Bolsa Família: projeto social ou marketing político?

AutorPaulo Gabriel Martins de Moura
CargoUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)
Páginas115-122
115
Bolsa Família: projeto social ou marketing político?
Paulo Gabriel Martins de Moura
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
Bolsa Família: projeto social ou marketing político?
Resumo: Esse ensaio, à luz da análise política, critica o Programa Bolsa Família, implementado pelo governo Lula, a partir da
metodologia de ongoing analysis conjuntural, originada na ciência política norte-americana. Busca estabelecer paralelo dessas análises
com as críticas de especialistas ao Bolsa Família, veiculadas na imprensa, que sugerem a ausência de um referencial conceitual, amparado
no conhecimento acumulado na área (ou sua não-aplicação prática), a nortear as políticas sociais do governo Lula. Baseando-se em fontes
secundárias sobre dados oficiais e em depoimentos de especialistas, a análise identifica uma aparente ‘esquizofrenia’ nos referenciais
‘filosóficos’ que norteiam as políticas sociais do governo, sugerindo que a solução escolhida foi uma resposta conjuntural a uma demanda
de marketing governamental, e não orientada por uma deliberada política pública de governo pré-concebida como tal que, se existiu, não
transparece nas ações governamentais aplicadas.
Palavras-chave: governo Lula, políticas sociais públicas, Bolsa Família, Fome Zero, marketing político.
Family Grant: Social Policy or Political Marketing?
Abstract: This essay, a political analysis, criticizes the Family Grant Program, implemented by the Lula government of 2003-2005. It
is based on the ongoing analysis methodology originated in U.S. political science. It seeks to establish a parallel of these analyses with
criticisms of the Family Grant program presented in the media and made by specialists. They focus on the absence of a conceptual
reference for the program (or its practical non-application), supported by accumulated knowledge in the field, that would guide the
social policies of the Lula government. Based on secondary sources about official data and on statements from specialists, the analysis
identifies an apparent ‘schizophrenia’ in the ‘philosophical’ references that orient the government’s social policies, suggesting that the
solution chosen was a situational response to a demand for government marketing and not oriented to a deliberate public policy pre-
conceived as such, which, if it exists, is not evident in the government actions.
Key words: Lula government, public social policies, Family Grant, Zero Hunger, political marketing.
ENSAIO
Recebido em 30.10.2006. Aprovado em 05.01.2007.
Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. 1 p. 115-122 jan./jun. 2007

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT