BALANÇO - SPE Diogo Moreira S.A

Data de publicação27 Fevereiro 2021
SeçãoCaderno Empresarial
54 – São Paulo, 131 (39) Diário Of‌i cial Empresarial sábado, 27 de fevereiro de 2021
SPE Diogo Moreira S.A.
CNPJ/MF nº 12.360.052/0001-58
Demonstrações Contábeis referentes aos exercícios sociais encerrados em 31 de dezembro de 2020 e 2019 (Valores expressos em Reais)
Balanços Patrimoniais Demonstração do Resultado
Ativo 2020 2019
Ativo circulante 305.128.024 308.068.031
Disponível 350.298 247.168
Estoques 304.754.650 304.506.077
Impostos a recuperar 23.076 12.329
Adiantamento fornecedores 32.925
Outros créditos 3.269.532
Total do ativo 305.128.024 308.068.031
Passivo e Patrimônio Líquido 2020 2019
Passivo circulante 42.576.856 38.088.043
Fornecedores 56.726 309.184
Obrigações tributárias 9.234 22.503
Empréstimos e financiamentos 11.410.896 6.656.356
Títulos a pagar 31.100.000 31.100.000
Passivo não circulante 23.185.262 76.504.621
Empréstimos e financiamentos 21.870.545 34.026.644
Partes relacionadas 1.314.717 42.477.977
Patrimônio líquido 239.365.906 193.475.367
Capital social 209.895.869 164.026.000
Reserva de capital 30.182.415 30.182.415
Lucros acumulados (712.378) (733.048)
Total do passivo e patrimônio líquido 305.128.024 308.068.031
2020 2019
Receita líquida 10.749
Despesas/Receitas Operacionais
Despesas administrativas (17.335) (54.779)
Despesas/receitas financeiras 39.856 (801.451)
Lucro operacional 33.270 (856.230)
Resultado antes dos impostos 33.270 (856.230)
Impostos (12.600) (10.867)
Resultado líquido do exercício 20.670 (867.097)
Capital
social Reserva
de capital Resultado
acunulado Total
Saldos em 31/12/2018 164.026.000 30.182.415 134.049 194.342.464
Resultado do exercício (867.097) (867.097)
Saldos em 31/12/2019 164.026.000 30.182.415 (733.048) 193.475.367
Cisão (6.495.000) (6.495.000)
Capitalização 52.364.869 52.364.869
Resultado do exercício 20.670 20.670
Saldos em 31/12/2020 209.895.869 30.182.415 (712.378) 239.365.906
Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido Das atividades operacionais 2020 2019
Resultado antes dos impostos 33.270 (856.230)
Decréscimos (acréscimos) em ativos
Estoques (248.573) (65.262.639)
Outros ativos 3.291.710 (2.973.957)
Acréscimo (decréscimos) em passivos
Outros passivos (265.727) (204.600)
Empréstimos e financiamentos (7.401.559) 40.683.000
Caixa aplicado nas operações (4.590.879) (28.614.426)
Impostos pagos (12.600) (10.867)
Caixa líquido das atividades operacionais (4.603.479) (28.625.293)
Das atividades com acionistas
Partes relacionadas (41.163.260) 28.858.072
Integralização de capital 45.869.869
Caixa líquido das atividades com acionistas 4.706.609 28.858.072
Aumento líquido de caixa e equivalentes de caixa 103.130 232.779
Caixa e equivalentes de caixa
No início do exercício 247.168 14.389
No final do exercício 350.298 247.168
Aumento líquido de caixa e equivalentes de caixa 103.130 232.779
Demonstrações dos Fluxos de Caixa
1. Contexto operacional – A entidade tem por objetivo a construção, incor-
poração e a compra e venda de imóveis. 2. Apre sentação das demons-
trações contábeis 2.1. Base de apresentação: As demonstrações dos
períodos findos em 31/12/2020 e 31/12/2019 foram preparadas de acordo
com as práticas contábeis adotadas no Brasil, com base nas disposições
contidas na lei das sociedades por ações (Lei nº 6.404/76 alterada pela Lei
nº 11.638/07), nos pronunciamentos, nas orientações e nas interpretações
emitidas pelo Comitê de Pronunciamen tos Contábeis (CPC). 3. Principais
práticas contábeis 3.1. Caixa e equivalentes de caixa: Caixa e equiva-
lentes de caixa incluem recursos em espécie, depósitos bancários e investi-
mentos de curto prazo. 3.2. Estoques: Registrado pelo custo de aquisição,
formação ou construção. 3.3. IRPJ e CSLL: O IRPJ e a CSLL são calculados A Diretoria
Rogério Gonçalves – Contador CRC 1SP 201.412/O-7
Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis
e registrados com base no lucro presumido, conside rando as alíquotas pre-
vistas pela legislação. 3.4. Demais ativos e passivos circulantes e não
circulantes: Os ativos circulantes e não circulantes são apresentados ao
valor de custo ou de realização, incluindo, quando aplicá vel, as variações
monetárias e os correspondentes rendimentos auferidos. Os passivos cir-
culantes e não circulantes são demonstrados por valores conhe cidos ou
calculáveis, acrescidos, quando aplicável, das variações monetá rias e os
correspondentes encargos incorridos. Não há ativos ou passivos sujeitos a
ajustes relevantes para trazer sua mensuração a valor presente de realiza-
ção. 4. Estoques – A composição do estoque da entidade está represen-
tada por terrenos e imóveis, assim como gastos relacionados. 5. Patrimônio
Líquido – Em 31/12/2020, a entidade foi cindida parcialmente, no valor de
R$6.495.000, a fim de desincorporar do seu patrimônio imóveis não vin-
culados à sua operação. Nessa mesma data, os acionistas aumentaram o
capital social da entidade no valor de R$52.364.869. O capital social, após
a movimentações acima, é de R$209.895.869, dividido em 227.761.904
ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal.
SODECIA AMÉRICA DO SUL PARTICIPAÇÕES LTDA
CNPJ 07.961.462/0001-14
Esta publicação visa atender os requerimentos dispostos na Deliberação
JUCESP nº 02 emitida em 25 de março de 2015. As demonstrações
¿QDQFHLUDVFRPSOHWDVHQFRQWUDPVHGLVSRQtYHLVQDVHGHGDHPSUHVD Jose Fernando Gonçalves Fernandes - Administrador Wilians França Dias - Contador - CRC: 1-SP 229.726/O-2
Demonstrações Financeirasem do Exercício Findo em 31 de Dezembro de 2019 (em reais R$)
2020
Ativo / Ativo Circulante 32.510.196
Caixa e equivalente de caixa 22.507.000
Clientes e outras contas a receber 392.768
Impostos a recuperar 1.850.096
Dividendos a receber 6.829.852
Outros ativos circulantes 930.480
Ativo não circulante 381.408.151
Impostos diferidos ativos 198.955
Investimentos em empresas coligadas 371.906.609
Ativo Imobilizado 1.080.593
$WLYRLQWDQJtYHO 8.221.994
Total do ativo 413.918.348
2020
Passivo / Passivo Circulante 2.258.632
Fornecedores e outras obrigações 5 90.452
Salários e encargos sociais 8 68.380
Tributos a Pagar 5 59.285
Outros passivos circulantes 2 40.515
Passivo não circulante 42.300.011
Partes Relacionadas 19.000.000
Dividendos a pagar 23.300.011
Total do Passivo 44.558.643
Patrimonio Líquido 369.359.705
Capital Social 10.304.800
Reserva de lucros 359.054.905
Total do passivo e do patrimonio líquido 413.918.348
Balanço Patrimonial Balanço Patrimonial 2020
Fornecimentos e serviços contratados (4.333.586)
'HVSHVDFRPSHVVRDOHEHQH¿FLRV (12.901.669)
Outras despesas operacionais (371.878)
Outras receitas operacionais 217.961
Provisões (aumentos/reduções) 0
Equivalencia patrimonial 75.559.118
/XFURDQWHVGRVJDVWRV¿QDQFHLURV
depreciações e impostos 58.169.946
Receitas Financeiras 439.564
Resultado antes das depreciações e impostos 58.609.510
Depreciação e Amortização (273.699)
Resultado antes dos impostos sobre o lucro 58.335.811
Despesa com Imposto sobre os lucros -
Resultado Liquido do Exercício 58.335.811
Demonstração do Resultado do Exercício
Coface do Brasil Seguros de Crédito S.A.
CNPJ 07.644.868/0001-73
Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Financeiras
Aos Administradores e Acionistas da
Coface do Brasil Seguros de Crédito S.A.
Opinião
Examinamos as demonstrações financeiras da Coface do Brasil Seguros de
Crédito S.A. (“Seguradora”), que compreendem o balanço patrimonial em
31 de dezembro de 2020 e as respectivas demonstrações do resultado, do
resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de
caixa para o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes no-
tas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis.
Em nossa opinião, as demonstrações financeiras acima referidas apresen-
tam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimo-
nial e financeira da Coface do Brasil Seguros de Crédito S.A. em 31 de de-
zembro de 2020, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de
caixa para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contá-
beis adotadas no Brasil, aplicáveis às entidades supervisionadas pela Su-
perintendência de Seguros Privados - SUSEP.
Base para opinião
Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e inter-
nacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com
tais normas, estão descritas na seção a seguir intitulada “Responsabilida-
des do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras”. Somos inde-
pendentes em relação à Seguradora, de acordo com os princípios éticos
relevantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas nor-
mas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC,
e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com es-
sas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e
apropriada para fundamentar nossa opinião.
Outras informações que acompanham as demonstrações financeiras
e o relatório do auditor
A Administração da Seguradora é responsável por essas outras informa-
ções que compreendem o Relatório da Administração.
Nossa opinião sobre as demonstrações financeiras não abrange o Relatório
da Administração, e não expressamos qualquer forma de conclusão de au-
ditoria sobre esse relatório.
Em conexão com a auditoria das demonstrações financeiras, nossa respon-
sabilidade é a de ler o Relatório da Administração e, ao fazê-lo, considerar
se esse relatório está, de forma relevante, inconsistente com as demonstra-
ções financeiras ou com nosso conhecimento obtido na auditoria ou, de
outra forma, aparenta estar distorcido de forma relevante. Se, com base no
trabalho realizado, concluirmos que há distorção relevante no Relatório da
Administração, somos requeridos a comunicar esse fato. Não temos nada a
relatar a esse respeito.
Responsabilidades da Administração pelas demonstrações
financeiras
A Administração é responsável pela elaboração e adequada apresentação
das demonstrações financeiras de acordo com as práticas contábeis adota-
das no Brasil, aplicáveis às entidades supervisionadas pela SUSEP, e pelos
controles internos que ela determinou como necessários para permitir a
elaboração de demonstrações financeiras livres de distorção relevante, in-
dependentemente se causada por fraude ou erro.
Na elaboração das demonstrações financeiras, a Administração é respon-
sável pela avaliação da capacidade de a Seguradora continuar operando e
divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continui-
dade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demons-
trações financeiras, a não ser que a Administração pretenda liquidar a Se-
guradora ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa rea-
lista para evitar o encerramento das operações.
Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações
financeiras
Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações
financeiras, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, inde-
pendentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de audito-
ria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de seguran-
ça, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as
normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detecta as even-
tuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes
de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente
ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as
decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas de-
monstrações financeiras.
Como parte de uma auditoria realizada de acordo com as normas brasilei-
ras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional e man-
temos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:
• Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstra-
ções financeiras, independentemente se causada por fraude ou erro, plane-
jamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos,
bem como obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fun-
damentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante re-
sultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude
pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação,
omissão ou representações falsas intencionais.
• Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria
para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados às circunstân-
cias, mas não com o objetivo de expressarmos opinião sobre a eficácia dos
controles internos da Seguradora.
• Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade
das estimativas contábeis e respectivas divulgações feitas pela
Administração.
• Concluímos sobre a adequação do uso, pela Administração, da base con-
tábil de continuidade operacional e, com base nas evidências de auditoria
obtidas, se existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições
que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de conti-
nuidade operacional da Seguradora. Se concluirmos que existe incerteza
relevante, devemos chamar a atenção em nosso relatório de auditoria para
as respectivas divulgações nas demonstrações financeiras ou incluir modi-
ficação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas
conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a
data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar
a Seguradora a não mais se manter em continuidade operacional.
• Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstra-
ções financeiras, inclusive as divulgações e se as demonstrações financei-
ras representam as correspondentes transações e os eventos de maneira
compatível com o objetivo de apresentação adequada.
Comunicamo-nos com a Administração a respeito, entre outros aspectos,
do alcance planejado, da época da auditoria e das constatações significati-
vas de auditoria, inclusive as eventuais deficiências significativas nos con-
troles internos que identificamos durante nossos trabalhos.
São Paulo, 26 de fevereiro de 2021
DELOITTE TOUCHE TOHMATSU
Auditores Independentes
CRC nº 2 SP 011609/O-8
Carlos Claro
Contador
CRC nº 1 SP 236588/O-4
Parecer do Atuário Independente
Aos Acionistas e Administradores da
Coface do Brasil Seguros de Crédito S.A.
São Paulo - SP
Examinamos as provisões técnicas e os ativos de resseguro e retrocessão
registrados nas demonstrações f‌inanceiras e os demonstrativos do capital
mínimo, dos valores redutores da necessidade de cobertura das provisões
técnicas, dos créditos com resseguradores relacionados a sinistros e
despesas com sinistros, da análise de solvência e do limite de retenção da
Coface do Brasil Seguros de Crédito S.A. (“Sociedade”), em 31 de dezembro
de 2020, elaborados sob a responsabilidade de sua Administração, em
conformidade com os princípios atuariais divulgados pelo Instituto Brasileiro
de Atuária - IBA e com as normas da Superintendência de Seguros Privados
- SUSEP e do Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP.
Responsabilidade da Administração
A Administração da Sociedade é responsável pelas provisões técnicas,
pelos ativos de resseguro e retrocessão registrados nas demonstrações
f‌inanceiras e pelos demonstrativos do capital mínimo, dos valores redutores
da necessidade de cobertura das provisões técnicas, dos créditos com
resseguradores relacionados a sinistros e despesas com sinistros, da
análise de solvência e do limite de retenção elaborados de acordo com os
princípios atuariais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Atuária – IBA e
com as normas da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP e do
Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP, e pelos controles internos
que ela determinou serem necessários para permitir a sua elaboração livre
de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.
Responsabilidade dos atuários independentes
Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre os itens
auditados, relacionados no parágrafo de introdução a este parecer, com
base em nossa auditoria atuarial, conduzida de acordo com os princípios
atuariais emitidos pelo Instituto Brasileiro de Atuária - IBA. Estes princípios
atuariais requerem que a auditoria atuarial seja planejada e executada
com o objetivo de obter segurança razoável de que os respectivos itens
auditados estão livres de distorção relevante.
Em relação ao aspecto da solvência, nossa responsabilidade está restrita
à adequação dos demonstrativos da solvência e do capital mínimo da
Sociedade e não abrange uma opinião sobre as condições para fazer frente
às suas obrigações correntes e ainda apresentar uma situação patrimonial
e uma expectativa de lucros que garantam a sua continuidade no futuro.
Uma auditoria atuarial envolve a execução de procedimentos selecionados
para obtenção de evidência a respeito dos valores das provisões técnicas
e dos ativos de resseguro e retrocessão registrados nas demonstrações
f‌inanceiras e dos demonstrativos do capital mínimo, dos valores redutores
da necessidade de cobertura das provisões técnicas, dos créditos com
resseguradores relacionados a sinistros e despesas com sinistros,
da análise de solvência e dos limites de retenção. Os procedimentos
selecionados dependem do julgamento do atuário, incluindo a avaliação dos
riscos de distorção relevante independentemente se causada por fraude
ou erro. Nessas avaliações de risco, o atuário considera que os controles
internos da Sociedade são relevantes para planejar os procedimentos de
auditoria atuarial que são apropriados às circunstâncias, mas não para f‌ins
de expressar uma opinião sobre a efetividade desses controles internos.
Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suf‌iciente e apropriada
para fundamentar nossa opinião de auditoria atuarial.
Opinião
Em nossa opinião, as provisões técnicas e os ativos de resseguro e retro-
cessão registrados nas demonstrações f‌inanceiras e os demonstrativos do
capital mínimo, dos valores redutores da necessidade de cobertura das pro-
visões técnicas, dos créditos com resseguradores relacionados a sinistros e
despesas com sinistros, da análise de solvência e do limite de retenção da
Sociedade em 31 de dezembro de 2020 foram elaborados, em todos os as-
pectos relevantes, de acordo com as normas e orientações emitidas pelos
órgãos reguladores e pelo Instituto Brasileiro de Atuária - IBA.
Outros assuntos
Correspondência dos Quadros Estatísticos
No contexto de nossas responsabilidades acima descritas, considerando
a avaliação de riscos de distorção relevante nos itens integrantes do
escopo def‌inido no primeiro parágrafo, também aplicamos selecionados
procedimentos de auditoria sobre as bases de dados fornecidas pela
Sociedade e utilizadas em nossa auditoria atuarial, com base em testes
aplicados sobre amostras. Consideramos que os dados selecionados em
nossos trabalhos são capazes de proporcionar base razoável para permitir
que os referidos itens integrantes do escopo def‌inido no primeiro parágrafo
estejam livres de distorção relevante.
Adicionalmente, também a partir de selecionados procedimentos, com
base em testes aplicados sobre amostras, observamos que existe
correspondência desses dados, que serviram de base para apuração dos
itens integrantes do escopo def‌inido no primeiro parágrafo, com aqueles
encaminhados à Susep por meio dos respectivos Quadros Estatísticos e
FIP (exclusivamente nos quadros concernentes ao escopo da auditoria
atuarial), para o exercício auditado, em seus aspectos mais relevantes.
Limites de Retenção
Informamos que os limites de retenção da Coface do Brasil Seguros de
Crédito S.A. em 31/12/2020 são:
Ramos Limite de Retenção
748 200.000
749 519.670
819 519.670
860 200.000
São Paulo, 26 de fevereiro de 2021
DELOITTE TOUCHE TOHMATSU
Consultores Ltda.
CNPJ 02.189.924/0001-03
CIBA 45
João Batista da Costa Pinto
MIBA 944
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste
documento quando visualizado diretamente no portal
www.imprensaoficial.com.br
sábado, 27 de fevereiro de 2021 às 01:00:37

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