Ciência aberta na perspectiva de especialistas brasileiros: proposta de taxonomia

AutorLúcia da Silveira, Nivaldo Calixto Ribeiro, Sarah Rúbia de Oliveira Santos, Fernanda Mirelle de Almeida Silva, Fabiano Couto Corrêa da Silva, Sônia Elisa Caregnato, Adriana Carla Silva de Oliveira, Dalgiza Andrade Oliveira, Joana Coeli Ribeiro Garcia , Ronaldo Ferreira Araújo
Páginas1-27
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, p. 01-27, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79646
Artigo
Original
CIÊNCIA ABERTA NA PERSPECTIVA DE ESPECIALISTAS
BRASILEIROS: PROPOSTA DE TAXONOMIA
Open Science to the perspective of brazilian specialists: taxonomy
proposal
Lúcia da Silveira
Doutoranda em Comunicação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, Brasil
luciadasilveiras@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-1118-2121
Nivaldo Calixto Ribeiro
Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento
Escola de Ciência da Informação
Universidade Federal de Minas Gerais
Minas Gerais, Brasil
https://orcid.org/0000-0003-0650-0121
Sarah Rúbia de Oliveira Santos
Mestranda em Gestão e Organização do Conhecimento
Escola de Ciência da Informação
Universidade Federal de Minas Gerais
https://orcid.org/0000-0003-1118-3482
Fernanda Mirelle de Almeida Silva
Doutoranda em Ciência da Informação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Universidade Federal da Paraíba
Paraíba, Brasil
https://orcid.org/0000-0003-1814-3600
Fabiano Couto Corrêa da Silva
Prof. Doutor da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e
do Mestrado em Ciência da Informação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, Brasil.
https://orcid.org/0000-0003-4247-3810
Sônia Elisa Caregnato
Profa. Dra. da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e
do Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-5676-2763
Adriana Carla Silva de Oliveira
Pós-doutora em Direito
Departamento de Direito Processual e Propedêutica
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Rio Grande do Norte, Brasil
https://orcid.org/0000-0001-7653-0022
Dalgiza Andrade Oliveira
Profa. Dra. da Escola de Ciência da Informação e
Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do
Conhecimento
Universidade Federal de Minas Gerais
MInas Gerais, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-0814-6325
Joana Coeli Ribeiro Garcia
Doutora em Ciência da Informação (UFRJ/IBICT)
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Universidade Federal da Paraíba
https://orcid.org/0000-0001-6423-9422
Ronaldo Ferreira Araújo
Prof. Dr. do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e
Artes
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Universidade Federal de Alagoas
https://orcid.org/0000-0003-0778-9561
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Este estudo tem como objetivo contextualizar a Ciência Aberta, propondo uma versão brasileira da taxonomia
desenvolvida originalmente pelo grupo Facilitate Open Science Training for European Research (Foster), presente no
projeto Open Science do Programa Comunitário de Investigação e Inovação, intitulado Horizon 2020.
Método: Adotou-se a pesquisa do tipo bibliográfica, documental, descritiva de abordagem dedutiva, com procedimentos
do método Delphi. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica com o intuito de recuperar documentos que pudessem dar aporte
para conceituação do termo Ciência Aberta, em uma base de documentos adicionados no gerenciador de referências
Mendeley. Foram recuperados 158 registros e optou-se por apresentar o conceito mencionado em 13 deles,
considerando-se os melhores ranqueados e a quantidade de usuários que os adicionaram em suas bibliotecas Mendeley
ou observado o contexto da publicação e deste estudo. A segunda etapa da pesquisa envolveu a tradução e ampliação
da taxonomia utilizando o método Delphi, reunindo 13 pesquisadores especialistas na temática sobre Ciência Aberta em
geral ou em algumas de suas facetas, os quais cooperaram na proposta de inclusão de novos termos da taxonomia, bem
como a validação e sugestões de novos recursos e conceitos na tradução livre realizada inicialmente.
Resultado: Para a primeira etapa, o resultado das definições apresenta aspectos do ecossistema da Ciência Aberta
envolvendo particularidades filosóficas, científicas, sociais, tecnológicas, políticas e econômicas. O segundo resultado
desta pesquisa apresenta a proposta de incorporação de novos termos, compondo uma taxonomia com 11 facetas e 82
rótulos na taxonomia.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, p. 01-27, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79646
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Conclusões: Vivencia-se um momento transitório de transformação na comunicação científica, envolvendo o surgimento
de novos movimentos relacionados à ciência e ao fortalecimento de uma infraestrutura que transpassa a tecnologia
utilizada, o que, certamente, pode ser notada na proposta de taxonomia construída em colaboração de pesquisadores e
especialista que atuam com a Ciência Aberta ou alguma de suas facetas.
Palavras-chave: Ciência Aberta - Taxonomia. Colaboração Científica. Comunicação Científica. e-Science. Acesso aberto.
Dados abertos. Educação aberta. Ciência cidadã. Preservação digital. Inovação aberta.
ABSTRACT
Objective: This study aims to contextualize Open Science by proposing a Brazilian version of the taxonomy originally
developed by the Facilitate Open Science Training for European Research (Foster) group, present in the Open Science
project of the Community Research and Innovation Program, entitled Horizon 2020.
Method: Bibliographic, documental, descriptive, and deductive approach research was adopted, with procedures of the
Delphi method. Bibliographic research was used to retrieve documents that could contribute to the concept of the term
Open Science, in a base of documents added in the Mendeley reference manager. We recovered 158 records and chose
to present the concept mentioned in 13 of them, considering the best ranks and the number of users who added them in
their Mendeley libraries or observed the context of the publication and this study. The second stage of the research involved
the translation and expansion of taxonomy using the Delphi method, bringing together 13 researchers specializing in the
subject of Open Science in general or in some of its facets, who cooperated in the proposal to include new terms of
taxonomy, as well as the validation and suggestions of new resources and concepts in the free translation initially
performed.
Result: For the first stage, the result of the definitions presents aspects of the Open Science ecosystem involving
philosophical, scientific, social, technological, political, and economic particularities. The second result of this researc h
presents the proposal to incorporate new terms, composing a taxonomy with 11 facets and 82 labels in taxonomy.
Conclusions: There is a transitory moment of transformation in scientific communication, involving the emergence of new
movements related to science and the strengthening of an infrastructure that goes beyond the technology used, which
certainly can be noted in the proposal of taxonomy built in collaboration with researchers and experts who work with Open
Science or some of its facets.
Keywords: Open Science - Taxonomy. Scientific Collaboration. Scientific Communication. e-Science. Open access. Open
data. Open education. Citizen science. Digital preservation. Open innovation.
1 INTRODUÇÃO
O fato de que a ciência, “insumo” fundamental para o avanço e o desenvolvimento
da sociedade, é financiada por governos e agências de fomento em muitos países assegura
o entendimento de que todos devem ter acesso aos resultados dessas pesquisas,
financiadas com recursos públicos, de modo que o conhecimento gerado e o acesso a este
sejam um direito inalienável da humanidade. Essa afirmação que deveria ser senso
comum , na prática, vem sendo contestada em esferas sociais e científicas. Diante dessa
realidade, observam-se iniciativas voltadas para a mudança desse quadro em diversas
regiões do mundo, envolvendo atores e entidades sensíveis a movimentos que caminham
para a abertura da ciência.
Mas, afinal, o que é a Ciência Aberta? A Ciência Aberta é um tema controverso, que
levanta dúvidas, divide opiniões e exige mais esclarecimentos (AMARAL, 2018). Essa é a
questão que delineia este estudo, pois a forma como se faz ciência modifica-se a cada
instante em decorrência de rápidas transformações ocorridas na atualidade, advindas das
tecnologias, e que remodelam os meios de comunicação. No entanto, a academia e os
pesquisadores enfrentam barreiras de acesso à informação científica, tendo em vista os
interesses econômicos de editoras comerciais.

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