O Comportamento dos Líderes: um Estudo Comparativo Entre Empresas Familiares de uma Cidade da Mesorregião do Sudoeste Paranaense

AutorJosiani Aparecida Karpinskia - Silvio Roberto Stefano
CargoUnicento, Mestrado Profissional em Administração, PR, Brasil - Unicento, Mestrado Profissional em Administração, PR, Brasil, Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Doutorado em Administração e Turismo, SC, Brasil -
Páginas175-182
175
UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v. 15, n. 2, p. 175-182, Set. 2014.
KARPINSKI, J.A.; STEFANO, S.R.
Josiani Aparecida Karpinskia; Silvio Roberto Stefanoab*
Resumo
O presente artigo teve por objetivo analisar o comportamento dos líderes em um grupo de empresas familiares de uma cidade da Mesorregião
do Sudoeste Paranaense. Foi realizado um estudo de caso em seis empresas de ramos de atividades diferentes onde os lideres são, em sua
maioria, da mesma família. Foram desenvolvidos estudos teóricos, visando relacionar os conceitos de liderança, líder e chefe. Também
  
         
são características que os gestores possuem nas empresas pesquisadas. As mulheres se destacam, pois são centradas e disciplinadas. Uma


Palavras chave: Gestão de Pessoas. Empresas Familiares. Liderança e Poder.
Abstract
This paper analyzes the behavior of the leaders in a group of family businesses in a town in Greater Region Southwest Parana. A case study
was conducted in six companies of different activities where the leaders are from the same family. Theoretical studies were developed to relate
the concepts of leadership, leader and chief. Structured questionnaires to assess the prole of the leadership were also applied. The survey was
attended by fteen leaders, among them seven men and eight women. The results showed a traditional method of leadership, because managers
have shown technical knowledge, condence, efciency. Women stand out because they are focused and disciplined. A characteristic of family
business is the traditional, leadership constituted by the father and taught to the children, who admit that leadership can be developed and
improved with the learning from the experiences.
Keywords: Human Resources. Family Business. Leadership and Power.
O Comportamento dos Líderes: um Estudo Comparativo Entre Empresas Familiares de uma
Cidade da Mesorregião do Sudoeste Paranaense
Leaders Behavior: a Comparative Study of Family Business in a City of Meso Southwest
Paraná
a
b
*E-mail: professor-silvio@hotmail.com

1 Introdução
As empresas familiares são relevantes na economia
brasileira, pois a maioria delas é constituída e gerenciada
por integrantes de determinadas famílias, porém geram
emprego e renda, produtos e serviços para a sociedade
(LODI, 1998). Não existe um consenso em torno do conceito
         
com a diversidade em que as empresas se encontram em
determinado campo de atividade.
Segundo Donneley (1964), um dos precursores no estudo
  
       
 
     
presença de herdeiros nem de investimentos de uma família
não pode ser caracterizada como tal.
       
complexidade da sobreposição dos fatores empresarial
       
conceituais principais. A primeira concentra-se no fato de
a propriedade da empresa ser de uma família; a segunda é
que a gestão da empresa esteja nas mãos de familiares; e a
terceira vertente é baseada na questão de sucessão, ou seja, a
geração seguinte ao fundador encontra-se na empresa e tende
a assumir o controle da organização (LEONE, 2005).
A empresa familiar nasce geralmente da segunda geração
de dirigentes, ou porque o fundador pretende abrir caminho
para eles entre os seus antigos colaboradores, ou porque os

a sua ascensão ao poder. Lodi (1998) menciona ainda que
a empresa familiar é aquela em os valores institucionais da
 

As empresas constituídas e administradas por famílias
     
e valores adquiridos no contexto em que vivem. Alguns
    
familiar e que se expandiram no mercado são: Ford Motor,
     
empresas familiares estão presentes em todas as atividades,
       

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT