Canções de amor e sofrimento: o amor romântico como crença na construção do mercado do sertanejo universitário o amor romântico como crença na construção do mercado do sertanejo universitário

AutorGabriela Porcionato, Lucas Vasques, Thaís Souza
Páginas158-191
Direito autoral e licença de uso: Este artigo está licenciado sob uma Licença Creative
Commons. Com essa licença você pode compartilhar, adaptar, para qualquer fim, desde que
atribua a autoria da obra, forneça um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações.
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7984.2022.e91472
158
158 – 191
Direito autoral e licença de uso: Este artigo está licenciado sob uma Licença Creative
Commons. Com essa licença você pode compartilhar, adaptar, para qualquer fim, desde que
atribua a autoria da obra, forneça um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações.
Canções de amor e sofrimento:
o amor romântico como crença
na construção do mercado
do sertanejo universitário
Gabriela Lanza Porcionato
Lucas Vasques
Thaís Souza
Resumo
Considerando a centralidade da experiência amorosa na vivência do indivíduo moderno
(MARTUCCELLI, 2016), buscamos identicar as crenças sobre o amor no contexto da músi-
ca sertaneja universitária, vertente que agrega grandes cifras no mercado fonográco brasileiro.
A partir da sociologia econômica e da vertente que tem reivindicado a centralidade das emoções
para explicar o funcionamento de um mercado, buscamos cruzar a economia e a emoção, espe-
cialmente a do amor. A partir da seleção de 20 músicas do gênero, realizamos uma lexicograa
das letras de músicas e demonstramos o “amor” como categoria central a ser produzida e consu-
mida nesse mercado. Conclui-se que a crença do amor gere o mercado do sertanejo universitário.
A análise em três eixos temáticos (conquista, traição e término) nos levou a crenças duais em
relação ao amor, sobretudo o eixo da traição nos forneceu crenças divididas entre sagradas e pro-
fanas – as quais, pelo antagonismo expresso nas crenças, se tratam de experiências inconciliáveis.
Palavras-chave: Sertanejo Universitário. Mercado. Sociologia das emoções. Amor.
Introdução
Na modernidade, o amor tornou-se um ideal como promessa de felicidade.
Segundo Martuccelli (2016), o amor – familiar e, sobretudo, conjugal –
tornou-se uma das variáveis que conferem sentido à existência humana,
Política & Sociedade - Florianópolis - Vol. 21 - Nº 51 - Mai./Ago. de 2022
159158 – 191
próximo às guras do Crente (religião), do Cidadão (política) e do Bur-
guês (trabalho). Nesse sentido, considerando a centralidade da experiência
amorosa na vivência do indivíduo moderno, questões relativas à afetivida-
de, como o amor – sobretudo, o conjugal – são constantemente mobiliza-
das pela indústria cultural. No cinema hollywoodiano, sob a rubrica das
comédias românticas, nas telenovelas latinas, com ênfase para as brasileiras
da TV Globo, e nas músicas, nos variados gêneros musicais, o amor ocupa
um espaço privilegiado, caso do nosso recorte empírico: o gênero musical
sertanejo universitário.
O sertanejo dos anos 2000 enfatizou, nas letras de música, as relações
afetivas, e revelou, também, dimensões socioculturais do estilo de vida do
jovem urbano (SANTOS, 2012, 2018; SENA, 2019; TELES, 2019). A
partir disso, pretendemos contribuir com a incorporação das emoções nes-
sa agenda de pesquisa por meio da sociologia econômica. Assim, este artigo
tem como objetivo explorar a narrativa do amor no mercado fonográco
do sertanejo universitário considerando os mercados como construções so-
ciais, objetivando o amor debatido na perspectiva dos mercados, posto em
Illouz (2011), Jardim e Moura (2017) e Jardim (2019, 2021).
O sertanejo na vertente universitária agrega grandes cifras no mercado
fonográco brasileiro. Os cantores de sertanejo guram entre os que detêm
maior cachê por show, atingindo a marca de 1 milhão de reais, caso do
cantor Gusttavo Lima, ícone sertanejo desde anos 2000 (METRÓPOLES,
2022)1. Antunes (2012) evidencia a correlação entre a ascensão econômica
brasileira e o acesso à educação universitária ao surgimento da nova verten-
te da música sertaneja, o sertanejo universitário, uma vez que, no contexto
brasileiro dos anos 2000, os brasileiros residentes da zona rural migraram
para os centros urbanos, introduzindo a música sertaneja no espaço ur-
bano. Assim, o público da música sertaneja se expande, conquistando o
público jovem.
Alonso (2011) analisa a construção da disputa entre música sertaneja
e música caipira quando busca compreender o processo de distinção que
1 Mais detalhes em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/ranking-mostra-os-maiores-caches-da-musica-brasileira-
em-2022
Canções de amor e sofrimento: o amor romântico como crença na construção do mercado
do sertanejo universitário | Gabriela Lanza Porcionato, Lucas Vasques, Thaís Souza
160 158 – 191
se constrói em torno da nomenclatura, já que, até a década de 1950, não
havia distinção entre termos “música caipira”, “música sertaneja”, “música
rural” e “música interiorana”. A distinção surgiu, mais especicamente, a
partir de 1952, quando gêneros estrangeiros começaram a entrar na cha-
mada música rural brasileira. O autor mostra que a dita oposição entre
música caipira e música sertaneja baseia-se na ideia de que uma represen-
taria a autenticidade do campo e a outra sua degeneração causada pela
urbanização da música caipira.
O interessante é notar que a dita degeneração passa pela temática do
amor. Os defensores da música caipira consideram que a temática do amor,
cantada pela então “música sertaneja”, não representava – como uma espé-
cie de hierarquia temática – aspecto importante ou fundamental da vida
do campo. Enquanto a temática do sertanejo caipira era especialmente
baseada sobre sua vida no campo, o sertanejo mudou a modicou objetiva-
mente para agradar seu público alvo: os trabalhadores urbanos/da cidade,
com temas de amor e traição (ANTUNES, 2012).
A metodologia aplicada para identicar as crenças sobre o amor nesse
novo contexto da música sertaneja (o sertanejo universitário) foi a seleção
de 20 músicas do gênero sertanejo universitário que guram entre as mais
tocadas no Spotify no primeiro semestre de 2022. O Spotify é uma platafor-
ma de streaming com sistema operacional Android, motivo que a escolhe-
mos, por portar um sistema mais popular e acessível, comparado a outras
plataformas, como Apple Music, que possui sistema IOS e, portanto, tem
público mais restrito. Após essa seleção, buscamos estudar as crenças sobre
amor presente nas músicas.
De acordo com o relatório da Indústria Fonográca Global, a música
gravada cresceu 18,5% em 2021 no mundo todo, graças à assinatura pre-
mium de plataformas de streaming durante o período pandêmico. Segundo
o relatório, as receitas da música gravada alcançaram US$ 25,9 bilhões em
2021. As plataformas de streaming ocupam posição privilegiada na geração
de renda para gravadoras, produtores fonográcos, artistas e compositores,
além de outros prossionais da cadeia criativa musical. Quase metade de
tudo o que o setor gera, ou US$ 12,3 bilhões, vem das assinaturas pa-
gas pelos ouvintes das plataformas. Em 2021, essa fonte da receita atingiu

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT