Ciência e produção do conhecimento contemporâneo na perspectiva da criatividade
Autor | Maria José de Pinho - Kênia Paulino de Queiroz Souza |
Cargo | Universidade Federal do Tocantins, Palmas/TO, Brasil |
Páginas | 2-16 |
2
PINHO, Maria José de; SOUZA, Kenia Paulino de Queiroz. Ciência e produção do conhecimento contemporâneo
Este artigo tem como objetivo analisar a
visão de ciência e produção de conhecimento na
modernidade e sua transição para a contempora-
neidade na acepção de uma educação pautada na
criatividade que valoriza os diversos saberes. Esta
-
gem qualitativa. Sua fundamentação teórica traz a
percepção dos conceitos de paradigma tradicional
emergente na atualidade com uma visão transdis-
ciplinar e criativa contemplando o todo da vida,
a partir do fazer pedagógico enquanto produção
do conhecimento. É perceptível que a perspectiva
contemporânea da criatividade, numa visão trans-
formadora, tem buscado a religação dos saberes
que envolvem todos os espaços da humanidade,
-
dos aspectos que englobam a completude da vida
no planeta.
Palavras-chave: Criativi-
This article aims to analyze the vision of scien-
ce and knowledge production in modernity and its
transition to the contemporary in the sense of a gui-
ded education in creativity that values the several
-
graphical character with a qualitative approach.
of concepts of the traditional paradigm within the
context of modern science and the current emerging
-
tive vision that contemplates life as whole and the
pedagogical practice as production of knowledge.
of creativity, in a transforming vision, has sought
the reconnection of knowledge involving all areas of
-
ty, thinking, feeling and learning within the aspects
that encompass the fullness of life on the planet.
Keywords: Paradigmatic change - Creativity -
Transdisciplinary - Educational Practice.
Ciência e produção do conhecimento contemporâneo na perspectiva
da criatividade
Science and production of contemporary knowledge in view of creativity
Maria José de Pinho
Kênia Paulino de Queiroz Souza
Universidade Federal do Tocantins, Palmas/TO, Brasil
Introdução
-
fazer pedagógico se fundamenta em um paradigma que considera como
-
tes saberes que fazem parte da produção do conhecimento e da vida.
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO