BANCO DO BRASIL S/A

Data de publicação26 Fevereiro 2021
Páginas73-79
ÓrgãoMinistério da Economia,Banco do Brasil S.A.
SeçãoDO1

BANCO DO BRASIL S/A

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO

Carta da Administração

Senhoras e senhores,

O ano de 2020 foi marcado por inúmeros desafios em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. Diante desse cenário, concentramos nossos esforços em continuar oferecendo um atendimento de qualidade, apoiando nossos clientes para que pudessem superar as adversidades.

Desde março, reforçamos nosso balanço com a constituição de provisões prudenciais que nos permitirão absorver os potenciais impactos desta pandemia, e construímos capital suficiente para suportar o crescimento dos negócios.

Olhando para a originação de negócios, temos trabalhado cada vez mais com a integração das linhas de negócio do Banco, olhando para a cadeia produtiva com clientes que estão no atacado, no varejo, no agro e no governo. Temos ainda fortalecido a atuação em segmentos em que somos protagonistas, tais como o agronegócio, o crédito consignado e o governo, sem deixar de lado a atuação em mercados pouco explorados e a busca por negócios com não correntistas.

Temos investido na aceleração da nossa transformação digital. Foram aprovados investimentos adicionais de mais de R$ 2,3 bilhões em tecnologia até 2022, especialmente em analytics, big data e inteligência artificial. Tudo isso para trazer mais proximidade, simplicidade, efetividade e conveniência para nossos clientes. Finalizamos o ano com quase 21,2 milhões de clientes ativos nos canais digitais, sendo que ¼ deles chegaram nos últimos 12 meses. Cerca de 10 milhões, já usam a ferramenta de conversa por texto no App BB, conhecida como Fale.Com, em seus contatos com os gerentes e temos o App de banco brasileiro mais bem avaliado consistentemente pelos usuários das lojas do Google e da Apple.

Promovemos mudanças estruturais com foco no aprimoramento da experiência do cliente em todas as camadas da organização. Aprovamos um conjunto de medidas relacionadas à revisão e ao redimensionamento de nossa estrutura organizacional, com a otimização de pontos de atendimento no país que incluem a abertura de escritórios com foco em clientes de alta maturidade digital e também clientes do segmento agro, visando nos adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais. Além disso, expandimos nossa capacidade de assessoramento gerenciado aos clientes, ampliando o relacionamento com 1,3 milhão de clientes. Também fortalecemos nossa atuação com a oferta de assessoria personalizada e especializada a clientes investidores, e passaremos a contar em 2021 com 800 profissionais de investimentos, oferecendo um portfólio completo, competitivo e democrático. Com tudo isso, aprimoramos nossa eficiência e a capacidade de atender melhor.

Mantemos o compromisso com controle de despesas e busca pela eficiência. Desde 2015 as despesas apresentam desempenho abaixo da inflação. Temos ainda iniciativas importantes em andamento que nos trarão economias recorrentes anuais após a implementação de todas as medidas previstas.

Queremos ser o principal banco de relacionamento dos nossos clientes e para isso agimos ativamente, entendendo seu contexto de vida, antecipando suas necessidades e oferecendo as melhores soluções, de acordo com seu perfil, e na conveniência do canal que lhe for mais adequado. Utilizamos inteligência analítica para entender o comportamento do cliente e atuar com ele no melhor momento, com foco no seu sucesso e orientado por nossos modelos multidimensionais. Com isso, o atendimento de excelência é nosso principal diferencial competitivo e se reflete numa maior satisfação.

Um assunto relevante na nossa pauta é a sustentabilidade. Ela está presente na dinâmica do nosso dia a dia há muitos anos, sendo aspecto integrado à gestão dos negócios e dos processos. Adotamos as melhores práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ASG). Isso permite ações de antecipação e de gerenciamento de riscos e oportunidades e realização de negócios cada vez mais sustentáveis. Nossa sólida trajetória em sustentabilidade é reconhecida pelo mercado. Somos destaque nos principais índices e rankings, tais como o ISE da bolsa brasileira, o DJSI da bolsa de Nova Iorque e o FTSE4 da bolsa de Londres. Somos ainda avaliados como 'AA' pela Morgan Stanley Capital International (MSCI) ESG Rating. E estamos avançando, ao estabelecer dez compromissos de longo prazo com a sustentabilidade, que envolvem Negócios Sustentáveis, Investimento Responsável e a Gestão ASG.

Não podemos deixar de agradecer a dedicação e a força do nosso corpo funcional, com sua capacidade de superar desafios, de se reinventar, de encantar nossos clientes e contribuir para o desenvolvimento do país. Agradecemos ainda nossos mais de 750 mil acionistas pela confiança em nossa empresa.

O caminho que traçamos até aqui nos permitiu plantar as sementes que permitirão colher frutos bastante positivos em 2021. Proporcionar a melhor experiência para o cliente é fundamental para a perenidade da nossa Empresa, engajando nossos clientes e estabelecendo negócios rentáveis e duradouros. Este pilar, somado aos pilares de cultura de inovação que transforma a organização, de eficiência operacional e de responsabilidade socioambiental, continuará guiando nossa atuação, o que permitirá a elevação da rentabilidade e a construção de resultados sustentáveis, ampliando a geração de valor aos nossos públicos de relacionamento.

Atuação na pandemia

Diante do cenário de incertezas trazido pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Banco do Brasil tem atuado para prover suporte aos clientes com seriedade, rapidez e segurança, ao mesmo tempo em que fortalecemos o nosso compromisso com a sociedade, a partir de ações que visam apoiar o país a superar este momento de dificuldades.

Reconhecemos o empenho e a força dos nossos colaboradores que têm trabalhado para garantir a prestação de serviços financeiros de qualidade aos clientes e à sociedade. Além disso, foram feitos investimentos em tecnologia e em segurança da informação, reforçando o atendimento digital. Também tomamos todas as medidas necessárias para manter o atendimento presencial seguro.

Auxiliamos de maneira ágil nossos clientes a navegar por esse período turbulento, possibilitando a adequação financeira de seus compromissos a partir da repactuação das operações de crédito com carência para pagamento e alongamento do prazo, a depender da linha de crédito.

Dentre as ações de suporte à economia, destacamos ainda:

(i) Os desembolsos de R$ 7,0 bilhões para as empresas no Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe);

(ii) PEAC Maquininhas, do BNDES, disponibilizado para 76 mil clientes, com empréstimos de R$ 2,2 bilhões, representando 71% do que foi feito por todos os bancos;

(iii) Apoiamos o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, no pagamento do auxílio emergencial previsto na Lei 13.982, de 02 de abril de 2020 com a realização de mais de 9,5 milhões de créditos, totalizando R$ 11,7 bilhões de abril a dezembro/2020,

(iv) Fomos a principal instituição financeira no pagamento do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda - BEm - concedido aos trabalhadores que tiveram jornada reduzida ou contrato suspenso de forma a preservar seu emprego e sua renda. O BEm está sendo pago aos empregados das empresas que aderirem ao programa, independentemente do cumprimento de qualquer período aquisitivo, tempo de vínculo empregatício ou número de salários recebidos. Até 30/12, foram disponibilizados 20,1 milhões de benefícios em um montante de R$ 16,4 bilhões, sendo R$ 2,7 bilhões por meio de crédito automático em contas poupança BB, R$ 11,4 bilhões por DOC's e R$ 2,3 bilhões de créditos via Carteira Digital bB;

(v) Realizamos, por meio de acordo com o Ministério da Saúde, o pagamento de 491,2 mil bonificações aos residentes e estudantes da área de saúde que participam da ação 'O Brasil Conta Comigo', por meio da Carteira Digital bB, totalizando mais de R$ 336,9 milhões. A ação do Ministério da Saúde possibilita a convocação de profissionais de saúde interessados em atuar junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) em locais de necessidade, para o enfrentamento da pandemia gerada pela Covid-19.

(vi) Apoiamos em alguns Estados e Municípios o pagamento de auxílio emergencial para atendimento de necessidades básicas e merenda destinado a alunos da rede escolar pública que sejam beneficiários do programa bolsa família. Os créditos foram disponibilizados por meio da carteira Digital bB a cerca de 96 mil beneficiários e representantes dos alunos.

(vii) No mês de novembro, nas eleições municipais, os mesários de 23 estados receberam o auxílio-alimentação por meio do smartphone. O benefício foi pago por meio do aplicativo Carteira bB, carteira digital fornecida pelo Banco do Brasil. O pagamento por meio digital resulta da parceria entre o Banco do Brasil e os Tribunais Regionais Eleitorais de 23 estados. A ação resultou no pagamento de auxílio alimentação a 1,3 milhão de colaboradores nas eleições 2020. Cada TRE definiu o...

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