Breve histórico da ressignificação da Ayahausca na religião Santo Daime

AutorIsabela Lara Oliveira
CargoDoutora em História, mestrado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB)
Páginas316-342
DOI: 10.5007/1807-1384.2010v7n2p316
BREVE HISTÓRICO DA RESSIGNIFICAÇÃO DA AYAHAUSCA NA RELIGIÃO
SANTO DAIME
BRIEF HISTORY OF THE REINTERPRETATION OF THE AYAHUASCA
BEVERAGE IN THE SANTO DAIME RELIGION
BREVE RELATO DE LA RESIGNIFICACIÓN DE LA AYAHUASCA EN LA
RELIGIÓN “SANTO DAIM E”
Isabela Lara Oliveira
1
RESUMO:
A Ayahuasca é um chá com propriedades psicoativas, utilizado milenarmente pela
população nativa amazônica. A partir do início do século XX, a população não índia
passou a ter contato com a bebida e formaram-se novos contextos de utilização
desse chá, além de novos significados para ele. Entre esses contextos encontra-se
a religião Santo Daime, uma religião brasileira, cristã, de cultura essencialmente
oral. O presente artigo analisa o processo de ressignificação da Ayahuasca nessa
religião entre as décadas de 30 e 60. A hipótese que se coloca é que a
ressignificação da Ayahuasca no contexto da religião se insere no processo dialético
mais amplo de construção social de significados que fundamenta a constituição da
religião. Como metodologia foi utilizada a análise do conteúdo das memórias e das
histórias orais presentes na religião. A partir dessa análise, observou-se que o
processo de ressignificação da Ayahuasca é um evento contínuo, inserido no
processo dialético de formação da religião; que inicialmente a bebida era percebida
pelos seguidores como uma droga e que foi progressivamente ganhando o
significado de sacramento cristão. No presente, delineia-se a c onstrução de outro
significado para a bebida: patrimônio histórico e cultural da nação brasileira.
Palavras-chave: Santo Daime. Ayahuasca. Psicoativos. Ressignificação religiosa.
História.
ABSTRACT:
Ayahuasca is a tea with psychoactive properties that has been used for more than a
thousand years by the native population in the region of the Amazon forest. In the
early twentieth century, the non-native population came in contact with it and new
contexts of use as well as new meanings for the beverage - were developed.
1
Doutora em História, mestrado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB),
professora adjunta da Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Brasilia (UnB),
Pesquisadora correspondente do NEIP - Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos e
membro da ABESUSP - Associação Brasileira de Estudos de Substâncias Psicoativas. E-mail:
isabelalara@gmail.com
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Comm ons - Atribuição-Uso Não-
Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported.
317
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.7, n.2, p. 316-342, jul/dez. 2010
Among these new contexts is the Santo Daime religion, which is a Brazilian Christian
religion based on a strong oral tradition. This study analyzes the process of
Ayahuasca‟s redifinition within this religion between the 1930s and 1960s. The
hypothesis is that the redefinition process fits into a larger dialectical process of
social c onstruction of meanings which underlies Santo Daime‟s establishment. This
investigation assessed the content of individual memories as well as current folk
stories that have been passed on through generations via oral communication. The
results indicated that Ayahuasca‟s redefinition process is a continuous event in the
dialectical formation of the religion. In addition, it was noted that the beverage was
initially perceived by followers as a drug and gradually gained the meaning of a
Christian sacrament. Recently, another meaning for the drink is being formed: as a
historical and cultural patrimony of the Brazilian nation.
Keywords: Santo Daime. Ayahuasca. Psychoactive substances. Religion. History.
RESUMEN:
La ayahuasca es una infusión con propiedades psicoactivas, utilizada por la
población nativa del Amazonas hace más de mil años. Desde principios del siglo XX,
la población no nativa pasó a tener contacto con la bebida y se formaron nuevos
contextos de uso de esa infusión, además de nu evos significados para la misma.
Entre esos contextos se encuentra el Santo Daime, una religión brasileña, cristiana,
de cultura esencialmente oral. El presente artículo analiza el proceso de
resignificación de la Ayahuasca en esa religión entre los años 30 y 60. La hipótesis
que se plantea es que la resignificación de la ayahuasca en el contexto de la religión
se inserta en el proceso dialéctico más amplio de construcción social de significados
que fundamenta la constitución de la religión. Como metodología se utilizó el análisis
del contenido de las memorias y de las historias orales presentes en la religión. Con
este análisis se observó que el proceso de resignificación de la Ayahuasca es un
evento continuo insertado en el proceso dialéctico de formación de la religión; que
inicialmente la bebida era percibida por los seguidores como una droga y que fue
progresivamente adquiriendo el significado de sacramento c ristiano. En la
actualidad, se destaca la construcción de otro significado para la bebida como un
patrimonio histórico y cultural de la nación brasileña.
Palabras clave: Santo Daime. Ayahuasca. Sustancias psicoactivas. Religión.
Historia.
INTRODUÇÃO
O presente artigo analisa como se deu o processo de ressignificação da
Ayahuasca no contexto de formação da religião Santo Daime entre as décadas de
1930 e 1960 e aponta c omo o s ignificado da bebida se apresenta atualmente para
seus seguidores. Os resultados aqui apresentados, assim como todos os
depoimentos utilizados, fazem parte da pesquisa realizada para elaboração da Tese
de Doutorado Santo Daime: um sacramento vivo, uma religião em formação,
defendida por mim em 2007 no Programa de Pós-graduação em História da

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT