Ciência-Ação em Ciência da Informação: um método qualitativo em análise

AutorJobson Louis Santos de Almeida, Valmira Perucchi, Gustavo Henrique de Araújo Freire
CargoDoutorando em Ciência da Informação Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil Bibliotecário-Documentalista Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil jobsonlouis@gmail.com / Doutora em Ciência da Informação Universidade de Brasília, Brasília, Brasil Bibliotecária-Documentalista Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil...
Páginas1-24
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da info rmação, Florianópolis, v. 25, p. 01-24, 2020. Universidade Federal de
Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/151 8-2924.2020.e66993
Artigo
Original
CIÊNCIA-AÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO:
UM MÉTODO QUALITATIVO EM ANÁLISE
Action Science in Information Science: a qualitative method in analisys
Jobson Louis Santos de
ALMEIDA
Doutorando em Ciência da Informação
Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil
Bibliotecário-Documentalista
Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil
jobsonlouis@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-4146-5747
Valmira
PERUCCHI
Doutora em Ciência da Informação
Universidade de Brasília, Brasília, Brasil
Bibliotecária-Documentalista
Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil
vperucchi2@yahoo.com.br
https://orcid.org/0000-0003-4892-3990
Gustavo Henrique de Araújo FREIRE
Doutor em Ciência da Informação
Professor Associado
Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação
(Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
ghafreire@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-5540-4630
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Apresenta uma reflexão crítica sobre a construção de conhecimento científico, com uso do método pesquisa
ação na Ciência da Informação, evidenciando como este método vem sendo utilizado nos estudos sobre competências
em informação no Brasil e no Exterior. Ap resenta discussão pioneira no campo da Ciência da Informação sobre os tipos
ou formas de se trabalhar este método, com ênfase na Ciência-Ação.
Método: Metodol ogicamente, consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa, de abordagem interpretativista, que
utilizou as técnicas de pesquisa bibliográfica e análise documental. F oram identificados 27 artigos nacionais e 19 artigos
internacionais pertinentes à pesquisa-ação, publicados no período de 2008 a 2018, e recuperados pelo Portal de
Periódicos da Capes.
Resultado: Verificou-se que a pesquisa-ação é utilizada em estud os com propósitos divers ificados, a exemplo da
elaboração de tesauros, tutoriais, modelos, políticas de desenvolvimento de coleções, progra mas de competências em
informação e políticas de informação. Enquanto método de pesquisa qualitativo, identificou-se que há cinco tipos ou
formas de se trabalhar a pesquisa-ação, a saber: tradicional, contextual, educacional, radical e action science ou ciência-
ação. Contudo, não há indícios que o método de pesquisa-ação do tipo action science tenha sido abordado no campo da
Ciência da Informação no Brasil. No Exterior há apenas dois trabalhos com características aproximadas.
Conclusões: Contribui com o campo científico apresentando a de finição, origem e as características da Ciência-Ação,
discutindo a viabilidade e o potencial de uso desse método no campo da Ciência da Informação e em uma pesquisa de
Tese em andamento.
PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa-ação. Ciência-Ação. Método qualitativo. Conhecimento científico. Ciência da Informação.
ABSTRACT
Objective: It presents a critical reflection on the construction of scientific knowledge from the action research method in
Information Sc ience, showing how this method has been used in studies on information skills in Brazil and abroad. It
presents a pioneering discussion in the field of Information Science about the types or ways of working this method,
emphasizing Action Science.
Methods: Methodologically, it consisted of a qualitative research, interpretative approach, which used the techniques of
bibliographic research and document analysis. We identified 27 national articles and 19 international articles pertinent to
action research, published from 2008 to 2018, and retrieved by the Capes Journal Portal.
Results: It has been found that action research is used in studies with diversified purposes, such as the elaboration of
thesauri, tutorials, models, collection development policies, information skills programs and information policies. As a
qualitative research method, it has been identified that there are five types or ways of working on action research, namely:
traditional, contextual, educational, radical, and action science. However, there is no evidence that the action science
method of action science has been approached in the field of Inf ormation Science in Brazil. Abroad there are only two
works with approximate characteristics.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da info rmação, Florianópolis, v. 25, p. 01-24, 2020. Universidade Federal de
Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/151 8-2924.2020.e66993
2
Conclusions: Contributes to the scientific field by presenting the definition, origin and characteristics of Action Science,
discussing the feasibility and poten tial use of this method in the field of Information Science and in an ongoing Thesis
research
KEYWORDS: Action Research. Action Science. Qualitative Method. Scientific Knowledge. Information Science.
1 INTRODUÇÃO
Refletir acerca da construção de conhecimento no campo científico é um exercício
intelectual que deve ser constante para possibilitar sua evolução. Desenvolver pesquisa
neste sentido é imprescindível para o crescimento da Ciência da Informação. As pesquisas
que aliam e aproximam a teoria da prática são cada vez mais demandadas, e isso é possível
a partir do uso de métodos qualitativos, por meio de pesquisas ativas, que oportunizam
soluções e modelos intervencionistas e participativos para a resolução dos problemas.
De acordo com Chizzotti (2013) as pesquisas ativas são denominadas de pesquisa
participativa e de pesquisa-ação (ou pesquisa intervencionista). O metodólogo e sociólogo
Michel Thiollent (2009), destacou que toda pesquisa-ação pode ser considerada pesquisa
participante, mas o contrário não é verídico. Partindo dessa premissa, a pesquisa-ação
pode ser compreendida como um método de pesquisa ativa, de natureza qualitativa, que
apresenta maior abrangência e versatilidade em comparação com a pesquisa participante.
Tão abrangente e versátil, que vem sendo utilizado amplamente pelos campos da
Administração, Ciências Sociais, Educação e Saúde.
Os conceitos robustos que compõem o núcleo intelectual da Ciência da Informação,
a exemplo de informação, conhecimento e comunicação, não são de propriedade exclusiva
desse campo. Nem são passíveis de serem organizados em uma proposta consistente,
sem considerar a adição criteriosa de perspectivas e abordagens adotadas por outras
áreas, como a Ciência da Computação, Linguística, Filosofia, Psicologia e Sociologia, bem
como dos campos mais recentes, como a Ciência Cognitiva e a Interação Homem-Máquina
(IHM). Até mesmo o próprio conceito e a configuração identitária da Ciência da Informação
são difíceis de se estabelecerem com uniformização dentro do campo. As perspectivas são
plurais neste contexto, bem como são os problemas que busca resolver e os métodos
utilizados para tal (SILVA; FREIRE, 2012; CRONIN; MEHO, 2008).
No caso da pesquisa-ação, a influência de outras áreas que se dedicam a estudá-la
como método de pesquisa é inerente ao processo de construção de conhecimento na
Ciência da Informação. Observa-se, portanto, que a literatura científica deste campo busca
aporte teórico para questões metodológicas na Administração, Ciências Sociais, Educação

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT