Concursos - Universidade Estadual de Campinas

Data de publicação09 Fevereiro 2023
SeçãoCaderno Executivo 1
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023 Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 133 (28) – 181
31/07/2023, para o cargo nº 1267043, concedido pela Comissão
de Claros Docentes da USP, para atuar nas disciplinas EDF0289
- Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Sociológico,
EDF0113 - Sociologia da Educação I, EDF0114 - Sociologia da
Educação II, em conformidade com o edital FEUSP 03/2023. O
candidato Edson Zeton Chamizo teve sua inscrição indeferida.
Também em 08 de fevereiro de 2023, a Diretora da Faculda-
de de Educação aprovou, ad referendum do CTA, a composição
da Comissão Julgadora do referido processo seletivo, como
segue: Membros titulares: Kimi Tomizaki EDF-FEUSP, Livia de
Araújo Donnini Rodrigues - EDM-FEUSP, Ocimar Munhoz Alavar-
se - EDA-FEUSP. Membros suplentes: Elie Ghanem - EDF-FEUSP
e Prof. Maurício Rombaldi - UFPB.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
EDITAL FEUSP 08/2023
A Faculdade de Educação da USP convoca os candidatos
Ricardo Normanha Ribeiro de Almeida, Adriana Santiago Rosa
Dantas, Marcio Alexandre Masella, Regina Magalhães de Souza,
Cleto Júnior Pinto de Abreu, Cinara Gomes de Araújo Lobo,
Bruna Cruz de Anhaia, inscritos no Processo Seletivo para a
função de Professor Contratado III (MS-3.1) e que comprovaram
título de Doutores, conforme Edital FEUSP nº 03/2023, publicado
no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 9 de janeiro de 2023,
para o início do Processo que será realizado dia 13 de fevereiro
de 2023, às 13h00, na sala 101 do Bloco A da FEUSP, à Avenida
da Universidade, 308, quando deverão tomar conhecimento,
por escrito, do calendário das provas previstas no edital acima
referido.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E
DE COMPUTAÇÃO
EDITAL CSCRH-SC/USP 03/2023
CONVOCAÇÃO
O Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de
Computação da USP, convoca a candidata Karina Navarro
Gonzalez a comparecer no Centro de Serviços Compartilhados
em Recursos Humanos de São Carlos, no prazo de 5 dias úteis,
a partir da publicação deste Edital, das 8 às 17 horas, munido
de todos os documentos para dar andamento à sua contrata-
ção, conforme Editais ATAC/ICMC-USP 090/2022, 010/2023 e
011/2023 de Abertura de Processo Seletivo para Contratação de
Docente (claro temporário), de Resultado Final/Classificação e
de Despacho de Homologação, respectivamente, como Professor
Contratado, Nível II (Mestre), em jornada de 12 horas semanais
de trabalho, para o Departamento de Matemática do ICMC/USP.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
REITORIA
SECRETARIA GERAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
COLÉGIO TÉCNICO DE CAMPINAS
EDITAL
Edital do Processo Sumário de Seleção, para admissão, em
caráter temporário, de docentes na Carreira de Professor do
Magistério Secundário Técnico - MST - do Colégio Técnico de
Campinas, da Universidade Estadual de Campinas, em jornada
de 30 horas semanais junto ao Departamento de Humanidades.
I – Das Vagas
1. - O número de vagas abertas neste Processo Sumário de
Seleção é de 01 (uma) vaga, em que o candidato aprovado será
contratado em caráter emergencial, nos termos da Deliberação
CAD-A-003/2018, por prazo não superior a 365 dias (trezentos
e sessenta e cinco) dias, prorrogável uma única vez, por igual
período, no Regime Geral da Previdência Social, nos termos do
artigo 40, §13 da Constituição Federal, em caráter de substitui-
ção temporária e enquanto o docente estiver afastado de suas
funções, na jornada de trabalho de 30 (trinta) horas semanais. A
contratação se dará na Carreira do Magistério Secundário Téc-
nico (MST), com enquadramento no nível na Categoria e Nível
inicial da referida Carreira (II-C), independentemente de sua
titulação, de acordo com o disposto no artigo 4º, da deliberação
CAD-A-003/2018.
2. - Os resultados do presente processo poderão ser utiliza-
dos para preenchimento de eventual vaga na área deste Edital,
que surgir durante seu prazo de validade. (Podendo ser em
jornada de 10h, 20h, 30h ou 40h).
3. - A vaga se refere às disciplinas relacionadas no Anexo
A oferecidas pelo Departamento de Humanidades, mas poderão
ser alteradas, conforme disposto no item 44.
4. - As ementas das disciplinas a que se refere este processo
estão relacionadas no Anexo A deste Edital.
II – Do Perfil Dos Candidatos
5. - O candidato deverá comprovar, através dos documentos
de inscrição, ser portador, no mínimo da titulação em compo-
nentes curriculares para área das Ciências Humanas e Sociais
Aplicadas, ou seja, de Licenciatura em Geografia, ou Licenciatura
em História, ou Licenciatura em Ciências Sociais, ou em Licen-
ciatura em Filosofia.
5.1. Candidatos que ainda não tenham obtido o título
supracitado deverão comprovar matrícula em curso que ofereça
uma dessas titulações.
5.2. Títulos adicionais de pós-graduação poderão ser apre-
sentados, pois serão objeto de avaliação na prova de títulos,
estes deverão ser anexados em campo específico na inscrição,
e não eximem o candidato de apresentar a comprovação da
titulação acima solicitada.
6. - É desejável que o candidato tenha:
I. - Experiência docente no Ensino Médio e/ou Ensino Supe-
rior. Experiência didática na área de Geografia, e/ou História, e/
ou Sociologia, e/ou Filosofia;
6.1. A inscrição do candidato que deixar de atender ao perfil
desejável não será indeferida por este motivo.
7. - O candidato deverá aceitar, no ato da inscrição, termo
de conhecimento das regras do processo seletivo sumário e das
exigências da carga horária de trabalho, inerentes à vaga.
8. - O candidato deverá ter disponibilidade para assumir
as atividades nos horários de funcionamento da escola (de
segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e/ou noite
e aos sábados pela manhã), conforme consta do item “Turnos
de Trabalho” do Anexo A.
III – Da Comissão Julgadora
9. - A Comissão Julgadora será constituída de 3 (três)
membros indicados pelo Diretor Geral do Colégio Técnico de
Campinas da UNICAMP.
IV – Das Inscrições
10. - A inscrição deverá ser feita pelo próprio interessado
através do link: https://solicita.dados.unicamp.br/concurso/, a
partir das 00h00 do dia 10/02/2023 (sexta-feira) até as 17h00
do dia 24/02/2023 (sexta-feira).
I. - Ao efetivar sua inscrição o candidato manifesta sua ciên-
cia quanto à divulgação de seus dados em listagens e resultados
no decorrer deste Processo Seletivo como, por exemplo, nome
completo, notas, pontuações e desempenho nas fases previstas.
Tendo em vista que essas informações são essenciais para a
publicidade dos atos inerentes ao Processo Seletivo, não caberão
indagações posteriores quanto à sua divulgação, ficando o can-
didato ciente que essas informações serão divulgadas no site do
Colégio Técnico de Campinas, podendo ser encontradas através
dos mecanismos de busca existentes.
II. - Ao preencher suas informações não utilize os recursos
copiar e colar (Ctrl C + Ctrl V) pois pode gerar erros no envio
do formulário.
WATSON, J. D.; BAKER, T. A.; BELL, S. P.; GANN, A.; LEVINE,
M.; LOSICK, R. Biologia molecular do gene. A partir da 5. ed.
Porto Alegre: Artmed.
WAGGIE, K. et al. Manual of Microbiologic Monitoring of
Laboratory Animals. 2.ed. [S.l.]: Public Health Service, 1994,
206p. (NIH Publication, n. 94-2498).
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E
HUMANIDADES
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES
EDITAL EACH/ ATAc 07/2023
Resultado Final / Homologação
Nos dias 30 e 31 de janeiro e 01 e 02 de fevereiro de 2023,
nos termos do Edital EACH/ ATAc 063/2022 e das demais normas
que regulamentam os concursos docentes na USP, realizou-se, na
Sala da Congregação, o processo Seletivo de provas para contra-
tação de um cargo Professor Assistente, em 12 horas semanais,
referência MS-3.1, no Curso de Marketing da Escola de Artes,
Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, na Área
Marketing Digital. Para o processo seletivo, que corresponde à
prova escrita e a prova didática, realizadas de acordo com o Edi-
tal de abertura e convocação para as provas publicada no D.O.E.
de 21/01/2023 e cronograma estabelecido pela Banca Exami-
nadora e apresentado aos candidatos, inscreveram-se: Adriana
Schneider Dallolio, Alessandra de Castro Barros Marassi, Patrícia
Gonçalves Vidal; Agnaldo Antonio dos Santos, Sonia Regina
Soares da Cunha, Roberta Steganha e Genio de Paulo Alves Nas-
cimento. Os candidatos Agnaldo Antonio dos Santos e Roberta
Steganha não compareceram na abertura dos trabalhos. A prova
escrita foi realizada no dia 31 de janeiro de 2023. O ponto
sorteado foi o nº 5 (cinco) – Gestão de mídias sociais. A candi-
data Adriana Schneider Dallolio discorreu de forma adequada
sobre o assunto e demonstrou domínio do tema, faltando-lhe
aprofundamento em alguns aspectos. A candidata Alessandra
de Castro Barros Marassi apresentou sua resposta na forma de
um artigo com argumentação confusa. A candidata Patrícia Gon-
çalves Vidal discorreu de forma coerente sobre o tema, porém
desorganizada e faltando aplicação prática. A candidata Sonia
Regina Soares da Cunha teve uma abordagem muita ampla à
qual faltou foco no tema solicitado e maior aprofundamento
teórico. O candidato Genio de Paulo Alves Nascimento produziu
uma prova concisa e pouco aprofundada. No dia 01 de fevereiro
de 2023 ocorreu o sorteio do ponto para a prova didática de
cada candidato ao longo do dia, finalizando-se os trabalhos
às 14horas. A prova Didática ocorreu no dia 02 de fevereiro de
2023. A candidata Adriana Schneider Dallolio sorteou o ponto nº
08 (oito) – “Estratégias e ferramentas de avaliação do marketing
digital”. Sua aula demonstrou boa didática, dinâmica, com apli-
cação de caso e uso de recursos de ensino, porém faltando-lhe
aprofundamento em alguns tópicos relacionados ao tema. A
candidata Alessandra de Castro Barros Marassi sorteou o ponto
nº 10 (dez)- “Aspectos jurídicos e éticos no marketing digital”. A
candidata apresentou o tema de forma abrangente, domínio do
conteúdo, porém faltou maior dinamismo e utilização de recur-
sos didáticos para uma aula de graduação. A candidata Patrícia
Gonçalves Vidal sorteou o ponto nº 01 (um)- “Presença Digital:
Conceitos, Técnicas e Contexto”. A candidata apresentou aula
organizada com exemplos práticos, mas teve problemas com
controle do tempo e faltou-lhe clareza conceitual. A candidata
Sonia Regina Soares da Cunha sorteou o ponto nº06 (seis)-
“Marketing e monetização de ferramentas”. A candidata apre-
sentou plano de aula e expôs o conteúdo a ser abordado, mas
não demonstrou domínio teórico sobre o assunto, bem como a
utilização de recursos didáticos para uma aula de graduação. O
candidato Genio de Paulo Alves Nascimento sorteou o ponto nº
08 (oito) – “Estratégias e ferramentas de avaliação do marketing
digital”. Sua aula teve qualidades estéticas, abordou conceitos
importantes, porém o candidato teve problemas com a gestão
do tempo e também com maior aprofundamento conceitual e
uso de recursos didáticos desejáveis em uma aula de graduação.
Ao término das provas, a classificação do Processo seletivo foi
a seguinte: 1º- Adriana Schneider Dallolio; 2º- Alessandra de
Castro Barros Marassi; 3°- Patrícia Gonçalves Vidal. A candidata
Sonia Regina Soares da Cunha e o candidato Genio de Paulo
Alves Nascimento não foram habilitados. Considerando a classi-
ficação geral, a Comissão de Seleção indicou, por unanimidade
de seus membros, a candidata Adriana Schneider Dallolio, e sub-
mete o resultado ao Conselho Técnico Administrativo da Escola
de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo,
aprovado ad referendum em 02 de fevereiro de 2023.
ESCOLA POLITÉCNICA
RETIFICAÇÃO
No Edital 013-2023, publicado no DOE de 04.02.2023,
referente à convocação para as provas do concurso público
de títulos e provas em duas fases para o provimento de 01
(um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP, na
especialidade “Empreendedorismo, Finanças, Negócios e Econo-
mia”, conforme Edital EP/Concursos 128-2022 de abertura de
inscrições, onde se lê:
“(...) na Avenida Professor Luciano Gualberto, nº 380 (...)
Suzana Regina Moro, Thayla Tavares de Sousa Zomer e Tiago
Fonseca Albuquerque Cavalcanti Sigahi.(...)
Leia-se:
“(...) na Avenida Professor Luciano Gualberto, nº 1.380 (...)
Suzana Regina Moro e Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti
Sigahi(...)”
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ
DE QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ”
EDITAL/ATAC/009-2023
CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS
Convocamos os candidatos abaixo relacionados a compa-
recerem no dia 13 de março de 2023, às 8:00 horas, no Depar-
tamento de Ciências Florestais, para início das provas para o
concurso para provimento do cargo de Professor Doutor (RDIDP)
do Departamento de Ciências Florestais, na área de “Tecnologia
Química de Produtos Florestais, Celulose e Papel e Biorefinaria”.
Edital de Abertura: 087/2022. Candidatos:
1. - Matheus Felipe Freire Pego
2. - Humberto de Jesus Eufrade Junior
3. - Henrique José Servolo Filho
4. - Camila Sarto
5. - Rosbinea Adriana Ribeiro
6. - Elaine Cristina Lengowski
7. - Joyce Cristale
8. - Eraldo Antonio Bonfatti Junior
9. - Emanoele Maria Santos Chiromito
10. - Helena Cristina Vieira
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
COMUNICADO
A Diretora da Faculdade de Educação da Universidade de
São Paulo comunica que aprovou, ad referendum do Conselho
Técnico-Administrativo, em 08 de fevereiro de 2023, as inscri-
ções dos candidatos Ricardo Normanha Ribeiro de Almeida,
Adriana Santiago Rosa Dantas, Marcio Alexandre Masella,
Regina Magalhães de Souza, Cleto Júnior Pinto de Abreu, Cinara
Gomes de Araújo Lobo, Bruna Cruz de Anhaia, no Processo
Seletivo para contratação de Professor Contratado III (Doutor),
por prazo determinado, em jornada de 12 horas semanais, até
Pesquisa Científica (e-Book). Fascículos 1, 2, 3, 5, 6 e 12. https://
www.gov.br/mcti/pt-br/composicao/conselhos/concea/paginas/
publicacoes-legislacao-e-guia/guia-brasileiro-de-producao-
-manutencao-ou-utilizacao-de-animais-para-atividades-de-ensi-
no-ou-pesquisa-cientifica. Acesso em: 24 de jan. 2023.
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ponível em: https://ceua.unifesp.br/images/documentos/CEUA/
Guia_Anestesia_Analgesia_CEUA_UNIFESP_14_06_2022.pdf.
Acesso em: 19 jan. 2023.
Programa:
Interpretação e compreensão de variados tipos de texto;
marcas de textualidade (coesão, coerência e intertextualidade);
reconhecimento de tipos e gêneros textuais; reescrita de textos
de diferentes gêneros e níveis de formalidade; emprego de ele-
mentos de referenciação, substituição e repetição, de conectores
e de outros elementos de sequenciação textual; tipos textuais:
características específicas de cada tipo; textos literários e não
literários; estrutura da frase (operações de deslocamento, substi-
tuição, modificação e correção); registros de linguagem; funções
da linguagem; elementos dos atos de comunicação; estrutura e
formação de palavras; formas de abreviação; classes de pala-
vras; aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais
de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos,
advérbios, conjunções e interjeições; concordância e regência
nominal e verbal; modalizadores; semântica (sentido próprio
e figurado); antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos;
figuras de linguagem; polissemia e ambiguidade; vocabulário
(neologismos, arcaísmos, estrangeirismos; latinismos e expres-
sões idiomáticas); ortografia e acentuação; pontuação.
II. Atualidades em Pesquisa Científica e Modelo Científico
Espera-se que os candidatos tenham noções de pesquisa
e de modelo científico que permitam a compreensão das ati-
vidades realizadas nos biotérios e de sua importância para as
diversas pesquisas desenvolvidas na Universidade de São Paulo.
Programa: Conhecimento sobre modelos, espécies e manejo
de animais para fins de pesquisa científica ou ensino, incluindo
o uso, a escolha da espécie adequada, considerando as caracte-
rísticas, técnicas apropriadas em diferentes modelos e demais
aspectos relacionados. Conhecimento e prática com modelos
em animais geneticamente modificados: biologia, manejo das
colônias, controle genético, e biossegurança. Conhecimento
sobre modelos alternativos à experimentação animal.
III. Conhecimentos específicos em Medicina Veterinária
Espera-se que os candidatos tenham conhecimentos especí-
ficos que proporcionem uma atuação profissional adequada em
relação à criação, à manutenção, ao alojamento e à monitoração
animal nos biotérios.
Programa: Conhecimento de anatomia, fisiologia, patologia,
parasitologia, biologia celular, bioquímica, histologia, genética,
embriologia, imunologia, farmacologia, reprodução, nutrição
e terapêutica de animais. Prática em identificação e sexagem,
métodos de contenção, vias de administração de medicamentos
e coleta de amostras para pesquisa e exames clínicos. Conhe-
cimento e prática em clínica, cirurgia, anestesia e analgesia de
animais. Conhecimento sobre instalações e barreiras sanitárias
para animais para fins de pesquisa científica ou ensino. Capaci-
dade de operação de equipamentos necessários para o funcio-
namento de áreas destinadas à produção, criação, manutenção
ou experimentação de animais para fins de pesquisa científica
ou ensino. Conhecimento de normativas referentes à Segurança
e Medicina do Trabalho na área veterinária.
IV. Conhecimentos Específicos em Ética profissional, ética
no uso de animais na experimentação e no ensino e bem-estar
animal.
Espera-se que os candidatos conheçam a legislação relativa
à responsabilidade pela gestão de biotérios, de forma a permitir
a sua análise, aplicação e apresentação de soluções para situ-
ações-problema de diferentes naturezas. Além disso, espera-se
do candidato que possua conhecimento sobre os procedimentos
e métodos adotados na experimentação científica com animais
nos biotérios, sobretudo em atenção às normas de natureza
ético-profissional.
Programa: Conhecimento e aplicação da Legislação vigente
no país regulamentada pelo Conselho Nacional no Controle de
Experimentação Animal (CONCEA), que inclui as Resoluções
Normativas para produção, manutenção ou utilização de ani-
mais em atividades de ensino ou pesquisa científica: lei, decreto,
portarias, resoluções normativas e orientações técnicas. Conhe-
cimento das normativas do Instituto Chico Mendes de Conser-
vação da Biodiversidade (ICMBIO), do Sistema de Autorização e
Informação em Biodiversidade (SISBIO) e do Instituto Brasileiro
do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Conhecimento e aplicação da Lei nº 11.794, de 8 de outubro de
2008, da Resolução nº 1.178, de 17 de outubro de 2017 do Con-
selho Federal de Medicina Veterinária, daResolução nº 923, de
13 de novembro de 2009 do Conselho Federal de Medicina Vete-
rinária. Conhecimento e prática de métodos de manutenção do
bem estar, tratamento ético, enriquecimento ambiental, métodos
alternativos, desfecho humanitário, e eutanásia de animais para
fins de pesquisa científica ou ensino. Conhecimento sobre o
preparo de documentação para organização de protocolos de
operação padrão, normas de funcionamento, laudos e fichas de
acompanhamento de colônias.
Bibliografia sugerida para as Prova de Múltipla Escolha e
Prova dissertativa:
AVMA AMERICAN VETERINARY MEDICAL ASSOCIATION
(Schaumburg - Illinois - US) (org.). AVMA Guidelines for the
euthanasia of animals: 2020 Edition. 2020, Schaumburg: Avma,
2020, 121 p.
ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; POBER, J. S. Imunologia
celular e molecular. 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2005.
ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS,
K.; WALTER, P. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto Alegre:
Artmed, 2009.
ALMOSNY, N. R. P. Hemoparasitoses em pequenos animais
domésticos e como zoonoses. Rio de Janeiro: L. F. Livros, 2002.
ANDERSEN, M. L.; D´ALMEIDA, V.; KO, G. M.; KAWAKAMI, R.;
MARTINS, P. J. F.; MAGALHÃES, L. E.; TUFIK, S. Princípios éticos
e práticos do uso de animais de experimentação. São Paulo:
Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo,
Departamento de Psicologia, 2004.
ANDRADE, A.; PINTO, S. C.; OLIVEIRA, R. S. de (Orgs.). Ani-
mais de laboratório: criação e experimentação. Rio de Janeiro:
Editora Fiocruz, 2002. Disponível em: \.scielo.org/
id/sfwtj\>. Acesso em: 30 jan 2023.
ANDRADE, S. F. Manual de terapêutica veterinária. 2. ed. São
Paulo: Editora Roca, 2002.
AZEVEDO, M. O.; FELIPE, M. S. S.; BRIGIDO, M. M.; MARA-
NHÃO, A. Q.; DE-SOUZA, M. T. Técnicas básicas em biologia
molecular. Brasília: UNB, 2003.
BAKER, D.G. Natural pathogens of laboratory mice, rats, and
rabbits and their effects on research. Clin. Microbiol. Rev., v. 11,
p. 231–266, 1998.
BEHRING, R.; GERTSENSETEIN, M.; NAGY, K.V.; NAGY, A.
Manipulating the mouse embryo: a laboratory manual. Cold
Spring Harbor Laboratory Press, 2014.
BICALHO, K.A. et al. Sanitary profile in mice and rat colo-
nies in laboratory animal houses in Minas Gerais: I – Endo and
ectoparasites. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v. 59, n. 6, p.1478-
1484, 2007.
BORCHERT, A. Parasitologia veterinária. Madrid: Editora
Acríbia, 2001.
BRATCHELOR, G.R.; et al. Refining rodent husbandry: the
mouse. Lab. Anim., v. 32, p. 233-259, 1998.
CARLTON, W. W.; MCGAVIN, M. D. Patologia veterinária
especial de Thomson. Trad. Claudio Severo Lombardo de Barros.
2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
CARLYLE, T.; HURT, R. D.; KING, N. W. Patologia veterinária.
6. ed. Editora Manole: São Paulo, 2000.
CARTER, G. R. Fundamentos de bacteriologia e micologia
veterinária. São Paulo: Roca, 1988.
CARTY, A.J. Opportunistic Infections of Mice and Rats: Jacob
and Lindsey Revisited. ILAR J., v. 49, n. 03, p. 272-276, 2008.
CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTA-
ÇÃO ANIMAL - CONCEA. Guia Brasileiro de Produção, Manu-
tenção ou Utilização de Animais em atividades de Ensino ou
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023 às 05:02:14
182 – São Paulo, 133 (28) Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023
• - Carga horária semanal de 30 horas, sendo até 70%
destinados à ministração de aulas e o restante para preparação
de aulas, correção de avaliações, reuniões e aprimoramento
docente.
• - A atribuição das classes definitivas será feita após a
indicação para admissão, sendo que o contratado deverá ter
disponibilidade para lecionar nos períodos matutino, inclusive
aos sábados, vespertino e noturno de acordo com o horário de
aulas a ser divulgado pelo Colégio Técnico de Campinas e dentro
do limite máximo previsto para aulas efetivas na jornada de 30
horas semanais (70% no máximo).
ANEXO B
RELAÇÃO DE TEMAS PROPOSTOS PARA A PROVA DIDÁTICA
Os temas, elencados abaixo, devem considerar a Lei
10.639/2003 para serem desenvolvidos:
1. - Violência Urbana no Brasil contemporâneo;
2. - Geografia Agrária: Contradições no Campo no Brasil
contemporâneo;
3. - Globalização e a divisão territorial do trabalho;
4. - Estado, poder e elites no Brasil contemporâneo;
5. - Propagandas, ideologias e mídias corporativas na
atualidade brasileira;
6. - Os processos de constituição dos Estados africanos
contemporâneos (séculos XX e XXI)
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE ARAÇATUBA
Faculdade de Odontologia
EDITAL Nº 32/2023 – COMUNICADO
A DIREÇÃO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO CAM-
PUS DE ARAÇATUBA – UNESP COMUNICA que conforme
Despacho nº 35/2023-DTA, foi homologado “ad referendum” da
Congregação o resultado final do concurso público de que trata
o Edital nº 160/2022-STGP/DTAd, para contratação de 2(um)
Professores Substitutos, em caráter emergencial, par atender a
excepcional interesse público, no período letivo de 2022 e pelo
prazo máximo de 10(dez) meses, sob o regime jurídico da CLT
e Legislação Complementar, em 24 horas semanais, nas discipli-
nas: Odontopediatria, Odontopediatria I e II, junto ao Departa-
mento de Odontologia Preventiva e Restauradora, cujo resultado
final foi publicado no DOE de 31/01/2023, página 240, seção I.
Proc.FOA nº 969/2022.
Faculdade de Medicina Veterinária
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 22/2023 - STGP – FMVA
O Diretor Técnico Administrativo da Faculdade de Medicina
Veterinária do Campus de Araçatuba – Unesp, CONVOCA os can-
didatos abaixo relacionados, referente ao Edital 69/2022-FMVA,
publicado em 15/12/2022, do concurso público de Provas e Títu-
los para contratação de 01 PROFESSOR SUBSTITUTO, por prazo
determinado, em caráter emergencial, para atender excepcional
interesse público, no ano letivo de 2023, e pelo prazo máximo de
10 (dez) meses, em 12 horas semanais de trabalho, sob o regime
jurídico da CLT e legislação complementar, nas disciplinas Clínica
Médica de Grandes Animais I e Clínica Médica de Grandes
Animais II, junto ao Departamento de Clínica, Cirurgia e Repro-
dução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária do Câmpus
de Araçatuba, será realizado nos dias 16/02 e 17/02/2023, no
Anfiteatro da Biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária
do Campus de Araçatuba, situada à Rua Clóvis Pestana, 793,
Dona Amélia, na cidade de Araçatuba, SP. O concurso terá início
às 8h30 do dia 16/02/2023 com o sorteio dos pontos das provas
escrita e didática, sendo a prova escrita iniciada imediatamente
após o término do sorteio. A prova didática terá início às 08h30
do dia 17/02. A análise curricular será realizada no dia 17/02,
após o término da prova didática. Solicitamos que os candidatos
compareçam com 15 minutos de antecedência ao horário de
início das provas e que tragam documento oficial com foto e
material a ser utilizado para consulta no momento estabelecido
para início do concurso.
Ordem de Inscrição - Candidatos – RG:
1 - Lina Maria Wehrle Gomide – 117597880;
2 - Rafaela Speranza Baptista – 467613862;
3 - Danilo Giorgi Abranches de Andrade – 346327684;
4 - Fernanda Bovino – 434598847;
Processo ARAC/FMV 722/2022.
EDITAL Nº 23/2023 – STGP - FMVA
Resultado e Classificação
O Diretor Técnico da Divisão Técnica Administrativa da
Faculdade de Medicina Veterinária do Câmpus de Araçatuba,
TORNA PÚBLICO o resultado e classificação do concurso público
de Provas e Títulos para contratação de 01 PROFESSOR SUBS-
TITUTO, por prazo determinado, em caráter emergencial, para
atender excepcional interesse público, no ano letivo de 2023,
e pelo prazo máximo de 10 (dez) meses, em 12 horas semanais
de trabalho, sob o regime jurídico da CLT e legislação comple-
mentar, nas disciplinas de graduação de "Bovinocultura; Capri-
nocultura e Ovinocultura; Equideocultura; Forragicultura", junto
ao Departamento de Produção e Saúde Animal da Faculdade de
Medicina Veterinária do Câmpus de Araçatuba, objeto do Edital
nº 72/2022-FMVA, realizado nos dias 06/02/ e 07/02/2023, na
seguinte conformidade:
CANDIDATA APROVADA
Nome – RG – Média Final – Classificação
FERNANDA BOVINO - 43.459.884-7 – 9,10 – 1ª.
Examinador – Escrita (peso 1) / Títulos (peso 1) / Didática
(peso 1) / Média
1º Examinador : 7,90/10,00/8,30/8,73;
2º Examinador : 8,30/10,00/9,50/9,26;
3º Examinador : 8,70/10,00/9,25/9,31.
Candidato ausente
RG 43.584.620-6.
Caberá recurso à Congregação da unidade, no prazo de 05
(cinco) dias úteis, devendo ser protocolado na Seção Técnica de
Comunicações. (Processo ARAC/FMV- 716/2022).
CAMPUS DE ARARAQUARA
Faculdade de Ciências e Letras
EDITAL Nº 28/2023-STGP-FCL/CAr – Resultado e Classi-
ficação
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa da Faculdade
de Ciências e Letras do Campus de Araraquara, TORNA PÚBLICO
o resultado e classificação do Concurso Público de Títulos e
Provas para contratação de 01 (um) Professor Substituto, em 12
horas semanais de trabalho, junto ao Departamento de Ciências
Sociais, nas disciplinas: “Introdução à Sociologia” e “Sociologia
das Contradições Sociais”, objeto do Edital nº 263/2022–STGP-
-FCL/CAr, realizado no período de 06 e 07/02/2023, na seguinte
conformidade:
CANDIDATO(S) APROVADO(S)
NOME – RG – Média Final – Classificação
Examinador – Escrita (peso 1) / Títulos (peso 1) / Didática
(peso 2) / Média
MIRLENE FÁTIMA SIMÕES WEXELL SEVERO - 228571364/
SP - 8,35 - 1º
Examinador 01: 7,75 / 9,5 / 8,25 / 8,44
Examinador 02: 8,00 / 9,5 / 8,00 / 8,38
Examinador 03: 8,00 / 9,5 / 7,75 / 8,25
RODRIGO ALBERTO TOLEDO - 254249747/SP - 7,13 - 2º
Examinador 01: 6,00 / 10,0 / 6,5 / 7,25
Examinador 02: 6,25 / 10,0 / 6,0 / 7,06
Examinador 03: 6,25 / 10,0 / 6,0 / 7,06
solicitada para contratação, incluindo a comprovação de titu-
lação mínima exigida e a sua anuência, por escrito, ao horário
estabelecido pelo Colégio. Não havendo essa apresentação e
entrega dos documentos dentro do prazo, ficará configurada a
desistência do candidato à vaga, e será convocado para admis-
são o candidato seguinte na lista de classificados.
46. - O candidato selecionado para admissão apenas terá
sua contratação realizada se:
46.1 - Atender às determinações da Diretoria Geral de
Recursos Humanos da Unicamp no tocante à documentação
necessária – (link para consulta - https://www.dgrh.unicamp.
br/produtos-e-servicos/ingresso/docente-admissao-emergencial)
46.2 - Não ter vínculo de trabalho temporário com a Uni-
versidade Estadual de Campinas nos últimos 6 (seis) meses, nos
46.3 - E, em especial, atender ao disposto no artigo 37,
inciso XVI, da Constituição Federal e do artigo 115, inciso XVIII,
da Constituição do Estado de São Paulo.
47. - O candidato aprovado exercerá sua função pelo prazo
de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, prorrogável uma
única vez, por igual período, ou até a reassunção do docente
afastado das suas atividades, o que ocorrer primeiro.
48. - O material entregue pelos candidatos no ato da ins-
crição será arquivado para fins de consulta pelas comissões da
Universidade e cumprimento dos trâmites de contratação,
49. - Cópias das Deliberações mencionadas poderão ser
obtidas no site da Secretaria Geral da Unicamp (https://www.
sg.unicamp.br) ou junto à Secretaria da Comissão Geral de
Avaliação, que poderá prestar quaisquer outras informações
relacionadas ao Processo Seletivo Público.
50. - Qualquer alteração do edital deverá ser objeto de
nova publicação.
51. - Os casos omissos serão objeto de deliberação da
Comissão Julgadora.
ANEXO A
DISCIPLINAS, TURNOS DE TRABALHO, CONTEÚDO PROGRA-
MÁTICO PARA A PROVA ESCRITA
DISCIPLINAS, CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Geografia (1º ano) – 1 aula semanal
1º Bimestre: Introdução à Geografia e à Cartografia. O
objeto de estudo e os conceitos básicos da Geografia (espaço
geográfico, território, paisagem, lugar, fronteira; escala geo-
gráfica). Localização, tempo e representação: Cartografia.
Bimestre: Água, espaço geográfico e meio ambiente. A água e
os usos do território. A questão ambiental, clima e os grandes
biomas terrestres. 3º Bimestre: As dinâmicas do espaço natural.
Estrutura geológica e relevo: o planeta e a dinâmica da natureza.
4º Bimestre: Geografia da população mundial. Dinâmica demo-
gráfica. Movimentos migratórios.
Geografia (2º ano) – 2 aulas semanais
1º Bimestre – Brasil: território e regionalização; Região e
regionalização do Brasil; Brasil: formação do território e ocupa-
ção (População e movimentos migratórios). 2º Bimestre: Espaço
urbano e espaço rural; Urbanização, cidades e espaço urbano;
O meio ambiente urbano; Espaço rural, agropecuária e questão
agrária; Os solos e seu uso; 3º Bimestre: Divisão territorial do
trabalho e usos econômicos do território; A indústria e os usos
do território; Recursos minerais e usos econômicos do território;
As atividades financeiras e sua organização espacial. 4º Bimes-
tre: Logística, transporte e telecomunicações: base natural e
técnica; Recursos energéticos e usos do território; Sistemas de
movimento, transportes e telecomunicações.
Geografia (3º ano) – 2 aulas semanais
1º Bimestre: O mundo no período atual: a Globalização;
Capitalismo e socialismo: o mundo do pós-Guerra; Globalização
e a nova divisão internacional do trabalho; As crises financeiras.
2º Bimestre – Subdesenvolvimento e desenvolvimento geográ-
fico desigual; O binômio desenvolvimento/subdesenvolvimento
e o desenvolvimento desigual; América Latina, África, China,
Rússia. 3º Bimestre: Oriente Médio, Índia, Tigres asiáticos -
características gerais. 4º Bimestre: Mundo desenvolvido - EUA e
Canadá, Europa, Japão, Oceania.
Filosofia e Sociologia (1º ano) – 1 aula semanal
1º Bimestre: Introdução às Ciências Humanas: Ciência e
senso comum; Verdades, versões, mudanças; Ideologias e senso
comum; 2º Bimestre: Sociedade, relações sociais e estratificação;
Divisão social; Formação das sociedades; Desigualdade e estra-
tificação; 3º e 4º Bimestres: Sociedade, Cultura, Etnias e Ideolo-
gias; Definições sobre cultura; Cultura e Ideologias; Definindo
Etnias; Preconceitos, exclusão, violências;
Filosofia e Sociologia (2º ano) – 1 aula semanal
1º Bimestre: Trabalho: formação, transformação e globa-
lização; Divisão social; Revolução Industrial e fordismo; Pós
Fordismo e Flexibilização; Emprego e desemprego; 2º Bimestre:
Cultura, mídia, alienação e consumo de massa; Propaganda
e consumo; Consumo e massificação; Alienação e comporta-
mentos massificados; 3º Bimestre: A formação dos Direitos:
Definições possíveis; Direitos civis, políticos e sociais; Direitos
Humanos; Realidade em estatísticas – Anistia Internacional e
Núcleo de Estudos da Violência/USP;4º Bimestre: Violência sim-
bólica, física e psicológica; Sexual, doméstica, urbana, política;
Movimentos Sociais: definições e diferenciações; Movimentos
sociais no Brasil;
Filosofia e Sociologia (3º ano) – 1 aula semanal
1º Bimestre: Ideologia; Sociedade e relações de poder;
Estado e legitimidade do poder; Estado Moderno e Estado
Contemporâneo; 2º Bimestre: Regimes, sistemas; República e
Democracia; Liberalismo, Esquerda e Direita; Totalitarismos;
Estados Oligárquicos; 3º Bimestre: A formação do Estado no
Brasil; Oligarquias e Populismo – Brasil e América Latina; 4º
Bimestre: Ditadura Militar no Brasil; Redemocratização no Brasil;
História (1º ano) – 1 aula semanal
1º Bimestre: Renascimento Cultural; Reformas religiosas;
Antigo regime e absolutismo; Colonização portuguesa no Brasil
(séculos XVI-XVII); Iluminismo; Independência dos Estados Uni-
dos; Revolução Francesa;
História (2º ano) – 2 aulas semanais
1ºBimestre: Revolução Industrial e Formação do Capitalis-
mo; Antigo Regime e Revolução Francesa; Iluminismo; África e
o colonialismo; 2ºBimestre: Época Napoleônica Crise do Antigo
Sistema Colonial; Independência dos Estados Unidos; Indepen-
dências na América espanhola; 3ºBimestre: Crise do Antigo
Sistema Colonial e a América Portuguesa; Primeiro Reinado no
Brasil; Período Regencial no Brasil; Segundo Reinado no Brasil;
4ºBimestre: Revoluções de 1830 e 1848 na Europa; Estados
Unidos: formação, expansão e crise; América Latina: construção
das nações; Imperialismos;
História (3º ano) – 2 aulas semanais
1ºBimestre:Século XIX. Brasil Republicano (1889-1930);
Imperialismos; 2ºBimestre: Primeira Guerra Mundial (1914-
1918); Revolução Russa; Período Entreguerras (1918-1939);
Segunda Guerra Mundial; 3ºBimestre: Brasil Republicano - Era
Vargas (1930-1945); Brasil Republicano – Populismo (1945-
1964); Brasil Ditadura Civil Militar (1964-1985); 4ºBimestre:
Brasil Republicano - Redemocratização (1985 em diante); Guerra
Fria - Aspectos Gerais; América Latina – Caudilhismo, Ditaduras,
Crises; Nova Ordem – Aspectos Gerais
Catálogo geral de disciplinas do COTUCA, para consulta a
grades curriculares de cursos e outros conteúdos:
https://cotuca.unicamp.br/cotuca/academico/catalogos/
TURNOS DE TRABALHO
• - Segunda a sexta-feira, nos períodos, manhã e/ou tarde,
e/ou noite e aos sábados pela manhã. Poderá haver até 6 aulas
(cada uma com 45 minutos) no sábado pela manhã.
§ único - Os temas propostos para a Prova Didática estão
definidos no Anexo B, sendo que um único tema será sorteado
para as provas didáticas de todos os candidatos.
IV. - Prova de Arguição, na qual o candidato será arguido a
respeito do seu Plano de Trabalho, experiência didática, profis-
sional e acadêmica, bem como sobre suas visões a respeito do
processo educativo e como se daria sua atuação para a conse-
cução dos objetivos dos cursos e disciplinas em que lecionaria.
20. - A Prova Didática do presente processo seletivo será
realizada em sequência para cada candidato, e em sessão
pública. A prova de Arguição ocorrerá logo após a finalização
da prova didática. É vedado ao candidato assistir às provas
dos demais.
21. - A ponderação dos critérios de seleção será feita da
seguinte forma:
I – Prova Escrita: peso 2 (dois);
II – Prova de Títulos: peso 2 (dois);
III – Prova Didática: peso 5 (cinco);
IV – Prova de Arguição: peso 3 (três).
VI – Do Processo de Seleção
22. - O Processo de Seleção terá início na data da prova
Escrita, divulgada conforme o item 18, e ocorrerá nas dependên-
cias do Colégio Técnico de Campinas.
23. - A Prova Escrita será realizada na data e horário previs-
tos no calendário de atividades, divulgado conforme o item 18.
24. - Caso a Prova Escrita, nos termos do item 19.I.c., venha
a também ter caráter eliminatório, seus resultados serão divul-
gados no site do COTUCA, conforme o calendário de atividades
do processo seletivo.
25. - O sorteio do tema, calendário e horários para a Prova
Didática será feito em sessão pública no dia e horário previstos
no calendário de atividades do processo seletivo, em uma das
salas do COTUCA.
a. - O sorteio do tema único e dos horários de cada
candidato para a prova Didática será feito em sessão pública,
garantindo-se antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas
da realização da referida prova;
b. - O resultado do sorteio supracitado será divulgado no
site do COTUCA (https://cotuca.unicamp.br/cotuca/editais/), logo
após sua realização;
c. - Em função do número de candidatos, mais de um dia
poderá ser necessário para a realização das Provas Didáticas e
de Arguição;
d. - A presença do candidato no sorteio dos horários e do
tema para a Prova Didática não é obrigatória, não sendo o
candidato desclassificado por eventual ausência neste sorteio.
26. - As Provas Didáticas sobre o tema sorteado serão
realizadas nos dias e horários determinados no sorteio citado
no item anterior.
27. - Os candidatos receberão notas de 0 (zero) a 10 (dez)
nas Provas Escrita, de Títulos, Didática e de Arguição.
28. - As notas de cada prova serão atribuídas individual-
mente pelos integrantes da Comissão Julgadora em envelope
lacrado e rubricado, após a realização de cada prova.
29. - A nota final que cada candidato receberá de cada
examinador será a média ponderada das pontuações atribuídas
por este ao candidato em cada prova, com os pesos definidos
no item 21.
30. - A média final de cada candidato será a média aritmé-
tica simples das notas finais de cada examinador.
31. - As médias finais serão calculadas até a casa dos cen-
tésimos, desprezando-se o algarismo de ordem centesimal se
inferior a cinco, e aumentando-se o algarismo da casa decimal
para o subsequente, se o algarismo da ordem centesimal for
igual ou superior a cinco.
32. - Observado o previsto no item 24, os envelopes con-
tendo as notas serão abertos ao final de todas as provas do
concurso, em sessão pública, e as notas atribuídas serão lidas
para conhecimento dos presentes.
33. - A Comissão Julgadora, em sessão reservada, depois de
divulgadas as notas e apurados os resultados, emitirá parecer
circunstanciado sobre os resultados do processo seletivo, justifi-
cando-os. Dele deverão constar tabelas e/ou textos contendo as
notas, as médias e a classificação dos candidatos.
34. - Serão considerados habilitados para admissão em
caráter temporário os candidatos que obtiverem média final
mínima 7 (sete).
35. - Será indicado para admissão em caráter temporário
o candidato que for classificado em primeiro lugar, na ordem
decrescente de média final.
36. - Em caso de empate nas médias finais, a classificação
será definida pela Comissão Julgadora, sendo que se dará prefe-
rência ao candidato que:
1º - obtiver maior média de notas na Prova Didática;
2º - obtiver maior média de notas na Prova de Arguição;
3º - obtiver maior média de notas na Prova Escrita;
4º - obtiver maior média de notas na Prova de Títulos.
Persistindo o empate, a decisão caberá, por votação, à
Comissão Julgadora.
VII – Do Resultado
37. - Os resultados apurados pela Comissão Julgadora serão
divulgados no site do COTUCA e publicados no Diário Oficial do
Estado de São Paulo, relacionando o nome de cada candidato,
suas notas em cada prova e os resultados obtidos, bem como a
classificação final e indicação de admissão.
38. - A respeito da decisão da Comissão Julgadora caberá
recurso ao Diretor Geral do Colégio Técnico de Campinas, até
24 horas após a publicação desta decisão no Diário Oficial do
Estado de São Paulo.
39. - A homologação do resultado pela Diretoria Geral do
COTUCA será feita no primeiro dia útil após o final do prazo de
interposição de recursos.
§ Único - Na hipótese de interposição de recurso, a homo-
logação do resultado somente será feita ao final da tramitação
do mesmo.
40. - A homologação supracitada deverá ser referendada
pela Congregação do COTUCA e publicada no Diário Oficial do
Estado de São Paulo, sendo que a contratação dos candidatos
selecionados para admissão somente será realizada após a
validação dos resultados pela Universidade.
VIII – Do Prazo de Validade da Seleção
41. - O prazo de validade da seleção é de 12 (doze) meses,
contados a partir da data de divulgação da homologação do
resultado pela Direção Geral, podendo ser renovado uma única
vez por igual período.
IX – Das Disposições finais
42. - A inscrição do candidato implicará o conhecimento e
a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste
Edital, em relação às quais o candidato não poderá alegar qual-
quer espécie de desconhecimento.
43. - O Edital, o requerimento de inscrição, as convocações,
avisos e resultados deste Processo Seletivo Sumário serão
divulgadas na seção "Concursos" do site do COTUCA (https://
cotuca.unicamp.br/editais), sendo de responsabilidade exclusiva
do candidato o seu acompanhamento.
44. - A critério do Colégio Técnico de Campinas, ao candi-
dato aprovado e admitido poderão ser atribuídas disciplinas e
classes diferentes das citadas neste Edital, desde que afins à
área do Processo Seletivo ou à área de atuação do candidato
admitido, atendendo ao limite de carga didática máxima previs-
ta na Carreira do Magistério Secundário Técnico para a jornada
definida para a vaga a que se refere este Edital.
45. - O candidato selecionado para admissão terá até 5
(cinco) dias úteis, a partir da data em que for convocado pelo
Colégio, para se apresentar e entregar toda a documentação
III. - O Colégio Técnico de Campinas e a Unicamp não se
responsabilizam por solicitações de inscrição pela internet não
recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores,
falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comu-
nicação, erros no envio e carregamento de arquivos, bem como
outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
IV. - Certifique-se de que seus arquivos não tenham nomes
muito longos, não sejam de tamanho superior ao máximo permi-
tido pelo sistema ou corrompidos, pois estes arquivos não serão
carregados pelo sistema e/ou podem gerar erros inesperados no
envio do formulário.
11. - Não serão admitidas inscrições enviadas via postal,
via fac-símile ou correio eletrônico, nem inscrições condicionais
ou apresentadas fora do prazo estabelecido, apenas as enviadas
conforme informações constantes no item 10.
12. - Para inscrição, o candidato deverá inserir os documen-
tos abaixo relacionados (frente e verso), em campo específico no
formulário de inscrição, conforme previsto no item 12.2:
I. - Prova de que é portador da titulação mínima exigida no
item 5, através de Diploma com indicação do registro (frente e
verso) ou, configurando-se a situação descrita no item 5.1, com-
provante oficial de matrícula em curso que ofereça a titulação
mínima exigida;
II. - Fotocópias dos documentos de identificação pessoal
(APENAS RG e CPF);
III. - Curriculum Vitae et studiorum ou Currículo Lattes atua-
lizado, relacionando formação e titulação acadêmicas, produção
técnico-científica, participação em eventos técnico científicos na
área de atuação, trabalhos e artigos publicados e experiência
profissional docente e não docente;
IV. - Cópia simples (frente e verso) de todos os documentos
comprobatórios da titulação acadêmica, produção técnico-
-científica, publicações de livros, trabalhos, material didático e
artigos publicados;
V. - Cópia simples (frente e verso) de todos os documentos
comprobatórios de experiência docente e/ou não docente na
área deste Edital, através da carteira profissional e/ou declara-
ção de empresa / escola com data de início e final de exercício;
VI. - Proposta de Plano de Trabalho, objeto do processo de
seleção, que deverá contemplar a proposta pedagógica do can-
didato para uma das disciplinas do subitem VII do item 12, cujas
ementas constam do Anexo A – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS,
devendo abordar:
• - Planejamento das aulas;
• - Estruturação das aulas práticas;
• - Atividades extracurriculares;
• - Bibliografia;
• - Proposta de interdisciplinaridade;
• - Outros itens importantes, segundo a visão pedagógica
do candidato.
VII. - Escolher uma, dentre as disciplinas abaixo, para ela-
boração da Proposta de Plano de Trabalho, focando uma série.
• - Geografia
• - História
• - Sociologia
• - Filosofia
VIII. - Requerimento de inscrição dirigido ao Diretor, conten-
do nome, domicílio e profissão (gerado automaticamente pelo
sistema, após o envio da inscrição).
12.1. - A documentação, digitalizada em arquivo no formato
PDF, deverá ter, no máximo, 500 MB por arquivo, limitados a um
total de 1024MB. Cópias ilegíveis não serão consideradas em
nenhuma das etapas do processo;
12.2. - A documentação deverá ser anexada nas áreas
específicas de cada item, documentos anexados em campos
diferentes não serão considerados.
13. - A comprovação de conclusão da titulação mínima será
obrigatória quando da convocação para admissão, nos termos
estabelecidos nos itens 45 e 46 do presente Edital.
§ único - A falta de comprovação da titulação mínima exi-
gida no item 5, quando da convocação para admissão resultará
na desclassificação do candidato convocado.
14. - O candidato poderá aditar, instruir ou completar
seus documentos até a data fixada para o encerramento das
inscrições. Após o fim do período de inscrições, a inscrição não
poderá ser modificada.
15. - A inscrição no processo seletivo somente será efetiva-
da se o candidato apresentar, até a data fixada para o encerra-
mento das inscrições, todos os documentos e/ou comprovantes
previstos no item 12.
16. - Recebida a documentação, a Comissão Julgadora ana-
lisará as inscrições apresentadas, para deferir as que atenderem
às exigências do edital.
17. - O aposentado em carreira docente, aprovado no
processo seletivo, somente poderá ser admitido em jornada
reduzida (10 horas semanais), sendo vedada a extensão para as
demais jornadas (20, 30 e 40 horas semanais).
18. - A relação de candidatos cujas inscrições tenham sido
deferidas e o calendário de atividades do processo seletivo
serão divulgados no site do COTUCA, até dois dias úteis após o
encerramento das inscrições.
V – Dos Critérios de Seleção
19. - O processo seletivo sumário constará de Prova Escrita,
Prova de Títulos, Prova Didática e Prova de Arguição, todas de
caráter classificatório, além do descrito na alínea c do subitem
19.I.
1ª Fase:
I. - Prova Escrita: versará sobre assuntos de ordem geral
e doutrinária, relativos aos conteúdos indicados no Anexo A.
a. - A Prova Escrita será corrigida pelos membros da Comis-
são Julgadora, sendo que, cada corretor atribuirá ao candidato
uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) em sua planilha individual de
avaliação.
b. - Para fins de classificação na Prova Escrita, a pontua-
ção de cada candidato na mesma será calculada pela média
aritmética simples das notas individualmente atribuídas pelos
corretores.
c. - Caso mais de 5 (cinco) candidatos inscritos realizem a
Prova Escrita, esta passará a ter, também, caráter eliminatório,
sendo considerados aprovados nessa prova aqueles que nela
obtiverem pontuação igual ou superior a 7 (sete), conforme defi-
nido no subitem anterior. Caso até 5 (cinco) candidatos inscritos
realizem essa Prova, todos serão considerados aprovados na
mesma, independentemente da pontuação nela obtida.
d. - A ausência do candidato na Prova Escrita acarretará sua
eliminação do Processo Seletivo.
e. - Somente participarão das demais fases deste Processo
Seletivo os candidatos aprovados na Prova Escrita.
2ª Fase:
II. - Prova de Títulos: análise do Curriculum Vitae et studio-
rum ou Currículo Lattes, considerando-se titulação acadêmica
do candidato, conhecimento exigido pelas vagas, formação
pedagógica, experiência docente e profissional, publicação
de livros, material didático, trabalhos ou artigos em Anais de
Congressos e em revistas técnicas de circulação nacional e/ou
internacional, na área a que concorre. Será atribuída nota de 0
(zero) a 10 (dez).
3ª Fase:
III. - Prova Didática, na qual o candidato desenvolverá um
tema a ser sorteado, sendo vedada a simples leitura do texto da
aula, mas facultando-se o emprego de roteiros, apontamentos,
tabelas, gráficos, diapositivos ou outros recursos pedagógicos
utilizáveis na exposição. Além do conteúdo e prática pedagó-
gica, serão considerados, na avaliação, aspectos relativos à
organização e qualidade da aula apresentada.
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garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023 às 05:02:14

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