Causas Determinantes

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas71-72

Page 71

Concebida pela primeira vez a desaposentação em 1987, somente no ano de 1996 ela despertou o interesse dos proissionais voltados para o Direito Previdenciário. A partir de 2005 cresceu extraordinariamente o número de ações na Justiça Federal.

Extinção do pecúlio

Em 15.4.1994 desapareceu o pecúlio, um benefício calculado com base nas contribuições recolhidas posteriormente à aposentação e, assim sendo, tais cotizações mensais em vez de melhorar o benefício do aposentado que continuou trabalhando ou voltou ao trabalho, vêm se destinando tão somente ao FPAS, sob a alegação do regime de repartição simples do RGPS.

Fator previdenciário

A partir de 1999, com a introdução parcial do fator previdenciário o tema passou a ser suscitado entre os estudiosos, incentivado esse interesse cinco anos depois, quando a Lei n. 9.876/99 adquiriu eicácia plena em relação ao mencionado instituto técnico.

Para Cirlene Zimmermann o fator previdenciário seria um indutor da desaposentação, na medida em que pode propiciar, se tiver sucesso na Justiça Federal, uma melhoria da RMI não prevista quando da Lei n. 9.876/99 (ob cit., p. 53).

Piores meses

No passado existiram os indigitados piores meses para a aposentação — que nos levaram a conceber esse instituto técnico inovador — e se for o caso a desaposentação é uma solução legítima para corrigir esse estado de coisas.

Quem se aposentava num mês podia ter uma renda mensal inicial 40% superior à do mês anterior (e nem todos os segurados sabiam disso, a despeito dos sucessivos artigos por nós publicados na RPS, Suplemento Trabalhista LTr e Revista LTr).

Essa é uma causa remota que continuou produzindo efeitos por todo o tempo e que foi acrescida de eventuais inconformidades supervenientes à Constituição Federal de 1988.

Redução das aposentadorias

O certo é que se constata todo o tempo, nos últimos 20 anos, um desencanto dos aposentados com o valor das aposentadorias e certa incompreensão do papel da previdência social, identificada com a redução dos seus valores (ainda que isso não seja real, pois principalmente o que as minorou vem sendo o alto consumismo tecnológico). A insatisfação dos aposentados aumentou significativamente e um pedido de revisão de cálculo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT