Responsabilidade social e cidadania na construção civil: um estudo comparativo

AutorSilvio Roberto Stefano/Adriane Bayerl Neves/Rita de Cássia Franco Sanches Bueno
CargoMestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEAUSP. Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Faculdade Novo Ateneu de Guarapuava, Departamento de Administração/Mestre em Adm
Páginas79-89

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1 Considerações Iniciais

A prática da Responsabilidade Social nas empresas é uma força emergente. Essa nova força pode ser considerada conseqüência das transformações do final de século XX e do início do século XXI, e que ao mesmo tempo torna-se parte integrante das soluções dos complexos problemas gerados por essas transformações.

As desigualdades sociais, a violência, a fome, o analfabetismo e tudo o mais que envolve problemas da nossa sociedade deixou de ser uma preocupação exclusiva do governo. Observa-se, atualmente, que cada vez mais as pessoas se envolvem em causas sociais, transformando nossa sociedade mais solidária e participativa nas soluções dos seus próprios problemas.

Nesse contexto, incluem-se as empresas que, além de estarem participando, em número crescente, na resolução das mazelas sociais através de envolvimento em projetos sociais e filantrópicos, estão percebendo que o exercício da Responsabilidade Social é uma oportunidade de conquistar mercados e de se tornarem aliadas aos desejos e anseios de seus clientes, fornecedores, empregados e da comunidade onde estão inseridas.

A atuação com responsabilidade tem seu início no momento em que a organização investe na educação, saúde, bem-estar e progresso de seus próprios funcionários, colhendo, assim comprometimento, produtividade, satisfação e qualidade nos seus produtos e/ou serviços.

O presente trabalho teve por objetivo identificar o envolvimento das empresas da construção civil na cidade de Londrina relacionado à área social e seu impacto com o ambiente interno e externo, analisando seus projetos e programas, na percepção dos proprietários das empresas pesquisadas.

O trabalho foi elaborado através de pesquisas exploratórias e descritivas. Segundo Mattar (1999), é descritiva, pois visa analisar estudos nesse campo nas indústrias da construção civil de Londrina que abordem Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial.

Foram coletados dados através de fontes primárias e secundárias. Os dados de fontes primárias referentes ao tema foram coletados por questionários aplicados através de entrevistas com os sócios-proprietários das

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empresas da construção civil na cidade de Londrina-PR, tendo como data de início maio e término outubro de 2001. Os secundários foram coletados através de pesquisa bibliográfica sobre o assunto.

Segundo dados do SINDUSCON (2001), em 2001, existiam na cidade de Londrina cerca de 280 construtoras (entre empreiteiras e construtoras) e aproximadamente 3.000 trabalhadores. A amostra probabilística, por conveniência, contou com 8 (oito) construtoras. A amostragem probabilística por conveniência é usada freqüentemente, para obter idéias sobre determinado assunto de interesse, tendo como objetivo minimizar o erro associado a estatísticas obtidas a partir das amostras selecionadas, usadas para descrever a população em estudo (MATTAR, 1999).

As possíveis limitações dos trabalhos relacionamse aos instrumentos de coleta de dados junto às empresas, adaptados dos Indicadores Ethos (2001) de Responsabilidade Social e Empresarial - Versão 2000.

1. 1 O que é Responsabilidade Social?

A partir dos anos 80, nota-se que várias empresas têm se preocupado com problemas que envolvem a sociedade e o meio ambiente no qual estão inseridas. Elas passam a compreender a importância de se responsabilizarem por áreas como educação, saúde e moradia, nas quais o Estado não tem conseguido suprir eficientemente as necessidades da população. Rompendo o velho paradigma de que as empresas só se preocupam com a geração de lucros, tornou-se estritamente necessário para a empresa sobreviver no mercado com preços baixos, produtos de qualidade e marketing inteligente, ressaltando, também, que o consumidor está cada vez mais seletivo preferindo empresas que realmente se integram à comunidade.

A Responsabilidade Social, porém, não se confunde com filantropia ou benemerência. Seu conceito referese às estratégias de sustentabilidade em longo prazo das empresas que, em sua lógica de performance e lucro, passam a contemplar a preocupação com os efeitos sociais e/ou ambientais de suas atividades e o objetivo de contribuir ao bem-comum e à melhoria da qualidade de vida das populações. Assim, a responsabilidade social expressa compromissos muito mais amplos do que aqueles previstos em lei (obrigações trabalhistas, tributárias e sociais; cumprimento das legislações ambiental e de usos do solo, etc.). Expressa, principalmente, a adoção e disseminação de valores, condutas e procedimentos positivos dos pontos de vista ético, social e ambiental.

Além da contribuição ao desenvolvimento humano, as ações empresariais na área social oferecem retornos tangíveis e intangíveis, sob a forma de fatores que agregam valor, reduzem custos e trazem aumento da competitividade. Entre esses fatores, destacam-se: melhoria da imagem corporativa; criação de ambientes endógeno e exógeno mais favoráveis; redução do absenteísmo e elevação da auto-estima dos empregados; estímulos para melhoria dos processos de produção; incremento na demanda por produtos, serviços e marcas; ganhos de participação no mercado; e redução da instabilidade política, social e institucional local.

É fundamental, para o desenvolvimento da sociedade, que as empresas tenham consciência do seu papel. Toda e qualquer organização empresarial, independente do seu tamanho ou ramo, pode participar da melhoria da qualidade de vida, da promoção dos direitos humanos, da divulgação do conhecimento e da cultura, da preservação do meio ambiente. Enfim, toda e qualquer empresa pode - e deve - lutar por um mundo melhor. Isso é responsabilidade social. Isso é cidadania empresarial. A empresa pode ter inúmeras vantagens ao tomar essa iniciativa. Aumento da lucratividade. Respeito dos clientes. Satisfação dos colaboradores.

1. 2 A Ética e a Missão das Empresas

Atualmente muito se fala da participação de empresas em atividade sociais, demonstrando que essas se preocupam não só em produzir bens e serviços, mas também em promover o bem-estar social através da busca da valorização do homem, do meio ambiente e da cultura. Esses elementos são fatores determinantes do sucesso mercadológico. As empresas buscam vincular sua imagem à noção de responsabilidade social. "A nova postura da empresa cidadã baseada no resgate de princípios éticos e morais passou a ter natureza estratégica" (MELLO NETO; FROES, 1999, p. 54). Pode-se dizer que a eficiência não é só "fazer as coisas bem", mas "fazer as coisas boas", segundo princípios éticos.

Uma empresa socialmente responsável é aquela que, além de ser ética nos seus negócios, preocupa-se com questões tais como: a não utilização de mão-de-obra infantil, saúde de seus funcionários, não utilização de trabalhos forçados, segurança no trabalho, liberdade de associação e negociação coletiva, não discriminação de seus funcionários nem da sociedade em geral, respeito ao horário de trabalho para os trabalhadores, preocupação com questões ambientais e deve possuir um sistema de gestão coerente.

No Brasil, o movimento de valorização da responsabilidade social empresarial ganhou forte impulso na década de 90, através da ação de entidades não governamentais, institutos de pesquisa e empresas sensibilizadas para a questão. O trabalho do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) na promoção do Balanço Social é uma de suas expressões e tem logrado progressiva repercussão.

A obtenção de certificados de padrão de qualidade e de adequação ambiental, como as normas ISO, por centenas de empresas brasileiras, também é outro símbolo dos avanços que têm sido obtidos em alguns aspectos importantes da responsabilidade social empresarial.

A atuação incansável da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, pela...

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