Composição de equipes de trabalho na metodologia ativa de challenge based learning: potencializando o desenvolvimento de habilidades em estudantes de contabilidade

AutorJessica dos Santos Crestani, Everton da Silveira Farias, Ariel Behr
CargoMestra em Controladoria e Contabilidade, PGCONT/FCE (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil jessica.s.crestani@gmail.com / Doutor em Administração (UFRGS) Professor do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade, PPGCONT/FCE (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil farias@ufrgs.br / Doutor em Administração (UFRGS) Professor do Programa de Pós...
Páginas73-89
73
Artigo
Original
Artigo
Original
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 19, n. 51, p. 73-89, abr./jun., 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DO I: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e81658
Composição de equipes de trabalho na metodologia ativa de
challenge based learning
: potencializando o desenvolvimento
de habilidades em estudantes de contabilidade
Composition of work teams in the active methodology of challenge based learning: enhancing the
development of skills in accounting students
Composición de equipos de trabajo en la metodología activa de challenge based learning:
potenciando el desarrollo de competencias en estudiantes de contabilidad
Jéssica dos Santos Crestani
Mestra em Controladoria e Contabilidade, PGCONT/FCE
(UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil
jessica.s.crestani@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-9886-0719
Everton da Silveira Farias*
Doutor em Administração (UFRGS)
Professor do Programa de Pós-graduação em Controladoria
e Contabilidade, PPGCONT/FCE (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil
farias@ufrgs.br
https://orcid.org/0000-0002-6624-2569
Ariel Behr
Doutor em Administração (UFRGS)
Professor do Programa de Pós-graduação em Controladoria
e Contabilidade, PPGCONT/FCE (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil
ariel.behr@ufrgs.br
https://orcid.org/0000-0002-9709-0852
Endereço do contato principal para correspondência*
Av. João Pessoa, 52 - Centro Histórico, CEP 90040-000 – Porto Alegre/RS, Brasil
Resumo
Este artigo apresenta as habilidades necessárias ao profissional contábil e um guia (framework) para
orientar a formação de equipes de trabalho que potencialize o desenvolvimento de habilidades em
estudantes de Contabilidade submetidos a metodologias ativas de ensino. Uma revisão sistemática de
literatura foi realizada para identificar as relevantes habilidades a serem investigadas na pesquisa em
estudantes de Contabilidade. Após a execução de um teste piloto, foi realizado um quase-experimento
controlado, baseado na metodologia ativa de ensino de Challenge Based Learning (CBL), e aplicados
questionários em turmas de estudantes de Contabilidade. Participaram da pesquisa 251 estudantes de
cinco Instituições de Ensino Superior (IES) da região Sul do Brasil. Na análise dos resultados foram
realizados testes de variância (ANOVA), qui-quadrado, teste de Tukey e análises descritivas para
confirmação da hipótese da pesquisa. A revisão sistemática da literatura apresenta as habilidades que
devem ser desenvolvidas na formação contábil, e os resultados do artigo apresentam as principais
variáveis, na formação de equipes de trabalho, que promovem o desenvolvimento dessas habilidades a
partir do uso de metodologias ativas de ensino. As contribuições, além da revisão da literatura, são fornecer
um guia para subsidiar e orientar a formação de equipes de trabalho para impulsionar o desenvolvimento
dessas habilidades. No campo prático o artigo indica quais variáveis, na formação de equipes de trabalho,
podem impulsionar o desenvolvimento de habilidades com grau de intensidade satisfatório, norteando as
iniciativas educacionais baseadas em metodologias ativas de ensino, servindo no campo acadêmico como
uma referência.
Palavras-chave: Ensino de Contabilidade; Potencializar Habilidades; Metodologias Ativas de Ensino;
Equipes de Trabalho; Challenge Based Learning; Aprendizagem baseada em Desafio
Abstract
This article presents the skills necessary for the accounting professional and a guide (framework) to guide
the formation of work teams that enhance the development of skills in Accounting students submitted to
active teaching methodologies. A systematic literature review was carried out to identify the relevant skills to
be investigated in research in Accounting students. After the execution of a pilot test, a controlled quasi-
Composição de equipes de trabalho na metodologia ativa de challenge based learning: potencializando o desenvolvimento de habilidades em estudantes
de contabilidade
74
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 19, n. 51, p. 73-89, abr./jun., 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DO I: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e81658
experiment was carried out, based on the active teaching methodology of Challenge Based Learning (CBL),
and questionnaires were applied to groups of Accounting students. A total of 251 students from five Higher
Education Institutions (HEIs) in the southern region of Brazil participated in the research. In the analysis of
the results, tests of variance (ANOVA), chi-square, Tukey's test and descriptive analyzes were performed to
confirm the research hypothesis. A systematic review of the literature presents the skills that must be
developed in accounting training, and the results of the article present the main variables in the formation of
work teams that promote the development of these skills through the use of active teaching methodologies.
The contributions, in addition to the literature review, are to provide a guide to subsidize and guide the
formation of work teams to boost the development of these skills. In the practical field, the article indicates
which variables, in the formation of work teams, can boost the development of skills with a satisfactory
degree of intensity, guiding educational initiatives based on active teaching methodologies, serving in the
academic field as a reference.
Keywords: Accounting Education; Skills; Active Teaching Methodologies; Work Teams; Challenge Based
Learning
Resumen
Este artículo presenta las competencias necesarias para el profesional contable y una guía (marco) para
orientar la formación de equipos de trabajo que potencien el desarrollo de competencias en estudiantes de
Ciencias Contables sometidos a metodologías activas de enseñanza. Se realizó una revisión sistemática de
la literatura para identificar las competencias relevantes a investigar en la investigación en estudiantes de
Ciencias Contables. Tras la ejecución de una prueba piloto, se realizó un cuasi-experimento controlado,
basado en la metodología de enseñanza activa de Challeng e Based Learning (CBL), y se aplicaron
cuestionarios a grupos de estudiantes de Ciencias Contables. Participaron de la investigación 251
estudiantes de cinco Instituciones de Educación Superior (IES) de la región sur de Brasil. En el análisis de
los resultados se realizaron pruebas de varianza (ANOVA), chi-cuadrado, prueba de Tukey y análisis
descriptivos para confirmar la hipótesis de investigación. Una revisión sistemática de la literatura presenta
las competencias que se deben desarrollar en la formación contable, y los resultados del artículo presentan
las principales variables en la formación de equipos de trabajo que promuevan el desarrollo de estas
competencias mediante el uso de metodologías activas de enseñanza. Los aportes, además de la revisión
bibliográfica, son brindar una guía para subsidiar y orientar la formación de equipos de trabajo para impulsar
el desarrollo de estas competencias. En el ámbito práctico, el artículo señala qué variables, en la formación
de equipos de trabajo, pueden potenciar el desarrollo de competencias con un grado de intensidad
satisfactorio, orientando iniciativas educativas basadas en m etodologías activas de enseñanza, sirviendo de
referencia en el ámbito académico.
Palabras clave: Docencia Contable; Habilidades Potencializadoras; Metodologías activas de enseñanza;
Equipos de trabajo; Aprendizaje basado en Desafíos
1 Introdução
Um Profissional Contábil competente precisa ter conhecimento técnico, habilidades e um conjunto
de atitudes que lhe proporcionam o entendimento necessário para que executem suas tarefas (Chaffer &
Webb, 2017; IFAC, 2017). Porém, as constantes mudanças na profissão contábil impactam diretamente no
Perfil exigido aos Profissionais Contábeis, logo o processo de ensino precisa acompanhar a evolução da
profissão para oportunizar o desenvolvimento de competências que serão exigidas a esses profissionais
(Vendramin & Araujo, 2020; Smith, Maguire & Han, 2018).
Dentre as práticas pedagógicas utilizadas para desenvolver competências em estudantes de
Ciências Contábeis, está o uso de Metodologias Ativas, a qual promove a inclusão dos discentes de forma
ativa no processo de ensino-aprendizagem, alinhando aspectos práticos do dia-a-dia profissional (Heins,
Quintana & Cruz, 2019; Rocha & Leal, 2020; Vargas, Scherer & Garcia, 2020). Para o desenvolvimento de
habilidades destaca-se a Metodologia Ativa de Challenge Based Learni ng (CBL) que é uma metodologia de
ensino que visa o desenvolvimento de habilidades a partir da m otivação dos estudantes em solucionarem
um desafio sobre algum tema real da atualidade (Binder, Nichols, Reinehr & Malucelli, 2017).
Considerando a necessidade de identificar novas estratégias de ensino-aprendizagem que possam
auxiliar no processo de desenvolvimento de habilidades dos estudantes de Ciências Contábeis (Suave,
Altoé & Ferreira, 2021; Nagib & Silva, 2020; Butzke & Alberton, 2017) e que estudos relacionados a
Metodologias Ativas de Ensino apresentam que diferentes formas de composições de equipes de trabalho
podem impactar no desenvolvimento de habilidades dos estudantes (Martin, Rivale & Diller, 2007; Gaskins,
Johnson, Maltbie & Rukreti, 2015; Cheng, 2016; Santos, 2016; Binder et al., 2017; Martinez & Crusat, 2017)
este estudo busca compreender “Quais elementos da composição de equipes de trabalho impulsionam o
desenvolvimento de habilidades em atividades de ensino utilizando metodologias ativas de CBL aplicadas
em estudantes de Contabilidade?”.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT