI) 818.223,13 895.297,74
2.1) Custo das mercadorias
utilizadas nas prestações 120.277,41 111.990,34
2.2) Materiais, energia, serviços
de terceiros e outros 643.372,28 708.491,58
2.3) Perda / Recuperação de valores ativos 6.607,00 3.466,99
2.4) Outros 47.966,44 71.348,83
3 - Valor Adicionado Bruto (1-2) 5.683.290,41 7.930.812,27
4 - Retenções - -
5 - Valor Adicionado Líquido
Produzido Pela Entidade (3-4) 5.683.290,41 7.905.109,89
6 - Valor Adicionado Recebido
em Transferência - -
5HFHLWDV¿QDQFHLUDV  
7 - Valor Adicionado Total (5+6) 5.683.290,41 7.930.812,27
8 - Distribuição do Valor Adicionado 5.683.290,41 7.930.812,27
8.1) Pessoal e encargos 4.363.906,91 6.044.021,68
8.2) Impostos, taxas e contribuições 1.427,28 1.601,38
8.3) Juros - 35,11
8.4) Aluguéis 151.398,88 187.089,56
8.4) Isenção usufruída sobre contribuições 1.166.557,34 1.698.064,54
'p¿FLWRX6XSHUiYLWGR([HUFtFLR  
SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina
Nucleo de Gestão Assistencial Santa Cruz Mariana
CNPJ nº 61.699.567/0017-50
Em complemento às Demonstrações Contábeis Consolidadas da SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina estamos publicando as Demonstrações Contábeis Individuais da Unidade Gerenciada: Nucleo
de Gestão Assistencial Santa Cruz. As Atas de Reuniões com o Parecer sobre a aprovação das contas e demonstrativos contábeis emitidos pelo Conselho Fiscal da SPDM, Assembleia Geral de Associados da SPDM e Parece
r
de Auditoria Independente, serão publicados em conjunto com as Demonstrações Contábeis Consolidadas da SPDM, até 30/04/2022. São Paulo, 28/02/2022. Prof. Dr. Ronaldo Ramos Laranjeira. - Diretor Presidente da SPDM.
Nota da Administração
Contexto Operacional, Normas e Conceitos Gerais Aplicados nas De-
monstrações Financeiras: A Entidade, SPDM - Associação Paulista
para o Desenvolvimento da MedicinapXPD$VVRFLDomRFLYLOVHP¿QVOX-
FUDWLYRVGHQDWXUH]D¿ODQWUySLFDUHFRQKHFLGDGHXWLOLGDGHS~EOLFD HVWDGXDO
e municipal, respectivamente pelos decretos nos. 57.925, de 04/03/1966,
GH$63'0 pXPDLQVWLWXLomR¿ODQWUySLFD TXHEXVFDD
sustentabilidade econômica, social e ambiental. Sua gestão é baseada no
sistema de governança corporativa e na alta competência de seus colabora-
dores. Fundada em 1933, atualmente é dirigida por um Conselho Adminis-
trativo, eleito pela Assembleia de Associados e tem, hoje, como principal
objetivo a manutenção do Hospital São Paulo (HSP), bem como outros hos-
SLWDLVFHQWURVGH DVVLVWrQFLDH XQLGDGHVD¿QV 'HQWURGRVVHXV REMHWLYRV
por ser Entidade Filantrópica com atividade preponderante na área da saú-
de, a SPDM atua em conformidade ao estabelecido no inciso II do artigo 4º
da Lei 12.101 de 27/11/2009 e na Lei Complementar 187, de 16/12/2021.
Características da Unidade Gerenciada: Em 1973 a antiga unidade abri-
gou pioneiramente em São Paulo o chamado PEP - Programa Especial de
Pediatria em cumprimento as determinações contidas na ordem de serviço
SBE Nº 401-26 de 05/04/1972 e ODS Nº I.P.R.399 113 de 20/09/1970 que
se destinava a dar atenção especial às crianças desde seu nascimento até
DQRVFRPXPD HTXLSHPXOWLSUR¿VVLRQDO&RP D,QVWLWXLomRGH3(3 3UR-
grama Especial de Pediatria em 1981 e com o fechamento do Hospital Bri-
gadeiro para reforma o PAM Santa Cruz recebeu outras especialidades
como Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia, Neurologia, Neurocirurgia, Orto-
pedia, constituindo uma Unidade de Atendimento geral. Em 31/01/1991 foi
titulado como NGA 39 pela Secretaria de Estado da Saúde. Em 14/04/2007,
celebrou-se o Convênio nº 13/2007 entre a SPDM - Associação Paulista
para o Desenvolvimento da Medicina e Secretaria de Estado da Saúde, que
teve por objeto a assistência à saúde no âmbito do SUS. Com a gestão
SPDM a unidade foi direcionada para complementar a atenção básica a
crianças, gestantes e adultos. Em 27/07/2018 Secretária da Saúde de Esta-
GRGH 6mR 3DXOR ¿UPRX R &RQYrQLR  FRQIRUPH SXEOLFDomR GR
D.O.U de 29/12/2018. Esse convênio tem por objetivo promover o fortaleci-
mento do desenvolvimento das ações e serviços assistências à saúde pres-
WDGDVDRV XVXiULRV R 686 QD UHJLmR FRP DSRUWH GH UHFXUVRV ¿QDQFHLURV
para conveniada, para apoio a operacionalização da gestão e execução das
atividades e serviços de saúde a serem desenvolvidas. O convênio inicial
possui a vigência de 27/07/2019, no global de R$ 8.400.000.00. Em
30/12/2020 foi celebrado um termo aditivo 02/2020 ao convênio 1694/2018
conforme publicação em 26/02/2021 no valor global de R$ 7.392.000,00, a
ser repassada 12 parcelas de R$ 616.000,00 com vigência em 31/12/2021.
Em 31/08/2021 a unidade gerenciada Núcleo de Gestão Assistência Santa
Cruz Mariana recebeu um ofício do Governo do Estado de São Paulo_ Se-
cretária da Saúde_ informando que o contrato 1694/2018 seria rescindindo
em 30/09/2021 devido a interesse público devido a sua municipalização, e
em 01/10/2021 As atividades assistenciais de saúde e operacional do Nga
Santa Cruz foi encerrado. 1 - Imunidade Tributária: A SPDM enquadra-se
no conceito de imunidade tributária disposta no art. 150, Inciso VI, alínea ”C”
e seu parágrafo 4º e artigo 195, parágrafo 7° da Constituição Federal, de
05/10/1988. Isenção Tributária e característica da isenção: A SPDM tam-
bém se enquadra no conceito de isenção das Contribuições Sociais, nos
WHUPRVGDOHLSRUWUDWDUVHGHLQVWLWXL
o
mRSULYDGDVHP¿QVOXFUDWLYRVHHFR-
nômicos, com atuação preponderante na área da saúde, conforme previsto
nos artigos 12 e 15 da Lei nº 9.532/97, combinados com o artigo 1o da Lei
nº 12.101/09 alterada pela Lei 12.868/13, regulamentada pelo Decreto nº
8.242/2014 e o que dispõe a Lei Complementar nº 187, de 16/12/2021. 2 -
Apresentações das Demonstrações Contábeis: Na elaboração das de-
PRQVWUDo}HV¿QDQFHLUDVGHD(QWLGDGHREVHUYRXDVSULQFLSDLVDOWHUD-
ções trazidas pela Lei n° 11.638/2007, Medida Provisória nº 449/2008 e Lei
QTXHSURPRYHUDPPRGL¿FDo}HVTXDQWRjHODERUDomRHGLYXOJD-
ção das demonstrações contábeis individuais, antes previstas na Lei nº
6.404/76, que agora passam a ser observadas não apenas pelas socieda-
des por ações, mas também as empresas de grande porte. A SPDM elabo-
URXVXDVGHPRQVWUDo}HV ¿QDQFHLUDVHPREVHUYkQFLD DVPHOKRUHV SUiWLFDV
contábeis adotadas no Brasil, levando em consideração a adoção de nor-
mas contábeis como o Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2) - Estrutura
Conceitual para Relatório Financeiro, que tem por objetivo fornecer informa-
o}HV¿QDQFHLUDVVREUHDHQWLGDGH1%&7*56XEYHQomRH$VVLVWrQ-
cia Governamentais, que trata da contabilização e divulgação de subvenção
JRYHUQDPHQWDOH ,7* 5 (QWLGDGHV VHP)LQDOLGDGH GH/XFURV D
TXDOHVWDEHOHFHFULWpULRVHSURFHGLPHQWRVHVSHFt¿FRVGHDYDOLDomRGHUHFR-
nhecimento das transações e variações patrimoniais, de estruturação das
demonstrações contábeis e as informações mínimas a serem divulgadas em
QRWDVH[SOLFDWLYDVGHHQWLGDGHVHP¿QDOLGDGHGHOXFURV 2.1 - Formalidade
da Escrituração Contábil - ITG 2000 (R1) e CTG 2001 (R3): As demons-
trações contábeis individuais da SPDM foram elaboradas em conformidade
com a Norma Contábil ITG 2000 (R1), que estabelece critérios e procedi-
mentos a serem adotados pela entidade para a escrituração contábil de
seus fatos patrimoniais, por meio de qualquer processo, bem como a guarda
e a manutenção da documentação e de arquivos contábeis e a responsabi-
OLGDGHGRSUR¿VVLRQDOGDFRQWDELOLGDGHH&7*5 TXHGH¿QHDVIRU-
PDOLGDGHGDHVFULWXUDomRFRQWiELOHPIRUPDGLJLWDOSDUD¿QVGHDWHQGLPHQWR
ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). A entidade apresenta
seus documentos e livros contábeis em conformidade com a Instrução Nor-
mativa RFB nº 2003, de 18/01/2021, que exige a apresentação de Escritura-
ção Contábil Digital (ECD) para as pessoas jurídicas imunes e isentas, in-
cluindo livro diário, livro razão, balancetes diários e balanços, assinados
GLJLWDOPHQWHFRPFHUWL¿FDGRGLJLWDOD¿PGHJDUDQWLUDDXWRULDDXWHQWLFLGDGH
integridade e validade jurídica do documento digital. 2.2. - Nome Empresa-
rial, Endereço e CNPJ da Unidade Gerenciada: SPDM - Associação
Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Nucleo de Gestão As-
sistencial Santa Cruz Mariana - Rua Santa Cruz, 1.191 - Vila Mariana. -
São Paulo - SP CEP 04121-001 - CNPJ nº 61.699.567/0017-50. 3 - Princi-
pais Práticas Contábeis Utilizadas na Elaboração das Demonstrações:
Em todas as suas unidades os registros contábeis são realizados da manei-
ra estabelecida pela matriz e são acatadas todas suas orientações. Face
aos inúmeros conceitos aplicados quando da escrituração dos atos e fatos
administrativos que deram origem aos Livros Diários, Razões e outros, di-
vulgamos aqueles os quais julgamos mais relevantes conforme estabelece
a norma (ITG 2002 (R1) e suas alterações. Em 2016 a SPDM ajustou seu
plano de contas no sentido de atender aos requisitos da Lei 11.638/2007.
Segundo o manual do CFC, o plano de contas consiste em um conjunto de
títulos, apresentados de forma coordenada e sistematizada, previamente
GH¿QLGRVQHOHWUDGX]LGDDHVWUXWXUDGDVFRQWDVDVHUHPXWLOL]DGDVGHPDQHL-
ra uniforme para representar o estado patrimonial da entidade, e de suas
variações, em um determinado período. Nesse sentido a função e o funcio-
QDPHQWRGDV FRQWDVVHUmR XWLOL]DGRV FRQIRUPHD FRGL¿FDomR GRSODQR GH
contas. Foram reestruturadas as contas dos grupos do Ativo e Passivo para
FODVVL¿FiODVHP&LUFXODQWHH1mR&LUFXODQWHFRQIRUPHGHWHUPLQDomR OHJDO
As contas do Passivo relacionadas ao fornecimento de materiais e serviços
SDVVDUDPD VHUFODVVL¿FDGDV SHOR&13- GR IRUQHFHGRUSUHVWDGRU$ QRYD
HVWUXWXUDQRVSRVVLELOLWRXUHFODVVL¿FDURJUXSRGHGHVSHVDVSDUDVHJUHJiOR
entre Custos, para contemplar atividades diretamente ligadas à atividade
¿PH'HVSHVDVFRPDWLYLGDGHVGHVXSRUWHDGPLQLVWUDWLYR3DUDVXSRUWDUDV
novas contas foram realizados ajustes entre as contas contábeis de modo a
permitir a correta transferência de saldos bem como garantir sua exatidão
no SPED, sistema de escrituração di
g
ital do
g
overno federal. 3.1-Caixa e
Equivalentes de Caixa: Os valores contabilizados neste subgrupo repre-
sentam moeda em caixa e depósitos à vista em conta bancária, bem como
recursos que possuem as mesmas características de liquidez de caixa e de
GLVSRQLELOLGDGHLPHGLDWDRX DWp QRYHQWDGLDV2V UHFXUVRV¿QDQFHLURV
disponíveis para a unidade gerenciada são mantidos em conta corrente ban-
FiULD$SOLFDomRR¿FLDOHFDL[DHUHSUHVHQWDPHPRPRQWDQWHGH
R$ 11.197,09 conforme demonstrado no quadro abaixo:
31.12.2021-R$ 31.12.2020-R$
Caixa e Saldo em Banco 232,98 201,65
Saldo Aplicação Financeira 10.964,11 2.207.513,78
Caixa e Equivalentes de Caixa 11.197,09 2.207.715,43
3.2- Rendimentos sobre Aplicação Financeira - Receitas Financeiras
com Restrição: Os recursos provenientes de convênios e contratos públi-
FRVVmRHYHQWXDOPHQWHPDQWLGRVHPFRQWDGHDSOLFDomR¿QDQFHLUDHQTXDQ-
to não utilizados para o custeio da unidade gerenciada. Os rendimentos so-
EUHDSOLFDo}HV¿QDQFHLUDVVmRUHFRQKHFLGRVFRPR5HFHLWDV)LQDQFHLUDVQR
Resultado da Entidade, e transferidos para a conta de Passivo denominada
“Convênios/Contratos Públicos à Realizar”, em conformidade com o Item 29
da NBC TG 07 (R2) Subvenção e Assistência Governamental. Em 2021 tais
valores representam o montante de R$ 10.964,11.
Instituição Tipo de Rentabilidade
Financeira Aplicação % Mês 31/12/2021 31/12/2020
Banco do Taxa PCT:
Bradesco 22083 CDB 5,000 do CDI 3.864,29 3.864,29
Banco do Renda Fixa
Brasil 112.165-0 CDB PO = 92,00% 7.099,82 2.193.113,68
Total 10.964,11 2.207.513,78
3.3-Contas a receber: A prática contábil adotada é pelo regime de compe-
tência para registro das mutações patrimoniais. Conforme (NBC TG 07 R2)
- Subvenção e Assistência Governamentais e conforme (ITG 2002 R1) Enti-
GDGHVHP¿QDOLGDGHGHOXFURVD(QWLGDGHSDVVRXDFRQVWLWXLUSURYLVLRQDPHQ-
tos e outros valores a receber referentes às execuções de seus contratos de
gestão, convênios e outros tipos de Assistências Governamentais para que
quando do reconhecimento no resultado, não traga desequilíbrio entre recei-
tas e despesas provisionadas. 3.4 - Outros Créditos: São as contas a rece-
ber que não se enquadram nos grupos de contas anteriores, sendo contas a
curto prazo normalmente não relacionadas com o objeto principal da institui-
ção. 3.4.1 - Adiantamento a Fornecedores: 2VYDORUHVFODVVL¿FDGRVFRPR
adiantamentos a fornecedores, compreendem adiantamentos realizados a
fornecedores de benefícios como vale transporte, antecipados no mês cor-
rente, para utilização no mês subsequente e outros valores a receber, mas
devido à rescisão de contrato em 30/09/2021 os saldos foram liquidados
para encerramento da unidade. 3.4.2 - Antecipação de Férias: A instituição
efetua antecipação de férias conforme prevê a legislação Trabalhista (CLT),
em seu artigo, Art. 145, O pagamento da remuneração das férias e, se for o
caso, o do abono referido no art. 143 serão efetuados até 2 (dois) dias antes
do início do respectivo período. 3.4.3 - Outros Créditos de Adiantamen-
tos: Representam valores a título de crédito relativos a pagamentos de en-
cargos rescisórios, e outros adiantamentos efetuados para a manutenção da
rede assistencial de atenção básica à saúde. 3.4.4 - Depósitos Judiciais:
O respectivo saldo representa R$ 36.756,00 em 31.12.2021 e referem-se ao
saldo de depósitos judiciais realizados pela unidade gerenciada, da qual são
pertinentes a ações civis e trabalhistas, onde, tendo em vista que as respectivas
ações não foram julgadas em última instância, a unidade mantém o depósito
judicial, que será levantado após o trânsito em julgado da ação, vale ressalta
r
que a unidade mantem contrato com consultoria jurídica, da qual os mesmos
nos mantem informados sobre o Status das ações judiciais, trimestralmente.
3.5-Estoques: Os estoques foram avaliados pelo custo médio de aquisição.
Os valores de estoques contabilizados não excedem os valores de mercado e
referem-se aos produtos e materiais médico-hospitalares, de conservação e
consumo, higiene, lavanderia, gêneros alimentícios, equipamentos de prote-
ção, materiais de terceiros e comodatos até a data do balanço. O valor total dos
estoques foram zerados, devido à rescisão de contratual em a SES e SPDM
em 30/09/2021, os valores foram transferidos para nova Gestão SPDM PAIS.
3.5.1 - Materiais de Terceiros em nosso Poder: Materiais de terceiros são
mantidos nos estoques de maneira segregada, com controle interno especí-
¿FRHLQWHJUDPRUROGHLWHQVGHWHUFHLURVHPQRVVRSRGHUGHYLGRjUHVFLVmR
de contrato em 30/09/2021 os valores foram transferidos para nova Gestão
SPDM PAIS. 3.6- Estimativa Rescisão Contratual: Em 31/12/2020 a Insti-
tuição entendeu por bem que não caberia constituir Estimativa de Rescisão
Contratual, em virtude da Cláusula nº 10 do Contrato de Gestão nº SPDOC
1808981/2020 prever que, os custos relativos à dispensa com pessoal serão
arcados pelo órgão público contratante, não cabendo mais realizar tal provi-
sionamento. 3.7 - Despesas Pagas Antecipadamente: As despesas anteci-
padas são aquelas pagas ou devidas com antecedência, mas referindo-se a
períodos de competência subsequentes. Representam valores referentes a
prêmios de seguros de veículos e de imóveis. Para atender medidas preven-
tivas adotadas permanentemente, a Entidade efetua contratação
(-) Isenção usufruída - INSS
Serv. Próprios (Nota 9.1) 519.836,62 856.546,08
(-) Isenção usufruída - COFINS (Nota 9.2) 158.706,49 211.995,34
(-) Isenção usufruída - PIS (Nota 9.3). 19.940,07 30.936,60
(-) Trabalho Voluntário (Nota 10) 1.908,86 1.918,09
(-) Outras Despesas Operacionais 54.573,44 74.850,93
(-) Outras Despesas Financeiras 5.135,39 13.215,85
(-) Despesas - Bens Permanentes de Terceiros 6.607,00 3.466,99
(-) Estrutura SPDM 42.831,05 58.168,09
(-) Total Despesas com Restrições 6.501.513,54 8.826.110,01
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onclu
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mos sobre a adequação do uso, pela administração, da base cont
á
bil de continuidade ope-
racional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe uma incerteza relevante em relação a eventos
RXFRQGLo}HVTXH SRVVDPOHYDQWDUG~YLGD VLJQL¿FDWLYDHPUHODomR jFDSDFLGDGHGH FRQWLQXLGDGHRSHUDFLRQDOGD
Entidade. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria
SDUDDVUHVSHFWLYDVGLYXOJDo}HVQDVGHPRQVWUDo}HVFRQWiEHLVRXLQFOXLUPRGL¿FDomRHPQRVVDRSLQLmRVHDVGLYXO-
gações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data
de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Entidade a não mais se manter em continui-
dade operacional. Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conte
ú
do das demonstrações cont
á
beis, inclu-
sive as divulgações e se as demonstrações contábeis representam as correspondentes transações e os eventos de
maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada. Comunicamo-nos com os responsáveis pela gover-
QDQoDDUHVSHLWRHQWUHRXWURVDVSHFWRVGRDOFDQFHSODQHMDGRGDpSRFDGDDXGLWRULDHGDVFRQVWDWDo}HVVLJQL¿FD-
WLYDVGHDXGLWRULDLQFOXVLYHDVHYHQWXDLVGH¿FLrQFLDVVLJQL¿FDWLYDVQRVFRQWUROHVLQWHUQRVTXHLGHQWL¿FDPRVGXUDQWH
nossos trabalhos. São Paulo - SP, 01 de abril de 2022. Audisa Auditores Associados - CRC/SP 2SP 024298/O-3;
Ivan Roberto dos Santos Pinto Júnior - Contador CRC/RS 058.252/O-1 - CVM 7.710/04 - CNAI-RS-718.
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sexta-feira, 29 de abril de 2022 às 05:02:05

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