Competência leitora na cultura digital e a biblioteca escolar: a contribuição do letramento informacional

AutorKelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Andréa Pereira dos Santos
Páginas1-22
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 27, p. 01-22, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e79956
Artigo
Original
COMPETÊNCIA LEITORA NA CULTURA DIGITAL E A
BIBLIOTECA ESCOLAR: A CONTRIBUIÇÃO DO
LETRAMENTO INFORMACIONAL
Reading skills in digital culture and the school library: The contribution of information literacy
Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque
Doutorado
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação.
kelleycristinegasque@hotmail.com; kelley@unb.br
https://orcid.org/0000-0001-6039-0571
Andréa Pereira dos Santos
Doutorado
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Informação e
Comunicação, Goiânia, Brasil
andreabiblio@ufg.br
https://orcid.org/0000-0001-5410-5500
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: O artigo pretende discutir sobre a contribuição da biblioteca escolar no contexto da leitura atual. A transição
da leitura do formato impresso para o digital tem provocado discussões entre pesquisadores da área sobre a influência
da cultura digital no cérebro humano, visto que a leitura em tela e o uso dos recursos digitais fragmentam o conteúdo e a
atenção dos leitores.
Método: Por meio da análise de vídeos do youtube realizados por bibliotecas e bibliotecários no Brasil, durante parte do
período de pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, os dados mostram que as bibliotecas escolares do Brasil,
tradicionalmente, estimularam a leitura e continuam a fazê-la na sociedade contemporânea, mas além disso, preocupam-
se também com a formação científica dos estudantes e o desenvolvimento de competências relacionadas à busca, à
seleção, ao uso e à comunicação das informações.
Resultado: A formação de leitores de 0 a 10 anos, proposta por Wolf (2019), foi comparada com os conteúdos de
letramento informacional, transpostos por Gasque (2012), para a educação básica, considerando os pa râmetros
curriculares vigentes na época.
Conclusões: O resultado mostra compatibilidade entre ambos (digital e impresso). A leitura profunda
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e m diferentes
gêneros e formatos é considerada uma das competências a ser desenvolvida nesse processo. Nesse sentido, conclui-se
que a coexistência entre o mundo digital e físico é essencial para que se possa contribuir para a formação intelectual e
leitora dos estudantes.
PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca escolar. Leitura. Cultura digital. Letramento informacional. Competência leitora.
ABSTRACT
Objective: The article discusses the contribution of the school library in the context of current reading. Through video
analysis carried out by libraries and librarians in Brazil, during a part of the SARS-CoV-2 pandemic period, the data showed
that school libraries, which have traditionally stimulated reading, has continued to do so in contemporary society.
Methods: Besides, they are also concerned with the scientific training of students and the development of skills related to
the search, selection, use and communication of information. An literature review focused on the narrative type shows that
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Leitura profunda é aquela em que o leitor está imerso em textos longos e faz analogias e inferências.
Está relacionada com o que ler e o como ler e se opõe à leitura intermitente e fragmentada, própria da cultura
digital (WOLF, 2019).
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 27, p. 01-22, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e79956
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the act of reading is a complex activity, which involves several cognitive processes and transforms the human brain
structure.
Results: The transition from reading i n print to reading a text in a digital format has provoked discussions among field
researchers about the influence of the digital culture on the human brain, because reading on-screen and using digital
resources tend to fragment the content and attention of readers. The training of readers from 0 t o 10 years old, proposed
by Wolf (2019), has been compared to the contents of information literacy, transposed by Gasque (2012) for basic
education, considering the curricular parameters in force at the time. The result has revealed th e compatibility between
both. Deep reading in different genres and formats is considered one of the skills to be developed in this process.
Conclusions: In this sense, we can conclude that the coexistence between the digital and physical world is essential to
contribute to the students' intellectual and reading education.
KEYWORDS: School library. Reading. Digital culture. Information literacy. (R)reading competence
1. INTRODUÇÃO
A pandemia causada por um vírus mutante, denominado coronavírus SARS-CoV-2 (co vid-
19), parou o mundo em 2020 e 2021, devido a uma conjunção de fatores. Os meios de
transportes rápidos como a aviação contribuíram para a disseminação rápida do vírus com
grande potencial de contágio e letalidade, em especial, para idosos e grupos de riscos,
provocando lotação hospitalar. Em consequência, os países fecharam as fronteiras e
entraram em isolamento social (UJVARI, 2020).
Neste cenário, o trabalho remoto e o oferecimento de educação a distância em larga
escala para todos os níveis de ensino fazem parte do cotidiano de muitas famílias. Observa-
se maior acesso, uso e valorização dos computadores, celulares, internet e aplicativos. De
acordo com Bartolomé et al.(2021), percebem-se características de uma sociedade que se
destaca pela mobilidade, autonomia e colaboração. Há maior ênfase na cultura digital e os
avanços tecnológicos permitem o fluxo rápido de uma linguagem para outra ao mesclar,
complementar e ampliar os vários tipos de narrativas, que por sua vez, propiciam outros
percursos de leituras.
As tecnologias da informação e comunicação, de acordo com Pal e Alam (2020),
provocam intenso crescimento da informação, diversas demandas dos usuários, a explosão
de diferentes tipos de literatura e outras questões afins, que desafiam a mudança dos
produtos e serviços da biblioteca tradicional para bibliotecas on-line. Conceitua-se a
biblioteca escolar como uma instituição com a finalidade de mediar e disponibilizar a
informação em diferentes gêneros textuais e suportes para a comunidade acadêmica,
sejam eles em formato físico ou virtual. Além disso, a biblioteca escolar tem, também, como
missão formar leitores críticos, contribuir para a pesquisa escolar, a iniciação científica e o
desenvolvimento do letramento informacional (AASL, 1998; CAMPELLO, 2012; FIALHO,
2013; GASQUE, 2013, MACEDO, GASQUE, 2018).

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