Ações para competências em informação no ciberespaço: reflexões sobre a contribuição da metacognição

AutorGustavo Henrique de Araujo Freire - Isa Maria Freire
Páginas1-23
1
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. esp.1,
p.1-23, 2012. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17nesp1 p1
AÇÕES PARA COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO NO CIBERESPAÇO:
REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA METACOGNIÇÃO
i
Gustavo Henrique de Araujo Freire ii
Isa Maria Freire iii
Resumo: Apresenta um quadro de referência teórico-conceitual em cujo contexto se discute a contribuição da
metacognição às ações para competências em informação no ciberespaço. Discorre sobre os conceitos inter-
relacionados no texto, esclarecendo a per spectiva mediante a qual a produção e compartilhamento de informação
e conhecimento em redes virtuais são vistas como possibilidades de criação de novos conhecimentos. Nesse
sentido, torna-se relevante, na sociedade em rede, o desenvolvimento e disponibilização de competências em
informação na internet, de modo a promover o uso e apropriação de tecnologias intelectuais digitais. Destaca o
valor das estratégias metacognitivas na produção de artefatos destinados ao desenvolvimento de competências
em informação para veiculação na internet, em especial no que diz respeito às redes virtuais de apr endizagem.
Palavras-chave: Sociedade em rede. Ciberespaço. Redes virt uais de aprendizagem. Competências em
informação. Metacognição.
ACTIONS FOR INFORMATION LITERACY IN CYBERSPACE: REFLECTIONS ON THE
CONTRIBUTION OF METACOGNITION
Abstract: Presents a theoretical framework and conceptual context in which it discusses the contribution of
metacognition to actions to information compe tencies in cyberspace. Discusses the interrelated concepts in the
text, clarifying perspective whereby the production and sharing of information and knowledge in virtual
networks is seen as a possibility of creating new knowledge. In this sense, becomes relevant in the network
society, the development and availability of skills in information on the Internet in order to promote the use and
ownership of intellectual digital technologies. Highlights the value of metacognitive strategies in the production
of artifacts for the development of Information Literacy for running on the Internet, particula rly with
regard to virtual networks of learning.
Keywords: Network society. Cyberspace. Virtual learning networks. Information literacy. Metacognition.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
i Este trabalho registra o resultado das discussões sobre a abordagem teórica do projeto de pesquisa
Competências em informação em redes virtuais de aprendizagem: ação na rede pública de ensino de João
Pessoa - PB, em desenvolvimento por docentes do Mestrado Profissional Ge stão em Organizações
Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba.
ii Universidade Federal da Paraíba. ghafreire@gmail.com
iii Universidade Federal da Paraíba. isafreire@globo.com
2
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 17 , n. esp. 1, p. 1-23, 2012.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho, apresentamos os resultados da discussão preliminar sobre a abordagem
teórica do projeto Competências em informação em redes virtuais de aprendizagem: ação na
rede pública de ensino de João Pessoa PB, em desenvolvimento no Mestrado Profissional
Gestão em Organizações Aprendentes, uma iniciativa do Centro de Educação em parceria
com o Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba.
Na pesquisa, formulamos a hipótese de que uma rede de comunicação virtual (aqui
denominada estoques de informação em fluxo) pode favorecer o compartilhamento da
informação, criando oportunidades de aprendizado contínuo e aumentando a possibilidade de
geração de conhecimento em seus participantes. E, por entendermos que a informação é um
fenômeno social produzido por indivíduos em um determinado contexto e representa uma
“possibilidade de conhecimento”, acreditamos que estratégias metacognitivas podem
contribuir para facilitar a concretização dessa possibilidade.
Destarte, a inovação do presente trabalho está na aplicação de abordagens da Ciência
da Informação à organização e uso do espaço virtual como espaço comunicacional, onde os
estoques de informação estão sempre em fluxo e o papel do profissional da informação se
define a partir de um compromisso com a responsabilidade social de facilitar a comunicação
de informação para aqueles que dela necessitam, na sociedade.
2 CONTEXTO
Nesta seção, discorremos sobre os principais conceitos que fundamentam nossa
reflexão sobre a contribuição da metacognição às ações de informação para competências em
informação em redes virtuais de aprendizagem, reunindo os fios conceituais no tear da
Ciência da Informação de modo a criar uma rede que tem como atrator (WERSIG, 1993;
FREIRE, 2001) o construto competências em informação
4.
4 Nesta proposta, abor damos as competências e m informação como aq uelas pertinentes à ap ropriação de
tecnologias intelectuais de informação e comunicação por usuários, nos diversos grupos que constituem a
sociedade contemporânea.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT