Comportamento assimétrico de custos na análise de concorrentes: estudo por meio de informações públicas

AutorJosé Augusto Sousa de Melo, Simone Luzia Santana Sambugaro Wencel, Kelly Cristina Mucio Marques, Katia Abbas
CargoMestre em Ciências Contábeis (UEM) Professor Mediador de Ciências Contábeis EAD da Universidade Cesumar, Maringá/PR, Brasil j.a_melo97@hotmail.com / Mestre em Ciências Contábeis (UEM), Maringá/PR, Brasil simone_sambugaro@hotmail.com / Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP) Professor do Departamento de Ciências Contábeis (UEM), Maringá/PR...
Páginas95-111
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Artigo
Original
Artigo
Original
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 19, n. 52, p. 95-111, jul./set., 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DO I: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e83004
Comportamento assimétrico de custos na análise de
concorrentes: estudo por meio de informações públicas
Asymmetric cost behavior in competitor analysis: study through public information
Comportamiento asimétrico de costos en el análisis de la competencia: estudio a través de la
información pública
José Augusto Sousa de Melo*
Mestre em Ciências Contábeis (UEM)
Professor Mediador de Ciências Contábeis EAD da
Universidade Cesumar, Maringá/PR, Brasil
j.a_melo97@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0002-9011-484X
Kelly Cristina Mucio Marques
Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP)
Professor do Departamento de Ciências Contábeis (UEM),
Maringá/PR, Brasil
kcmmarques@uem.br
https://orcid.org/0000-0002-8957-1090
Simone Luzia Santana Sambugaro Wencel
Mestre em Ciências Contábeis (UEM),
Maringá/PR, Brasil
simone_sambugaro@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0002-0624-5952
Katia Abbas
Doutor em Engenharia de Produção (UFSC)
Professor do Departamento de Ciências Contábeis (UEM),
Maringá/PR, Brasil
kabbas@uem.br
https://orcid.org/0000-0002-6099-3206
Endereço do contato principal para correspondência*
Avenida Guedner, nº 1610, Bairro: Jd Aclimação, CEP: 87050-390 – Maringá/PR, Brasil
Resumo
O estudo teve o objetivo de identificar como as informações sobre o comportamento assimétrico dos custos
podem ser usadas para a análise de custos de concorrentes no segmento de vestuário. Foi utilizado o
modelo de Anderson, Banker e Janakiraman (2003) para identificação do comportamento de custos das
cinco empresas analisadas no período de 2010 a 2019 e, posteriormente, foi realizado um modelo de
regressão com dados em painel para investigar a influência do comportamento assimétrico dos custos
sobre o desempenho das empresas. Os resultados apontaram que empresas com comportamento
assimétrico (anti-sticky) apresentaram desempenho (medido pela margem bruta e pelo EBITDA) menor em
relação às com comportamento simétrico de custos, mesmo apresentando menor participação de custos e
despesas fixas na estrutura de custos. Esse resultado contribui ao evidenciar a importância de que
informações sobre comportamento assimétrico dos custos sejam acompanhadas na análise de custos de
concorrentes, especialmente em relação à estrutura de custos, visto que podem influenciar o resultado
esperado.
Palavras-chave: Análise de Custos de Concorrentes; Comportamento Assimétrico dos Custos; Sticky/anti-
sticky Costs
Abstract
The study aimed to identify how information about the asymmetric behavior of costs can be used to analyze
the costs of competitors in the apparel segment. Anderson, Banker and Janakiraman (2003) model was
used to identify the cost behavior of the five companies analyzed in the period from 2010 to 2019 and, later,
a regression model with panel data was carried out to investigate the influence of the asymmetric behavior of
costs on the performance of companies. The results showed that companies with asymmetric behavior (anti-
sticky) presented a lower performance (measured by gross margin and EBITDA) in relation to those with
symmetrical behavior of costs, even with lower participation of costs and fixed expenses in the cost structure.
This result contributes by highlighting the importance of monitoring information on asymmetric behavior of
costs in the analysis of competitors' costs, especially in relation to the cost structure, since they can influence
the expected result.
Keywords: Competitor Cost Analysis; Asymmetric Cost Behavior; Sticky/anti-sticky Costs
Comportamento assimétrico de custos na análise de concorre ntes: estudo por meio de informações públicas
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Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 19, n. 52, p. 95-111, jul./set., 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DO I: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e83004
Resumen
El estudio tuvo como objetivo identificar cómo la información sobre el comportamiento asimétrico de los
costos se puede utilizar para analizar los costos de los competidores en el segmento de prendas de vestir.
Se utilizó el modelo de Anderson, Banker y Janakiraman (2003) para identificar el comportamiento de
costos de las cinco empresas analizadas en el periodo de 2010 a 2019y, posteriormente, se realizó un
modelo de regresión con datos de panel para investigar la influencia del comportamiento asimétrico de los
costos en el desempeño de las empresas. Los resultados mostraron que las empresas con comportamiento
asimétrico (anti-sticky) presentaron un menor desempeño (medido por margen bruto y EBITDA) en relación
a aquellas con comportamiento simétrico de costos, aún con menor participación de costos y gastos fijos en
la estructura de costos. Este resultado contribuye a resaltar la importancia de monitorear la información
sobre el comportamiento asimétrico de los costos en el análisis de los costos de los competidores,
especialmente en relación con la estructura de costos, ya que pueden influir en el resultado esperado.
Palabras-clave: Análisis de Costos de la Competencia; Comportamiento de Costos Asimétricos; Stick y/anti-
sticky Costs
1 Introdução
Análise de custos de concorrentes é um dos artefatos da Gestão Estratégica de Custos que, de
acordo com Heinen e Hoffjan (2005), pode ser definida como a análise de informações contábeis
relacionadas aos competidores. Neste sentido, algumas pesquisas na área da análise de custos de
concorrentes exploraram a utilização de informações disponíveis publicamente, em especial nas
demonstrações financeiras publicadas, tais como os estudos de Brock (1984), Jones (1988), Moon e Bates
(1993), Hesford (2008), Casella (2008), Benjamin, Souza e Costa (2015) e Baiochi, Severgnini, Batista,
Abbas e Marques (2019).
Em 1988, Jones comparou a estrutura da Caterpillar com a dos seus concorrentes por meio das
informações públicas, obtendo como resultado uma redução de 20% dos custos e despesas da empresa
(Jones, 1988). Tendo em vista a relevância do monitoramento de competidores, Moon e Bates (1993)
propuseram uma estrutura conceitual para avaliação de relatórios financeiros denominada CORE (Context,
Overview, Ratios, Evaluation), e exemplificaram sua utilização avaliando os relatórios de uma grande rede
de supermercados norte-americana sob a perspectiva de seu principal concorrente. Assim como Moon e
Bates (1993), Hesford (2008) também considerou a importância do monitoramento da concorrência ao
investigar o pessoal da área de inteligência competitiva de indústrias.
Com uma abordagem prática defendida por Brock (1984), Casella (2008) e Benjamin et al. (2015)
tiveram objetivos semelhantes e exploraram a possibilidade de estimativa da estrutura de custos das
empresas dos segmentos de papel e celulose (Casella, 2008), alimentos e bebidas, e veículos e peças
(Benjamin et al., 2015). Dentre os resultados encontrados por estas pesquisas, destaca-se a possibilidade
de utilização de técnicas estatísticas para estimativa da estrutura de custos das empresas com base em
informações disponíveis publicamente, no caso de empresas de capital aberto.
Já o estudo de Baiochi et al. (2019) ampliou a literatura da área ao explorar os principais preditores
do Custo do Produto Vendido (CPV) por meio da análise de custos de concorrentes, utilizado também por
Casella (2008), e verificou a influência da estrutura de capital e do imobilizado no CPV em empresas do
setor sucroalcooleiro. Tanto o estudo de Baiochi et al. (2019) quanto o de Casella (2008) constataram a
possibilidade de análise da estrutura de custos das empresas por meio de demonstrações financeiras e
contábeis e, que essas informações, podem ser utilizadas para a análise de custos de concorrentes.
No entanto, a análise da estrutura de custos por si só pode não evidenciar informações que tem
capacidade de influenciar resultados/retorno, como o comportamento assimétrico dos custos (sticky/anty-
sticky cost). Para entender o sticky cost é preciso compará-lo com o entendimento tradicional do
comportamento de custos. Em modelos tradicionais de contabilidade, os custos sofrem alterações
proporcionais ao volume de atividades. Essa visão presume uma alteração simétrica dos custos em relação
às alterações no volume de atividades, independentemente se ocorre um aumento ou uma redução na
quantidade produzida (Benston, 1966; Anderson, Banker, & Janakiraman, 2003).
Contestando a visão tradicional, o trabalho seminal de Anderson et al. (2003) apresentou evidências
empíricas de que o comportamento dos custos, denominado de sticky costs, pode ser assimétrico,
aumentando em uma proporção maior quando a atividade se eleva do que diminuindo quando a atividade
reduz em uma proporção equivalente. E, o ajuste no custo em resposta a uma diminuição no nível de
atividade excederia a resposta para um aumento equivalente no nível de atividade, sendo denominado anti-
sticky (Weiss, 2010).
O comportamento assimétrico dos custos, que segundo Malik (2012) já foi comprovado por vários
estudos, tais como os de Anderson, et al. (2003), W eidenmier e Subramaniam (2003), Calleja, Steliaros e
Thomas (2006), Balakrishnan e Gruca (2008), Banker, Byzalov e Plehn-Dujowich (2014), Fazoli, Reis e
Borgert (2018), tem efeito sobre o retorno das empresas, pois leva a um menor ajuste de custos quando o
nível de atividade diminui, o que consequentemente gera uma menor economia de custos e maior redução

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