1. MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO Uma Chesf mais competitiva e sustentável Ficamos felizes em iniciar essa mensagem com a notícia de que em 2018 - ano em que a Chesf completou 70 anos - começamos a ver os resultados de nosso cuidadoso processo de reestruturação empresarial, com melhorias em nossa eficiência e a retomada do equi- líbrio financeiro. Seguindo o plano traçado para o ano, finalizamos...

Data de publicação17 Abril 2019
Número da edição73
SeçãoPoder Executivo
Poder Executivo
Ano XCVI • Nº 73 Recife, 17 de abril de 2019
CERTIFICADO DIGITALMENTE
1. MENSAGEM DAADMINISTRAÇÃO
Uma Chesf mais competitiva e sustentável
Ficamos felizes em iniciar essa mensagem com a notícia de que em 2018 - ano em que a
Chesf completou 70 anos - começamos a ver os resultados de nosso cuidadoso processo
de reestruturação empresarial, com melhorias em nossa eficiência e a retomada do equi-
líbrio financeiro.
Seguindo o plano traçado para o ano, finalizamos 19 empreendimentos. Para nós, esse é
um fato de extrema relevância, pois mostra que mantivemos o ritmo de eliminação do pas-
sivo de obras com cronograma em atraso perante o contrato de concessão celebrado com
a União. Para tanto foi necessário um intenso trabalho de toda a equipe para retomada de
obras que estavam paralisadas, exigindo uma renegociação contratual com os fornece-
dores. Em 2019 iremos trabalhar dando continuidade ao esforço de eliminação dos atra-
sos nas obras, com a meta de conclusão de 25 projetos, meta essa considerada extrema-
mente desafiadora.
Fruto de todo o esforço de nossos colaboradores, em 2018 superamos metas e batemos
recordes. Seguindo nossas diretrizes, estratégias e planos de trabalho, conseguimos obter
um resultado expressivo em nossas metas operacionais e nas melhorias implantadas em
nosso sistema eletroenergético - ao longo do ano, foram 200 melhorias na área de
Transmissão e 50 na de Geração, na modernização de linhas de transmissão,
subestações, proteção, automação, telecomunicações e nas usinas da Chesf em todo o
Nordeste.
Além disso, superamos todas as metas de disponibilidade operacional. Na área de
Transmissão, chegamos a 99,91%, terceiro melhor resultado do histórico da companhia,
ultrapassamos a meta estabelecida de 99,85%. Um desempenho similar foi obtido na
disponibilidade de transformadores, tendo alcançado o segundo melhor índice da com-
panhia: 99,93%. Na área de Geração, nossa disponibilidade acumulada em 12 meses foi
de 1,14, cuja meta era 1, obtendo assim nosso melhor valor histórico. Para a disponibili-
dade acumulada de 60 meses, atingimos o valor de 1,03, superior à meta estabelecida de
1, mais uma vez obtendo o melhor resultado do histórico registrado. Também ocorreu o
menor número de eventos com interrupção de carga na Rede Básica, com apenas 13
ocorrências originadas em instalações da Chesf, quando a meta limite era de, no máximo,
26. Este é o melhor resultado histórico em 20 anos de acompanhamento.
Os investimentos corporativos para a expansão e modernização de toda a Companhia
totalizaram no período R$ 936 milhões.
Retomada
ACompanhia também concretizou a transferência de sua participação acionária em
Sociedades de Propósito Específico (SPE), viabilizando a quitação de dívidas com a
Eletrobras, melhorando dessa forma a alavancagem financeira e a melhoria de nossos
indicadores financeiros com a redução do custo médio da dívida de 12,12% a.a. (dez/17)
para 8,62% a.a. (dez/18). Adicionalmente, garantimos a concessão de incentivo fiscal junto
à SUDENE, que possibilitará a redução de 75% no Imposto de Renda.
Como resultado dessas ações, houve uma melhora substancial no perfil econômico da
Chesf. Esse esforço possibilitou que no último trimestre de 2018, a Chesf fosse a única
empresa que colocou em operação novos empreendimentos.
Modernidade e integração
AEmpresa manteve o foco no fortalecimento da gestão, na melhoria de desempenho, nos
ganhos de produtividade e de eficiência operacional, além de redução de desperdícios e
custos.
Aimplantação do Centro de Serviços Compartilhados - CSC, tanto de Gestão Corporativa
quanto Financeiro, viabilizou a reestruturação dos processos, que trará ganhos de escala
e aplicação das melhores práticas, com a implantação de políticas de padronização e
redução de custos.
Foi implantado o Plano de Demissão Consensual, visando diminuir o seu quadro de
pessoal para implementar uma política de maior racionalização da sua gestão de pessoas,
com o fortalecimento dos seus processos de recursos humanos, contemplando também a
gestão do conhecimento através da execução de Plano de Retenção do Conhecimento e
Plano de Preparação para Aposentadoria.
Para viabilização de todas essas diretrizes e integração efetiva dos principais processos
da Empresa, houve um avanço significativo na estruturação e preparação das equipes,
infraestrutura e adequação de procedimentos para a implantação do Enterprise
Resource Planning - ERPSAP. Este projeto representa um grande desafio em relação à
mudança de atitudes, processos e forma de trabalho das pessoas e isso é parte
essencial na transformação da Companhia. AChesf dá um salto em direção à moderni-
zação da gestão, eficientização e competitividade.
Investimento em novas formas de geração
Cabe destacar a vocação natural da Região Nordeste para as novas formas de geração
de energia renovável, especialmente para as fontes de origem solar e eólica. O que antes
era tido como um problema para a região, com a alta incidência de sol, hoje se tornou algo
bom e rentável. Aregião conta também com excelentes índices de circulação de ventos.
Quando levamos em conta o Plano Decenal de Expansão de Energia 2027 (PDE 2027),
que considera que grande parte da expansão será com essas fontes renováveis e que
80% desse crescimento estará na região, podemos avaliar a grande oportunidade que se
apresenta para a Companhia.
Já temos diversas iniciativas e estudos para estar à frente desse crescimento, em espe-
cial na geração fotovoltaica. Em 2018, colocamos em funcionamento a primeira fase de
uma usina solar flutuante no lago de Sobradinho, em uma área de 10 mil metros quadra-
dos do espelho d'água e com capacidade de geração de 1 megawatt-pico (MWp). Em
2019, junto com os estudos de eficiência dessa tecnologia, haverá a expansão de mais 4
MWp no local, totalizando 5 MWp.
Hoje, o Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp), com uma planta de
geração fotovoltaica e um laboratório de pesquisa, nos permite novas parcerias para o
desenvolvimento de tecnologia, inclusive com instituições do meio acadêmico. Nele está
localizada uma planta de energia solar, com capacidade de 2,5MWp. Além disso, o Cresp
também vai abrigar uma usina solar em tecnologia de torre central para captação da luz
refletida pelos heliostatos e também uma usina solar em tecnologia de cilindros parabóli-
cos. Vale ressaltar que, ainda neste segmento de inovação, obtivemos a primeira Carta
Patente da Chesf, com o "Aplicativo para Regulação e Paralelismo de Transformadores de
Potência".
Todas essas iniciativas e o nosso direcionamento para a inovação tem ajudado a colocar
a empresa novamente em um cenário competitivo. O setor elétrico está mudando rapida-
mente e está longe de ser o mercado que conhecíamos há 10 anos. Por isso precisamos
de agilidade em nossas decisões para continuar melhorando processos com eficiência e
buscando ações de inovação e desenvolvimento para manter a Chesf como uma empre-
sa forte e competitiva.
Nosso desafio agora é nos mantermos nesse patamar de entrega, sempre focados na efi-
ciência de nossas operações, na modernização de nosso negócio e no desenvolvimento
da equipe - tudo sem deixar de lado nossos compromissos relacionados à sustentabili-
dade, dentre eles os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), os Princípios do
Pacto Global, os Princípios de Empoderamento das Mulheres, o Programa Pró-Equidade
de Gênero e Raça e o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Boa leitura!
Fábio Lopes Alves Wilson Ferreira Junior
Presidente da Chesf Presidente do Conselho de Administração
2. PERFILDA COMPANHIA
AChesf, concessionária de serviço público de energia elétrica controlada pela Eletrobras,
é uma sociedade de economia mista de capital aberto, criada pelo Decreto-Lei nº 8.031,
de 03 de outubro de 1945, e constituída na 1ª Assembleia Geral de Acionistas, realizada
em 15 de março de 1948, tendo como atividades principais a geração e a transmissão de
energia elétrica, atuando em todo o território nacional.
Concessionária de um dos maiores sistemas de geração e transmissão de energia elétri-
ca do Brasil, as operações da Chesf se concentram nas atividades de geração hidráulica
e eólica, com predominância de usinas hidrelétricas, responsáveis por cerca de 99% da
produção total de energia em 2018. Este parque gerador tem 10.323,43 MW de potência
instalada, sendo composto por 12 usinas hidrelétricas, supridas por 10 reservatórios com
capacidade de armazenamento máximo de 57,4 bilhões de metros cúbicos de água e 2
usinas eólicas.
O sistema de transmissão da Chesf é composto por 20.585,2 km de linhas em operação,
sendo 5.372,9 km de circuitos de transmissão em 500 kV, 14.495,2km de circuitos de
transmissão em 230 kV, e 717,1 km de circuitos de transmissão em tensões inferiores,
além de 121 subestações de potência (considerando-se neste total as subestações de
outras transmissoras em que a Chesf possui ativos), com capacidade de transformação de
47.642,19 MVA.
Fazem parte ainda do sistema da Chesf, 14 subestações elevadoras das usinas, que
somadas às subestações de potência, totalizam 59.428,76 MVAa capacidade de transfor-
mação da Companhia.
AChesf está investindo em geração solar possuindo 2,62MWp implantados em mini e
micro geração.
ACompanhia também possui participações em empreendimentos de geração e transmis-
são por meio de sociedades de Propósito Específico (SPEs).
3. COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA
O Capital Social da Chesf, no montante de R$ 9,754 bilhões, é representado por 55.905
mil ações nominativas, divididas em 54.151 mil ações ordinárias e 1.754 mil ações
preferenciais, todas sem valor nominal. Deste total, 99,578% pertencem à Eletrobras,
0,347% ao Ministério da Fazenda, 0,016% à Light, e 0,059% a outros acionistas.
4. RELACIONAMENTO COM ACIONISTAS
AChesf, como empresa de capital aberto, está sujeita às regras da Comissão de Valores
Mobiliários - CVM. Apolítica de relacionamento da Companhia é pautada pela divulgação
de informações com transparência, caracterizada pelo respeito aos princípios legais e éti-
cos, alinhados às normas a que está submetida como concessionária de serviço público.
ACompanhia possui um canal de divulgação de informações em seu portal corporativo na
Internet, www.chesf.gov.br, link "Investidores". Acomunicação com seus acionistas é feita
via atendimento telefônico, presencial e endereçamento eletrônico.
5. CONJUNTURAECONÔMICA
Em 2018, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a economia
brasileira foi caracterizada por um processo ainda pouco vigoroso de recuperação. Apro-
dução manteve a trajetória verificada em 2017, apontando para uma retomada da estabili-
dade ao registrar crescimento, ainda que modesto, em todos os trimestres de 2018. No
mesmo sentido, a inflação também encerrou o ano em um patamar confortável (3,75%),
abaixo do centro da meta, apesar de ter crescido em relação aos 2,95% registrados no
fechamento de 2017.
Aatividade econômica, após dois anos consecutivos de contração e uma tímida recupera-
ção de 1% em 2017, deve registrar crescimento de 1,3% de acordo com o Banco Central
do Brasil, bem abaixo da estimativa de 2,6% divulgada pela mesma instituição no início de
2018. No cerne dessa frustração estão os efeitos da greve dos caminhoneiros ocorrida no
segundo trimestre e a incerteza gerada pelas eleições presidenciais quanto às agendas
política e econômica a serem adotadas pelo novo governo.
No mercado de trabalho, a estimativa de encerramento de 2018 para taxa média de
desemprego é de 12,4%, indicando uma recuperação em relação aos 12,7% registrados
em 2017. No entanto, essa melhora está sendo puxada pelo aumento da informalidade,
tendo o número de empregados sem carteira assinada crescido 5,9% no ano de acordo
com o IBGE. Deve-se considerar, ainda, o viés causado pelo volume de empregos tem-
porários gerados durante o período eleitoral.
Ainflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou cresci-
mento emrelação a 2017, passando de 2,95% para 3,75%. Este patamar, no entanto, é com-
patível com a expectativa do mercado, que era de 3,69%, e está abaixo do centro da meta
estabelecida pelo Banco Central do Brasil (4,5%). O aumento foi pressionado, em especial,
pela alta de 7,24% na gasolina e de 8,7% na energia elétrica, tendo a bandeira tarifária
vermelha vigorado por cinco meses até novembro, quando teve início o período chuvoso.
No setor elétrico, conforme estabelecido pela Resolução Homologatória nº 2.421/2018 da
ANEEL, a Receita Anual de Geração (RAG) das usinas cujas concessões foram reno-
vadas nos termos da Lei nº 12.783/2013 passaram a incluir a parcela destinada a cobrir
gastos com melhorias a serem executadas nas instalações de geração (GAG Melhoria),
acrescentando R$ 678,3 milhões à receita da CHESF no ciclo 2018-2019. Adicionalmente,
a Portaria nº 420/2018 do Ministério de Minas e Energia extinguiu a concessão da Usina
Termelétrica de Camaçari, dispensando a reversão dos bens a ela vinculados.
6. GOVERNANÇACORPORATIVA
6.1 ASSEMBLEIAGERAL DE ACIONISTAS
O mais alto órgão da estrutura de governança é a Assembleia Geral de Acionistas, cujas
principais funções são:
ltomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações
financeiras;
ldeliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos;
leleger os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, bem como
fixar a remuneração dos administradores e dos membros do Conselho Fiscal;
ldeliberar sobre alienação de ações do seu capital social ou de suas controladas,
abertura ou alteração do capital social, venda de valores mobiliários, se em
tesouraria, venda de debêntures de que seja titular, de empresas das quais participe,
emissão de debêntures conversíveis em ações, operações de cisão, fusão, transfor-
mação ou incorporação, permuta de ações ou outros valores mobiliários e reforma do
Estatuto Social; dentre outras.
6.2 CONSELHO FISCAL
O Conselho Fiscal é permanente, composto por três membros efetivos e respectivos
suplentes, eleitos pela Assembleia Geral, todos brasileiros e domiciliados no país,
acionistas ou não, com prazo de atuação de dois anos, permitidas, no máximo, duas
reconduções consecutivas. Os membros do Conselho Fiscal observam a seguinte com-
posição: um membro e respectivo suplente indicados pelo Ministério da Fazenda, como
representante do Tesouro Nacional, que deverão ser servidores públicos com vínculo per-
manente com a administração pública federal, um membro e respectivo suplente indica-
dos pelo Ministério de Minas e Energia, e um membro e respectivo suplente indicados pela
Eletrobras.
O Conselho Fiscal é responsável pela fiscalização de atos de gestão e dispõe de
Regimento Interno que norteia seu funcionamento. Reúne-se mensalmente e, extraordi-
nariamente, mediante a convocação do Presidente do Conselho.
6.3 ADMINISTRAÇÃO
AChesf é administrada por um Conselho de Administração e por uma Diretoria Executiva,
ambos com atribuições previstas em lei e no Estatuto Social.
O Conselho de Administração, órgão colegiado de funções deliberativas, é formado por
sete membros, eleitos pela Assembleia Geral, todos brasileiros, com prazo de gestão unifi-
cado de dois anos, sendo permitidas, no máximo, três reconduções consecutivas. Os
membros do Conselho de Administração observam a seguinte composição: um membro é
indicado pelo Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento, Desenvolvimento e
Gestão, um membro é eleito representante dos empregados, um membro é indicado pelo
acionista controlador, que será eleito Diretor-Presidente, e quatro membros indicados pela
Eletrobras, dentro os quais dois são independentes. Compete ao Conselho de
Administração a fixação da orientação geral dos negócios da Chesf, o controle superior
dos programas aprovados, bem como a verificação dos resultados obtidos. Reúne-se
mensalmente e, extraordinariamente, mediante a convocação do Presidente do Conselho.
O Conselho de Administração conta com o assessoramento do Comitê de Auditoria e
Riscos Estatutário e do Comitê de Gestão, Pessoas e Elegibilidade da Eletrobras con-
forme estabelece a Lei nº 13.303/16 e o Decreto nº 8.945/16 que a regulamenta.
ADiretoria Executiva é constituída por um Diretor-Presidente e até cinco Diretores, respei-
tando o mínimo de três membros, eleitos pelo Conselho de Administração, que exercerão
suas funções em regime de tempo integral, com prazo de gestão unificado de dois anos,
sendo permitidas, no máximo, três reconduções consecutivas, devendo ser brasileiros,
residentes e domiciliados nos pais. ADiretoria Executiva, órgão executivo de adminis-
tração e representação, é responsável, dentro da orientação traçada pela Assembleia
Geral e pelo Conselho de Administração, por assegurar o funcionamento regular da Chesf.
Reúne-se ordinariamente uma vez por semana e, extraordinariamente, mediante a convo-
cação do Diretor-Presidente.
COMITES DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Instituído pela Eletrobras, o Comitê de Gestão, Pessoas e Elegibilidade tem o objetivo de
analisar e emitir recomendações sobre riscos e estratégias a serem adotadas pelas
empresas do Sistema Eletrobras, concernentes à gestão de pessoas e à elegibilidade de
membros da administração e conselheiros fiscais.
Instituído pela Eletrobras, o Comitê de Auditoria e Riscos Estatutários - CAE, com atuação
extensiva às empresas controladas, tem o objetivo de analisar e emitir recomendações
sobre trabalhos de auditoria interna, contabilidade e da auditoria independente, super-
visão, riscos a serem assumidos pela Companhia, controles internos e gestão de riscos e
gestão financeira, conforme previsto em Regimento Interno.
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco
CNPJ 33.541.368/0001-16 - Companhia Aberta
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Continua
COMPANHIA HIDRELÉTICA DO SÃO FRANCISCO - CHESF
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6.4 GESTÃO DAÉTICA
AChesf adota o Código de Ética e Conduta Único do Sistema Eletrobras, que se aplica a
todo o seu público interno, desde a alta administração até estagiários e jovens aprendizes
e estabelece compromissos de conduta a serem seguidos no âmbito da Companhia, bem
como, no relacionamento dos seus colaboradores com órgãos de governo, concorrentes,
fornecedores, prestadores de serviço e demais parceiros externos. AComissão de Ética
tem como principais atribuições a disseminação dos valores e princípios éticos, por meio
da realização de ações de comunicação e capacitação, além do atendimento a consultas
formuladas sobre aspectos de ética, bem como apuração das denúncias recebidas.
Anualmente, no contexto do Plano de Educação Corporativa, em parceria com a área de
treinamento, são realizadas ações educacionais e de comunicação que buscam desen-
volver os temas relacionados a ética, integridade, prevenção ao assédio moral e sexual,
gênero e raça, direitos humanos, mediação de conflitos e escuta transformadora.
6.5 OUVIDORIA
AOuvidoria é um canal de comunicação entre a Chesf e seus públicos de relacionamen-
to, interno ou externo, atuando de forma isenta, com caráter mediador, pedagógico e
estratégico. Acolhe as manifestações dos cidadãos, não solucionadas por outros canais de
atendimento, analisa e atua na busca por soluções, identifica tendências e orienta a orga-
nização, dando suporte à melhoria contínua dos processos de trabalho e a busca por
soluções efetivas. Sempre observando os princípios da legalidade, da transparência, do
sigilo e da ética.
SISTEMADE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO - SIC
AOuvidoria também desenvolve as atividades inerentes à Lei nº 12.527/2011 - Lei de
Acesso à Informação - LAI, assegurando a qualquer cidadão demandar informações pro-
duzidas ou custodiadas pela Chesf, de interesse particular, coletivo ou geral. Realiza a
gestão dos pedidos de informação dos cidadãos, por meio do Sistema de informação ao
Cidadão - SIC, disponibilizado pela Controladoria Geral da União - CGU.
Em 2018, houve o atendimento a 100% dos pedidos de informação recebidos pelo SIC. O
período de 11 dias foi o tempo médio de resposta, inferior ao estabelecido pela Lei de Acesso
a Informação - LAI que é de 20 dias, podendo ser prorrogado por mais 10 dias, se houver
justificativa expressa. Não houve necessidade de solicitação de prorrogação e prazo.
CANALDE DENÚNCIAS DAS EMPRESAS ELETROBRAS
As Empresas Eletrobras disponibilizam a todos o Canal de Denúncias Eletrobras. Tal
ferramenta permite que qualquer pessoa possa trazer à empresa, voluntariamente, sus-
peitas de irregularidades ou de atos ilícitos de seu conhecimento. Trata-se de um instru-
mento muito importante no contexto de funcionamento de seu Programa de Integridade,
pois permite que a Empresa tenha ciência de problemas e possa tomar as devidas ações
corretivas.
Acoordenação e a gestão do tratamento dessas denúncias são realizadas pelo Comitê do
Sistema de Integridade - CSI, comitê formado por representantes da holding e demais
empresas Eletrobras.
Foram recebidas 62 demandas no ano de 2018 pelo Canal de Denúncias Eletrobras.
ESTATISTICADAS MANIFESTAÇÕES DE OUVIDORIA
Foram recebidas 599 demandas no ano de 2018 pela Ouvidoria.
MANIFESTAÇÕES POR TIPO
As demandas são classificadas como: denúncia, elogio, reclamação, solicitação,
sugestão. O gráfico a seguir apresenta o percentual das manifestações por tipo no ano de
2018.
MANIFESTAÇÕES POR ASSUNTO
Em 2018, os principais assuntos recebidos pela Ouvidoria provenientes dos públicos de
relacionamento da Chesf foram concentrados, em cerca de 73%, em temas que dizem
respeito a Recursos Humanos, Área de Servidão, Suprimento, Operação e Manutenção
Serviços Gerais, e Comunicação Empresarial.
DESTAQUE 2018
Um conjunto de ações foram executadas para comemorar 10 anos de atuação da
Ouvidoria da Chesf. Além da produção de material gráfico para divulgação da Ouvidoria e
dos meios de acesso a ela, realizaram-se Diálogos com as Regionais - rodas de conversa
expondo atuação, estatísticas, esclarecendo acerca de conceitos e ouvindo as manifes-
tações dos empregados. O objetivo foi promover aproximação e interação com os públi-
cos de relacionamento. Os ganhos dessa interação estão sendo revertidos em benefício
da relação Empregados - Empresa.
No mês de dezembro, realizou-se o Seminário comemorativo, transmitido por video-
conferência para todas as Regionais, onde foram abordados 2 temas: Ouvidoria como
ferramenta de participação e gestão (Painel exposto por Thatiana Martins, ouvidora da
Eletrobras e Antonio Carlos Reis, 1º Ouvidor da Chesf) e o Poder da Escuta (tema
exposto pelo palestrante convidado Rossandro Klinjey).
6.6 AUDITORIAINTERNA
AAuditoria Interna da Chesf está vinculada ao Conselho de Administração por intermédio
do Comitê de Auditoria e Riscos Estatutário (CAE), sujeita-se à orientação normativa e à
supervisão técnica do Órgão Central e dos órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno
do Poder Executivo Federal (SFC), em suas respectivas áreas de jurisdição, e tem por
finalidade atuar de forma independente e objetiva na avaliação(assurance) e na consul-
toria, a fim de adicionar valor e melhorar as operações da organização. Auxilia a organi-
zação a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e dis-
ciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos,
controle e governança.
Aestrutura da Auditoria Interna é composta por uma Superintendência de Auditoria (SCA)
com dois departamentos: Departamento de Auditoria Interna (DCAI) e Departamento de
Atendimento aos Órgãos de Controle (DCAC).
O planejamento das atividades da Auditoria Interna é consubstanciado no Plano Anual de
Auditoria Interna - PAINT. O PAINT/2018 foi elaborado em conformidade com os instru-
mentos normativos e estatutário vigentes no final do exercício de 2017. Assim, o
PAINT/2018 foi submetido à análise prévia da Controladoria-Geral da União - CGU e, pos-
teriormente, ao exame pelo Conselho Fiscal e à aprovação pelo Conselho de
Administração. Ressalta-se, entretanto, que durante o exercício de 2018 houve alterações
em instrumentos normativos da SFC e no Estatuto Social da Chesf. Essas alterações
acarretarão modificações nos próximos PAINTs e na comunicação dos resultados
dos trabalhos de auditoria àCGU.
No exercício de 2018, a Auditoria Interna concluiu 24 Relatórios de Auditoria que resul-
taram em 148 recomendações. Todos os relatórios foram encaminhados à gestão da
Companhia e apresentados aos Conselhos de Administração e Fiscal. Ainda, a finaliza-
ção dos relatórios foi comunicada à CGU até outubro de 2018. Apartir de então, essa
exigência deixou de existir, permanecendo os relatórios à disposição para requisição pela
CGU.
6.7 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
ASustentabilidade Empresarial na Chesf tem como objetivo estabelecer diretrizes que
norteiem suas ações quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equi-
librar oportunidades de negócio com responsabilidade social, econômico-financeiro e
ambiental. Dentre essas diretrizes estão a priorização da produção de energia limpa e
renovável,o uso racional de recursos, atuar como agente indutor da eficiência energética,
ter compromisso com a ética e a transparência, respeitar os direitos humanos, agregar
valor para as partes interessadas, garantir condições de trabalho e de bem-estar
adequadas aos colaboradores.
Em 2018, destacamos as seguintes ações aprovadas no Comitê de Sustentabilidade:
lexecução de projetos de sustentabilidade incluídos no Plano de Negócios e Gestão
(PNG) da Chesf;
lcontinuação da normatização da gestão de consumo de água, energia, combustível e
da coleta seletiva, incluindo o desenvolvimento de um sistema de informação
(SGConsumo);
lnormatização da responsabilidade no Sistema de Indicadores de Gestão da
Sustentabilidade Empresarial (IGS) das empresas Eletrobras;
lestudo das Certificações em Normas de Sistema de Gestão da Qualidade para a
Companhia.
Em 2018, foram realizados dois treinamentos, sendo um sobre Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o outro, na metodologia standards da Global
Reporting Initiative(GRI).
ACompanhia manteve suas adesões ao Pacto Global, com emissão da Comunicação de
Progresso (COP), aos Princípios de Empoderamento da Mulher, da ONU Mulheres, ao
Programa Pró-equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para Mulheres da
Presidência da República à Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento
da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria de Direitos Humanos
da Presidência da República (SDH/PR), ao compromisso com o Pacto Nacional pela
Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO) e ao Compromisso da Eletrobras com
Mudanças Climáticas.
AChesf publicou o seu Relatório Anual de Sustentabilidade, seguindo as diretrizes
mundiais da Global Reporting Initiative (GRI), disponível no link sustentabilidade-
2017.chesf.gov.br.Participou, ainda, ativamente para o Relatório de Sustentabilidade da
holding e para as respostas aos questionários do Dow Jones Sustainability Index(DJSI) e
do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Brasil, Bolsa, Balcão - B3.
6.8 GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS
O processo de Gestão de Riscos na Chesf segue os princípios e diretrizes estabelecidos
na Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras e visa desenvolver uma visão
integrada dos principais eventos de riscos aos quais a Companhia está exposta e definir,
em conjunto com as áreas de negócios, as ações de tratamento para mitigação desses
riscos. Ametodologia, adotada em alinhamento com a holding, abrange as etapas de iden-
tificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos de diversas
naturezas, e tem o objetivo de dar suporte na tomada de decisões empresariais. Apriori-
zação dos riscos a serem analisados e monitorados é realizada pelo Comitê de Riscos da
Chesf, formalmente instituído com representantes de todas as Diretorias, tomando como
base a relação completa de riscos identificados na Matriz de Riscos da Companhia,
aprovada em Diretoria, e também as diretrizes da Eletrobras, que define anualmente a
relação dos riscos empresariais que devem ser analisados em todas as empresas do
grupo para um reporte consolidado à alta administração da holding.
Em 2018, destaca-se o início da atuação do CAE - Comitê de Auditoria e Riscos
Estatutário, com abrangência em todas as empresas Eletrobras no que se refere à
definição de diretrizes e ao monitoramento do processo de gestão de riscos corporativos,
que faz parte das diversas atribuições do referido Comitê, conforme previsto na Lei das
Estatais.
Adicionalmente às atividades de gestão de riscos corporativos, o ambiente de controles
internos da Chesf também é fortalecido por meio do processo de Certificação SOX, reali-
zado anualmente para assegurar a conformidade da Eletrobras e suas controladas aos
requisitos da Lei norte-americana Sarbanes-Oxley, necessária para que a holdingman-
tenha a negociação de suas ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), bem
como para aprimorar os processos, ao verificar a aderência das atividades realizadas às
políticas e procedimentos internos da Companhia e identificar pontos de melhoria. A
Certificação SOX envolve as etapas de revisão anual da documentação referente aos
processos de negócios e de governança previamente definidos no escopo e os testes de
eficácia dos controles internos, realizados tanto pela administração, sob responsabilidade
da Auditoria Interna da Chesf com apoio de consultoria contratada pela Eletrobras,
quanto pelo auditor independente.
Acada ciclo de Certificação SOX, é estabelecido um programa de remediação das defi-
ciências(gaps) apontadas pelas auditorias interna e externa no ciclo anterior, com planos
de ação definidos pelos gestores responsáveis e monitorados de forma permanente pela
área de controles internos. Aremediação dos gapsé monitorada, ainda, por meio de indi-
cadores estabelecidos no CMDE - Contrato de Metas de Desempenho Empresarial man-
tido pela Chesf com a Eletrobras.
Aaltaadministração da Chesf (Diretoria e Conselho de Administração) faz o acompa-
nhamento permanente das remediações das deficiências registradas no âmbito da SOX,
especialmente as que são classificadas com maior nível de gravidade, assegurando assim
o forte comprometimento de todos os gestores envolvidos na melhoria do ambiente de
controles internos da Companhia.
6.9 INTEGRIDADE
AChesf adota o Programa de Integridade das Empresas Eletrobras, também chamado de
"Programa Eletrobras 5 Dimensões", que vem sendo aprimorado a cada ano com novas políti-
cas, procedimentos e iniciativas desenvolvidas com a participação das áreas de integridade
de todas as empresas Eletrobras, que formam a Comissão Diretiva de Compliance (CDC),
fórum permanente de discussão sobre as melhores práticas de integridade corporativa.
Em 2018, destaca-se a realização de uma nova etapa do treinamento online de ética e
integridade, promovido pela Universidade das Empresas Eletrobras (UNISE), que permitiu
a participação dos empregados que não haviam realizado o curso em 2017. Ao longo de
2018 foram realizadas, ainda, outras ações educacionais específicas sobre o tema inte-
gridade e Lei Anticorrupção para o público gerencial da empresa, além de eventos e
palestras sobre o tema para fornecedores, membros da alta administração (diretores e
conselheiros) e representantes da Chesf nos Conselhos das SPEs (Sociedades de
Propósito Específico). Essas ações de treinamento proporcionaram a disseminação dos
conceitos de integridade corporativa de forma ampla para públicos diversos, que é um dos
objetivos do Programa de Integridade.
Também foi destaque em 2018 a implantação de procedimentos de due diligencee clas-
sificação de risco de integridade para fornecedores e doações/patrocínios, além da reali-
zação de um trabalho específico de avaliação de riscos de fraude e corrupção (FRA -
Fraud Risk Assessment), que gerou a elaboração de uma Matriz de Risco de
Fraude/Corrupção e a definição, pela Diretoria da Chesf, de 02 riscos priorizados para
realização de análise mais detalhada e possíveis sugestões de procedimentos para
melhoria doscontroles internos.
Destaca-se, ainda, a consolidação do Canal de Denúncias das empresas Eletrobras, que
passou a receber, a partir de 2017, todas as denúncias relativas às empresas do grupo de
forma centralizada, sendo que a gestão das denúncias é de responsabilidade do Comitê
do Sistema de Integridade (CSI), que possui representantes de todas as empresas
Eletrobras e assegura o tratamento uniforme das denúncias recebidas, buscando a
melhor forma de remediação de eventuais irregularidades identificadas e o aprimoramento
dos processos e controles internos.
O Programa Eletrobras 5 Dimensões, do qual a Chesf faz parte, está em contínua
evolução e sua consolidação está prevista em uma das iniciativas do PDNG 2019-2023
(Plano Diretor de Negócios e Gestão da Eletrobras). Portanto, novas ações e procedi-
mentos deverão ser implantados e formalizados em 2019, para fortalecer ainda mais os
mecanismos de integridade corporativa já adotados nas empresas do grupo.
6.10 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
AChesf possui um planejamento estratégico consolidado e elaborado em consonância
com o Plano Estratégico da Eletrobras e de seu Plano Diretor de Negócios e Gestão
(PDNG). Atualmente os instrumentos utilizados para o planejamento são o Mapa
Estratégico da Chesf, o Plano de Negócios e Gestão (PNG), o Contrato de Metas de
Desempenho Empresarial (CMDE) e o Programa de Remuneração Variável Anual - RVA.
Esses instrumentos são institucionalizados por meio de apreciação e aprovação em
Reunião de Diretoria Executiva e com Deliberação do Conselho de Administração.
O monitoramento do Planejamento Empresarial da Chesf é realizado mensalmente por
meio de reuniões da Diretoria Executiva, para acompanhamento do Plano de Negócios e
Gestão (PNG). Essas reuniões são realizadas focadas nos objetivos estratégicos contidos
no Mapa Estratégico da Chesf, projetos previstos no PNG e nos indicadores do CMDE,
firmado entre a Eletrobras e suas empresas controladas. Dessa forma, a Chesf realiza o
controle dos desvios entre as metas e os resultados apurados, atuando sobre ocorrências
e melhorando o desempenho empresarial.
Aequipe de Planejamento Estratégico da Chesf desenvolveu o Mapa Estratégico Chesf
2018-2022, que contém a identidade organizacional da empresa (Missão, Visão e
Valores), os Resultados Estratégicos a serem alcançados e os Objetivos Estratégicos que
viabilizam esses resultados. No intuito de manter o constante aprimoramento da gestão e
o alcance das metas empresariais, o Mapa Estratégico Chesf é revisado anualmente pela
Diretoria, podendo ser ajustado sempre que necessário, com base em fatores internos e
externos à Chesf que podem influenciar no desempenho empresarial.
Os Objetivos Estratégicos são desdobrados em Estratégias, Medidas e Indicadores,
permitindo o envolvimento e participação de todos os níveis organizacionais no planeja-
mento empresarial. Para o registro e suporte ao Planejamento Empresarial da Chesf, a
empresa adquiriu um software de gestão estratégica para agilizar os processos de registro
e acompanhamento estratégico e poder adotar as melhores práticas de planejamento
organizacional.
Através do Comitê de Planejamento, que conta com a participação das diversas áreas da
organização, o Planejamento Empresarial da Chesf vem sendo revisto e atualizado. Para
2019, será consolidada a definição dos desdobramentos dos Objetivos Estratégicos e um
planejamento estratégico de longo prazo. Com isto, o novo sistema de gestão estratégica
será alimentado e subsidiará acompanhamento em tempo real dos índices e projetos,
elaboração de gráficos, relatórios e planos de ação.
Como estímulo para o estabelecimento da visão estratégica de longo prazo, foi realizado
em dezembro de 2018 o Seminário Perspectivas da Energia no Brasil, com a participação
de todo o corpo gerencial da empresa, com transmissão simultânea para todas as
Gerências Regionais. Este Seminário teve como objetivo reunir personalidades e espe-
cialistas do setor Elétrico Nacional, para debater o futuro da energia elétrica no Nordeste
e no Brasil, considerando os cenários do mercado de energia, da regulação e da operação
do sistema, e as perspectivas futuras do setor, com foco em planejamento de longo prazo,
inclusão de novas tecnologias, impacto das energias renováveis com armazenamento
energético, fortalecimento do sistema interligado, mudanças regulatórias e o uso múltiplo
das águas.
AChesf está constantemente aprimorando seu nível de maturidade em Gestão
Empresarial Estratégica, visando cumprir sua missão e perseguir a visão de futuro. Aiden-
tidade empresarial da Chesf que norteia este trabalho é apresentada na figura abaixo:
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Continua
Continuação - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CNPJ 33.541.368/0001-16 - Companhia Aberta
Poder Executivo
Ano XCVI • Nº 73 Recife, 17 de abril de 2019
CERTIFICADO DIGITALMENTE
Figura 01 - Identidade empresarial Chesf 2018 a 2022
7. REGULAÇÃO
Agestão de Regulação na Chesf consiste em integrar os processos regulatórios com as diversas áreas da Companhia, promovendo a
articulação com os órgãos reguladores, especialmente com a Aneel, fortalecendo internamente a cultura regulatória de acordo com as
diretrizes emanadas da Diretoria Executiva.
Até 2017 a área regulatória apresentava-se como uma coordenadoria/assessoria que concentrava as atividades de acompanhamento
das regulamentações estabelecidas pela Aneel, a participação em audiências e consultas públicas do interesse da Chesf, destacando
os processos de revisão e de reajuste tarifário da transmissão e da geração, e a proposição e acompanhamento de medidas que
permitiam promover a melhoria dos diversos processos à luz da regulação vigente.
Apartir de outubro de 2018, com a reestruturação havida na área regulatória, foi criada uma Superintendência de Regulação vinculada
à Diretoria de Operação, a qual passou a contar com uma estrutura de três departamentos, descentralizando e ampliando suas com-
petências em: (i) Gestão de Ativos (ii) Gestão de Contratos de Transmissão e (iii) Aspectos Regulatórios. Desta forma, além das ativi-
dades já realizadas anteriormente, a área regulatória acumulou a gestão dos contratos de transmissão e a gestão dos ativos (de geração
quanto de transmissão).
Além da própria reestruturação da área, merecem destaque em 2018:
lRedução de 9,69% do montante de multas julgadas pela Aneel durante o ano, face recursos administrativos apresentados pela Chesf,
o que representa uma economia na ordem de R$ 1,7 milhão;
lAumento em mais de R$ 670 milhões/ano na receita de geração das usinas cotistas da Chesf, correspondente à inclusão do
GAGMelhorias, fruto do resultado da Audiência Pública Aneel nº 16/2017;
lIncremento no quantitativo de contratos de transmissão, decorrentes do grande número de autorizações de novos acessos ao
Sistema Interligado Nacional, totalizando ao final de 2018: 1.288 contratos com outros agentes conectados às suas instalações, dos
quais 34 estão em fase de formalização, sejam com transmissoras (CCI) ou ainda com geradoras, distribuidoras ou consumidores
(CCT); 268 contratos de prestação de serviços com o ONS (CPST); e, gestão dos contratos das 27 concessões de transmissão
vigentes (CTT);
lParticipação na elaboração da estrutura do cadastro de ativos a ser implementada no ProERP/SAP, na padronização e carga do
cadastro de equipamentos considerando os aspectos de manutenção e de contabilidade e na criação/coordenação do comitê de
gestão de ativos e certificações, visando a internalização e implantação do macroprocesso de gestão de ativos na Chesf.
8. MERCADO DE ENERGIA
Em 2018, o consumo nacional de energia elétrica foi de 472,2 TWh, registrando crescimento de 1,1% em relação a 2017. Desse con-
sumo, a região Nordeste participa com 17,3%, cujo montante corresponde 80,9 TWh, superando em 1,5% o consumo realizado em 2017.
Assim, observa-se que este resultado ainda é reflexo de um cenário de incertezas na economia brasileira, associado ao quadro político
e eleitoral, que não conseguiu alavancar o crescimento na indústria e em outros setores.
Para o atendimento a carga do submercado Nordeste (Região Nordeste menos o Estado do Maranhão), que corresponde a 10.820 MW
médios, a geração da Chesf contribuiu com 16,0%; o intercâmbio com os submercados Norte e Sudeste respondeu por 15,0%; a gera-
ção eólica participou com 43,8% e a térmica com 21,5%. As outras fontes (PCH, biomassa e solar), localizadas no referido submercado,
representou 3,7%.
9. COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA
Desde 2013, a Chesf comercializa energia elétrica no regime de cotas, no Ambiente de Contratação Livre - ACLe no Ambiente de
Contratação Regulada - ACR.
Em 2018, as vendas corresponderam ao montante de 50.229 GWh, distribuídos entre 26 estados do Brasil e mais o Distrito Federal.
Desse montante, 44.699 GWh (89%) foram comercializados no regime de cotas. O restante, 5.530 GWh (11%), foi destinado ao ACL
(consumidores industriais livres, consumidores industriais atendidos no âmbito da Lei 13.182 de 03 de novembro de 2015 e aos comer-
cializadores) e ao ACR (distribuidoras). Já as compras de energia totalizaram 1.804 GWh, fazendo parte da estratégia de comerciali-
zação da Empresa.
AUsina Térmica de Camaçari - UTC, localizada no Município de Dias D´Ávila no Estado da Bahia, foi outorgada à Chesf por meio da
Portaria DNAEE n.º 1.068, de 10 de agosto de 1977. Em agosto de 2016, através do Despacho nº 258/2016, a ANEELsuspendeu a
operação comercial da usina devido a deterioração dos equipamentos, que se encontravam com a vida útil ultrapassada. E em 05 de
outubro de 2018, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria MME 420/2018, extinguindo a concessão da Usina Térmica de
Camaçari.
10. DESEMPENHO OPERACIONAL
Com a permanência da situação hídrica desfavorável na Bacia do Rio São Francisco e as baixas afluências ocorridas no período úmido
2017/2018, o principal reservatório da Região Nordeste, Sobradinho, atingiu, no final do mês de abril de 2018, o armazenamento de
38,16% e, em 31 de dezembro, chegou a 35,02% do seu volume útil.
ACompanhia gerou 15.132 GWh em 2018 e 15.209 GWh em 2017, representando uma redução de 0,5%. Este resultado foi devido à
continuidade da baixa hidraulicidade ocorrida no período úmido de 2017/2018, sendo necessária a maximização de geração térmica e
eólica na região, bem como o recebimento de intercâmbio de outras regiões do SIN.
Em 2018, foram incorporadas 09 instalações teleassistidas aos Centros de Operação (sendo 02 de forma emergencial) e incluídos novos
pontos de supervisão, para atendimento ao Procedimento de Rede 2.7 do ONS. Investimentos adicionais foram realizados na área de
automação, tais como: Modernização da Medição Operacional da SE Messias, em substituição ao antigo e obsoleto sistema existente
e Substituição de 46 Servidores do SAGE em 23 instalações. Estes esforços resultaram no aumento da observabilidade do sistema,
atingindo a marca de 246.136 pontos de supervisão. Ressalta-se ainda a implantação de firewall em 10 instalações, para atendimento
ao Programa de Segurança Cibernética e a ampliação dos sistemas de suporte à operação e manutenção, nas áreas de Regulação
Automática de Tensão, Supervisão dos Sistemas de Proteção, Qualidade de Energia e Oscilografia. Salienta-se também a Renovação
da Acreditação, junto ao INMETRO, do Laboratório de Metrologia da Chesf - MetroChesf e a implantação de Pluviometria nas Usinas
Paulo Afonso, Sobradinho, Luiz Gonzaga, Boa Esperança, Pedra e Funil, em atendimento à Resolução ANA/ANEEL03/2010.
Em 2018, o sistema de telecomunicações da Chesf foi ampliado, contemplando as subestações de Jaboatão II, Ourolândia, Juazeiro III,
Maceió II, Nossa Senhora do Socorro e Teixeira de Freitas implicando em um incremento de 230 km de cabos OPGW. É importante
ressaltar a disponibilização das primeiras rotas do Projeto 100G, fruto da parceria firmada, através de Termo de Cooperação, com a RNP
- Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, como a rota Recife - Natal, Natal - Campina Grande e atendimento óptico a SE Tacaimbó, pos-
sibilitando redução de custeio para empresa com desativação de 06 (seis) repetidoras de rádios digitais. Esta parceria propiciará o
aumento da rede de transporte de telecomunicações da Chesf em até 160 vezes, abrangendo cerca de 90% de suas instalações, dis-
tribuídas por oito estados do Nordeste e com previsão de início de operação da Fase 1 no terceiro trimestre de 2019.
Também neste ano foram realizadas várias melhorias no sistema de telecomunicações em Rede de Dados, Telefonia e Vídeo, onde evi-
denciamos:
lImplantação de novo sistema de consoles de comunicação para os Centros de Operação Elétrica com sistemas de gravação e trans-
crição de voz modernos e redundantes;
lImplantação de videomonitoramento operacional na SE Garanhuns II, Olindina e Igaporã III para monitoramento da abertura e
fechamento de chaves, otimizando processos e dando agilidade nas tomadas de decisões;
lModernização do sistema de videoconferência empresarial;
lSubstituição das rotas de rádios digitais Funil - Usina de Pedra, Milagres - Coremas, Camaçari - Cotegipe - Jacaracanga;
lMelhorias no atendimento de comunicação para Penedo e Tauá;
lInstalação de novos roteadores em 68 instalações operacionais e administrativas, parte do projeto de modernização da Rede IP.
Todas estas melhorias proporcionam um aumento de confiabilidade e disponibilidade do sistema de telecomunicações refletindo
positivamente no seu desempenho operacional.
Destaca-se que, de acordo com o seu Planejamento Empresarial, a Chesf vem implantando desde 2015, um novo modelo para insta-
lações teleassistidas, que migraram para a estratégia de atendimento local por profissionais capacitados a desenvolver atividades tanto
de Operação como de Manutenção - O&M. Ao final de 2018, foram totalizadas 58 subestações operadas e mantidas pela Chesf neste
novo modelo.
Tal iniciativa vem no sentido de dotar a Companhia de um modelo de gestão técnico-operacional mais integrado e descentralizado, pro-
movendo ajustamento do seu capital humano a uma realidade de desempenho técnico e econômico, em função das exigências cres-
centes da sociedade por melhoria dos serviços prestados e redução dos custos associados.
Com isso, a Companhia espera melhorar o atendimento às manutenções de pequeno porte, reduzindo assim a dependência de mobi-
lização de equipes centralizadas, bem como acelerar o restabelecimento provocado por indisponibilidades de natureza simples em
ativos, além de complementar as equipes centralizadas nas manutenções de grande porte.
10.1 INDICADORES DE DESEMPENHO
O resultado em 2018 para indicador de Parcela Variável - PV foi o melhor dos últimos 6 anos. Como fato relevante em 2018, contribuiu
positivamente na redução da Parcela Variável a reversão de aproximadamente R$ 5 milhões, mediante recursos administrativos junto
ao ONS, implantação do fórum mensal de parcela variável, além da aplicação da compatibilização de intervenções no sistema PAI (Plano
Anual de Intervenção).
O indicador de Robustez apresentou o melhor resultado dos últimos 5 anos, mantendo a tendência contÍnua de melhora dos últimos
anos. Este resultado indica uma evolução do Sistema Chesf (Rede Básica), no que diz respeito a ocorrências envolvendo interrupção
do fornecimento de energia elétrica.
O indicador referente ao Número de Eventos com Interrupção de Carga na Rede Básica (NEIC-RB), apresentou o melhor resultado do
histórico de 20 anos.
O Indicador de Disponibilidade Operacional de Geração, apresentou o melhor resultado dos últimos 5 anos.
O indicador de Disponibilidade Operacional de Linhas de Transmissão apresentou o terceiro melhor resultado do histórico, refletindo um
ótimo desempenho no serviço prestado e mantendo o patamar de disponibilidade acima de 99,90%.
10.2 PARCELAVARIAVEL - PV
Indica o percentual de desconto da Receita Anual Permitida (RAP) das Funções de Transmissão, devido a indisponibilidades dos equipa-
mentos da Rede Básica das concessões da Chesf, conforme legislação Aneel.
10.3 INDICADOR DE ROBUSTEZ DO SISTEMA- IRS
Avalia a capacidade da Rede Básica da Chesf em suportar contingências sem interrupção de fornecimento de energia elétrica aos con-
sumidores (perda de carga).
10.4 NÚMERO DE EVENTOS COM INTERRUPÇÃO DE CARGANA REDE BÁSICA - NEIC-RB
É o número de desligamentos intempestivos com origem na Rede Básica da Chesf que ocasionam qualquer interrupção de carga no
Sistema Chesf.
Continuação - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CNPJ 33.541.368/0001-16 - Companhia Aberta
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Continua
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