Concursos - Universidade Estadual Paulista

Data de publicação02 Fevereiro 2023
SeçãoCaderno Executivo 1
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023 Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 133 (23) – 213
Fica autorizada a prorrogação da admissão, por 30 (trinta)
dias, de PAULO SERGIO MARQUES DE ABREU CICONE, RG
nº 33328919-5, na função/perfil: PR ASS UNIVERSITARIOS /
Técnico de laboratório da Carreira de Profissionais de Apoio ao
Ensino, Pesquisa e Extensão - Edital de Abertura de Concurso
nº 137/2021.
Fica autorizada a prorrogação da admissão, por 30 (trinta)
dias, de ANDRE CONDOTTA TINOCO, RG nº 47085841-2, na
função/perfil: TECNICO LABORATORIO / Técnico em anatomia da
Carreira de Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Exten-
são - Edital de Abertura de Concurso nº 140/2021.
Fica autorizada a prorrogação da admissão, por 30 (trinta)
dias, de ABGAIL BRITO GONCALVES, RG nº 42545802-7, na
função/perfil: PSICOLOGO / Psicólogo educacional da Carreira
de Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Edital
de Abertura de Concurso nº 67/2021.
SECRETARIA GERAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
COLÉGIO TÉCNICO DE LIMEIRA
COMUNICADO
A Direção do Colégio Técnico de Limeira TORNA PÚBLICO
o resultado do Processo Seletivo Sumário referente ao Edital de
Seleção Pública publicado no D.O.E. de 06.10.2022, às páginas
250 e 251, Seção I, para admissão temporária de docente na
Carreira de Professor do Magistério Secundário Técnico – MST,
em jornada de 40 (quarenta) horas semanais, disciplinas de
Inglês e Inglês Técnico, do Departamento de Ciências Humanas
e Linguagens do Colégio Técnico de Limeira – COTIL, da Uni-
versidade Estadual de Campinas (Proc. nº 13-P-18476/2022),
com o seguinte resultado: candidato Arnaldo Rodrigues Lima -
classificado em 1º lugar, conforme Deliberação CGA nº 03/2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
COLÉGIO TÉCNICO DE LIMEIRA
COMUNICADO
A Direção do Colégio Técnico de Limeira TORNA PÚBLICO
o resultado do Processo Seletivo Sumário referente ao Edital de
Seleção Pública publicado no D.O.E. de 19.11.2022, às páginas
615 e 616, Seção I, para admissão temporária de docente na
Carreira de Professor do Magistério Secundário Técnico – MST,
em jornada de 20 (vinte) horas semanais, disciplinas de Projeto
Integrador, Fundamentos da Qualidade, Gestão Ambiental,
Administração da Produção, Planejamento Avançado da Quali-
dade e Modelos de Excelência em Qualidade, do Departamento
de Gestão e Processos Industriais do Colégio Técnico de Limeira
– COTIL, da Universidade Estadual de Campinas (Proc. nº 13-P-
49439/2022), com o seguinte resultado: candidato Luis Fernando
Torres - classificado em 1º lugar e Letícia Helena Guimarães
Alvarinho – classificada em 2º lugar, conforme Deliberação CGA
nº 06/2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
COMUNICADO
Concurso Público de Provas e Títulos para obtenção do
Título de Livre Docente na Área de Tecnologia de Óleos e
Gorduras Comestíveis, nas disciplinas FT722 - Processamento
de Óleos e Gorduras e TP256 - Tecnologia Avançada de Óleos,
do Departamento de Engenharia e Tecnologia Alimentos, da
Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Esta-
dual de Campinas, referente ao processo n.º 04P-41870/2022. O
Concurso que trata o presente Edital será realizado no dia 09 de
março de 2023, com início às 08:45 horas, por meio de sistema
de videoconferência ou outro meio eletrônico, considerando-se
o disposto na Deliberação CONSU-A-60/2020, com o seguinte
calendário fixado para a realização das provas:
Dia 09/03/2023 – quinta-feira
08h45 - Abertura dos Trabalhos
09h00 - Prova Didática
10h00 - Prova de Arguição
14h00 - Prova de Títulos
17h00 - Divulgação de Resultados
A Comissão Julgadora será constituída dos seguintes
Professores Doutores: Titulares: Vivaldo Silveira Junior (FEA/
UNICAMP), Roberta Ceriani (FEQ/UNICAMP), Pedro de Alcântara
Pessôa Filho (Poli-USP), Luiza Helena Meller da Silva (UFPará) e
Christianne Elisabete da Costa Rodrigues (USP). Suplentes: Hele-
na Teixeira Godoy (FEA/UNICAMP), Samantha Cristina de Pinho
(USP) e Suzana Caetano da Silva Lannes (FCF USP).
Ficam pelo presente Edital, convocados os membros da
Comissão Julgadora e a candidata cuja inscrição foi deferida:
Profa. Dra. Ana Paula Badan Ribeiro.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE ARAÇATUBA
Faculdade de Odontologia
EDITAL nº 27/2023-STGP/DTAd – Resultado Final
Direção da Faculdade de Odontologia do Campus de
Araçatuba-UNESP, torna público o resultado final do Concurso
Público de Títulos e Provas para contratação de 1(um) Professor
Substituto, por prazo determinado, em caráter emergencial,
para atender a excepcional interesse público, no período letivo
de 2022 e pelo prazo máximo de 10(dez) meses, sob o regime
jurídico da CLT e Legislação Complementar, em jornada de 12
horas semanais de trabalho, na disciplina de Endodontia, junto
ao Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora,
realizado nos dias 30 e 31/01/2023, decidindo a Comissão
Examinadora indicar a candidata aprovada em 1º lugar para
preencher a função, por atender às exigências e os critérios
estabelecidos no edital nº 162/2022-STGP/DTAd, publicado no
DOE de 15/12/2022, na seguinte conformidade:
CANDIDATA HABILITADA:
CLASSIFICAÇÃO - NOME – RG. – MÉDIA FINAL
Comissão Examinadora/notas por Examinador – Análise
Curricular (Peso 2) – Escrita (Peso 1) - Didática (Peso 2) - Média
Final por Examinador.
1º – ANA MARIA VEIGA VASQUES – 47.978.472-SSP/
SP – 8,51
Profª.Associada Tânia Adas Saliba – 13,00 – 9,90 – 20,00
– 8,58;
Profº.Ass.Doutor Caio César Pavani – 13,00 – 9,50 – 20,00
– 8,50;
Profª.Ass.Doutora Thayse Yumi Hosida – 13,00 – 9,50 –
19,80 – 8,46;
2º – MARAISA GREGGIO DELBONI – 3.922.789-SSP/PI –
7,93
Profª.Associada Tânia Adas Saliba – 19,40 – 8,20 – 12,20
– 7,96;
Profº.Ass.Doutor Caio César Pavani – 19,40 – 8,30 – 12,00
– 7,94;
Profª.Ass.Doutora Thayse Yumi Hosida – 19,40 – 8,10 –
12,00 – 7,90;
3º – MARINA TOLOMEI CURY GHIZZIOLI – 40.051.865-X-
SSP/SP – 7,04
Profª.Associada Tânia Adas Saliba – 12,40 – 8,20 – 14,60
– 7,04;
Profº.Ass.Doutor Caio César Pavani – 12,40 – 8,25 – 14,50
– 7,03;
Profª.Ass.Doutora Thayse Yumi Hosida – 12,40 – 8,15 –
14,70 – 7,05;
Caberá recurso no prazo de 5 dias úteis contados da data
desta publicação, mediante requerimento dirigido à Congrega-
ção da Faculdade de Odontologia do Câmpus de Araçatuba e
encaminhado através do endereço eletrônico: https://inscricoes.
unesp.br,
Processo FOA-970/2022
Evolutiva do IB-USP; Elias David Neto, Professor Titular da Facul-
dade de Medicina de Jundiaí; José Antonio Visintin, Professor
Titular da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP;
Maria Lúcia Zaidan Dagli, Professora Titular da Faculdade de
Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Ficam, pelo presente
edital, convocados o candidato e a Comissão Julgadora acima
mencionada.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E
DE COMPUTAÇÃO
EDITAL CSCRH-SC/USP 02/2023
CONVOCAÇÃO
O Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Com-
putação da USP, convoca o candidato Alex Freitas de Campos a
comparecer no Centro de Serviços Compartilhados em Recursos
Humanos de São Carlos, no prazo de 5 dias úteis, a partir da
publicação deste Edital, das 8 às 17 horas, munido de todos os
documentos para dar andamento à sua contratação, conforme
Editais ATAC/ICMC-USP 090/2022, 006/2023 e 007/2023 de
Abertura de Processo Seletivo para Contratação de Docente
(claro temporário), de Resultado Final/Classificação e de Des-
pacho de Homologação, respectivamente, como Professor Con-
tratado, nível III, em jornada de 12 horas semanais de trabalho,
para o Departamento de Matemática do ICMC/USP.
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E
ESTATÍSTICA
Edital ATAc – 001/2023
CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS
Terá início em 20 de março de 2023, segunda-feira, às
07h00, na sala da Congregação (Rua do Matão, 1010 - Edi-
fício Professor Cândido Lima da Silva Dias - Bloco A - Cidade
Universitária), o concurso público para provimento de 02 (dois)
cargos de Professor Doutor, em Regime de Dedicação Integral
à Docência e à Pesquisa (RDIDP), referência MS-3.1, junto ao
Departamento de Estatística, Editais ATAc-043/2019 e 038/2022
(reabertura), publicados no D.O.E. de 19.12.2019, 1º.08.2020,
09.08.2022, 11.10.2022 e 24.11.2022. Estão inscritos os candi-
datos: Orlando Yesid Esparza Albarracin, Arthur Lopes da Silva
Valencio, Marcelo Magalhães Taddeo, Francisco Felipe Queiroz,
Morgan Florian Thibault André, Bruno Ramos dos Santos, Euro
de Barros Couto Junior, Luis Antonio Fantozzi Alvarez, Pablo
Almeida Gomes, Victor Freguglia Souza, José Alejandro Ordoñez
Cuastumal, Kádmo de Souza Laxa e João Henrique Gonçalves
Mazzeu. A Comissão Julgadora estará constituída dos seguintes
Professores Doutores: Membros Titulares: Gilberto Alvarenga
Paula (Titular IME-USP), Florencia Graciela Leonardi (Associada
- IME-USP), Rosangela Helena Loschi (Titular - UFMG), Mario
de Castro Andrade Filho (Associado – ICMC-USP), Maria Eulália
Vares (Titular – UFRJ). Membros Suplentes: Alexandre Galvão
Patriota (Associado IME-USP), Márcia D’Elia Branco (Titular
IME-USP), Yoshiharu Kohayakawa (Titular – IME-USP), Miguel
Natalio Abadi (Associado – IME-USP), Glaura da Conceição
Franco (Titular – UFMG), Thais Cristina Oliveira da Fonseca
(Associada – UFRJ), Leandro Pinto Rodrigues Pimentel (Asso-
ciado – UFRJ), Valdivino Vargas Junior (Adjunto – UFG), Glauco
Valle da Silva Coelho (Associado – UFRJ). Ficam, pelo presente
edital, convocados os candidatos e a Comissão Julgadora acima
mencionada (Proc. USP nº 2019.1.1964.45.3, 2022.1.1966.45.0).
COMUNICADO
Comunicamos que foram aprovados pelo senhor Vice-Dire-
tor, em exercício, em 31.01.2023, “ad referendum” do Conselho
Técnico Administrativo do Instituto de Matemática e Estatística
da Universidade de São Paulo os pedidos de inscrição dos can-
didatos portadores do título de mestre: Rita de Cássia Carolino
e Guilherme Feulo do Espirito Santo. Reprovado pelo senhor
Vice-Diretor, em exercício, em 31.01.2023, “ad referendum” do
Conselho Técnico Administrativo do Instituto de Matemática e
Estatística da Universidade de São Paulo o pedido de inscrição,
por descumprimento dos termos do Edital, do candidato: Celso
Toshio Sibuya, ao processo seletivo simplificado para a contra-
tação de um docente por prazo determinado, II (Mestre), junto
ao Departamento de Ciência da Computação, conforme Edital
ATAc - 041/2022, publicado no D.O.E. 11.11.2022, 12.11.2022,
24.11.2022, 8.12.2022. Comunicamos ainda que não houve
inscrição de candidatos ao título de Doutor. Foi aprovada, tam-
bém, pelo senhor Vice-Diretor, em exercício, em 31.01.2023, “ad
referendum” do Conselho Técnico Administrativo do Instituto de
Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo a Comis-
são Julgadora que deverá estar constituída dos seguintes Profes-
sores Doutores: Membros titulares: João Eduardo Ferreira (Titular
– MAC-IME-USP), Márcio Katsumi Oikawa (Adjunto – UFABC) e
Routo Terada (Titular - Sênior – MAC-ME-USP). Membros suplen-
tes: Alexandre Lymberopoulos (Doutor – MAT-IME), André Fujita
(Associado – MAC-IME) e Roberto Hirata Junior (Associado –
MAC-IME-USP). (Processo USP nº 2022.1.1661.45.4).
COMUNICADO
Comunicamos que foram aprovados pelo Senhor Vice-
-Diretor, em exercício, em 31.01.2023, “ad referendum” do
Conselho Técnico Administrativo do Instituto de Matemática e
Estatística da Universidade de São Paulo os pedidos de inscrição
dos candidatos portadores do título de doutor: Graziela Ferreira
Guarda e Rogerio Rossi, e o pedido de inscrição da candidata
portadora do título de mestre: Prìscila Lábamca, ao processo
seletivo simplificado para a contratação de um docente por
prazo determinado, Professor Contratado III (Doutor) ou II (Mes-
tre), junto ao Departamento de Ciência da Computação, confor-
me Edital ATAc - 046/2022, publicado no D.O.E. de 08.12.2022,
20.12.2022. Foi aprovada, também, pelo senhor Vice-Diretor, em
exercício, em 31.01.2023, “ad referendum” do Conselho Técnico
Administrativo do Instituto de Matemática e Estatística da Uni-
versidade de São Paulo, a Comissão Julgadora que deverá estar
constituída dos seguintes Professores Doutores: Membros titula-
res: Alan Mitchell Durham (Associado – MAC - IME-USP), Ariane
Machado Lima (Associada – EACH-USP), e Siang Wun Song
(Titular – Sênior – MAC-IME-USP). Membros suplentes: Daniel
Macêdo Batista (Associado – MAC - IME-USP), Denis Deratani
Mauá (Associado – MAC - IME-USP), Eduardo Colli (Associado –
MAP - IME-USP). (Processo USP nº 2022.1.1740.45.1).
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
REITORIA
DIRETORIA GERAL DE RECURSOS
HUMANOS
Fica autorizada a prorrogação da admissão, por 30 (trinta)
dias, de VINICIUS DUARTE DE OLIVEIRA, RG nº 36170554-2, na
função/perfil: PSICOLOGO / Psicólogo educacional da Carreira de
Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Edital de
Abertura de Concurso nº 67/2021.
Fica autorizada a prorrogação da admissão, por 30 (trinta)
dias, de ANA CECILIA DE ALMEIDA, RG nº 24396585-0, na fun-
ção/perfil: ASSISTENTE SOCIAL / Assistente social da Carreira de
Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Edital de
Abertura de Concurso nº 62/2021.
Fica autorizada a prorrogação da admissão, por 30 (trinta)
dias, de AMAURI DA SILVA JUSTO JUNIOR, RG nº 48527333-0,
na função/perfil: BIOLOGISTA / Biologista da Carreira de Pro-
fissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Edital de
Abertura de Concurso nº 1/2021.
Fica autorizada a prorrogação da admissão, por 30 (trinta)
dias, de VINICIUS FACCI FENELON, RG nº 55179010-6, na fun-
ção/perfil: PR ASS UNIVERSITARIOS / Técnico de laboratório da
Carreira de Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Exten-
são - Edital de Abertura de Concurso nº 137/2021.
II – atividade didática universitária;
III – atividades relacionadas à prestação de serviços à
comunidade;
IV – atividades profissionais ou outras, quando for o caso;
V - diplomas e outras dignidades universitárias.
PROVA DIDÁTICA
7. A prova didática será pública, com a duração mínima de
quarenta e máxima de sessenta minutos, e versará sobre o pro-
grama da área de conhecimento acima mencionada, nos termos
do artigo 137 do Regimento Geral da USP.
I – a comissão julgadora, com base no programa do concur-
so, organizará uma lista de dez pontos, da qual os candidatos
tomarão conhecimento imediatamente antes do sorteio do
ponto;
II – o candidato poderá propor a substituição de pontos,
imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados,
se entender que não pertencem ao programa do concurso,
cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a proce-
dência da alegação;
III – a realização da prova far-se-á 24 (vinte e quatro) horas
após o sorteio do ponto as quais serão de livre disposição do
candidato, não se exigindo dele nesse período a realização de
outras atividades;
IV – o candidato poderá utilizar o material didático que
julgar necessário;
V – se o número de candidatos o exigir, eles serão divididos
em grupos de, no máximo, três, observada a ordem de inscrição,
para fins de sorteio e realização da prova;
VI – quando atingido o 60º (sexagésimo) minuto de prova, a
Comissão Julgadora deverá interromper o candidato;
VII – se a exposição do candidato encerrar-se aquém do 40º
minuto de prova, deverão os examinadores conferir nota zero ao
candidato na respectiva prova.
PROVA PÚBLICA DE DEFESA DE PROJETO
8. A prova pública de defesa de projeto terá como objetivo
avaliar o conhecimento científico e experiência prévia sobre o
tema proposto pelo candidato, a clareza das respostas do can-
didato às questões propostas; a adequação do projeto à área de
conhecimento (especialidade) acima mencionada, além da sua
originalidade e viabilidade.
I - para a prova pública de defesa de projeto o candidato
deverá realizar uma apresentação de, no máximo, 15 (quinze)
minutos do projeto;
II - a defesa será realizada na forma de diálogo não deven-
do exceder 60 (sessenta) minutos para a totalidade dos exami-
nadores e 60 (sessenta) minutos para o candidato.
JULGAMENTO DA 2ª FASE
9. Ao término da apreciação das provas, cada candidato terá
de cada examinador uma nota final que será a média ponderada
das notas por ele conferidas nas duas fases, observados os pesos
mencionados no item 3.
10. As notas das provas poderão variar de zero a dez, com
aproximação até a primeira casa decimal.
11. A nota obtida pelo candidato aprovado na prova escrita
irá compor a média final da segunda fase, com peso 1 (um).
12. O resultado do concurso será proclamado pela comissão
julgadora imediatamente após seu término, em sessão pública.
13. Serão considerados habilitados os candidatos que
obtiverem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.
14. A indicação dos candidatos será feita por examinador,
segundo as notas por ele conferidas.
15. Será proposto para nomeação o candidato que obtiver o
maior número de indicações da comissão julgadora.
16. A posse do candidato indicado ficará sujeita à aprova-
ção em exame médico realizado pelo Departamento de Perícias
Médicas do Estado – DPME, nos termos do Artigo 47, VI, da Lei
nº 10.261/68.
17. A nomeação do docente aprovado no concurso, assim
como as demais providências decorrentes, serão regidas pelos
termos da Resolução nº 7271 de 2016.
18. O docente em RDIDP deverá manter vínculo empregatí-
cio exclusivo com a USP, nos termos do artigo 197 do Regimento
Geral da USP.
19. O concurso terá validade imediata e será proposto para
nomeação somente o candidato indicado para o cargo posto
em concurso.
20. O candidato será convocado para posse pelo Diário
Oficial do Estado.
21. A comprovação de vacinação contra a Covid-19 (esque-
ma vacinal completo, ou seja, uma dose do imunizante da Jans-
sen ou duas doses dos demais imunizantes) e da primeira dose
adicional, nos termos da Portaria GR nº 7687/2021 e alterações
posteriores, é requisito para o exercício do cargo.
22. Maiores informações, bem como as normas pertinentes
ao concurso, encontram-se à disposição dos interessados na
Assistência Técnica Acadêmica do IAG/USP, localizada na Rua
do Matão, 1226, prédio da administração, sala 304, Cidade
Universitária/São Paulo, das 9h às 12h e das 14h às 16h, ou pelo
e-mail atac-iag@usp.br.
ANEXO – RESUMO EM INGLÊS
Call for Faculty Position, Edital ATAc-IAG/003/2023
OPENING FACULTY POSITION IN THE DEPARTMENTO DE
ASTRONOMIA OF THE INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFISICA
E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO,
BRAZIL
The Vice-Dean of the Instituto de Astronomia, Geofísica
e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/
USP), Brazil, announces the opening of a faculty position
(position No. 1006207, full-time dedication service), in the
Department of Astronomy, in Observational and/or instrumental
Radioastronomy. Interested applicants should hold a Ph.D. The
position requires a commitment to teaching and the ability to
conduct independent research. Applications will be accepted
between February 07th, 2023, at 8 a.m., to May 08th, 2023, at
5 p.m. (GMT -3). The entry-level annual salary (MS3 level) is R$
180.322,87 plus benefits.
The concurs can be performed in Portuguese or English and
will cover the following discipline:
Radioastronomy I (AGA0525): Radio telescopes. Observa-
tion frequencies. Data processing. Interferometry. Applications:
thermal radiation, HII regions and planetary nebulae; non-ther-
mal radiation, supernova remnants, pulsars, and active galaxy
nuclei; the 21 cm line of neutral H and the galaxy rotation curve.
The concurs will be disciplined by Brazilian constitutional
principles, notably that of impersonality, as well as by the provi-
sions of the Statute and General Regulations of the University of
São Paulo and the Regulations of IAG/USP.
The official announcement in Portuguese is available at
https://uspdigital.usp.br/gr/admissao where registration applica-
tions must be made during the period stated above.
INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS
Edital IB/AAcad/06/2023
CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS
Terá início no dia 08 de fevereiro de 2023, às 8 horas, no
Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Rua do
Matão, número 277 (Departamento de Genética e Biologia
Evolutiva), o concurso público de títulos e provas para provi-
mento de 01 cargo de Professor Doutor, referência MS-3.1 em
RDIDP, junto ao Departamento de Genética e Biologia Evolutiva,
área “Genética Humana e Médica com ênfase em medicina
translacional com destaque em xenotransplante e reconstrução
de órgãos”, conforme Edital IB/AAcad/24/2022 de abertura de
inscrições, publicado no D.O.E. de 10/09/2022, para o qual está
inscrito o candidato Ernesto da Silveira Goulart Guimarães. A
Comissão Julgadora estará constituída dos seguintes membros:
Mariz Vainzof, Professora Titular do Departamento de Genética e
Biologia Evolutiva do IB-USP; Merari de Fátima Ramires Ferrari,
Professora Associada do Departamento de Genética e Biologia
rimento dirigido ao Diretor do IAG/USP, contendo dados pessoais
e área de conhecimento (especialidade) do Departamento a que
concorre, anexando os seguintes documentos:
I – memorial circunstanciado e comprovação dos trabalhos
publicados, das atividades realizadas pertinentes ao concurso
e das demais informações que permitam avaliação de seus
méritos, em formato digital, em português ou inglês (o sistema
de inscrição dispõe de campos independentes para anexação
dos arquivos de memorial e comprobatório(s)). Por memorial
circunstanciado entende-se a apresentação de análise reflexi-
va sobre a formação acadêmica, as experiências pessoais de
estudo, trabalhos, pesquisas, publicações e outras informações
pertinentes à vida acadêmica e profissional, indicando motiva-
ções e significados;
II – prova de que é portador do título de Doutor outorgado
pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional;
III – prova de quitação com o serviço militar para candidatos
do sexo masculino;
IV – certidão de quitação eleitoral ou certidão circunstancia-
da emitidas pela Justiça Eleitoral há menos de 30 dias do início
do período de inscrições;
V - documento de identidade, e no caso de candidato
estrangeiro, CRNM/RNE (ou protocolo de solicitação) ou pas-
saporte;
VI – projeto de pesquisa, que deverá ocupar no máximo 20
páginas, excluindo capa, sumário e referências bibliográficas,
em fonte tamanho 11, com espaço duplo, em formato digital,
podendo o mesmo ser redigido em português ou em inglês.
§ 1º - Elementos comprobatórios do memorial referido no
inciso I, tais como maquetes, obras de arte ou outros materiais
que não puderem ser digitalizados deverão ser apresentados até
o último dia útil que antecede o início do concurso.
§ 2º - Não serão admitidos como comprovação dos itens
constantes do memorial links de Dropbox ou Google Drive ou
qualquer outro remetendo a página passível de alteração pelo
próprio candidato.
§ 3º - Para fins do inciso II, não serão aceitas atas de defesa
sem informação sobre homologação quando a concessão do
título de Doutor depender dessa providência no âmbito da
Instituição de Ensino emissora, ficando o candidato desde já
ciente de que neste caso a ausência de comprovação sobre tal
homologação implicará o indeferimento de sua inscrição.
§ 4º - Os docentes em exercício na USP serão dispensados
das exigências referidas nos incisos III e IV, desde que tenham
comprovado a devida quitação por ocasião de seu contrato
inicial.
§ 5º - Os candidatos estrangeiros serão dispensados das
exigências dos incisos III e IV, devendo comprovar que se encon-
tram em situação regular no Brasil.
§ 6º - O candidato estrangeiro aprovado no concurso e
indicado para o preenchimento do cargo só poderá tomar posse
se apresentar visto temporário ou permanente que faculte o
exercício de atividade remunerada no Brasil.
§ 7º - No ato da inscrição, os candidatos portadores de
necessidades especiais deverão apresentar solicitação para que
se providenciem as condições necessárias para a realização
das provas.
§ 8º - É de integral responsabilidade do candidato a realiza-
ção do upload de cada um de seus documentos no campo espe-
cífico indicado pelo sistema constante do link https://uspdigital.
usp.br/gr/admissao, ficando o candidato desde já ciente de que
a realização de upload de documentos em ordem diversa da ali
estabelecida implicará o indeferimento de sua inscrição.
§ 9º - É de integral responsabilidade do candidato a apre-
sentação de seus documentos em sua inteireza (frente e verso)
e em arquivo legível, ficando o candidato desde já ciente de
que, se não sanar durante o prazo de inscrições eventual irre-
gularidade de upload de documento incompleto ou ilegível, sua
inscrição será indeferida.
§ 10 - Não será admitida a apresentação extemporânea
de documentos pelo candidato, ainda que em grau de recurso.
§ 11 - No ato da inscrição, o candidato poderá manifestar,
por escrito, a intenção de realizar as provas na língua inglesa,
nos termos do artigo 45 do Regimento do IAG/USP. Os conte-
údos das provas realizadas nas línguas inglesa e portuguesa
serão idênticos.
2. As inscrições serão julgadas pela Congregação do IAG/
USP, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital.
Parágrafo único – O concurso deverá realizar-se no prazo
de trinta a cento e vinte dias, a contar da data da publicação no
Diário Oficial do Estado da aprovação das inscrições, de acordo
com o artigo 134, parágrafo único, do Regimento Geral da USP.
3. O concurso será realizado segundo critérios objetivos,
em duas fases, por meio de atribuição de notas em provas,
assim divididas:
1ª fase (eliminatória) – prova escrita – peso 1 (um)
2ª fase – I) julgamento do memorial com prova pública de
arguição - peso 5 (cinco)
II) prova didática - peso 2 (dois)
III) prova pública de defesa de projeto – peso 2 (dois).
§ 1º - A convocação dos inscritos para a realização das
provas será publicada no Diário Oficial do Estado.
§ 2º - Os candidatos que se apresentarem depois do horário
estabelecido não poderão realizar as provas.
I – Primeira fase: PROVA ESCRITA – Caráter Eliminatório
4. A prova escrita, que versará sobre assunto de ordem geral
e doutrinária, será realizada de acordo com o disposto no art.
139, e seu parágrafo único, do Regimento Geral da USP.
I – a comissão organizará uma lista de dez pontos, com
base no programa do concurso e dela dará conhecimento aos
candidatos, 24 (vinte e quatro) horas antes do sorteio do ponto,
sendo permitido exigir-se dos candidatos a realização de outras
atividades nesse período;
II – o candidato poderá propor a substituição de pontos,
imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados,
se entender que não pertencem ao programa do concurso,
cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a proce-
dência da alegação;
III – sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de
cinco horas de duração da prova;
IV – durante sessenta minutos, após o sorteio, será per-
mitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos
bibliográficos;
V – as anotações efetuadas durante o período de consulta
poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas
em papel rubricado pela comissão e anexadas ao texto final;
VI – a prova, que será lida em sessão pública pelo candida-
to, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos
membros da comissão julgadora, ao se abrir a sessão;
VII – cada prova será avaliada, individualmente, pelos mem-
bros da comissão julgadora;
VIII – serão considerados habilitados para a 2ª fase os
candidatos que obtiverem, da maioria dos membros da comissão
julgadora, nota mínima sete;
IX – a comissão julgadora apresentará, em sessão pública,
as notas recebidas pelos candidatos.
5. Participarão da segunda fase somente os candidatos
aprovados na primeira fase.
II – Segunda fase: PROVA PÚBLICA DE ARGUIÇÃO E JULGA-
MENTO DO MEMORIAL, PROVA DIDÁTICA E PROVA PÚBLICA DE
DEFESA DE PROJETO
PROVA PÚBLICA DE ARGUIÇÃO E JULGAMENTO DO
MEMORIAL
6. O julgamento do memorial, expresso mediante nota
global, incluindo arguição e avaliação, deverá refletir o mérito
do candidato.
Parágrafo único – No julgamento do memorial, a comissão
apreciará:
I – produção científica, literária, filosófica ou artística;
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quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023 às 05:03:04

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