CONCURSOS - Educação

Data de publicação01 Setembro 2022
SeçãoCaderno Cidade
44 – São Paulo, 67 (166) Diário Of‌i cial da Cidade de São Paulo quinta-feira, 1º de setembro de 2022
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por
investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza
e escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67,
nov. 2015.
GEOGRAFIA
Representação cartográfica por meio do uso dos mapas.
Primeiras noções de pertencimento contextualizadas cultura e
espacialmente. Primeiras noções espaciais, os primeiros conceitos,
o alfabeto cartográfico e os processos de raciocínio. Os espaços
livres e áreas verdes do lugar de vivência da criança. O trabalho na
família e na escola. Noções de diversidade cultural e os processos
de formação do povo brasileiro: o reconhecimento da importância
dos processos migratórios na formação social e cultural da Cidade
de São Paulo. Primeiras noções de ciclo hidrológico e a importância
da água no cotidiano. Estudos sobre o trabalho no campo e na ci-
dade, com enfoque nas relações de interdependência e integração,
por meio da circulação de mercadorias e matérias-primas.
CASTELLAR, Sonia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia.
Coleção Ideias em ação- Cengage.2011.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalida-
de-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
HISTÓRIA
A história dos brinquedos: brinquedos de outros povos e de
outros tempos. A história dos jogos e brincadeiras: nossas brinca-
deiras e de outras culturas e épocas. Os espaços lúdicos na Cidade
de São Paulo:os espaços de lazer e brincadeiras na Cidade de São
Paulo. História das relações das sociedades com as águas e os rios.
O modo de vida urbano no presente e no passado.
BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São
Paulo: Contexto, 1998.
GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História.
Papirus, 2009.
PEREIRA, Amilcar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria (org.). Ensino
de história e cultura afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro:
Pallas, 2013.
LÍNGUA PORTUGUESA
Aquisição do Sistema de Escrita Alfabética. Linguagem oral e
escrita. Variedade linguística: preconceito linguístico, norma culta
e norma-padrão. Língua e linguagem: conhecimentos pragmáticos,
conhecimentos discursivos, conhecimentos textuais, conhecimentos
gramaticais e conhecimentos notacionais. Capacidades, procedi-
mentos e comportamentos de produção, leitura de textos orais e
escritos. Prática de produção de textos orais e escritos: produção
para aprofundamento, produção por frequentação. Contexto e
Operadores da produção de texto. Modalidades didáticas para o
ensino de leitura: leitura pontual, leitura colaborativa/comparti-
lhada, leitura programada, leitura em voz alta feita pelo professor,
roda de leitores, leitura programada. Modalidades didáticas para
o ensino de produção de textos: reconto, reescrita com escriba,
produção coletiva com escriba, escrita de texto que se sabe de me-
mória, reescrita de texto, reescrita com modificações, produção de
partes dos textos que não se conhece, texto de autoria. Prática de
análise linguística: características dos textos e gêneros, coesão, co-
erência, segmentação, aspectos semânticos e lexicais, aspectos grá-
ficos, variação linguística, morfologia, sintaxe, fonologia, ortografia.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogênese da língua escrita.
São Paulo: Artes Médicas, 1985. (Capítulo 6- Evolução da Escrita,
p. 191- 257).
FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito:
seleção de textos de pesquisa. Tradução de Rosana Malerba. São
Paulo: Cortez, 2013. (Capítulo 3- A desestabilização das Escritas
silábicas: alternâncias e desordem com pertinência, p.63-76).
GOULART, Cecília M. A.; GONTIJO, Cláudia Maria Mendes;
FERREIRA, Norma Sandra de A. (Orgs.). A alfabetização como
processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da escrita.
São Paulo, Cortez, 2017. (Cap. 2- A alfabetização como processo
discursivo em perspectiva, p. 47-64).
LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o
necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
WEISZ, Telma. Relações entre o ensino e a aprendizagem. São
Paulo: Ática, 1999.
KAUFMAN, Ana Maria; GALLO, Adriana; WUTHENAU, Celina.
Como avaliar aprendizagens em leitura e escrita? Um instrumento
para o primeiro ciclo da escola primária. In: Cavalcanti, Zélia (org.).
30 olhares para o futuro. São Paulo: Escola da Vila, 2010.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª ed. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1998. (Capítulo 5- Para compreender antes da leitura,
p. 89-113).
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos
na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. (Cap 3- Os gêneros
escolares- das práticas de linguagem aos objetos de ensino, p.
71-94).
ROCHA, Gladys; VAL, Maria da Graça Costa (org). Reflexões
sobre práticas escolares de produção de texto- o sujeito autor. Co-
leção Linguagem e Educação- CEALE. São Paulo: Autêntica Editora,
2007. (Cap. 1- A linguagem nos processos sociais de constituição
da subjetividade, p. 15-28), Cap. 3- A formação do produtor de
texto escrito na escola: uma análise das relações entre os processos
interlocutivos e os processos de ensino, p. 53- 68), (Cap. 4- O papel
da revisão na apropriação de habilidades textuais pela criança, p.
69- 84), Cap. 5- A produção de textos escritos narrativos, descriti-
vos e argumentativos na alfabetização: evidências do sujeito na/da
linguagem, p. 85-108).
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Cam-
pinas/SP: Mercado das Letras, 1996.
MATEMÁTICA
Estratégias no ensino de matemática: resolução de problemas,
tarefas investigativas, tecnologias digitais, etnomatemática, mode-
lagem e história da matemática. Números: pensamento numérico,
funções dos números naturais: quantificar, ordenar, comparar,
medir e codificar, operações aritméticas, procedimentos de cálculo,
proporcionalidade, ordem e representação. Geometria: noções
espaciais: localização, movimentação e representação, figuras ge-
ométricas: identificação, classificação, diferenciação e planificação.
Grandezas e Medidas: Unidades de medida: massa, comprimento,
capacidade, tempo, perímetro e área, medida padronizadas e não
padronizadas, sistema monetário e estimativas. Probabilidade
e Estatística: Ideias de acaso em situações do cotidiano, Dados:
coleta, leitura, seleção, interpretação, representação, comparação
em tabelas e gráficos; comunicação de dados de pesquisa: produzir
textos e solucionar problemas a partir de dados coletados e produ-
zidos. Álgebra: desenvolvimento do pensamento algébrico; padrões
de regularidades numéricos ou figurais, regras de formação de
sequência numérica ou figural: ampliação, construção, identificação
e descrição; proporcionalidade. Eixos Articuladores: Jogos e Brin-
cadeiras, matemática e educação ambiental e saúde, Estratégias e
procedimentos de resolução de problemas.
PANIZZA, M. Ensinar Matemática na Educação Infantil e séries
iniciais: análise e propostas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006. (Cap.
3- O ensino do número e do sistema de numeração na educação
infantil e na 1ª série. p. 43 - 76); (Cap. 5- Abordagens parciais à
complexidade do sistema de numeração: progressos de um estudo
sobre as interpretações numéricas. p. 95- 142);( Cap.8- Geometria
nas séries iniciais do ensino fundamental: problemas de seu ensino,
problemas para seu ensino. p. 169-188).
PARRA, C.; SAIZ, C. (Org.). Didática da Matemática: reflexões
psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. (Cap. 1-
Matemática para não-matemáticos p. 11- 250; (Cap.2- A didática
da matemática, p. 26-35); (Cap. 5- O sistema de numeração: um
problema didático. p.73-155).
SMOLE, K. S., DINIZ, M.I. (org.). Ler, escrever e resolver proble-
mas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre:
Artmed Editora, 2001. (Cap. 1- Comunicação em Matemática, p.
15-28), (Cap. 3- Ler e aprender matemática, p. 69-86), Cap. 7- Dife-
rentes formas de resolver problemas, p. 121-149).
__________. Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Orientações didáticas do Currículo da Cidade:
Educação Especial – Língua Brasileira de Sinais – Língua Portugue-
sa para surdos. São Paulo: SME/COPED, 2021. https://acervodigital.
sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/Livro_OD_Li-
bras_LP-Surdos_WEB.pdf
__________. Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Orientações para atendimento de estudantes:
altas habilidades / superdotação. São Paulo: SME/COPED, 2021.
https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploa-
ds/2021/09/caderno_EE_ALTAS-WEB.pdf
__________. Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Orientações para atendimento de estudantes:
transtorno do espectro do autismo. São Paulo: SME / COPED, 2021.
https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploa-
ds/2021/09/caderno_EE_TEA-web.pdf
Módulo III - Conhecimentos Específicos
Conteúdo programático e bibliografia
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2017.
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis:
vozes, 2011.
CAVALLEIRO, Eliane dos santos Do silêncio do lar ao
silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na Educa-
ção Infantil. São Paulo: Contexto, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à
prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
LOURO Guacira Lopes.Gênero, sexualidade e educação: Uma
perspectiva pós-estruturalista. 16ª edição. Petrópolis: Vozes, 2014.
MICHELÈ Sato e Isabel Carvalho. Educação Ambiental: Pesqui-
sa e Desafios - 1ª Edição - Penso/ Editora Artmed, 2005.
MOLL, Jaqueline. Caminhos da Educação Integral no Brasil:
direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso,
2012.
SILVA, Edson. Ensino e sociodiversidades indígenas: possibili-
dades, desafios e impasses a partir da lei 11.645/2008. Caicó, v.15,
n.35, p.21-37. Mneme – Revista de Humanidades, jul/dez. 2014.
Dossiê Histórias Indígenas. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/
mneme/article/view/7485.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: compo-
nente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2008.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação
das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
VILLAS BOAS, Benigna M. F. As Dimensões do Projeto Político-
-Pedagógico: novos desafios para a escola. Ilma Passos Alencastro
Veiga, Marília Fonseca (orgs.). Campinas: Papirus, 2001 - (Coleção
Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Orientações para atendimento de estudantes:
transtorno do espectro do autismo. São Paulo: SME / COPED, 2021.
São Paulo (SP) . Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Retratos da EJA em São Paulo : história e relatos
de práticas. – São Paulo : SME / COPED, 2020.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Conhecer para proteger: enfrentando a violência
contra bebês, crianças e adolescentes. São Paulo: SME/COPED,
2020.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a
arte favorecendo ressignificações. São Paulo: SME/COPED, 2021.
(Coleção Diálogos com o NAAPA, v.1)
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Vulnerabilidade e educação. São Paulo: SME/
COPED, 2021. (Coleção Diálogos com o NAAPA, v. 3).
São Paulo (SP) Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Povos Migrantes: orientações didáticas. SME/
COPED, 2021.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Educação Integral: política São Paulo educadora.
– São Paulo: SME/ COPED, 2020.
São Paulo (SP). Orientação normativa nº 01: avaliação na edu-
cação infantil: aprimorando os olhares. São Paulo: SME / DOT, 2014.
São Paulo (SP). Orientação Normativa de registros na Educa-
ção Infantil. São Paulo: SME / COPED, 2020.
São Paulo (SP). Indicadores de Qualidade da Educação Infantil
Paulistana. São Paulo: SME / DOT, 2016.
São Paulo (SP). Currículo integrador da infância paulistana.
São Paulo: SME/DOT, 2015.
São Paulo (SP). Orientação Normativa de educação alimentar
e nutricional para Educação Infantil. São Paulo: SME / COPED /
CODAE, 2020.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coorde-
nadoria Pedagógica. Avaliação no contexto escolar: vicissitudes e
desafios para (res)significação de concepções e práticas. São Paulo:
SME / COPED, 2020.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Currículo da cidade : considerações do Conselho
Municipal de Educação de São Paulo. – São Paulo : SME / COPED,
2022 https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/
uploads/2022/06/Parecer-Curriculo-da-Cidade-_CME.pdf
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; FARIA, Ana Lucia Goulart
de; MELLO, Suely Amaral. Documentação pedagógica: teoria e
prática. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017.
CIPPITELLI, Alejandra; DUBOVIK, Alejandra. Construção e cons-
trutividade: materiais naturais e artificiais nos jogos de construção.
São Paulo: Phorte Editora, 2018.
FINCO, Daniela; OLIVEIRA, Fabiana de. A Sociologia da peque-
na infância e a diversidade de gênero e de raça nas instituições de
Educação Infantil. Cap. 3. IN: Faria Ana Lúcia Goulart de; FINCO,
Daniela (Orgs.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas, SP:
Autores Associados, 2011 (Coleção Polêmicas do nosso tempo).
MELLO, Suely Amaral. O processo de aquisição da escrita na
Educação Infantil: contribuições de Vygotsky. Cap. 2. IN: FARIA, Ana
Lúcia Goulart & MELLO, Sueli Amaral (orgs.). Linguagens infantis:
outras formas de leitura. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
Coleção Polêmicas do Nosso Tempo.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça
Souza. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre:
Artmed, 2008.
BARBIERI, Stela. Territórios da Invenção: Ateliê em Movimento.
São Paulo: Jujuba Editora, 2021.
PRADO, Patrícia D. . Educação Infantil: contrariando as idades.
1. ed. São Paulo: Képos (Selo Editora Laços), 2015.
MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Gestão na Educação
Infantil: cenários do cotidiano. São Paulo: Edições Loyola, 2021.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Caminhos pedagógicos da
educação inclusiva. In: GAIO, R.; MENEGHETTI, R.G.K. (org). Ca-
minhos pedagógicos da Educação Especial. Petropólis: Editora
Vozes, 2004.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por
quê? Como Fazer? 2 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
CIÊNCIAS NATURAIS
Propriedades e transformação dos materiais. Uso e conserva-
ção dos materiais. Fontes, consumo, transporte e transformação de
energia. Ambiente e seres vivos. Luz, som e relação com objetos.
Água: uso, poluição e tratamento. Recursos renováveis e não reno-
váveis. Reversibilidade e irreversibilidade. Luz e sombra; Sol e Terra
e suas interações. Sistema Solar, Terra e Lua e os movimentos da
Terra. Planetas do sistema solar; Movimentos da Terra e da Lua e
suas fases. Formação do planeta Terra e os movimentos no sistema
solar, em especial, os eclipses. Corpo humano: composição e fun-
cionamento e sua relação com o ambiente. Corpo Humano: relação
entre alimentação, atividade física e saúde. Ações e as influências
humanas no ambiente. Funções e características dos sistemas que
compõem o corpo humano. Ensino Investigativo, Alfabetização
científica e contextualização.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de ciências e a
proposição de sequências de ensino investigativas. In:CARVALHO,
Anna Maria Pessoa de. (Org.). Ensino de Ciências por Investigação:
condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cenga-
ge Learning, 2013.
Recomendação CME nº 07/2021 - Busca Ativa Escolar.
Recomendação CME nº 03/2021 - Medidas de Flexibilização
para a garantia do direito à aprendizagem.
Recomendação CME nº 01/2022 – Aprendizagem Híbrida: o
Ensino, a Educação, os desafios e as possibilidades.
Recomendação CME nº 02/2022 – Diretrizes Gerais para a
Educação Especial na Perspectiva Inclusiva com abordagem especí-
fica na Rede Municipal de São Paulo.
Portaria n° 5930/13, de 14/10/2013 - Programa de Reorgani-
zação Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da
Rede Municipal de Ensino de São Paulo- Mais Educação São Paulo
Portaria nº 8.764, de 23/12/2016 - Regulamenta o Decreto nº
57.379, de 13 de outubro de 2016, “Institui no Sistema Municipal
de Ensino a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspecti-
va da Educação Inclusiva.
Portaria nº 8.764, de 23/12/2016 - Regulamenta o Decreto nº
57.379, de 13 de outubro de 2016, “Institui no Sistema Municipal
de Ensino a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspecti-
va da Educação Inclusiva”.
Portaria nº 8.824, de 30/12/2016 - Institui, no âmbito da
secretaria municipal de educação o “PROJETO REDE”, integrando
os serviços de apoio para educandos e educandas, público-alvo da
educação especial, nos termos do decreto nº 57.379, de 13/10/16,
e dá outras providências.
Instrução Normativa SME nº 18, de 18/04/2022 - Dispõe sobre
a alteração do regimento educacional das unidades: EMEF, EMEFM,
CIEJA E EMEBS da rede municipal de ensino.
Instrução Normativa SME nº 12, de 24/02/2022 - Institui no
âmbito da Secretaria Municipal de Educação o projeto Formação
da Cidade, destinado aos docentes e coordenadores pedagógicos
das unidades educacionais diretas, indiretas e parceiras da rede
municipal de ensino e dá outras providências.
Instrução Normativa SME nº 20, de 26/06/2020 - Estabelece
procedimentos para comunicar ao conselho tutelar, vara da infân-
cia e juventude os casos de suspeita ou confirmação de violência
aos bebês, crianças e adolescentes matriculados na rede municipal
de ensino.
Instrução Normativa SME nº 50, de 09/12/2021 - Institui os
projetos de fortalecimento das aprendizagens e reorganiza o proje-
to de apoio pedagógico – PAP.
Instrução Normativa SME nº 51, de 10/12/2021 - Dispõe sobre
a Organização das Salas de Leitura, Espaços de Leitura e Núcleos
de Leitura e dá outras providências.
Instrução Normativa SME Nº 26, DE 10/08/2022 - Reorienta o
Programa “SÃO PAULO INTEGRAL – SPI” nas escolas Municipais
de Educação Infantil- EMEIs, CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCA-
ÇÃO INFANTIL – CEMEIs, Escolas Municipais de Ensino Fundamen-
tal - EMEFs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio
- EMEFMs e nos Centros Unificados - CEUs da Rede Municipal de
Ensino e dá outras providências.
Módulo II - Conhecimentos Pedagógicos
Currículos e Orientações Didáticas
____________. Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Currículo da cidade: Educação Infantil. São Paulo:
SME / COPED, 2019;
https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploa-
ds/2019/07/51927.pdf
______________. Secretaria Municipal de Educação. Coor-
denadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Educação de Jovens e
Adultos: Componentes – São Paulo: SME/COPED, 2019.
https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/educacao-de-jovens-
-e-adultos-eja/publicacoes-eja/curriculo-da-cidade-eja/
_____________. Secretaria Municipal de Educação. Coorde-
nadoria Pedagógica Currículo da cidade: povos indígenas: orienta-
ções pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019
https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/
Portals/1/Files/53254.pdf
_____________. Secretaria Municipal de Educação. Coorde-
nadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos migrantes: orienta-
ções pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2021
https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploa-
ds/2021/06/Curr%C3%ADculo-da-Cidade-Povos-Migrantes-WEB.
pdf
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Currículo da Cidade. Ensino Fundamental: Língua
Portuguesa. São Paulo: SME / COPED, 2017.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50628.pdf
_______. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria
Pedagógica. Divisão de Ensino Fundamental e Médio. Orientações
didáticas do currículo da Cidade: Língua Portuguesa, volume 1. São
Paulo: SME/ COPED, 2018.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50723.pdf
_______. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria
Pedagógica. Divisão de Ensino Fundamental e Médio. Orientações
didáticas do currículo da Cidade: Língua Portuguesa, volume 2. São
Paulo: SME/ COPED, 2018.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50726.pdf
________. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria
Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental: Matemática.
– 2.ed.– São Paulo: SME / COPED, 2019.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50629.pdf
_________. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria
Pedagógica. Orientações didáticas do currículo da cidade: Matemá-
tica – volume 1. – 2. ed. São Paulo: SME / COPED, 2019.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50724.pdf
_________. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria
Pedagógica. Orientações didáticas do currículo da cidade: Matemá-
tica – volume 2. – 2.ed. – São Paulo: SME / COPED, 2019.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50722.pdf
__________. Secretaria Municipal de Educação. Coorde-
nadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental:
componente curricular: Ciências da Natureza. – 2.ed. – São Paulo
: SME / COPED, 2019.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50633.pdf
__________. Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Orientações didáticas do currículo da cidade:
Ciências Naturais. – 2.ed. – São Paulo: SME / COPED, 2019.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50720.pdf
___________. Secretaria Municipal de Educação. Coorde-
nadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental :
componente curricular: História. – 2.ed. – São Paulo: SME / COPED,
2019.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50632.pdf
___________. Secretaria Municipal de Educação. Coorde-
nadoria Pedagógica. Orientações didáticas do currículo da cidade:
História. – 2.ed. – São Paulo: SME / COPED, 2019.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50728.pdf
___________. Secretaria Municipal de Educação. Coorde-
nadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental
: componente curricular: Geografia. – 2.ed. – São Paulo: SME /
COPED, 2019.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50730.pdf
___________. Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Orientações didáticas do currículo da cidade :
Geografia. – 2.ed. – São Paulo : SME / COPED, 2019.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50730.pdf
___________. Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental : com-
ponente curricular : Arte. – 2.ed. – São Paulo: SME / COPED, 2019.
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50636.pdf
__________. Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Currículo da Cidade - Educação Especial: Língua
Brasileira de Sinais. São Paulo: SME / COPED, 2019.
https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uplo-
ads/2021/08/CC-da-Ed-Especial-LIBRAS.pdf
__________. Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Currículo da Cidade - Educação especial: Língua
Portuguesa para surdos. – São Paulo: SME / COPED, 2019. http://
portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51128.pdf
EDUCAÇÃO
GABINETE DO SECRETÁRIO
CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO PARA
PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR DE
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
I, DO QUADRO DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL, DO
QUADRO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO
RETIFICAÇÃO do ANEXO V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
E BIBLIOGRAFIA - DO EDITAL Nº 02/2022 DE ABERTURA DE INS-
CRIÇÕES, publicado no DOC de 30/08/2022.
CARGO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fun-
damental I
ANEXO V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRAFIA
Módulo I - Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa
Concepção de linguagem verbal em seu processo de interlocu-
ção e sua relação com todas as áreas de conhecimento, quanto ao
domínio das capacidades de leitura e de escrita para os diferentes
gêneros e práticas sociais; uso da variedade culta da língua escrita
para a produção de texto; leitura e compreensão de texto.
Informática
Utilização de diferentes linguagens midiáticas para desenvol-
vimento das práticas educativas; apropriação tecnológica; compre-
ensão dos usos das tecnologias e da cultura digital no cotidiano
escolar; promoção de práticas pedagógicas, reflexivas, colaborati-
vas e dialógicas utilizando recursos tecnológicos; papel e uso das
Tecnologias da Informação e Comunicação; letramento digital; uso
da tecnologia para ensinar, aprender e pesquisar.
Revista Magistério n. 10: educomunicação
https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/revista-
-magisterio-n-10-educomunicacao
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordena-
doria Pedagógica. Uso de tecnologias em contexto de pandemia:
o que aprendemos e como prosseguir aprendendo?– São Paulo :
SME / COPED, 2021.
____________. Secretaria Municipal de Educação. Coorde-
nadoria Pedagógica. Currículo da cidade : Ensino Fundamental :
componente curricular:Tecnologias para Aprendizagem. – 2.ed.
São Paulo : SME / COPED, 2019. http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.
br/Portals/1/Files/50630.pdf
____________. Secretaria Municipal de Educação. O uso da
tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil. São
Paulo: SME/DOT, 2015.
Instrução Normativa SME nº 52, de 10/12/2021 - Dispõe sobre
a organização dos Laboratórios de Educação Digital - LED, e dá
outras providências.
Legislação Específica: Federais e Municipais
gos 5, 37, 38, 39 ,40, 205, 206, 207, 208, 209, 210, 211, 212, 213,
214 ao 229.
da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Artigos 53 a
59 e 136 a 137.
Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 – Estabelece as Diretrizes
e Bases da Educação Nacional.
Lei Federal nº 10.436, de 24/04/2002 - Dispõe sobre a língua
brasileira de sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial
da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Seção 1, p. 23.
9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação na-
cional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obri-
gatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá
outras providências.
Lei Federal n.º 10.793, de 01/12/2003 – Altera a redação do
art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei n.º 9.394/96, que estabelece as
Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
9.394/96, modificada pela Lei n.º 10.639/03, que estabelece as
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo
oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e
Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Lei Federal nº 11.114/05 de 16/05/2005 - Altera os arts. 6º ,
30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20/12/96, com o objetivo de tornar
obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade.
9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacio-
nal, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e
dar outras providências.
Lei Federal nº 13.005 de 25/06/2014 - Aprova o Plano Nacio-
nal de Educação - PNE e dá outras providências.
de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com
Deficiência). Cap IV.
Lei Federal nº 14.191 de 03/08/2021 - inclui o capítulo V-A, na
Lei 9394/96, que trata da Educação Bilíngue para Surdos.
Resolução CNE/CEB nº 1, de 28/05/2021 - Institui Diretrizes
Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos
relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização
(PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de
Jovens e Adultos à Distância.
Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/07/2010 - Define Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Resolução CNE/CEB nº 5, de 17/12/2009 - Fixa as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Resolução CNE/CEB nº 1, de 05/07/2000 - Estabelece as Dire-
trizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
Resolução CNE/CEB nº 2/2001, de 11/09/2001 - Institui Diretri-
zes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
Parecer CNE/CEB nº 2/2007, 31/01/2007 - Parecer quanto à
abrangência das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura
Afro-Brasileira e Africana.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Es-
pecial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO -
CONSED; UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE
EDUCAÇÃO - UNDIME; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Frente de
Trabalho da Base Nacional Docente. Referenciais Profissionais
Docentes para Formação Continuada. Brasília: Consed/ Undime/
MEC, 2019.
CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO -
CONSED; UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE
EDUCAÇÃO - UNDIME. Anexo Proposta de Matriz de Desenvolvi-
mento Profissional Docente, BNC-Formação Continuada na Prática:
Implementando processos formativos orientados por referenciais
profissionais. Brasília: Consed/ Undime, 2021.
Legislações Municipais, Documentos e publicações
Portal para consulta da Legislação Municipal: https://
legislacao.prefeitura.sp.gov.br
Lei Municipal nº 16.271, de 17/09/2015 - Aprova o Plano Mu-
nicipal de Educação de São Paulo
Decreto nº 28.302, de 21/11/1989 - Institui o Movimento de
Alfabetização de Jovens e Adultos da Cidade de São Paulo.
Decreto nº 54.452, de 10/10/13 - Institui, na Secretaria Mu-
nicipal de Educação, o Programa de Reorganização Curricular e
Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de
Ensino de São Paulo- Mais Educação São Paulo.
Decreto nº 57.379, de 13/10/2016 - Institui, no âmbito da Se-
cretaria Municipal de Educação, a Política Paulistana de Educação
Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva.
RESOLUÇÃO CME nº 03/2021 - Dispõe sobre procedimentos
de flexibilização curricular nas Unidade escolares da Rede Muni-
cipal de Ensino
Resolução CME nº 04/2021 - Alterações do Regimento Educa-
cional das Unidades: EMEF, EMEFM, CIEJA e EMEBS da Rede.
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
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quinta-feira, 1 de setembro de 2022 às 05:00:51

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