Concursos - Universidade Estadual de Campinas

Data de publicação01 Abril 2022
SeçãoCaderno Executivo 1
482 – São Paulo, 132 (65) Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 1º de abril de 2022
14. Maiores informações, bem como as normas pertinentes
ao concurso, encontram-se à disposição dos interessados na
Assistência Técnica Acadêmica do Instituto Oceanográfico da
Universidade de São Paulo, através do telefone (11) 3091-6527
ou do endereço eletrônico gruda@usp.br.
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
31/03/2022
EDITAL IP 08/2022
O Instituto de Psicologia da USP convoca o candidato
Nilton Ken Ota, a comparecer à Assistência Administrativa do
Instituto de Psicologia da USP, sito a Av. Prof. Mello Moraes,
nº 1721, bloco G, sala 32, 2º andar, Cidade Universitária/ São
Paulo, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a partir da publicação
do presente edital, no horário das 09h00 às 12h00 e das 14h00
às 17h00 para apresentação de documentação pessoal para
dar andamento na sua contratação como Professor Doutor, Ref.
MS-3.1, em Regime de RDIDP, conforme Edital IP/ATAC/10/2019
– Abertura de Inscrições ao Concurso de Títulos e Provas visando
o provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, REF. MS-3.1,
em RDIDP, junto ao Departamento de Psicologia Social e do Tra-
balho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo,
publicado no DOE de 01/11/2019 e Edital IP IP/ATAC/13/2022
de resultado final/ classificação e homologação, publicado no
DOE de 30/03/2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
REITORIA
DIRETORIA GERAL DE RECURSOS
HUMANOS
Divisão de Gestão de Pessoal
Fica convocado(a) para admissão o(a) candidato(a)
classificado(a) no Concurso Público, Edital de Abertura 75/2018,
para preenchimento da função/perfil: PR ASS ADMINISTRATIVOS
/ Profissional de administração da Carreira de Profissionais de
Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicamp. Classificação
- nome: 22° - LORREINE SILVA MESSIAS. Para isso, no prazo de
5(cinco) dias úteis a contar desta publicação, o(a) candidato(a)
deverá:
1 - Dentro do prazo mencionado acima, encaminhar via
e-mail dgrh.dgpadm@unicamp.br as cópias dos documentos
listados na página http://www.dgrh.unicamp.br/produtos-e-
-servicos/ingresso/admissao-paepe-a-partir-do-edital-58-2018,
bem como os documentos solicitados no item 13.2 do edital
de abertura.
O não envio das cópias dos documentos no prazo esta-
belecido será considerado como desistência por parte do(a)
interessado(a);
2 - Acessar http://periciasmedicas.gestaopublica.sp.gov.br/
eSisla, clicar na aba "Ingressante" e agendar a perícia médica
dentro de 10 (dez) dias corridos a contar desta publicação para
atender aos itens 13.2.2 do edital de abertura.
Divisão de Gestão de Pessoal
Fica convocado(a) para admissão o(a) candidato(a)
classificado(a) no Concurso Público, Edital de Abertura 75/2018,
para preenchimento da função/perfil: PR ASS ADMINISTRATIVOS
/ Profissional de administração da Carreira de Profissionais de
Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicamp. Classificação
- nome: 23° - LUAN JOBER RODRIGUES DE ALMEIDA. Para isso,
no prazo de 5(cinco) dias úteis a contar desta publicação, o(a)
candidato(a) deverá:
1 - Dentro do prazo mencionado acima, encaminhar via
e-mail dgrh.dgpadm@unicamp.br as cópias dos documentos
listados na página http://www.dgrh.unicamp.br/produtos-e-
-servicos/ingresso/admissao-paepe-a-partir-do-edital-58-2018,
bem como os documentos solicitados no item 13.2 do edital
de abertura.
O não envio das cópias dos documentos no prazo esta-
belecido será considerado como desistência por parte do(a)
interessado(a);
2 - Acessar http://periciasmedicas.gestaopublica.sp.gov.br/
eSisla, clicar na aba "Ingressante" e agendar a perícia médica
dentro de 10 (dez) dias corridos a contar desta publicação para
atender aos itens 13.2.2 do edital de abertura.
Divisão de Gestão de Pessoal
Fica convocado(a) para admissão o(a) candidato(a)
classificado(a) no Concurso Público, Edital de Abertura 75/2018,
para preenchimento da função/perfil: PR ASS ADMINISTRATIVOS
/ Profissional de administração da Carreira de Profissionais de
Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicamp. Classifica-
ção - nome: 24° - LEONARDO DE GODOY DA COSTA. Para isso,
no prazo de 5(cinco) dias úteis a contar desta publicação, o(a)
candidato(a) deverá:
1 - Dentro do prazo mencionado acima, encaminhar via
e-mail dgrh.dgpadm@unicamp.br as cópias dos documentos
listados na página http://www.dgrh.unicamp.br/produtos-e-
-servicos/ingresso/admissao-paepe-a-partir-do-edital-58-2018,
bem como os documentos solicitados no item 13.2 do edital
de abertura.
O não envio das cópias dos documentos no prazo esta-
belecido será considerado como desistência por parte do(a)
interessado(a);
2 - Acessar http://periciasmedicas.gestaopublica.sp.gov.br/
eSisla, clicar na aba "Ingressante" e agendar a perícia médica
dentro de 10 (dez) dias corridos a contar desta publicação para
atender aos itens 13.2.2 do edital de abertura.
Divisão de Gestão de Pessoal
Fica convocado(a) para admissão o(a) candidato(a)
classificado(a) no Concurso Público, Edital de Abertura 75/2018,
para preenchimento da função/perfil: PR ASS ADMINISTRATIVOS
/ Profissional de administração da Carreira de Profissionais de
Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicamp. Classificação
- nome: 25° - ALINE JORGE MORAES. Para isso, no prazo de
5(cinco) dias úteis a contar desta publicação, o(a) candidato(a)
deverá:
1 - Dentro do prazo mencionado acima, encaminhar via
e-mail dgrh.dgpadm@unicamp.br as cópias dos documentos
listados na página http://www.dgrh.unicamp.br/produtos-e-
-servicos/ingresso/admissao-paepe-a-partir-do-edital-58-2018,
bem como os documentos solicitados no item 13.2 do edital
de abertura.
O não envio das cópias dos documentos no prazo esta-
belecido será considerado como desistência por parte do(a)
interessado(a);
2 - Acessar http://periciasmedicas.gestaopublica.sp.gov.br/
eSisla, clicar na aba "Ingressante" e agendar a perícia médica
dentro de 10 (dez) dias corridos a contar desta publicação para
atender aos itens 13.2.2 do edital de abertura.
Divisão de Gestão de Pessoal
Fica convocado(a) para admissão o(a) candidato(a)
classificado(a) no Concurso Público, Edital de Abertura 75/2018,
para preenchimento da função/perfil: PR ASS ADMINISTRATIVOS
/ Profissional de administração da Carreira de Profissionais de
Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicamp. Classificação
- nome: 26° - WELLINGTON APARECIDO DE OLIVEIRA. Para isso,
no prazo de 5(cinco) dias úteis a contar desta publicação, o(a)
candidato(a) deverá:
1 - Dentro do prazo mencionado acima, encaminhar via
e-mail dgrh.dgpadm@unicamp.br as cópias dos documentos
listados na página http://www.dgrh.unicamp.br/produtos-e-
-servicos/ingresso/admissao-paepe-a-partir-do-edital-58-2018,
bem como os documentos solicitados no item 13.2 do edital
de abertura.
3. As provas constarão de:
I – prova escrita – peso 02 (dois);
II – defesa de tese ou de texto que sistematize criticamente
a obra do candidato ou parte dela – peso 02 (dois);
III – julgamento do memorial com prova pública de arguição
– peso 04 (quatro);
IV – avaliação didática – peso 02 (dois). De acordo com o
artigo 156 do Regimento Geral da Universidade de São Paulo e
seus parágrafos, bem como de acordo com o artigo 34 do Regi-
mento do Instituto Oceanográfico, a Prova de avaliação didática
será realizada na forma de prova pública oral de erudição.
§ 1º - A convocação dos inscritos para a realização das
provas será publicada no Diário Oficial do Estado.
§ 2º - Os candidatos que se apresentarem depois do horário
estabelecido não poderão realizar as provas.
§ 3º - Nos termos do art. 5º da Portaria GR 7687/2021,
é obrigatória a comprovação de vacinação contra a Covid-19
(esquema vacinal completo) e de eventuais doses de reforço em
todas as atividades desenvolvidas nos campi da Universidade,
ficando eliminados os candidatos que não atenderem a essa
exigência.
4. A prova escrita, que versará sobre assunto de ordem geral
e doutrinária, será realizada de acordo com o disposto no art.
139, e seu parágrafo único, do Regimento Geral da USP.
§ 1º - A comissão organizará uma lista de 10 (dez) pontos,
com base no programa do concurso e dela dará conhecimento
aos candidatos, 24 (vinte e quatro) horas antes do sorteio do
ponto, sendo permitido exigir-se dos candidatos a realização de
outras atividades nesse período.
§ 2º - O candidato poderá propor a substituição de pontos,
imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados,
se entender que não pertencem ao programa do concurso,
cabendo à Comissão Julgadora decidir, de plano, sobre a proce-
dência da alegação.
§ 3º - Sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de
05 (cinco) horas de duração da prova.
§ 4º - Durante 60 (sessenta) minutos, após o sorteio, será
permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos
bibliográficos.
§ 5º - As anotações efetuadas durante o período de consulta
poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas
em papel rubricado pela Comissão e anexadas ao texto final.
§ 6º - A prova, que será lida em sessão pública pelo candi-
dato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos
membros da Comissão Julgadora ao se abrir a sessão.
§ 7º - Cada prova será avaliada, individualmente, pelos
membros da Comissão Julgadora.
§ 8º - O candidato poderá utilizar microcomputador para a
realização da prova escrita, mediante solicitação por escrito à
Comissão Julgadora, nos termos da Circ.SG/Co/70, de 5/9/2001,
e decisão da Congregação da Unidade, em sessão de 17 de
dezembro de 2020.
5. Na defesa pública de tese ou de texto elaborado, os
examinadores levarão em conta o valor intrínseco do trabalho, o
domínio do assunto abordado, bem como a contribuição original
do candidato na área de conhecimento pertinente.
6. Na defesa pública de tese ou de texto serão obedecidas
as seguintes normas:
I – a tese ou texto será enviado a cada membro da Comis-
são Julgadora, pelo menos 30 (trinta) dias antes da realização
da prova;
II – a duração da arguição não excederá de 30 (trinta)
minutos por examinador, cabendo ao candidato igual prazo
para a resposta;
III – havendo concordância entre o examinador e o candi-
dato, poderá ser estabelecido o diálogo entre ambos, observado
o prazo global de 60 (sessenta) minutos.
7. O julgamento do memorial e a avaliação da prova pública
de arguição serão expressos mediante nota global, atribuída
após a arguição de todos os candidatos, devendo refletir o
desempenho na arguição, bem como o mérito dos candidatos.
§ 1º – O mérito dos candidatos será julgado com base no
conjunto de suas atividades que poderão compreender: I – pro-
dução científica, literária, filosófica ou artística; II – atividade
didática; III – atividades de formação e orientação de discípulos;
IV – atividades relacionadas à prestação de serviços à comuni-
dade; V – atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;
VI – diplomas e outras dignidades universitárias.
§ 2º – A Comissão Julgadora considerará, de preferência, os
títulos obtidos, os trabalhos e demais atividades realizadas após
a obtenção do título de doutor.
8. A prova de avaliação didática destina-se a verificar a
capacidade de organização, a produção ou o desempenho
didático do candidato.
§ 1º - A prova de avaliação didática será pública, correspon-
dendo a uma aula no nível de pós-graduação, e realizada com
base no programa previsto neste edital, de acordo com o artigo
156 do Regimento Geral da USP, com o artigo 34 do Regimento
do Instituto Oceanográfico, e com as seguintes normas:
I – compete à Comissão Julgadora decidir se o tema escolhi-
do pelo candidato é pertinente ao programa acima mencionado;
II – o candidato, em sua exposição, não poderá exceder a
60 (sessenta minutos), devendo ser promovida a sua interrupção
pela Comissão Julgadora quando atingido o 60º (sexagésimo)
minuto de prova;
III – ao final da apresentação, cada membro da Comissão
poderá solicitar esclarecimentos ao candidato, não podendo o
tempo máximo, entre perguntas e respostas, superar 60 (ses-
senta) minutos;
IV – cada examinador, após o término da prova de erudição
de todos os candidatos, dará a nota, encerrando-a em envelope
individual.
§ 2º - Cada membro da Comissão Julgadora poderá formu-
lar perguntas sobre a aula ministrada, não podendo ultrapassar
o prazo de 15 (quinze) minutos, assegurado ao candidato igual
tempo para a resposta.
9. O julgamento do concurso de livre-docência será feito de
acordo com as seguintes normas:
I – a nota da prova escrita será atribuída após concluído o
exame das provas de todos os candidatos;
II – a nota da prova de avaliação didática será atribuída
imediatamente após o término das provas de todos os candi-
datos;
III – o julgamento do memorial e a avaliação da prova
pública de arguição serão expressos mediante nota global nos
termos do item 7 deste edital;
IV – concluída a defesa de tese ou de texto, de todos os can-
didatos, proceder-se-á ao julgamento da prova com atribuição
da nota correspondente;
10. As notas variarão de 0 (zero) a 10 (dez), podendo ser
aproximadas até a primeira casa decimal.
11. Ao término da apreciação das provas, cada examinador
atribuirá, a cada candidato, uma nota final que será a média
ponderada das notas parciais por ele conferidas.
12. Findo o julgamento, a Comissão Julgadora elaborará
relatório circunstanciado sobre o desempenho dos candidatos,
justificando as notas.
§ 1º- Poderão ser anexados ao relatório da Comissão Julga-
dora relatórios individuais de seus membros.
§ 2º - O relatório da Comissão Julgadora será apreciado
pela Congregação/órgão, para fins de homologação, após exame
formal, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.
13. O resultado será proclamado imediatamente pela
Comissão Julgadora em sessão pública.
Parágrafo único – Serão considerados habilitados os candi-
datos que alcançarem, da maioria dos examinadores, nota final
mínima 7 (sete).
6) Circulação gerada pelo vento, modelos de Sverdrup, Stommel
e Munk. 7) Teorias da termoclina. 8) Circulação do oceano pro-
fundo e circulação termohalina. 9) Teorias de instabilidade: baro-
trópica e baroclínica. 10) Dinâmica equatorial: correntes e ondas.
Oceanografia Geológica:
1) Conceitos básicos de Oceanografia Geológica. 2) Bati-
metria e topografia dos fundos oceânicos. 3) Interação conti-
nente/oceano. 4) Estudo de ambientes costeiros. 5) A margem
continental e o fundo abissal. 6) Processos de interação mar/
fundo oceânico. 7) Aplicações da Oceanografia Geológica e
suas inter-relações. 8) Instrumentação e técnicas de medida em
Oceanografia Geológica.
Oceanografia Química:
1) Oceano como um sistema químico. Natureza da água do
mar. Propriedades físico-químicas da molécula de água. Água do
mar como eletrólito e estrutura da água. 2) Composição química
da água do mar. Constituintes maiores da água do mar. Elemen-
tos-traço da água do mar. 3) Gases dissolvidos na água do mar.
Sistema CO2, HCO3-2 no oceano. 4). Distribuição e fatores que
afetam a concentração do oxigênio dissolvido no oceano. 5)
Química do nitrogênio e do fósforo no oceano: ocorrência, dis-
tribuição e ciclos. 6) Compostos orgânicos no ambiente marinho.
Ciclo do carbono nos oceanos. 7) Influência de fatores abióticos
na produtividade primária. 8) História geoquímica dos oceanos.
9) Aspectos químicos da poluição marinha.
Fundamentos de Oceanografia Biológica:
1) Histórico da Oceanografia. 2) O ambiente oceânico:
interações entre organismos marinhos e fatores ambientais. 3)
Estrutura da vida no mar. 4) Distribuição espaço temporal dos
diferentes níveis tróficos no ecossistema marinho. 5) Funcio-
namento do ecossistema marinho. 6) Reciclagem da matéria
orgânica. 7) Recursos marinhos. 8) Ação antrópica sobre o
ecossistema marinho.
O concurso será regido pelos princípios constitucionais,
notadamente o da impessoalidade, bem como pelo disposto no
Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e
no Regimento do Instituto Oceanográfico.
1. Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusiva-
mente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao,
no período acima indicado, devendo o candidato apresentar
requerimento dirigido ao Diretor do Instituto Oceanográfico,
contendo dados pessoais e área de conhecimento (especia-
lidade) do Departamento a que concorre, acompanhado dos
seguintes documentos:
I – documentos de identificação (RG e CPF ou passaporte;
II – memorial circunstanciado, em português ou inglês, no
qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades
realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que
permitam avaliação de seus méritos, em formato digital;
III – prova de que é portador do título de Doutor, outorgado
pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional;
IV – tese original ou texto que sistematize criticamente a
obra do candidato ou parte dela, em português ou inglês, em
formato digital;
V – elementos comprobatórios do memorial referido no
inciso II, tais como maquetes, obras de arte ou outros materiais
que não puderem ser digitalizados deverão ser apresentados até
o último dia útil que antecede o início do concurso;
VI – prova de quitação com o serviço militar para candida-
tos do sexo masculino;
VII – título de eleitor;
VIII – certidão de quitação eleitoral ou certidão circunstan-
ciada emitidas pela Justiça Eleitoral há menos de 30 (trinta) dias
do início do período de inscrições;
IX – comprovação de vacinação contra a Covid-19 (esque-
ma vacinal completo) e de eventuais doses de reforço.
§ 1º - No memorial previsto no inciso II, o candidato deverá
salientar o conjunto de suas atividades didáticas e contribuições
para o ensino.
§ 2º - Não serão admitidos como comprovação dos itens
constantes do memorial links de Dropbox ou Google Drive ou
qualquer outro remetendo a página passível de alteração pelo
próprio candidato.
§ 3º - Para fins do inciso III, não serão aceitas atas de defesa
sem informação sobre homologação quando a concessão do
título de Doutor depender dessa providência no âmbito da
Instituição de Ensino emissora, ficando o candidato desde já
ciente de que neste caso a ausência de comprovação sobre tal
homologação implicará o indeferimento de sua inscrição.
§ 4º - Os docentes em exercício na USP serão dispensados
das exigências referidas nos incisos VI e VII, desde que as
tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial.
§ 5º - Os candidatos estrangeiros serão dispensados das
exigências dos incisos VI, VII e VIII, devendo comprovar que se
encontram em situação regular no Brasil.
§ 6º - No ato da inscrição, os candidatos portadores de
necessidades especiais deverão apresentar solicitação para que
se providenciem as condições necessárias para a realização
das provas.
§ 7º - Não serão aceitas inscrições pelo correio, e-mail
ou fax.
§ 8º - Para fins do inciso IX, ressalvado o disposto no § 9º,
serão aceitos como comprovante:
1. O cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a
pessoa foi vacinada;
2. O certificado nacional de vacinação de Covid-19, dispo-
nível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão
(https://conectesus.saude.gov.br/home);
3. O certificado digital de vacinação contra a Covid-19
disponível no aplicativo Poupatempo Digital;
4. Eventuais passaportes da vacina instituídos pelo Poder
Público, desde que seja possível verificar sua autenticidade.
§ 9º - Excepcionalmente, caso o candidato esteja dispen-
sado de receber vacinas contra a Covid-19 por razões médicas,
deverá apresentar documentação apta a comprovar a dispensa,
a qual será analisada pelas instâncias competentes da Universi-
dade, indeferindo-se a inscrição na hipótese de a documentação
não se prestar à dispensa pretendida.
§ 10 - É de integral responsabilidade do candidato a rea-
lização do upload de cada um de seus documentos no campo
específico indicado pelo sistema constante do link https://uspdi-
gital.usp.br/gr/admissao, ficando o candidato desde já ciente de
que a realização de upload de documentos em ordem diversa
da ali estabelecida implicará o indeferimento de sua inscrição.
§ 11 - É de integral responsabilidade do candidato a
apresentação de seus documentos em sua inteireza (frente e
verso) e em arquivo legível, ficando o candidato desde já ciente
de que, se não sanar durante o prazo de inscrições eventual
irregularidade de upload de documento incompleto ou ilegível,
sua inscrição será indeferida.
§ 12 - Não será admitida a apresentação extemporânea
de documentos pelo candidato, ainda que em grau de recurso.
§ 13 - No ato da inscrição, o candidato poderá manifestar,
por escrito, a intenção de realizar as provas na língua inglesa,
nos termos do disposto no Regimento do Instituto Oceanográfi-
co. Os conteúdos das provas realizadas na língua portuguesa ou
na língua inglesa serão idênticos.
2. As inscrições serão julgadas pela Congregação do Ins-
tituto Oceanográfico, em seu aspecto formal, publicando-se a
decisão em edital.
Parágrafo único – O concurso deverá realizar-se no prazo
máximo de 120 (cento e vinte dias), a contar da data da publi-
cação no Diário Oficial do Estado da aprovação das inscrições,
de acordo com o artigo 166, parágrafo único, do Regimento
Geral da USP.
de 04.01.2022 e Edital ATAc – 008 - Retificação dos EDITAIS
IME-ATAc 030/2018 e IME-ATAc 003/2022, para Reabertura de
inscrições, publicado, no D.O.E. de 27.01.2022, no qual estão ins-
critos os candidatos Miguel Natalio Abadi, Filipe Batoni Abdalla,
Vladimir Belitsky, Anatoli Iambartsev, Jorge Luis Bazán e Leonar-
do Trivellato Rolla. A Congregação do Instituto de Matemática
e Estatística da Universidade de São Paulo, em 31.03.2022,
aprovou a indicação dos seguintes nomes complementares para
a Comissão Julgadora, na qualidade na qualidade de suplentes:
Profs. Drs. Rosangela Helena Loschi (Titular - UFMG), João Carlos
Alves Barata (Titular – IFUSP). (Proc USP nº 2018.1.1474.45.5).
COMUNICADO
Em virtude da impossibilidade de alguns membros em
participar da Comissão Julgadora do Concurso Público para
provimento de um cargo de Professor Titular, do Departamento
de Matemática, Edital ATAc - 013/2019, publicado no publicado
no D.O.E. de 06.04.2019, Edital ATAc – 004 – Reabertura de
inscrição, publicado, no D.O.E de 04.01.2022 e Edital ATAc –
009 - Retificação dos EDITAIS IME-ATAc 013/2019 e IME-ATAc
004/2022, para Reabertura de inscrições, publicado, no D.O.E.
de 27.01.2022,no qual estão inscritos os candidatos Mikhailo
Dokuchaev e Iryna Kashuba, a Congregação do Instituto de
Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, em
31.03.2022, aprovou a indicação do seguinte nome comple-
mentar para a Comissão Julgadora, na qualidade na qualidade
de suplente: Prof. Dr. Ricardo Bianconi (Titular – IME-USP). (Proc
USP nº 2019.1.364.45.2).
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
Edital ATAc – 021/2022
CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS
Terá início em 2 de maio de 2022, segunda-feira, às 8h00,
na sala da Congregação (Rua do Matão, 1010 - Edifício Professor
Cândido Lima da Silva Dias - Bloco A – térreo - Cidade Univer-
sitária), o concurso público para provimento de um cargo de
Professor Doutor junto ao Departamento de Estatística, confor-
me edital ATAc - 025/2019, publicado no D.O.E. de 29.06.2019,
Edital ATAc – 001 – Reabertura de inscrição, publicado, no D.O.E
de 04.01.2022 e Edital ATAc – 006 - Retificação dos EDITAIS
IME-ATAc 025/2019 e IME-ATAc 001/2022, para Reabertura
de inscrições, publicado, no D.O.E. de 27.01.2022, para o qual
inscreveram-se os candidatos 1) Andressa Cerqueira, 2) Francis-
co Marcelo Monteiro da Rocha, 3) Marcelo Andrade da Silva, 4)
Orlando Yesid Esparza Albarracin, 5) Rafael Bassi Stern, 6) Pedro
Luiz Ramos, 7) Alice Lemos de Morais, 8) Matheus Albergaria de
Magalhães, 9) Carolina Bueno Grejo, 10) Carlos César Trucíos
Maza, 11) Widemberg da Silva Nobre, 12) Alex Rodrigo dos
Santos Sousa, 13) Morgan André, 14) Pedro Ivo Camacho Alves
Salvador e 15) Guido Alberti Moreira. A Comissão Julgadora
estará assim constituída: Profs. Drs.: Glauco Valle da Silva Coelho
(Associado – UFRJ), Christophe Fréderic Gallesco (Doutor – UNI-
CAMP), Mário de Castro Andrade Filho (Associado – ICMC-USP),
Anatoli Iambartsev (Associado – IME-USP), Márcia D’Elia Branco
(Presidente - Titular – IME-USP). Ficam, pelo presente edital,
convocados os candidatos e a Comissão Julgadora acima men-
cionada. (Proc. USP nº 2019.1.1020.45.5).
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
Edital ATAc – 022/2022
CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS
Terá início em 4 de maio de 2022, quarta-feira, às 7h00, na
sala da Congregação (Rua do Matão, 1010 - Edifício Professor
Cândido Lima da Silva Dias - Bloco A – térreo - Cidade Univer-
sitária), o concurso público para provimento de um cargo de
Professor Doutor junto ao Departamento de Matemática, confor-
me edital ATAc - 030/2019, publicado no D.O.E. de 30.08.2019,
Edital ATAc – 002 – Reabertura de inscrição, publicado, no D.O.E
de 04.01.2022 e Edital ATAc – 007 - Retificação dos EDITAIS
IME-ATAc 030/2019 e IME-ATAc 002/2022, para Reabertura
de inscrições, publicado, no D.O.E. de 27.01.2022., para o qual
inscreveram-se os candidatos 1) Daiana dos Santos Viana, 2)
Murilo Uliana, 3) Oliver Kolososki, 4) Gabriela Alexandra Estevez
Jacinto, 5) Giane Casari Rampasso, 6) Claudia de Oliveira Loza-
da, 7) Jean Cerqueira Berni, 8) Samir Assuena, 9) Mayra Soares
Costa Rodrigues, 10) Douglas Hilário da Cruz, 11) Victor Andrés
Vargas Cubides, 12) Ailton Campos do Nascimento, 13) Bruno
Domiciano Lopes, 14) Ingrid Sofia Meza Sarmiento, 15) Mikhail
Neklyudov, 16) João Fernando Schwarz, 17) Sara Díaz Cardell,
18) Gabriel Romualdo de Azevedo, 19) Rafal Marian Sijakowski,
20) Jorge Barbosa de Mello Junior, 21) Lucas Eduardo Azevedo
Simões, 22) Jean Carlos Nakasato, 23) João Vitor da Silva, 24)
Xiao chuan Liu, 25) Alfredo Roque de Oliveira Freire Filho, 26)
Yunelsy Nápoles Alvarez, 27) Giuliano Angelo Zugliani, 28)
Willian Ribeiro Valencia da Silva, 29) Ramon Moreira Nunes,
30) Ricardo Correa da Silva, 31) Luis Fernando Ragognette, 32)
Volodymyr Tesko, 33) André Gimenez Bueno, 34) Ricardo Mendes
Grande, 35) Nelson José Rodrigues Faustino, 36) Makar Plakho-
tnyk, 37) Henrique Furia Silva, 38) Francisco Carlos Caramello
Junior, 30) André Quintal Augusto, 40) Neil Alexander Barton,
41) Renato Vasconcellos Vieira, 42) Danilo Antonio Caprio, 43)
Felippe Soares Guimarães, 44) Camilo Campana, 45) Sourav
Tarafder, 46) Bruno Telch dos Santos, 47) Bruno de Lessa Victor,
48) Josefa Genyle Nascimento Santana, 49) Eduardo Rosinato
Longa, 50) Alessio Fiscella, 51) Laura Rezziere Gambera, 52)
Xuan Zhang, 53) Leonardo Francisco Cavenaghi, 54) Carlos
Augusto Bassini Varea, 55) Rodrigo Colnago Contreras, 56)
Gabriel Zanetti Nunes Fernandes, 57) Sergio Augusto Giardino
Filho, 58) Eric Busatto Santiago, 59) Marcelo Kodi Inagaki, 60)
Diego Alfonso Sandoval Salazar, 61) Larissa Tebaldi de Oliveira,
62) Pedro Roberto de Lima, 63) Fábio Silva Botelho, 64) Clayton
Suguio Hida, 65) Luan Pereira Bezerra, 66) Patrícia Marçal e
67) Lucas Colucci Cavalcante de Souza. A Comissão Julgadora
estará assim constituída: Profs. Drs.: Artur Hideyuki Tomita (Titu-
lar - IME-USP), Nataliia Goloshchapova (Associada - IME-USP),
Bruno Rodrigues Santiago (Adjunto - UFF), Daniel Levcovitz
(Associado – ICMC-USP), María Amelia Salazar Pínzon (Adjunta
- UFF). Ficam, pelo presente edital, convocados os candidatos
e a Comissão Julgadora acima mencionada. (Proc. USP nº
2019.1.1229.45.1).
INSTITUTO OCEANOGRÁFICO
EDITAL IOUSP N 15 /2022
INSTITUTO OCEANOGRÁFICO
ABERTURA DE INSCRIÇÃO AO CONCURSO DE TÍTULOS E
PROVAS VISANDO A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE LIVRE DOCENTE,
JUNTO AO DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA E
AO DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA FÍSICA, QUÍMICA E
GEOLÓGICA DO INSTITUTO OCEANOGRÁFICO DA UNIVERSIDA-
DE DE SÃO PAULO.
O Diretor do Instituto Oceanográfico da Universidade de
São Paulo torna público a todos os interessados que estarão
abertas, com início às 00:01 horas (horário de Brasília) do dia
04/04/2022 e término às 23:59 horas (horário de Brasília) do dia
18/04/2022, as inscrições ao concurso público de títulos e provas
para concessão do título de Livre Docente junto ao Departa-
mento de Oceanografia Biológica, na área de conhecimento
Fundamentos de Oceanografia Biológica, e ao Departamento
de Oceanografia Física, Química e Geológica, nas áreas de
conhecimento de Oceanografia Física, Oceanografia Química ou
Oceanografia Geológica, nos termos do art. 125, parágrafo 1º,
do Regimento Geral da USP, e o respectivo programa que segue:
Oceanografia Física:
1) Equações de conversão para o oceano: de massa, de
quantidade, de movimento, de calor e de sal; e suas simplifica-
ções: plano beta, plano f, Boussinesq, linearização. 2) Ondas de
gravidade: não influenciadas pela rotação da Terra, de Poincaré,
de Kelvin; aproximação. 3) Marés: geração, propagação, análise
e previsão. 4) Ondas de Rossby topográficas e planetárias. 5)
Aproximação quasi-geostrófica, número de Rossby, vorticidade,
vorticidade potencial, oceano homogêneo, oceano estratificado.
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
sexta-feira, 1 de abril de 2022 às 05:09:33

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT