O Prêmio Jovem Cientista e o comportamento informacional do pesquisador

AutorJanaina Ferreira Fialho
Páginas88-109
Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 16, n. 31, p.88-109, 2011. 88
O PRÊMIO JOVEM CIENTISTA E O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DO
PESQUISADOR
YOUNG SCIENTIST AWARD (PRÊMIO JOVEM CIENTISTA) AND THE INFORMATIONAL
BEHAVIOR OF THE RESEARCHER
Janaina Ferreira Fialho
Professora adjunta da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG (FACOMB)
Doutora em Ciência da Informação
janafialho@hotmail.com
Resumo
O artigo apresenta os principais resultados alcançados num estudo que buscou investigar o
comportamento informacional do jovem pesquisador brasileiro na prát ica da pesquisa
científica. Utilizou-se uma amostra de 14 estudantes vencedores do Prêmio Jovem Cientista
na categoria estudante de ensino médio, promovido pelo Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Através da aplicação da técnica de análise de
conteúdo, o estudo orientou para a construção da rede semântica de representação do discurso
científico, elaborada a partir do vocabulário utilizado pelos jovens pesquisadores nos textos de
suas pesquisas. O Prêmio Jovem Cientista caracterizou-se como um momento importante na
vida dos estudantes: em relação ao reconhecimento social, ao desenvolvimento da carreira
profissional e ao aprendizado de pesquisa. Concluiu-se que um dos pontos frágeis do
concurso é a divulgação junto à sociedade, principalmente o acesso limitado aos textos das
pesquisas premiadas.
Palavras-chave: Comportamento informacional. Pesquisa científica - ensino médio. Prêmio
Jovem Cientista. Análise de conteúdo.
1 INTRODUÇÃO
O Prêmio Jovem Cientista foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq) em 1981 e caracteriza-se como um trabalho de parceria com
empresas privadas, como o Grupo Gerdau e a Fundação Roberto Marinho. Os objetivos do
prêmio são estimular a prática de pesquisa, descobrir estudantes talentosos e que demonstrem
capacidade de solucionar problemas importantes para o país. Uma das finalidades da proposta
é estimular os jovens a praticarem a pesquisa como meio de aquisição de aprendizado e
conhecimento e, ao mesmo tempo, incentivá-los a seguir carreiras científicas e tecnológicas.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
DOI 10.5007/1518-2924.2011v16n31p88
Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 16, n. 31, p.88-109, 2011. 89
Dessa forma, ele se divide em cinco categorias: 1) estudante de ensino médio; 2) estudante de
graduação; 3) estudante graduado; 4) orientador e 5) mérito institucional.
Por meio de suas categorias de participação abertas ao público, propõe-se a cada ano um tema
geral de pesquisa, dividido em tópicos, dentre os quais o estudante pode fazer a escolha. O
tema proposto deve possuir relevância nacional e ser de interesse da população brasileira,
como tem acontecido com as temáticas de alimentos (2004), educação (2001/2008), energia
elétrica (2002), meio ambiente (2003/2006) e saúde (1999/2005). Na categoria ensino médio,
estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas e em escolas técnicas,
com menos de 25 anos de idade, constituem o público credenciado para a participação no
concurso.
A cada edição do prêmio, os ganhadores, nas posições de 1º, 2º e lugares, são
contemplados com prêmios como computadores e bolsas de iniciação científica júnior, e têm
a oportunidade de participar das reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da
Ciência (SBPC), com o objetivo de demonstrar os resultados de suas pesquisas. É crescente a
participação de estudantes de todo o país, como pôde ser percebido no ano de 2008, com
ocorrência de 970 inscrições somente para a categoria ensino médio.
A escola tem um papel fundamental em todo o processo, responsável principalmente pelos
aspectos da divulgação, incentivo e esclarecimento de dúvidas. Por meio do acompanhamento
do professor orientador, estabelece-se uma data limite para a entrega da pesquisa, estimula-se
o trabalho integrado entre as disciplinas e orienta-se os estudantes sobre os diversos aspectos
da pesquisa, como apresentação, organização, clareza, capacidade de argumentação, coerência
entre as ideias, criatividade, exemplos concretos da vida cotidiana, relevância da abordagem,
rigor na metodologia e citação das fontes de informação utilizadas nos trabalhos. Os
estudantes devem buscar informações primeiramente em suas escolas, principalmente com os
professores. Outra forma de buscar informações adicionais é através do site oficial do Prêmio
Jovem Cientista na internet1.
A proposta constitui-se da elaboração de redação de três páginas, em que se exige certa
profundidade na abordagem, na reunião dos dados e explicação dos argumentos. O texto deve
1 Informações sobre o regulamento, inscrições, curiosidades sobre o tema, notícias, esclarecimento
de dúvidas, atualidades e até um boletim informativo sobre o prêmio estão disponíveis. Disponível
em: <http://www.jovemcientista.org.br/>. Acesso em: 2 abr. 2009.

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