Concursos - Universidade Estadual de Campinas

Data de publicação28 Fevereiro 2023
SeçãoCaderno Executivo 1
terça-feira, 28 de fevereiro de 2023 Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 133 (41) – 287
NAYARA FAHL GALEGO, inscrito sob nº 14410745, aprovado em
6º lugar, no Concurso Público para a função de MEDICO / Médico
anestesiologista da Carreira de Profissionais de Apoio ao Ensino,
Pesquisa e Extensão, do Edital de Abertura 145/2021 - junto à
UNICAMP, por não atender a convocação publicada em 3 de
Fevereiro de 2023.
DIVISÃO DE GESTÃO DE PESSOAL
A Diretoria Geral de Recursos Humanos, através da Divisão
de Gestão de Pessoal, torna pública a desistência de ANDRE
HENRIQUE MIYOSHI, inscrito sob nº 13263994, aprovado em 5º
lugar, no Concurso Público para a função de MEDICO / Médico
anestesiologista da Carreira de Profissionais de Apoio ao Ensino,
Pesquisa e Extensão, do Edital de Abertura 145/2021 - junto à
UNICAMP, por não atender a convocação publicada em 3 de
Fevereiro de 2023.
DIVISÃO DE GESTÃO DE PESSOAL
A Diretoria Geral de Recursos Humanos, através da Divisão
de Gestão de Pessoal, torna pública a eliminação de PRISCILA
SILVA LEITE CRUZ, inscrito sob nº 89333837, aprovado em 7º
lugar, no Concurso Público para a função de ASSISTENTE SOCIAL
/ Assistente social da Carreira de Profissionais de Apoio ao Ensi-
no, Pesquisa e Extensão, do Edital de Abertura 62/2021 - junto à
UNICAMP, por não atender o item 2.1.9 do mesmo edital.
SECRETARIA GERAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
COMUNICADO
Calendário de provas do concurso público de provas e
títulos, para provimento de um cargo de Professor Doutor,
nível MS-3.1, em RTP, com opção preferencial para o RDIDP, na
área de Farmacologia, nas disciplinas MD343 - Princípios de
Farmacologia, MD447 - Farmacologia e MD462 - Farmacologia
Aplicada, do Departamento de Medicina Translacional. O concur-
so terá início às 8h00 do dia 29/05/2023 no anfiteatro do pré-
dio FCM-10-Farmacologia, da Faculdade de Ciências Médicas,
situada na Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, com o
seguinte calendário:
29 de maio de 2023 – segunda-feira
08:00h – Abertura
08:30h – Prova Escrita
13:00h – Correção da Prova Escrita
A partir das 17:00h – Divulgação dos resultados da Prova
Escrita
30 de maio de 2023 – terça-feira
08:30h – Sorteio do ponto para Prova Didática – Grupo A
08:40h – Prova de Títulos
31 de maio de 2023 – quarta-feira
08:25h – Sorteio do ponto para a Prova Didática – Grupo B
08:30h – Prova Didática do Grupo A
14:00h – Arguição do Grupo A
1º de junho de 2023 – quinta-feira
08:20h – Sorteio do ponto para a Prova Didática – Grupo C
08:25h – Prova Didática do Grupo B
14:00h – Arguição do Grupo B
02 de junho de 2023 – sexta-feira
08:20h – Prova Didática do Grupo C
14:00h – Prova de Arguição do Grupo C, seguida da abertu-
ra dos envelopes e divulgação do resultado final.
Observação: Este calendário prevê a readequação caso haja
ausência e/ou eliminação de candidato(s) na Prova Escrita.
Pontos para a Prova Didática:
1) - Farmacocinética (Absorção, Distribuição, Metabolismo e
Excreção) e princípios de Farmacodinâmica
2) - Agonistas e antagonistas adrenérgicos
3) - Agonistas e antagonistas colinérgicos
4) - Farmacologia da junção neuromuscular
5) - Fármacos anti-hipertensivos
6) - Farmacologia do diabetes
7) - Antidepressivos
8) - Ansiolíticos e sedativos
9) - Farmacologia da hemostasia (anticoagulantes e antia-
gregantes plaquetários)
10) - Antidislipidêmicos
A Comissão Julgadora estará constituída pelos seguintes
Professores Doutores: Titulares: Roger Frigério Castilho, Márcio
Alberto Torsoni, Catarina Raposo Dias Carneiro, Valéria Cristina
Sandrim e Eliana Hiromi Akamine. Suplentes: José Barreto Cam-
pello Carvalheira, Maria Letícia Cintra, Sandra Helena Poliselli
Farsky e Sandra Helena Penha de Oliveira.
Ficam convocados os membros da Comissão Julgadora e
os candidatos: Ana Maria Marques Orellana, Anna Christiany
Brandão Nascimento, Cristiane Okuda Torello, Cristiane Fonseca
Freitas, Emanuel Tenório Paulino, Flávio Protásio Veras, Fábio
Henrique da Silva, Isaltino Marcelo Conceição, Marcos Brandão
Contó, Mariana Goncalves de Oliveira Taranto, Michelle Garcia
Discacciati de Carvalho, Natalícia de Jesus Antunes, Rafael de
Morais Campos, Renato Simões Gaspar, Valéria Barbosa de
Souza.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
COMUNICADO - EDITAL 12/2022
Concurso público de provas e títulos, para provimento de
cargo de Professor Doutor, nível MS-3.1, em RTP, com opção
preferencial para o RDIDP, na área de Administração, nas
disciplinas ER201 – Gestão Sustentável e GL510 – Modelo de
Negócios Sustentáveis da Faculdade de Ciências Aplicadas da
Universidade Estadual de Campinas. O Concurso de que trata
este Edital terá início às 09h00min do dia 10 de Abril de 2023,
na sala UL04 (Ensino II - Anfiteatros) da Faculdade de Ciências
Aplicadas, situada na Rua Pedro Zaccaria, 1300, no Jardim Santa
Luiza, em Limeira/SP com o seguinte calendário fixado para
realização das provas:
Dia 10 de abril de 2023 (segunda-feira):
- 09h00min: Instalação da Comissão Julgadora; apresenta-
ção dos candidatos; e elaboração da Prova Escrita;
- Após 09h00min: Realização da Prova Escrita – de caráter
classificatório e eliminatório, caso compareçam mais de 10 (dez)
candidatos – com período de 60 (sessenta) minutos para consul-
ta e duração de 4 (quatro) horas para redação da(s) resposta(s);
- Após 09h30min: Prova Específica, em sessão reservada –
de caráter classificatório e eliminatório, caso compareçam mais
de 10 (dez) candidatos;
- Sorteio do Ponto para Prova Didática: ao final da Prova
Escrita;
- Sessão Pública de Divulgação dos Resultados da Prova
Escrita e da Prova Específica, caso compareçam mais de 10 (dez)
candidatos, após atribuição das notas pela Comissão Julgadora,
podendo ser postergada para dia 11 de abril de 2023, a depen-
der da quantidade de candidatos.
Dia 11 de abril de 2023 (terça-feira):
A partir das 08h30min: Prova de Títulos, em sessão reser-
vada;
- 24 (vinte e quatro) horas após sorteio do ponto para
Prova Didática: Apresentação dos Candidatos; e Sorteio da
Ordem de Apresentação da Prova Didática e da Prova de
Arguição;
- Prova Didática: imediatamente após Sorteio da Ordem de
Apresentação, podendo estender-se até dia 12 de abril de 2023
(quarta-feira), a depender da quantidade de candidatos;
- Prova de Arguição: após conclusão da Prova Didática;
- Sessão Pública de Divulgação do Resultado Final: após
Prova de Arguição que pode ocorrer no dia 13 de abril de 2023
(quinta-feira) a depender da quantidade de candidatos.
A Comissão Julgadora estará constituída pelos seguintes
Professores Doutores: Titulares: Clauciana Schmidt Bueno de
Moraes, Daniel Henrique Dario Capitani, Kavita Miadaira Hamza,
Muriel de Oliveira Gavira e Renê Birochi. Suplentes: Alexandre
Gori Maia, Flavio Hourneaux Junior, Maria Tereza Saraiva de
Souza e Rosana Icassatti Corazza.
Regina Marangoni (Professor Doutor – IAG/USP), Carlos Alberto
Moreno Chaves (Professor Doutor – IAG/USP), Walter Eugenio de
Medeiros (Professor Titular – UFRN), Emilson Pereira Leite (Pro-
fessor Associado – Unicamp) e Sérgio Luiz Fontes (Pesquisador
Titular – ON/MCTI). MEMBROS SUPLENTES: Profs. Drs. Carlos
Alberto Mendonça (Professor Associado – IAG/USP), Vagner
Roberto Elis (Professor Associado – IAG/USP), Renato Ramos da
Silva Dantas (Professor Adjunto – UFRN), Giuliano Sant’Anna
Marotta (Professor Associado – UnB), Álvaro Penteado Crós-
ta (Professor Titular – UNICAMP), Marcos Alberto Rodrigues
Vasconcelos (Professor Adjunto – UFBA), Roberta Mary Vidotti
(Professor Associado – UnB), Alanna Costa Dutra (Professor
Associado – UFBA), Vinicius Hector Abud Louro (Professor
Doutor – IGc/USP), Aderson Farias do Nascimento (Professor
Titular – UFRN) e Darciclea Ferreira Santos (Professor Associa-
do – UFPA). A presidência da comissão julgadora caberá ao
professor de categoria mais elevada, em exercício na Unidade,
com maior tempo de serviço docente na USP, conforme Artigo
185 do Regimento Geral.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
COMUNICADO ICB.ATAC.01/2023
CONCURSO PARA PROVIMENTO DE UM CARGO DE PRO-
FESSOR TITULAR DO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍ-
SICA DO ICB/USP
ACEITE DE INSCRIÇÕES E INDICAÇÃO DE COMISSÃO
JULGADORA
A Diretora do Instituto de Ciências Biomédicas comunica
que na 441ª Reunião da Congregação, realizada em 23 de feve-
reiro de 2023, foram aceitas as inscrições dos candidatos: Thiago
dos Santos Moreira e Carla Roberta de Oliveira Carvalho, no
Programa de Ciências Biomédicas para atuar no Departamento
de Fisiologia e Biofísica, conforme Edital ICB.ATAC. 13/2022,
publicado no D.O.E. 22/07/2022 – Página 156.
À Comissão Julgadora fica assim constituída: Professores
Titulares: Sergio Domingues Cravo, Ruy Ribeiro de Campos
Junior, Patricia Chakur Brum, Cristoforo Scavone, Ubiratan
Fabres Machado.
Suplentes do ICB pela ordem: Professores Doutores: Luiz
Carlos de Souza Ferreira, Lisete Compagno Michelini, Niels Olsen
Saraiva Camara, Newton Sabino Canteras, Marinilce Fagundes
dos Santos, Maria Luiza Morais Barreto Chaves, Patricia Gama.
Suplentes estranhos ao ICB pela ordem: Walter Zin, Cata-
rina Segretti Porto, Everaldo Magalhães Carneiro, Helio Cesar
Salgado, Helena Coutinho Franco de Oliveira, Roberto Lent, Licio
Augusto Velloso, Maria José Campagnole dos Santos, Rita de
Cássia Aleixo Tostes Passaglia, Edson Antunes, Berenice Bilha-
rinho de Mendonça, Ricardo Luiz Nunes de Souza, Paulo Sergio
Lacerda Beirão, Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho.
A Presidência da Comissão Julgadora de acordo com a
deliberação da Colenda Congregação, será exercida pelo Pro-
fessor Doutor Ubiratan Fabres Machado. Referente Processo no.
2022.1.422.42.1.
Instituto de Ciências Biomédicas
EDITAL ICB.ATAC- 18/2022
Retificação do Edital ICB.ATAC – 18/2022, para abertura
de inscrições ao Concurso Público de Títulos e Provas Visando o
Provimento de 02 (dois) Cargos de Professor Titular, claros/car-
gos nºs 222160 e 1016636, Área de conhecimento em Ciências
Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade
de São Paulo, Publicado no Diário Oficial de 09 de setembro de
2022, Poder Executivo, Seção I, página 289: fica suprimido o
item 17, em razão da publicação da Portaria GR 7.887, de 16
de fevereiro de 2023, a qual revoga a Portaria GR 7.687/2021 e
alterações posteriores.
EDITAL ICB.ATAC- 21/2022
Retificação do Edital ICB.ATAC – 21/2022, para abertura
de inscrições ao Concurso Público de Títulos e Provas Visando
o Provimento de 02 (dois) Cargos de Professor Titular, claros/
cargos nºs 266957 e 267821, Área de conhecimento em Ciências
Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade
de São Paulo, Publicado no Diário Oficial de 30 de setembro de
2022, Poder Executivo, Seção I, páginas 222 e 223: fica suprimi-
do o item 17, em razão da publicação da Portaria GR 7.887, de
16 de fevereiro de 2023, a qual revoga a Portaria GR 7.687/2021
e alterações posteriores.
EDITAL ICB.ATAC- 24/2022
Retificação do Edital ICB.ATAC – 24/2022, para abertura
de inscrições ao Concurso Público de Títulos e Provas Visando
o Provimento de 03 (Três) Cargos de Professor Titular, claros/
cargos nºs 1017080, 221619 e 208256, Área de conhecimento
em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas da
Universidade de São Paulo, Publicado no Diário Oficial de 04 de
novembro de 2022, Poder Executivo, Seção I, página 571: fica
suprimido o item 17, em razão da publicação da Portaria GR
7.887, de 16 de fevereiro de 2023, a qual revoga a Portaria GR
7.687/2021 e alterações posteriores.
INSTITUTO DE FÍSICA
INSTITUTO DE FÍSICA
Comunicado IF-10/2023
A Congregação do Instituto de Física em sua 593ª Sessão
Ordinária realizada em 23/02/2023, aprovou as inscrições dos
doutores: André Luiz Sehnem, Gustavo Foresto Brito de Almeida,
Vitor Hugo Paschoal, Barbara Bianca Gerbelli, Pedro Leonidas
Oseliero Filho, Eduardo Sell Gonçalves e Thais Azevedo Enoki
no Concurso de Títulos e Provas visando o provimento de um
cargo de Professor Doutor, em RDIDP, junto ao Departamento de
Física Experimental (Edital IF-47/22). A inscrição do Dr. Mahesh
Chand foi indeferida por não atender aos requisitos do edital. Na
mesma Sessão foi aprovada a Comissão Julgadora indicada pelo
Departamento, que ficou assim constituída: Membros titulares:
Prof. Dr. Marcelo Martinelli (FEP/IFUSP) – Professor titular, Prof.
Dr. Cid Bartolomeu de Araújo (UFPE) – Professor titular, Profa.
Dra. Maria Socorro Seixas Pereira (UFAL) – Professor Associado,
Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC/USP) – Professor
titular e Profa. Dra. Lucimara Stolz Roman (UFPR) – Professor
Associado. Membros suplentes: Prof. Dr. Edivaldo Moura Santos
(FEP/IFUSP) – Professor Associado, Prof. Dr. Paulo Américo Maia
Neto (UFRJ) – Professor Titular, Profa. Dra. Denise Maria Zezell
(IPEN) – Pesquisador Titular, Prof. Dr. Roberto Mendonça Faria
(IFSC/USP) – Professor Titular, Profa. Dra. Sandra Sampaio Vian-
na (UFPE) – Professor Associado, Profa. Dra. Dora Izzo (UFRJ)
– Professor Associado, Prof. Dr. Adriano Mesquita Alencar (FGE/
IFUSP) – Professor Titular, Prof. Dr. Adriano Defini Andricopulo
(IFSC/USP) – Professor Titular, Prof. Dr. Mateus Borba Cardoso
(LNLS/CNPEM) – Professor Associado, Prof. Dr. Antonio Azevedo
da Costa (UFPE) – Professor Titular, Prof. Dr. Leandro Ramos
Souza Barbosa (FGE/IFUSP) – Professor Associado. Ficam pelo
presente aviso comunicados os membros da Comissão Julgadora
e os candidatos inscritos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
REITORIA
DIRETORIA GERAL DE RECURSOS
HUMANOS
DIVISÃO DE GESTÃO DE PESSOAL
A Diretoria Geral de Recursos Humanos, através da Divisão
de Gestão de Pessoal, torna pública a desistência de CAMILA
RANZATTI STRINGUETTI , inscrito sob nº 13799398, aprovado
em 7º lugar, no Concurso Público para a função de MEDICO /
Médico anestesiologista da Carreira de Profissionais de Apoio
ao Ensino, Pesquisa e Extensão, do Edital de Abertura 145/2021
- junto à UNICAMP, tendo em vista sua desistência.
DIVISÃO DE GESTÃO DE PESSOAL
A Diretoria Geral de Recursos Humanos, através da Divisão
de Gestão de Pessoal, torna pública a desistência de CAMILA
EDITAL CSCRH-SC/USP 06/2023
CONVOCAÇÃO
O Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos da USP,
convoca a candidata Claudia Patricia Fernandez Perdomo a
comparecer no Centro de Serviços Compartilhados em Recursos
Humanos de São Carlos, no prazo de 5 dias úteis, a partir da
publicação deste Edital, das 8 às 17 horas, munido de todos os
documentos para dar andamento à sua contratação, conforme
Editais ATAC/EESC-USP 044/2022 e 002/2023 de Abertura de
Processo Seletivo para Contratação de Docente (claro temporá-
rio), de Resultado Final/Classificação e de Despacho de Homolo-
gação, respectivamente, como Professor Contratado, nível III, em
jornada de 12 horas semanais de trabalho, para o Departamento
de Engenharia de Estruturas da EESC/USP.
EDITAL CSCRH-SC/USP 07/2023
CONVOCAÇÃO
O Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos da USP,
convoca o candidato João Paulo Eguea a comparecer no Centro
de Serviços Compartilhados em Recursos Humanos de São Car-
los, no prazo de 5 dias úteis, a partir da publicação deste Edital,
das 8 às 17 horas, munido de todos os documentos para dar
andamento à sua contratação, conforme Editais ATAC/EESC-USP
045/2022 e 003/2023 de Abertura de Processo Seletivo para
Contratação de Docente (claro temporário), de Resultado Final/
Classificação e de Despacho de Homologação, respectivamente,
como Professor Contratado, nível II, em jornada de 12 horas
semanais de trabalho, para o Departamento de Engenharia
Aeronáutica da EESC/USP.
FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
Edital FSP 08/2023 - RESULTADO FINAL/HOMOLOGAÇÃO
CONCURSO PARA PROFESSOR TITULAR, JUNTO AO DEPAR-
TAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA, ÁREA DE CONHECIMENTO:
“EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMIS-
SÍVEIS”.
RELATÓRIO FINAL
No dia 16 de dezembro de 2022, às 8h, foram abertos os
trabalhos pela Professora Titular Dirce Maria Trevisan Zanetta –
Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública/
USP, Presidente da Comissão Julgadora, que recepcionou os
demais componentes: Prof. Titular Ângelo Giuseppe Roncalli
da Costa Oliveira – Departamento de Odontologia do Centro
de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande
do Norte/UFRN, Prof. Titular Aluísio Jardim Dornellas de Barros
– Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina
da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Prof. Titular Nélson da
Cruz Gouveia - Departamento de Medicina Preventiva da Facul-
dade de Medicina/USP e Prof. Titular Carlos Augusto Monteiro
- Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública/USP.
A seguir, deu-se início aos trabalhos com a elaboração do horá-
rio das provas e sua aprovação pelas candidatas. Após, cumprin-
do o estabelecido pelo artigo 156 e parágrafos, do Regimento
Geral da USP, deu-se início à Prova Pública Oral de Erudição, na
Sala Geraldo de Paula Souza. Às 8h30, a candidata Dr.ª Alessan-
dra Carvalho Goulart fez sua exposição em 56 (cinquenta e seis)
minutos sobre o tema “Epidemiologia em Saúde Mental”. Em
sua prova de Erudição, a candidata demonstrou sua erudição
sobre o tema. O tema foi pertinente ao programa do concurso.
Às 9h50, a candidata Dr.ª Tatiana Natasha Toporcov fez a
sua exposição em 44 (quarenta e quatro) minutos sobre o tema
“Contribuições da Epidemiologia para a Prevenção e o Controle
do Câncer”. Em sua prova de Erudição, a candidata demonstrou
sua erudição sobre o tema. O tema foi pertinente ao programa
do concurso.
Às 11h10, a candidata Dr.ª Maria Gabriela Haye Biazevic fez
a sua exposição em 47 (quarenta e sete) minutos sobre o tema
“Epidemiologia do Câncer de Boca”. Em sua prova de Erudição,
a candidata demonstrou sua erudição sobre o tema. O tema foi
pertinente ao programa do concurso.
Às 14h00, de acordo com o estabelecido pelos parágrafos
1.º e 2.º do artigo 39 do Regimento da Faculdade de Saúde
Pública/USP, deu-se início à Prova Pública de Arguição na Sala
Rodolfo dos Santos Mascarenhas. A candidata Dr.ª Alessandra
Carvalho Goulart, respondeu às arguições dos examinadores de
forma satisfatória a todos as questões formuladas pelos mem-
bros da banca com propriedade.
No dia 16 de dezembro, às 8h deu-se início à Prova Pública
de Arguição na Sala Rodolfo dos Santos Mascarenhas, da can-
didata Dr.ª Tatiana Natasha Toporcov. A candidata respondeu às
arguições dos examinadores de forma satisfatória a todos as
questões formuladas pelos membros da banca com propriedade.
Às 13h, iniciou-se a arguição da candidata Dr.ª Maria
Gabriela Haye Biazevic, que respondeu de forma satisfatória
a todos as questões formuladas pelos membros da banca com
propriedade.
A Comissão Julgadora fez o Julgamento dos Títulos, con-
forme disposto nos artigos 154 e 155 do Regimento Geral da
USP, tendo sido emitidos pareceres circunstanciados sobre os
títulos das candidatas. Estes pareceres encontram-se juntados
ao processo do concurso abaixo citado adiante. Após o término
das provas, os membros da Comissão Julgadora atribuíram notas
às candidatas. Observado o constante no artigo 159, § único e
§1.º do artigo 161, do Regimento Geral da USP, a candidata
Dr.ª Alessandra Carvalho Goulart foi considerada habilitada
pela Comissão Julgadora, onde obteve 5 (cinco) indicações, dos
seguintes professores: Dirce Maria Trevisan Zanetta, Ângelo
Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira, Aluísio Jardim Dornellas de
Barros, Nélson da Cruz Gouveia e Carlos Augusto Monteiro. Os
resultados do concurso foram proclamados em sessão pública,
na Sala Rodolfo dos Santos Mascarenhas.
O quadro de notas e demais documentos pertinentes ao
concurso estão inseridos no Processo nº 20.1.00374.06.9.
A Congregação da Faculdade de Saúde Pública, reunida
em sua 1ª/2023 sessão ordinária, realizada em 23/02/2023,
homologou por unanimidade o Relatório Final da Comissão
Julgadora, que em 16 de dezembro de 2022 indicou a candidata
Drª Alessandra Carvalho Goulart para preencher o claro/cargo
nº 267775 de Professora Titular junto ao Departamento de
Epidemiologia, conforme Edital FSP 021/2020 de abertura de
inscrições, publicado no D.O.E de 16/04/2020.
A apreciação pela Congregação não ocorreu no prazo regi-
mental de sessenta dias, por não haver reunião do Colegiado
nos meses de janeiro, ademais, não considerou-se pertinente a
aprovação ad referendum.
INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E
CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS
Edital ATAc-IAG/006/2023 – INSCRIÇÕES E COMISSÃO
JULGADORA
A Congregação do IAG/USP, em sua 321ª sessão ordinária
realizada em 15/02/2023, apreciou os pedidos de inscrição ao
Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de 01
(um) cargo de Professor Doutor (cargo e claro de nº 1244051,
em RDIDP, referência MS-3.1), junto ao Departamento de
Geofísica, na área de conhecimento: Métodos Potenciais, com
base nos programas das disciplinas: AGG0669 - Gravimetria
e Magnetometria Aplicadas à Prospecção de Bens Minerais e
Estruturas Crustais; AGG0431 - Geofísica da América do Sul e
AGG5722 - Introdução à Tectônica Global, conforme Edital ATAc-
-IAG/044/2022 de Abertura de Inscrições, publicado no DOE de
05/11/2022 e retificações em 22/11/2022 e 20/12/2022, sendo
APROVADOS os pedidos de inscrição dos candidatos: Drs. Renata
Regina Constantino Barrella, Marco Antonio Couto Junior, Leo-
nardo Uieda, Dionisio Uendro Carlos, André Luis Albuquerque
dos Reis, Peterson Nogueira Santos, Diego Takahashi Tomazella,
Luizemara Soares Alves Szameitat, Adriane Gomes Pinheiro
Praxedes, e Gabriel Negrucci Dragone.
Na mesma sessão, também foi aprovada a composição
da comissão julgadora: MEMBROS TITULARES: Profs. Drs. Yára
3. a elaboração do relatório final.
4. As provas relacionadas nos incisos I a IV do item 3 deste
edital poderão ser realizadas por videoconferência, contando
com a presença, no local do concurso, do candidato e do Presi-
dente da Comissão Julgadora.
§ 1º - Aos examinadores que estejam à distância será
permitido avaliar e arguir nas mesmas condições que seriam
oferecidas aos examinadores presentes no local do concurso.
§ 2º - As provas em que for utilizado sistema de videocon-
ferência ou outros meios eletrônicos serão suspensas (por trinta
minutos), caso verificado problema técnico que impeça a ade-
quada participação de qualquer examinador ou do candidato.
§ 3º - Se a conexão não for restabelecida no prazo de trinta
minutos, o concurso será suspenso e deverá ser retomado a
partir do estágio em que ocorreu o problema técnico.
§ 4º - Serão preservadas as provas finalizadas antes da
ocorrência de problemas técnicos no sistema de videoconferên-
cia ou outro meio eletrônico.
§ 5º - Todas as ocorrências deverão ser registradas no
relatório final.
5. A prova escrita, que versará sobre assunto de ordem geral
e doutrinária, será realizada de acordo com o disposto no art.
139, e seu parágrafo único, do Regimento Geral da USP.
§ 1º - A comissão organizará uma lista de dez pontos, com
base no programa do concurso e dela dará conhecimento aos
candidatos, vinte e quatro horas antes do sorteio do ponto,
sendo permitido exigir-se dos candidatos a realização de outras
atividades nesse período.
§ 2º - O candidato poderá propor a substituição de pontos,
imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados,
se entender que não pertencem ao programa do concurso,
cabendo à Comissão Julgadora decidir, de plano, sobre a proce-
dência da alegação.
§ 3º - Sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de
cinco horas de duração da prova.
§ 4º - Durante sessenta minutos, após o sorteio, será
permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos
bibliográficos.
§ 5º - As anotações efetuadas durante o período de con-
sulta poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser
feitas em papel rubricado pela Comissão, ou pelo Presidente da
Comissão em caso de prova realizada por videoconferência, e
anexadas ao texto final.
§ 6º - A prova, que será lida em sessão pública pelo candi-
dato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos
membros da Comissão Julgadora ao se abrir a sessão.
§ 7º - Cada prova será avaliada, individualmente, pelos
membros da Comissão Julgadora.
6. Na defesa pública de tese ou de texto elaborado, os
examinadores levarão em conta o valor intrínseco do trabalho, o
domínio do assunto abordado, bem como a contribuição original
do candidato na área de conhecimento pertinente.
7. Na defesa pública de tese ou de texto serão obedecidas
as seguintes normas:
I – a tese ou texto será enviado a cada membro da Comis-
são Julgadora, pelo menos trinta dias antes da realização da
prova;
II – a duração da arguição não excederá de trinta minutos
por examinador, cabendo ao candidato igual prazo para a
resposta;
III – havendo concordância entre o examinador e o candi-
dato, poderá ser estabelecido o diálogo entre ambos, observado
o prazo global de sessenta minutos.
8. O julgamento do memorial e a avaliação da prova pública
de arguição serão expressos mediante nota global, atribuída
após a arguição de todos os candidatos, devendo refletir o
desempenho na arguição, bem como o mérito dos candidatos.
§ 1º – O mérito dos candidatos será julgado com base no
conjunto de suas atividades que poderão compreender:
I – produção científica, literária, filosófica ou artística;
II – atividade didática;
III – atividades de formação e orientação de discípulos;
IV – atividades relacionadas à prestação de serviços à
comunidade;
V – atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;
VI – diplomas e outras dignidades universitárias.
§ 2º – A Comissão Julgadora considerará, de preferência, os
títulos obtidos, os trabalhos e demais atividades realizadas após
a obtenção do título de doutor.
9. A prova de avaliação didática destina-se a verificar a
capacidade de organização, a produção ou o desempenho
didático do candidato.
§ 1º - A prova de avaliação didática será pública, correspon-
dendo a uma aula no nível de pós-graduação, e realizada com
base no programa previsto neste edital, de acordo com o artigo
156 do Regimento Geral da USP, com o art. 47 do Regimento da
Escola de Engenharia de São Carlos, e com as seguintes normas:
I – compete à Comissão Julgadora decidir se o tema escolhi-
do pelo candidato é pertinente ao programa acima mencionado;
II – o candidato, em sua exposição, não poderá exceder
a sessenta minutos, devendo ser promovida a sua interrupção
pela Comissão Julgadora quando atingido o 60º (sexagésimo)
minuto de prova;
III – ao final da apresentação, cada membro da Comissão
poderá solicitar esclarecimentos ao candidato, não podendo o
tempo máximo, entre perguntas e respostas, superar sessenta
minutos;
IV – cada examinador, após o término da prova de erudição
de todos os candidatos, dará a nota, encerrando-a em envelope
individual.
§ 2º - Cada membro da Comissão Julgadora poderá formu-
lar perguntas sobre a aula ministrada, não podendo ultrapassar
o prazo de quinze minutos, assegurado ao candidato igual
tempo para a resposta.
10. O julgamento do concurso de livre-docência será feito
de acordo com as seguintes normas:
I – a nota da prova escrita será atribuída após concluído o
exame das provas de todos os candidatos;
II – a nota da prova de avaliação didática será atribuída
imediatamente após o término das provas de todos os candi-
datos;
III – o julgamento do memorial e a avaliação da prova
pública de arguição serão expressos mediante nota global nos
termos do item 8 deste edital;
IV – concluída a defesa de tese ou de texto, de todos os can-
didatos, proceder-se-á ao julgamento da prova com atribuição
da nota correspondente;
11. As notas variarão de zero a dez, podendo ser aproxima-
das até a primeira casa decimal.
12. Ao término da apreciação das provas, cada examinador
atribuirá, a cada candidato, uma nota final que será a média
ponderada das notas parciais por ele conferidas.
13. Findo o julgamento, a Comissão Julgadora elaborará
relatório circunstanciado sobre o desempenho dos candidatos,
justificando as notas.
§ 1º- Poderão ser anexados ao relatório da Comissão Julga-
dora relatórios individuais de seus membros.
§ 2º - O relatório da Comissão Julgadora será apreciado
pela Congregação/órgão, para fins de homologação, após exame
formal, no prazo máximo de sessenta dias.
14. O resultado será proclamado imediatamente pela
Comissão Julgadora em sessão pública.
Parágrafo único – Serão considerados habilitados os can-
didatos que alcançarem, da maioria dos examinadores, nota
final mínima sete.
15. Maiores informações, bem como as normas pertinentes
ao concurso, encontram-se à disposição dos interessados no
Serviço de Assistência aos Colegiados da Escola de Engenharia
de São Carlos da Universidade de São Paulo, pelo e-mail cole-
giados@eesc.usp.br.
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
terça-feira, 28 de fevereiro de 2023 às 05:02:09

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