Comportamento de pesquisa e uso de informações irrelevantes no ambiente de trabalho

AutorMaria Albeti Vieira Vitoriano, Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque
Páginas80-88
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
78
v. 23, n. 53, 2018.
p. 78-86
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 23, n. 53, p.
78-86, set./dez., 2018. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n53p78
Comportamento de pesquisa e uso de informações
irrelevantes no ambiente
de trabalho
Search behaviour and use of irrelevant information in the work
environment
Maria Albeti Vieira VITORIANO (albeti@gmail.com) *
Kelley Cristine Gonçalves Dias GASQUE
(kelleycristinegasque@hotmail.com) **
* Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e Mestre em Gestão do
Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília.
** Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Especialista em
Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Brasília. Professora Adjunta da Universidade de
Brasília.
Resumo
Revisão de literatura de natureza narrativa sobre os temas: sobrecarga de informação; informação
irrelevante e pesquisa e uso de informação. Parte do pressuposto que no cotidiano os profissionais se
deparam com grande quantidade de informação irrelevante para a realização das atividades
profissionais. A análise da literatura mostra que o fenômeno da sobrecarga de informação é, cada vez
mais, universal e onipresente na vida. O telefone celular (smartphone) merece papel de destaque no
acesso de informações pessoais ou de lazer. As organizações conseguem limitar o acesso a informa ções
irrelevantes somente nos dispositivos da empresa. Na maioria das vezes, os sujeitos recebem
informações, eles não são ativos na busca da informação. Mais investigações sobre o tópico de pesquisa
são necessárias.
Palavras-chave: Sobrecarga de informação. Informação irrelevante. Pesquisa de informação. Uso da
informação.
Abstract
Literature review of narrative nature about the themes: information overload; irrelevant information;
and search and use of information. It starts from the assumption that in daily life, professionals face a
large amount of information that is irrelevant to the development of their professional activities. The
analysis of the literature shows that the phenomenon of information overload is increasingly universal
and ubiquitous in life. The smartphone has earned a prominent role in the access to personal or leisure
information. Organizations can limit the access to irrelevant information only on company devices.
Most of the time, the subjects receive information, they are not active in the search of information. This
research topic requires further investigation.
Keywords: Information overload. Irrelevant information. Information search. Use of information.
ARTIGO
Recebido em:
30/10/2017
Aceito em:
25/06/2018

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT