A competência em informação e o bibliotecário mediador da leitura em Biblioteca Pública

AutorLidia Eugenia Cavalcante - Alessandro Rasteli
CargoUniversidade Federal do Ceará - Universidade Estadual Paulista
Páginas157-180
157
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ci ência da informação, v. 18, n. 36, p.
157-180, jan./abr., 2013. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n36p157
A competência em informação e o bibliotecário
mediador da leitura em biblioteca pública
Information competence and the librarian as a mediator of
the reading process in public libraries
Alessandro RASTELI1
Lidia Eugenia CAVALCANTE 2
RESUMO
A competência em informação (information literacy) está no núcleo do aprendizado ao longo da
vida. Seu conceito vincula-se à necessidade de se exercer o domínio sobre o sempre crescente
universo informacional, abrangendo três dimensões: conhecimento, habilidades e atitudes.
Como mediadores de leitura, os bibliotecários devem buscar o aprendizado contínuo e a
melhoria de suas qualificações e competências, envolvendo-se e colaborando com a crescente
demanda evidenciada nos diversos segmentos da sociedade, a exemplo da escola e da biblioteca
pública. Na função de agente socializador da informação, o bibliotecário contribuirá no processo
de aprendizagem dos indivíduos através das mais diversas formas de leituras e suportes, como
também em suas práticas, ajudando o leitor a atingir nível elevado de complexidade no processo
de leitura/escrita e na produção de sentido. Refletir o papel do bibliotecário como agente
educacional e a biblioteca pública enquanto equipamento multicultural, pluralista e aprendente
torna-se a base desta transformação, demonstrando que a biblioteca pública não é lugar de
acervos estanques, mas sim um espaço de possibilidades de transformação.
PALAVRAS-CHAVE: Information Literacy. Competência em Informação. Leitura. Mediação de
Leitura. Biblioteca Pública.
ABSTRACT
Information literacy (Information competence) is at the core of lifelong learning. Its concept
conveys the need of having control over the increasing informational universe, covering three
1 Universidade Estadual Paulista - alessandrorasteli@yahoo.com.br Universidade Federal
do Ceará - lidia@ufc.br
2 Universidade Federal do Ceará - lidia@ufc.br
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
ARTIGO
Recebido em:
07/03/2012
Aceito em:
29/01/2013
v. 18, n. 36, 2013.
p. 157-180
ISSN 1518-2924
158
dimensions: knowledge, skills and attitudes. As mediators of reading, librarians should seek
continuous learning and improvement of their qualifications and skills, engaging and
collaborating with the growing demand noticed in various segments of society, such as school
and public library. In his role as a socializing agent of information, the librarian will help in the
learning process of individuals through various forms of media and readings, but also in their
practices, helping the reader to achieve a greater level of complexity in the process of
reading/writing and in the production of meaning. Reflecting on the role of the librarian as an
educational agent and on public libraries a s multicultural, plural facilities as well as a learning
environment, become the basis of this transformation, showing that the public library is not a
place of tight inventories, but rather a place of possibilities of transformation.
KEYWORDS: Information Literacy. Information Competence. Reading. Mediation Reading.
Public Library.
1 INTRODUCÃO
Vivemos numa época marcada por transformações em todos os
domínios. As mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais verificadas na
sociedade, usualmente conhecida por Sociedade da Informação, nos levam a
repensar as políticas educacionais e as práticas pedagógicas implementadas nas
bibliotecas públicas brasileiras, visando atrelar essas práticas às no vas
configurações sociais e às exigências do contexto informacional. Observa-se que
a sociedade pós-moderna tem sua configuração social ligada à velocidade, à
simultaneidade, ao tempo e ao espaço que exigem um novo perfil do leitor e,
consequentemente, a implementação de ações educacionais que envolvam as
diferentes etapas do aprendizado.
Essas transformações têm ocorrido principalmente com o
desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e os seus
reflexos nos habitus e padrões de leitura e acesso à informação, permitindo
legitimamente levantar questões pertinentes ao futuro das bibliotecas e dos
seus profissionais. O acesso à informação ultrapassou as leituras tradicionais
perpetuadas através de várias gerações, realizadas em tempo real.
Os novos modos de informar com uso das TIC possibilitam a geração da
informação digital instantânea. Nesse aspecto, as atuais possibilidades de leitura

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT