Balanço - TECHINT ENGENHARIA E CONSTRUCAO S/A

Data de publicação05 Maio 2021
SeçãoCaderno Empresarial
quarta-feira, 5 de maio de 2021 Diário Of‌i cial Empresarial São Paulo, 131 (83) – 11
A Diretoria
Luciano Barbosa da Silva
Contador - CRC: 1SP174.823/O-9
LOCAWEB COMMERCE S.A.
CNPJ: 38.261.528/0001-97
Relatório da Diretoria
Balanços Patrimoniais - 31 de Dezembro de 2020 (Em milhares de reais) Demonstrações dos resultados - (Em milhares de reais)
Senhores Acionistas, em atendimento às disposições legais e estatutárias, submetemos à apreciação de V.Sas. o presente relatório relacionado às Demonstrações Financeiras levantadas em 31.12.2020.
Controladora Consolidado
Ativo 2020
Caixa e equivalentes de caixa - 10.935
Contas a receber, líquidas - 15.666
Impostos a recuperar - -
Despesas antecipadas - 340
Outros ativos - 17
Total do ativo circulante - 26.958
Investimentos 264.016 -
Imobilizado - 1.256
Intangível - 264.769
Outros ativos - 36
Total do ativo não-circulante 264.016 266.061
Total do ativo 264.016 293.019
Controladora Consolidado
Passivo e Patrimônio Líquido 2020
Fornecedores - 2.676
Empréstimos e f‌i nanciamentos - 1.155
Pessoal, encargos e benefícios sociais - 879
Serviços a Prestar - 25.635
Impostos a recolher - 1.549
Outras contas a pagar - 26
Total do passivo circulante - 31.921
Empréstimos e f‌i nanciamentos - 129
Obrigação com aquisição de Investimentos 172.455 172.455
Provisão para perda com investimento 3.047 -
Total do passivo não-circulante 175.502 172.584
Capital social 1 1
Reserva de capital 90.800 90.800
Reservas de lucros ou (prejuízos) (2.287) (2.287)
Total do patrimônio líquido 88.514 88.514
Total do passivo e patrimônio líquido 264.016 293.019
Controladora Consolidado
2020
Receita operacional Líquida - 4.692
Custo dos serviços prestados - (2.897)
Lucro Bruto - 1.795
Despesas comerciais - (679)
Despesas gerais e administrativas (325) (834)
Resultado de Equivalência Patrimonial (680) -
Lucro antes do resultado f‌i nanceiro (1.005) 282
Receitas f‌i nanceiras - 42
Despesas f‌i nanceiras (1.282) (2.163)
Lucro antes dos tributos sobre a renda (2.287) (1.839)
IRPJ e CSLL - correntes - (449)
Lucro/(Prejuízo) líquido do exercício (2.287) (2.287)
As Demonstrações Financeiras completas, acompanhadas das Notas
Explicativas estão à disposição dos Srs. Acionistas na sede da Companhia
RELATÓRIO ANUAL
PERFIL DA COMPANHIA
A Techint Engenharia e Construção S.A. presta serviços de engenharia,
aquisição, construção, operação e gestão para projetos de grande escala
em todo o Brasil. Graças à sua presença e experiência, a Techint possui um
conhecimento profundo das normas técnicas, leis e regulamentos vigentes
onde atua, bem como de entidades financeiras, sindicatos e subcontratadas
e da forma como trabalham em nível local. Devido à sua ampla experiência
no mercado, a Companhia pode desenvolver projetos de alta complexidade,
desde o projeto até a execução, em conformidade com as normas
internacionais ISO/BS/OHSAS, cuidando do meio ambiente e do bem-estar
dos seus trabalhadores e das comunidades circunvizinhas. Valores: A
filosofia corporativa da Techint vislumbra uma presença de longo prazo nos
mercados que atua, decorrente de seu compromisso com o desenvolvimento
local e uma paixão pela qualidade e tecnologia. O sucesso da estratégia de
crescimento da Techint reflete uma abordagem gerencial centrada no
investimento contínuo em recursos humanos para desenvolver habilidades
e perícias individuais em um ambiente de trabalho seguro, onde o trabalho
em equipe é tão importante quanto a motivação pessoal e a iniciativa.
• Compromisso com a segurança das pessoas, cuidados ambientais e
desenvolvimento comunitário; • Respeito pela diversidade cultural; • Criação
de conhecimento; • Transparência e profissionalismo; • Ênfase nos processos
e na previsibilidade.
CARTA DO DIRETOR GERAL
O ano de 2020 entrará para a história como um período de grandes transfor-
mações, na condição de empresa que atua há mais de 70 anos no Brasil e
responsável pela construção de 60% de toda a infraestrutura de gasodutos
e oleodutos de grande porte do país, a Techint Engenharia e Construção
navegou entre águas revoltas com sucesso e esperança.
A pandemia afetou a todos em nosso país e, evidentemente, os nossos
projetos que ocorreram em dois estados do Brasil: Roraima e Maranhão.
Mesmo com as peculiaridades regionais, colocamos em prática um rigoroso
protocolo de readequação a fim de proteger nosso maior patrimônio: a saú-
de de nossos profissionais e das comunidades onde atuamos. A Techint
implementou um plano abrangente para mitigar o risco de contágio do
CORONAVIRUS (Covid-19) em todas as suas unidades. A preocupação
com a saúde e a segurança das pessoas é um dos valores fundamentais da
nossa empresa. Por outro lado, o cenário macroeconômico também propor-
cionou desafios relacionados a custos. A alta expressiva do preço das com-
modities e a escassez de alguns insumos de construção no mercado local
- o que nos levou a aquisições destes no mercado internacional com o agra-
vante de desvalorização do real frente ao dólar - foram alguns dos fatores
que impactaram a nossa gestão. No entanto, neste novo mercado da enge-
nharia e construção no país, a Techint se diferencia pela solidez financeira e
essa marca se tornou ainda mais forte, especialmente em um ano desafia-
dor para todos no planeta. Somos uma das poucas empresas com conheci-
mento da realidade brasileira e experiência em todo o território nacional, o
que garante a entrega de um empreendimento completo e seguro aos nos-
sos clientes. Mesmo diante desses percalços, o ano de 2020 foi para nós
uma oportunidade de reforçarmos nosso compromisso com a ética e a
transparência com nossos clientes e parceiros, honrando nossas entregas
que nos fazem únicos no mercado brasileiro: em mais de sete décadas,
nunca deixamos uma obra inacabada por decisão própria. Tenho absoluta
certeza de que sairemos desta situação mais fortes e confiantes que gran-
des oportunidades nos esperam na retomada da economia no país.
DESTAQUES
Jaguatiríca II: Continuação dos trabalhos de construção da usina termoelé-
trica que proverá 70% da necessidade energética do estado de Roraima.
Atualmente, o projeto está com mais de 72% de avanço físico na fase de
construção e possui uma previsão de término para junho de 2021. Parnaíba
V: Seguimos com os trabalhos de construção da usina termoelétrica de Par-
naíba V a qual atingiu um avanço físico de construção superior a 47% até o
final do exercício fiscal, com previsão de término para dezembro de 2021.
Plataforma P-76: Após a entrega da plataforma de petróleo no final de
2018, continuamos com a operação assistida e período de garantia durante
o ano de 2020 e também seguimos com a negociação dos últimos ritos
contratuais final completion, final acceptance e amicable resolution. Obtive-
mos sucesso nas negociações junto à Petrobras e finalizamos todas as tra-
tativas dentro do ano de 2020 reconhecendo todos os resultados finais rela-
tivos a entrega da plataforma dentro do exercício societário.
TRABALHANDO COM SEGURANÇA EM TEMPOS DE COVID-19
Desde o início da pandemia, a prioridade da Techint vem sendo a preserva-
ção da saúde e segurança da nossa gente e manutenção da excelência no
serviço prestado aos clientes. A Companhia imediatamente implementou
um amplo plano para mitigar o risco de contágio por Covid-19 nos projetos
em que atua e também nos escritórios administrativos. Fatores chave:
A partir de fevereiro de 2020 o nosso Comitê Interno de Saúde Ocupacio-
nal com representantes das áreas de CMASS, RH e área operacional reali-
zou o monitoramento da evolução da COVID-19, analisando casos e atuali-
zando constantemente as medidas sanitárias e o protocolo de saúde da
Companhia. Mantivemos o monitoramento do compliance das medidas sa-
nitárias para os mais de 3.700 funcionários e subcontratados. • 5.541 testes
de Covid-19 (Swab e teste de saliva, testes sorológicos e de antígenos) fo-
ram realizados entre funcionários e subcontratados em nossas obras, e tam-
bém mantivemos treinamento a respeito do tema para os funcionários e
subcontratados. Principais medidas tomadas: • Aumento de medidas de
segurança e protocolos de desinfecção em nossos escritórios e obras.
• Uso obrigatório de máscara facial e distanciamento social mínimo de 2
metros dentro dos escritórios. Quando não é possível o distanciamento so-
cial, o uso do protetor facial é obrigatório. • Verificação de temperatura e
análise de sintomas para empregados na entrada e saída de nossos locais
de trabalho. • Protocolo de ação imediata se detectado algum sintoma,
acompanhado por estrito monitoramento. • Entrega de equipamento de pro-
teção individual e higiene pessoal recomendados pelas autoridades e ór-
gãos governamentais de saúde.
DIRETORIA
Ricardo Ourique Marques - Diretor Geral: Ricardo nasceu no Rio de Ja-
neiro (RJ) formou-se como Engenheiro Civil pela Universidade do Estado do
Rio de Janeiro, com MBA pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, e
cursou um Programa de Gestão Avançada no INSEAD. Ingressou no Grupo
Techint em 2001, ocupando o cargo de diretor comercial e atualmente ocupa
o cargo de CEO do grupo de Engenharia e Construção no Brasil.
Guilherme Pires de Mello - Diretor de Operações: Guilherme é natural de
Santo Antonio da Platina - PR, formado em Engenharia Civil pela universi-
dade federal de Juiz de Fora (MG), com pós-graduação em mecânica dos
solos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ingressou no grupo Te-
chint no ano de 2000 e participou de diversos projetos de diferentes segui-
mentos com experiência nos mais diversos e complexos segmentos que a
Techint atual.
Fabio Souza de Aquino - Diretor de Administração e Finanças: Natural
da cidade de São Paulo (SP), Fabio é formado em Bussiness Administration
pela Universidade Ibirapuera (SP), possui MBA em Controladoria e Auditoria
pela Fundação Getúlio Vargas e Gestão de Projetos pelo IAE Bussiness
School da Argentina. Ingressou no grupo Techint em 1990 passando por di-
versas áreas de Administração, Finanças e Recursos Humanos até se tor-
nar diretor Administrativo e Financeiro no ano de 2018.
LIDERANÇA EXECUTIVA
Ricardo Ourique Marques - Diretor Geral
Guilherme Pires de Mello - Diretor de Operações
Fabio Souza de Aquino - Diretor de Administração e Finanças
Luis Guilherme de Sá - Diretor Comercial
Brasil: Manter-se competitivo em um mercado com um elevado nível de di-
namismo, com um alto potencial de investimento e que atrai cada vez mais
concorrência. • Parnaíba V - Finalização e entrega do projeto no ano de
2021. • Jaguaritica II - Finalização e entrega do projeto no ano de 2021.
• Carteira Complemento: Obtenção de nova carteira complemento man-
tendo a qualidade dos projetos e a manutenção da presença nos setores
que a companhia atua. Principalmente nos mercados de geração, transmis-
são de energia, novo marco regulatório de gás e plantas de fertilizantes.
PERSPECTIVA DE MERCADO
Ao redor do mundo a pandemia pelo surto de Covid-19 trouxe disruptura em
diversas indústrias, particularmente no setor de energia. Tendo em vista que
os efeitos impactam em nossa carteira, nós estamos monitorando a recupe-
ração do mercado para avaliar e, se necessário, redefinir as nossas estraté-
gias futuras. No entanto, continuamos confiantes no desenvolvimento nos
seguintes setores. As perspectivas para a economia, e para nossos negó-
cios, estão melhorando graças às ações do governo em progresso para de-
sinvestir, privatizar e desregulamentar o setor de gás, principalmente nas
indústrias siderúrgicas e fertilizantes, mercados onde temos uma longa tra-
dição. Isto fomentará a recuperação econômica, proporcionando um am-
biente mais competitivo e propicio aos negócios trazendo a possibilidade de
novos negócios no setor, bem como fora dele, isso deverá trazer mais negó-
cios em todo o setor de energia, inclusive no setor de linhas de transmissão.
A companhia está desenvolvendo duas plantas de geração de usina termo-
elétrica em parceria com um cliente do setor privado, em locais estratégicos
do Brasil. Uma destas usinas suprirá 70% de toda a energia elétrica do es-
tado de Roraima. Estes dois projetos vêm a reforçar a presença da compa-
nhia no setor elétrico e reforça a nossa posição de liderança no setor.
NOSSO PESSOAL
Na Techint, a gestão de recursos humanos é a chave para o sucesso:
Nosso programa de gestão de talentos se concentra em entender os indiví-
duos para garantir que as pessoas certas sejam colocadas quando e onde
são necessárias. Esta é a pedra angular de nossa estratégia para desenvol-
ver futuros líderes, treinados para melhorar a inclusão e a diversidade de
gênero na liderança e aperfeiçoar o desempenho geral, os resultados e o
trabalho em equipe.
Este ano, foi dada atenção especial à equidade de gênero, aprofundando
nossa política de diversidade para um local de trabalho sem assédio para
promover oportunidades iguais para todos os funcionários. Realizamos gru-
pos focais e pesquisas durante o ano como parte de nosso compromisso
com um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo. Como resultado, con-
seguimos modificar aspectos de nossos procedimentos de seleção, contra-
tação e treinamento. Também realizamos avaliações do clima empresarial
para gestão interna com resultados positivos e maiores taxas de engaja-
mento dos funcionários. Ao longo do ano, nossa ênfase foi a de continuar a
oferecer oportunidade para que os nossos funcionários expandam seus ho-
rizontes por meio de cursos a distância. Realizamos uma campanha de co-
municação para promover o Degreed, compartilhando experiências e infor-
mações sobre a plataforma todas as semanas para usuários de todo o
Brasil. Para enfrentar os desafios envolvidos, os programas de treinamento
da Empresa estão sendo continuamente revisados e atualizados. Nossos
programas de desenvolvimento de carreira são projetados para garantir que
o crescimento profissional de nossos colaboradores se harmonize com a
estratégia de negócios da Empresa, com foco em funções-chave dos funcio-
nários. Também realizamos oficinas para pessoas de países diferentes e
projetos para ensinar gestão do conhecimento e compartilhar práticas com
o objetivo de incentivar a inovação. Nos últimos meses do ano, realizamos
nossa pesquisa de pulso, refletindo nosso compromisso em monitorar nosso
ambiente de trabalho durante a pandemia. Nosso renomado programa Jo-
vens Profissionais, projetado para atrair mentes talentosas de todo o mundo,
continua a oferecer treinamento e mentoria de qualidade, enquanto nosso
Programa de Desenvolvimento de Liderança trabalha em estreita colabora-
ção com gestores talentosos e essenciais para a sustentabilidade futura
da Empresa.
Neste programa, nos últimos 2 anos, incorporamos 40% de mulheres para
atuação em diversos projetos e áreas corporativas. Além de um programa
extenso de treinamento interno, a Empresa fortaleceu seu relacionamento
com o Project Management Institute, organização global e sem fins lucrati-
vos, e, no ano passado, se juntou ao seu Conselho Executivo.
RELAÇÕES COM A COMUNIDADE
Nosso compromisso: impulsionar o crescimento e o desenvolvimento nas
comunidades onde trabalhamos e vivemos. A Techint contribui ativamente
com as comunidades onde atua, fomentando o desenvolvimento social e
econômico sustentável para permitir que a Companhia e suas comunidades
cresçam juntas. Em parceria com organizações sem fins lucrativos, a socie-
dade civil e suas instituições, o foco é forjar relações fortes de longo prazo
entre funcionários, clientes, fornecedores e comunidades vizinhas. Os líde-
res da Techint atuam consistentemente para promover a sustentabilidade ao
longo de suas operações de acordo com seus princípios, políticas e valores.
Com o impacto da Covid-19 em 2020, a Techint lançou um plano de ação
para aprimorar e melhorar o sistema de saúde nas comunidades em que
atua, incluindo a doação de respiradores, equipamentos de UTI e elementos
de biossegurança médica. O programa de Relações Comunitárias tem como
foco promover a educação, principal impulsionador da equidade social e das
oportunidades. Os valores educacionais e as perícias de autossuficiência
são disseminados por destacar a qualidade na educação, reconhecer e re-
compensar o desempenho acadêmico e melhorar a infraestrutura local.
Alguns dos programas da Techint em 2020 incluem: • Programa de Educa-
ção Roberto Rocca: bolsas de estudo para estudantes universitários e de
pós-graduação em Engenharia e Ciências Aplicadas no Brasil. • Programas
de sustentabilidade: redução de resíduos e efluentes, reciclagem, reutiliza-
ção e recuperação para criação de adubo e material reutilizável.
COMPLIANCE
Transparência e integridade são nossos valores fundamentais: O Pro-
grama de Compliance de Conduta empresarial da Techint Engenharia e
Construção estabelece a Política de Conduta Empresarial da Empresa, in-
cluindo uma série de procedimentos para garantir que seus funcionários si-
gam seus princípios éticos e disposições antissuborno. Em conjunto com o
Código de Conduta e Política de Transparência da Techint Engenharia e
Construção, o Programa dita como os funcionários devem interagir com
Funcionários Públicos, Entidades Governamentais, outras organizações e
pessoas físicas. Ele também fornece regras específicas para avaliar e rever
o compromisso de terceiros com os padrões éticos da Techint, uma vez que
a empresa se baseia no cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis. O
Programa de Compliance de Conduta Empresarial se baseia na avaliação
de riscos, considerando fatores externos e internos. A abordagem tomada é
preventiva e envolve atividades extensas de comunicação e treinamento dos
funcionários, com ênfase na importância de buscar conselhos. Os efeitos da
pandemia, isolamento social e o trabalho remoto elevaram a preocupação
da diretoria de Departamento de Conduta de Negócio e Complianc
e
(“BCCO”). As partes interessadas podem denunciar qualquer violação ou
suposta violação das políticas e procedimentos da TEI&C usando um canal
de comunicação confidencial (Linha Transparente). Trabalhando em conjun-
to com o departamento de auditoria interna, foi lançada uma campanha de
comunicação com os destaques do comprometimento Techint com a trans-
parência em tempos de crise. Foram ministradas atividades online sobre o
tema durante o ano de 2020. Também foram realizados eventos online com
fornecedores de alto risco. Foi realizada uma segunda campanha do código
de conduta e políticas internas na conduta empresarial para atingir 100% do
público-alvo (diretores, gerentes e profissionais de alto risco). A missão do
BCCO ainda inclui aconselhar e orientar quanto ao cumprimento de políticas
internas e procedimentos, bem como o monitoramento de atividades suspei-
tas e investigações de possíveis violações.
UM FUTURO SUSTENTÁVEL
A Techint está comprometida com um modelo de negócio sustentável que
promova o crescimento econômico, fomente o desenvolvimento e minimize
tanto a ocorrência de desvios quanto o impacto geral sobre o meio ambien-
te. Essas premissas são a base de nossos esforços para equilibrar nossa
atividade com o bem-estar das comunidades onde atuamos e formar a lógi-
ca para nossa estratégia comercial sustentável. Investimos continuamente
no desenvolvimento de nossas equipes para fortalecer nossa cadeia de
valor e fornecer valor tanto para nossos clientes quanto para a comunidade
em geral. Com 73 anos de experiência de trabalho no Brasil, construímos
uma cultura corporativa forte de prevenção, com o objetivo global de zero
dano. Graças ao seu Sistema Integrado de Gestão (SIG), a Techint tem re-
gistrado indicadores de segurança superlativos e alinhados aos níveis inter-
nacionais. Uma das prioridades da Techint é alcançar a padronização e a
previsibilidade de processos, implantando seu capital de gestão de conheci-
mento para garantir produtos e serviços eficientes. Em 2020, a análise sis-
temática e a implementação das melhores práticas levaram a melhorias
significativas na prevenção de desvios, acidentes e incidentes. Isso também
teve um impacto na qualidade, levando a um melhor cumprimento dos pra-
zos e maior satisfação do cliente, tanto interna quanto externamente. Na
área de segurança viária para o transporte de nossos colaboradores, intro-
duzimos medidas adicionais de segurança para o uso de todos os veículos,
que incluem programas de monitoramento e controle de motoristas, para
reduzir o risco de tais acidentes no futuro. Conquistas de desempenho em
2020: • Melhorias no desempenho da segurança no trânsito usando tecno-
logia de sensores inteligentes e programas de treinamento em realidade
virtual. • 10% de redução dos custos operacionais por meio de uma gestão
eficiente de processos de identificação antecipada de problemas e desvios.
• Adoção de processos energeticamente mais eficientes, permitindo uma
redução de 10% no uso de combustível. • Certificação de ISO 50001 Siste-
ma de Gestão de Energia versão 2018. • Certificação de ASME standard
para processos de fabricação. • Otimização do processo do Sistema de As-
sistência Corporativa, com foco em processos críticos. • Relançamento dos
procedimentos internos de segurança viária. • Lançamento do programa
Ergonomia na Construção com impacto positivo na produtividade. • Expan-
são da Abordagem Proativa (base de pirâmide de acidentes). • Processos
disciplinares e operacionais para identificar, implementar e corrigir ações
inseguras (disciplina normativa e operacional). • Continuidade do monitora-
mento do custo da não-qualidade, identificando oportunidades para melho-
rias. • Workshop anual conduzido em plataformas online. • Gestão eficaz de
todos os resíduos produzidos pelas atividades da companhia, onde 53%
foram tratados com o princípio dos 4R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Re-
pensar).
INOVAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE
Uma cultura de inovação: Inovação como conceito e prática deve vir de
cima, chegando a todas as áreas nas quais a Companhia atua, e motivando
a todos, em especial, aqueles de espírito empreendedor. O departamento
de Inovação, Aplicação de Tecnologia e Gestão do Conhecimento gerencia,
valida e dissemina as iniciativas de inovação utilizando-se de suporte corpo-
rativo e também aqueles desenvolvidos por funcionários que empreendem.
Pilares da Inovação: Durante 2020, nossas iniciativas de Inovação recaí-
ram em seis áreas estratégicas: 1. Gerenciamento de projetos, intimamente
ligado às áreas de conhecimento do Project Management Institute - PMI.
2. Design e engenharia: software, ferramentas de cálculo e design, e tam-
bém novos campos como tecnologia de colheita de dados. 3. Construção,
com novas ferramentas e novos equipamentos. 4. Tecnologia de digitaliza-
ção de canteiros, relativos aos aspectos indiretos da construção e colheita
de dados. 5. Processos administrativos e outras tarefas ganhando espaço
no escritório. 6. Desenvolvimento de novos produtos focado no cliente.
Iniciativas de impacto: Algumas de nossas iniciativas de sucesso incluí-
ram: • Modelo BIM (“Building Information Modeling”) para integração de as-
sistência de projetos e acesso aos modelos 3D de projetos de qualque
r
dispositivo. • Drones e geo-radares para inspecionar o subsolo e o acaba-
mento dos oleodutos. • Equipamentos pesados guiados por GNSS (“Globa
l
Navigation Satellite System”). • Ferramentas de geolocalização e rastreabili-
dade. • Ferramentas de orçamento e gestão: Candy, Project Board, Digital
Pipeline, Marco Effect Module e relatórios de trabalho digitais.
TI E SISTEMAS DE TECNOLOGIA
Ao longo de 2020, avançamos no desenvolvimento e implementação de no-
vas soluções de tecnologia aumentando nossa capacidade de trabalhar re-
motamente em linha com as necessidades da pandemia. Os principais pro-
jetos de TI incluíram o seguinte: • Campanhas de segurança cibernética
foram promovidas para reforçar os avisos internos de segurança. • Ferra-
mentas colaborativas como TEAMS e Office 365. • Lançamento e implemen-
tação de novas soluções em gerenciamento de documentos. • Lançado novo
padrão BIM para projetos de plantas industriais e continuidade de trabalhos
no modelo Data Centric Engineering. • Solução de gerenciamento de mode-
lo 3D para usuários não especialistas na área de Engenharia. • Implementa-
ção de um novo sistema de rastreamento para o comissionamento, entrega
e protocolos de qualidade. • Múltiplos projeto de análise de dados para áreas
core e não core. • Continuidade na implementação de automação via tecno-
logia de RPA (“Robotic Process Automation”) para áreas administrativas.
• Lançamento de projetos de virtualização de desktop, entre outros, para
expandir a capacidade de Engenharia remota.
TECHINT ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO S.A.
CNPJ nº 61.575.775/0001-80
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste
documento quando visualizado diretamente no portal
www.imprensaoficial.com.br
quarta-feira, 5 de maio de 2021 às 00:25:50

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT