Câmara MUNICIPAL - GABINETE DO PRESIDENTE

Data de publicação13 Janeiro 2021
SeçãoCaderno Cidade
quarta-feira, 13 de janeiro de 2021 Diário Of‌i cial da Cidade de São Paulo São Paulo, 66 (8) – 129
crianças, com os povos indígenas, que foram os nossos grandes
parceiros na construção desse projeto.
Assim como os outros colegas já disseram o quanto a es-
cola pública vem sofrendo múltiplos ataques, todas dificuldades
que todos nós que aqui estamos conhecemos e vivenciamos de
perto, mas o quanto iniciativas como esta mostram o tanto que
podemos resistir, o quanto podemos proporcionar e transformar,
sobretudo, o quanto ainda podemos aprender nessa nossa
condição de Educador, como sempre nos diz Paulo Freire: “Tudo
aquilo que ensinamos à medida que nós também aprendemos”,
quanto isso é transformador.
Eu gostaria de parabenizar todos que estão aqui e todos
os projetos que se inscreveram, porque nós sabemos o quanto
é resistência estarmos na escola pública num contexto como o
que nós vivenciamos hoje.
Muito obrigada. (Palmas)
MESTRE DE CERIMÔNIAS - Chamamos para, também,
receber a Placa de Homenagem de 2º lugar na Categoria I, o
projeto Saídas Culturais: Ultrapassando os Muros do CEI.
Responsáveis: Maria Josineide Alves Severo e Job Menezes de
Souza Junior, do CEI Vereador João Toniolo. (Palmas)
- Entrega de homenagem, sob aplausos.
A SRA. MARIA JOSINEIDE ALVES SEVERO - Boa a noite a
todos, a todas e todes. Primeiramente, eu gostaria de agradecer
por nosso projeto ter sido agraciado com o Prêmio Paulo Freire.
Quero dizer em meu nome e em nome da comunidade es-
colar que eu represento, o CEI Vereador João Toniolo, que é uma
honra receber um Prêmio que homenageia a vida e o trabalho
do Educador, Pedagogo e Filósofo Paulo Freire.
Temos em sua obra inspiração na busca de uma escola
transformadora. Paulo Freire nos ensinou que aprender é um
ato revolucionário. Levar nossos bebês e crianças pequenas
para as calçadas, ruas, praças, parques, bibliotecas, museus e
tantos outros territórios de aprendizagens que ultrapassam
os muros do CEI de dentro para fora e de fora para dentro é
um ato de resistência. Ter esses pequenos corpos ocupando os
territórios que muitas vezes a eles são negados, restando-lhes
apenas permanecer trancados dentro dos portões e portas do
CEI e de suas casas, dando a eles a garantia do direito à cidade,
o direito à cidadania, o acesso à cultura, à arte, à literatura,
viver e conviver como sujeito de suas aprendizagens.
A presença desses bebês e crianças pequenas nesses ter-
ritórios mobiliza toda uma comunidade escolar que, com essas
experiências, ensinam e aprendem, aprendem e ensinam.
Aproveito a oportunidade para agradecer cada segmento
que compõe a comunidade do CEI Vereador João Toniolo, a
gestão do CEI, as professoras que estão sempre dispostas a
abrirem portas e janelas para que as crianças e bebês possam
voar, a equipe de apoio que sempre está presente, ajudando e
apoiando o nosso trabalho, as equipes de limpeza e cozinha
que nestes momentos, precisam se reorganizar para melhor
atender às crianças.
Agradecemos, também, aos nossos parceiros, às equipes
da EMEI Vinte e Cinco de Janeiro, da EMEF Maria Aparecida
Rodrigues Cintra, da EMEI Caira Alayde Alvarenga Medea, da
UBS Cruz das Almas, Biblioteca Afonso Schmidt Thales Castanho
de Andrade, da Diceu da Freguesia-Brasilândia; aos condutores
da escola, a Débora, o Luiz e a Joice, que levam as nossas
crianças gratuitamente em alguns passeios; à GCM e à CET que
nos ajudam, quando saímos a pé pelo entorno da Cidade; à
vizinhança que nos ajuda nas travessias das ruas, nos acolhem,
nos apoiam com palavras e gestos, sorrisos de incentivo. E, para
finalizar, agradecemos muito a confiança que temos recebido
das famílias que nos apoiam e permitem que as crianças parti-
cipem dessas atividades.
Eu gostaria de deixar uma frase de Rubem Alves: “Escolas
que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas
amam são os pássaros em voo.”
É isso. (Palmas)
MESTRE DE CERIMÔNIAS - Para receber a Salva de Prata
de 1º lugar na Categoria I, Educação Infantil do Prêmio Paulo
Freire de Qualidade de Ensino Municipal 2020, chamamos o
projeto Jongo: uma roda pela igualdade. Responsável: Ca-
rolina Gitahy Hamburger, da EMEI Nelson Mandela.
- Entrega de homenagem, sob aplausos.
A SRA. CAROLINA GITAHY HAMBURGER - Boa noite.
Primeiro, gostaria de dizer que é uma honra estar aqui e
compartilhar esse prêmio com projetos tão importantes e trans-
formadores. Saber que fazemos parte de uma rede tão potente
e que acredita tanto na educação pública nos fortalece muito.
Em cada roda de jongo estão presentes valores como
ancestralidade, circularidade, musicalidade, corporeidade e
coletividade. O batuque dos tambores, os pontos entoados e os
corpos dançantes mantêm viva a memória e a luta da popula-
ção negra e a potência de suas culturas.
Aprender sobre o jongo e promover essa experiência para
as crianças foi um prazer imenso e um aprendizado muito
significativo. Esse projeto conduzido com as crianças da Turma
Clementina de Jesus é apenas um dos muitos projetos incríveis
e potentes, que acontecem na EMEI Nelson Mandela.
Projetos que são frutos de um trabalho coletivo de educa-
doras de todas as equipes: professoras, educadoras da limpeza,
do apoio, da cozinha, da secretaria, da gestão, que se dedicam
à educação das crianças com comprometimento e excelência
e enfrentam diariamente os desafios impostos por um sistema
público de ensino tão negligenciado, em um período de tama-
nha violência e intolerância.
Juntas investimos nas relações, na valorização da diversida-
de, no respeito às diferenças e no combate ao racismo, buscan-
do construir dia após dia uma educação digna para as crianças
da nossa comunidade. Esse reconhecimento é do trabalho de
todas nós e da nossa comunidade. Obrigada pela parceria.
Gostaria também de agradecer e de parabenizar: Alícia,
Ana Clara, Ana Laura, Artur Leal, Artur Pereira, Beatriz, Davi,
Enzo, Fabiane, Fabrício, Gael, Heitor, Isabele Roberta, Isabele,
Camile, Larissa, Luana, Marcela, Maria Alice, Maria Luiza, Maitê,
Miguel, Nicholas, Olívia, Paola, Pietro, Sofia, Verônica, Wesley e
Yasmin, as crianças que embarcaram e conduziram essa inves-
tigação junto comigo. Sinto um orgulho imenso de vocês e do
nosso trabalho. Morro de saudades.
Viva a Turma Clementina de Jesus. Viva a comunidade man-
delense. Viva a escola pública. Viva a educação antirracista. Viva
as culturas negras. E viva o jongo.
Obrigada. (Palmas)
MESTRE DE CERIMÔNIAS - Passemos à entrega das ho-
menagens para a Categoria II, Ensino Fundamental I.
Chamamos, neste momento, para receber a Placa de Ho-
menagem de 3º lugar o projeto Transformando vidas. Res-
ponsáveis: Luciene Alves do Nascimento e Janaína Aparecida de
Souza, da EMEF Professora Shirley Guio.
- Entrega de homenagem, sob aplausos.
A SRA. LUCIENE ALVES NASCIMENTO - Que emoção.
Quando inscrevemos o projeto, criamos uma expectativa, mas
quando chega aquele e-mail é uma surpresa, são emoções que
não conseguimos descrever neste momento.
Mas, quero agradecer à minha parceira Janaína, que está
ali em cima e sempre me acompanha. Agradecer à equipe
gestora, que abraça todos os projetos, que me dá força e me
impulsiona para que tudo aconteça da melhor forma possível.
Quero agradecer às famílias que são vencedoras também,
esse prêmio é nosso. Agradecer às crianças, que sempre estão
dispostas a trabalhar conosco e a participar das atividades.
Agradecer a toda a equipe da nossa escola, a toda a comu-
nidade e a vocês, por essa oportunidade de mostrar o nosso
trabalho e de mostrar que a educação é algo que vale a pena e
que precisa investir sim.
Obrigada por tudo. (Palmas)
MESTRE DE CERIMÔNIAS - Para receber a Placa de
Homenagem de 2º lugar na Categoria II, convidamos o projeto
FRUVS. Responsáveis: Roberta Pires Caetano e Rosinei de Oli-
veira Moraes, da EMEF Deputado José Blota Júnior.
- Entrega de homenagem, sob aplausos.
A SRA. ELISABETE DA SILVA SALES - Boa noite a todos.
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o convite para
estar esta noite partilhando desse momento incrível com todos
vocês, e quero dizer também que eu me sinto muito feliz e
honrada por estar representando o CEI Vila Marilena, o qual foi
agraciado, em primeiro lugar, na edição de 2019, na categoria
de educação infantil com o projeto Vila Cidadã Sustentável,
que envolveu a comunidade, a família, educadores, de forma
geral, com atividades globais, atendendo as necessidades das
famílias e da comunidade.
Também gostaria de parabenizar todos os inscritos e os
vencedores da edição de 2020, ainda mais no momento difícil
que estamos vivendo, um ano atípico, em que ninguém sonhava
com essa situação. Além do distanciamento social, nós também
tivemos que nos reinventar como professor na nossa prática
pedagógica, com atendimento online. Então, assim, nós somos
vencedores. E mais uma vez estamos provando que o educador
tem de ser uma pessoa crítica, determinada, criativa, proativa
e desenvolver atividades que possam atender as necessidades
das nossas crianças. E que bom que temos todas essas carac-
terísticas e que conseguimos nos reinventar, apesar de toda a
problemática e de todas as inseguranças, as incertezas e dú-
vidas que estamos vivendo nos dias de hoje. Então quero mais
uma vez parabenizar todos os inscritos e também os premiados
deste ano.
A todos um bom evento. Foi um prazer estar aqui mais
uma vez.
Gratidão.
MESTRE DE CERIMÔNIAS - Por fim, o vídeo com o pro-
nunciamento do Vereador Eduardo Suplicy, membro da Comis-
são Julgadora do Prêmio Paulo Freire 2020, e membro da Co-
missão Permanente de Educação, Cultura e Esportes da Câmara
Municipal de São Paulo.
- Discurso proferido através de vídeo.
O SR. EDUARDO MATARAZZO SUPLICY (PT) - Minhas
queridas e meus queridos, apenas por causa desta pandemia,
eu, na minha idade, 79 anos, não posso estar aí por recomen-
dação de cuidados com a Covid-19, mas eu quero muito cum-
primentar os vencedores do Prêmio Paulo Freire, nosso patrono
da educação no Brasil. Um homem que tanto contribuiu para
que pudessem, mais e mais, brasileiros e brasileiras serem al-
fabetizados, sobretudo por causa do chamado Método Paulo
Freire, que fez com que se pudesse perceber que as pessoas
aprenderiam muito mais se estivessem se relacionando a tudo
que acontece com a sua vida, com o seu meio ambiente, a sua
forma de educação, de convivência, e as pessoas perceberem
como cada palavra fará muito maior sentido na sua vida, e,
portanto, merecendo saber escrever e ler cada uma dessas
palavras.
Paulo Freire foi também o nosso Secretário da Educação no
Governo Luiza Erundina. Eu tive uma convivência formidável
com ele.
E quero tanto cumprimentar todas as iniciativas, porque,
puxa vida, 68 projetos sobre ensino infantil, 36 projetos sobre
ensino fundamental I e II, 49 projetos sobre ensino médio, 14
projetos na categoria EJA - Educação para Jovens e Adultos.
Parabenizo todos vocês que apresentaram projetos formi-
dáveis e que serão do conhecimento de todos. Meus parabéns.
E que boa essa homenagem ao Prof. Paulo Freire, que tanto
merece. Um grande abraço, um beijão para todas vocês. Feli-
cidades.
MESTRE DE CERIMÔNIAS - O Prêmio Paulo Freire vem
reconhecer os esforços dos professores da rede municipal
em melhorar a qualidade de ensino, utilizando as práticas e
conceitos freireanos. Porém, a maior recompensa não é o prê-
mio em si, mas, sim, o resultado dentro da unidade escolar, o
desenvolvimento de cada aluno, o envolvimento dos pais e da
comunidade. E por esse motivo todos são vencedores.
Chegamos ao grande momento da entrega das placas de
homenagens e Salvas de Prata aos vencedores do 15º Prêmio
Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal.
Convidamos o Presidente desta solenidade para que se di-
rija à frente, no centro do Plenário, para iniciarmos as entregas.
Pedimos que cada um que seja anunciado observe a marca
de distanciamento indicada no piso.
Iniciaremos pela Categoria I - Educação Infantil.
Para receber a Placa de Homenagem de 3º lugar da Cate-
goria I, com o projeto Viagem para a África, convidamos as
Sras. Lindalva Isabel da Silva Borges, Sirlene Socorro da Dalto
de Souza e Anadelia Silva Picolo, da EMEI Dona Maria de Lour-
des Coutinho Torres.
- Entrega de homenagem, sob aplausos.
A SRA. LINDALVA ISABEL DA SILVA BORGES - Boa
noite a todos. Meu nome é Lindalva. Falo não somente em
meu nome, mas, também, em nome de minhas parceiras deste
projeto, amigas e grandes companheiras de viagem: Sirlene e
Anadelia, que não puderam estar presentes neste momento.
Gostaria de agradecer aos nossos familiares, que agora es-
tão em casa, sempre torcendo por nós, e a toda equipe da EMEI
Maria de Lourdes, que sempre nos apoia e também nos inspira.
Receber este prêmio para nós é inegavelmente uma grande
honra, mas, também, uma grande responsabilidade, porque
estamos aqui representando as verdadeiras protagonistas deste
projeto que são as nossas crianças, que nos levaram a embarcar
com elas numa linda viagem para o Continente Africano.
O nosso projeto buscou caminhar na direção da construção
de uma imagem positiva e da participação digna e ativa dos
povos africanos em todas as dimensões da experiência humana,
reconhecendo sua contribuição e, também, sua influência na
pluralidade da cultura brasileira.
Bell Hooks, escritora norte-americana, feminista, ativista
na luta antirracista, ao conhecer e se identificar com os escritos
de Paulo Freire, traz em seu livro Ensinando a Transgredir a
educação como uma prática libertadora e, com isso, nos ensina
que a escola, mesmo com as suas limitações e dificuldades -
que sabemos: não são poucas -, ainda é um lugar de imensos
desafios, mas grandes possibilidades, de mudanças de paradig-
mas, é o lugar de transgredir, de desconstruir estereótipos de
um currículo colonizador que só tem servido para um sistema
opressor e dominador.
Portanto, cabe a nós, Educadores e Educadoras, indepen-
dente da cor da nossa pele, reconhecer e assumir coletivamente
nossa responsabilidade moral e política na luta do combate
ao racismo e às discriminações, e juntos construirmos relações
sociais e raciais saudáveis em que todos possam crescer, cons-
truindo sua identidade a partir de suas próprias narrativas.
Só assim poderemos reconhecer a pluralidade do nosso
povo, valorizando as potencialidades e toda e qualquer diver-
sidade que nos forma e nos transforma, construindo a nossa
subjetividade.
Essa luta é de todos nós. Cultivemos a esperança. A espe-
rança do verbo "esperançar" para a construção de um mundo
melhor.
Obrigada. (Palmas)
MESTRE DE CERIMÔNIAS - No segundo lugar houve
um empate. Chamamos para receber a Placa de Homenagem
de 2º lugar na Categoria I, o projeto Territórios Brincantes:
revelando as múltiplas formas de ser criança no extremo
sul - vivências com a infância guarani. Responsáveis: Keila
Cristina Rocha Carvalho, Nilma Ferreira Andrade e Aline Oliveira
Lemos Nepomuceno, da EMEI Professor José La Torre.
- Entrega de homenagem, sob aplausos.
A SRA. KEILA CRISTINA ROCHA CARVALHO - Boa noite
a todos e a todas. Para nós é uma honra muito grande estarmos
aqui para receber o Prêmio Paulo Freire, o nosso maior educa-
dor. Isso significa muito para nós, para a nossa comunidade.
O nosso projeto fala de território, de infância, e nós esta-
mos no extremo Sul, em Parelheiros, e o quanto significa para a
nossa comunidade essa visibilidade, o empoderamento, e mais
que tudo isso que o Prêmio representa, as relações que nós
construímos na escola, tudo aquilo que nós vivenciamos com as
boa e quantos profissionais de qualidade, dedicados, nós temos.
Por isso, nós podemos vencer esse mar de coisas que estão aí.
Esses projetos são prova disso.
Infelizmente não podemos premiar todos, mas o nível dos
projetos é algo extraordinário. Fico muito contente que a pala-
vra “esperança” esteja no coração de vocês, porque senão não
haveria tantos projetos como os que estamos vendo.
Parabéns a todos pelos projetos, parabéns à rede de ensino
municipal.
Obrigado. (Palmas)
MESTRE DE CERIMÔNIAS - Em razão da pandemia e res-
peitando os protocolos de lotação dos espaços da Câmara e de
distanciamento social, não foi possível contar com autoridades
e personalidades compondo a Mesa solene desta cerimônia. Po-
rém, os envolvidos com o prêmio gostariam muito de participar
deste momento. Por isso, enviaram vídeos que transmitiremos
a partir de agora.
Iniciaremos com o pronunciamento do Sr. Lutgardes Freire.
- Discurso proferido através de vídeo.
O SR. LUTGARDES FREIRE - Eu gostaria de dizer aos
professores e professoras que vocês são corajosos e corajosas,
porque ser professor na atual situação do País e do mundo é
realmente uma batalha. Por isso, acho que vocês são muito
fortes e parabenizo a todos e todas por essa coragem de lutar,
de continuar esse trabalho que, às vezes, é tão mal remunerado.
Obrigado.
MESTRE DE CERIMÔNIAS - Transmitiremos agora as pa-
lavras da Sra. Patrícia Pimenta Furbino, Diretora do Sinpeem e
membro da Comissão Julgadora do Prêmio Paulo Freire, falando
em nome de toda a Comissão.
- Discurso proferido através de vídeo.
A SRA. PATRÍCIA PIMENTA FURBINO - Boa noite. Sejam
todas bem-vindas, sejam todos bem-vindos, a mais uma noite
de premiação do Prêmio Paulo Freire.
Estou na Diretoria do Sinpeem e faço parte da Comissão
que faz as leituras e avalia os projetos que vocês nos enviam.
Foram dias de muito trabalho, de muita dedicação, e de muito
empenho, e eu não poderia deixar de citar os colegas que
fazem parte dessa Comissão e que, junto comigo, dedicaram-
-se a essas leituras: Alexandre, do Sinpec; o Brás, da Secretaria
Municipal de Educação; Vereador Suplicy, que representou a
Comissão de Educação este ano, junto com sua assessora Júlia;
Marina, do Conselho Municipal de Educação; Christian e Denise,
do Sinesp; o Lucca, da UMEs, representando os estudantes; e
a Sônia, do Instituto Paulo Freire, que não poderia faltar. São
esses os integrantes da Comissão Julgadora do Prêmio Paulo
Freire.
O meu desejo era estar com vocês nesta premiação. Mas
nós estamos vivendo um momento atípico da nossa história,
em que estar distante é um ato de amor. É para preservar
vidas que nós, da Comissão, resolvemos mandar o recadinho
à distância.
Neste momento, não poderíamos deixar de manifestar os
nossos sentimentos a tantas vidas perdidas nessa pandemia e
dizer que continuaremos nos empenhando para lutar, porque
todas as vidas importam. É um momento de muita dor para a
nossa cidade e para o nosso país.
A Comissão Julgadora ficou muito animada com os proje-
tos enviados. Foram 167 projetos, que nos encantaram muito.
Então é muito importante dizer que, independentemente da
premiação da escola, quem escreveu um projeto ao Prêmio Pau-
lo Freire já é um vitorioso, porque conseguiu desenvolver uma
ação com princípios freireanos com seus estudantes.
Segundo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas
e as pessoas transformam o mundo. Nós precisamos melhorar
esse mundo onde vivemos, para romper com toda a prática de
violência, de discriminação e de desigualdade social.
E os profissionais de educação que não foram premiados,
continuem com suas práticas nas unidades escolares, conti-
nuem com sua ação de uma educação libertadora.
Parabenizamos todos os profissionais de educação. Em
especial, os profissionais que serão premiados no Prêmio Paulo
Freire. Agradecemos por terem enviado os seus projetos, por
terem tirado a sua prática educativa de dentro das unidades
escolares e mostrado para nós, da Comissão, para a comunida-
de escolar, a excelência do trabalho de vocês. Espero que isso
reverbere em reconhecimento e valorização da escola pública.
Agradeço muitíssimo por poder ter participado desse mo-
mento com vocês.
Muito obrigada.
MESTRE DE CERIMÔNIAS - Passaremos ao pronuncia-
mento da Sra. Débora Regina Camasmie de Campos, professora
da EMEF Sebastião Francisco, O Negro, vencedora da Categoria
III do Prêmio Paulo Freire 2019.
- Discurso proferido através de vídeo.
A SRA. DÉBORA REGINA CAMASMIE DE CAMPOS - Boa
noite. Sou professora na EMEF Sebastião Francisco, O Negro e
orientadora do Projeto Coletivo Feminista Estudantil.
Ano passado, nós fomos premiados com o primeiro lugar
na Categoria III, do Ensino Fundamental II, do Prêmio Paulo
Freire. E hoje estou aqui para falar para vocês que são finalistas
desse prêmio.
O dia a dia da escola é muito trabalhoso, nós encontramos
inúmeras dificuldades para colocar em prática um projeto que
acreditamos ser transformador. No nosso caso, iniciar com
o projeto do coletivo feminista, que tem no seu título uma
carga tão potente, mas ao mesmo tempo tão negativa, não foi
fácil; nós precisamos romper barreiras dentro e fora da escola,
trabalhar com alunos, educadores e funcionários a importância
do feminismo e tirar o estigma que essa palavra carrega ao
longo da história. Então estamos nessa trajetória desde 2017. E
realizar esse projeto, ser premiado por ele, trouxe uma mudança
significativa na nossa escola, na vida dos nossos estudantes.
Então, eu tenho certeza de que vocês que estão aqui como
finalistas também vão sentir a autoestima dessas crianças e
adolescentes, o orgulho e a certeza de que o nosso trabalho
valeu a pena. Estamos vivendo um momento atípico, que não
imaginávamos viver, com as desigualdades sendo acentuadas -
na verdade, mais visíveis, porque elas sempre existiram -, mas é
muito importante estar aqui e mostrar algumas iniciativas que
acontecem dentro da escola pública.
Eu gostaria de parabenizar todos que chegaram até aqui
e também aqueles que têm a coragem de fazer uma educação
transformadora e crítica.
Eu gostaria de reforçar essa importância de nos inscrever-
mos, sim, em prêmios. Muitas vezes, estamos tão acostumados
com o nosso dia a dia, com a nossa prática, que nós não temos
a dimensão do quão importante é o nosso trabalho. Falo isso
porque falo por mim. Eu sentia isso, eu pensava: “ah, não é
demais, é somente o meu trabalho. É algo que eu acredito, está
presente no currículo da cidade, não é nada demais”. Mas não
é bem assim. É tudo demais. São projetos incríveis, que trans-
formam uma realidade, e isso precisa ser mostrado, precisa ser
valorizado, principalmente, no momento atual em que vivemos,
em que o fazer docente é tão desvalorizado, tão descredibili-
zado, que o nome do Paulo Freire vem sendo negativado, suas
ideias vêm sendo distorcidas, a educação pública sempre so-
frendo ataques. Então precisamos, sim, mostrar que existimos,
que resistimos, na escola pública. E hoje todos aqui nos dão
a certeza de que é possível, sim, fazer uma educação crítica,
transformadora, uma educação emancipadora. E de que o lega-
do de Paulo Freire está presente, e resistimos. Resistimos pela
educação pública, resistimos pelos nossos meninos e meninas.
Muito obrigada a toda a equipe do prêmio, que, desde o
ano passado, se mostra tão dedicada e nos trata sempre com
tanto carinho. Parabéns a todos vocês.
Boa noite.
MESTRE DE CERIMÔNIAS - Na sequência, ouviremos
as palavras da Sra. Elisabete da Silva Sales, professora do CEI
Vila Marilena, vencedora da Categoria I do Prêmio Paulo Freire
2019.
- Discurso proferido através de vídeo.
Objeto: O objeto deste CONTRATO é disciplinar o investi-
mento da SPCINE no desenvolvimento e produção do GAME
“LILA´S TALE E OS ASAS VERMELHAS”’., mediante aporte de
recursos a fim de custear total ou parcialmente estas despesas,
e a concessão de participação à SPCINE nas respectivas recei-
tas de eventual comercialização, vendas e outros modos ou
modelos de exploração econômica, incluindo microtransações
relacionadas e conteúdo freemium.
Valor: R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais)
Prazo de Vigência: Este CONTRATO entra em vigor a partir
de sua assinatura e continuará em vigor pelo prazo de 05
(cinco) anos a contar do lançamento comercial do GAME, sem
prejuízo das obrigações ora previstas que, por sua natureza ou
conforme expressamente estabelecido, devam sobreviver ao
término do CONTRATO
EXTRATO DE CONTRATO
Processo Eletrônico nº: 8610.2020/0001873-0
Extrato do Termo de Contrato nº 127/2020/Spcine
Contratante: Empresa de Cinema e Audiovisual de São Pau-
lo S.A.-Spcine., inscrita no CNPJ sob o nº 11.452.317/0001-85
Contratada: Det Danske Kulturinstitut, inscrita no CNPJ/CPF
sob o nº 09.334.550/0001-11
Objeto: O presente tem por objeto o investimento da
Spcine, sob forma de patrocínio, nas ações integrantes na reali-
zação do evento “Laboratório de Mentoria para Pitching Ponte
Nórdica nas Escolas”
Valor: R$ 20.000,00 (vinte mil reais)
Prazo de Vigência: O presente contrato entrará em vigor
na data de sua assinatura, com efeitos retroativos a partir
de 07/12/2020, e permanecerá em vigor até o cumprimento
integral e a contento do objeto e das contrapartidas acordadas,
sem prejuízo da validade das obrigações incorridas durante
sua vigência e que, por sua natureza, sobrevenham o prazo
contratual.
CÂMARA MUNICIPAL
Presidente: Milton Leite
GABINETE DO PRESIDENTE
CÂMARA MUNICIPAL
SECRETARIA GERAL PARLAMENTAR
SECRETARIA DE REGISTRO PARLAMENTAR E
REVISÃO - SGP-4
411ª SESSÃO SOLENE
18/09/2020
O SR. PRESIDENTE (Toninho Vespoli - PSOL) - Está
aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos
trabalhos.
A presente sessão solene destina-se à entrega da 15ª Edi-
ção do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal,
nos termos da Resolução nº 03, de 11 de agosto de 1998, alte-
rada pela Resolução nº 19, de 12 de dezembro de 2017.
Passo a palavra ao Mestre de Cerimônias, Sr. Paulo Ildefon-
so de Paula, para a condução dos trabalhos.
MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras, senhores, autorida-
des, sejam bem-vindos à Câmara Municipal de São Paulo.
Informamos que esta cerimônia está sendo realizada com
todos os cuidados necessários e seguindo rigorosos protocolos
de segurança contra a Covid-19, como a higienização constante
de todos os objetos de uso compartilhado, bem como a defini-
ção de estratégias para manter o distanciamento, diminuindo
os contatos físicos.
Solicitamos que seja respeitado o uso de máscara facial du-
rante toda a cerimônia, o distanciamento mínimo entre os pre-
sentes e a utilização dos assentos identificados nominalmente.
Informamos, ainda, que esta sessão solene está sendo
transmitida ao vivo pela TV Câmara São Paulo, em seu sinal
digital aberto no canal 8.3 e nos canais oficiais da Câmara
Municipal no Youtube, Facebook e Instagram.
Daremos início à sessão solene para entrega da 15ª Edição
do Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal, 2020,
iniciativa do Presidente da Câmara Municipal de São Paulo,
Vereador Eduardo Tuma.
Convidamos todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional
Brasileiro.
- Execução do Hino Nacional Brasileiro.
MESTRE DE CERIMÔNIAS - Informamos que durante esta
sessão solene estarão sendo projetados no telão os nomes das
unidades escolares e dos projetos inscritos no Prêmio Paulo
Freire 2020.
Neste ano, o número de projetos inscritos surpreendeu a
todos, organizadores, avaliadores e envolvidos no Prêmio Paulo
Freire. Mesmo durante a pandemia da Covid-19, com as aulas
à distância, com tantos desafios e novidades no dia a dia de
todos, o Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal
2020 bateu recorde de inscrições, recebendo 167 projetos. O
mérito disso é de todos os educadores da Rede Municipal de
São Paulo que participaram.
Agradecemos a cada um dos educadores que reservou
parte de seu precioso tempo para organizar o relato do projeto,
separar imagens e vídeos e enviá-los à Câmara Municipal.
Agradecemos ainda o empenho e a dedicação de cada um
dos membros da Comissão Julgadora aos projetos participantes,
analisando-os com carinho e atenção.
Para a Câmara Municipal é uma honra poder promover
este evento e conhecer os projetos desenvolvidos nas unidades
escolares. Mais do que a entrega das premiações, o objetivo
é dar continuidade, publicidade e conhecimento aos projetos.
Por isso, após a solenidade de entrega do Prêmio Paulo
Freire, a Câmara Municipal editará um livreto com a íntegra dos
projetos premiados nesta Edição, que ficará disponível no Portal
da Câmara Municipal a fim de disseminar as boas ideias que
vêm sendo praticadas nas escolas.
Tem a palavra o Presidente desta sessão solene, nobre
Vereador Toninho Vespoli.
O SR. PRESIDENTE (Toninho Vespoli - PSOL) - Boa noite
a todos e a todas. Neste momento que estamos vivendo, este
Prêmio acaba ganhando uma importância maior por vários
motivos, dentre eles, é claro, a falta de visão de Governos que
não valorizam a Educação como deveriam.
E acho que quem está aqui sabe muito bem o que estou
falando, desde uma caixa d’água, que não é limpa porque
não tem contrato; a internet, que não funciona direito para a
criança poder fazer as suas atividades; até aqueles que nem
aparelho têm para poder acessar as plataformas.
Mesmo assim, o nosso povo da rede vem, incansavelmente,
dando o melhor de si para as nossas crianças e adolescentes e
nem sempre o Poder Público enxerga isso. Quando me refiro
a Poder Público, não é só em nível municipal, mas estadual e
federal, que não considera a educação uma política pública im-
portante, que pode ajudar o Brasil a sair do nível que estamos.
Infelizmente, veem a educação como inimiga, considerando os
professores como parasitas ou algo do mesmo nível.
Eu acredito que podemos mudar essas questões, sempre
digo que, por meio da união dos servidores da educação, as
coisas mudarão. Neste momento, Paulo Freire ganha muito mais
força, o nosso patrono da educação, porque a sua ideologia
tem de estar mais viva em nossos corações do que nunca. Eu,
que sou professor de matemática da rede municipal, tenho essa
esperança.
Esses prêmios, que serão dedicados no dia de hoje, são
para as pessoas que prestam trabalhos para a comunidade es-
colar. E fico muito contente porque isso é uma síntese do que é
feito na nossa rede e mostra o quanto a nossa rede de ensino é
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste documento
quando visualizado diretamente no portal www.imprensaoficial.com.br
quarta-feira, 13 de janeiro de 2021 às 01:15:05.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT