O Brasil é um país seguro para investimentos?

AutorAlexandre Pontieri
CargoAdvogado em São Paulo/SP e Brasília/DF; Pós-Graduado em Direito Tributário pelo CPPG - Centro de Pesquisas e Pós-Graduação da UniFMU, em São Paulo; Pós-Graduado em Direito Penal pela ESMP-SP - Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo

É claro que como brasileiros temos a tendência a defendermos o nosso país, mas, independente do amor que sentimos por nossa pátria, as informações divulgadas pelos diversos órgãos de informação mostram que a resposta a essa pergunta é positiva: sim, o Brasil é um país seguro para investimentos.

Veja-se, por exemplo, que recentemente o Brasil tornou-se um país referência mundial nos fatores econômicos e de desenvolvimento, recebendo, inclusive, o tão cobiçado investment grade na classificação da rigorosa agência de classificação de riscos Standard & Poor’s. Ou seja, o Brasil alcançou o nível máximo no grau de investimentos, tornando-se um país seguro para investidores, conforme se pode ver, por exemplo, na notícia abaixo:

“Brasil entra no clube de países mais respeitados', diz Mantega

“BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a chegada do investment grade na classificação da Standard & Poor's coloca o Brasil no clube dos países mais respeitados e sérios e mostra que o Brasil é uma economia sólida e atraente para os investidores. Ele destacou que o investment grade se torna mais importante pelo fato de ter sido concedido em meio a uma crise internacional.

Segundo o ministro, esse reconhecimento veio a partir do crescimento mais forte da economia, que se expande acima de 5%, e dos fundamentos sólidos, já que o País tem mantido o equilíbrio nas contas públicas. Ele destacou o resultado das contas públicas, que mostrou superávit nominal no primeiro trimestre.

Mantega parabenizou "os brasileiros e governos" pela obtenção da nota.

A decisão ofuscou a decisão de corte de juros nos Estados Unidos para o mercado financeiro doméstico. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) disparou depois da notícia, recuperando rapidamente 65 mil pontos e já operando aos 66 mil pontos. Dólar e juros despencam.

Entre outras coisas, a S&P elevou o rating do Brasil para "BBB-" (investment grade), elevou o rating da dívida/moeda estrangeira de "BB+" para "BBB-", o rating dívida em moeda local de longo prazo de BBB p/BBB+; e manteve a perspectiva dos ratings de longo prazo do Brasil em estável.” (Grifos nossos)

Disponível em:

http://www.estadao.com.br/economia/not_eco165546,0.htm

E mais: atualmente o Brasil faz parte de um seleto grupo de países que vem ganhando destaque no cenário econômico mundial, denominado pelos economistas e especialistas de mercado como BRICs[1]- que inclui o Brasil, Rússia, Índia e China...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT